domingo, 18 de agosto de 2019

Escolha do Líder da Junta Militar e do Presidente Interino da Renamo

JMR
JUNTA MILITAR DA RENAMO
Programa
1 - Escolha do Líder da Junta Militar e do Presidente Interino da Renamo
2 - Estruturação da Junta Militar ( 11 Comandantes Provinciais )
3 - Escolha do Porta-Voz
4 - Secretariado Executivo
MENSAGEM
A Junta Militar, é a estrutura militar do Partido Renamo, entricheirada nas matas, com 11 Unidades Militares Provinciais, desde dos tempos do AGP até hoje, sob o Comando Supremo do General Afonso Marceta Macacho Dlhakama!
Cada Unidade Militar, representa um Comando Militar Provincial da Renamo com respectivos Oficiais Superiores e Generais de Guerra, que praticamente hoje não concordam com os modelos que excluíram os Comandos no processo da actual assinatura do chamado Acordo de Paz Definitiva, entre o Governo da Frelimo e o General Ossufo Momad, pois, Momad abusando da nossa confiança foi se render à Frelimo, sem o respaldo dos principais operativos da guerrilha, somente para acomodar as suas mordomias individuais reservadas ao segundo homem mais votado!
Perante estes factos que tanto perigam o processo da Paz e Reconciliação Nacional entre irmãos da mesma Pátria, a Junta Militar da Renamo movido pelo Espírito patriotico e, para salvar os interesses Superiores da Nação Moçambicana : determina e manda publicar oficialmente a partir de hoje, a destituição imediata do actual Presidente da Renamo, Sr Ossufo Momade e anuncia a anulidade de todos os acordos que Momad assinou com o Governo da Frelimo como medida adequavél para dar resposta, a traição e a divisão interna do Partido Renamo, imposta pelo Ossufo Momad, que sistematicamente abandonou o espírito dos acordos inicialmente negociados pelo Comandante Supremo das Forças da Defesa da Renamo, General Afonso Dhlakama com apoio da sua guerrilha nas matas!
A Junta Militar, a sua missão primordial, passa a assumir oficialmente todos os Poderes de decisão e administração ligados ao Processo da Desmilitarização, Desarmamento e Reintegração dos efectivos militares, assim como das populações que estiveram sob administração da Renamo até a altura da assinatura dos Acordos de Roma em 1992!
E para garantir a Paz e tranquilidade no seio do Partido e na Sociedade em Geral, durante este processo de Transição, a JMR avança com três pressupostos básicos e elementares para a Paz Definitiva:
PRIMEIRO PRESSUPOSTO,
Garantir e assegurar que todos os guerrilheiros, nomeadamente Brigadeiro Jossefo de Sousa, Tenente-General Raimundo Thayo e Tenente-General Alberto M'ponha, estejam livre dos cativeiros privados do Ossufo Momad, e assegurar que as instituições do Partido Renamo, ou seja a Sede Nacional, as Delegações Provinciais, Distritais e os Deputados, funcione normalmente e na mesma plataforma política com os princípios da Renamo.
SEGUNDO PRESSUPOSTO
Manter o rítmo do cessar-fogo e a trégua proclamada pelo Presidente Afonso Dhlakama, para garantir, a livre circulação de pessoas e bens, transição civilizada sem guerra, até ao processo definitivo das Eleições Gerais, sem manipulação política dos órgãos eleitorais e respectivos gestores.
TERCEIRO PRESSUPOSTO
Assegurar a eleição do Presidente da Junta Militar e do Presidente Interino do Partido Renamo, para assegurar o processo de desmobilização e reintegração de todos os guerrilheiros da Renamo, com transparência, integridade, honestidade e confiança entre as partes, para uma paz definitiva e duradoira, porque ao longo dos 25 anos do exercício da democracia eleitoral, a Frelimo limitou-se a manipulação política dos acordos e das instituições;
Gerir o processo de integração dos guerrilheiros nas Forças Armadas, Ministério do Interior e no SISE;
Negociar com o Governo e a Comunidade Internacional, para aprovação de uma estratégia de reintegração dos guerrilheiros na vida social, através de projectos concretos e sustentáveis, que deverão ser geridos por uma INSTITUIÇÃO FINANCEIRA INDEPENDENTE, a fim de animar a nova era da democracia económica, depois da bem sucedida era da democracia multipartidária!
Porque a experiência dos anteriores acordos de Paz, mostraram inconsistentes, pelos factos de manipulação política e militar, desconfiança, falta de transparência e politização do processo, em que uns eram desestabilizadores vindos do mato e outros, os donos da verdade e do País, proprietários da Administração Pública e seus recursos e, foi perante essa dualidade de tratamento, que levou as partes, para uma desconfiança profunda que quebrou todos os espíritos dos acordos assinados anteriormente, tais como :
O Acordo Geral de Paz de 4 de Outubro de 1992, a ONUMOZ - falhou;
O Acordo de Paz, de 5 de Setembro de 2014, o Fundo da Paz e Reconciliação Nacional, gerido pelo Ministério dos Combatentes, também falhou!
Negociar com o Governo e a Comunidade Internacional, para a criação de um organismo Empresarial da Sociedade Civil, para trabalhar na gestão dos Fundos Privados e negócios sustentáveis relaccionados com os processos de reintegração económica e social dos guerrilheiros, em parceria conjunta com o Governo da República de Moçambique e com a Comunidade Internacional.
Para finalizar, a Junta Militar da Renamo, proclama uma MOÇÃO de Apoio ao Tenente-General Mariano Nhongo, pela sua inquestionável coragem militar ao resgatar o Partido Renamo sequestrado pelo Ossufo Momade, como a sua propriedade privada, doada pela sua Victória no passado Congresso da Gorongosa!
Ossufo Momade, não eleito para vender a Renamo e destruir o seu EMG à preço de banana, mas sim para dar continuidade e proteger os Interesses Superiores da Nação, pelas quais a Renamo lutou desde 1977! Interesse esses defendidos por André Matsangaisse e Afonso Dlhakama, cujas vidas fertilizaram aos objectivos contínuos da nossa luta permanente pela DEMOCRACIA!
VIVA A JUNTA MILITAR DA RENAMO
VIVA A PAZ E RECONCILIAÇÃO NACIONAL
VIVA A DEMOCRACIA
VIVA A MEMÓRIA INESQUECÍVEL DO PRESIDENTE
AFONSO DLHAKAMA
Comentários
  • Sharif Charles Luís Bay dorme kkkk tás mal.
    Viva Renamo
  • Gessica Salvador Nhongo é movido por ambição e tribalismos, ele hoje transparênçeu que na Renamo não há problema
    2
  • Gessica Salvador E ele não tem apoio dos colegas, 
    Que congresso nacional esse que é feito com três membros? Nhongo, Machava e um vindo de Tete.
    KKKKKK
    1
  • Michael Piedoso Sanchez Não te fica bem, grande agitador.
    1
  • Ac John A Oposição O Senhor é de facto uma barata tonta e sem celeiro, uma comédia! Frustrado e sem nenhuma direção política para além do teu suposto partido sem princípios éticos nem deontológicos e dependendo do teu fracassado projecto e dispresivel sem enquadramento. Viva a RENAMO 
    Viva Ossufo Momad
    A vitoria é CERTA com a RENAMO.
  • Mourao Alberto Sr. Yaqub Sibindy- não achas estais a promover a violência no País onde o povo moçambicano clama a Paz, peço para trazer um debate sério sobre o assunto de Cabo Delegado onde o povo está morrendo. O senhor és um político e continue como político e não agitador.
    1
  • Julio Carlos Mabunda Desistabilisador da pátria Sibinde você tem seus filhos e netos no estrangeiro pense no povo pobre que se esses que anda a agitar começarem a saquear bens e matar inocentes você também acredito que vai fugir, deixando o povo de Deus só. Pare e pense nas consequências de tudo isso que está a fazer.
    2
  • Onoria Monjane Assim gostou? Nota-se que foste tu que escreveste isso para os Nhongos desta vida.
  • Oscar Titos ilustre yacub penso estar a por lenha na fogueira,o povo nao pode ser refem de sede de desestabilizacao promovida por alguns caes de guerra.nos valorizamos os acordos de paz recem assinados e queremos a paz,esse nhomgo fazer ai na gorongoza e nunca terra apoio de makuas
    1
  • Oscar Titos desse jeito mostra que a oposicao é desorganizada e nao ê coesa ou entao ê um exercito de desconte,sempre deve haver conflitos internos phaaaa
  • Ermigio Ambrosio Anube Anube RENAMO JA DISTRUIDA PELO LACAIO YAQUB
  • Mussumbuluko Mundau SIBINDY nao tem capacidade de distruir a Renamo, mas sim poderá alcançar o seu objectivo ki é de levar esses 9 rebeldes ki diziam ser da Renamo pra o partido dele tornar se armado, para melhor servir seus intentos, ora vejamos, OSSUFO está ai trabalhando normalmente e sendo bem recebido pela populaçao da Renamo ki lhe colocou no poder.
    1
  • Assif Bique Assim é pára começarmos a viver Quando???? No Ano 5023??????
  • Augusto Magaure O Estado moçambicano é hora de identificar os inimigos da Paz, denunciando os e chama -los a justiça, no grupo Nhongo ninguém tem a capacidade de escrever tão bem como está neste discurso.
  • Camoflay Warilisa .....8,9,10 no máximo que estão nessa agitação! 
    O povo que elegeu o Ossufo Momad como actual lider da RENAMO sabe o que quer, ao menos respeitar a vontade do povo que fielmente ainda tem á esperança de uma PAZ definitiva.

Sem comentários: