sábado, 15 de abril de 2017

SOBRE A VISITA DE HELENA TAIPO AO PAI DE AFONSO DHLAKAMA.

Foto de Egidio Vaz.





46 min · 

SOBRE A VISITA DE HELENA TAIPO AO PAI DE AFONSO DHLAKAMA.

A governadora da província de Sofala, Helena Taipo, saiu da cidade da beira ontem, sexta-feira santa rumo ao distrito de chibabava, concretamente na localidade de Mangunde para especialmente proceder uma visita ao pai do grande lendário da política moçambicana, Afonso Dhlakama, que é igualmente um régulo daquela região, senhor Mangunde Dhlakama. Essa visita levantou várias opiniões. Cada um interpreta a sua maneira. Uns dizem louvar a iniciativa por representar um grande gesto no reforço à paz e outros entendem ser mais uma manobra dilatória para mais um projeto de tentar aprontar mais uma cilada. Bom, a ter sido uma visita sem outros objectivos anexos secundários podemos dizer que foi um gesto muito nobre que ela demostrou. Os moçambicanos devem seguir esse exemplo. Até porque ser do partido da oposição não significa ser um inimigo. Ser opositor é assumir parcerias para um desenvolvimento e o bem-estar da nação. A Helena Taipo tem sido uma governante com várias facetas do bem. Só que infelizmente ela está metida dentro de um esquema muito danoso e acaba sendo desconfiada mesmo trazendo boas intenções. Essa malta é imprevisível por piscar à esquerda e virar à direita . Está acoplada ao regime e não tem como escapar de revelar aquela veia sanguinária para se dar bem com seus pares do partido. Os moçambicanos devem trabalhar lado a lado juntos com amor e carinho para o bem da pátria. É o nosso país que sai a ganhar. Parabéns rainha " Nzinga Mbandi" pelo nobre gesto.


. Muzungu Ndini, terras alheias.


Comments

1
Os terroristas da Frelimo estao mesmo na confusao e colapso fisico ja que colapsaram no campo moral e de inteligencia que sempre faltaram a estes chimpanzés de Nachingwea.
Aquilo do regulo Mangunde é um triste teatro que o filho dele la na mata de Gorongosa mal entendera com grande consideraçao e respeito para o seu pai e para ele por parte da Frelimo. Deram um fatozinho ao velho para ele usar somente para fotografias com a tal governadora e parva Taipo. Mal acabado o encontro, o regulo lhe foi arrancado o fato como fizeram os nazis que mandaram judeus tomar banho, lhes deram boa roupa e mesmo bolachas para a delegaçao da Cruz Vermelha (CV) ficar impressionada. Mas mal partiu a delegaçao da CV, os nazis arrancaram a roupa emprestada para restituir aos judeus a sua roupa prisional com estralas amarelas de David e tomaram as bolachas visto que os judeus tinham sido dito para as comer.
O velho Mangune é prisioneiro nas maos da Frelimo e ve-se como esta cercado por homens da segurança terrorista da Frelimo.
O episidio diz muita coisa e é chantagem contra Afonso Dhlakama -- uma maneira de lhe dizer para se render visto que temos o teu pai nas nossas maos e vamos mata-lo se tu nao te rendes.
O talento de bem governar falta aos chimpanzées da Frelimo, mas nunca lhes falta diabolices, macaquices para montar palhaçadas teatrais do mau gosto. É preciso entender como agem os macacos para os perceber.
2
umBhalane said in reply to Francisco Moises...
Mbuya Francisco Moises
Este mesmo, Mambo Mangunde (Mongundi), que os TERRORISTAS lhe quiseram matar de morte matada.
Mera manobra para consumo popular, mas apenas para os mais distraídos, incautos.
Só quem não sabe o que é o «centralismo "democrático"», ainda acredita nestas diversões.
Os Tugas dizem: "com papas e bolos se enganam os tolos".
Mas acredito que os TURRAS deram mais uns tiros nas patas.
O tempo o dirá...brevemente.

Na luta do povo ninguém cansa.

FUNGULANI MASSO
LEMBREM BEM
QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE

A LUTA É CONTÍNUA
3
moolla sidat said...
CONCORDO CONSIGO SR.FRANCISCO. NÃO SEI AO CERTO QUAL É O PAPEL DESSA ENROLA CAPULANAS, É MESMO UMA PALHAÇADA .
4
Francisco Moises said in reply to umBhalane...
Nao é este velho de mais de 80 anos que teve que fugir para se esconder algures quando quizeram o prender alguns anos atras e ele através das suas drogas cafreais advinhou que os agentes da Frelimo estavam de caminho a sua casa para o prenderem? Imagine um regime que persegue um velhaco e agora esta de joelhos a choramingar que ele faça algo para assegurar a paz. O velho Mangunde devia dizer ao seu filho para ter juizo e deixar de palhaçadas com Nyusi para a Renamo correr com estes gajos do poder ilegal que ocupam. Sera que o pai tambem nao tem juizo como o filho? Sera que a falta de juizo no filho é um aspecto genético? Espero que nao.
5
umBhalane said in reply to Francisco Moises...
Francisco Moises, Mamuna wa kudziwisa
“Isto não significará de modo algum que será o fim do conflito armado.
O sistema caduco, selvagem e primitivo da Frelimo deve desaparecer para haver uma paz em Moçambique.”
Pinacitika tayi (De forma nenhuma).
De facto, assim será.
“Rei morto, rei posto”.
Já aconteceu no passado, André Matade Matsangaissa, e voltará sempre a acontecer – a luta é do Povo.
O grande e concreto problema são os TERRORISTAS, essa excrescência importada, esse bando de energúmenos com costumes estranhos ao Povo Moçambicano, a quem se impuseram e continuam a impor à força de assassinatos generalizados ou selectivos, na senda do TERROR que sempre os enformou, caracterizou, definiu.
O real e concreto problema de Moçambique passa pela existência dos TERRORISTAS.

Na luta do povo ninguém cansa.

FUNGULANI MASSO
LEMBREM BEM
QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE

A LUTA É CONTÍNUA
6
Parvoices. Nyusi fala com Dhlakama. Isto nao basta? Porque e que esta parva vai a Mangunde falar com o pai do bandido armado-mor que nem se quer talvez tem comunicacao com o Babuino-mor has montanhas fescas de Gorongosa. Estes parvos e parvas da Frelimo pensam mesmo que o problema e o Dhlakama e nao as accoes terroristas da Frelimo. Os miseraveis! O Bandido armado-mor pode desaparecer hoje. Isto nao significara de modo algum que sera o fim do conflito armado. O sistema caduco, selvagem e primitivo da Frelimo deve desapacer para haver uma paz em Mocambique.

Jose Manuel Esta vibura que estará arquitetar esta cobra e venenosa vovô afaste se dessa cobra

Muzungu Ndini Vamos ver.

Gote Rafa Ela é muito esperta mas não se preocupe, a manobra da FRELIMO termina si mesmo. O país vai mudar a partir desse madala. Ele não é rico mas é tudo para o povo Moçambicano. Estamos de olhos e até os ranger's estão lá de olho.

Maria Rosa Rosa Kkkkkkkkk ontra coisa meu Deus

Silva Noiser kk sendo que ela e' uma excelente pessoa porque e' que foi bifada pelo muzungu?

Jose Manuel Nhoca e sempre perigoso mas o avô ja tem muita experiência de vida não se vai deixar morder por essa vibura

Muzungu Ndini Silva, ela tem o lado sanguinário. Eu citei. Mas quando a bifei?.

Muzungu Ndini Silva, ela tem o lado sanguinário. Eu citei. Mas quando a bifei?.

Rhuko Rheta Exageraste na doze. Corres o risco de chamar uma prostituta de amor, quando o que devias fazer era pagar e agradecer pelo trabalho bem feito, abrcs.

Jose Manuel Aquilo e cobra prostituta até que se diferencia daquele animal rastejante venenoso

Muzungu Ndini Ela tem demostrado o lado bom. Devemos aplaudir as vezes. Ja denunciou roubos de tratores e outros males

Jose Manuel Mano eu não confio nessa cobra
Escreve uma resposta...


Manuelito Jaime Ela nao saiu da beira ontem a rumo a mangunde meu caro, mas sim saiu da beira no dia 12 rumo pra distrito de chibabava a fim proceder a visita. Quinta feira escalou no posto administrativo de muxungue rumo a casa do falecido regulo muxungue a fim de enderecar sentimentos a amilia do falecido. No final a governadora voltou pra distrito de chibabava. Sexta feira escalou pra missao mangunde localmente no regulado mangunde onde esteve com o regulo mangunde.

Assane Das Autonomas Aplausos Coronel Muzungu Ndini, normalmente, ser da oposição não significa ser inimigo, mas como estamos num país q o colono dança a mesma música com os colonizados, o espírito de vampiro esta no sangue daquela dona... #Helena

Maricelia Dias Viana Nossa mãe fico de boca aberta com tanta inocência...tenho para mim que essa tal de frelimo nunca vai ser derrubada e nunca vai sair do poder...porque se um a simples visita ao pai de um opositor causa comoção e para mim foi um a manobra...para algum plano como e que vcs vão conseguir combater um partido que tem um a esperteza até dizer chega?minha nossa

Nicolao Semo N xkecam k também faz parte da família Dhlakama, embora ela na FRELIMO

Maricelia Dias Viana Só de olhar o as fuças desta senhora da para ver que ela é um a cobra Cascavel...



23 h · 



Ai vai o momento tão emocionante da visita da Governadora de Sofala ao Régulo Mongundi, Pai do Líder da RENAMO, Sr Afonso Djkakama.

Maria Helena Taipo materializa de várias formas e através de exemplos, o significado da trégua e da reconciliação nacional.

Consta que o Régulo e seu povo produziram muita comida para consumo e venda e é seu desejo não perde-la muito menos uma vida por causa do conflito armando.


Ora, se a esse nível as coisas estão acontecendo, porque é que ao nosso nível de povo não avançamos?

No contexto de todo processo de Paz e reconciliação na era de Nyusi, a história reserva páginas douradas a esta governante.

Para quem estava a procura de uma inspiração na Sexta-feira santa, aí está.



GostoMostrar mais reações

Comentários

Mainguel Nhamucho Muito forte.

Paula Matusse Um brinde a PAZ para todo o sempre!
Gosto · 1 · 23 h

Reginaldo Mangue Interessante!

Mauricio Zitha Bonito e interessante

Ismenia Afonso De Marrule Parabéns este é o momento de reconciliação e reflexão e perdoar e sermos perdoados

David Abilio Esta Governadora me surpreende positivamente em cada dia que passa desde os tempos de Ministra sindicalista.
Gosto · 2 · 23 h

Manuel Carlos Nhanala Caso para dizer: há espaço para todos. Bem hajam iniciativas de género.

Valter Tale Egidio Vaz o "conflito armando" e' propositado?
Gosto · 2 · 23 h

Evaristo Cumbane Taipo e uma mulher governante de grande gabarito
Gosto · 1 · 23 h

Hélder Thavede Bonito isso. 
Já agora ilustre, " conflito armando" não percebi essa!

Egidio Vaz Fica assim mesmo. Kkkkkk

Hélder Thavede Agora já entendi. 
Obrigado

Hobety Luys Muhamby Interessante é de loucur a iniciativa da governadora. Bem haja Maria Helena Taipo

Tomo Valeriano Bem haja! Grande senhora esta

Crisólogo Marqueza O verdadeiro sentido de reconciliação e perdão que tantos propalam nesta Páscoa e poucos implementam. Minha vénia a esta governante.
Gosto · 2 · 23 h · Editado

Gosto · 1 · 17 h

Nherre Joaquim Viva a paz.

Noé Dos Santos Hofiço Reconciliação...

Xavier Antonio Nada de especial, o régulo Mangunde foi injustamente perseguido. Os que lhe perseguiram deviam-se envergonhar, se tiverem carácter humano.
Gosto · 15 · 23 h

Nito L. Manhice Eu pensando que era o único que nao tirava essas besteiras da cabeça
Gosto · 2 · 22 h

Zeca Becane Felisberto Sibia Falou por mim. Mas nao quero escrever muito. 

O homem esquece rapido
Gosto · 1 · 20 h

Ismael Chutumia Ainda estamos em tempo de rescrever a história

Yaqub Sibindy Makorokoto, mbiya ya bara mwana!
Gosto · 4 · 23 h

El Patriota Dito em português?

Maria Samuel Muiambo com cara de vergonha kkkkk

Paulo Langa Haja paz

👏👏👏👏👏👏👏👏
Gosto · 1 · 23 h

Dario Monteiro Cada um deve fazer a sua parte. E a Governadora Maria Helena Taipo mostrou que esta' fazer a parte dela. A Paz hoje e sempre.
Gosto · 4 · 19 h · Editado

Kyto Etava Salute, que dure para sempre, as magoas, as diferenças que façam parte do passado

Paulo Bouene Excelente liderança.
Gosto · 2 · 22 h

Elcidio Muchave Há que dar mérito a Governadora por saber fazer política.
Gosto · 2 · 22 h

Nguila Nyangulane O sr Yaqub Sibindy podia, por obsequio, traduzir o que escreveu?
Gosto · 2 · 22 h

Eugenio Nhachale A Sra Taipo mostra e da um lição de fazer política,podemos divergir em vários pontos mas sejamos intelegentes o suficiente pra unirmos as forças pra benefício comum ,a paz
Vênia e respeito a Govenante.
Gosto · 1 · 22 h

Juma De Alzira Paulo Monumental, lindo exemplo... 
Isso simmmmm...
Gosto · 1 · 22 h

Tucha Meida Parabéns mamã Taipo

Amagidy Figueiredo Senhora GOVERNADORA Maria Helana Taipo, Excelencia, nao enganem o homem com duas garrafas de Hankey BUNISTER, construa-lhe uma CASA condigna TIPO 3 com 1 quarto sweet com sinal de DSTV e ZAP montado - para o regulo assistir noticias sobre ele mesmo numa TV PLASMA, assistir igualmente Real Madrid a ser campeao da LALIGA E LIGA DOS CAMPEOES, FCPORTO a ser Campeao da Liga PORTUGUESA e a sua familia poder assistir novelas basileiras e mexicanas, construam um Hospital, um mercado e Escola proximo da residencia e atribuam o nome do REGULO MONGUDHI, um furo de agua - modelo AFRODRILL, deia-lhe mobiliario de qualidade, puxem energia para esta zona, oferecam-lhe uma viatura D4D, e dois tratores com as respectivas alfaias para ele continuar a produzir mais e mais...

Isso e' que seria de verdade uma reconciliacao com significado de PAZ...
SE FIZEREM ISSO A FRELIMO SERA' A UNICA QUE SAIRA A GANHAR COM ISSO...
Gosto · 9 · 22 h · Editado

Sidonio Pedro Porquê?

Reinaldo Munguambe Infelizmente para si, campeão este ano será o Benfica

Elísio Nhantumbo Essa é tarefa dos filhos dele
Gosto · 1 · 18 h

Salvado Novela A luz atrai insectos, ou seja, por ser semana santa é de costume filhos passarem com os seus pais. Não seria esta uma forma de se certificarem se o líder não estava lá ? E tenho certeza que não avisaram, foi uma visita relâmpago. Enfim! Feliz semana santa.
Gosto · 5 · 22 h

El Patriota Afinal é esse o homem que trouxe ao mundo o líder mais carismático que este país já viu? São parecidos.
Gosto · 7 · 22 h

Filipe Primeiro Espero que de seguida nao mande esquadrao da morte oara o assasinar porque a frelimo nisto è excelente morde e sopra
Gosto · 4 · 22 h

Miguel Manjaze Este é um sinal evidente de que a paz veio mesmo para ficar. Ademais, que não são todos os governantes que devotam a proliferação de aversão entre os moçambicanos. Bem haja a governadora Taipo e bem haja o regulo Dlakama. Este é o tipo de convivência que nós povo gostaríamos de ver replicado em todo país.
Gosto · 1 · 22 h

Avestino Augusto Fundai Parabens Helena Taipo

Gosto · 3 · 22 h

Mebanze Joao Na minha pacata e humilde forma de ver as coisa,a reconciliação deve ser precedida por um exame de consciência e pedido de desculpas.
Gosto · 2 · 22 h

Sonito Wana Guiamba Bom exemplo a seguir.

Adriano Servicos Força dona Helena
Gosto · 1 · 22 h

Edson Cumbula Exemplo de liderança parabéns Maria Helena Taibo e do Egidio Vaz pela divulgação desse feito de reconciliação da paz ...
Gosto · 1 · 22 h

Nini Macie Que haja sempre paz e amor.😊

Alfredo Macuácua Boa mensagem de PAZ, esta.

Maria Samuel Muiambo sr governadora espero que não mende esquadrões da morte para asansinar este home por favor sente por ele.
Gosto · 3 · 22 h

Sabado Chambisse Tenha vergonha. Pense na paz e tire isso da sua cabeça. Siga o exemplo, pois suas palavras incitam a violência. Porque so hoje a sra Governadora mandaria os tais esquadroes. Outras coisas lhaaaa.
Bem haja este papa Régulo
Gosto · 1 · 21 h

Dodó Luis Pedro Se n tens nda pra cmentar melhor so olhar... nem sao tdos governants em moz cm esa bruxa ideia




Jossias Six Exemplo de bom caráter



Menia Ariane Cenio Vces so criticao, criticao,criticao ate dao exemplos de bens materias! ok fazem pra melhorar?

Gabriel Jose Titosse É uma tentativa de louvável reconciliação com a verdadeira história. Afinal, o Régulo Mongundi nunca fez mal a ninguém, como a dado momento se procurou fazer entender. Nem tem culpa pelas acções ou omissões, certas ou erradas, que o filho protagoniza. Parabéns à Governadora!
Gosto · 2 · 22 h

Abdul Razaque Amisse Politiquices...ma nada
Gosto · 1 · 22 h

Mussa Assane Felizmente pra nós, ainda existem neste país dirigentes que se identificam com os anseios do povo e a Dra Helena Taipo já, por várias vezes, provou nos isso. Parabéns senhora governadora!
Gosto · 3 · 22 h

Mateus Cuinhane Senhora governadora nota 10

Jose Waite Virei com a minha posicao+ por enquanto vou lendo e acompanhando os comments.
Conheco bem este regulo e sua respectiva circunscricao territorial tanto Como a sua credibilidade a nivel local desde 2002 quando la estive, inclusive o Lucio Chiteve do Haya-Haya(grupo teatral da Beira) tambem estaria+ infelizmente acabou perdendo o pai exactamente naquele dia que iamos deslocando para Chibabava!
Virei +tarde, mas garanto-vos que a dona HT foi por politiquices e por forca da situacao.
Kind regards
Gosto · 2 · 22 h

Sabado Chambisse Mas foi e sendo ela Governadora só podia ir no âmbito politico julgo eu. Bem ou mal acho que a bem da paz deviamos incentivar estas iniciativas e outras ate do lado oposto, afinal de contas todos temos que contribuir.
Gosto · 1 · 21 h

Aminaldo Correia A Helena Taipo efectuou esta visita por causa do cargo político que ostenta. É esta forma de fazer política que os moçambicanos estão aqui a felicitar a governadora.

Augusto Hunguana Quando se prova que a teoria se efectiva na Paz. Estão aí evidências que mostram que é possível e o que queremos depende dos Homens
Gosto · 1 · 22 h

Cabral Toze Mas será k n podia oferecer algo melhor envez d bebida, cm tantas dificuldade k o rosto apresenta
Gosto · 2 · 22 h



Isaias Adelino Joao Nao seria o lider da renamo (sendo filho) a resolver a situacao da aparente ma apresentacao do rosto do pai?

Elísio Nhantumbo O Cabral esta correcto. Oferecer álcool não foi de bom tom.

Maenguera Tonny Correcto

Dércio Micane Nhabanga Ainda por cima alcool super barrato e sem qualidade nenhuma...alcool de 100mt ...hankey Banister
Gosto · 1 · 9 h

Daniel Omar O régulo que peça melhores condições de vida ao ... filho. O filho não tem minas????


Aurelio Magalhaes Muitos elogios a atitude da senhora governadora e ainda bem, sö espero que ela nao tenha perdido a opurtunidade de pedir desculpas por terem tentado matar esse homem, que apenas por milagre escapou aos esquadroes da morte que invadiram o seu regulado e obrigaram -no refugiar-se nas matas.
Gosto · 2 · 22 h

Alfredo Luís Lopes Uma grande atitude essa dessa grande mulher! Sao esses exemplos que nós esperamos dos nossos governantes.

Kaunda Niquice Exemplo a seguir. Parabéns Excia
Gosto · 1 · 22 h

Gosto · 1 · 22 h

Carlos Carvalho Que grande momento de teatro.
Gosto · 5 · 21 h

Nelson Junior ...........mais uma vez, a vossa ingenuidade...A Helena ( a qual a estimo tanto) jamais e jamais teria tomado esta decisao sem a consulta e a aprovacao do Nyusi...esta eh uma boa jogada feita com intencao de "puxar" o Afonso a fazer o mesmo.....ps!..nao se esquecer que houve um periodo em que a temida Fir queria " abater" este velhinho.....enfim!..que esta paz dure pra sempre
Gosto · 1 · 21 h

Bruno Morais Isso sim
Gosto · 1 · 21 h

Rebeca Cipriano Excelente! !

Adelino Pedro José Dabata De facto as imagens são elucidativas e lembra me as imagens da comemoração da universidade católica e os acontecimentos que se seguiram.
Gosto · 1 · 21 h


Sebastiao Jose Thomo espero k a vsmisita da senhora g nao manche a sexta-santa.

Cremildo De Abreu Coutinho Feliz semana santa!

Agostinho Augusto Interessante! Em pouco tempo mudaram o pano da mesa.


Gervasio Silverio Parabens. Mulher de grande virtude voce. Mulheres como voce merecem o 7 de Abril. sejam politiquices ou bizantinices, o certo e que voce xta em frente ao velho magude.

Gervasio Silverio Queria dizer mangunde

Cassam Gafur Nestas alturas até o Diabo vira Santo.
Gosto · 1 · 21 h

Imtiaz Vala O poder tradicional eh uma forma de poder legitimada em Mocambique!As Estruturas Republicanas mocambicanas estao de parabens por reconciliar com este poder e ainda por ser pai de Afonso de Dlakhama!

Joaquim Manuel Costa Costa Está de parabéns essa senhora.
Admiro o coração dela é o sentimento k ela tem pela paz.

Só espero k não usem isso pra a tirar d..............!😷😷😷😷

Ivan Otsirave Bonito esse gesto 

Queremos a Paz e Somente a Paz

Linette Olofsson Egídio Vaz! Eu há tempos escrevi um artigo sobre a Helena Taipo numa das celebrações do dia 7 de Abril quando ela era Ministra de trabalho, pela sua forma corajosa de ser e não só! Fazer Política é complicado e em África ainda mais o é. Quero fazer recordar de que quando este conflito teve inicio, por ordem do Guebuza, o assalto à residência do AD em Santugira, militares da FDS, tentaram a todo custo capturar o Régulo Mangunde ,graças a população que ele se salvou. Recorda-se da peça do Mandlate da STV? Quando ele foi a aldeia tentar encontrar -se com o Régulo ? Isto para dizer que eu não confio no regime! E um pai não pode e nem deve pagar pelos erros dos filhos e vice versa! Há sempre uma intenção por detrás de uma ação! O gesto foi "bom", mas a seita conhecemos bem!
Gosto · 16 · 7 h · Editado


Xavier Antonio É chamariz para o filho se convencer, vir e lhe fazerem aquilo que falharam em Chibata e Zimpinga. Astúcia!
Gosto · 7 · 20 h · Editado

Gosto · 1 · 20 h

Linette Olofsson Tréguas não é paz efectiva, paz é um acordo , é um compromisso assinado entre ambas as partes em conflito. O que está a acontecer por comando do regime não passa de um teatro. O diálogo? Não há nada!!!
Gosto · 2 · 20 h

Jacob Jochua Tsambi Mas tenho certeza que, sendo alguém inteligente, sempre faz as coisas p o povo ver, mas quando estes desaparecem, toma novos rumos. Todo o cuidado é pouco
Gosto · 1 · 20 h · Editado

Jemusse Abel Linette Olofsson o sucesso dela como ministra devia parte a capacidade de ouvir que ela tem em alguns momento..
Gosto · 1 · 20 h

Linette Olofsson Jacob Jochua Tsambi leia o meu artigo de opinião.

Linette Olofsson Quando a esmola é grande, o cego desconfia!
Gosto · 1 · 19 h

Xavier Antonio Aquele senhor está muito atento, começou a ser vítima de perseguição antes do Chissano, Guebuza e Nyussi ser presidente. Alguns de nós nem sabiam pôr cueca sozinho, pela idade. 
Ele está consciente do significado da visita e o contexto em que é efectuada.
Gosto · 2 · 18 h · Editado

Elísio Nhantumbo Como se conduzem processoa de reconciliação e paz? Não com estes pequenos gestos? Não sejamos fatalistas

Xavier Antonio Ah! Reconciliação?... 
Desde 1992 não houve reconciliação, houve sim, compasso de espera.
Se houvesse reconciliação Dhlakama seria embuscado passado 20 anos?
Noutras realidades é sim, com esses pequenos gestos que se reconcilia, não é em Moçambique.
Gosto · 1 · 8 h · Editado

Linette Olofsson É verdade Xavier Antonio. Só com permissão de Deus é que pior pode acontecer.

Linette Olofsson Xavier Antonio esse gesto da Governadora não tem haver com reconciliação em minha opinião.A reconciliação é um acto profundo o de saber perdoar, lembre-se das valas comuns, os acontecimentos à volta das zonas de conflito na Província de Sofala...

Xavier Antonio É verdade, só que o nível de confiança caiu muito e todo cuidado é pouco.
Gosto · 1 · 6 h

Elísio Nhantumbo Entendo a vossa colocação. Até porque nela esta claro que não estão a discutir o post mas sim a assumir um posicionamento partidário. Não é possível que não haja nada de bom no gesto da governadora. E por favor não falem de Dlakhama como se fosse um imaculado. Desde 1992 que também se espera um pedido de desculpas dele também. Equilibrem a balança.
Gosto · 1 · 6 h

Elísio Nhantumbo Não foram 16 anos a distribuir doces.

Linette Olofsson Elísio Nhantumbo para falar dos crimes cometidos durante a guerra civil, o falecido Dr David Aloni na primeira legislatura multipartidaria propôs no parlamento a criação de uma comissão da verdade e qual foi a resposta da Frelimo? Chumbou, mas registou-se ! Talvez aí nessa comissão ficaríamos a saber quem fez o quê durante a guerra! Talvez....Fosse um bom ponto de partida para a reconciliação Nacional como na África do Sul. Disse !

Linette Olofsson Da minha parte se Elísio Nhantumbo, fui escriba e estou a dar as minhas opiniões na base dos factos - contra factos não há argumentos, não tenho mandato para emitir opiniões em nome do partido, no meu partido MDM, como vê desde da sua fundação os membros tem a liberdade de se expressar como indivíduos e devemos respeito à disciplina partidária.

Elísio Nhantumbo Na minha opinião a FRELIMO como qualquer organização comete erros por defender interesses de certos grupos e não a maioria. Mas neste caso em apreço não se está a discutir o gesto da governadora que é o móbil do post, mas sim os problemas de governação da FRELIMO. Não me lembro de haver um partido sério neste país. Todos agem em defesa de interesses umbilicais, mas o mérito das pessoas e suas acções em determinados momentos devem ser reconhecidos. Trazer emboscadas sofridas por Dlakhama a este post é forçado.

Linette Olofsson Ivan Otsirave em política não há "gestos bonitos". Há Gestos ! Gestos premeditados
Gosto · 6 · 20 h · Editado


Yussuf Adam E edm certos partidos faz se o que se esta autorizado a fazer....

Linette Olofsson Não entendi

Gervasio Silverio Eu conheco yussuf adam atrves dos seus estudos. Sera que trata-se deste homem na imagem?

Guilherme India É uma peça de teatro
Gosto · 2 · 20 h


Isaias Fazbem Ginga NA SEMANA SANTA JESUS COMEU E BEBEU COM O HOMEM QUE IA LHE VENDER. ESTAR FRENTE A FRENTE COM ELENA, NAO SIGNIFICA RECONCILIACAO. NAO SEI O QUE LHE ESPERA A ESTE VELHO
Gosto · 2 · 20 h

Lourenço Jossias Deixa de agitar o pais Linete
Gosto · 3 · 20 h

Linette Olofsson O País é mais coisa, os camaradas é outra coisa, quem agita o País a economia, dívidas as eleições tu sabes quem são Lourenço Jossias.
Gosto · 1 · 19 h · Editado

Joao Cabrita Linette Olofsson, quem era aquela senhora que coordenava as viaturas brancas, de caixa aberta, Ranger, as ditas 4x4 sem chapa de matrícula, que raptavam membros e simpatizantes da oposição que depois eram assassinados ou tidos como desaparecidos?

Linette Olofsson Não sei de que senhora se trata Joao Cabrita

Joao Cabrita é governadora na província dos Mangunde
Gosto · 1 · 19 h

Linette Olofsson Ohhhh afinal? Essa perdi!

Gervasio Silverio Sendo o Caso, fica mto triste. EM CIRCUNSTANCIAS COMO ESSA DE DESESPERO POLITICO, TUDO PODE SER POSSIVEL

Lourenço Jossias Quando isto arde voc vai p Europa
Gosto · 1 · 20 h

Linette Olofsson Não debata pessoas, esses são os mesquinhos! Discutir o post e não desviar dele!
Gosto · 3 · 20 h

Linette Olofsson Lourenço Jossias não te fica bem falares assim. Qual é o teu problema?Ir a Europa é algum problema? Parte da família está lá os teus camaradas também vão para lá, são proprietários de imobiliária, bens, casas onde os filhos se encontram a estudar e alguns desses meninos bonitos nem sequer querem saber de Moçambique...Eu vou e volto, estou a contribuir para Moçambique aqui ! No terreno.nao me aborreço por isso camarada!

Lourenço Jossias Sejas tu ou eles. Nao tem direito de criar agitação onde ha entendimento de pessoas.
Gosto · 1 · 6 h

Egidio Vaz Exato mais velho Lourenço Jossias. Devemos aproveitar estes gestos para maximizar a confiança das pessoas na nossa democracia, na reconciliação e na paz. E não infundir medo e incredulidade

Lourenço Jossias Porque de facto quando pega fogo voces tem onde ir viver. Tu e esses camaradas

Linette Olofsson Com todo respeito e simpatia que tenho por si Egidio Vaz, reconciliação? A Frelimo não se reconciliou com a história, não pediu perdão pelos erros do passado onde Nacionalistas intelectuais foram assinados por simplesmente pensarem diferente, fizeram-no depois da independência? Fizeram após o término da ditadura marxista leninista versus ditadura? Tiveram algum plano de paz e reconciliação após a guerra civil onde dizimou-se milhares de vidas humanas? Guebuza mandou invadir a casa do Afonso Dhlakama em Santugira em 2013 a partir daí estamos em...Ora, em focos de instabilidade, guerra silenciosa, conflito armado sinceramente já não sei mais o quê! O governo da Frelimo nunca teve uma ação, uma aposta, um projecto de reconciliação Nacional, entretanto nos discursos falam de unidade Nacional, que unidade? Os 7 milhões distribuídos apenas aos camaradas nas zonas rurais não é um atentado à reconciliação? Para mim, a senhora Taipo foi mensageira de algo, foi cumprir uma missão do partido, cumprir uma agenda de que não soubemos do que se trata, pode se tratar de tudo menos de Paz e reconciliação??!! Pois isso, como dizem é se vê a paz está nas mãos de Nyusi e Dlakhama via celular, algo não vai bem quanto a mim não sabemos efectivamente os porquês das causas do Não de um acordo de paz assinado das formas tradicionais como na Colômbia, que levou ao Presidente da Colômbia vencer o prêmio da paz! Como perguntar não ofende, estranho o silêncio da Renamo neste simples debate, talvez se tenham até pronunciado, não sei. Angela Maria Serras Pires o que achas sobre este assunto?
O diálogo? Diálogo inclusivo?
Mais não disse!

Linette Olofsson Lourenço Jossias eu da minha parte estou cá desde do repolho, bicha de pão, cartão de abastecimento, guia de marcha, falta de liberdade dos direitos cívicos e políticos, lei da pena de morte, lei da chicotada, fuzilamentos nos campos de futebol ao vez de se praticar desportos...deixa-nos passear , faz parte da vida, persiga os que desfalcaram o Estado e põe o povo a pagar as dividas ocultas.
Disse!


Daniel Omar Chama casa de Dhlakama?? Uma base militar onde se faziam ameaças de guerra e dividir o país? Santa paciência

Arleth Sicola Bem haja

Apolinario Maria Ricardo Bata Podridão só! Se ele tivesse morrido, aquando do ataque à sua casa, pelos esquadrões d morte, a quem a "grande mulher" teria ido visitar? Ao túmulo do coitado?
Gosto · 4 · 20 h

Daniel Omar não se perdia nada

Luis Filipe Niquice Muito bem!Excelente

Gabrielsucessor Gabriel Cuidado com os Massucuris, são cobras gigantes não venenosas, mas verosimes que vivem nos pantanos da America Latina. Duvido que seja uma simpatia advinda da Tregua. Porque é que se dia esses não são "Nossos" ? Quando todos Nós nossos Moçambicanos? Resposta.
Gosto · 2 · 20 h

Pedro Soca Confie nela por favor coragem Excia dê Paz a este Povo k tan
Oto necessitam foi um bom gesto continua assim deixe de ouvir pessoas k gostamuy de guerra para tirar proveito e destruir inocentes eu dou a minha força para continuar a fazer prevalcer a Paz aquele abraço

Orlando Silva Que seja sem intensão! Parabéns.
Gosto · 2 · 20 h

Belisario Moiane Parabéns Egídio por partilhar as fotos. O gesto da Sra. Governadora de Sofala é excelente, e prova que o povo moçambicano sempre coexistiu numa base de respeito mútuo, o resto mano é obra dos políticos

Jorge Amine A Linette faz parte dos estrangeiros que aticam o fogo para arder o nosso Pai. Gente temos que abrir os olhos...
Gosto · 1 · 19 h

Inacio Arnaldo Mazive A Linette é irracional e não é moçambicana pura.

Gervasio Silverio Comentem apenas, nada de escessos. Nao e' preciso ser cozinheiro para reprovar o sabor da comida. A terra e' patria comum dos homens. Estrangeiros apenas sao aqueles aqueles desfrutam da divida publica quando voce e eu vegetamos na miseria. Aquele abraco Jorge

Jose Dique É interessante, mas o k o povo quer é o dialogo e os acordos para termos a paz efectiva.












Majo Joseph Nao confio nessa cobra
Gosto · 1 · 19 h

Melly Assinde Grande exemplo

Arsenio Renato Kkkkk grande máfia
Gosto · 1 · 19 h

Baltazar Chipiringo Bom exemplo. O país precisa desses tipos de governantes para avançar.
Gosto · 1 · 19 h

Arsenio Jose Farranguane "Líder mais carismático que o país já viu" quém te falou isso cara? Kkkkkkk

Diamantino Inlitxe O velhos precisam de carinho e conforto.
Gosto · 1 · 19 h

Mandinho Luis Daniel Se o povo seguisse o exemplo seria benéfica. ..
Gosto · 1 · 19 h

Yaqub Sibindy Traduzindo do Ndau para Português:

Parabéns, o impossível aconteceu.... uma velha numa idade menopausa, pariu um bebé! 

Um ditado da filosofia Ndau! 

Frelimo, numa visita de cortesia à casa dos progenitores de Afonso Dhlakama? 

É mesmo obra de Nyusi, protagonista do novo cículo da PAZ e Reconciliação! 

É mesmo um aviso sério aos xenofobistas da Frelimo que a era de tratar como inimigo outros cidadãos com o pensar diferente já terminou!..
Gosto · 2 · 19 h

Kississe Nhantumbo Deve terminar em todos quadrantes. Afinal de contas somos todos Moçambicanos .

Jossefa Cumaio Parabéns Moçambique, 
Parabéns Moçambicanos.
Bem haja.

Marisa De Fatima Caramanja 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾!!

Jah Warrowarro Nestes homens da frelimo não se confia, podem até meter veneno na bebida para aniquilar o kota aos poucos. Quem presseguiu o velho para lhe tirar a vida não é o mesmo grupo? Está foi lá com a sua equipa para reconhecerem o terreno e fazer o pior. Com a frelimo não se convive
Gosto · 4 · 19 h · Editado

Roberto Saviano PAI DE DLAKAMA está VIVO? ??

Inacio Arnaldo Mazive Eu gosto da Linette.

Jaime Joao Baptista Maya Um bolo envenenado.
Gosto · 1 · 18 h





Carlos Mucavele exemplo vivo


Pio Cassicasse E o filho do regulo consentiu na paz e tranquilidade a tal visita de cortesia?? A ver vamos o que seguira...
Gosto · 2 · 18 h

Ibraimo Assane Me parece jovem. Bom vê lo

Adafo Equale nao basta fazer para mostar, deve ser vida diaria este tipode actos ou modo de convivencia. recordao que a FIR ja foi a casa do regulo Mangunde de armas em punho? hoje apenas para destarir as mentes dos iletrados apenas para ludubriar a opiniao. sabemos que as eleicoes estao a vista a frelimo vai ate tirar casco, andar de my love ao fim dizer nos sabemos e sentimos o calor da vida vivido pelo nosso povo. Egidio Vaz acorda afinal qual e o teu problema?
Gosto · 6 · 18 h

José Viriato Magona Nesse país só se faz o certo na véspera de eleições e os distraídos caem de quatro com essas propagandas baratas.

Jah Warrowarro Eu penso que este elogio foi mal direcionado. Para mim quem merece o maior apreço é o pai do Dlakama que aceitou receber estes Sr. Na sua casa mesmo sabendo que é o grupo que está a presseguir o filho para o matar. Penso que o Egidio Vaz sabe dissso, e viu como foi envadida a sua casa, Imagine no seu lugar, presseguirem o seu filho para o matar como é que se sentiria? Como se não bastasse foi este mesmo grupo que foi até a sua casa ataca-lo, afinal de contas que está imbuído de espírito de reconciliação e perdão? Não nos atrapalham estamos a ver as coisas com olhos de ver
Gosto · 20 · 18 h · Editado

Belarmino Mbulo Esse Egídio Vaz mudou completamente da sua posição na sociedade de trazer a verdade de forma transparente, esta ser esco....muito lamentável as publicações dele está sempre na perspectiva de coagir a opinião da sociedade civil. 

Bem haja a sua rica observação.
Gosto · 2 · 8 h

Jah Warrowarro Está ser mesmo um escovador

Daniel Omar ah ah coitado querem matar o inocente do Dlhakama que nunca mandou matar uma mosca hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe
Gosto · 1 · 3 h

Daniel Omar O Dhlakama é um anjinho, que devia ser beatificado hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe hehehehe
Gosto · 1 · 3 h

Ricardino Jorge Ricardo Excelente observação!...
Gosto · 1 · 3 h

Rosario Daipo Esse tal de Egidio Vaz esta lamber bota de uma forma exagerada, cuidado acabar a lingua dele sem que essas botas estejam polidas. Gostei da sua boa e sabia observação!.
Gosto · 1 · 2 h

Egidio Vaz Já está Rosário. Descanse em paz
Gosto · 1 · 2 h

Joaquim Constantino Parabéns o Pai do Líder da Renamo Resistência Nacional Moçambicana, por ter aceite a visita, pois todos sabemos o que aconteceu com o filho e está acontecer, e jamais um Pai aceitaria uma visita do género ......isto é vento de mudança para uma Paz verdadeira. Aceitar o Outro para o bem de todos.
Parabéns o Pai, Parabéns a Governadora pela iniciativa. Viva a Paz....a luta continua
Gosto · 9 · 17 h · Editado



Edelson Assado E um acto nobre esta da governadora Taipo....o Presidente bem disse nao tratemos o outro por inimigo sou porque tem pensamentos contrarios,è deste Moçambique que nos presizamos...o Moçambique da reconsiliaçao,e pelos comentarios para nos o povo nao contavamos cm isto,acreditavamos e sonhavamos cm mais anos sangrentos,eu pergunto para que???para ver irmaos nossos morrerem???vamos cultivar a cultar da Paz,reconciliarmonos uns aos outros....e tratemonos cmo verdadeiros irmaos...Um Moçambique um So povo...Bem haja Sr. Presidente Nhyusi ,Bem haja Sr. Presidente Dhlakama ...Povo presiza de Paz para que possa fazer crescer este belo Moçabimque ....
Gosto · 3 · 17 h · Editado

Macitura Mubai Palavras de um homem pensador,merece Mano ja ñ tenho por comentar

Manuel Armando Se houvesse 4 ou 5 frelemista como a Elena mozambiq nao teria dividas ocultas .vava taip
Gosto · 2 · 17 h

Tobias Sodo Bem haja

Armando Kareca Isso é política
Gosto · 1 · 17 h

Cassene Caetano Força Taipo....é assim q se deve trabalhar.
Gosto · 1 · 17 h

Mington Pedro Bernardo Se houvesse eleicoes dos governadores nacional,meu voto seria pra si,excia governadora Helena Taipo,bem haja a todos por acarrinhar essa paz q todos nos almejamos.

Ricardo Saene Deveria ser nhusi a ir ter com Djhakama!
Gosto · 1 · 17 h

Candido Guipuala É de louvar para ambas as partes que sirva de exemplo para alguns ...

Luis Joina Arde Isso é uma boa iniciativa Taipo tas d parabens pelo jesto d Reconcelhaçào, espero q sigam o exemplo d Helena Taipo para o desenvolvimento d nosso Pais.
Gosto · 1 · 16 h

Jawardo Cesar Joao Joao Para 'ingles ver'',saiste bem na fotografia prima...Xiiii,voce é boa pra representar...ate ganhaste MERILIN MONROE...
Gosto · 1 · 16 h

Jawardo Cesar Joao Joao Para 'ingles ver'',saiste bem na fotografia prima...Xiiii,voce é boa pra representar...ate ganhaste MERILIN MONROE...
Gosto · 1 · 16 h

C'lsy Ell Nizzy Cellso Tudo é negativo pra alguns. Mas o bom de tudo eki 99% esta a aplaudir a iniciativa e entao a minoria pouco importa

Desenhador Civil Nicolau Da Silva Armando E de louvar a atitude da Dra taipo

Gina Maria Joaquim Parabenizo o gesto e a ideia. Kanimambo axinene.
Gosto · 1 · 15 h



Pedro Herminio Sinto pena ao Egídio Vaz por continuar ate hoje a inspira-se na sombra de bananeira. Acorde e procure se informar como cidadão moçambicano. Estamos no século XXI.ja ouviu falar de estratégias?
Gosto · 2 · 10 h

Carlos Joao Em nome dos que ainda não viram este comentário comunico que concordamos que seja estrategia.

Eliseu Soares Emocionados, isto é teatro.
Gosto · 1 · 10 h

Edgar Chauque Chama-se fazer política mano, política é isso mesmo.

Luis Ines Ngive É um acto de louvar e seguir. Um verdadeiro exemplo de reconciliação. Este acto tem mais significado por estarmos no mês da mulher e demostra o papel da mulher moçambicana.

Jose Alexandre Faia Eleições há vista !! Qq
Gosto · 2 · 9 h

Jonas Malheiro Eduardo Egidio Vaz, para de fazer propaganda! Marketing é uma ferramenta que dita como atrair cliente, e tambem nessa, existem as estrategias que podem levar o cliente ate ao local! ninguem engana outro aqui!!
Gosto · 4 · 9 h · Editado

Francisco Gale Mas o que achas sr. Jonas Malheiro Eduardo, de todos os políticos usarem este tipo de marketing político para chegar ao poder, como dizes se tratar o facto publicado pelo Egidio Vaz, do que pegar em arma para chegar ao poder? Quem achas que saiu prejudicado nesta acção da Governadora Taipo? Nos ensine caro Jonas.

Juvenal Gabriel Maposse O malandro é o filho, que tem problema da falta de Paz,
Gosto · 2 · 8 h

Juvenal Gabriel Maposse Aquele que acha que é álcool barato compra o melhor e vai beber com o filho.
Gosto · 2 · 8 h

Brito Arnaldo Bem haja, é de louvar a atitude de nossa Governado Dra. Taipo mais gestos destes são necessários é preciso realmente o envolvimento de todos para a construção de uma paz duradoira e mais abrangente para que tenhamos um Moçambique melhor.

Cema Baptista Baptista Murima youo wa phama hinamotxarani

Muchuquetane Guenjere Tenho minhas reservas quanto a visita da governante. Julgo que como as eleiçoes estao na porta, tudo deve ser feito para amainar a situaçao.
Gosto · 2 · 7 h

Bruno Morais Só por dizer, ontem Nyuce disse pra lhe pontapear em nome do filho, o fizeram até espalhar os seus pobres cobertores e deitaram seus tubérculos e insumos acusando que eram drogas que tratava seu filho pra não ser achado e hoje porque Nyuce disse que conseguiu trégua já estão lá querendo sair bem na fotografia mostrando o celeiro do velho se esquecendo que foi das mesmas sementes que por eles deitadas que hoje viraram alimento. Onde está a seriedade dos nossos dirigentes e se ela faz com sinceridade, honestidade não precisa nos mostrar com fotos fazem isso pra nos enganar, aliás caro Egidio Vaz, pare de nos forçar a tapar nossos olhos com mentiras, quem te viu quem te vê, já não consegues reconstituir factos históricos até mesmo os recém vividos pra nos reelembrar, não conseguinte fazer uma análise profunda sobre a visita do Nyuce ao MTC e as empresas tuteladas nem conseguiste avaliar PR como Selecionador do Governo mas lamenta dos jogadores que não sabem chutar a bola pra balisa, habituaste-nos com suas palavras de te chamar de investigador ou pesquisador mas pelo que eu saiba as fontes não secaram!
Gosto · 4 · 7 h


Egidio Vaz Em que ficamos? No rancor do passado ou na celebração da mudança que se quer?

Bruno Morais Selebrariamos se mudança que se pretende fosse com sinceridade, honestidade, franqueza, compaixão, amor ao próximo ai sim o rancor e o ódio faria parte do nosso passado e não do nosso presente que está adormecido por uns instantes até proximas ordens. Cristo não nos ensinou a construir mudanças nem celebrar vitórias na base de mentiras.
Gosto · 2 · 6 h

Egidio Vaz Bruno, como é que sabe que esse gesto é de mentira? Aliás, qual seria o indicador da honestidade? Quero saber de ti para também exigir de quem deve fazer.

Francisco Gale Quando a desconfiança é maior até pode chegar a seguir trilho do seu próprio sapato, suspeitando de se tratar de um corno, heheheehe. Nós já repudiamos várias vezes acções macabras e quando aparecem pequenos gestos que servem de condimentos da paz e reconciliação temos que louvar meus caros, sob pena de deixarmos nossos governantes sem rumo. Parece que estamos ficando sem vistas para o bem, apenas para o mal. Acho que temos que criticar, sim, e quuando se toma o rumo, elogiar. Se são mentiras talvez o tempo possa provar. Desculpe.
Gosto · 2 · 6 h · Editado

Bruno Morais Ilustre Vaz! Pra aferirmos se é ou não verdade basta contabilizarmos seus gestos bons e maus e com ajuda das suas técnicas de pesquisa como bom historiador certamente que o indicador dela não lhe abonaria favoravelmente, logo a partida, um santo não precisa de uma semana santa pra mostrar que é santo logo de santidade não tem nada
Gosto · 3 · 6 h

Egidio Vaz Bruno Morais, o normal para um governante é errar. Quando acerta todo mundo vibra e encoraja. Mas errar não tem sido propositado. Pode ser por ordens superiores, erro de cálculo, coação, etc. Porque ele o dirigente gere diferentes interesses, um acto aqui pode significar lesar esse ou aquele.
Felizmente nesse caso, ela está a fazer algo que todos queriam ver. Reconciliação profunda e verdadeira. Estamos a desconfiar demais.
Gosto · 2 · 6 h

Francisco Gale Pelo menos cá em Sofala temos visto mudanças com esta governante no que respeita a inclusão. A título de exemplo, a minha colega (Sociedade Civil) foi a um encontro de preparação das comemorações do dia 7 de Abril, em que a Governadora mandou adiar porque os organizadores não tinham incluso outros movimentos feministas partidários. Só estavam as da OMM, Governo e Sociedade Civil. Passamos dia 7 num ambiente tranquilo, o contrário que assistimos noutros anos cá. E em Quelimane o que houve?

Quem lava cara todos os dias só para agradar alguem, acaba se abituando lavar sempre. A luta continua.

Bruno Morais Ilustre Vaz! Tens os seus motivos pra acreditar no pequeno gesto isolado de um e de outro, não nos esqueçamos que foram desses gestos que levaram Dhlakama da sua residência a viver em parte inserta, se isso foce feito com honestidade nem precisaríamos de esforço nem wisk a mesa pra clorir a foto, meu caro, quando um governo não funciona não serve e ponto final, o povo não quer suas graças, lamentações nem brindar com dirigentes na sua mesa, não foi pra isso que lhe foi dado o poder de gerir nossos impostos, ela que brinde wisk na casa dela. Afinal o empregado é quem compra wisk pra brindar com o patrão ou seria o inverso? Se assim é significa que o empregado está bajular o patrão ou não?
Gosto · 1 · 6 h

Jah Warrowarro Perseguiram o velho para o matar, estão a presseguir o filho para o matar, é voltam pra la com bolo envenenado e dizem é bom gesto? Afinal o que estamos a ver é um gesto que um pai transferiu para o seu filho. Receber os seus inimigos na sua casa e dar-lhes de comer. Mesmo vendo que é a cúpula que está a fazer de tudo para por o seu filho a viver nas matas ele teve o coração bondoso de os receber. Quando foram tirar o Dlakama do Mato não fizeram o mesmo? Até enviaram bispos traidores para de seguida cercarem-no para o matar. Está Sra, e O seu grupo foram para la pensado que poderiam encontrar o General, tudo fazem para prejudicar os outros. Não tem nada de bom gesto ai. Quem assim procede, tendo um gesto de nobreza não está na frelimo muito menos no governo. Gil Cistac onde está? Porque foi morto? Dr. Macuiane o que lhe fizeram? Não foi esta Sra que disse que os líderes comunitários andavam a fazer droga para dificultar a captura de Dlakama? E lá onde finge estar a visitar não é em casa dum líder? Progenitor do Lendário Dlakama? Este Sr mostrou os valores que possui perante os Fariseus
Gosto · 1 · 5 h

Baptista Botoela Um gesto com sinceridade, honestidade, amor , compaixão, , não precisava partilhar fotos..

Baptista Botoela Isso mostra uma autêntica hipocrisia

Luis Bila Bem haja à nossa governante. Nobre gesto.

Francisco Gale Esta Governante tem sido, de jesto em jesto, exemplo de Boa Governação, sobretudo a inclusão e participação cidadã na Governação como alguns indicadores. Bem haja Helena Taipo.

Bruno Morais Outras coisas só da pra rir
Gosto · 2 · 6 h

Kendo Mangulle Ahahahahah...Encontro entre Tom e Jerry....Tipo USA x Russia ( riem na mesa e depois quando voltam para casa, cada um manda missel para o outro)
Gosto · 3 · 6 h

Bruno Morais Me ganhaste
Gosto · 1 · 6 h

Carlos Joao Informações em meu poder dão conta que após visita de reconhecimento da Helena, dhakama ordenou deitar ao lixo todos os vinhos e wisks doados.
Gosto · 1 · 4 h

Kendo Mangulle Carlos Joao jao viu eu nao falei.... Ahahahahahah...

Horacio Horacio Bem falado,concordo Mano.
Gosto · 1 · 3 h

Adelino Costa Razão Essa mulher é um exemplo de sucesso a seguir.

Bruno Morais Ilustre Vaz! Tens os seus motivos pra acreditar no pequeno gesto isolado de um e de outro, não nos esqueçamos que foram desses gestos que levaram Dhlakama da sua residência a viver em parte inserta, se isso foce feito com honestidade nem precisaríamos de esforço nem wisk a mesa pra clorir a foto, meu caro, quando um governo não funciona não serve e ponto final, o povo não quer suas graças, lamentações nem brindar com dirigentes na sua mesa, não foi pra isso que lhe foi dado o poder de gerir nossos impostos, ela que brinde wisk na casa dela. Afinal o empregado é quem compra wisk pra brindar com o patrão ou seria o inverso? Se assim é significa que o empregado está bajular o patrão ou não?
Gosto · 2 · 6 h

Marcelo Nhaca K barbaridade
Gosto · 2 · 6 h

Henriques Luis Matsenguane Nao há dúvida que seja um gesto muito positivo mas me pegunto,
será esta iniciativa um acto isolado?
Mudança de abordagem? Como é que em Manica temos o governador Mondlane a fazer tudo aquilo que nem dá para recordar e agora a governadora Taipo nos dá uma aula de sapiência de se lhe tirar chapeu.
Acho eu que ja se desperou! Isso é bom.

Luciano Gambeta Bem haja governadora. ...

Bruno Morais Ilustre Egidio Vaz, antes que me esqueço de lhe elogiar pelos teus eternos e puchacacos fans, teus incondicionais lambebotas, os que mesmo com o cheiro do teu peido sentem aroma de Hugo boss, os que te votarão quando fundares teu partido mas só espero que o voto não seja em branco visto que será secreto. Viva.....

Egidio Vaz ESte é um insulto. E eu costumo bloquear os que me insultam. Tivemos um bom debate. Exijo que retire este insulto oulhe bloqueio senhor Bruno Morais.

Ani Zita No bloqueie o Bruno Morais Egidio Vaz estamos perante uma diversidade!! Não somos iguais
Gosto · 2 · 5 h



Egidio Vaz Diversidade seria se eu lhe insultasse também. Mas pronto, bye bye Bruno Morais


Francisco Gale Eu acho que o Sr. Bruno Morais não ensultou a ti só sr. Egídio Vaz. Ele ensultou a todos os que apoiam ao acto simbólico do mínimo que deviam fazer todos os cidadãos com ideologias diferentes mas Moçambicanos de carne, sangue e osso, o que todos deviamos fazer, incluíndo quem nos ensulta. Por isso, por mim não lhe bloqueie. O que ele merece, num país em que a justiça funciona, é servir de exemplo para os outros, que o que cometeu é crime. Seria este o momento de se redimir e pedir perdão pelo exagero no desabafo. Estamos de facto chocados todos. O que está em dispromoção aqui não é a imagem de Vaz, mas a reputação do Morais.

Francisco Gale Acompanhei todos os comentarios dele e nada do que disse está errado, por se tratar da opinião dele, mas quando ensulta ao autor e todos os que concordam com a posição do autor do texto e o facto em causa, aí já abandona o caris. Não lhe fica bem.





Nelson Junior Sim, como disse e repito, eh de elogiar a atitude da Helena, mas num Pais normal, esta visita nao poderia merecer tanta atencao e tantos elogios...pois num Pais normal, eh normal ver lideres politicos a visitarem cidadaos da terceira idade...Mas, por mais que nos custe "digerir" e acreditar, Mocambique nao eh um Pais normal...nao eh normal de que um Partido no poder use companhias publicas pra se enriquecer...nao eh normal que um ministro nao se demita ou nao seja expulso por conflitos de interesses...nao eh normal que um dito presidente visite tantos ministerios e note que nao estao a funcionar como deveriao, mas nao toma nenhuma accao concreta...nao eh normal que um governo faca dividas, escondendo- as ao povo...isto nao eh normal...nao eh normal de que cada semana que passa haja um homem queimado pela esposa ou amante....Mocambicanos: nao nos enganemos: sejamos fortes e corajosos e admitamos duma vez pra sempre de que vivemos numa sociedade doentia.....

Agostinhocordeiro Cordeiro Pois é meu caro! ai tem gato...

Márcio Correia Concordo em 100% contigo Nelson Júnior...O problema é que a maioria dos moçambicanos acredita em falsidade e medíocridade, portanto não há nada a fazer e nem comentar ..😮

Francisco Gale Caro Nelson Júnior, se apoiasse num comentário e criticasse outros factos tais como os que arolou aqui, noutro comentário, seria bom e estaria plenamente de acordo consigo.

Realmente o país está doente e precisa de mudanças urgentes e uma delas é essa que vemos no ambito de reconciliação e inclusão. Merece elogio.

Se o conflito de interesse de adjudicação de obras públicas para eles mesmos (ministros) merecer uma atenção do Governo, haverá sim lugar de elogiar.

Se punirem os mentores das dívidas clandestinas, que sufocam a barriga dos moçambicanos; se pararem com a pilhagem dos nossos recursos naturais; ... factos que criticamos agora, também teremos que dizer: sim, agora sim. E eu serei seu fã , pois tem uma visao muito ampla Júnior!

Carlos Joao Visita de Reconhecimento. Uma das tácticas militares.
Gosto · 1 · 4 h





Cesar Matapa Boms ensinamentos


Daniel Omar A Linette é uma das maiores incendiárias não caiam na conversa. Então ela critica o bom gesto da governadora, sei hum.. Para as Linettes Olofson desta vida quanto pior, melhor

Nelson Junior Senhor Daniel, me perdoe de dizer algo: nao lhe quero ferir e nem perder respeito, e nem me leve a mal se ouso dizer- lhe algo:...A Linette, vivia no estrangeiro durante a guerra civil, como tantos e tantos mocambicanos fizeram...e vivia num dos paises mais ricos do mundo: economicamente estava bem e talvez melhor que estes ditos ministros...e, se, regressou eh por que adora Mocambique...A Linette viveu num Pais verdadeiramente democratico, como tal, tem tanto pra ensinar....o que entristece, eh ver tantos e tantas a tentarem ser mais patrioticos com sentimentos de paranoia( nao digo que o senhor seja paranoico)...A Linette, tem direito de criticar a qualquer um ou uma que quiser....recorde- se que a Linette conhece melhor a Frelimo do que a sua Excelencia...o que a Linette quer ver, eh um Mocambique melhor pra todos...Abracao e Boa Pascoa.....
Gosto · 1 · 59 min

Daniel Omar A Linette é uma ressabiada, para ela não há nada que os dirigentes da Frelimo façam que não tenha segunda intenções, tudo para ele está mal. Não está contente com o regime??? Que volte para a Europa


Juvenal Gabriel Maposse O Dhlakama está no habitat natural dele, é para sair para onde? Pensa que os macacos que estao no jardim zoológico estão bem?

Pascoal Bernardo Manga Manga Bem haja a atitude da S. Excia Governadora da Província de Sofala Helena Taipo. 
Os nossos governantes devem ser esse exemplo

Veronica Cussimbua Inclusao muito bom

Márcio Correia Isto como diz o velho ditado popular " é bom inglês ver" em outras palavras " não existe visita de um político a um determinado local sem interesses particulares " portanto a maioria dos moçambicanos parece que gosta de admirar tudo que é falso. .😠😡
Gosto · 1 · 2 h

Daniela Alexandra Este velhote é mesmo importante! A FIR do Khalau andou a procura dele! Agora a Srª Governadora! Porquê?
Gosto · 1 · 1 h

Ladia Gulamussene Essa sociedade e compoata de gente boa gente ma, lambebotas, e pessoas o nestas. Nao sei onde se enquadra

Nelson Junior A Helena eh um dos lideres da frelimo, nao eh?...tire suas conclusoes...a diferenca eh de ela ser um pouco mais humana e mais humilde...

Lidia Fernando Nhate Hiiiii Voces!

Renato Tomas Muelega Teatro político
Gosto · 1 · 33 min

Isabelcia Baloy Bonito ver

Sem comentários: