Zaire - Quando ouvi o pronunciamento do Raúl Danda, no seu último discurso que proferiu em Menongue, logo tive que ir confirmar a uma das minhas bibliotecas vivas... sobre um pronunciamento do ex-secretario provincial da Unita no Zaire, o Sr. Marques Ntiama, que tivera proferido quando a Unita tinha o controlo de Mbanza Kongo (este tempo tenebroso que a Unita tinha sob seu domínio Mbanza Kongo, ficou conhecido como tempo de cativeiro). E pude confirmar que este discurso do Raúl Danda, essa visão da UNITA sobre outros partidos políticos de Angola, é a mesma visão que foi sempre defendida pela UNITA. E em anos atrás, o Lukamba Gato, um outro dirigente da UNITA, usando está mesma visão, tivera tachado outros partidos políticos na oposição de partidecos. E este ex-secretário provincial da Unita no Zaire, neste comício no tempo de cativeiro, tivera dito o seguinte: "dimpa wana Angola gwole kaka ekayana". Que traduzido para o português é, o bolo em Angola só deve e só será repartido por dois partidos políticos. E o mesmo em outras palavras disse: "só o MPLA e a UNITA têm capacidades de governar Angola".
Fonte: Club-k.net
E o próprio fundador da Unita, o Jonas Malheiro Savimbi, também era um anti- multipartidarismo, pois foi um maoísta camuflado! Quer dizer, para o mesmo não poderia e nem deveria existir outros partidos políticos em Angola, pois considerava outros partidos políticos de insignificantes, e se o mesmo chegasse a vencer faria o possível para fazer desaparecer estes partidos políticos e nem sobraria o MPLA. A visão do Jonas Savimbi era de fazer da UNITA num único partido político em Angola. E isso é uma verdade, pois o Savimbi foi um maoísta camuflado! E a UNITA nesta altura sob liderança do Savimbi, para baralhar o povo, não assumia uma ideologia, quer dizer, se comportava como um movimento-morcego- ideologicamente, mas no círculo mais restrito todos defendiam o maoismo, todos eram maoístas.
Aliás o Savimbi, quando era um jovem político foi um pró marxismo-leninismo, mais tarde para ludibriar os ocidentais se "assumiu" como um pró democracia, mas a paixão pelo marxismo sempre falou mais alto, o poder absoluto sempre foi o que lhe caracterizou e no campo democrático este desejo do mesmo não teria pernas para andar. Então o mesmo se aproximou dos ocidentais para que com a ajuda dos mesmos pudesse ascender ao poder, para depois estando já no poder instituir o maoismo... mas o mesmo se tinha esquecido da eficiência e da eficácia daqueles que lhe davam apoio...
O Raúl Danda no discurso que proferiu em Menongue disse: "só o MPLA e a UNITA têm capacidades de governar Angola". Neste discurso além de reduzir outros partidos políticos na oposição de partidecos, de insignificantes... acabou por fazer uma campanha a favor do MPLA, talvez a intenção não era de o mesmo fazer a campanha, mas acabou por fazê-la. Pois além de reduzir outros partidos políticos de insignificantes... ao afirmar, que "só o MPLA e a UNITA têm capacidades de governar Angola", em princípio ele tem conhecimento que um destes partidos políticos em que ele se refere, é o partido político que sustenta o governo. E quando o mesmo diz que este partido político é capaz de governar, sabendo que este partido político já tem sustentado o governo. Ele diz claramente que este partido político está capacitado em continuar a formar o governo. E o pronunciamento do mesmo é uma campanha que ele faz a favor do partido político que sustenta o governo. Bem, ele foi justo ao afirmar que o MPLA ainda continua a ter capacidades em continuar a governar a Angola, pois essa é uma pura verdade.
Enfim essa visão de grandiosidade que a UNITA tem procurado passar ao povo cria um entrave para uma frente comum na oposição, pois mesmo com os apelos de alguns segmentos da nossa sociedade, em a oposição fazer uma frente única, dificilmente irá se materializar, pois a UNITA se assume como a mais capaz, a mais coesa... mas os últimos resultados que tem obtido, e a renúncia de quadros dos pesos pesados da própria UNITA. Desmentem tudo que a UNITA tenta passar a impressão... Um pouco de humildade faria melhor a UNITA! Pois essa visão de grandiosidade da UNITA é um entrave que o mesmo cria para não haver uma frente única na oposição. E uns dizem, então se sois tão grandiosos como dizeis que sois, então cada um caminhara pelos seus próprios pés... e vós como sois grandiosos, então provem essa vossa grandiosidade.... Quem fica mal nesta toda história, quem perde votos nesta historia toda é a UNITA. Pois a própria UNITA faz uma campanha a favor do MPLA, mas depois da goleada, se nega a reconhecer os resultados e levanta a bandeira da fraude...
Sem comentários:
Enviar um comentário