sábado, 17 de agosto de 2019

RENAMO: Declaração de Mariano Nhongo da Junta Militar 17.08.2019


Excelentíssimos Delegados, Colegas, Amigos, Companheiros de luta!
Boas vindas aos ilustres Generais.
E todos as demais altas patentes militares da Renamo aqui reunidos.
Como Chefe do Estado Maior Geral da Renamo e Presidente Interino da Junta Militar da Renamo cabe-me partilhar convosco decisões e considerações importantes neste momento da nossa luta pela nossa libertação do nosso Moçambique.
A Segunda Guerra de Libertação de Moçambique começou em 1977. São 41 anos de luta de resistência. Pouco a pouco libertamos o país. De vitória para vitória expulsamos os exércitos estrangeiros e os mercenários dos anos 80. Foi a Renamo que trouxe a este país as primeiras eleições multipartidárias em 1994. Foi a Renamo que conquistou a liberdade de opinião e dos média e dos partidos políticos. É a Renamo que restitui aos Moçambicanos a liberdade de movimentação. Já não precisamos de autorização de um comissário da Frelimo para viajar dum sítio para o outro. Foi a Renamo que acabou com a pena de morte, com os fuzilamentos, com os campos de reeducação. Lá onde os Moçambicanos eram torturados até à morte.
Somos nós a Renamo que fizemos a Democracia em Moçambique.
O nosso Presidente Afonso Dhlakama foi o Pai da Democracia. Sempre será o incontestável herói nacional. Vamos aguardar um minuto em silêncio na sua lembrança e escutar o seu espírito.
Guardar 60 segundos de silêncio.

É o espírito de Afonso Dhlakama que nos chama e que nos reúne hoje e aqui. O seu espírito manda-nos continuar a luta. O povo continua oprimido e a sofrer. Só quando tivermos destruído os parasitas que nos governam, vamos ter a liberdade pela qual Dhlakama sacrificou a sua vida.
Compete-nos, aos mais velhos chefes da nossa guerra de libertação, julgar e afastar os traidores que se infiltraram no nosso último Congresso. Os infiltrados não eram delegados nem companheiros. Eles fizeram maioria ilegítima. Elegeram um Presidente falso sem apresentação dos candidatos, sem permitirem debate, e em violação das regras dos estatutos. Invadiram o Congresso de Janeiro e abafaram nos.
Elegeram com toda a pressa nas primeiras horas da reunião Ossufo Momade. Quem é ele? Sabemos que era militar da Frelimo quando foi capturado pela Renamo em fins de 1978.
Esse homem nos enganou todos e durante todos estes anos. Nunca virou. Nunca deixou de obedecer ao partido Frelimo como agente deles.
E assim explica-se que agora, no dia 6 de Agosto, assinou um acordo secreto com o inimigo que não nos mostrou. Não explicou antes de assinar. Nem o Conselho Nacional da Renamo, nem a nossa bancada de deputados, viu e leu o acordo que assinou.
Só dias depois da assinatura, quando a acordo foi submetido à Assembleia da República para ser votado como lei, é que soubemos o que consta nesse acordo. É um acordo de rendição incondicional.
O Momade vendeu a Renamo. Ele e os seus outros vendidos venderam-nos em troca de pequenos favores pessoais que receberam. E sonham de ocupar pequenas chefias no futuro à mercê da Frelimo.
Querem que nos vamos entregar já a partir da próxima Quarta Feira dia 21 de agosto. Na entrega não haverá observadores internacionais nem pessoal da Cruz Vermelha. Querem nos entregar aos homens das FADM. Esses homens das FADM nos odeiam e nos desejam a nossa morte.
Temos informações do mais alto nível da Frelimo que as FADM vão fazer tudo para nos humilhar. Vão nos aplicar chicotadas. Vão nos fazer caminhar descalços e sem água e sem comida. Pouco a pouco vão nos todos matar. Até para os guardas pessoais do Ossufo Momade não constam garantias de salário e equipamento nesse acordo de 6 de Agosto.
Para aqueles que querarão retomar uma vida civil não há nada. Não há subsídio de viagem, não há assistência para a habitação, para a formação, para a integração económica e profissional. Não vai haver sequer um cartão de antigo combatente. Nada. A ideia é de nos deitar fora como se fossemos lixo.
Não vamos ser nós, os Pais da Democracia em Moçambique, que vamos para a lixeira. Quem vai para a lixeira é Ossufo Momade e os seus comparsas.
Cuidado a todos os oportunistas que se juntaram a ele, não vão gozar os frutos da vossa traição.
Nós convocámos Ossufo Momade depois da assinatura do seu acordo secreto para vir aqui como militar e explicar aos comandantes e ao Estado Maior o que fez. Teve medo. Mandou mensagens de criança. Assim fizemos seu julgamento em Tribunal Extraordinário Militar. Acusado de traição em ausência, achamos que existem todas as provas e nenhumas dúvidas do acto de Traição. O Tenente que nomeamos para agir em defesa do arguido, não teve argumentos em sua defesa.
Assim pronunciamos o Tenente General Ossufo Momade culpado de Traição e destituído de todos os seus cargos e patentes.
Fica remitido ao futuro Congresso Extraordinário da Renamo retificar esta sentença e decidir sobre a expulsão de Ossufo Momade como membro da Renamo.
No entanto, tendo o Acordo de 6 de Agosto sido fruto de um acto de traição declaramos nulo e sem efeito este acordo. Não vincula a Renamo. Foi assinado por quem não tinha autorização do Conselho Nacional da Renamo para assinar, como mandam os nossos Estatutos.
Cabe agora a este Conselho Extraordinário da Junta Militar da Renamo nomear e eleger um Presidente Interino da Renamo. Tenho aqui uma única proposta para o candidato.
Sou eu próprio, Mariano Nhongo o único candidato.
Entre os presentes, alguém quer nomear mais candidatos?
Havendo um único candidato pode ser eleito por aclamação e peço que levantem os braços todos que aprovam.
Peço que levantem o braço os que contestam.
Peço que levantem o braço os que querem abster da votação.
Declaro eleito como Presidente Interino a Renamo o Tenente General Mariano Nhongo.
Vamos dar vivas ao nosso novo Presidente Interino.
O Conselho Extraordinário da Renamo aqui reunido instrui o Presidente Interino da Renamo para tomar as seguintes sete medidas imediatas:
1. Movimentar todos os efectivos para lugares seguros considerando que o traidor Momade entregou as coordenadas das bases ao inimigo.
2. Exigir o respeito total das tréguas por parte do governo.
3. Instruir a bancada da Renamo para votar contra a lei que procura impor o acordo de 6 de Agosto, nunca visto e autorizado pelo Conselho Nacional da Renamo.
4. Mandar libertar e quando necessário libertar pela força os nossos militares correntemente presos por ordem do Traidor Ossufo, em Inhaminga e nas outras bases ocupadas pelos traidores.
5. Contactar os governos de Portugal e Rwanda e a Cruz Vermelha com o pedido de negociarem um livre conduto para o Presidente Interino da Renamo ou seu emissário para poder comunicar e deslocar-se na procura dum entendimento genuíno nacional que reflecte a vontade da Renamo.
6. Contactar os governos de Portugal e do Rwanda e a Cruz Vermelha com o pedido de intervenção e mediação para a protecção dos mais que 6 milhões de Moçambicanos membros e eleitores da Renamo.
7. Exigir o adiamento das eleições marcadas para Outubro de 2019 e a execução dum novo recenseamento dos eleitores sem fraudes e manipulações grosseiras.
Está conforme. Presidente da Mesa do Conselho Extraordinário da Junto Militar da Renamo
Sofala, Moçambique a 17 de Agosto 2019




Julião Arnaldo
13 h ·



Junta Militar (JMR) já emitiu comunicado de imprensa de quatro (4) páginas.

O assunto é sério!




95Selma Munguni, Guilherme Manuel Chauque e 93 outras pessoas

136 comentários2 partilhas

GostoComentarPartilhar

Comentários
Mais relevantes


Escreve um comentário...





Elvino Dias Depois da fraude essa junta poderá ser útil
12
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h
Ocultar 28 respostas
A opção selecionada é Mais Relevantes e algumas respostas podem ter sido filtradas.

Moniz Alberto Sitoe Kkkk
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h

Francisco Jose Não é para apoiar barbaridades
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h

Rui Sam Elvino, esses não querem mais nada, a não ser o afastamento do Sufito ..
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h
· Editado(s)

Ernst Da Yunety Maucuane I Ilustre Elvino Dias será útil para ??? Espero que não seja para nos atrasar ainda mais
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h

Arnaldo Mendes Já entendeste Elvino, porque interessa manter os homens supostamente da "junta" armada, aquilo é Renano
Dlhakama disse, seu sucessor seria mais perigoso
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Arnaldo Mendes Ernst Da Yunety Maucuane É só não fazer fraude
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Arnaldo Mendes Rui Sam Tás enganado, é preciso não conhecer a Renamo para fazer essa afirmação, aqueles, são Renamo
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Arnaldo Mendes Francisco Jose Depois das eleições, irás perceber melhor
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Chadreque Capece Jr. Arnaldo Mendes falas assim porque tu nao tens a noção das consequências duma guerrilha...Vivemos na pele nós cá isso. Não fale assim nem de brincadeiras! Amnistiou se todos que cometeram barbaridades durante a guerra e familiares que perdemos como é que fica? Que se arranje outra forma de reividicar se em vez de sempre pensarmos nas armas. Por favor pha!
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Arnaldo Mendes Chadreque Capece Jr. Eu fui militar na década 80, agora, o Elvino tem razão, a tal de junta, é a própria Renamo armada, esperando pwloa resultados.eleitorais
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Chadreque Capece Jr. Arnaldo Mendes sorte tua em voltares de la vivinho da silva. E nao perdeste ninguém vitima de guerra...por isso falas isso. Nós ca em sofala, estamos farto das armas
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Arnaldo Mendes Chadreque Capece Jr. perdí, duvido que haja mozi's que não tenham perdido alguêm
Só estou comentando o assunto em debate, com racionalidade
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Emìlio Daùsse Ernst Da Yunety Maucuane para travar guerra com a frelimo até sair vencido e derrotado.
Porque eleições fraudulentas não,
Porque eleições não derrubam ditaduras.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 11 h
· Editado(s)

Emìlio Daùsse Chadreque Capece Jr. qual será a melhor de dizer: “não fraudes eleitorais “?
Não matrecada de Gaza,
Não instrumentalização da polícia,órgãos eleitorais,órgãos de justiça,etc. etc. ?…Ver Mais
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 11 h

Chadreque Capece Jr. Emìlio Daùsse lamento.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 11 h

Chadreque Capece Jr. Arnaldo Mendes Que se comente outras formas de reivindicações...menos olhar para armas como antídoto
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 11 h

Arnaldo Mendes Chadreque Capece Jr. Eu não tenho influência nenhuma para propor nada, a leitura que faço, coloco e comento
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 11 h

Chadreque Capece Jr. Arnaldo Mendes nem todos temos a capacidade racional de fazer uma análise profunda sobre um dado comentário...a maioria amamos o past copy...
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 11 h

Arnaldo Mendes Chadreque Capece Jr. melhor é esperar a realização das eleições, aí, de certeza que vão perceber tudo isto
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 11 h

Emìlio Daùsse Chadreque Capece Jr. perguntei qual seria a melhor solução?
Por via eleições a frelimo ainda não está pronta a largar o poder.
Estão aí as autarquias da atola,Marromeu,etc. arrancou,está aí Gaza para resolver o que Zambézia não consegue,estão aí as dívidas secretas,estamos a pagar com o alto custo de vida,mas os ladroes a torrar a mola numa boa,ninguém faz nada,porque estão no poder para proteger um ao outro.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 11 h
· Editado(s)

Chadreque Capece Jr. Emìlio Daùsse Ahahahaha...amigo. nem quero me meter nisso!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Canuma S. Canuma Elvino Dias voce Mai's é agitador... Esse kota Mariano so quer uma reforma igual a dos DePUTAdos
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Joaquim Gove Esse Elvino Dias só quer tudo o que mete destruição porque ele sabe que não vai correr os riscos e não acredita que mais uma desestabilização política e militar pode afectar-lhe negativamente, mesmo que viva só da guerra de redes sociais. Só um tonto para estar a desejar a manutenção de homens armados fora das forças governamentais. Depois são os primeiros a saírem para criticar o desenvolvimento que não é notável.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Sergio Baloi Sergio Elvino Dias kikikki aye?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h

Michek Pnp Sabe, ter cabeça grande é um assunto juro😂😂😂
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 8 h

Adafo Equale Elvino Dias
E como será
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 7 h

Lyndo A. Mondlane Joaquim Gove..nao sabe que a inestabilidade lhe pode mandar ao desemprego..
Tiro no proprio pé....
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 3 h

Joaquim Gove Lyndo A. Mondlane, insensatez pura.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 h
A opção selecionada é Mais Relevantes e algumas respostas podem ter sido filtradas.


Escreve uma resposta...





Tomas Pereira Isso deve ser fortemente repudiado e desencorajado. Moçambique não deve constituir um campo de batalhas. Até QUANDO vão viver com arma em punho.

Existem outros métodos de reivindicação de direitos que não seja através de armas. Esse método deve ser ultrapassado e abandonado. QUEREMOS PAZ
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 8 h


Adafo Equale Tomas Pereira
Fala isso para frelimo evitar de declarar se dona do pais
Merecedores do bom e do melhor…Ver Mais
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 7 h

Eduardo Sitoe Tomas Pereira graças as armas da Renamo expressas p sentes e pensas
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 3 h

Tomas Pereira Adafo Equale tens direito a sua opinião e a respeito. Eu não sou político. Oque estou a pedir, é que tenhamos uma vida tranquila. Nasci em 78 durante a guerra, ja tenho mais de 40 anos de idade, em meio a guerra. Afinal, quando é que isso vai parar?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 h

Tomas Pereira Eduardo Sitoe respeito a sua opinião, é o seu direito. A guerra NUNCA uniu os corações dos povos. A guerra NÃO é o CAMINHO. DIÁLOGO É O MAIS CERTO DE SE FAZER NESTE MOMENTO.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 h
· Editado(s)


Escreve uma resposta...







Munguambe Nietzsche Um documento bem elaborado, o que me leva a crê que este grupo tem um assessoria bem intelectual.

Vamos acompanhar os factos na calma (NG)
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h
· Editado(s)
Ocultar 18 respostas

Roberto Lamba Munguambe Nietzsche

O que importa é a destituição do Cabo OSSUF Mohammed.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Rui Paulo Lobão Afonso Roberto Lamba Não. O que interessa é que, internamente, resolvam as coisas a bem, seja qual for a decisão final. Tudo em prol da Paz da Nação. O que o Roberto tem andado a fazer, neste e noutros comentários é um apelo à insurreição. Vê-se bem que não sabe o que é estar em tempo de guerra. Estes comentários a atiçar mais as chamas dentro da RENAMO são, claramente, de quem não mede as consequências daquilo que escreve. Ainda bem que já ninguém o leva a sério porque já todos se aperceberam que não passa de um acólito a tentar fazer-se passar por padre
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Roberto Lamba Rui Paulo Lobão Afonso

Sou amante da paz.

Em nome da Paz e para o bem povo moçambicano, melhor seria o afastamento por inativa própria do OSSUFO MOMADE.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Rui Paulo Lobão Afonso Roberto Lamba pelo menos, já mudou de destituição para afastamento. Acontece que nós não sabemos, aliás, ninguém sabe, por vontade dos próprios, o que se passa dentro daquele partido. O nosso PR é assessorado e tem serviços de inteligência ao seu dispor, algo que nós não temos. Acredita que ele se sentaria a assinar acordos com Momade se não estivesse plenamente convicto da legitimidade deste? Porque a alternativa é dizer que só fez o acordo para desestabilizar a oposição. E eu não quero acreditar nisso
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Roberto Lamba Rui Paulo Lobão Afonso

Oh meu caro, Nyusi para o bem do povo é capaz até de mover montanhas.

Nyusi o verdadeiro Pai da paz efectiva.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h

Rui Paulo Lobão Afonso Roberto Lamba Eu confesso que não entendo qual é a sua dificuldade em ser coerente. O que acaba de dizer, no enquadramento do que eu escrevi, é que Nyusi é capaz de tudo, incluindo forjar um falso acordo para criar problemas na RENAMO. Isso não é querer Paz. Ou, então, o Roberto, pura e simplesmente, não sabe como transformar o que pensa em palavras, o que deveria exigir um regresso às carteiras.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h

Charles Brown Ossufo Momade foi eleito por mais de 50% de votos num congresso. Ele é legítimo presidente da RENAMO, até terminar o seu mandato. Os problemas internos na RENAMO, não são resolvidos pela destituição dele, aquele que for eleito pela tal "junta militar", que legitimidade terá?
Que modelo democrático vai se observar para sua eleição?
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h
· Editado(s)

Rui Paulo Lobão Afonso Charles Brown O problema do Roberto Lamba é excessiva excitação pelo partido, excessiva masturbação intelectual e ejaculação precoce em ideias
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h
· Editado(s)

Roberto Lamba Rui Paulo Lobão Afonso

Em momento algum disse isso meu caro.

Nyusi é amante da paz e o povo é o seu verdadeiro patrão.

Assinou o acordo da paz efectiva porque fazia parte do seu programa política.

Não forjou e nem precisa de forjar acordo.

Nyusi é verdadeiro líder Democrático.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h

Roberto Lamba Charles Brown

Ossufo MOMADE não é amante da democracia mas sim do tribalismo desmedido.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h

Charles Brown Rui Paulo Lobão Afonso o problema é que muita gente não sabem o que é a democracia. Na democracia a maioria é que vence. Cabe a comissão nacional da RENAMO, convocar um congresso extraordinário para substituir o Momade, mas com factos, não porque um grupo deixou de ter mordomias.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h

Mandinho Luis Daniel Charles Brown legitimidade armada
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h

Charles Brown Mandinho Luis Daniel eleito no congresso onde concorreram três candidato e ele saiu vencedor. É legitimidade que me refiro.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Mandinho Luis Daniel Charles Brown entendo só o outro grupo confia legitimidade armada so para atrasar nosso pais
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Charles Brown Mandinho Luis Daniel é, estão habituados a matar, não querem paz, arranjam qualquer pretexto para se mantiverem armados.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Mandinho Luis Daniel Charles Brown ate no comunicado aventa a possibilidade de adiar eleições e novo recenceamento.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 3 h

Eduardo Sitoe Roberto Lamba você é um infeliz, não vejo brilho em ti, escovas para nada
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 3 h

Eduardo Sitoe Rui Paulo Lobão Afonso nao perca o seu tempo com pessoas que tentam ser como malta Egídio Vaz e Julião Arnaldo.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 3 h


Escreve uma resposta...







Eduardo Domingos Julião Arnaldo depois vao entrevistar Ossufo Momade, queremos saber dele se ainda se sente como presidente os Ts no lugar.
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira

· Responder
· 13 h


Armando Matsimbe Renamo 2 a caminho
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h


Abdurramane Adambay Armando Matsimbe não é novidade para Africa, já tivemos uma sindicato semelhante com a UNITA
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Armando Matsimbe Abdurramane Adambay pois
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 11 h


Escreve uma resposta...







Sergio Baloi Sergio Se vocês não estão levando a serio este assunto.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h


Quingue Macuacua A Reestruturaçào e reorganização.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h


Enio Jorge Malema Teatro
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h


Aldino Daniel Aldino Enio, teatro de tamanho do mundo😃
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h


Escreve uma resposta...







Alfredo Macuacua Assunto bicudo!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 3 h


Homer Wolf Finalmente, eis Djone Lenon a passar um certificado de incompetência a Sexa Nhuzi!...😂😂😂😂😂😂😂😂
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h


Kuyengany Produções Propaganda do SISE
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 11 h


Canuma S. Canuma Kuyengany Produções Sera ?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Kuyengany Produções O Método é o mesmo desde a Luta de libertação
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h


Escreve uma resposta...







Nelson Sitoi Isto vai aquecer. O governo vai negociar de novo. Agora Oussufo deve ir preso por prestar falsas declarações
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h


Eduardo Sitoe Bem haja a junta militar.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 3 h


Nito Prazeiroso Foque-se nas inaugurações e reabilitações, pois o seu jornalismo é dessa área. Assunto RENAMO não é consigo.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 11 h


Tadeu Mutava Nhongo é movido por ambição e tribalismos, ele hoje transparênçeu que na Renamo não há problema
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 55 min


Juma Monteiro Dá para notar que isso interessa muito ao mano Julião 🤔 presumo até ser grupo de mano Julião que bota lenha na fogueira!
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h


Jojochfilha Jojoch Filha Juma Monteiro. Isto interresa o verdadeiro moçambicano .miúdo
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h


Escreve uma resposta...







Simões António José A RENAMO não deve continuar a ignorar esses homens. Grandes feridas começam com pequenas borbulhas.
14
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h

Estevao Simoes respondeu · 3 Respostas 8 h


Roberto Lamba Grande General Nyongo a provar com A+B que o OSSUF Mohammed não tem legitimidade para conduzir a RENAMO.

Por favor senhor Ossufo MOMADE desista para bem do povo moçambicano.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h
Ocultar 13 respostas

Moulinho Lehuany Roberto Lamba realmente
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Homer Wolf Ou seja, vc Lamba está a dizer que NHUZI É BURRO!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h
· Editado(s)

Roberto Lamba Homer Wolf

Estás a cometer um crime contra a segurança do Estado.…Ver Mais
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Homer Wolf Roberto Lamba táki 💺para esperar sentado...
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h

Roberto Lamba Homer Wolf

Nyusi o verdadeiro Pai da paz efectiva em Moçambique.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h

Tomas Pereira Roberto Lamba, me quer parecer que o seu post LHE É conveniente por razões que desconheço mas, NÃO é CORRECTO PARA UM JURISTA DE SEU CALIBRE HOMOLOGAR actividades de gênero. As armas que estes fulanos usam já derramaram muito sangue inocente. ISSO é mau para um PAÍS e POVO
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 8 h
· Editado(s)

Roberto Lamba Tomas Pereira

Por isso que proferi os comentários supra porque estou bastante indignado com esta atitude nefasta ilustre.

É necessário que a RENAMO com a máxima urgência se organize o povo não quer guerra.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 7 h

Jose Magala Roberto Lamba você decepciona sabe?
As armas nas mãos da Renamo eram legitimadas pelo AGP de 1992, apartir do AGP de 2019 passam a ser ilegítimas e, portanto criminosas. O Nyusi só tinha um interlocutor válido, eleito pelo surfrágio, este é Momade.
Não sei, sinseramente, donde tirou a ideia de que Nyongo está a mostrar a legitimidade de Momade. Donde tirou essa ideia? Poeque aplaude a esse arruaceiro?
Este, desde dia, atenta criminalmente a ordem e tranquilidade pública, ademais, atenta contra as instituições do Estado.
Você é jurista, não deve agir assim.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h

Roberto Lamba Jose Magala

Está nada e nada menos a denunciar desmandos do OSSUFO MOMADE.…Ver Mais
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h

Jose Magala Então podemos rasgar o AGP 2019? Todo o esforço feito pelo PR de nada vale?
É nosso dever agora, como sociedade, país e Estado, apadrinhar Momade contra os que atentam a paz. Não queremos mais ser povo de guerras, basta.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h

Roberto Lamba Jose Magala

Por isso que eu como povo não quero a guerra.

Se o Ossufo MOMADE pretende continua a liderar a RENAMO deve parar com actos macabros como assassinatos e tribalismo desmedido.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h

Elson Guila Você gosta de guerra. No lugar de chamar as partes a resolverem suas diferenças, vem aqui com petróleo. É muito ridículo
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Roberto Lamba Elson Guila

Ossufo MOMADE em Nampula está a usar bens do Estado para fins partidários.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 3 h


Escreve uma resposta...







Gelele Jucuiana A Moçambicano que não estão a favor da PAZ. Outros se esforçam em trazer esse bem comum, e há quem não dorme em procurar informações que só criam instabilidade.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h


Lúcio Langaa Proximp acordo será de paz definitiva e de vez 🤣🤣🤣🤣🤣🤣 e vai assinar com Nyongo
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h


Pinto Nadjimbo Si caso haver coflito os colpad sao TV miramar e estado
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 7 h


César Augusto Luís Zamba Juliao Julião Arnaldo peco para me enviar em pdf. 844163500 A great deal of thanks!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h


Raul Junior Já há presidente?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h


Helio Chirindza O acordo deve ser com esses homens e não com aqueles fofinhos do parlamento.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h


Charles Brown Munguambe Nietzsche, pode partilhar por favor o documento?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h


Prateada Prateada Assunto sério..
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h


Rui Paulo Lobão Afonso Tem cópia?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h
Ocultar 19 respostas

Julião Arnaldo Rui Paulo Lobão Afonso não tenho seu número ....
Oculta ou denuncia isto




Gosto
· Responder
· 12 h

Rui Paulo Lobão Afonso Julião Arnaldo Obrigado!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Rui Paulo Lobão Afonso Julião Arnaldo 845559231
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Munguambe Nietzsche Eu tenho em PDF
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Rui Paulo Lobão Afonso Munguambe Nietzsche O Julião já fez o favor de me enviar, também em PDF. Obrigado, de qualquer forma
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Ramx-jr Da Eliçia Saguate Peço também o documento no meu whatsap 842002236
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Munguambe Nietzsche Manda os vossos email
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Ramx-jr Da Eliçia Saguate Meu email é ramoslaurindosaguate@gmail.com
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Munguambe Nietzsche Já enviei peço me confirmar a recepção do documento
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Rui Paulo Lobão Afonso Munguambe Nietzsche Envia? Ou envio eu?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Neves Nhavene Munguambe Nietzsche peço uma cópia amigo
nvsnhavene@gmail
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 10 h

Neves Nhavene Munguambe Nietzsche peço para me enviar o PDF para 873939660
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h

Chaida Agnessi Nicaca nicacachaida@gmail.com peço para me enviar o PDF por favor 846694974
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h

César Augusto Luís Zamba Munguambe Nietzsche peco enviar-me em pdf para o nr 84 41 64 50 0. Agradeco.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h

César Augusto Luís Zamba Juliao Julião Arnaldo ...ou para o email: cesarvaleverde1980@gmail.com
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h

Tutto Bento Catine Munguambe Nietzsche 848805914 peço doc em pdf
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 9 h

Munguambe Nietzsche
Oculta ou denuncia isto




Gosto
· Responder
· 8 h

Simião Magule Júnior Boa noite meu número 844072132 peço o documento
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h

Macas Langa Julião Arnaldo peço o documento meu número é 844444556
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 6 h


Escreve uma resposta...







César Augusto Luís Zamba Nao se subestime.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h


Francisco Jose Não se ignore
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h


Abibo Eugenio Mario MANDA VIR
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 5 h


Onoria Monjane Cópia please. Senão não passas de um boateiro.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h


Roberto Lamba Onoria Monjane Nyongo grande homem.
Oculta ou denuncia isto




Gosto
· Responder
· 11 h

Francisco Jose Onoria Monjane Excelentíssimos Delegados, Colegas, Amigos, Companheiros de luta!
Boas vindas aos ilustres Generais.
E todos as demais altas patentes militares da Renamo aqui reunidos.…Ver Mais
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 8 h


Escreve uma resposta...







Francisco Jose DISCURSO DE ABERTURA

"Excelentíssimos Delegados, Colegas, Amigos, Companheiros de luta!
Boas vindas aos ilustres Generais.
E todos as demais altas patentes militares da Renamo aqui reunidos.
Como Chefe do Estado Maior Geral da Renamo e Presidente Interino da Junta Militar da Renamo cabe me partilhar convosco decisões e considerações importantes neste momento da nossa luta pela nossa libertação do nosso Moçambique.
A Segunda Guerra de Libertação de Moçambique começou em 1977. São 41 anos de luta de resistência. Pouco a pouco libertamos o país. De vitória para vitória expulsamos os exércitos estrangeiros e os mercenários dos anos 80. Foi a Renamo que trouxe a este país as primeiras eleições multipartidárias em 1994. Foi a Renamo que conquistou a liberdade de opinião e dos média e dos partidos políticos. É a Renamo que restitui aos Moçambicanos a liberdade de movimentação. Já não precisamos de autorização de um comissário da Frelimo para viajar dum sítio para o outro. Foi a Renamo que acabou com a pena de morte, com os fuzilamentos, com os campos de reeducação. Lá onde os Moçambicanos eram torturados até à morte.
Somos nós a Renamo que fizemos a Democracia em Moçambique.
O nosso Presidente Afonso Dhlakama foi o Pai da Democracia. Sempre será o incontestável herói nacional. Vamos aguardar um minuto em silêncio na sua lembrança e escutar o seu espírito.
Guardar 60 segundos de silêncio.
É o espírito de Afonso Dhlakama que nos chama e que nos reúne hoje e aqui. O seu espírito manda-nos continuar a luta. O povo continua oprimido e a sofrer. Só quando tivermos destruído os parasitas que nos governam, vamos ter a liberdade pela qual Dhlakama sacrificou a sua vida.
Compete-nos, aos mais velhos chefes da nossa guerra de libertação, julgar e afastar os traidores que se infiltraram no nosso último Congresso. Os infiltrados não eram delegados nem companheiros. Eles fizeram maioria ilegítima. Elegeram um Presidente falso sem apresentação dos candidatos, sem permitirem debate, e em violação das regras dos estatutos. Invadiram o Congresso de Janeiro e abafaram nos.
Elegeram com toda a pressa nas primeiras horas da reunião Ossufo Momade. Quem é ele? Sabemos que era militar da Frelimo quando foi capturado pela Renamo em fins de 1978.
Esse homem nos enganou todos e durante todos estes anos. Nunca virou. Nunca deixou de obedecer ao partido Frelimo como agente deles.
E assim explica-se que agora, no dia 6 de Agosto, assinou um acordo secreto com o inimigo que não nos mostrou. Não explicou antes de assinar. Nem o Conselho Nacional da Renamo, nem a nossa bancada de deputados, viu e leu o acordo que assinou.
Só dias depois da assinatura, quando a acordo foi submetido à Assembleia da República para ser votado como lei, é que soubemos o que consta nesse acordo. É um acordo de rendição incondicional.
O Momade vendeu a Renamo. Ele e os seus outros vendidos venderam-nos em troca de pequenos favores pessoais que receberam. E sonham de ocupar pequenas chefias no futuro à mercê da Frelimo.
Querem que nos vamos entregar já a partir da próxima Quarta Feira dia 21 de agosto. Na entrega não haverá observadores internacionais nem pessoal da Cruz Vermelha. Querem nos entregar aos homens das FADM. Esses homens das FADM nos odeiam e nos desejam a nossa morte.
Temos informações do mais alto nível da Frelimo que as FADM vão fazer tudo para nos humilhar. Vão nos aplicar chicotadas. Vão nos fazer caminhar descalços e sem água e sem comida. Pouco a pouco vão nos todos matar. Até para os guardas pessoais do Ossufo Momade não constam garantias de salário e equipamento nesse acordo de 6 de Agosto.
Para aqueles que querarão retomar uma vida civil não há nada. Não há subsídio de viagem, não há assistência para a habitação, para a formação, para a integração económica e profissional. Não vai haver sequer um cartão de antigo combatente. Nada. A ideia é de nos deitar fora como se fossemos lixo.
Não vamos ser nós, os Pais da Democracia em Moçambique, que vamos para a lixeira. Quem vai para a lixeira é Ossufo Momade e os seus comparsas.
Cuidado a todos os oportunistas que se juntaram a ele, não vão gozar os frutos da vossa traição.
Nós convocámos Ossufo Momade depois da assinatura do seu acordo secreto para vir aqui como militar e explicar aos comandantes e ao Estado Maior o que fez. Teve medo. Mandou mensagens de criança. Assim fizemos seu julgamento em Tribunal Extraordinário Militar. Acusado de traição em ausência, achamos que existem todas as provas e nenhumas dúvidas do acto de Traição. O Tenente que nomeamos para agir em defesa do arguido, não teve argumentos em sua defesa.
Assim pronunciamos o Tenente General Ossufo Momade culpado de Traição e destituído de todos os seus cargos e patentes.
Fica remitido ao futuro Congresso Extraordinário da Renamo retificar esta sentença e decidir sobre a expulsão de Ossufo Momade como membro da Renamo.
No entanto, tendo o Acordo de 6 de Agosto sido fruto de um acto de traição declaramos nulo e sem efeito este acordo. Não vincula a Renamo. Foi assinado por quem não tinha autorização do Conselho Nacional da Renamo para assinar, como mandam os nossos Estatutos.
Cabe agora a este Conselho Extraordinário da Junta Militar da Renamo nomear e eleger um Presidente Interino da Renamo. Tenho aqui uma única proposta para o candidato.
Sou eu próprio, Mariano Nhongo o único candidato.
Entre os presentes, alguém quer nomear mais candidatos?
Havendo um único candidato pode ser eleito por aclamação e peço que levantem os braços todos que aprovam.
Peço que levantem o braço os que contestam.
Peço que levantem o braço os que querem abster da votação.
Declaro eleito como Presidente Interino a Renamo o Tenente General Mariano Nhongo.
Vamos dar vivas ao nosso novo Presidente Interino.
O Conselho Extraordinário da Renamo aqui reunido instrui o Presidente Interino da Renamo para tomar as seguintes sete medidas imediatas:
1. Movimentar todos os efectivos para lugares seguros considerando que o traidor Momade entregou as coordenadas das bases ao inimigo.
2. Exigir o respeito total das tréguas por parte do governo.
3. Instruir a bancada da Renamo para votar contra a lei que procura impor o acordo de 6 de Agosto, nunca visto e autorizado pelo Conselho Nacional da Renamo.
4. Mandar libertar e quando necessário libertar pela força os nossos militares correntemente presos por ordem do Traidor Ossufo, em Inhaminga e nas outras bases ocupadas pelos traidores.
5. Contactar os governos de Portugal e Rwanda e a Cruz Vermelha com o pedido de negociarem um livre conduto para o Presidente Interino da Renamo ou seu emissário para poder comunicar e deslocar-se na procura dum entendimento genuíno nacional que reflecte a vontade da Renamo.
6. Contactar os governos de Portugal e do Rwanda e a Cruz Vermelha com o pedido de intervenção e mediação para a protecção dos mais que 6 milhões de Moçambicanos membros e eleitores da Renamo.
7. Exigir o adiamento das eleições marcadas para Outubro de 2019 e a execução dum novo recenseamento dos eleitores sem fraudes e manipulações grosseiras.
Está conforme. Presidente da Mesa do Conselho Extraordinário da Junto Militar da Renamo
Sofala, Moçambique a 17 de Agosto 2019"