sábado, 27 de fevereiro de 2016

Escolas encerradas devido confrontos entre homens da Renamo e as FDS em Báruè


Os confrontos entre os homens armados do maior partido da oposição no país e as Forças de Defesa e Segurança continuam a desgraçar os moçambicanos.
A título de exemplo, a maior parte das escolas primárias da localidade de Honde, no Posto Administrativo de Catandica, distrito de Báruè, província Manica, estão encerradas desde última terça-feira, 20 de Fevereiro, devido os confrontos homens da Renamo e das Forcas Governamentais naquela parcela do país.
Segundo os pais e encarregados da educação da Localidade de Honde, com medo de novos ataques, os professores das escolas de Chuala, Nhamatema, Nhamizinga entre outras, decidiram arrumar as malas deixando mais de 2 mil alunos da primeira a sétima classes sozinhas.

A Fundação MASC visitou na manha da Quarta-feira, 24 de Fevereiro, duas escolas primárias, nomeadamente: Chuala e Nhamatema, onde viu as portas e janelas fechadas.
Contactado pela nossa Reportagem, o director de Educação em Báruè, António Tomé, disse ter conhecimento da situação. O mesmo avançou que os professores não abandonaram a região, mas sim os alunos, que estão com medo dos confrontos.

Sem comentários: