segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

A farsa que alimenta a fome no Brasil

 

CARTA AO LEITOR

A farsa que alimenta a fome no Brasil e a chegada do ChatGPT estão entre os destaques desta edição
ouça este conteúdo
play_circle_outline
  
ok

Em abril de 2014, durante uma entrevista para os autodenominados “blogueiros progressistas”, Lula contou, com desconcertante candura, que, quando estava na oposição, inventava números que pioravam a imagem dos adversários. “Era bonito a gente viajar o mundo e falar que no Brasil tem 30 milhões de crianças de rua, a gente nem sabia”, confessou Lula.

“Não esqueço nunca: estava debatendo eu, o Roberto Marinho e o Jaime Lerner, em Paris”, exemplificou o eterno candidato ao Planalto. “Não sei de que entidade era, mas eu estava dizendo que no Brasil tem 25 milhões de crianças de rua. Quando eu terminei de falar, o Jaime Lerner falou para mim: ‘Oh, Lula, não pode ter 25 milhões de crianças de rua, porque senão a gente não conseguiria andar na rua. É muita gente, Lula’.”

Passados oito anos, Lula reprisou a estratégia: durante a mais recente campanha eleitoral, repetiu em todos os palanques que 30 milhões de brasileiros passam fome. O que parece truque de político não se limita a disputas eleitorais. Nesta Quarta-Feira de Cinzas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vai seguir o exemplo lamentável. O tema bíblico da Campanha da Fraternidade deste ano parece sugerido pelo chefão do PT: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Na reportagem assinada por Joice MaffezzolliOeste tratou de algumas perguntas até agora sem respostas. Alguns exemplos: quais são os dados reais sobre a fome no país? Quem financia pesquisas do gênero? Onde estão, afinal, os 33 milhões de famintos? “Não há dúvida de que existe fome no Brasil”, ressalva Joice. “Mas 33 milhões de famintos equivalem à população do Peru ou da Austrália.” É demais.

 * * * *

O entrevistado desta edição de Oeste é o personagem do momento para os que acompanham os saltos extraordinários ocorridos no mundo moderno: o ChatGPT. Numa reportagem de Dagomir Marquezi, a ferramenta tecnológica responde com palavras próprias perguntas sobre suas origens e possibilidades de uso. Ao longo da conversa, o ChatGPT também produziu uma reportagem jornalística, um roteiro de cinema, um soneto e uma carta, além de oferecer conselhos amorosos. “A passividade do Google é substituída por um diálogo tão real que tendemos a esquecer que não existe uma pessoa teclando para nós”, surpreende-se Dagomir.

Com tantas profissões ameaçadas por esse avanço tecnológico, Dagomir fornece algumas alternativas: “1) mudar de ramo; 2) tentar ser melhor, mais criativo e mais surpreendente que o ChatGPT; 3) trabalhar em parceria com ele (dando o devido crédito ao parceiro, claro)”. Tomara que a terceira opção prevaleça.

 

Boa leitura.

 

Branca Nunes

Diretora de Redação

Capa da Revista Oeste, edição 152 | Foto: Montagem Revista Oeste/Shutterstock
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário:

Diallo Antoine disse...

Peço desculpas a todos, mas tenho que compartilhar isso para ajudar uma ou duas pessoas por aí. O que mais posso dizer sobre ele, hoje sou igualmente muito grato ao Dr. Water, pois finalmente estou curado da doença do HIV que me consumiu por mais de um ano e 6 meses. Depois de procurar por diferentes meios para me curar, mas nada parece funcionar, eis que hoje posso ficar de pé com ousadia e testemunhar ao mundo em geral que, com a ajuda da fitoterapia, me encontrei de volta aos meus pés e saudável novamente em algumas semanas depois, entrei em contato com um grande fitoterapeuta, através da ajuda em um blog que fala sobre a cura do HIV. Algumas semanas atrás, eu vi um artigo de uma senhora explicando como ela foi curada depois de usar alguns medicamentos fitoterápicos que lhe foram enviados pelo Dr.Water. Então, decidi dar uma chance a esse grande homem, entrando em contato com ele por e-mail e número de celular. Expliquei a ele qual era o meu problema e ele me prometeu que tudo ficaria bem quando eu terminasse de usar o remédio. Eu só tinha que acreditar nele, o que eu fiz. Baixo e eis que hoje estou muito feliz. Foi tudo como mágica quando minha amostra de sangue deu negativo. É por isso que vim aqui para testemunhar ao mundo em geral e também para compartilhar minha experiência, porque sei que há muitas pessoas por aí que também estão procurando a cura para uma doença ou outra. Você também pode entrar em contato com o DR.WATER agora para seus medicamentos fitoterápicos, através de seu WhatsApp +2349050205019. Escreva para ele hoje, acredito plenamente que ele será capaz de curar seu próprio HIV/AIDS e também pode curar todas essas doenças: HEPATITE B, VERRUGAS DE HPV, CÂNCER, VÍRUS HERPES SIMPLEX, ELA, DIABETES TIPO 1 e 2, INFERTILIDADE EM TANTO MASCULINO QUANTO FEMININO