quinta-feira, 13 de abril de 2017

Chefe de Estado reitera garantia de protecção da liberdade dos jornalistas

Filipe Nyusi diz que jornalistas devem promover a paz e o desenvolvimento
O Presidente da República, Filipe Nyusi, saudou ontem os profissionais da comunicação social pela celebração do Dia do Jornalista Moçambicano e do Sindicato Nacional de Jornalistas.
O Chefe de Estado refere, numa mensagem de ocasião divulgada no portal da Presidência da República, que “esta é uma data importante não só para a classe jornalística nacional, mas para todos nós, como um povo que vai usufruindo das conquistas decorrentes da nossa independência”, refere a nota presidencial.
Nyusi diz que a realidade actual revela a necessidade de os jornalistas se adaptarem aos novos desafios profissionais.
“Numa época em que percebemos o alargamento das plataformas de informação, a classe jornalística é desafiada a manter-se como aquela que informa e forma o cidadão, consolidando o seu lugar natural de intermediário entre os acontecimentos e a nação”, refere o Presidente da República na nota, acrescentando que “Por isso, reforçamos o nosso apoio à difusão de informação de carácter utilitário, cujo fim último é promover, na sociedade, boas práticas na tomada de decisão a todos os níveis, melhorar a convivência social e promover tanto a paz quanto o desenvolvimento, de modo a que se construa uma cidadania consciente, patriota e participativa”.
O Chefe de Estado assegura que “como Governo, continuamos comprometidos em garantir que os jornalistas exerçam a sua actividade com dignidade, respeito e, acima de tudo, com as liberdades protegidas pela lei”.
O partido Frelimo endereçou, também, uma mensagem de saudação aos profissionais da comunicação social.
Está aí o governante dos nossos tempos: sincrético e cirúrgico. A visita de Filipe Nyusi ao ministerio dos transportes e comunicações contornou mais uma vez as minas retardadas do tardo-romantismo. Esteve sereno mas assertivo, preocupado mas consciente, consequente e inspirador. As instituições visitadas e seus respectivos dirigentes receberam orientações mais do que claras para reorganizar a sua agenda e plano de actividades para o alcance não das metas mas das aspirações do povo.
Algo assombroso que ressalta desta visita é a constatação por parte do Presidente de que aquele ministério é desorganizado: os papéis não estão claros. Em resumo "sahape up or shit out" Ou seja, ajustem-se ou saiam.
Falta agora seguir as acções consequentes. Aos espertos e malandros, estaremos aqui para os fulminar.
Comentários
Osvaldo Mainde Gostei de ver o nosso presidente da república, assim ele está a ver as coisas de pertos.

Não justifica neste país o estado que está a nossa LAM.
Gosto32 h
Juma Aiuba Esse Nyusi que vi hoje é o mesmo que disse que era nosso empregado. Esse é tb é best. Esteve melhor do que no ministério da juventude e desportos. Esteve melhor que nas obras públicas. Aqui ele foi muito claro, só não entendeu quem não quis.
Gosto92 h
Dioclécio Ricardo David Creio que mais do que fazer "hossanas", bom e inspirador para o Empregado do Povo, importa reafirmar que este tipo de governação não interessa muito ao sistema de governo que muitos auguram: pesos e contra-pesos entre os órgãos de soberania. Creio ser, salvo devido respeito, despiciendo repristinar a forma de governação do Samora. O Presidente com o Governo gorduroso e apinhado que tem não se lhe impunha as andanças e visitas que está a fazer. Outra pessoa poderia o fazer e com maior assertividade técnica e de acompanhamento do cumprimento das instruções.
Gosto12 hEditado
Egidio Vaz Dioclesio, ouça a Rádio Moçambique. A qualquer altura. O Presidente fala por trinta minutos. Perceba o seu ponto para fazer melhor juízo. E depois ache onde está o grilhão
Gosto12 h
Dioclécio Ricardo David O Dr. Egidio está a promover esta forma de actuação. Creio que é muito bom. Temos de apoiar, sempre que necessário. Todavia, creio que não podemos esquecer que ele faz estas andanças e aparições por causa do sistema de governo que temos. Ele quase tem de fazer tudo. Creio que não deveríamos perder de vista que o PR em Moçambique deveria ser despojado de certos poderes constitucionais.
Gosto1 hEditado
Pentecostes Mumba Nellyto Mumba kndo nao faz reclama, kndo faz reclama eipa, melhor se situar ne. pk o presidente foi o mais visado nx ultimos tmpos e ele como chefe do estado devia tomar uma posicao para o executivo cmexar a "jobar" a serio
Ismael Chutumia Well done Mr. President. Start by dismiss the Minister!
Ver Tradução
Gosto32 h
Imtiaz Vala Urge galgar novos patamares de gestao e sempre recomendei perestroika e glasnot para as LAM!
Gosto1 h
Suizane Rafael Quero ver nova companhia aerea a voar em 1 mes cruzando Mz. Fora disso mentira. 3 contra 93 avioes kkkk. Gostei
Gosto1 h
Carlos Augusto Carlos Carlos Faz me recordar a Ofensiva Organizacional efectuada pelo já falecido Samora Machel
Gosto1 h
Haje Pedreiro O que me frustra é que de todos ministério visitados e orientações deixadas ainda não vi mudanças palpáveis, principalmente no que toca ao MInisterio das Obras Publicas onde foi dada orientação para desbloqueio da ligação Circular de Maputo / N4 pois não podemos ser sacrificados no interesse público por negócios privados...mas 😩😩😩😩
Gosto11 h
Paula Maria Realmente o nosso presidente disse e falou tudo para os quadros dos transportes e comunicações....cabem a eles mudarem o cenário p servir melhor o povo em todos os sectores que ele visitou.
Gosto11 h
Eliha Bukeni That's a huge task Mr IC, the minister is a big fellow friend!
Ver Tradução
Gosto1 h
Tomás Queface Repetiu muito bem as críticas feitas pelos cidadãos.. mas não é disso que as pessoas esperam. As pessoas esperam por mudanças concretas e medidas urgentes mas isso não aconteceu. O PR foi lá 'para o inglês ver' que estamos preocupados com a situação. Nyusi também falou coisas bonitas ao longo da Campanha. Mas como Presidente a missão dele é outra.

A ideia de shape up ou shit out devia vir em forma de exemplo, começando do topo.. do Ministro dos Transportes e Comunicação que reune todos os requisitos para ser afastado, mas não..
Gosto71 hEditado

Alberto Pawandiwa Parece que vamos.ter.um.espaço aéreo verdadeiramente aberto.
Gosto1 h
Suharto Mangulle Pos dedo na ferida,e preciso fazer isso,espero que nao seja campanha p o congreso,obrigado pela determinaçao e empenho e coragem p o povo k lhe elegeo
Gosto1 h
Jah Warrowarro De todas as visitas que fez aos Ministérios, qual deles mudou? Nao conheço ainda nenhum. Se lhe oiço dizer não gostei isso não está bom, .... papo furado... queremos acções
Gosto11 h
Manganhe J. Vicente sincrético e cirúrgico....aqui há cizungu.
Gosto1 h
Mahamad Hanif Mussa Com que cara dizer algo assim como "Quem está hipotecar economia da empresa, faz maus investimentos (e tal) ...temos que detectar estes...", quando o próprio PR está envolvido, é citado nas dívidas escondidas?
Gosto1 h
José Henriques Diz-se k um bom líder critica em privado e elogia em público...
Gosto1 h
Francey Zeúte O PR podia até não ter dito qualquer palavra, o semblante do chefe do estado comunicou tudo. Este é o PR que fez o discurso de investidura no dia 15 de Janeiro. Vamos ver o que segue.
Gosto1 h
Ester Checha Falou bonito quero ver fazer
Gosto1 h
Silvestre Baessa Filipe Ok...então podemos concluir que os aviões em manutenção estão de volta,... que os horários serão cumpridos...?
Gosto1 h
Filipe Primeiro A visita dele è conversa para o boi dormir
Gosto21 h
Jeck Alcolete Esta de parabéns o PR. Mas o resultados são para ontem. Por isso aguardamos mudanças estruturais para hoje. De soslaio ele tocou no assunto juventude e disse ter ouvido jovens a falar coisas boas. MUDANÇAS JÁ
Gosto1 h
Carlos Jossia O mais grave foi " descobrir " que nesses sectores há muita gente para trocar uma unica lâmpada!
Gosto21 h
Antonio Serra Depois deste discurso nada vai ser igual. Espero que apartir de amanhã os "visados" desocupem as cadeiras
Gosto1 h
Benedito Mussoco ...não adianta fazer visitas, pior vé os males
e não há consequências,pra mim é simples passeio turístico com guide😎
Gosto1 h
Nelson Badaga Badaga Juma AiubaOsvaldo Mainde Eu estava na igreja, oqui aconteceu???
Gosto1 h
Manuel Da Conceicao Saide Pelo menos já sabemos onde ha podridão e quem são os que fomentam agora queremos ver se o ministro terá a mesma coragem pra fazer a restruturação da máquina.
Gosto156 min
Delfim João E a essas alturas, onde está o ministro do pelouro?
Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue Eu espero anciosamente em querer ver as acções concretas 
De que tudo está mal já é do conhecimento de todos.
Mãos a obra.
Gosto147 min
Emilio Nhamposse Herculano O ministério dos projectos que nunca andam ou seja que não acontece nada hahaha ali só se faz bolada .
Parabéns camarada presidente.
Gosto235 min
Isaias Jaime Massango A pergunta que me faço que é possível um autocarro ficar imobilizado tanto tempo por causa de um pneu de uma bateria ou por causa de negligência de uma direcção habituada ao lambibotismo e deixa andar ?
Edwin Hounnou A LAM e os transportes rodoviários são a face da desorganiza0 do Governo de Moçambique.
Gosto221 min
Marcello Fernandes Quando O País ter como prioridade o bem fazer com qualidade e eficiência, vamos começar a ser uma nação próspera e a combater a pobreza absoluta
Gosto115 min
Salomao Jaime O presibente da Republica nao faz apelos toma decisoes radicais contra os improdutivos porque o povo nao vive de ouvir o chefe de Estado a criticar os gestores pubilcos. Ha' tantos quadros neste pais que so' querem oportunidades para brilhar em beneficio do povo. Para mim a nomeacao do Min de Transportes e Telecomunicacoes ja' configurava um erro craco devido a conflito de interesse que poderiam existir e infelizmente provou-se que o meu cepticismo tinha razao de ser com a adjudicacao directa da INGC.

Sem comentários: