Julião João Cumbane
12 h ·
Um desafio ao meu Pai Armando Emílio Guebuza
Autorizar actos ilegais é infracção, quaisquer que sejam os motivos. Por isso, eu desafio o Armando Emílio Guebuza a reconhecer publicamente que cometeu uma infracção ao autorizar superiormente a contratação das "dívidas ocultas".
Reconhecer um erro é acto de valentia, de heroicidade, de responsabilidade. Demonstra que o indivíduo que cometeu o erro não o cometeu por dolo, mas sim a pensar que estava a fazer bem. Não reconhecer um erro reforça e legitima a ideia de que quem o cometeu o fez com intenção dolosa. Não creio que isto seja o caso contigo.
Por isso, eu te peço meu Pai, meu ídolo, para dares o peito às balas das "dívidas ocultas" em salvação de Moçambique. Sacrifica o teu ego e orgulho pessoal e te entrega à justiça, meu Pai! Agrega este acto de valentia e heroicidade à tua gigantesca obra! Só agindo deste modo é que reabilitarás a tua imagem e resgatarás os ideais e valores da tua, minha e nossa gloriosa FRELIMO. Faz isso por ti, por mim, pelos teus netos, por todos nós moçambicanos, pela FRELIMO, pela unidade nacional, por um Moçambique uno, indivisível e de paz e progresso!
Este pedido ocorre-me por estar a constatar que a soberania de Moçambique não saiu reforçada com aplicação dos dinheiros das "dívidas ocultas" no projecto de protecção e segurança da zona económica exclusiva do nosso país no Oceano Índico. O contrário é que ocorreu: a nossa soberania ficou mais vulnerável. De facto, por causas das "dívidas ocultas", Moçambique deixou de ser a "Pérola do Índico" e passou a ser o "Lixo do Índico". Esta é a nossa actual realidade. E só tu podes melhor abrir caminho para mudar esta realidade triste com o acto de bravura que peço que pratiques. Dá esse exemplo de coragem para salvar Moçambique! Entre a nossa juventude, a nossa FRELIMO caiu no descrédito por conta das "dívidas ocultas" cuja contratação tu autorizaste superiormente e fora da lei.
Eu sei que tu fizeste aquilo pensando e acreditando que estavas a fazer bem. Só que a realidade em que estamos manda reconhecer que o bem desejado foi superado pelo mal que já se adivinhava que poderia estar associado com aquele teu acto. As contas não saíram como estava previsto que saíssem, e ficamos com país endividado até ao pescoço. Quando é assim, nada mais valente e responsável do que reconhecer que falhamos, e colaborarmos na correcção dos erros. Eu te peço para colaborares na correcção dos erros cometidos durante o teu consulado com Presidente da República de Moçambique. Não continua a acatar conselhos contrários a este meu aqui, pois assim não estarás em defesa do progresso de Moçambique e do seu povo, mas sim em defesa de interesses particulares e egoístas. Nunca foi esse o objectivo da tua luta. Por isso, faz o que é correcto, Pai: acabe com sofrimento do nosso povo, reconhecendo os teus erros e permitindo que a justiça seja feita contigo, livre e profissionalmente!
Enfim, esta batalha eles venceram, Pai. Refiro aqui aos inimigos do progresso de Moçambique. Mas tu NÃO DEVES permitir que nós percamos a guerra pela nossa independência económica. Sabes bem que sem a FRELIMO no poder, as conquistas de toda uma luta à qual dedicaste toda a tua vida adulta correm o risco de serem destruídas. Tu podes evitar isso com uma atitude: aceitar que erraste e deixar a justiça fazer o que deve contigo, nos termos da nossa lei. Ainda me lembro que tu me ensinaste que «não devemos trabalhar foras das regras que nós próprios é que aprovamos». Lembras-te? Pois bem, coragem, Pai! Tudo passa.
Obrigado pela atenção que dispensares a este desafio!
Votos de Feliz Domingo de Páscoa.
Respeitosamente,
Julião João Cumbane
GostoMostrar mais reaçõesPartilhar
7474
13 partilhas
11 comentários
Comentários
Ivan Aurelio Nhantumbo reforço o pedidoGerir
GostoMostrar mais reações · 12 h
Ser - Huo Os paragrafos 2 e 3 sao tao contraditorios meu caro. Veja que no paragrafo 2 te colocas na posicao daqueles que pregam o "beneficio da duvida", "presuncao de inocencia", e ja no paragrafo 3 (e seguintes), despes toda capa e entras naquele campo ja conhecido: juiz popular, ja sabes o que foi, e por isso ate aconselhas o teu idolo a se entregar 'as autoridades, 'a justica. Hehehehehh. Ok.
Bom, deixando isso de chamada para a coerencia (e ja que te propalas cientista, digo, fisico, me da' ca uma vontade de perguntar os metodos por si usados para chegar a essa conclusao de que ha materia para o idolo se entregar a justica), nao te ocorre que a contracao das dividas por si so mao seja o problema, e sim, a abordagem posterior? Nao aventas a hipotese de uma possivel desmontagem da estrutura que concebeu o plano no governo seguinte de 2015,pode ter concorrido para esse rumo sinuoso, assim como a exposicao (propositada e chantagista) daqueles donos da mola que nos colocaram numa situacao de ou aceita, ou aceita, ou aguenta???
11Gerir
GostoMostrar mais reações · 12 h
El Patriota Ou seja, nós aqui somos rectos e até santos. Os tais donos da mola são o diabo, certo Ser - Huo?
3Gerir
GostoMostrar mais reações · 12 h
Ser - Huo "Nohs aqui" quem ohhb El Patriota?
1Gerir
GostoMostrar mais reações · 10 h
Ser - Huo E voce El Patriota agitador, veja que eu coloquei PERGUNTAS (nao te ocorre..., nao aventas..., pode ter sido...), uma forma de convite a se pensar tambem nessas hipoteses; e nao afirmacoes que revelassem algum santo ou pecador. Malandro voce.
1Gerir
GostoMostrar mais reações · 10 h
El Patriota Vi as perguntas, mas em suma parece que sugeres que nesse roubo das ocultas nós fomos os santos imaculados que foram enganados...
2Gerir
GostoMostrar mais reações · 10 h
Amelia Geraldo E fomos o que? Hooo el patriota
1Gerir
GostoMostrar mais reações · 10 h
Ser - Huo Leitura de agitador essa (entendeu o que queria). Sao todas perguntas santas, imaculadas, pascais, sem direccao de indigitacao de santidade de uns e malignidade de outros. Aceito desculpas.
2Gerir
GostoMostrar mais reações · 10 h
Julião João Cumbane Sabes, Ser - Huo, começo a não gostar das tuas detracções! Não é obrigado a concordar comigo. Mas não vou permitir mais que aportes no meu mural para registar comentários que contenham expressões como «... e ja que te propalas cientista, digo, fisico...». Isto denuncia que não estás aqui para conversar comigo sobre os conteúdos que aqui partilho, mas para discutir a minha pessoa. Não te darei esse prazer!
12Gerir
GostoMostrar mais reações · 12 h
Julião João Cumbane Autorizar um acto ilegal é uma infracção. AEG disse que autorizou a contratação das dívidas fora da lei e, se fosse necessário, nas medidas circunstâncias em que ele deu essa autorização, ele o faria novamente. Portanto, estou a falar de uma infracção concreta, que ele assume. Claro, Ser - Huo?
2Gerir
GostoMostrar mais reações · 12 h · Editado
Joel Mabasso Kkkkkk, clemência Prof, clemência; kkkkk não bloqueis o homem da contradição ideológica. Eu também quis comentar, aqui, kkkkk mas tenho medo da sua ameaça "stôrr". Epah, "fazer mais como, papá?" Tou aprender a "gramar" dos teus vibes, kkkkk
5Gerir
GostoMostrar mais reações · 11 h
Ser - Huo Julião João Cumbane, vamos colocar as coisas de forma s8mples, partindo da presuncao de que conheces o significado de uma informacao que esteja entre parentesis; ok, entao, te apercebeste que foste te ater no anexo e te esquivaste de comentar o essencial? Me parece que voce e' que quer a gloria da unicidade de ideias, e eu nao sei fazer isso, talvez porque eu nao compro amizades, e sim, elas se fundam na diversidade de ideiais. Se voce tem um argumento contra, avante.
E ja que te deixou sensivel o ser cientista/ fisico, isso ja e' serio, entao, eu iria lhe pedir para voltares aos teus posts que marcaram todo primeiro trimestre de 2018, talves zangasses contifo proprio. Quando dizias que eras o cientista, nao era para assim seres reconhecido, e, se necessario, vangloriado, meu caro?
Ps: e' reconfortante ver que "comecas a nao gostar", pois, se estivesses a meio do "nao gostar", seria preocupante.
Bom, se algo do que eu disse no comentario anterior te desconfortou, eu ficaria grato que rebatessea com argumentos, e nao com torpedos de ameacas.
Feliz pascoa
6Gerir
GostoMostrar mais reações · 10 h
Julião João Cumbane Este mural não é a praça em que tu podes provar que és bom construtor de argumentos. Se sabes construir argumentos facto, então faz isso sobre o assunto do post em questão. Este post, em particular, não é sobre se eu sou ou não um cientista ou físico. É sobre um desafio ao AEG. Isso foi matéria de um outro post e não tem paralelo com o conteúdo deste post. Portanto, está mais do que claro que a tua intenção aqui é provocar a minha pessoa e não debater o post. E tens feito isso e forma sistemática. Eu NUNCA aportei no teu mural para questionar tuas qualificações. E se encontro lá conteúdo que não interessa, passo sem deixar qual sinal. Não faço isso por ser tolo ou mentecapto. Se não tens mais nada a fazer aqui, retira-te sem mais uma palavra. Vai pregar o teu evangelo da tua igreja. Este mural é a minha igreja!!
8Gerir
GostoMostrar mais reações · 10 h
Paulino P. Muandule Muito força Professor Julião João Cumbanecom ideias de facto o nosso país está em baixo da lama que ninguém consegue resgatar.
1Gerir
GostoMostrar mais reações · 12 h
Osvaldo Jocitala Prof. Julião, responda-me com a maior franqueza: nos encontros internos do Partido de que tem a "eleição" de tomar parte, tem estado a colocar isso à Liderança(por exemplo no último congresso)?
5Gerir
GostoMostrar mais reações · 12 h
Julião João Cumbane Porquê iria eu falar-te aqui do conteúdo dos "encontros internos do Partido...", oh Osvaldo Jocitala. Não me faz perguntas imbecis aqui! Entendes-me?
6Gerir
GostoMostrar mais reações · 11 h · Editado
Osvaldo Jocitala E o resto que dizes aqui e publicamente, achas pouco?
_______
Ontém o Presidente AEG foi teu ídolo, hoje o identificas diabo e o queres na justiça. Imbecil é sim esta incoerência...
Dois e último: os teus posicionamentos, como este último, só expõe cada vez mais o Partido e torna aguda a crise interna de que ele pode estar a cruzar neste momento (as crises internas nas Instituições com os Partidos incluídos, são normais, destaque-se). Por quê não podes reservar isso para debates internos quando tens a sorte de deles tomar parte? Que bom e leal Camarada serás tu Prof., quando emerges para falar das fraquezas e dos erros que os Camaradas-Lideranças cometem e cometeram? Camarada ou mais um infiltrado e ao serviço daqueles que tu mesmo Prof. chamas de inimigos da Frelimo e do Progresso da Pérola?
3Gerir
GostoMostrar mais reações · 11 h · Editado
Julião João Cumbane Isto que dizes neste teu comentário só denuncia que de política que se faz entendes patavina, Osvaldo Jocitala. Este desafio público que coloco ao AEG decorre do que é publicamente sabido sobre as dívidas ocultas, nomeadamente que elas são ilegais e quem autorizou a prática dessa ilegalidade é o AEG. O partido não tem que assumir ilegalidades dos seus quadros e dirigentes. Isso é matéria sob alçada da justiça. Afinal estamos num Estado de Direito Democrático.
5Gerir
GostoMostrar mais reações · 11 h
France De Assis Joseph Certo, prof. Nada de cochichadas aqui. O público sabe e, portanto, nada de segredinhos.
1Gerir
GostoMostrar mais reações · 10 h
Osvaldo Jocitala Você é Camarada, Prof. Coloque este e outro desafio ao antigo PR dentro dos órgãos do Partido. Deixe este papel com os "inimigos do Progresso da Pérola".
Esse é que é ponto.Gerir
GostoMostrar mais reações · 10 h
France De Assis Joseph É que esse crime lesou o povo. Pelo que o julgamento deve ser feito ao nível também público. Afinal não são dívidas agora apelidadas "publicas"?
2Gerir
GostoMostrar mais reações · 10 h
Julião João Cumbane Osvaldo Jocitala, coloco o desafio em público porque o assunto é público, de Estado, e não partidário ou interno da FRELIMO.
1Gerir
GostoMostrar mais reações · 9 h
Elson Cuna Faz sentido. O assunto "dívidas ocultas" não é da Frelimo. Não admira amanhã pedirem a responsabilização dessas dívidas à Frelimo, só porque foram autorizadas por um membro deste partido. Cada um responde pelos seus actos e estes, são públicos
1Gerir
GostoMostrar mais reações · 6 h
Faizal Jamal É interessante saber que tudo de bom que Guebuza fez, " que não é pouca" faz parte das glórias do partido FRELIMO... Mas tudo de mau que o mesmo fez o seu partido se distancia e atribui responsabilidade pessoal...
Ou por outra, quando os mambas ganham a nação é que ganhou quando perdem, a derrota é apenas do treinador e dos jogodores que estavam no campo????
1Gerir
GostoMostrar mais reações · 5 h
Julião João Cumbane Faizal Jamal, AEG não era a equipa da FRELIMO. Era um jogar da equipa da FRELIMO. Pelas faltas que o jogador comete fica penalizada a equipa, mas o jogador é responsabilizado invidualmente. Onde já viste toda uma equipa ser expulsa do jogo porque um jogar acumulou cartões amarelos? O teu exemplo não procede!
2Gerir
GostoMostrar mais reações · 3 h · Editado
Julio Sitoe Apoiado JJC,
Bom conselho dado ao seu Pai Guebuza, ele precisa mesmo ter tomates de assumir as gaffs e também se responsabilizar.
Parabéns JJC, esse seria um acto que pode resgatar a FrelimoGerir
GostoMostrar mais reações · 10 h
Azarias Felisberto Parabéns prof por reconhecer que o carismático AEG cometeu erro grave ao contratardívidas ocultas. Dou os meus parabéns porque em 2015/17 o prof dizia o contrário, alegadamente que as dividas ocultas foram contratadas por causa justa. Mas do que reconhecer é precisoque haja responsabilidade criminal , senão corremos o riscode sermos um país de "perdoadores," e assim os outros vão seguir o exemplo porque saberão que nada lhes vai acontecer .Gerir
GostoMostrar mais reações · 9 h
Mindo D'avila Seu Pai foi perverso para com minha juventude e o futuro dos meus filhos!
4Gerir
GostoMostrar mais reações · 9 h
Homer Wolf Eu imagino a reacção do Guebas se tive(r)sse acesso a esta post:
«Ok Julião, vou já fazer isso!... Só porque és tu quem me está a pedir!...» 😂
8Gerir
GostoMostrar mais reações · 8 h
Ribeiro Mafavisse Procurei tanto pelo teu comentário. 😀
2Gerir
GostoMostrar mais reações · 7 h
Cremildo Macamo Arlindo Joaquim Vilanculos, Carmelo Pontes, Niklaus Da Kruz, Alipio Mauro Jeque, Mauro A Cuna Vindem e vede o grande desafio
1Gerir
GostoMostrar mais reações · 5 hEfraimo Neves "MadzikaDoze"
3Gerir
Julião João Cumbane está com Julião João Cumbane.
17 h ·
Resistir à mudança é um acto de corrupção
Claro que eu percebi que o Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD) não era para desenvolver o distrito. Era mas é um projecto político concebido para a compra de votos através da socialização as receitas do Estado. Funcionou muito bem. Por isso digo: parabéns ao seu mentor! O projecto criou alguma base para alavancar o desenvolvimento em alguns distritos, mas a crise corrente comprometeu a continuidade.
Agora, para os pleitos que se avizinham precisamos de ser mais criativos. Para além de socializar as receitas do Estado é necessário também socializar a informação de utilidade pública, porque educa e inspira pessoas a gerar e materializar ideias para ganhar a vida honestamente.
O desenvolvimento sustentável só pode ocorrer onde as pessoas detêm informação e têm acesso a recursos para investimentos. Em Moçambique, só a FRELIMO tem a fórmula para promover o desenvolvimento sustentável deste país. Não haja equívocos aqui! Só a FRELIMO pode formar e sustentar um governo patrótico, profissional e responsável para prosseguir a luta pelo desenvolvimento sustentável de Moçambique. É por isso que os inimigos do progresso de Moçambique querem a FRELIMO fora do control do político soberano dos moçambicanos. Exorto aqui aos meus compatriotas moçambicanos para não permitirmos NUNCA que os inimigos do nosso progresso travem o nosso desenvolvimento.
Ora, para subverter a acção do inimigo, a FRELIMO DEVE purificar-se urgentemente, através das seguintes medidas:
1. Fortalecer o Estado de Direito Democrático, disponibilizando mais informação de utilidade pública em todo o país e instando insistentemente as instituições do sistema de administração da justiça para que trabalhem só com base da lei e não de recados políticos.
2. Denunciar publicamente actos de corrupção e demais actos ilegais, praticados por qualquer cidadão, e instar a justiça para aplicar pronta e profissionalmente a lei.
3. Clarificar publicamente que o estatuto de combatente da luta de libertação nacional ou de veterano de guerra não confere a ninguém direitos especiais de acesso às oportunidades de negócios em Moçambique. Estas (as oportunidades...) devem estar igualmente disponíveis para todos os cidadãos moçambicanos, internamente e na diáspora.
4. Clarificar publicamente que a bajulação é um acto de corrupção e deve, por isso, ser criminalizada.
5. Clarificar publicamente que os meios do Estado não devem ser usados no cumprimento de agendas particulares ou partidárias, e requer a criminalização desta prática.
6. Instar o Presidente da República para não manter em funções no aparelho do Estado pessoas que comprovadamente não sejam zelosas, demonstrem incúria, sejam arrogantes e faltem com respeito ao povo.
7. Exortar aos moçambicanos para que exerçam cabal e responsavelmente os seus direitos cívicos, condenando pública e veementemente todos os actos que atentem contra esse exercício.
Mudar é necessário e, agora é até, urgente. Quem resiste à mudança quando esta se impõe, é corrupto.
Eu disse.
Palavra d'honra!
---
PS: Se for provado necessário condenar os mentores das "dívidas ocultas" e os protagonistas dos descaminhos dos dinheiros daquelas dívidas, então a FRELIMO deve instar o Estado a julgar e condenar essas pessoas. Não é inteligente, tampouco correcto, que um povo inteiro, honesto, hospitaleiro e trabalhador, sofra para proteger pessoas que cometeram ilegalidades, ainda que em nome do reforço da defesa da soberania do país. Que esses fulanos sejam tratados como manda a nossa lei. Afinal estamos num Estado de Direito Democrático. Ninguém está acima da lei. Se infringiram a nossa lei, então que sejam tratados como infractores. O nosso regime NÃO DEVE acobertar ou proteger infractores da nossa própria lei. Isso é corrupção. Aprendi isto com Armando Emílio Guebuza (AEG), quando alguma lhe sugeri a suspensão da aplicação de um dispositivo da Directiva sobre eleição interna do candidato presidencial da FRELIMO para as eleições gerais de 2014. Afinal ele próprio superiormente autorizara a prática de actos ilegais na contratação das "dívidas ocultas". Ele é, pois, o principal culpado pela situação em que Moçambique se encontra hoje, de descrédito a nível internacional. Ora, sendo AEG um combatente destemido pela independência e progresso de Moçambique, seria de bom tom que ele sacrificasse o seu ego e honra para salvar este país, em vez de desdobrar-se em explicações que ninguém mais acredita. Ele que dê a cara, qual se diz fez Jesus Cristo, para salvar o povo. Que dê exemplo de entrega à causa do povo aos demais, confessando publicamente as infracções que cometeu e se entregando à justiça para os devidos procedimentos. Isso é que seria a melhor prova da sua valentia como combatente e servidor do povo. Que não nos embruteça mais com aquela ladainha de reforço da defesa da soberania de Moçambique, pois a nossa soberania ficou mais vulnerável com a contratação ilegal das "dívidas ocultas". O povo que deveria ser o beneficiário dos investimentos feitos com os dinheiros dessas dívidas está muito prejudicado. Não há, pois, motivo de orgulho para quem superiormente autorizou a contratação ilegal daquelas dívidas. Por isso, eu recomendo: Pai AEG, poupa o povo e te entrega à justiça. Agrega este acto à tua obra. Só procedendo assim é que salvarás a tua honra, e o teu nome será gravado com letras de ouro na História de Moçambique. Salva a FRELIMO. Salva Moçambique. Salva o povo pelo qual alguma vez disseste que gostarias de ser lembrado como seu amigo. Amém!
GostoMostrar mais reaçõesPartilhar
1515
3 partilhas
6 comentários
Comentários
Homer Wolf Eish, nada juro!...😁
3Gerir
GostoMostrar mais reações · 15 h
Belarmino A. Lovane Eshiii.... "Até outubro" mesmo....🕞🕞🕓
1Gerir
GostoMostrar mais reações · 15 h
Belarmino A. Lovane Bem que hoje é dia da mentira. Espero que o prof não entrou na onda...
3Gerir
GostoMostrar mais reações · 15 h
Talique Amuda Ossol Amém!
1Gerir
GostoMostrar mais reações · 15 h
Joel Mabasso Prof., "probhlêma" é que sabias, e não denuncias-te, "pruké, stôrr"?
O leite tá derramado, limpemos as lágrimas.
1Gerir
GostoMostrar mais reações · 13 h
Ido Alfred Santa Teresinha hoje é PáscoaGosto · 15 h · Editado
El Patriota Professor anda violento! Mas não consegui encontrar uma ligação entre o texto a imagem. É numa de que o Ex está pouco se lixando para nós!??
11Gerir
Gosto · 15 h
Homer Wolf Na verdade foi a 1ª k apanhei no meu arquivo... Mas tb pode ser interpretada assim mesmo: k o homem táss cagando pra malta...😊
7Gerir
Gosto · 15 h
Antonio Pereira Homer Wolf Pela posição, é "cagando e dançando"... :p
3Gerir
Gosto · 11 h
El Patriota Mamã Graça ficou assustada com o passo...Gerir
Gosto · 6 h
Homer Wolf Eish yah... Vc vê!... Eu olho há anos para essa pic e nunca tinha reparado na mamã GraçaGerir
Gosto · 5 h
Filha De Deus Com o que assessor de Julião?
1Gerir
Gosto · 15 h
Maria João Marques Eu gostava de saber quanto lhe estarão a pagar para fazer este papel !!! Ainda há bem pouco tempo era o salvador da pátria......essa do combatente "destemido " é muito blablablablabla
8Gerir
Gosto · 15 h
Filha De Deus Tens razão Maria, pois não é normal essa mudança brusca....deve ser mas uma das estratégias políticas dos frelos
2Gerir
Gosto · 15 h
Maria João Marques Filha De Deus deve vir aqui , fazer sondagem de opinião ..... :-D :-D :-D deve achar que comemos gelados com a testa ....Gerir
TENOR
4
Gosto · 14 h
Filha De Deus Ntlha para ele. Começo a ficar farta desses desvios de padrão.
1Gerir
Gosto · 13 h
Junior Khensany KKKK, o game está violento, quer me parecer que usando as instituições e meios legais para fazê-lo reconhecer a sua culpa está fora de questão, o ideal é apelaram pelo bom senso do kota. Enquanto isso não acontece vão afundando em câmara lenta.......,
5Gerir
Gosto · 15 h
Arlindo Cossa Eishhhh Yah...
1Gerir
Gosto · 15 h
Benjamim Muaprato Em pleno dia de Pascoa!? Uffff
2Gerir
Gosto · 15 h
Ivan Aurelio Nhantumbo A máscara caiu
1Gerir
Gosto · 15 h
Ivete Joaquim Maibaze
Gerir
Gosto · 14 h
Homer Wolf Está claro que o Profe vai se "vingar"... em Outubro!😁
12Gerir
Gosto · 14 h
Alfredo Luis Cuco Fedinho kkkkkkkGerir
Gosto · 7 h
Edgar Cubaliwa Homer esse senior foi o melhor dirigente que esse país teve. Com todas as falcatruas de merda, esse país precisava desse senhor . Pena que for am arenas 10 anos
7Gerir
Gosto · 14 h
Arlindo Cossa Jorge Nhaca...Gerir
Gosto · 14 h
Jorge Nhaca Arlindo Cossa hoje é dia 1 de Abril bro.
2Gerir
Gosto · 14 h
Sergio Serpa Salvador Edgar Cubaliwa, AEG pode ter sido o melhor estadista que o país já teve, na sua opinião. Porém, sugerir que 10 anos foi pouco? Como assim? Poderia argumentar mais, querendo!
3Gerir
Gosto · 14 h
Paulo Simbine Edgar Cubaliwa 😎😯
1Gerir
Gosto · Ver Tradução · 14 h · Editado
Julião João Cumbane Ah, isso SIM, Edgar Cubaliwa! Mas também foi o "melhor" EM permitir o saque dos cofres do Estado! Então não é verdade?...
5Gerir
Gosto · 9 h · Editado
Lucas Inacio Olece O caso esta em instrução preparatória meus caros "letra da musica" fiquem calmos meus carosGerir
Gosto · 12 h
Sam Lopes B Homer Wolf, so’ pode! Outubro vai haver bagunca!
Mas, pode ser que sabendo que ele era um dos jaguncos do sistema e nao tendo certeza que a Frel vai ficar mais no Poder depois de Outubro ele estar a distanciar-se para limpar sua imagem! E’ muito estranho a mudança brusca e radical que ele esta’ a operar.....!Gerir
Gosto · 11 h
Arlindo Cossa
😏Gerir
Gosto · 11 h
Vitorino David !!!!!!!!!!!!Gerir
Gosto · 10 h
Ivan Aurelio Nhantumbo O professor está a jogar no seguro, nos dois lados, se o regime cair terá argumentos para dizer eu avisei e Denunciei o Regime.
5Gerir
Gosto · 14 h
Homer Wolf Jogo de cintura...😊
2Gerir
Gosto · 14 h
Ivan Aurelio Nhantumbo Exato é quase impossível definir o professor agora, eu sou da oposição e me identifico 80% com os seus post
3Gerir
Gosto · 14 h
Maria João Marques é como quem diz, um olho no burro outro no cigano :-D :-D :-D não vá o diabo tece-las 😂😂😂😂😂😂
5Gerir
Gosto · 14 h
Ivan Aurelio Nhantumbo Verdade, Maria eu já lhe perguntei nos comentários se em sede das reuniões partidárias ele manifestava o desregrado, a resposta foi desagradável
1Gerir
Gosto · 14 h
Julião João Cumbane Tolo é aquele que, quando a amonta evidência de que avaliou mal algo, teima em permanecer no erro. Defendo as "dívidas ocultas", se os dinheiros obtidos através dessas dívidas tiver sido correctamente aplicado. Não defendo as dívidas ocultas quando os dinheiros correspondentes tiverem sido mal aplicados.
3Gerir
Gosto · 14 h
Calvino Cumbe Força Profe, avança não recua.
1Gerir
Gosto · 11 h
Adriano Novela Nem o de Salema foi mais contundente. O que confia ele?
1Gerir
Gosto · 14 h
Ricardino Jorge Ricardo Confia na ESPADA de dois gumes...
3Gerir
Gosto · 12 h
Roy Sunshine Aí ele le este texto e toca a bombar o passo da foto ao som do Mr. Bow! :/
4Gerir
Gosto · 14 h
Homer Wolf "You are ma namba 1"...🎶
1Gerir
Gosto · 14 h
Roy Sunshine Arra! :D
2Gerir
Gosto · 14 h
Paulo Simbine
😀Gerir
Gosto · 14 h
Homer Wolf Djone Lenon feliz páscoa. E para si tambem Jah Yahwah...
PS: ou seja, estou a ligar p/ o SENSAP 🚒
7Gerir
Gosto · 14 h · Editado
Eduardo Matine Da linha do SENSAP escuta-se "atenção caro utente neste momento não dispomos de stock de água para debelar seu fogo.Por favor ligue mais tarde..."!Hugs
4Gerir
Gosto · 13 h
Pablo Osvaldo Osvaldo KkkkkkGerir
Gosto · 8 h
M-du Dulomite Epah, Wolf, eu começo a acreditar que a conta do seu amigo está a ser usada por um pirata ciber.
Este texto tem tudo pra não ser da autoria dele.
3Gerir
Gosto · 14 h · Editado
Benjamim Muaprato
DISNEY GIF
1Gerir
Gosto · 14 h
Ivan Aurelio Nhantumbo Recordo-me como hoje nas noites de segunda feira ( Gungu TV) quando a vinda da Kroll a Moçambique, o professor chamava a Kroll de espiões da CIA, aconselhava e encorajava a SISE e o AEG a não revelarem nada a auditoria em nome de segredo do Estado, apelidava a sociedade cível de ter agenda capitalista e obscura financiada pelo ocidente, elevava a figura do AEG a semi-Deus, atribuio-lhe o título do melhor PR que Moçambique já teve, e muito mais
12Gerir
Gosto · 14 h
Arnaldo Soares Mendes Alguns camaradas, como o prof, estã se apercebendo que o barco está para afundar, neste momento estão a procura de uma bóia de salvação, ontem defendia as dívidas, hoje . . . .
8Gerir
Gosto · 14 h
Sergio Serpa Salvador O prof é um camaleão! Num partido sério, não é digno de confiança. Ha meses, disparou contra tudo e todos. Defendeu efusivamente AEG. Essa mudança de posição de hora em hora, é sinistra. Seguramente, amanhã, tratará outra versão.
5Gerir
Gosto · 14 h
Julião João Cumbane Defendi e continuarei a defender os bons actos do AEG, mas NUNCA defendi e jamais defenderei actos ilegais. Eu NUNCA defendi o descaminhamento do dinheiro obtido através da contratação das "dívidas ocultas". Se tiver havido descaminho, como parece que houve, eu quero os autores responsabilizados, se essa medida contribuir para o bem do país e do povo! Claro, oh Sergio Serpa Salvador?... Não sou tolo para não mudar de ideia ante evidência amontando de que houve actos dolosos na aplicação dos dinheiros das "dívidas ocultas"!
7Gerir
Gosto · 14 h
Eduardo Matine Eu só quero saber que software de correcção ortográfica o Profe está usar pois não acredito que isto seja escrito na sua plena lucidez...! Mais claro que isto só água mesmo, a tal que ao endividarmo-nos pretendíamos proteger seus recursos com armas e dentes... Hugs
3Gerir
Gosto · 14 h
Vagner Basilio Ainda processando .Gerir
Gosto · 14 h
Lucas Inacio Olece Deixemos a PGR trabalhar nada de entregas aqui hooo camarada Julião
2Gerir
Gosto · 14 h
José Luís Ei-lo JJC em mais uma investida suicida, e desta vez preferiu usar todo seu reduto dado o tamanho que representa o indivíduo em alusão. Definitivamente não encontro coerência entre o autor do post e próprio post, se não vejamos: Nesta plataforma o autor do post defende(u) o indivíduo em causa com unhas e dentes proclamando-o como herói, ora hoje aparece com esta de analista imparcial, aahh esse quer caçar os anti-regime com este post, não acredito que em plena semana santa tenha surtado ate este ponto.
5Gerir
Gosto · 14 h · Editado
Julião João Cumbane Acaso sabes o que é "coerência", oh José Luís?... Tsc.
1Gerir
Gosto · 14 h
France De Assis Joseph Prof, grande remate. Continue assim. Use o conhecimento que tem sem medo. Parabéns.
1Gerir
Gosto · 14 h
Julião João Cumbane Homer Wolf, não estou a gostar de ver as gaffes que os trechos do meu texto, que recortaste para fazer este 'post', contém e não existem no texto original. Por favor considera actualizar!!
4Gerir
Gosto · 14 h
Ocultar 17 respostas
Paulo Simbine Ephaaa 😯
O Prof°. pode caso o queira rebater com o texto "original"?
Assim evitariamos eventuais equívocos.
2Gerir
Gosto · 14 h
Lucas Inacio Olece Haaa Homer cortou o texto original nos mostrando somente um textículo...? actualiza por favorGerir
Gosto · 12 h
Ricardino Jorge Ricardo Homer, responda e resolva por favor o pedido do Profe. Você está aí?Gerir
Gosto · 12 h
Homer Wolf Epa, alto lá... Profe isto é um copy/paste da "fatia" mais interessante do PS do seu post, sem tirar nem pôr (exceptuando, naturalmente, o título, que é da inteira responsabilidade do Editor).
Portanto se há gafes, elas esta(va)m no texto original...Gerir
Gosto · 10 h
Julião João Cumbane Eu te comuniquei das alterações para proceres às pertinentes, até para o teu bem, Homer Wolf. É que, tal como está, a transcrição deixou de ser fiel.
1Gerir
Gosto · 10 h
Homer Wolf Ahh😮!!!... Então ficou a haver alterações, enquanto a gente celebrava a ressurreição de Cristo. Isso é outra coisa!...
De facto só agora vi as suas mensagens...
Acho que seria mais interessanto se o Profe fizesse um "comment-adenda" com as alterações...
6Gerir
Gosto · 9 h · Editado
Julião João Cumbane Homer Wolf, não vou na tua retórica absurda. Actualiza a citação para ser fiel ao texto original, porque esta aqui não é fiel!Gerir
Gosto · 9 h
Homer Wolf Yah, o Profe "agrama" de dar job!
Insisto: é preferível ser o Profe trazer aqui a NOVA VERSÃO desse trecho. Tem mais peso...
1Gerir
Gosto · 9 h
Julião João Cumbane Actualiza o conteúdo com o original, é a minha recomendação!
1Gerir
Gosto · 9 h
Homer Wolf Ok ok...
1Gerir
Gosto · 9 h
Lucas Inacio Olece Lendo...Gerir
Gosto · 9 h
Maria João Marques Actualiza Homer Wolf tas aqui , tás a levar tau-tau ....:-D :-D :-DGerir
TENOR
2
Gosto · 8 h
Homer Wolf Já actualizei abaixo...😊
1Gerir
Gosto · 8 h
Uarivano Barros Um desafio ao meu Pai Armando Emílio Guebuza
Autorizar actos ilegais é infracção, quaisquer que sejam os motivos. Por isso, eu desafio o Armando Emílio Guebuza a reconhecer publicamente que cometeu uma infracção ao autorizar superiormente a contratação das "dívidas ocultas".
Reconhecer um erro é acto de valentia, de heroicidade, de responsabilidade. Demonstra que o indivíduo que cometeu o erro não o cometeu por dolo, mas sim a pensar que estava a fazer bem. Não reconhecer um erro reforça e legitima a ideia de que quem o cometeu o fez com intenção dolosa. Não creio que isto seja o caso contigo.
Por isso, eu te peço meu Pai, meu ídolo, para dares o peito às balas das "dívidas ocultas" em salvação de Moçambique. Sacrifica o teu ego e orgulho pessoal e te entrega à justiça, meu Pai! Agrega este acto de valentia e heroicidade à tua gigantesca obra! Só agindo deste modo é que reabilitarás a tua imagem e resgatarás os ideais e valores da tua, minha e nossa gloriosa FRELIMO. Faz isso por ti, por mim, pelos teus netos, por todos nós moçambicanos, pela FRELIMO, pela unidade nacional, por um Moçambique uno, indivisível e de paz e progresso!
Este pedido ocorre-me por estar a constatar que a soberania de Moçambique não saiu reforçada com aplicação dos dinheiros das "dívidas ocultas" no projecto de protecção e segurança da zona económica exclusiva do nosso país no Oceano Índico. O contrário é que ocorreu: a nossa soberania ficou mais vulnerável. De facto, por causas das "dívidas ocultas", Moçambique deixou de ser a "Pérola do Índico" e passou a ser o "Lixo do Índico". Esta é a nossa actual realidade. E só tu podes melhor abrir caminho para mudar esta realidade triste com o acto de bravura que peço que pratiques. Dá esse exemplo de coragem para salvar Moçambique! Entre a nossa juventude, a nossa FRELIMO caiu no descrédito por conta das "dívidas ocultas" cuja contratação tu autorizaste superiormente e fora da lei.
Eu sei que tu fizeste aquilo pensando e acreditando que estavas a fazer bem. Só que a realidade em que estamos manda reconhecer que o bem desejado foi superado pelo mal que já se adivinhava que poderia estar associado com aquele teu acto. As contas não saíram como estava previsto que saíssem, e ficamos com país endividado até ao pescoço. Quando é assim, nada mais valente e responsável do que reconhecer que falhamos, e colaborarmos na correcção dos erros. Eu te peço para colaborares na correcção dos erros cometidos durante o teu consulado com Presidente da República de Moçambique. Não continua a acatar conselhos contrários a este meu aqui, pois assim não estarás em defesa do progresso de Moçambique e do seu povo, mas sim em defesa de interesses particulares e egoístas. Nunca foi esse o objectivo da tua luta. Por isso, faz o que é correcto, Pai: acabe com sofrimento do nosso povo, reconhecendo os teus erros e permitindo que a justiça seja feita contigo, livre e profissionalmente!
Enfim, esta batalha eles venceram, Pai. Refiro aqui aos inimigos do progresso de Moçambique. Mas tu NÃO DEVES permitir que nós percamos a guerra pela nossa independência económica. Sabes bem que sem a FRELIMO no poder, as conquistas de toda uma luta à qual dedicaste toda a tua vida adulta correm o risco de serem destruídas. Tu podes evitar isso com uma atitude: aceitar que erraste e deixar a justiça fazer o que deve contigo, nos termos da nossa lei. Ainda me lembro que tu me ensinaste que «não devemos trabalhar foras das regras que nós próprios é que aprovamos». Lembras-te? Pois bem, coragem, Pai! Tudo passa.
Obrigado pela atenção que dispensares a este desafio!
Votos de Feliz Domingo de Páscoa.
Respeitosamente,
Julião João Cumbane
1Gerir
Gosto · 7 h
Homer Wolf ISSO AÍ ☝È UM OUTRO POST Uarivano BarrosGerir
Gosto · 7 h
Lucas Inacio Olece kkkkkk voces brincam com moto juro
1Gerir
Gosto · 6 h · Editado
Homer Wolf Havia uma musica revolucionária da Frel que dizia:
«Moto waya ka moto, waya ka.. »😂😂😂
PS: Acho k os nossos briosos combatentes trouxeram lá da Tanzania...
1Gerir
Gosto · 7 h
Inacio Ernesto Mazive Eish. Eu juro que estou a virar fã do Prof.
Parabéns pela mudança.
2Gerir
Gosto · 14 h
Vagner Basilio Dumm
1Gerir
Gosto · 14 h
João Pedro Muianga Eu li em algum sítio que acusar sem provas, é um acto de irresponsabilidade e eu concordo! O autor do texto original devia se retratar!!!
2Gerir
Gosto · 14 h
Julião João Cumbane Qual é a acusação que o autor original do texto está a fazer, oh João Pedro Muianga?!... Vai ler o texto original na fonte!
3Gerir
Gosto · 13 h · Editado
Homer Wolf Isto é um excerto da fonte original, sem tirar nem pôr...
3Gerir
Gosto · 10 h
Álvaro Xerinda AmenGerir
Gosto · 13 h
Pátria Amada Um gajo que negava existirem dívidas ocultas, hj já aceita.
Damn! Acho que já sente os efeitos. Tardou mas chegou!
3Gerir
Gosto · 12 h
Moniz S. Walunga Processa muito LENTAMENTE o prof!Gerir
Gosto · 6 h
Pátria Amada Talvez! Deve ser o processador dele que está sobrecarregado devido ao título académico que lhe atribuem; se nem PhD tem, no mínimo aquele título devia ser atribuído pela sua escola, ainda que fosse apenas licenciado.
2Gerir
Gosto · 6 h
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Tenho alguns pontos a colocar:
1. Quem apoiou brutalmente na contra csmpanha a favor do G40ismo?.
2. E onde estavsm os membros da comissao politica que é o governo sombra da frelimo?
3. Qual é a participacao das bases nesta mã gestao do bem publico?
4. E o JJC, como é que vira casaca de noite para dia?
É mera curiosidade. Boa tarde.
1Gerir
Gosto · 12 h
Mondlane Calane Dzovo Kito Quando eu crescer quero fazer um Curso de Psicologia so para poder entender esse Professor.
2Gerir
Gosto · 12 h
Sam Lopes B Heiy wena!! Este sr. Professor e’ mesmo nacionalista!! Passou de agressivo para quem o contrariasse para lutador em causas nacionais! Long life to him!
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
1Gerir
Gosto · 12 h
Jr Chauque A cobra muda da pele para a mais perigosa.
1Gerir
Gosto · 11 h · Editado
Ariel Sonto Mas quando nós outros falamos das ocultas diziam que era barulho na sala em tempo de crise. Nhanisse.
4Gerir
Gosto · 11 h
Maria João Marques :-D :-D :-D :-D tás aqui estás de castigo !
1Gerir
Gosto · 11 h
Ariel Sonto Ora essa!
1Gerir
Gosto · 10 h
Ricardino Jorge Ricardo Chamou-nos de rockistas...
2Gerir
Gosto · 10 h
Homer Wolf
2Gerir
Gosto · 10 h
Moniz S. Walunga Ariel Sonto, so’ agora e’ que o “profe” esta’ a sentir na pele e no BOLSO o efeito das “ocultas”! Processa lentamente o Dr. Nuclear...!
2Gerir
Gosto · 6 h
Maria João Marques Moniz S. Walunga apenas uma achega : não são dividas ocultas, são "infrações" :-D :-D :-D :-D podes continuar o domingo de Pascoa :-D 😎😋🤗
2Gerir
Gosto · 6 h
Moniz S. Walunga Maria João Marques, obrigado pela correccao, kkkkkkk....👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾
1Gerir
Gosto · 2 h
Anesio Claudio Claudio Sidumo A male ni dileGerir
Gosto · 10 h
Linette Olofsson FeiosGerir
Gosto · 9 h
Homer Wolf ACTUALIZANDO:
Por reconendação do (e respeito ao) Profe Julião Cumbane, eis a trecho "actualizado" que serviu de base a este post.
Referir apenas que o post – tal qual está – é um copy/past do PS original...
---
«PS: (...) O nosso regime NÃO DEVE acobertar ou proteger infractores da nossa própria lei. Isso é corrupção. Aprendi isto com Armando Emílio Guebuza (AEG), quando alguma lhe sugeri a suspensão da aplicação de um dispositivo da Directiva sobre eleição interna do candidato presidencial da FRELIMO para as eleições gerais de 2014. Afinal ele próprio superiormente autorizara a prática de actos ilegais na contratação das "dívidas ocultas". Ele é, pois, o principal culpado pela situação em que Moçambique se encontra hoje, de descrédito a nível internacional. Ora, sendo AEG um combatente destemido pela independência e progresso de Moçambique, seria de bom tom que ele sacrificasse o seu ego e honra para salvar este país, em vez de desdobrar-se em explicações que ninguém mais acredita. Ele que dê a cara, qual se diz fez Jesus Cristo, para salvar o povo. Que dê exemplo de entrega à causa do povo aos demais, confessando publicamente as infracções que cometeu e se entregando à justiça para os devidos procedimentos. Isso é que seria a melhor prova da sua valentia como combatente e servidor do povo. Que não nos embruteça mais com aquela ladainha de reforço da defesa da soberania de Moçambique, pois a nossa soberania ficou mais vulnerável com a contratação ilegal das "dívidas ocultas". O povo que deveria ser o beneficiário dos investimentos feitos com os dinheiros dessas dívidas está muito prejudicado. Não há, pois, motivo de orgulho para quem superiormente autorizou a contratação ilegal daquelas dívidas. Por isso, eu recomendo: Pai AEG, poupa o povo e te entrega à justiça. Agrega este acto à tua obra. Só procedendo assim é que salvarás a tua honra, e o teu nome será gravado com letras de ouro na História de Moçambique. Salva a FRELIMO. Salva Moçambique. Salva o povo pelo qual alguma vez disseste que gostarias de ser lembrado como seu amigo. Amém!"»
1Gerir
Gosto · 9 h
Homer Wolf
1Gerir
Gosto · 9 h
Homer Wolf
1Gerir
Gosto · 9 h
Maria João Marques Registei que agora roubalheira se chama infração :-D :-D :-D (.... ) "O povo que deveria ser o beneficiário dos investimentos feitos com os dinheiros dessas dívidas está muito prejudicado. Não há, pois, motivo de orgulho para quem superiormente autorizou a contratação ilegal daquelas dívidas.(...)Gerir
TENOR
2
Gosto · 8 h
Homer Wolf Uarivano Barros ESTE É O POST no qual me baseei...Gerir
Gosto · 7 h
Francisco Banda O filho do treinador do Porto, Sérgio de concessão, tem um brinquedo que, segundo o pai, não tem expressão. Quando o filho carrega no botão, fica no modo agressivo. Repetindo o processo, fica no modo padre! Em fim….
3Gerir
Gosto · 8 h
Issufo Issufo Professor JJC com este género de Sacrificio e Abordagem Direta, sinceramente temo pela sua integridade Física. Há quem neste momento infelizmente sofre por muito menos.Gerir
Gosto · 6 h · Editado
David Colaco Ribeiro Epa, esse prof. não está querendo ser sequestrado e chamboqueado não?Gerir
Gosto · 5 h
Sura Rebelo de Oliveira Infracções que lixam um país inteiro... SinceramenteGerir
Gosto · 5 h
Watson Postmortem Eu estou muito preocupado com o profe. Pelo andar da carruagem ainda vamos encontra-lo em Muntanhane, na circular, amordaçado e molestado
Sr PR Nyusi, eu invejo a Comunicacao de PR Kenyatta
Meus colegas de servico sabem, porque lhes digo, que um dos maiores problemas que temos ao nivel institucional tem a ver com "comunicacao". Eu nao lhes digo isso com toque de vilipendio, e sim, como forma de se melhorar (nao e' por acaso que comunicacao e' um dos topicos que mais se aborda quando o assunto e' Gestao de Mudanca, Change Management). Nisso, como sendo membro da "familia", geralmente vejo que ha dificuldades extremas em categorizar a informacao, entre aquela que e' vital ao funcionamento estrategico da organizacao (a informacao classificada), e aquela que e' importante ser (com)partilhada com os outros membros da organizacao, afinal, tambem precisam saber da vida desta. Porem, a dificuldade de categorizar a informacao faz com que tudo fique num unico saco: "Segredo de Estado". Como consequencia imediata, as pessoas vivem e trabalham numa organizacao que nao a conhecem, que esconde ate assuntos que dizem respeito ao trabalhador, logo, estranhos 'a organizacao.
A forma com que a organizacao lida com a comunicacao e outros assuntos inerentes a sua vida faz com surjam as tais Learning Organizations, aquelas que tem planos para se superarem suas limitacoes, em contraposicao as "analfabetas".
Isto me vem por conta da visita do PR Queniano Uhuru Kenyatta a Mocambique. Nao e' sobre a postura de nigga dele, que ate aprecio. E' sobre como ele usa as redes sociais para comunicar.
Veja-se que qualquer mocambicano que quiser saber tudo que esta aontecendo nesta visita, basta ir ao Facebook do PR Kennyata (verified) e la esta, passo a passo: os encontros realizados com autoridades mocambicanas, as grandes decisoes bilateriais tomadas, etc.
Mas, vai voce para as paginas daqui, desde a pagina do nosso soberano, nada, para alem do superficial, assim tipo menu de bar: so anuncia, mas nao diz mais nada.
Ditonisto, precisamos mudar, e nao dar menu as pessoas, e sim, informacao. E' um direito, e faz bem ate ao Estado.
A forma com que a organizacao lida com a comunicacao e outros assuntos inerentes a sua vida faz com surjam as tais Learning Organizations, aquelas que tem planos para se superarem suas limitacoes, em contraposicao as "analfabetas".
Isto me vem por conta da visita do PR Queniano Uhuru Kenyatta a Mocambique. Nao e' sobre a postura de nigga dele, que ate aprecio. E' sobre como ele usa as redes sociais para comunicar.
Veja-se que qualquer mocambicano que quiser saber tudo que esta aontecendo nesta visita, basta ir ao Facebook do PR Kennyata (verified) e la esta, passo a passo: os encontros realizados com autoridades mocambicanas, as grandes decisoes bilateriais tomadas, etc.
Mas, vai voce para as paginas daqui, desde a pagina do nosso soberano, nada, para alem do superficial, assim tipo menu de bar: so anuncia, mas nao diz mais nada.
Ditonisto, precisamos mudar, e nao dar menu as pessoas, e sim, informacao. E' um direito, e faz bem ate ao Estado.
Sem comentários:
Enviar um comentário