segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Em que é que ficamos, Presidente?

Em que é que ficamos, Presidente?
De um Presidente da República espera-se uma comunicação mais polida, mais assertiva. Filipe Nyusi amiúde atrapalha-se. Parece mais um elefante numa loja de porcelana. Fala para depois pensar e esquece-se que palavra dita, é como uma arma disparada. A bala jamais será recolhida.
Há dias, Filipe Nyusi disse publicamente que quem aterroriza Cabo Delgado são jovens moçambicanos descontentes com o cerco à fuga ao fisco na exploração florestal e aos concursos de empreitadas e obras públicas. E, de boca cheia, disse que são cidadãos que vivem na própria província e na cidade da Beira que recrutam e instrumentalizam a população para destruir as suas casas a troco de dinheiro.
Não lhe vamos desmentir, Presidente, porque não sabemos qual é a sua fonte. Porém, temos o direito de ficarmos desconfiados destas afirmações. É que Bernardino Rafael, o sobrinho de Alberto Chipande e comandante-geral da PRM, já trouxe cinco versões sobre os mesmos factos. E a do Presidente é a sexta. Afinal não estão em sintonia? Não é o Presidente o comandante em chefe das Forças de Defesa e Segurança?
Ora é o Andre Hanerkon que financia os insurgentes. Ora são os garimpeiros que enviam o dinheiro por via do M-pesa. Ora são os tanzanianos. Ora são os cidadãos congoleses. Quer dizer, há um mar de desculpas, mas nunca se chega à solução. O povo não quer saber de trapalhadas, de desculpas que roçam a um mau pagador. O povo quer soluções. O Presidente, sobre este assunto, até pode calar, não dizer nada ao povo, mas que traga soluções.
O povo não escolheu um Presidente para andar de desculpa em desculpa; de preguiça em preguiça; de desinformação em desinformação. O povo escolheu Filipe Nyusi porque prometeu soluções de diversos problemas que lhe apoquentam. E é evidente que Filipe Nyusi não é recomendável. É fraco. Governar lhe ultrapassa. Para ele governar parece mais um bicho-de-sete-cabeças. Todavia, quer voltar a ser eleito.
São tanzanianos, congoleses ou beirenses que financiam os insurgentes em Cabo Delgado ou era o Andre Hanekon? Em que é que ficamos? O Presidente está a titubear enquanto o povo morre, é decapitado. Ao povo não interessa o nome de quem lhe decapita, interessa a solução do problema. São dois anos e meio de sofrimento e o Governo nunca trouxe algo palpável, credível. Se isto pesasse para a reeleição de Filipe Nyusi, de certeza que ficaria por terra!
(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)
Comentários
Escreve um comentário...

  • Dino Francisco Francisco Nyusi é homem de verdade apesar de... Ele está preocupado com a paz.
  • Walter Zenga A questão dos ataques de Cabo Delgado não pode ser enquadrada no jogo político, pelo que qualquer pronunciamento deve ser feito com base em factos reais, principalmente pelo presidente. Compreendemos que esteja a receber várias informações de fontes coVer Mais
    2
  • Bill Ortega Parecem desculpas da família, primos, sobrinhos... Que Nyussi anda em algo momento atrapalhado os seus assessores sabem disso... acredito que tem um lado positivo na sua Governação... A paz da shoprite.
    2
  • Bento Tomas Tomas EU NUNCA VOU CONfiar um presidente envolvido nas dividas ocultas
    2
  • Helder Sitole Sim e verdade eu o ouvi a falar que os que financiam os insurgentes sao pessoas da cidade da Beira e cujo estas pessoas vivem bem na Beira e cmo tambem ja ouvi todas estas versoes que aparecem ai.
  • Augusto Chissiua estamos de 👀
    2
  • Felizberto Jose Aqui não si precisa chegar longe. Essa equipe Nyusi e grupo dele conhece e sao eles mesmo.
    3
  • Sebastiao Cossa NO LUGAR D CRITICAR A LINGUAGEM DP PRESIDENTE PORQUE NAO AJUDAMOS EM IDEIAS PARA A SOLUCAO DO PROBLEMA?como e facil falar em nome do povo....
    3
  • Amilcar Abel Sequeiro Esse senhor não foi eleito pelo povo.
    2
  • Joao Junior Quando se dorme no bar e de repente acorda na ponta vermelha, é assim mesmo.
    3
  • Luis Jose Bond xtamos a ser governado por pessoas de baixo nível acadêmico só pork sao combatentes. é nesse contexto k falam sem pensar, e pensam depois de falarem
    4
  • Ricardo Coelho Eleito pelo povo? Ou imposto pela frelimo, já não entendo.
    4
  • Alfredo João Busse saibak voces que desde que mataram fundadoes da frelimo que tinha projetos maravilhosos por este pais depois ficou essa frelimo que tem dotoramento no robo, oprimir, delinguir e ele é o cabeca disso
  • Manuel Joaquim Luis Triste mesmo
    1
  • Simiao Tembe País do pandza
  • Antonio Pensa Pensa É mto triste e lamentavel.
    3
  • Militar Dos Santos Janu Pobre do Homem qui confia num outro Homem igual.
    6
  • Chamotho Ntikamaogenuino Esse fantasma continua continua co coberto atrás do seu ma manto a responsabilidade é dos serviços secretos que deixam de zelar pela pátria amada e zelam pela frelimo,, a culpa édo governo que usa forças que são de todos nós pra criar terror nas pessoas o resultado não podia ser outro muita confusão na hora de prestar contas ao estado
    4
  • Joaquin Guamba Quem toca língua é o dono da língua, e quem abre a boca é o dono da boca , e quem ponta um outro por um dedo foca a saber que os 3 dedos indica o proprio e um dedo tenta tenta esconder por isso meus irmão moçanque foi um pais que sempre é enganado por governo e os seguidores. 
    Moçambique é dos moçambicano devemos si unir para moçambique voltar para os moçambicanos.
    3
  • Zafyl Wakhenda 1. Há muito dinheiro ,ou seja os recrutadores tem poder.
    2. Imagine um pobre jovem ,do interior de cabo Delgado receber 5 mil dolares? Pra criar terror? 
    3. Ódio profundo que os financiadores nutrem pela frelimo. Os faz ter essa força.


    4. Face oculta de empresários que são membros das petrolíferas ,e que fazem o mesmo,na Nigeria, na regiáo angolana de petróleo, Libia,instabiza o Brazil,.
    --- Ou seja há de facto uma rede Criminosa mundial que domina o mundo .
    Onde há gás e petróleo, ha guerra.
    Menos na Europa e E.u.A.(suas terras).
    Aquilo que vemos nos filmes de mafia,é nada mais que a descrição da realidade.

    Um reparo: por que é que judas foi referido como aquele que traiu Jesus?
    Porquê não apontaram Pedro? 
    Se o povo aponta e diz que existe illuminati,se o povo diz que quem matou Samora é fulano! 
    De facto é a realidade.

    Se tua mulher te trai,e te dizem e você nega,kkkm é complicado.

    Você devia pensar porquê deixaram todas vizinhas e somente a apontam....
    7
A opção selecionada é Mais Relevantes e alguns comentários podem ter sido filtrados.
Francisco Mazoio: a grande decepção!
A nossa expectativa quando o senhor Francisco Mazoio foi colocado como PCA do INSS era de que, como sindicalista, iria moralizar esta instituição. Ou seja, sentiria a mesma dor que o pobre trabalhador sente e que cuidaria dos nossos recursos da melhor maneira possível. E não foi nada disto. Roubou-nos!
Como é que alguém que tem um passado de sindicalista, que tem uma relação afectiva com o trabalhador, nos rouba? Nós julgávamos que dado o seu passado, iria zelar por todo o centavo que o trabalhador deposita no INSS. Em quem vamos confiar, se este que julgávamos uma escolha acertada nos pregou esta grande partida? Haverá alguém sério, honesto, neste País, capaz de cuidar do nosso dinheiro? Todos, ou quase todos, que já passaram pelo INSS nos roubaram. Onde é que o nosso dinheiro estará seguro?
Quem tem mãos limpas para cuidar do nosso dinheiro? Somos pobres trabalhadores. Por que nos roubam? O que é que nós, trabalhadores, vos fizemos? É mau ser honesto, confiarmos-vos o nosso dinheiro? É mau nascer em Moçambique?
Este sindicalista é uma autêntica vergonha. Aliás, deve ser a maior vergonha que passou do INSS. Muitos dos que dirigiram no passado esta instituição eram oriundos de outros quadrantes: empresários, elite corrupta da Frelimo. Eram distantes da realidade do espezinhado trabalhador moçambicano. E Francisco Mazoio não. Era um conhecido nosso. Estávamos do mesmo lado da barricada. E traiu-nos. Roubou-nos. Como? Mazoio tu és uma grande decepção. Mentiste-nos. Nunca estiveste do nosso lado. És escória, um crápula!
(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)
Comentários
Escreve um comentário...

  • Lazaro Adamo Adamo Mocambique,paz asua alma.
  • Maria Calhosa Esse homem veio da OTM devia zelar melhor o fundo de pensão pois pertence aos trabalhadores. E nada também gamou😠😠😠😠
    5
  • Alfredo Macuacua O Sr Mazoio foi vítima do sistema.... Não estou a ver este senhor a autorizar um "empréstimo" tão alto a uma empresa privada, sem ter recebido "instruções" superiores. Foi usado o antigo sindicalista.
    6
    • Edy Nielsen Alfredo Macuacua 
      Da na mesma
      1
    • Alfredo Macuacua Edy Nielsen claro que da no mesmo mano; ordens ilegais não são de cumprimento obrigatório mas....
    • Edy Nielsen Eu que achava que u branco que diz que é do primeiro mundo vem pra ajudar Mozambique mais nada tão todos juntos contra u povo. Viaja pra terra deles.
      A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé e fato
    • Edy Nielsen Até negócios os brancos podem abrir sem pagar nada nenhuma tax nem precisa de alvará.
      A imagem pode conter: texto
    • Edy Nielsen A escola Escandinávia de Maputo e como western union mais só pra os brancos sabes né.
      A imagem pode conter: texto
    • Feitolas O Mantolas Pior cego é aquele que não quer ver. Mazoio trabalha comigo há 9 anos, é um daqueles que recusava até tirar 10mt do INSS só para não arranjar problemas devido as armadilhas que alí andam.
      3
    • Alfredo Macuacua Feitolas O Mantolas obrigado mano. Mas como é que ele se deixou enganar/corromper?
      1
    • Feitolas O Mantolas Alfredo Macuacua Existe uma coisa neste Governo que se compara a uma mina, quando explode, ainda que você não tenha acionado o engenho, se estiver por perto vai ser atingido por estilhaços.
      1
    Escreve uma resposta...

  • Amílcar Chivambo Não há indicação que ele tenha roubado algo. Ele foi pouco zeloso e criterioso na gestão.
    3
  • Carlitos Carlitos Esses cargos não para politicos mas sim para homens de Deus segundo o Miguel Mabote.
    3
  • Mussa Assane Aquele Mazoio que falava bonito em defesa dos trabalhadores, afinal é gatuno?! Àquele sorriso característico dele, afinal tudo era falsidade?! O poder corrompe mesmo! Que decepção!
    2
  • Matximba Xiwuswana Meus irmãos, estou banhado e vestido de vergonha pela atitude negativa de alguns dirigentes da pátria amada! Os nossos dirigentes sabem mudar o não pelo sim e o sim pelo não! Se estão recordados, o governo Sul canalizou cerca de R 150 000 000 em 2013 aVer Mais
    3
  • Álvaro Xerinda Decepção também para a sua família
    2
  • Will Lauvaldo Pedro E eu achando que o dinheiro que sou descontado a cada final do mês está guardado. 😥😥😥😥 No final quando vou lá inventam que não há sistema afinal é porque já roubaram tudo
    5
  • Feitolas O Mantolas Pior cego é aquele que não quer ver. Mazoio trabalha comigo há 9 anos, é um daqueles que recusava até tirar 10mt do INSS só para não arranjar problemas devido as armadilhas que alí andam. Este país foi vendido. Tudo para dizerem que a gestão do INSS fica apenas com o Governo, aí sim vai animar. A mim ninguém mais engana.
  • Bonifacio Constantino Para mim ele foi empurrado e obrigado a entrar no esquema, qualquer pessoa que aceitar ser Boss do INSS vaca leiteira não tem como negar de drenar o leite para fins particulares..
    1
  • Alfredo João Busse o problema de mocambique enquanto os gafanhotos da frelimo estiverem no comanado nós nao iremos saber quem tem mao timpa ou nao porque mesmo alguem entrar la com boa intensao é de como se tivessemos gotejado agua num galao cheio de oleo queimado
  • Alberto Nhacundela Os bons dirigentes não são eleitos pelo PR por que não vão realizar os desejos de mesmo . Não estão preocupados com o pobre povo
  • Helder Efraime Sambo As instituições já estam evenedadas e as pessoas apenas fingem de ser honestas e que vão limpar a sujeira. Porém, a corrupção domina uma mera vontade, e, este nunca teve intenção de limpar a casa. Recordam-se do nosso amigo, na altura "porta vós dos Madjermanes" que depois achou que podia fundar um partido? 
    Ele dizia ser da causa dos Madjermanes, mas a corrupção arrastou-lhe.
  • Carmelo Pontes QUE SE FAÇA JUSTIÇA
    2
  • Fidel Carlos Carifo TEM SINDICATO,SINDICALISTA EM MOÇAMBIQUE? JUSTIÇA NACIONAL ACHO ISSO QUE ESCREVESTE É ERONIA,SARGASMO....TROCADINHO...
  • Frederico Dos Santos Chachuaio Não aguentou ?
    Ou na OTM já vivia de esquema também
    2
  • Martins Matsinhe Fiz uma análise profunda depois constatei que Moçambique não tem líderes, so tem chefes que se preocupam com seu bem estar.... Agora ja estou ao lado de Donald Trump... 

    No país que ainda tem pessoas sem tecto, dormem sem comer nada.... Zona centro e norte,,, nao esquecendo norte de Gaza existem pessoas que estão na extrema pobreza...! 


    O país está mal.....
    2
  • Claudio Lombene Mudar as peças num sistema avariada é inútil,tudo contaminado ou obsoleto
    2
  • Edy Nielsen A independência do moçambicano talvez em Maputo pra os pretos que tão bem na vida mais nem assim os gatunos comeram tudo.
  • Bruno Mayer Lula da Silva
  • Marcos Julio Cossa Corrompido pelo sistema meus caros
    1
  • Augusto Stefan Junior Vergonha tsem👊
    1
  • Douglas Harris Tirem a frelimo com o vosso vote, aí sim tudo vai murder!!!
    1
  • Militar Dos Santos Janu Enquanto funcionar a lei do cabritismo isso nao vai parar nos equi temos qui tirar a frelimo do poder porqui pior qui esta o pais, nao pode ficar ja chega.
    4
  • Edy Nielsen U que significa elite corrupta da Frelimo🤔 tem classes afinal🙈
    1
  • Zafyl Wakhenda Eu me estupefacto com algumas pessoas. Que mesmo recebendo 200.000 dizem ser pouco e para piorar roubam,desviam,lavam dinheiro.

    Enquanto eu só preciso pegar 10.000 mt para de uma vaz por todas, ficar com uma vida estável.
    1
  • Martins Matsinhe Vocês devem saber que esses são casos que ja estão na procuradoria,,, aqueles que ainda estão roubar....??? 
    Existem muitos casos isolados
    2
  • Edy Nielsen Os tugas tão de volta com seus fatos e sapatinhos cheios de diplomas de vender casas do moçambicano
    A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé
    Escreve uma resposta...

  • Mathause Sithoye A corrupção neste país é um assunto bastante complexo e complicado, e assume dois pólos: 

    1. Rouba, vai se dar bem 

    com os outros e será 
    protegido.

    2. Não roubar, mas não dificultar os que querem roubar. 
    Se você não rouba, não deixa roubar, vão lhe montar uma armadilha, na qual, inevitavelmente, vai cair.
    PS: Num edifício COMPLETAMENTE EM CHAMAS, se você não queima, vai engolir fumos.

Sem comentários: