RESCALDO QUINZENAL DO FUNCIONAMENTO DO STAE DE NACALA PORTO
(Estas observações abaixo, são da inteira responsabilidade da equipa do Pinnacle News que desde o inicio deste processo de recenseamento eleitoral, trabalha com sua equipa de jornalistas, cinco recenseadores, dois Polícias, pessoal de confiança que resida nas redondezas dos postos de recenseamento, principalmente. Recorde-se que parte desta equipa, conseguiu filmar em tempo real, o polícia embriagado e parte do historial, vem já a seguir, com aspectos actualizados.) - Nacala Porto.
POLICIA
Parte de Policias envolve-se no bom desempenho do processo e nalguns postos de recenseamento, chegam a se oferecer para o controle e redistribuição de senhas. - Esta acção aparenta ser pouco arriscada.
O Policia cujo qual, a sua imagem e a sua corporação ficaram manchadas, achou por bem refazer as fileiras. portanto, todos os polícias alcoólatras, foram revistos e substituídos de postos, para a boa imagem daquela corporação. Foi também motivo de repreensões por parte de dirigentes da policia, em formaturas Policial, pela segunda-feira. Ora, o policia que se fez presente uniformizado, no seu posto de trabalho, com a respectiva arma e em estado de embriagues, encontra-se legalmente preso, desde então e a responder por um urgente processo disciplinar e judicial melindroso. equipas conjuntas e especializadas, auscultaram e tomaram notas de varias testemunhas, incluindo ao pessoal daquele posto de recenseamento de Muanona.
Aparenta que o efectivo policial não seja suficiente mas o Pinnacle News opina que mesmo desta vez ou das próximas, sejam envolvidos militares de quartéis, como forma de emancipa-los alias, este tipo de acção pode vir a não criar rombo de efectivo policial nas demais acções.
A polícia aceitou anexar esta tarefa, nestes processos, sem ter acordado com algum plano add-oc para combustíveis nas possíveis viaturas por eles detidos. Ora, para não dizer que não há viatura para o efeito, em Nacala porto. Alias, todo o policia se faz presente e ausente dos Postos de recenseamento, deslocando-se de um ponto ao outro, com suas condições incluindo dinheiro de chapa. Antes ou depois do trabalho, deslocam-se de suas armas de fogo, em chapas-cem...
STAE
Até hoje (02-04-2018) que o processo de recenseamento chega a completar duas semanas de execução, foram a se inscrever perto de 30 (trinta mil) futuros eleitores. Este numero representa um registo de aproximadamente 2.500 eleitores por dia e ou entre 80 a 150 eleitores em cada posto de recenseamento. O bairro do Triângulo por exemplo, este que é um dos mais populosos de Nacala porto, faz diariamente recorde e chega a atingir acima de 150 eleitores por dia.
Ainda não foi substituído algum recenseador, ainda que alguns se empenhem de forma fraca.
Há ainda problemas de locomoção e o uso de viaturas ou meios de locomoção pessoal é o que está na moda. aparenta que o STAE comparticipa em algumas reposições mas o ideal seria de haver pelo menos uma viatura notoriamente inscrita STAE de Nacala, para movimentar material sensível e pessoal ao serviço do STAE.
Tinha que haver alguém para reportar a imprensa, com regularidade, os acontecimentos (porta-voz) e o Pinnacle News opina duas vezes por semana, ao invés de ser de forma esporádica e aos órgãos de Comunicação que os procurarem.
RECENSEADORES
Parte destes, acabam de descobrir e metem-se em esquemas de corrupção. Aquele que quiser se inscrever com urgência e em esquemas fraudulentos, no princípio era 20 meticais e a estas alturas, são 50 meticais.
Boa parte do pessoal recenseador não dominava equipamento informático mas ao longo da primeira quinzena, aparenta que algo esta a melhorar. Por exemplo, as primeiras botijas de tinta, foram substituídas sem serem retirados os rótulos e assim que não imprimisse, o processo parava ate que alguém especialista viesse para descobrir o motivo e repor ao normal, o processo de registo de Munícipes.
FISCAIS
Todos dorminhocos (MDM, FRELIMO e RENAMO) e ao ponto de deixarem que se inscrevam intrusos. A capacitação para o controle deste processo, em cada posto, levou horas e nos seus partidos políticos. Mas os que são controlados, tiveram duas semanas intensas, facto que se nota uma disparidade total entre os jogadores o arbitro. Alias, o material que eles ajudam a controlar é ultra melhorado e possui uma base de dados perfeitas mas os primeiros eleitores de Nacala, tiveram dados amputados, facto que levou com que o STAE reconhecesse e orientasse para que alguns que possuam cartões mal passados, pudessem se aproximar para reimprimi-los, pondo de igual ao STAE a gastos desnecessários. Esta responsabilidade é, na opinião do Pinnacle News dada de igual ao pessoal recenseador.
Residentes de Mossuril, Nacala porto e Memba afluem ao processo de recenseamento, sob olhar impávido de fiscais.
Ora, o Pinnacle News obteve informações de seus colaboradores de que os partidos políticos de Nacala possuem muito poucos computadores e os mesmos têm acesso restrito ao pessoal que não faça parte de membro de direcção. Por exemplo, o MDM de nacala, naquele partido político que doou 50 mil meticais aos deficientes de Nacala recentemente, não tem computador junto da sua Delegação. Alguns documentos são escritos em computadores pessoais e imprimidos de forma amigável e trivial, até a estas alturas de fertilidade eleitoral. A Renamo tem dois computadores e são de acesso restrito. O mesmo para a Frelimo, para além de tê-los para o acesso restrito, usa-se muito mais para calcular e registar dados no Excel. E nenhum fiscal teve de ser capacitado com noções básicas sobre esta ferramenta.
EQUIPAMENTO INFORMATICO
O Presidente do Município de Nacala, teve que enfrentar dificuldades de se recensear logo no primeiro dia, pelo facto de ter havido alguma troca de equipamento informático do posto de Nauauia com um outro por nós ainda não identificado. O facto foi corrigido e o processo arrancou com normalidade.
O atendimento de cada um dos eleitores MELHORA A CADA DIA e hoje, são cerca de cinco minutos para cada futuro eleitor. - O que é bom, apesar do Pinnacle News ter questionado nalgum momento, sobre o como foi feita a selecção e recrutamento do pessoal para o efeito.
POPULARES / MUNICIPES
No posto de recenseamento de 25, populares vandalizaram um cabo eléctrico, pondo em causa e por mais de um dia inteiro, todo um processo. Isso pode se traduzir como sendo raiva. Alias, há pelo menos um posto onde se encontrou fezes humanas fresquinhas, fruto de acção de algum Munícipe, aparentemente idoso e revoltoso!
Alguns chegam a trazer nos pátios dos postos de recenseamento, seus jogos tradicionais, como forma de fazer correr o tempo, enquanto aguardam pelas suas vezes.
Há postos de recenseamento aonde separam fileiras masculinas e femininas e outras, seguem naturalmente as bichas.
Alguns já se envolvem de forma amorosa com o pessoal recenseador. - Tudo bem mas chegar-se ao ponto de fazer com que os recenseadores, este e aquele abandone o seu posto de trabalho... - vamos aguardar pela primeira denuncia mas a vigilância deve iniciar internamente e o apelo vai também para os fiscais pois, o erro, algum erro a ser cometido, pode vir a recair a toda uma equipa! - E este apelo é extensivo aos próprios recenseadores que se arriscam em se ausentar pelos bairros...
OUTRAS CONSTATACOES
Internautas estão a tomar conta do processo, denunciando e relatando de forma intencional e com vicissitudes, este processo. Ninguém consegue (ninguém mesmo) gerir internautas. Há uma dezena de endereços electrónicos que se entretêm com este processo e atribuem ao Governo e ou a Frelimo, por todo e qualquer erro!
Pelos vistos, vão de igual controlar as campanhas, os dias de reflexão e mesmo a votação jamais vista em Moçambique. - Era digital!
Muitos erros deste processo, passam pela falta de comunicação. Por exemplo, os recenseadores comunicam pelo período de tarde de que "aqui já acabou combustível", "aqui já não temos papéis para imprimir", "aqui já não temos tinta" e a correcção destes casos, são naturalmente deixados para os dias seguintes, pondo aos eleitores a registarem e voltarem no dia seguinte, para virem levanta-los já imprimidos!
Não há casa de banho para Munícipes que acorrem aos postos de recenseamento desde as primeiras horas do dia e até onde puderem ou mesmo para regressarem nos dias subsequentes.
Há locais onde a corrente eléctrica chega fraca e o equipamento informático não funciona em pleno, por insuficiência de abastecimento e consumo eléctrico. Este facto é notório nos locais aonde há fábricas / fabriquetas.
Enfim, este processo vai melhorando a cada dia e está-se de parabéns pois, aparenta que todos os postos funcionam / registam, o pouco que se puder, alguns eleitores e este processo é nosso e caso tenha algo a acrescentar, o Pinnacle News aguarda pelo seu comentário e conte sempre, tal como os outros, com o nosso 87 830 830 3, para lançar informações no Whatsapp e se for o caso, poste e peça que seja em anonimato. Pode ser para este processo que está a decorrer em Nacala ou em qualquer outro Município e mesmo para outros tipos de informações que possam merecer um olhar jornalístico ou tratamento do género.
As projecções para o recenseamento de munícipes de Nacala aparenta ter sido MUITO MAL CALCULADO pois, há perspectivas de haver mais 20 mil eleitores em relação ao registo feito pelo STAE há cinco anos atrás. Ora, a densidade populacional de Nacala triplicou e os motivos são vários mas não foram os recém-nascidos quem triplicaram este numero mas também os que imigraram para residir / trabalhar. Contudo, o Pinnacle News projecta desde já, para um total de mais de 400 mil eleitores e consequentemente, o aumento de 39 para 41 membros para o próximo mandato.
A Redacção!
Sem comentários:
Enviar um comentário