sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Pelo menos 25 mortos em explosão numa discoteca de Bucareste


Governo romeno admite que número de vítimas possa aumentar. Outras 145 pessoas foram transportadas para o hospital.
Pelo menos 25 pessoas morreram e outras 145 ficaram feridas numa explosão seguida de incêndio ocorrida nesta sexta-feira à noite numa discoteca em Bucareste, na Roménia, informaram as autoridades.
“Para já há 25 mortos”, confirmou o primeiro-ministro romeno, Gabriel Oprea, em declarações à estação de TV privada Antena 3 a partir do local, onde dezenas de ambulâncias e veículos dos bombeiros acorreram para socorrer as vítimas.
O ministro do Interior, Raed Arafat, admitiu que o número de mortos pode aumentar.
A explosão na discoteca Colectiv ocorreu no momento em que cerca de 400 pessoas assistiam a um concerto de uma banda de heavy-metal, Goodbye to Gravity, segundo a Reuters. A operação de evacuação do local já foi terminada, confirmaram as autoridades.
Para já, é impossível apurar as causas do incidente. Aparentemente, o evento previsto para a noite — que segundo alguns meios era o lançamento de um novo álbum da banda, e de acordo com outros era uma festa de Halloween — prometia um espectáculo de luz que incluía efeitos pirotécnicos. É possível que alguns dos elementos de fogo tenha funcionado mal.
À explosão seguiram-se cenas caóticas, e algumas testemunhas oculares acreditam que algumas das vítimas serão clientes da discoteca que terão sido esmagadas quando se precipitaram para a porta de saída.
Segundo informações do pessoal médico, 145 feridos foram transferidos para hospitais da capital com queimaduras graves e quadros respiratórios de risco. Um centro de crise foi montado no exterior da discoteca para atender às situações mais urgentes. O estado de pelo menos 25 pessoas foi descrito como extremamente grave.
O Presidente da Roménia, Klaus Johannis, divulgou uma nota oficial em que oferecia condolências às famílias e amigos das vítimas.

Sem comentários: