sábado, 15 de junho de 2019

O general António Egídio de Sousa Santos "Disciplina" colocou as FAA ao serviço do congresso extraordinário do MPLA, a decorrer hoje em Luanda. Totalmente a despropósito e em desrespeito pela Constituição

O general António Egídio de Sousa Santos "Disciplina" colocou as FAA ao serviço do congresso extraordinário do MPLA, a decorrer hoje em Luanda. Totalmente a despropósito e em desrespeito pela Constituição, as FAA ficam ao serviço de um partido, e em estado de “prontidão combativa elevada”. Em contrapartida, Disciplina não garante dignidade mínima às tropas e tem contribuído para o desmantelamento gradual da cadeia de comando operacional das FAA.
por RAFAEL MARQUES DE MORAIS
LER TEXTO INTEGRAL:
O congresso extraordinário do MPLA, a decorrer hoje na capital, ficará certamente manchado por ter desencadeado a “prontidão combativa elevada” das Forças Armadas Angolanas (FAA), na região militar de Luanda.
No seu Despacho nº 056/CEMGFAA/06/2019, o chefe do Estado-Maior General das FAA (CEMGFAA), general António Egídio de Sousa Santos “Disciplina”, justificou a medida, com efeitos de 14 a 16 de Junho, nos seguintes termos: “atendendo a necessidade de tomada de medidas preventivas, por forma a evitar incidentes que perturbem a ordem e tranquilidade públicas durante o referido evento [o congresso]”.
Apesar de as FAA e outras forças de defesa e segurança se subordinarem ao poder político, o uso das FAA para missões partidárias é inconstitucional e avesso à sua coesão. A Polícia Nacional, a quem compete a garantia da “ordem e tranquilidade públicas”, tem efectivos e meios técnicos para assegurar a realização de um congresso partidário, em plena paz. Também está mais bem preparada para o efeito.
Essa medida está a gerar um grande descontentamento no seio das FAA. Por um lado, o general Disciplina mostra-se veloz na movimentação de tropas para missões de cobertura do MPLA. Por outro, mostra-se totalmente incapaz de prover condições básicas às tropas, como alimentação, fardas, botas e o mínimo de dignidade para servirem a pátria com brio e profissionalismo, além da honra dos contratos inerentes.
Mas quem conhece o historial do general Disciplina não poderia esperar outra medida. É o único general que, em flagrante violação da Constituição de 2010, exerceu um cargo nas FAA sendo simultaneamente membro do Comité Central do MPLA.
A 10 de Dezembro de 2009, o general Disciplina foi eleito membro do Comité Central do MPLA, no sexto congresso ordinário deste partido.
http://www.angop.ao/…/Lista-nominal-dos-membros-Comite-Cent…
Passados dez meses, o então comandante-chefe das FAA e presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, nomeou-o, através do Decreto Presidencial nº 235/10, para o cargo de chefe de Estado-Maior General adjunto das FAA, para Área de Educação Patriótica.
Só a 15 de Janeiro de 2011, o MPLA decidiu suspender a militância do general António Egídio de Sousa e Santos por incompatibilidade com a sua função nas FAA.
Depois de ter sido membro da direcção de um partido, com a aprovação da Constituição de 2010, o general Disciplina nunca deveria ter sido nomeado para CEMGFAA, por ser assumidamente político-partidário do MPLA.
O general Disciplina, segundo muitos dos seus colegas, não tem capacidade nem formação inter-armas para o alto comando de tropas. A sua carreira militar como comissário político sempre fez dele um representante do partido no exército. A Área de Educação Patriótica, que dirigiu durante muitos anos, primou sempre pela fiscalização do alinhamento partidário das FAA a favor do MPLA.
Desde a sua nomeação, vários generais reclamam que o CEMGFAA não perde uma reunião operativa ou do exército para, de forma obsessiva, atacar os seus pares. A sua insegurança leva-o a promover intrigas, rivalidades regionais e a instabilidade no comando das FAA.
A falta de capacidade e visão do actual CEMGFAA tem levado ao desmantelamento gradual da cadeia de comando operacional das FAA.
Convém que o comandante-chefe das FAA e presidente do MPLA, general João Lourenço, esclareça se a ordem do general Disciplina para colocar as FAA ao serviço do congresso do MPLA teve a sua anuência ou não. Com que legitimidade pode um CEMGFAA expor tão claramente em despacho a mobilização das FAA para apoio ao congresso? O pretexto de que toda a direcção do partido que há 44 anos governa Angola está no conclave é inadmissível. Esta ordem é grave e não deve ser ignorada pelos angolanos.
Tanto quanto se sabe, não existe qualquer ameaça de golpe de estado ou de movimentos estranhos que coloquem em perigo a segurança nacional. Ninguém acredita que a ala anti-Lourenço no MPLA – os marimbondos – ouse fomentar algum acto de instabilidade pública. Esta ala está cada vez mais agastada com a forma titubeante e selectiva com que o seu presidente expõe a corrupção entre pares, periga os seus interesses e a hegemonia do MPLA enquanto partido que dá cobertura à pilhagem nacional e ao desgoverno do país. Mesmo assim, cabe às polícias e aos órgãos de segurança afins garantir que os marimbondos não causem distúrbios.
Quer a oposição política, quer os sectores protestantes da sociedade civil estão mais quietos nesta fase, a assistir as colisões internas no seio do MPLA. Do exterior, não há quaisquer forças da NATO, como aventaria o embaixador Luvualu, a ameaçar a integridade física dos congressistas do MPLA.
Então, esta medida só pode ser uma demonstração de força partidária por parte do camarada comissário-político e CEMGFAA, general António Egídio de Sousa e Santos, que a instituiu em pleno abuso do mais alto cargo militar que ocupa.
Como bem afirma um general do alto comando, “este despacho reflecte o descalabro intencional das FAA”.
Neste momento, não há perigo maior para a defesa nacional do que os desmandos do comissário-político António Egídio de Sousa e Santos.
Depois do congresso, urge ao presidente Lourenço reflectir profundamente sobre o estado actual das FAA, organizando, para o efeito, o encontro com as centenas de generais, no activo e na reforma, para deles auscultar as melhores opiniões sobre a organização das FAA, a dignificação dos soldados e a sua importância como instituição apartidária.
Há mais país do que partidos políticos.
MAKAANGOLA.ORG
General Disciplina Faz das FAA Exército do MPLA 15 de Junho de 2019 Rafael Marques de Morais Leave a comment O congresso extraordinário do MPLA, a decorrer hoje na capital, ficará certamente manchado por ter desencadeado a “prontidão combativa elevada” das Forças Armadas Angolanas (FAA), na...
Comentários
Escreve um comentário...
  • Jose Guedes As forças armadas ao serviço do congresso do MPLA???
    Então não estão ao serviço da Nação e do povo angolano?
  • António Cardoso Afonso Junior Corre rumores que a sua excelencia o general Sá miranda é que vai substituir o general Disciplina na chefia das faa...
  • Cecilia Zamba Do Charme Não estou a entender lá nada, nesta públição.
    1
  • Fábio Stallone Gouveia Teixeira Honestamente camaradas Angolanos em 2022 vamos mais votar no MPLA ya?! 😂 

    O presidente tinha que ser o primeiro a opor-se a tamanha falta de respeito pelo nosso exército e de seguida exonerar esse doente mental!
    Ver Mais
    1
  • Ducas Dorivaldo Acho que a Lei angolana nao passa de uma otopia, a burocracia cada dia que passa esta a aumentar no nosso pais!
    1
  • Marcos Nkhole Rodrigues Se si provar que o papá AT é culpado e for condenado de 08 a 10 anos efectivos, podem crer que Angola não será a mesma, iremos dar um salto positivo na Justiça. E todos aqueles que saquearam terão medo e vão devolver rápido. Sobre o assunto; so de opinião que as FAA's, deviam até estar nos bairros apanhar os gatunos, bandidos, violadores etc.
  • César Pedro O mais velho tem quase 50 anos de bota...pá, está cansado, deveria colocar o cargo à disposição xD Ducas Dorivaldo
  • La Ciãn Madiba Dey Savimbi Enquanto não ouver entendimento no ceio do Mpla,,os tukubas estão condenados a fazerem guerra🔫com os tal dirigente do pais...ou seja guerra Mpla e os a favores do JEs💣
  • مصعب السعيد ouvi bm ou o tio abel vai se aventurar mais com outro partido mais esse mais velho não se cansa????
  • Sebastione Rocino Pensei que era só no tempo do Zedu ..
  • Dinossauro JC Malanga Isto já não é novidade p'ra os angolanos. O M sempre serviu-se das instituições do Estado.
  • Jaca Palade Douga Douga Em Angola somos muitos a perceberem, mas não precisa nos esforçarem a perceber ... Deixa o tempo falar por si muito sinceramente não vejo grande desvantagem na sua coordenação ou seja conselho diretivo, infelizmente talvez haja descontentamento de alguns pela a sua forma mais correta e eficaz de agir mediante as situações enque naqual compromete a maioria, mas cabe a maioria a perceber que as mudanças existem e as mesmas requerem esforços e paciência .. talvez não estejamos de acordo porque pesa em seus ombros mas sim em nossos, mas um ATT é sempre importante..
    1
  • João Luís Presidente da república
    É conveniente deixar bem claro para esses senhores que o país têm e deve ter outro rumo. Então se têm se falado muito da despartidarização das instituições porque esse fanático partidária continua aí? Numa época como essa uma d
    emonstração de força ditatoria para quê? As forças armadas devem ser o último recurso para manter a integridade da nação e não deve estar em condições nenhuma a serviço de um partido mas sim velar pelos interesses da nação. É uma vergonha e um desrespeito a constituição do país o que se passou e deve ser corrigido imediatamente.
  • Kavela Henriques General da Lalala, não conhece ma-ze a lei
  • Henriques Sessongo Isso não é novidade! Até nem sei porque tanta surpresa! Isso chama-se Angola!!! Eles são os donos!!! Eu e voces, somos inclinos!!! O nosso problema é so reclamar, falar umas coisas aqui nas redes sociais, nos táxi, as vezes no local de trabalho.... Isso nunca vai funcionar!!!! Quando um dia deixaremos de apenas falar, e começar a reclamar com atos, ai sim estaremos a caminho de uma revolução!
    1
  • Honôrio Mendes Mendes COM MAIS ESTA ABERRAÇÃO, ESTE SUPOSTO GENERAL. DEVE METER O CARGO QUE OCUPA A DISPOSIÇÃO., A ONDA DE DESCONTÊNTAMENTO NO EXERCITO É ALARMANTE E PREOCUPANTE... TUDO POR CAUSA DESTE GENERALZINHO DA PIOR QUALIDADE!
  • مصعب السعيد estou a ler tanto para ver se encontro algo novo nada....ja vi isso desde que eu era puto ate agora estou a ficar velho nisso...ate que gosto ver as faa e policias na rua kkkkkkkk.
    1
  • Andelson Manuel Guilherme Desde sempre foi assim, este país não tem jeito.
    2
  • Gad Barac Hamed Laza Neste país não tem constituição àquele livro é para os filhos pobre lerem e cumpriram os regulamentos.
    2
  • Genilson Calvino Pais de Brincadeira........ militares a protegerem um Congresso de Gatonos Esse pais é lixo yha...
    2
  • Mateus Martins Mais nao seria bom,movimentarem militares em todo o territorio nacional para protegerem os cidadaos q sofrem tanto cm,os elevados indices de criminalidade,fruto da crise economica causada por eles?
    2
  • Biala Lelo Jr. Desde sempre as FAA obedecem as leis do Mpla
    Inclusive nas urnas as tropas recebem ordens dos comandantes que devem obrigatóriamente vota-los
    1
  • Ndongala Filho Da Tia Ana Isso e uma brincadeira 
    Por isso 
    Mudança paaaaa
    1
  • Lads Baptista Sempre a violarem as leis angolanas...! Incrível essa gente
    1
  • JRock Feller De disciplina so tem a cara...😂😂😂😂
    2
  • Helder Elias Sacuainio Sapi ESSES TIPOS NÃO MUDAM,DR . SAVIMBI.
  • Bacalhau Natas Hélder Pascoal Miguel eu vi esse aparato hoje na cidade e fiquei sem entender 😂😂😂
    1
  • Franklin Jr Daniel De Castro Jes ainda manda no país jlo é o filho dele querido, tudo isso que está acontecendo no país é um flash para distrair o povo
  • Duga Salas Francisco Melaboy Isto não me Admira em Angola, se o Comandante Geral da PN, É do M. É Porq todos são.
  • Manuel Julio Almeida A velha frase quem manda, manda quem ñ manda obedece.

    O normal é a unidade de guarda presidência as unidades de inteligência e mas uma unidade de apoio ou de reserva que pra estes fim tem as unidades policiais de intervenção rapida pra dar resposta mas uma unidade aerea.

    Assim estaria montada a proteção de exmos presidente e vice.
  • Francy Anderson A bajulação é a raiz da corrupção. E esta foi ao seu mais alto grau.
  • Ramiro Augusto Da Silva Olha o país que queremos reconstruir Nkundi Caritas Aristóteles
  • Mateus Martins Mais entre protejer um congresso! I proteger a vida dos cidadaos,qual a prioridade?
    1
  • Hironor M Tchapua Estão carente de guerra
    2
  • Mauricio Potinho Mais velho caducos.
    3
  • مصعب السعيد esse senhor não ouve mais deixa...
  • Manuel Melo Melo A salvação de Angola está nas mãos de Edna Blindada Por Deus Blindada
  • Augustin Lembe onde esta o Jlo?
  • Evaristo Samuel Samuel kkkk+kkkkk+k

Sem comentários: