sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Cavaco Silva diz que livro é “prestação de contas” apoiada em “factos rigorosos”


16/2/2017, 20:29666
18


Cavaco Silva apresentou esta quinta-feira o seu livro numa sala superlotada do CCB, em Lisboa. Uma obra que o ex-Presidente disse ser uma "prestação de contas" e um encontro com os "factos rigorosos".
Partilhe







HUGO AMARAL/OBSERVADOR
13 fotos

Autor
Miguel Santos
Miguel_SantosC
Email

Mais sobre
ANÍBAL CAVACO SILVA
POLÍTICA
PAÍS


“Este livro trata-se de uma prestação de contas e não de um ajuste de contas. Este livro não é escrito contra ninguém.” As palavras de Manuel Braga da Cruz, ex-reitor da Universidade Católica e o responsável pela apresentação do livro de Cavaco Silva, resumiam bem o impacto que a primeira leitura da obra causou: Quinta-feira e outros dias está recheado de revelações e considerações pouco simpáticas para José Sócrates, um homem que Cavaco Silva começou a ver com crescente desconfiança, à medida que o eixo Belém-São Bento se ia deteriorando. É a inédita narração do ex-Presidente da República sobre os encontros com José Sócrates e o relato de como uma relação que começou com promessas de “cooperação silenciosa” terminou com acusações de “falta de lealdade institucional”. A primeira vez que Cavaco Silva conta a sua “narrativa”. Uma versão da história que deixa José Sócrates muito mal na fotografia.

E se era o ex-Presidente da República quem apresentava o livro, era o nome de José Sócrates que estava na cabeça da maioria das presentes que encheram a sala Almada Negreiros, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. “O professor não vai precisar que ninguém lhe compre exemplares”, comentava discretamente um dos convidados. Por muito que Manuel Braga da Cruz o negasse, este parecia ser o momento de ajuste de contas de Cavaco Silva com o passado.

O antigo Chefe de Estado seria institucional, como sempre fez gala de ser, de resto. Sobre José Sócrates, nem uma palavra. Nem era expectável que assim fosse. “Sempre fiz questão de prestar contas dos cargos públicos que exerci. O mesmo acontece agora. Este livro é, em primeiro lugar, uma prestação de contas aos portugueses pela forma como exerci as funções de Presidente da República”, começou por dizer Cavaco Silva.

O ex-Presidente da República repetiria a expressão “prestação de contas” pelo menos mais três vezes. Na plateia, os seus colaboradores mais fiéis, de Leonor Beleza a João de Deus Pinheiro, passando por Couto dos Santos ou Teresa Patrício Gouveia, assim como vários membros da sua Casa Civil, ouviram-no dizer com clareza: “Sem esta prestação de contas ficava incompleto o conhecimento de um tempo bastante complexo da vida nacional”.

O tempo complexo a que se referia Cavaco Silva foi o período que antecedeu e acompanhou o escândalo das alegadas escutas em Belém, no verão de 2009, a crise económica e financeira, o chumbo do PEC IV, a queda de José Sócrates e o pedido de resgate.

O Presidente da República, que chegou ao cargo com a aura de economista — e “não-político”, como sempre fez questão de se definir –, foi o mesmo que acompanhou a partir de Belém o caminho para o abismo que o país foi percorrendo. Acusado pelos opositores de nada ter feito para evitar o regaste, de ter sido conivente com a política do Governo socialista, Cavaco Silva aproveitou para fazer a sua defesa no livro que agora publica. Na apresentação da obra, ensaiou o mesmo, repetindo que os encontros semanais com José Sócrates eram a “via mais eficaz que um Presidente da República dispõe para influenciar o processo político de decisão”. Lido nas entrelinhas: Cavaco Silva assegura que não podia fazer mais.

Antes da intervenção do ex-Presidente da República, já Braga da Cruz tinha sugerido o mesmo, de forma mais clara. Cavaco Silva, defendeu o ex-reitor, “moveu-se sempre pela defesa do superior interesse nacional”. “Alertou, avisou, aconselhou. Nem sempre as suas advertências foram ouvidas, nem os seus conselhos foram ouvidos. Não conseguiu inverter a orientação do Governo“, afirmou.

Este, por isso, é o momento de repor a verdade. A verdade de Cavaco Silva, pelo menos. “O livro pretende informar os portugueses da forma como desenvolvi uma interação com o Governo. Para que os portugueses possam fazer o seu juízo esclarecido e informado. Toda a prestação de contas não pode deixar de se apoiar em factos rigorosos“, lembrou o antigo Presidente da República. À saída, e confrontado pelos jornalistas sobre se as revelações que fez no livro não eram um ajuste de contas com José Sócrates, o antigo Chefe de Estado escusou-se a fazer a comentários. “Não acrescento nada ao que está no livro, que é de um grande rigor factual”. Nem mais uma palavra.

Na plateia estavam também o antigo Presidente da República Ramalho Eanes e a mulher, além de Pedro Passos Coelho, Assunção Cristas, Maria Luís Albuquerque, António Pires de Lima e Marques Guedes (ver fotogaleria). O volume apresentado esta quinta-feira trata sobretudo do período em que Cavaco Silva coabitou com José Sócrates. Resta saber que revelações vai trazer a segunda metade da obra sobre o início e o fim do Governo de Pedro Passos Coelho.

Cavaco Silva despediu-se dos convidados, agradecendo a “dádiva” que a vida lhe deu por ter ocupado o cargo de Presidente da República. Agradeceu à “equipa de excelentes colaboradores” que o acompanhou e, em particular, ao seu Chefe da Casa Civil, José Manuel Nunes Liberato. E deixando também uma palavra aos portugueses: “O povo português deu-me a possibilidade de representar e defender Portugal como Presidente da República. Não esqueço esse apoio que repetidamente me foi dado pelo povo português”, sublinhou.

Mas o agradecimento especial seria para a mulher, Maria Cavaco Silva, a assistir a tudo a partir da primeira fila. “Sem ela não teria tido a carreira profissional e política que tive. Sem ela este livro não tinha existido“. E despediu-se: “Considero-me um homem de sorte. Um homem de muita sorte. A todos muito obrigado, a todos um abraço amigo”. Terminou como começou: aplaudido de pé. Foi o suspiro do cavaquismo no CCB.

PARTILHE


COMENTE
18Comente e partilhe as suas ideias

SUGIRA
Proponha uma correção, sugira uma pista: msantos@observador.pt

VEJA AGORA

UMA CAUSA UM MINUTO
Uma causa, um minuto: Loja Sol Misericórdia


O Observador dá-lhe a conhecer várias instituições que fazem trabalho social junto das comunidades. Esta semana apresentamos a Loja Sol Misericórdia em Lisboa e como pode ajudar.

RECOMENDAMOSANÍBAL CAVACO SILVA
Foi mau, mas sem Cavaco Silva teria sido pior
Rui Ramos
17/2/2017, 4:50382
71


O livro de Cavaco Silva mostra como no tempo de Sócrates o presidente ainda foi, dentro do país, o maior contrapeso do governo. Sem Cavaco Silva, teria sido pior. PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Primeiras memórias presidenciais de Cavaco Silva
Manuel Braga da Cruz
16/2/2017, 19:15200
33


A influência sobre o Primeiro-Ministro, longe dos holofotes da comunicação social, não fazendo oposição, antes ajudando o governo, em cooperação institucional, é demonstrada ao longo destas páginas.ANÍBAL CAVACO SILVA

102


A monotonia de Cavaco foi uma virtude, pois trouxe previsibilidade institucional. Marcelo quis fazer diferente. Sim, é popular. Mas tudo na sua Presidência é menos transparente, previsível e imparcial


Comentários×
Cavaco Silva diz que livro é “prestação de contas” apoiada em “factos rigorosos”
Comente e partilhe as suas ideias...
Todos18

Jéssica Inês

45 m
Olha ele, o Presidente menos popular desde 1974!

Penso que as ações do banco ou a sua dita "reforma" não chega para as despesas, parece que quer fazer alguns trocos com o seu livro!! Agora quer pedir desculpa pelas asneiras que fez ao longo dos anos! Mas pronto, como diz o povo "mais vale tarde que nunca".
1Responder
Mariana Barbosa

4 h
Cavaco Silva foi um primeiro-ministro e um presidente da República que nunca se deu bem com o marketing político e é por isso que é também o mais incompreendido, neste país, onde "ser" é pior do que "parecer".

0Responder
Marco magalhaesMariana Barbosa

3 h
No BPN foi bem compreendido!
1Responder
joao silva

13 h
E tambem la vem a parte da sua vida em que ele quis pertencer á PIDE??? Ou isso não faz parte das memorias?
1Responder
Maria Narciso

15 h
Faltou escrever

- Sobre o BPN e o que pensou antes da queda - Da necessidade de Nacionalizar para conter o risco sistémico

- Sobre o BES - Quando incentivou os Portugueses a confiarem,enquanto Banco sólido meses antes dele desabar

- Sobre o Pavilhão Atlântico - E o que pensou do financiamento do BES para a Compra deste o qual foi Vendido a preço de Saldo

Sobre o que pensou - Da Proibição da acumulação de Salários com Pensões na Função Pública em Janeiro de 2011


... Ler mais
0Responder
Jose Antonio SoaresMaria Narciso

14 h
Sobre essas coisas tens que perguntar ao amado lider Socrates...ele saberá responder....
2Responder
AJ ZM

16 h
O BPN foi aquele banco que pagava juros relativamente mais altos, nos depósitos a prazo, comparativamente ás outras instituições bancárias.

Este BPN foi intervencionado pelo governo da altura, porque razão?

Cavaco Silva tinha investido neste BPN e não podia ficar a perder.

Penso que os Portugueses se lembram quando este sujeito que tinha rendimento mensal na ordem dos 10.000 euros e que dizia, que provavelmente esse rendimento não lhe daria para as despesas, quando a maioria dos Portugueses passava por imensas dificuldades, porque nos encontrávamos em plena crise.

Como presidente foi péssimo e como primeiro ministro foi horrível.

Como é possível as pessoas não se lembrarem da fraude que este sujeito foi na vida política de Portugal.






1Responder
AJ ZM

16 h
O senhor perfeccionista nunca explicou aos Portugueses como é que comprou acções do BPN a 1 euro, a alguém que as tinha adquirido a 2 euros, tudo isto num curto espaço de tempo e também num curto espaço de tempo este personagem Cavaco Silva vendeu essas mesmas acções a 2 euros, com esta operação arrecadou muitos milhares de euros.
2Responder
I AmAJ ZM

16 h
Conversa da xaxa... vai estudar, Relvas!

1Responder
AJ ZMI Am

15 h
Cego não é o que não vê, mas aquele que não quer ver.

Experimenta actualizar-te e depois verás que encanhas-te no tempo e procura já agora ser honesto no comentário.
2Responder
Jose Antonio SoaresAJ ZM

14 h
Exactamente... por isso nao enxergas o mal que este governo esta a fazer ao país...
0Responder
joao silvaJose Antonio Soares

13 h
E porque não explica qual é esse mal? Os portugueses gostavam de ler uma opinião objectiva e avalizada!Os SMS do Centeno não contam!
0Responder
Jéssica InêsJose Antonio Soares

41 m
Fazer mal? Como é que está a fazer mal? Então não está tudo a correr bem? :) Até a EU elogiou o António Costa, não me recordo do Passos ser elogiado pelo mesmo. Mas claro, para os da Direita, é tudo mentira! Está tudo mal! Nada funciona! VERGONHA EM VOCÊS!!!!! E já agora senhor Soares, acho que Passos Coelho e a Maria Luís Albuquerque deveriam ser chamados à comissão de inquérito responder o que raio andaram a fazer durante 4 anos no Governo sem resolverem alguma coisa, mas claro, a Direita não quer!!!! :).

O lema do PSD deve ser este: "É muito feio quando é os outros a fazer, mas quando somos nós, é muito bonito."

0Responder
I Am

17 h
Cavaco Silva é um economista. Pode talvez até ser um mau economista, mas é um economista. E como economista que é, é sob esta ciência que desenvolveu seu ministério. E são os conhecimentos desta ciência que hoje fazem enorme falta tanto na presidência quanto no conselho de ministros: a política é como a magia, pode-se tirar coelhos da cartola, mas há um limite para os coelhos na cartola, é preciso pensar em criá-los.

1Responder
victor guerraI Am

17 h
Tirou-nos o melhor coelho da coutada portuguesa.Ao qual vamos recorrer ,quando a actual palhaçada se esgotar

0Responder
I Amvictor guerra

16 h
Todos os políticos conduzem sua ação considerando os seus interesses, o que é perfeitamente legítimo, com os demais interesses da população. Se a população, ao eleger estes políticos, não toma isto em consideração, não pode depois querer se excluir das consequências. O ideal será eleger um político cujos interesses estejam o mais próximo possível dos interesses da coletividade. Acho eu.Considerando que num bordel não há virgens, cada um tem de saber o que leva para casa. O povo português não tem sido feliz nesta escolha: não se pode votar para ser rico, é preciso produzir para isto. De qualquer forma, mesmo com o que acabou por calhar, há condições, não vale a pena querer ser perfeccionista. Contanto que não ilegalizem a ida ao bordel...

0Responder
Alberto Pereira

17 h
O que o sr. Anibal Cavaco Silva, tem estado ausente.MILAGRE agora aparece a seguir ao livro,julgo que está a pedir perdão aos portugueses pelos pecados que cometeu durante o governo de Passos Coelho.Pela minha parte está absolvido. ALBERTO PEREIRA

0Responder
chegaparali chegaparali

18 h
Os factos dele. Que podem ser rigorosamente questionáveis. Logo ele, como muito bem provou à saciedade, pouco claro e muito dúbio.

0Responder

A primeira vez que Cavaco Silva conta a sua “narrativa”. Uma versão da história que deixa José Sócrates muito mal na fotografia.
Cavaco Silva apresentou esta quinta-feira o seu livro numa sala superlotada do CCB, em Lisboa.
OBSERVADOR.PT|DE MIGUEL SANTOS
Comentários
Mário Miranda
Mário Miranda Só ronca agora no livro e não roncou quando era p.r o ditado é antigo só fala quem tem que se lhe diga, também podia falar no rascunho nos capangas dele e são muitos gatunos.
Gosto · Responder · 5 · 16 h
Viriato Lima
Viriato Lima Tas a falar da Fundação ou q
Gosto · Responder · 3 · 15 h
Sergio Costa
Sergio Costa Ò Miranda, no exercício de mandatos estatais de relevância manda o bom senso que as duas partes(ou pelo menos uma) tenham sensatez e compromisso no exercício de funções ou você pensa que cargos de estado é para se brincar ao cão e ao gato??!! O mínimo indicio de instabilidade politica e os mercados e agencias inflacionam logo os juros da dívida e depois quem incha?! Os mesmos do costume, o Zé e a Maria. Você gosta de inchar para o fisco mais e mais??! Estou admirado consigo, com a sua idade deveria saber que esses cargos supostamente não devia ser para joguinhos de caprichos e amuos.
Gosto · Responder · 4 · 2 h · Editado
Joana Carvalho
Joana Carvalho E o BPN ele não escreve no seu livro que foram os seus amiguinhos que nos roubaram é que ele e a filhota venderam acções com um alto lucro, pois é botar abaixo e colocar na lama os outros é muito simples, mas todos os portugueses sabem o quanto da lama deste país está presa nas suas calças, casaco e camisa............
O povo não é burro.........
Gosto · Responder · 9 · 17 h
Miguel Vassalo
Miguel Vassalo Se disparate fosse dinheiro, você estava milionária!
Gosto · Responder · 1 · 16 h
Fernando Branco
Fernando Branco Para quem se identifica com uma impressão digital não será de esperar grandes dissertações. :)
Gosto · Responder · 1 · 15 h
Maria Nunes
Maria Nunes Só tem razão numa coisa! "O povo não é burro"e"atrás de mim virá,quem bom de mim fará "Caso não saiba:foi o único PM com duas maiorias absolutas,mais dois mandatos (eleito à primeira volta)Realmente "alguns"são burros!!! Não é ?!
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Rui Ferreira Lima
Rui Ferreira Lima O que a senhora aqui diz não é só disparate, é alarvidade saloia. Falem do que sabem, não queiram enfabular temas que não conhecem e não dominam. Só umas perguntinhas para ajudar a pensar: de quem foi a ordem para nacionalizar o BPN?! Porque intervieram num banco sem grande risco sistémico?! Porque não seguiram o método aplicado ao BPP?! Quais os gestores da Caixa envolvidos na pós-gestão do BPN?! Porque não aplicaram o fundo de resolução e garantia de contas?! Quanto ao tema da "filhota", já ouviu falar em gestores de conta e como agem no serviço a clientes VIP - note que qualquer PR é sempre um cliente VIP para um banco?! Falem do que sabem, não digam disparates boçais...
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Maria Nunes
Maria Nunes R/mais dois mandatos,como PR (eleito à primeira volta)
Gosto · Responder · 13 h
Betty Filipe
Betty Filipe Ler o livro e depois opinar ...ninguém gosta de ser manipulado ...tirar frases e julgar como faz a comunicação social , não me parece certo ...fazer uma opinião publica sem o livro estar nas bancas ...não me perece certo ... Que foi um político que teve diversas maiorias foi ...deve ter muitas pessoas que tb o têm por boa pessoa ...tal como Mário Soares tem ...trinta anos não são trinta dias ....há quem só o nome lhe dê voltas à barriga , há sempre gente que ama e odeia ...que é um homem que sempre escreveu depois de cada mandato tb é verdade ...
Gosto · Responder · 2 · 32 min · Editado
Guida Maria Cipriano
Guida Maria Cipriano Bem pensado!
Gosto · Responder · 8 h
Lucia Pedrinho
Lucia Pedrinho Deves ter memotia de galinha pois ele e a criatura mais desprezivel
Betty Filipe
Betty Filipe Deve ser ...quem é o politico que adoras ? Criatura mais desprezível , deves ser juíza, estás a julgar os casos de corrupção , hem ?
Altino Parente
Altino Parente Também criticou no livro ' o homem dos afetos ' ! ! ! Por dar afetos a mais. Inveja ?! Podia evitar. Fica-lhe mal e nem vem a propósito.
Gosto · Responder · 3 · 16 h
João Silva
João Silva Nesta Sua Narrativa será que fala no BPN e nos seus amigos será que Fala no que disse ao povo sobre o BES quando sabia que já estava falido ,pois é o Sócrates é Corrupto todos já vimos isso mas este também tem um passado bem igual.
Gosto · Responder · 2 · 6 h
António Sampaio
António Sampaio "Cave Cane" (cuidado com o cão) era a expressão latina que na Roma Antiga estava à entrada das casas quando o cão era perigoso. Foram publicadas as "Memórias de um Cão Raivoso". Por isso, "CAVE CANE".
Gosto · Responder · 2 · 15 h · Editado
Maria Viegas
Maria Viegas Que falta d educação, de classe...!
Gosto · Responder · 17 h
Marla Andrade
Marla Andrade Realmente é uma falta de classe vir acusar os outros numa publicação quando em funções foi péssimo. E sabendo que ele tinha e tem um bando de amigos que saqueou Portugal, é muita falta de vergonha. Como se costuma dizer: quem se olha ao espelho, não aponta defeitos aos outros.
Gosto · Responder · 2 · 14 h
Rui Ferreira Lima
Rui Ferreira Lima Esse bando de amigos costumava visitar a cela 44 de Évora?!
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Maria Nunes
Maria Nunes "Bando de amigos...!!" Compreendo confundiu os personagens das"novelas"que estão a dar em directo todos os dias!!
Gosto · Responder · 13 h
Maria Nunes
Maria Nunes MV,não percebi..!!
Gosto · Responder · 13 h
Machado Capela
Machado Capela Rui Ferreira Lima se calhar iam todos para a vivenda de férias no Resort BPN
Gosto · Responder · 9 h
Marla Andrade
Marla Andrade Maria Nunes não confundi, não? Bem sei que ladrões há em todos os quadrantes! Eu não tenho vendas como os cavalos. Mas a senhora já ouviu falar de Dias Loureiro, José Oliveira e Costa, Duarte Lima e Miguel Cadilhe e tantos outros que criaram fortunas graças ao amigo deles que foi PM e depois presidente do país?? INFORME-SE!
Gosto · Responder · 7 h · Editado
António Sampaio
António Sampaio É verdade, que falta de classe, escrever um livro, em vez de referir o que foi atuação de um presidente da República,lança invectivas, se calhar mentiras(não há resposta), sobre os interlocutores das "Quintas-Feira" .
Gosto · Responder · 1 h
Maria Conceição
Maria Conceição Alguém me diz se o “Mau, velhaco, maquiavélico,falso, mesquinho, manhoso, diabólico, venenoso, execrável, ignóbil, prepotente, intolerante, ingrato, javardoso, desprezível, miserável, rancoroso, invejoso, prejudicador, preconceituoso, vaidoso, arrogante, prenho de raiva, e complexo de inferioridade, no esterco que acaba de defecar” fala nas conversas privadas que teve com os ex-membros do núcleo duro do seu X Governo Constitucional de Portugal como Dias Loureiro, José Oliveira e Costa, Duarte Lima e Miguel Cadilhe ?.E também as reuniões que teve com organizações BPN, a Sociedade Lusa de Negócios e o Banco Insular? 
É que se sim, compro o livro!
Gosto · Responder · 3 · 15 h
Elisabete Nobre
Elisabete Nobre Excelente!!!
Gosto · Responder · 14 h
Elisabete Nobre
Elisabete Nobre Excelente!!!
Gosto · Responder · 14 h
Maria Nunes
Maria Nunes MC ,o seu ódio tem a mesma dimensão da sua falta de educação (provavelmente sem conhecer nenhuma das pessoas). Lamentável ...!!
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Sergio Costa
Sergio Costa E pá... Só fel e frustação lol
Gosto · Responder · 1 · 12 h
João Silva
João Silva Excelente!!!
Gosto · Responder · 6 h
Maria Conceição
Maria Conceição Sergio Costa frustração deve ser a sua ... os pafistas aziados são muito cómicos
Gosto · Responder · 5 h
Sergio Costa
Sergio Costa Maria Conceição deixe-me adivinhar... É funcionária publica! Tudo explicado
Gosto · Responder · 5 h
Maria Conceição
Maria Conceição Sergio Costa Não, mas não vivo à custa de ninguém...
Gosto · Responder · 5 h · Editado
Maria Conceição
Maria Conceição Maria Nunes ahahah o que aí está, está entre aspas, sabe o que isso é??? mas está muito BOM e verdadeiro...ele é público, só os pafistas não o vêm
Gosto · Responder · 5 h · Editado
Elvira Silva
Elvira Silva Cavaco não fica melhor. Tão esperto q ele era, via tanta coisa e não disse nem fez nada?!!! Só teve capacidade para a história mal contada da invenção das escutas?!!! Dispensamos.
Gosto · Responder · 1 · 7 h
Rui Miguel Santos
Rui Miguel Santos É preferial doar o dinheiro a sequer pensar em comprar o livro desta coisa execrável.... 
Pode ser que as cópias se juntem na lixeira junto às do #44...
Gosto · Responder · 8 min
Rui Ferreira Lima
Rui Ferreira Lima Estranho virem vilipendiar este quando o pior está no 44... Porque ninguém se ofende aqui com o que agora se confirma de Sócrates?! É a pós-verdade, não é?
Gosto · Responder · 13 h
Milu Ponte
Milu Ponte O povo português é muito ingrato para com os seus PR. 
O Dr.Cavaco Silva esteve dez anos como PR porque o povo assim quis. Foi eleito democraticamente. Há que respeitar a vontade do povo. 
Primeiro leiam o livro e depois pronunciem - se. VIVA A DEMOCRACIA - ABAIXO A DEMAGOGIA.
Gosto · Responder · 12 · 18 h
Sónia Campos Bettencourt
Sónia Campos Bettencourt Quando ele a respeitar. Mas como nunca a respeitou!!!!
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Milu Ponte
Milu Ponte Nós "povo" é que temos que respeitar a vontade de cada um. A isto eu chamo Democracia. 
Também respeito o seu comentário.
Gosto · Responder · 2 · 17 h
António Fernando Luciano
António Fernando Luciano Conheço Presidentes que sendo eleitos democraticamente não deixam de ser ditadores.
Gosto · Responder · 1 · 17 h
Maria Nunes
Maria Nunes Dr Cavaco Silva,teve duas maiorias absolutas como PM,e eleito mais duas vezes para a PR à primeira volta!"e quem votou foi o povo!!
Gosto · Responder · 13 h
Maria Nunes
Maria Nunes Então o povo não sabe de nada(e repete a dose quatro vezes)"compreendo não se está a referir a CS!!
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Mafalda Carvalho
Mafalda Carvalho Uiiii... continua raivoso! O Sócrates ficou mal na fotografia mas o Senhor do Poço de Boliqueime não ficou melhor!
Gosto · Responder · 2 · 16 h
Maria Nunes
Maria Nunes O Sócrates não ficou mal na fotografia(está )e o Sr a que se refere(foi primeiro Ministro com duas maiorias absolutas, e foi PR, eleito das duas vezes,sempre à primeira volta)e chama-se Prof Dr Aníbal Cavaco Silva ! "O povo votou".
Gosto · Responder · 12 h
Josefina Mateus
Josefina Mateus Falam mas foi o presidente com mais postura que por lá pasau além do Ramalho ienes e educação mas quando se aponta o dedo nem que se ivente o Mário Soares i o Sócrates por mim nunca la tinhao entredo
Gosto · Responder · 8 h
Maribel Meneses
Maribel Meneses Tenho saudades de pessoas sérias na política como Cavaco Silva, e não me importa se é uma pessoa simpática ou não...
Sidónio Nobre
Sidónio Nobre Gosto tanto do Cavaco como do Sócrates ...mas isto de pôr em livro conversas privadas...não (ou só) lembraria a um PIDE.
Gosto · Responder · 2 · 17 h
Jose Viana
Jose Viana Não conta como ele permitiu que fossem enterrados tantos milhões, aquando da construção do CCB, com as derrapagens orçamentais...
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Sergio Costa
Sergio Costa Não convém lol
Gosto · Responder · 12 h
Maria Nunes
Maria Nunes Pelo menos com ou sem derrapagens,tem a sua utilidade pública sempre preenchida(ao contrário da vergonha que foi a Parque-escolar,que ninguém foi responsabilizado por tamanha despesa ,sendo que a maior parte não é utilizado pelos altos custos que comporta ,mantê-los !"foi uma FESTA,gastar à fartazana".
Gosto · Responder · 1 · 12 h
Antonio Martins
Antonio Martins Porque não tiveste a coragem de o demitir? Agora é tarde! Um resgate, sacrifícios para os Portugueses, os contribuintes não te agradecem pela cobardia!
Gosto · Responder · 3 · 17 h
Sergio Costa
Sergio Costa É essa a minha eterna pergunta. Como perante tanto erro, tanto indício, tanto desleixo do Pinóquio o Cavaco não convocou novas eleições!!! Mesmo que o pinoquio fosse reeleito e ele perdesse as presidenciais ficaria de consciência tranquila por ter feito tudo que devia.
Gosto · Responder · 12 h · Editado
Maria Nunes
Maria Nunes Covardia é:mentir e não ter a decência e o respeito pelos outros de assumir(omitir factos,e decretar leis,sobre um assunto que nos diz respeito ,como contribuintes !! )
Gosto · Responder · 12 h
Elvira Silva
Elvira Silva Podia ter feito muita coisa. Era tão perspicaz, tão esperto, viu e percebeu tanta coisa, tantos erros e defeitos nos outros e não disse nem fez nada a tempo. 
De q nos adiantou q tenha desconfiado se deixou tudo acontecer? 
Vem agora denunciar todos, incluindo mortos? Revela o seu caracter, é apenas um denunciante. É a sua imagem de marca.

E diz q o livro é um agradecimento à vida. Não sei quem será mais fingido.
Gosto · Responder · 1 · 7 h
Sergio Costa
Sergio Costa O Zé???!!! Naaah... O Zé nunca seria capaz de tais coisas. 😂😂😂 viva as fotocópias!!! Ahahahah
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Roberto Y. Carreiro
Roberto Y. Carreiro Critica um ex-Pm mas nao critica a mafia cavaquista que abotou-se.
Uma personagem que mete vómitos!
Gosto · Responder · 2 · 18 h
Viriato Lima
Viriato Lima O Cavaco nunca esperou que a esquerdalha fizesse elogio ao seu livro de memórias...esperavam que escrevesse mentiras!
Gosto · Responder · 1 · 15 h
Anibal Freire
Anibal Freire É verdade...mas a imagem de Cavaco (embora por outras razões), não fica melhor
Gosto · Responder · 9 h
Frederico Teixeira
Frederico Teixeira Graças a Deus que não estas em Belém. Tu é o Sócrates era cabeça fora
Gosto · Responder · 16 h
Julio Neves
Julio Neves Fala sobre as ações do BES BPN atlântico que vendeu ao genro negócios com Duarte lima e outros querem é milhões
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Augusta Alves
Augusta Alves E não fica por aqui...faz ele bem já que foi o presidente mais enxovalhado. ..
Gosto · Responder · 6 h
Jose Monteiro Silva
Jose Monteiro Silva Esta ba hora de alguem tb escrever sobre a governacao desastrosa deste senhor!!
Gosto · Responder · 5 h
Leonor Barrinha
Leonor Barrinha Desejo-lhe a si e à sua família tudo de bom. Felicidades.
Gosto · Responder · 6 h
Altino Parente
Altino Parente A D. Maria da Conceição aplicou tantos Adjetivos! Isso é tudo o que sente ?! Cuidado com o seu Coraçào
Gosto · Responder · 3 h
Joaquim Pinto Basto
Joaquim Pinto Basto Este Senhor que foi quem deu o tiro de partida para se gastar á Grande e á Francesa, desgovernando este pobre País, com os mihões de contos e euros, com obras megalómanas CCB -Expo/98, edifício da CGD euro/2004 etc etc e6tc etc e os desvios por parte de muita gente que só agora é que se vai descobrindo muita coisa, TENTAR LIMPAR A SUA IMAGEM, armando-se em muito eficiente e VÍTIMA. Coitadinho que foi um incompreendido...
Gosto · Responder · 5 h
Josefina Mateus
Josefina Mateus Não sou funcionaria publicada nem nunca foi tenho setenta anos e trezentos euros de reforma mas sei ver oque está bem e o que está mal
Gosto · Responder · 4 h
Joaquim Costa
Joaquim Costa Se tivesse vergonha, tinha feito o que devia na altura certa. Agora, só prova que é um homem cheio de rancor.
Gosto · Responder · 1 · 17 h
Manuel Duarte Gomes
Manuel Duarte Gomes Este fulano apareceu agora com um livro, para ganhar uns cobres, que a reforma não lhe chega. Está armado em santinho.
Gosto · Responder · 1 · 7 h
Dionísio Ferreira
Dionísio Ferreira Antes de qualquer comentário, necessitaria de saber qual é a definição, para o autor, de "factos rigorosos".
Gosto · Responder · 3 h
Jose Barbosa Silva
Jose Barbosa Silva Palhaçada da direita, o dinheiro que recebe não lhe chega para as despesas coitadinho
Gosto · Responder · 1 min
António Joaquim Aragão Aires
António Joaquim Aragão Aires Esquece que é a visão dele, os factos dele. Que podem ser rigorosamente questionáveis.
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Fernando António Bras Cavaleiro
Fernando António Bras Cavaleiro Tb devia escrever outro livro com a sua biografia mas com transparência sem esconder nadica de nada.
Gosto · Responder · 5 h · Editado
Luisa A. Portela
Luisa A. Portela É tudo a mesma escória...
Gosto · Responder · 3 · 6 h
Lucia Pedrinho
Lucia Pedrinho O que e que.este gaga escreveu devia escrever sobre o partido dele que afundou os bancos e domo n a pagar esta criatura mete nojo
Júlio Cesar R. Monteiro
Júlio Cesar R. Monteiro Talvez venda o livro para cada um dos deputados da direita daqueles envolvidos na CPI da CGD.
Ou então terá que pagar a tipografia por ele...
Gosto · Responder · 15 h
Rui Ferreira Lima
Rui Ferreira Lima Como fez o 44 com o dinheiro dos subornos, certo?!
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Maria Nunes
Maria Nunes Provavelmente está errado(tem muitos que votaram nas quatro maiorias que teve,certamente irão comprar,sem necessidade de recorrer "a expedientes"como "o outro".
Gosto · Responder · 2 · 12 h
Júlio Cesar R. Monteiro
Júlio Cesar R. Monteiro Bom, talvez Cavaco receba em vida a resposta da divulgação sobra as atitudes do ex primeiro ministro. Será que vamos ficar a saber que ele tirava umas "sextazinhas" a quinta-feira enquanto o ex primeiro falava?
Gosto · Responder · 4 h
Maria Nunes
Maria Nunes Vindo de quem vem,merece todo o respeito !duas maiorias absolutas como PM,mais duas vezes PR à primeira volta(eleito pelo povo)competência e credibilidade!!
Gosto · Responder · 12 h
Quim Da Costa
Quim Da Costa Gostava de sabêr se tà là escrito a declaraçao que fez sôbre o BES, PUBLICAMENTE! dizendo que havia tôdo o dinheiro que èra preciso pra pagar aus depositantes!... ou é sô blà blà blà.
Joaquim Cunha
Joaquim Cunha Pois, pois, "A Vaca que Ri"...
Gosto · Responder · 2 · 18 h
Jorge Costa
Jorge Costa Sem novidades em relação ao Pinto Sousa ....já vem tarde.
Gosto · Responder · 2 · 18 h
Maria Nunes
Maria Nunes Sem novidades...porque já sabemos muito mais..!!o tempo voa!
Gosto · Responder · 12 h
Elvira Silva
Elvira Silva Devia e podia ter feito alguma coisa a tempo, já que se acha tão perspicaz e clarividente. Ser Presidente da Republica não é ser meramente um observador, um colecionador de memórias para mais tarde recordar e contar aos netos.
Gosto · Responder · 2 · 7 h
Sergio Rosa
Sergio Rosa E SO AGORA FALA? Pensei que ia fazer o guião para o filme mumia 3
Gosto · Responder · 1 · 18 h
João Lobato Costa
João Lobato Costa Um triste!
Gosto · Responder · 1 · 17 h
Carlos Manuel Martins Polónio
Carlos Manuel Martins Polónio O observador jornal dos direitalhos resabiados
Gosto · Responder · 1 · 17 h
António Fernando Luciano
António Fernando Luciano As narrativas sobre as conversas de Cavaco e o primeiro Ministro de então, mostra-nos a falta de caracter de um presidente que serviu mal o País.
Gosto · Responder · 1 · 17 h
Cristina Vinhais
Cristina Vinhais O Sócrates também foi eleito democraticamente.
Gosto · Responder · 18 h
Sergio Costa
Sergio Costa ...por iletrados financeiros e parasitas do erário público
Gosto · Responder · 1 · 12 h · Editado
Maria Nunes
Maria Nunes CV,e isso tenta justificar o quê???
Gosto · Responder · 12 h
Mafalda Carvalho
Mafalda Carvalho Prefiro folha dupla de marca própria.
Gosto · Responder · 7 h
Jorge A Lopes
Jorge A Lopes Podia JSócrates ficar bem?
Gosto · Responder · 16 h
Cristina Vinhais
Cristina Vinhais Milu Ponte e a sra já leu?
Gosto · Responder · 18 h
João Gonçalves Gonçalves
João Gonçalves Gonçalves E depois corruptos nao, mumia.
Gosto · Responder · 17 h
Miguel Figueira
Miguel Figueira Tanga!!!
Gosto · Responder · 17 h
"O livro não é um ajuste de contas com Sócrates. É, através de exemplos, uma explicação da escolha fundamental de Cavaco Silva. Enquanto presidente, preferiu os “poderes implícitos de influência”, através do contacto regular com o governo, aos “poderes negativos”, como os vetos legislativos ou a dissolução do parlamento."
A crónica de Rui Ramos:
O livro de Cavaco Silva mostra como no tempo de Sócrates o presidente ainda foi, dentro do país, o maior contrapeso do governo.
OBSERVADOR.PT|DE RUI RAMOS
Comentários
Carlos Tavares
Carlos Tavares Felizmente, esses tempos já lá vão. Tempos tristes esses em que o País estava a ser governado por gente tenebrosa, incompetente e sem valores, quer no governo quer na presidência da república. Mas, pelos vistos, ainda há saudosistas!
Gosto · Responder · 11 · 5 h · Editado
Frederico Veloso
Frederico Veloso quem era o numero 2 do governo no tempo do pinoquio
Gosto · Responder · 4 · 4 h
Carlos Tavares
Carlos Tavares Foi o número 1 da Câmara Municipal de Lisboa. Agora pense.
Gosto · Responder · 3 h
Pereiro Maia
Pereiro Maia Do Pin(óquio) Coelho era o Portas Capelo Rego, salvoerro.
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Francisco Nascimento
Francisco Nascimento Pois. Agora é que isto está óptimo. .....
Gosto · Responder · 1 h
Almerinda Dinis
Almerinda Dinis Que fundamentos tinha para dissolver a Assembleia da República ?... (não temos parlamento) e qual o poder do veto....??? Conversa da treta ....
Comentaristas....dizem não importa o que... para induzirem o leitor erro...
Gosto · Responder · 4 · 4 h · Editado
Pedro Tavares
Pedro Tavares Os mesmos do Sampaio quando pos lá o socras: porque pode
Gosto · Responder · 2 · 4 h
Almerinda Dinis
Almerinda Dinis Discordo. Ver C.R.P....
Gosto · Responder · 3 h
Francisco Pina
Francisco Pina Uma coisa é certa: Toda a gente descobriu em Sócrates uma mina de ouro: polítiqueiros, justiceiros, jornaleiros e até os paineleiros das televisões. Essa é que é essa. O Cavaco saiu da presidência há meia dúzia de dias e já escreve lembranças? Estranho... Deve estar a fazer um frete a algo ou alguém. Já fez o frete ao Passos mantendo-o no poder mais tempo que o estritamente necessário tendo em atenção a conjuntura política. Em boa verdade nem devia ter dado posse. Ele deve ter muitas lembranças dos 10 anos de primeiro ministro que foram os anos de maior corrupção em Portugal.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
José Campos de Sousa
José Campos de Sousa Também diziam que sem a Paf seria muito pior, (vinha o diabo!) e com a Geringonça está a ser bem melhor!
Gosto · Responder · 8 · 4 h
Frederico Veloso
Frederico Veloso bem melhor para quem
Gosto · Responder · 3 · 4 h
José Campos de Sousa
José Campos de Sousa Para Portugal.
Gosto · Responder · 4 · 4 h
Frederico Veloso
Frederico Veloso anedotico , por isso e que os juros sobem
Gosto · Responder · 4 h
José Campos de Sousa
José Campos de Sousa Estão descer. Anedótico é não reconhecer o que todas as instituições internacionais reconhecem
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Frederico Veloso
Frederico Veloso nao reconhecem absolutamente nada , mas voce é daqueles que recuperou os rendimentos , a governação esta a ser feita a sua medida
Gosto · Responder · 5 · 4 h
Frederico Veloso
Frederico Veloso funcionario publico bem pago
Gosto · Responder · 4 · 4 h
Fernando Santos
Fernando Santos Sem vontade de lhe responder , apenas um lol e menos Tretas como de costume , claro para si.
Gosto · Responder · 4 h
José Campos de Sousa
José Campos de Sousa Frederico Veloso Ah funcionário público! Os meninos mimados tiram sempre conclusões precipitadas...
Gosto · Responder · 4 h
Vitor Santos
Vitor Santos tem a sertesa que esta melhor so se for para os funcionarios publicos
Gosto · Responder · 4 h
Frederico Veloso
Frederico Veloso Os meninos mimados que andam na luta todos os dias enquanto voce e sus muchachos andam manifs 
Haja pachorra
Gosto · Responder · 4 h
Fábio Queirós
Fábio Queirós Juros a 10 anos acima dos 4% e mais quase 10mil milhões de euros de dívida bruta acrescentada em um ano... se isto é estar melhor...
Gosto · Responder · 2 · 4 h
José Campos de Sousa
José Campos de Sousa Não me lembro de nos termos conhecido...
Gosto · Responder · 4 h
José Campos de Sousa
José Campos de Sousa Lindos! Um verdadeiro casal cinematográfico...:)
Gosto · Responder · 2 h
Paulo Magalhães
Paulo Magalhães "Prestação de contas", "acerto de contas" ou livro de actas de reuniões que em «princípio» deveriam ser secretas ?
Gosto · Responder · 7 · 5 h
Tony Magalhaes
Tony Magalhaes e a sua opiniao,,a minha nao...e vc...nao passa de um lambe botas,,essa mumia ,foi o pior estadista da historia .e do estado novo,,
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Antonio Paulo
Antonio Paulo E com.ele foi pessimo.como.ministro e como presidente...Betão e bolo rei com vacas e cagarros
Gosto · Responder · 2 h
Barreira Filipe
Barreira Filipe Dias Loureiro e Duarte Lima agradecem a eterna amizade ao Dr Cavaco.
Gosto · Responder · 1 h
Mafalda Carvalho
Mafalda Carvalho O raivoso de Boliqueime voltou no seu melhor! 😷
Gosto · Responder · 5 · 5 h
Manuel Araujo
Manuel Araujo Que livro tão desinteressante eu a pensar que o sr Silva ia explicar como limpou o BNP com o gang dele e fiquei a saber o mesmo
Gosto · Responder · 2 · 2 h
José Manuel
José Manuel Sem Cavaco é que tudo estava bem, foi a pior coisa que aconteceu a este nosso Pais
Pereiro Maia
Pereiro Maia Muito pior. Especialmente para o girassol raiano e para o carapau de algibeira.
Gosto · Responder · 2 h
Ana Faria Ferreira
Ana Faria Ferreira teria sido pior, para Cavaco..
Gosto · Responder · 2 · 5 h
Vasco Morgado
Vasco Morgado O Presidente Cavaco Silva foi um grande estadista !
Rui Alves
Rui Alves Gente ingrata prefere bancarroteiros !!!
Gosto · Responder · 4 · 4 h
Rui Filipe
Gosto · Responder · 4 h
Fernando Goncalves
Fernando Goncalves Eu acredito que sem o CS na política Portugal estaría bem melhor.
Gosto · Responder · 3 h
Antonio Mendes Mendes
Antonio Mendes Mendes Pior foi lá ter estado
Gosto · Responder · 2 h
Gaspar Miranda
Gaspar Miranda Larga o vinho.

Sem comentários: