quarta-feira, 12 de abril de 2017

“Moçambique deverá registar melhorias da situação económica este ano”, Isaltina Lucas


Vice-Ministra da Economia e Finanças reconhece que os efeitos da crise ainda afectam os moçambicanos
Vice-Ministra da Economia e Finanças, Isaltina Lucas, abriu, esta quarta-feira, a oitava reunião dos governadores dos bancos centrais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. No seu discurso, a governante disse que o país deverá registar melhorias da situação económica ainda este ano, lembrando que a crise financeira não só afecta Moçambique, como também outros países da CPLP. Por isso, requer-se maior rigor dos bancos reguladores.
No evento realizado hoje, em Maputo, coube ao vice-presidente da Federação Brasileira de Bancos, Alvir Hoffman, abordar o tema principal do encontro, que é a estabilidade financeira no quadro da análise de riscos e os padrões de gestão dos bancos centrais. Hoffman diz que não é possível haver estabilidade financeira sem que as instituições e a base fiscal sejam sólidas.
Já o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, falou da intervenção aos bancos Moza e Nosso Banco, realçando que foi uma lição para o Banco Central prevenir situações futuras, tendo, por isso, criado um departamento que se dedica apenas à salvaguarda da estabilidade financeira.

O encontro dos governadores dos bancos centrais da CPLP contou, também, com a presença de representantes de bancos comerciais de Moçambique.

Sem comentários: