quinta-feira, 30 de maio de 2019

Uma mensagem ao meu amigo Gabriel Muthisse

Uma mensagem ao meu amigo Gabriel Muthisse

Gabriel, sabes que não tenho problemas contigo! Não sei se tu tens problemas comigo. Se tiveres, então resolve sem tentares me desacreditar imbecilmente.
E para te facilitar, hoje eu saio do "inbox" para te dizer o seguinte:
1. No seu tempo como líder da FRELIMO, Armando Guebuza mandou colocar quadros do aparelho do partido como administradores não executivos de empresas participadas pelo Estado, para poderem ter um cheque "condigno", porque o que o partido podia pagar não chegava para tanto.
2. Isso motivou os quadros do partido a trabalharem com força e entusiasmo inesgotáveis, colocando toda a sua inteligência/mediocridade ao serviço do partido; mas aquele arranjo era uma falcaltrua e era lesivo para o Estado.
3. Nas minhas "conversas" privadas com o líder do partido, meu pai e ídolo político, Armando Guebuza, eu o alertei sobre a ilegalidade/injustiça daquela prática, mas ele sempre tinha uma justificação me "convencer" do contrário e manter as suas decisões, mesmo as injustas, em detrimento de todo um povo.
4. Tu, Gabriel, eras o quê no aparelho do partido FRELIMO, nessa altura?...
5. Ainda vais dizer que estou a delirar?...
6. Sabes? Tu é que estás a delirar de susto!
7. Vamos lá parar por aqui com esta "brincadeira" que não é brincadeira! Mas antes quero que saibas que tu NÃO eras o ÚNICO com quem Armando Guebuza falava; eras apenas MAIS UM! O que acontecia, porém, era que as tuas ideias eram algo alinhadas ou menos contrárias ao que ele, Armando Guebuza, pensava e acreditava ser certo fazer. E hoje está a ficar claro que o vosso ego dominou as vossas converssas, não assuntos de interesse nacional. Não admira, pois, que tenhas participado nas negociações de paz com a RENAMO, sem sucesso marcante. O acordado de 5 de Setembro, produto do teu trabalho, foi violado quase logo a seguir às eleições de 2014! Sabes porquê? Não vamos falar disso aqui, não; fica sossegado! Aqui só te quero dizer que eu tinha acesso confidencial para tratar assuntos do partido e do Estado com Armando Guebuza, e que nem ele sabia bem como!... Conheci um pouco da pessoa de Armando Guebuza nessa "inusitada" interacção. Não é por acaso que o trato como meu "pai e ídolo político". Na nossa interacção, vezes houve que eu contrariei Armando Guebuza abertamente, e nessas vezes ele me ignorou. Mas houve outras em que ele concordou comigo; e quando concordou... saiu-se bem. Eu não procurava Armando Guebuza para lhe pedir "oportunidades"; eu o procurava para lhe oferecer o meu pensamento sobre Moçambique. Em 2006, recusei uma oferta de emprego nos Estados Unidos e voltei para casa com a determinação pessoal de contribuir para uma mudança positiva no meu país. Quando aqui cheguei, comecei a fazer o que devia no sentido de poder falar com o Armando Guebuza sobre Moçambique e sobre a sua liderança deste país e da FRELIMO. Isso demorou o tempo necessário até o Armando Guebuza travar a primeira conversa tetê-à-tetê comigo, em 2010. Nessa altura eu sabia e tinha reunido evidência bastante sobre o se que passava nas nossas instituições públicas, incluindo aquelas por onde tu passaste! Trata-me com reverência, porque eu sei mais sobre ti do que tu sobre mim, de certeza absoluta; e sobre Moçambique também posso dizer o mesmo!! Tu não sabes o que andei a fazer por onde passei neste planeta chamado Terra. Não te metas comigo de forma leviana! Não sou da tua estatura, nem estou abaixo de ti, intelectualmente falando! Pára de pensares como vinhas pensando até agora, sobre mim, e vamos todos contribuir, cada um fazendo a sua parte, para a construção de um Moçambique de paz e progresso!! (Ps: A FRELIMO vai ganhar as próximas eleições gerações de 15 de Outubro próximo, e tu poderás voltar a ter um cargo público, para te reconcialiares com o teu Presidente, se ainda quiseres! Isto também pode te parecer "delírio" dum físico, mas eu sei que tu tiveste papel activo e bom na preparação do início do presente ciclo de governação. Quiçá penses tu, qual eu que, não foi elegante teres ficado a sobrar na "distribuição" dos cargos...! Mas pensando bem, eu hoje acho que foi bom tu teres sido pretrido.)
Mais (eu) não disse, mesmo havendo.
Palavra d'onra!
Comentários
  • Mustafa Habibo Ussene Para quem tinha decretado férias...!!! Desculpa prof.
    4
  • Zefanias Macicane A peleja continua...
  • Dinho Jose Nhantumbo Prof.rebelde de todos os tempos
    1
  • Sónia Bila Professor calma , o Gabriel Muthisse não quis lhe provocar quando fez aquele Post 
    Muita calma prof
    1
  • Elcidio Agostinho Camaradas calma este nao e o lugar nem e o momento para tratar de assuntos pessoais. vamos encontrar uma plataforma a nível do partido ou nos vossos grupos para trocar estas ideias que sao construtivas. calmem.
    2
  • Jose Cossa Porquê saiu do inbox Professor?
    1
  • Gabriela Das Neves Santos Muito forte este post
  • Cléo Mafu 😂😂😂😂 papo de comadres.
    6
  • Avelino Namarrocolo Afinal o prof Dr, não esta de férias, isto ainda vai FEDER.
    1
  • Buene Boaventura Paulo Você está grande, rapaz!... O que os malandros precisam de ouvir e saber é exatamente isto... Parabéns
    4
  • Virgilio Manjate Falou e disse ntsém
  • Dercio Nicolau Yoòooooo🙆🙆🙆🙆🙆🙆
  • Homer Wolf 😨😱😨😱
  • Custódio Sabonete ''Quando as comadres se zangam''...🙌
    🏃🏃🏃🏃
    1
  • Initovitch Gulupov Assim estão a discutir quem era mais "brada" de AEG? Tantos "inteligentes" neste país, tanta capacidade de mudar o rumo deste país...em vez de discutir soluções pra o pais, ocupamo-nos em papo de comadres.
    8
    • Homer Wolf 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁
  • Mouzinho Zacarias Gabriel Gabriel Muthisse é culto não vai lhe responder
    1
  • Jaime Langa De qualquer forma é uma operação infeliz para a FRELIMO pois é ela contra a própria. Que pena! Onde chegamos?
    2
  • Artur Jorge Cecilia Capitao Mas o que terá dito o Muthisse que enervou tanto o professor?
  • Onesimo Muiocha Triste este vosso comportamento, nos foquemos no número de habitantes que esta a aumentar sem que isto esteja a ser acompanhado com o aumento de investimento que contribusm para o bem estar dos moçambicanos
    1
  • Hélio Norberto Passe Este homem está disposto a morrer com honra.
    O conheci de forma conflituosa no mural de Homer Wolf, brigamos feio. Hoje o admiro pela forma como se converteu para culto a verdade, dando costas a sua antiga crença guebuziana.
    Parabéns Prof, agora sim, a sua palavra é de uma grande honra.
  • Inacio Arnaldo Mazive Professor Julião João Cumbane penso que este espaço não é próprio para tratar este tipo de assuntos. Algumas pessoas irão fazer aproveitamento político usando a tua postagem.
    • Julião João Cumbane Inacio Arnaldo Mazive, qual é o espaço que "é próprio"? Porquê? Tens medo de a oposição fazer aproveitamento de o quê, exactamente? Estás a falar de juízo no lugar? O que pretendes ensinar a mim, sobre como se faz política? Política é para servir o povo; logo não deve ser feita nos bastidores. Os erros que cometemos na nossa gestão da república devem ser de conhecimento público, porque Moçambique é de todos os moçambicanos! São os mesmos moçambicanos que devem saber o que pensamos dos nossos erros de gestão e que vamos fazer para os não repetirmos. Se não estás pronto para expores os teus erros em público, então não te metas na política! Simples!
      1
    • Inacio Arnaldo Mazive Julião João Cumbane quando eu era criança em Maxavela no Distrito de Homoine, um maluco dirigiu-se à casa de banho onde o meu falecido pai estava a tomar banho (pleonasmo ); o tal maluco carregou a roupa do malogrado meu pai e pós-se em fuga. O meu falecido pai manteve-se no interior da casa de banho não foi atrás do maluco sem roupa (nu), porque se tivesse feito isso teria sido considerado como um maluco também. Feliz licença disciplinar.
      1
    • Julião João Cumbane Inacio Arnaldo Mazive, que comparação infeliz!
      1
    • Inacio Arnaldo Mazive Julião João Cumbane Outrossim,eu sou membro do Partido Frelimo desde 1986 por este motivo não tenho mandato para falar dos possíveis erros da Frelimo e do Armando Emílio Guebuza no facebook e não sei aonde é que os outros camaradas foram delegados tais competências.
      1
    • Julião João Cumbane Inacio Arnaldo Mazive, não estou interessado em puxar esta conversa contigo. A FRELIMO não é uma organização de mafiosos, mas sim de pessoas decentes e dispostas a servir com excelência ao povo moçambicano. E já percebi que não entendes isto, mesmo sendo tu membro já passam 33 anos! Se não quiseres aprender outras formas de prestar serviço ao teu partido, então fica onde estás e não volta a incomodar-me com esse teu discurso caduco!
      6
    • Inacio Arnaldo Mazive Julião João Cumbane estive a ler o posicionamento das outras pessoas nesta tua postagem vi que não fui o primeiro a dizer que este espaço não era próprio para tratar os teus problemas com o Sr Gabriel Muthisse, sobretudo aqueles do Partido Frelimo. Eu vou-me comportar como o meu falecido pai que não foi atrás daquele maluco que se apoderou da sua roupa quando estava no banheiro.
  • Becane Sibia Mais um Muchanga nascendo na #Frelimo
  • Ruffa's Infante Wa pswa 🔥 mutchini wa ma nailon.
    1

Sem comentários: