sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

“Luto decretado pelo edil de Quelimane é ilegal”-alerta a SP


Depois do anúncio do luto municipal de três dias decretado pelo Presidente da autarquia de Quelimane, Manuel de Araújo, o que consequentemente adiou ou anulou o Carnaval que iria ter inicio já esta sexta-feira(17), as reações já começaram.
A Secretária Permanente do governo da Zambézia, Elisa Somane, disse que o este luto municipal que o edil de Quelimane decretou é ilegal, visto que não é da competência da edilidade decretar luto. Falando em entrevista a Rádio Moçambique, Somane explicou que é da inteira competência do Conselho de Ministro decretar luto, dai que, segundo a SP, não encontra argumento legal nos dispositivos existentes para enquadrar esta ação da edilidade.
Num outro desenvolvimento, a fonte sublinhou que esta ação também viola os protocolos do estado moçambicano, e, só o edil Manuel de Araújo saberá dizer em que brecha legal encontrou a “formula” para decretar luto numa autarquia. Questionada se o governo teria recebido algum oficio comunicado este acto, Elisa Somane disse que não, tendo sublinhado que ouviu através da Comunicação Social local sobre este assunto.
Recorde-se que o Conselho Municipal de Quelimane na pessoa do respectivo presidente veio ao público decretar luto de três dias, na sequência do naufrágio e consequente morte de pessoas na ponte sobre o rio Chipaca ocorrido no último sábado em Quelimane, onde até ao momento, continuam desaparecidas mais de 13 pessoas e como impacto imediato, o Carnaval foi adiado para Agosto, trazendo assim consigo outras reações que poderá ver aqui no www.diariodazambezia.com
Foto: Gito Vaz(arquivo)
Posted by on Fevereiro 16, 2017. Filed under Destaques, Quelimane. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response or trackback to this entry

One Response to “Luto decretado pelo edil de Quelimane é ilegal”-alerta a SP

Alberto Francisco Ajonda
Essa secretaria provincial é humana mesmo? Se uma das sua familia estivess nesse acidente, será que nao estaria a favor deste luto municipal? É feio oque ela quer. Até hoje nem esse tal conselho de ministros ainda nao se juntou para falerem disso. Ora. Classifiquemos as noticias quanto ao interesse/importancia. Quem sentem nao é que vive em Maputo. Mas sim a quem vive no local da ocorrencia…

1 comentário:

Anónimo disse...

Está correto cancelar actividades desportivas e de recriação que envolvem muita gente em momentos de tristeza. Luto não é feriado, e também não é tolerância de ponto,não impede a realização de actividades do estado,apenas procura ponderar actividades recreativas que não se compadecem com as circunstancias de dor em que se vive temporariamente, por outro lado, Carnaval não é uma festa nacional. Foi uma festa da Igreja católica, devido a excessos a Igreja Católica a abandonou, vem dos tempos das civilizações Judaicas.O facto de ter ocorrido acidente que vitimou mais de 13 pessoas devia ser do interesse não só do Município, mas também do próprio Governo Provincial.Nalgumas vezes acidentes resultam do mau desempenho dos governantes.Por isso é dever do governo reflectir quando ocorre acidente de grande envergadura como este.No comentário da Senhora Secretária permanente da Zambézia não relacionou a declaração de luto com o naufrágio, apenas disse que a declaração de luto atropelou níveis de competências. Será que a Senhora secretária não sobe da ocorrência do naufragio por ter acontecido na área Municipal?