8 h ·
Vakithe
PÁSCOA, PÁSCOA, PÁSCOA E PÁSCOA
Cada páscoa, devia ser uma oportunidade de cada um se reeccontrar consigo mesmo, pensar no que tem feito de mal aos outros, desculpar-se, refazer as amizades, recuperar os amores, em suma, fazer o bem.
Ainda que integre o grupo daqueles que teimosamente não acreditam em Deus e por via disso não acreditam no sacrificio do Rei Cristo, seu filho, que celebramos nós outros, por favor finja e siga-nos o exemplo. Se não tem feito obras de caridade ao longo do ano todo, faz pelo menos amanhã, sexta-feira santa. Ofereça um pão a um menino da rua, ofereça uma peça de vestuário a um vizinho que certamente precisa. Diz uma palavra amiga ao teu pior inimigo e faça pazes. Coma marisco e não tenha contacto carnal.
Será muito isso, só isso, para pagar a factura de quem foi batido, picado, pregado na cruz, vexado, insultado e etc, por nossa/tua causa? Será muito isso por um so dia?
Nas igrejas, cantamos sempre, Jesu i ta Wuya(Jesus há-de vir). Sim, pois, é assim mesmo que nos foi ensinado. Entretanto, nas minhas indagâncias, assumo que ele já tentou vir variadissimas vezes e, infelizmente teve de voltar correndo pois não encontrou as condições propícias para revelar a sua chegada.
Ele, tem vindo, acredito, muitas vezes, convencido de vir encontrar um mundo diferente, no minimo, que reflicta o nosso cometimento com a Palavra de Deus e reconhecimento pelo sacrificio da vida dele para nos salvar, um mundo de paz, sem bandidos, sem corruptos, sem sequestros, sem assaltos, sem violadores de menores, sem perseguidores de albinos, sem crueldade, sem vinganças, sem violência doméstica, com muita solidariedade, com compaixão entre os homens, etc. Ele encontra justamente tudo isso e a dobrar, ele se assusta ou acha que está perdido, como quem diz, não é aqui onde eu vinha. Juro-vos.
Temos de ser nós, nós primeiro a criarmos as premissas para que deixemos de cantar Jesu a ta wuya e passarmos a cantar JESU I TCIKELE (Jesus Já Chegou).
Que não seja, portanto, mais um fim-de-semana longo para derrubar os bolsos em tortuosas sessões de bebedeira. Que sirva também para que se encontre algum momento de profunda reflexão, individual e colectivamente, ainda que o façamos de forma dessimulada, tê-lo-emos feito e para alguma coisa terá signidicado.
Uma Feliz Páscoa a todos os amigos e com paz e amor abundantes.
Vakitheeee
Comentários
Joaquim Micas Feliz pascoa ilustre Suaze.
Sylvia Macie Feliz Páscoa
Marcilia Rafael Rafael Flz Pascoa
Avelino Francisco Navaia Sim sr. Gostei do texto. Feliz Páscoa.
VAKITHE
RUBRICA: COISAS QUE NAO DEVIAMOS FAZER
CAPITULO VII- Ainda sobre o convidado palhaço
Assim já te convidaram. Muito bem. O convite diz: válido para 2 pessoas e não extensivo a crianças.
Comecemos pela parte que diz 2 pessoas. Sabes a quem se referem? não se referem a ti e um marginal qualquer. Referem-se a ti e teu (tua) companheiro (a) habitual (marido, esposa, namorado ou namorada).
Porque é que achas que estás livre de levar, uma amiga qualquer, um amigo qualquer, um vizinho, um colega de serviço, etc. o que é que, rigorosamente, essas pessoas tem a ver com quem se casa? Podes me dizer?
O mais educado, se o seu parceiro não estiver disponível, seria comunicar a quem te convidou que, ao invés de dois lugares, só vais ocupar um em virtude da impossibilidade da presença do teu parceiro e, naquele lugar, vai ser colocada outra pessoa que significa alguma coisa para quem se casa e que ficou certamente como suplente.
Esse estranho a quem levas vai aparecer nas fotografias e filmagens como quem mesmo?vai levar brinde para lhe servir de recordação de quê mesmo? Deixa-te de palhaçadas paaaaaa.
Não quero mais ouvir isso.ouviste?
Já te critiquei num outro momento, por causa de, mesmo que venham os dois e só pretenderem chegar na hora do DJANFRO, ainda assim chegarem muito atrasados ou saírem cedo alegadamente por que tem outra cerimónia, onde vais primeiro ou irás a seguir. É maningue OFF isso ai. Tu não és tao OFF assim, pelo que deixa isso de imediato.
Tens dois convites, decline um e deixe de se fazer de barata tonta.
Vais a uma cerimónia e participas na integra em todos os actos e deixa de dar bips aos noivos que te convidam sempre na expectativa de te ter em todos os momentos programados com muito cuidado e a contar contido, incluindo na pista de dança, na distribuição de brindes e até mesmo na hora de se despedirem de ti a caminho da lua de mel, se ainda houver. Andas ai duas horas aqui, mais duas acolá e depois chegas a terceira cerimonia já a recolherem os panos das mesas ou a varrerem, tudo porque não podes declinar algum convite alegando já ter outro e querendo, mandar apenas um presente. Queres estar em todas e a todos tu chateias e passas por palhaço sem se quer teres técnica para isso.
Já te falei, nao quero mais ouvir isso, sr. Convidado.
Agora e essas crianças? leste bem o convite? Não tinhas com quem deixar? E nós somos culpados? não te programaste afinal? Se até te mandamos o convite há mais de um mês…ou o parto foi ontem? Não nos cria problemas Sr. Convidado com a sua desorganização pessoal, queira por favor decidir: entra o casal sem a criança ou não entram todos. Hi ku ntsem.
Ahhh, há-de ficar no colo…hewena, não nos estraga a cerimónia. Por vezes tem de se parar a festa para se atender as confusões próprias de crianças e ai perdemos o foco de que se trata de casamento e entramos todos na creche e a resolver problemas de um convidado palhaço sem técnica nenhuma.
Não quero mais ouvir isso. Ouviste convidado?
Um grande abraço e até já, ainda com o Convidado Palhaço, no Capitulo VIII, a tardinha.
Como sempre, desculpa qualquer coisa ta`...
Vakitheeee
Comentários
Sara Chambe Porque é que achas que estás livre de levar, uma amiga qualquer, um amigo qualquer, um vizinho, um colega de serviço, etc. o que é que, rigorosamente, essas pessoas tem a ver com quem se casa? Podes me dizer? Respondendo com uma pergunta: Que mal tem ir com um amigo ou amiga a esse casamento?
Filimao Suaze porque ele, o teu amigo ou amiga, nao so nao dizem nada aos noivos hoje, como, por ventura, nao dirao NUNCA. O teu parceiro, que ate podem nao conhecer ainda, tem historia contigo e a qualquer momento poderao conviver com ele. Esta, a minha posicao. Melhor que o teu amigo, eles, os noivos, tem muito mais gente para convidar e que certamente figura como suplente, nao para dar lugar ao teu amigo mas sim ao teu namorado/esposo, havendo.
Filimao Suaze ...Esse estranho a quem levas vai aparecer nas fotografias e filmagens como quem mesmo?vai levar brinde para lhe servir de recordação de quê mesmo? ...
Filimao Suaze Sara Chambe, u kone kohalanu makwezu?
Sara Chambe Olha Normalmente o convite e inderecado a alguem e ate ate com um Nome por exemplo a Sara Chambe e esposo se for casada... mas se a Sara nao for casada ? E ate nao tiver namorado? mas entretanto tiver um amigo ou amiga ...E mais em algum momento aparece bem boldado que o convite e para 2 pessoas ...Melhor nao ir ao casamento? Vakiteee e nao brindar a minha amiga ou amigo com a minha presenca?
Filimao Suaze Claro que tu vais mana mas não leva qualquer pessoa.tem gente bem melhor que esse"qualquer" que deve estar lá. Wa fwi kuma kê?
Sara Chambe Filimao Suaze O que e Qualquer Pessoa meu irmao?
Sara Chambe Qual e o conceito de Amigo meu irmao Filimao? Vakiteee
Filimao Suaze Ummmmmmm agora X confio k n leste bem todo post brada hummmmm
Sara Chambe Filimao Suaze Volto la para ler e obrigada
Cidy Magaia İshhh... Concordo com a parte da criançada. aguardando pela parte Vİİİ niku ntseee
Leny Tembe 👋👋👋👋 certo. Muito certo. Muitas vezes os noivos deixam de fora pessoas queridas por privilegiar outras tb queridas. E nos Phaaaaaaaaaaaaaa aparecemos com um estranho no casamento. Pk nao informar aos noivos que o parceiro ou parceira nao se fara presente. Pk nao deixar os noivos terem testemunhas que eles mesmo escolheram.
Pk tenho que levar amigo, amiga, irma, ou filho no lugar do parceiro. 😬😥
Assunto criança ja nem falo. Pura maldade dos convidados. Como a minha avo dizia " as crianças sempre a criançarem"..
Elisabete Mangave Ilustre, adimiro bastante esse teu sentido do bom humor. Sempre tocando na ferida.
Ismenia Afonso De Marrule Grande verdade amei
Rebeca Cipriano Concordo que não se deve levar crianças, para onde não foram chamadas
Filimao Suaze e concordas que se leve amigo e se ande a dar bips em dois, tres ou quatro casamentos?
Rebeca Cipriano Não concordo! ! Que se opte por um
Ema Melembe Obrigado pelas aulas de compostura que nos tens dado mano...só não vai aproveitar aprender aquele que não quer. .. podes ter certeza que não vamos voltar a fazer isso... vakitheee
Helena Silva Na tentativa de agradar os nossos amigos " tentamos" participar em 2 ou 3 casamentos no mesmo dia pensado que estamos a fazer certo. Fica aquilo que dizemos " Pelo menos passei por lá ficava mal não ir......" mas esse tipo de comportamento é pior fazemos os "bips" a pensar que estamos a agradar e acabamos perdendo as melhoras partes de todos os casamentos. Muito obrigado por essa chamada de atençao. É preferível não ir do que fazer feio, na hora de despedir os noivos até nos emploram para ficarmos e nós com cara de pau ainda dizemos com boca bem cheia TEMOS OUTRO CASAMENTO PARA IRMOS. Eishhhhhh😣😣😣
Filimao Suaze Já viste né?
Helena Silva Temos que mudar.
9 h ·
Vakitheeee
Quando os complexos de superioridade inferiorizam o próprio pseudo-superior
Sô Dr.; Sô.Engenheiro; Sô Director, Sô PCA, e muitos outros Sôs desta nossa pobreza intelectual. Vocês são mais que quem mesmo? Him?
É muito OFF aquilo que fazem algumas pessoas. Quer dizer, as designações que são normais de se usar no contexto académico e profissional , devem também ser usadas nos contextos socias ou outros?
Escuta bem isto. Houve alturas em que essa coisa de ter ido a escolas superiores ou de ser chefe, ja teve a sua força ‘’showofal’’, poderia sim senhor ser motivo de grandeza em relação aos outros. Falo da altura pós-independência, em que os tais doutores, com d maiúsculo ou minúsculo, eram contados a dedo, eram raros, tipo bozina de avião. Eram também raros, os bosses, ou ‘’boisses’’ no português moçambicano.
Diz-me lá hoje, com tanta Universidade que popula por ai formando e deformando mas produzindo doutores de todos os D’s, com tanta empresa privada, nem que seja da dimensão de uma barraca mal sucedida, criando Directores, PCA’as, etc, qual é a piada de até ali na barraca do Tio Chico, quereres que toda malta de chame de Sô Doutor fulano, Sô Engenheiro Sicrano, Sô Director Beltrano, etc etc etc. O que é isso paaa? Afinal ja não estudaste para enriqueceres os teus conhecimentos e te valares deles para enfrentares esta vida dificil? É para vir ‘’showofar” aqui na zona? Não queremos isso.
Sô Sei Lá o quê...é la no teu serviço isso, aqui tu és o Djothamo, aquele mesmo que nós vimos a crescer e a andar atrás de uma janta com caniço ou um pneu com dois paus, com calças de ‘’Mpandzecuana’’ (aquelas que se rasgaram e já mostram as nádegas, sem qualquer piedade). Não nos venha com histórias aqui.
Todo mundo, hoje, querendo, e não podendo como era ontem, pode ser DOUTOR e muito DOUTOR, e quase todos nós, somos Directores em algum lugar, nem que seja na nossa própria casa e, ninguem prova que o seu escritório, onde é Director ou PCA, tem melhores condições que a barraca do Tio Jorge, pelo que, para todos efeitos, o Tio Jorge é mais Director Geral, PCA, DOUTOR que tú.
Veja lá que algumas formações são de desiganções terriveis. Imagina aqueles Engenheros que depois da Licenciatura e Mestrado, ainda fazem o PHD e por via disso ascendem ao titulo académico de :PROFESSOR DOUTOR ENGENHEIRO, então, ali mesmo na barraca do tio Khossa, ao chegar, o garçon ou atendente, teria de perguntar: faz favor Sô Professor Doutor Engenheiro Nhantumbo, vai uma preta? Com copo? A garrafa ou a lata Sô Professor Doutor Engenheiro Nhantumbo? Poupem-nos la senhores.
E quando fosse da vez daquele PCA que é ao mesmo tempo Administrador noutra empresa e Director Geral de outra ainda...ao chegar, o coitado do atendente teria de dizer: oh Sô PCA, DIRECTOR GERAL, ADMINISTRADOR, vai um whisky, com gelo ou seco Sô Muitas Coisas? Hawenaaaa.
A humildade faria-nos muito melhor. Os titulos académicos assim como as posições profissionais acidentalmente ocupadas por uns e outros, deveriam ser referência dos outros, a nosso respeito e na nossa ausência. Por exemplo se passas la do bar e bebes um copo, ou la no xitique e senão mesmo no falecimento, as pessoas que estiverem proximas de si, por aquilo que tiveres falado, comentado ou mesmo pelo sábio silêncio que tiveres feito em certo momento, ficar-se-ão a perguntar sobre a tua super prudente postura e aí alguem dirá...ele é isto ou aquilo, mas é muito humilde. É super inteligente, é etc etc etc e ai fazes melhor nome do que andando a brincar aos titulos académicos ou profissionais de forma desorganizada, barata, imprudente e vulgar.
Infelizmente e em voz baixa, alguns, so tem mesmo muita escola e muito dinheiro pois, naquilo que é bom, A EDUCAÇÃO, são ZERADOS, arrogantes, agressivos, malcriados, estúpidos, imorais no que falam e fazem, etc, e nisso, até convocam-nos a reflectirmos se essa coisa de ESTUDAR MUITO OU TER MUITO DINHEIRO, NÃO SERÁ IGUALMENTE MUITO RUIM?
Tu és o Ananias Hobvana, és o Bernardo Nhantxoco, és Benedita Wa Ka Mandevo, és o Justino Mundlovo, és a Catarina dos Anjos. Esse é o teu nome. E, se por ventura fores chefe, é la no serviço e termina a hora que despegas até que retomes dia seguinte na hora de entrada. Se fores dr., Mestre, DR, PHD, Pós-PHD, respeitamos tudo isso e até aplaudimos mas deixe isso lá na academia e recupere isso amanha demanhã, quando voltares a entrar.
Kumbe hinga pepa nhana, hi kombela moya faxavor, a moya nhana.
Sô Dretor pra qui, sô doutor pra ali, sô Secretário Geral pra ali, ahhhhh vakahinou, é OFF isso ai paaaa. Recuperem vossos nomes urgente porque lá em casa e na barraca queremos vos chamar como tais, rápido.
Depois somos uns sô dretores, doutores, engenheiros, etc, DE NADA... nem cauda de avião feita em AFRICA existe ainda e lá onde fazem todo o avião raramente se chamam com titulos. Ahhh, chega paaaa.
EXIIII
Acho que te magoeei. Sorry npfoto, sorry mesmo.
Vakitheeeee
Vakitheee
RUBRICA COISAS QUE NAO DEVIAMOS FAZER- Abrindo a excepção prometida, solicitada por Lenny Tembe, Cidy Magaia e Ivone Magaia.
CAPITULO EXCEPCIONAL ou ''ULTIMISSIMO''- a questão do DJANFRO mais servido a uns do que a outros, no mesmo casamento.
Amigas, este poste excepcional, vou escreve-lo em jeito de deixar a minha opinião, MUITO PESSOAL, como diz um meu amigo, como se a opinião APENAS PESSOAL, não fosse dele e exclusivamente dele. Kikiki, coisas da lingua do camões.
Se vocês estiverem lembradas, amigas, ontem, as festas de casamentos eram: sábado em casa da noiva, e aqui a familia do noivo sabia que com muita sorte comeria e beberia o razoável, ja ia sabendo que passaria algum sofrimento estomacal e, Domingo em casa do noivo e ai era feita a devida vingaça na forma de servir.
NB. Nestes cenários, era sempre a familia de um e de outro a tratar da cozinha.
Hoje em dia, quase todos evoluimos para um cenário em que já não fazemos nada em casa, é tudo no salão. Mas ainda assim há aqui dois grupos:
Primeiro grupo: Vamos ao salão sim, mas o cozinha é lá de casa, onde são chamadas as tias, primas, vizinhas e outras voluntárias para apoiarem e depois leva-se o djanfro ao salão ou lá mesmo no salão, encontra-se um sitio para aquela equipe trabalhar. – AQUI HÁ SEMPRE CONFUSÃO E É EXACTAMENTE ONDE A FAMILIA DA NOIVA OU DO NOIVO, MEDIANTE QUEM TEM MAIS VOZ ACTIVA(que depende de quem pagou mais entre a noiva e o noivo ou quem tem dominio sobre o outro) VAI FAZER DE TUDO PARA INFLUENCIAR, DESDE A ARRUMAÇÃO DOS CONVIDADOS NA SALA ATÉ A FORMA DE ALOCAÇÃO DOS GARÇONS EM CADA MESA DE MODO QUE POSSAM SERVIR OS SEUS COM MAIS REGULARIDADE EM DETRIMENTO DOS OUTROS. Coisa muitissimo feia e deplorável.
Quer dizer, estão todos na mesma sala, uns a beberem refrescos e outros a beberem sumo, uns a beberem red label e outros a beberem black label ou mesmo Gold label; uns a brindarem com JC e outros com Moet, uns a servirem no Buffet que está pobre e outros a receberem pratos cheios e recheados vindos da conzinha. É MUITA PRETARIA JUNTA e quase roçando a dimensão ‘’MERDAL’’ do assunto.
Neste cenário, a confusão está quase sempre garantida, salvo raras excepções de familias que são NOTA MIL.
1- Vão servir mais a uns do que aos outros;
2- A própria arrumação da sala já obedecerá a um esquema estranho
3- No final, uma tia vai dirigir a divisão dos restos pelas cozinheiras como se não houvesse o dia seguinte ou como se fosse dela o poder de dar destino as sobras
4- Vai haver pancadaria ou mau relacionamento posterior ao casamento
5- Os tios, tendo seus sobrinhos ou filhos no bar, vão sempre passar por lá a saida e levar um monte velho se não mesmo um gin ou whisky para beber pelo caminho ou para levar para a garrafeira doméstica, os mesmos que no dia seguinte, ao chegarem ao xiguiniane e não tiverem as mesmas coisas dirão: enquanto ontem bebemos até levamos para casa...parvos, esquecem que levaram exactamente o que era para dia seguinte.
6- Etc, etc etc
Segundo grupo: tudo é feito no salão e SEM ENVOLVIMENTO DA FAMILIA. Para quem o pode fazer, é o cenário que eu recomendaria. FAMILIA FORA E MUITO LONGE DO ASSUNTO. A familia que venha cozinhar e servir no dia do balanço, quando se vai comer cabeça etc. Entrega-se TODO O TRABALHO a terceiros, bem identificados e contratados, e coloca-se um grupo de amigos a controlarem a sala enquanto decorre o casamento, amigos daqueles que se comportam as vezes bem melhor que a nossa propria familia:
1- Controlam as bebidas
2- Controlam o comportamento dos Garçons
3- Controlam o comportamento do protocolo
4- Recolhem as sobras de bebidas e comidas e levam para o sitio certo ja indicado
5- Fazem cara feia e desanimam os tios que andam a pedir garrafa para levar para casa
6- Envergonham as tias que se querem meter na cozinha onde não foram chamadas e deixam claro que ninguem vai levar nada mas nada mesmo, entretanto, podem comer e beber o que quizerem enquanto estiverem no salao, mesmo havendo o risco de se gerar um mau relacionamento.
7- Etc etc etc
Claro que este cenário é mais oneroso mas considero mais seguro pois, todo mundo vai ser tratado DE IGUAL PARA IGUAL, nao haverá VIPS e NIPS; não há a familia da noiva nem a do noivo, so há os convidados e ponto final.
Entretanto:
Julgo que é possivel misturar os dois cenários e dimimuir os custos, se entretanto a familia for chamada para efeitos exclusivos de cozinhar e depois entregar as panelas a um outro grupo que vai tratar de servir e fazer a recolha no final pode funcionar sim e já vi isso, apesar de oferecer-se a falhar por causa da casmurice de algumas familias que se sentirão menosprezadas com tal atitude.
A história de: no bar vai estar o primo Jacinto, a Chefe da cozinha ser a Prima Júlia, etc etc etc, muitas vezes resulta em BORRADA TOTAL.
Termino reiterando que, há, entretanto, familias NOTA MIL, raras e muito raras, em que as coisas FLUEM COMO SE FOSSE UM SERVIÇO CONTRATADO, TUDO NOS TRINQUES.
NB. O que descrevo acima não tem nada a ver com familias com ou sem mola, pois, em serviço em casamentos de familias com muito bolso, ja vi noivas se levantarem e se dirigrirem a cozinha para ir chamar atenção a uma tia que arrumava frangos e beefs em capulanas. Imagina a vergonha de lhe mandar tirar tudo e mandar rapidamente para os buffets que ja estavam bem vazios.
Ja vi noivos de bolso gordo a tirarem casacos para dar boa sova aos primos que enchiam viaturas com bebidas roubadas do bar onde era suposto serem os responsáveis, com convidados a irem embora com sensação de festa pobre quando afinal é festa empobrecida por pretalhadas nossas e da nossa familia. TRISTE.
Vou parar, há muito que se diga e eu nunca sou resumido, por defeito.
Ja agora, NÃO QUERO OUVIR QUE FIZESTE ISSO. Kikikiki
Vakitheeeee
Comentários
Pedro Miguel 👋🏿👌🏿👍🏿👆🏿. Já tem umas boas páginas para um livro de retratos sociais. Mãos à obra por favor.
Ligia Novele Bernabe 👏👏👏👏....nos tempos de hoje o segundo grupo é nota mil!!!!
Afinal quem são os convidados do casamento!??! Uma família....logo porke da diferença na hora dos comes e beberetes?
Elisabete Mangave WA TSALA.
Lailate Ciriaco kkkkkk, como é que o Dr. tem essas todas informacoes?
Filimao Suaze São falsas?ilustre colega
Filimao Suaze Tenho 40 anos de idade e sou MC profissional há 12 anos.sorry
Escreve uma resposta...
Rodrigues Junior São cenários tristes que assistimos nos casamentos em que a família devia ajudar mas ela mesma que sabota os noivos. Infelizmente nada a fazer a um comportamento baixíssimo que nos caracteriza.
Cidy Magaia Khanimambo meu irmao Filimao pela excepcao.
Cidy Magaia Dizer que infelizmente todos cenarios aqui apresentados sao o nosso dia a dia nos mutxados. Recomenda se a seguir e sou apologista do segundo grupo onde arranja se uma empresa do catering ou entao manas ( tais como a dona Aissa, Maimuna etc) que de forma individual cozinham tao bem e ainda servem no salao por forma a evitar atritos familiares.... Bem haja os seus ensinamentos vivendo e aprendendo Rhaaaaaa
Mariana Figueiredo A segunda opção é de facto a mais viável. Foi o que aconteceu no meu casamento. Misturamos amigos e familiares no comando e valeu! De facto há cenas tristes que se assiste nos casamentos que parece filme de refugiados em Campos de concentração. ..kkk E as vezes as confusões geradas nestas cerimónias de casamento refletem-se no lar dos recem casados e pode trazer sérios problemas para ambos.
Ivone Magaia Obrigada por abrir uma excessão. Thanks mano. Bem haja
VAKITHE
RUBRICA: COISAS QUE NAO DEVIAMOS FAZER
CAPITULO VII- Ainda sobre o convidado palhaço
Assim já te convidaram. Muito bem. O convite diz: válido para 2 pessoas e não extensivo a crianças.
Comecemos pela parte que diz 2 pessoas. Sabes a quem se referem? não se referem a ti e um marginal qualquer. Referem-se a ti e teu (tua) companheiro (a) habitual (marido, esposa, namorado ou namorada).
Porque é que achas que estás livre de levar, uma amiga qualquer, um amigo qualquer, um vizinho, um colega de serviço, etc. o que é que, rigorosamente, essas pessoas tem a ver com quem se casa? Podes me dizer?
O mais educado, se o seu parceiro não estiver disponível, seria comunicar a quem te convidou que, ao invés de dois lugares, só vais ocupar um em virtude da impossibilidade da presença do teu parceiro e, naquele lugar, vai ser colocada outra pessoa que significa alguma coisa para quem se casa e que ficou certamente como suplente.
Esse estranho a quem levas vai aparecer nas fotografias e filmagens como quem mesmo?vai levar brinde para lhe servir de recordação de quê mesmo? Deixa-te de palhaçadas paaaaaa.
Não quero mais ouvir isso.ouviste?
Já te critiquei num outro momento, por causa de, mesmo que venham os dois e só pretenderem chegar na hora do DJANFRO, ainda assim chegarem muito atrasados ou saírem cedo alegadamente por que tem outra cerimónia, onde vais primeiro ou irás a seguir. É maningue OFF isso ai. Tu não és tao OFF assim, pelo que deixa isso de imediato.
Tens dois convites, decline um e deixe de se fazer de barata tonta.
Vais a uma cerimónia e participas na integra em todos os actos e deixa de dar bips aos noivos que te convidam sempre na expectativa de te ter em todos os momentos programados com muito cuidado e a contar contido, incluindo na pista de dança, na distribuição de brindes e até mesmo na hora de se despedirem de ti a caminho da lua de mel, se ainda houver. Andas ai duas horas aqui, mais duas acolá e depois chegas a terceira cerimonia já a recolherem os panos das mesas ou a varrerem, tudo porque não podes declinar algum convite alegando já ter outro e querendo, mandar apenas um presente. Queres estar em todas e a todos tu chateias e passas por palhaço sem se quer teres técnica para isso.
Já te falei, nao quero mais ouvir isso, sr. Convidado.
Agora e essas crianças? leste bem o convite? Não tinhas com quem deixar? E nós somos culpados? não te programaste afinal? Se até te mandamos o convite há mais de um mês…ou o parto foi ontem? Não nos cria problemas Sr. Convidado com a sua desorganização pessoal, queira por favor decidir: entra o casal sem a criança ou não entram todos. Hi ku ntsem.
Ahhh, há-de ficar no colo…hewena, não nos estraga a cerimónia. Por vezes tem de se parar a festa para se atender as confusões próprias de crianças e ai perdemos o foco de que se trata de casamento e entramos todos na creche e a resolver problemas de um convidado palhaço sem técnica nenhuma.
Não quero mais ouvir isso. Ouviste convidado?
Um grande abraço e até já, ainda com o Convidado Palhaço, no Capitulo VIII, a tardinha.
Como sempre, desculpa qualquer coisa ta`...
Vakitheeee
Comentários
Sara Chambe Porque é que achas que estás livre de levar, uma amiga qualquer, um amigo qualquer, um vizinho, um colega de serviço, etc. o que é que, rigorosamente, essas pessoas tem a ver com quem se casa? Podes me dizer? Respondendo com uma pergunta: Que mal tem ir com um amigo ou amiga a esse casamento?
Filimao Suaze porque ele, o teu amigo ou amiga, nao so nao dizem nada aos noivos hoje, como, por ventura, nao dirao NUNCA. O teu parceiro, que ate podem nao conhecer ainda, tem historia contigo e a qualquer momento poderao conviver com ele. Esta, a minha posicao. Melhor que o teu amigo, eles, os noivos, tem muito mais gente para convidar e que certamente figura como suplente, nao para dar lugar ao teu amigo mas sim ao teu namorado/esposo, havendo.
Filimao Suaze ...Esse estranho a quem levas vai aparecer nas fotografias e filmagens como quem mesmo?vai levar brinde para lhe servir de recordação de quê mesmo? ...
Filimao Suaze Sara Chambe, u kone kohalanu makwezu?
Sara Chambe Olha Normalmente o convite e inderecado a alguem e ate ate com um Nome por exemplo a Sara Chambe e esposo se for casada... mas se a Sara nao for casada ? E ate nao tiver namorado? mas entretanto tiver um amigo ou amiga ...E mais em algum momento aparece bem boldado que o convite e para 2 pessoas ...Melhor nao ir ao casamento? Vakiteee e nao brindar a minha amiga ou amigo com a minha presenca?
Filimao Suaze Claro que tu vais mana mas não leva qualquer pessoa.tem gente bem melhor que esse"qualquer" que deve estar lá. Wa fwi kuma kê?
Sara Chambe Filimao Suaze O que e Qualquer Pessoa meu irmao?
Sara Chambe Qual e o conceito de Amigo meu irmao Filimao? Vakiteee
Filimao Suaze Ummmmmmm agora X confio k n leste bem todo post brada hummmmm
Sara Chambe Filimao Suaze Volto la para ler e obrigada
Escreve uma resposta...
Cidy Magaia İshhh... Concordo com a parte da criançada. aguardando pela parte Vİİİ niku ntseee
Leny Tembe 👋👋👋👋 certo. Muito certo. Muitas vezes os noivos deixam de fora pessoas queridas por privilegiar outras tb queridas. E nos Phaaaaaaaaaaaaaa aparecemos com um estranho no casamento. Pk nao informar aos noivos que o parceiro ou parceira nao se fara presente. Pk nao deixar os noivos terem testemunhas que eles mesmo escolheram.
Pk tenho que levar amigo, amiga, irma, ou filho no lugar do parceiro. 😬😥
Assunto criança ja nem falo. Pura maldade dos convidados. Como a minha avo dizia " as crianças sempre a criançarem"..
Elisabete Mangave Ilustre, adimiro bastante esse teu sentido do bom humor. Sempre tocando na ferida.
Ismenia Afonso De Marrule Grande verdade amei
Rebeca Cipriano Concordo que não se deve levar crianças, para onde não foram chamadas
Filimao Suaze e concordas que se leve amigo e se ande a dar bips em dois, tres ou quatro casamentos?
Rebeca Cipriano Não concordo! ! Que se opte por um
Escreve uma resposta...
Ema Melembe Obrigado pelas aulas de compostura que nos tens dado mano...só não vai aproveitar aprender aquele que não quer. .. podes ter certeza que não vamos voltar a fazer isso... vakitheee
Helena Silva Na tentativa de agradar os nossos amigos " tentamos" participar em 2 ou 3 casamentos no mesmo dia pensado que estamos a fazer certo. Fica aquilo que dizemos " Pelo menos passei por lá ficava mal não ir......" mas esse tipo de comportamento é pior fazemos os "bips" a pensar que estamos a agradar e acabamos perdendo as melhoras partes de todos os casamentos. Muito obrigado por essa chamada de atençao. É preferível não ir do que fazer feio, na hora de despedir os noivos até nos emploram para ficarmos e nós com cara de pau ainda dizemos com boca bem cheia TEMOS OUTRO CASAMENTO PARA IRMOS. Eishhhhhh😣😣😣
Filimao Suaze Já viste né?
Helena Silva Temos que mudar.
Vakitheee
RUBRICA COISAS QUE NÃO DEVIAMOS FAZER
CAPITULO VIII- Ultima abordagem sobre o Convidado Palhaço fingindo de jornalista ou repórter não contratado.
Mais virado para as mulheres do que para os homens.
Esta bem. Assim te convidaram e já estás la no evento. Ta bom. Tu foste convidada para vir curtir a celebração e não para fazeres papel de jornalista ou repórter. Ouviste?
Qual é essa coisa de andares a tirar fotografias e enviar aos teus grupos de amigos ou primas, para fazer CHACOTA da noiva e de todas as coisas que estão a acontecer? Se não gostas do ambiente porque não te retiras?
...o bolo é feio; a roupa deles não combina nem tão pouco; ela copiou o vestido da Solange mas não lhe ficou bem; até a minha maquiagem está melhor; nem estão a servir well come drink; o ambiente está off; já viste, ela nem consegue andar de salto alto; precipitaram-se para casar veja que no buffet nem tem mayonese e perú; os coktails são poucos, não são como do casamento da Fernanda; xiii vejam la a Madrinha, parece a própria noiva, está bem mais bonita do que a noiva; etc etc etc e tudo isso acompanhado de fotografias que tu vais enviado, gastando os teus estúpidos megas, nesse ridículo papel de REPÓRTER OU JORNALISTA NÃO CONTRATADA E INDESEJADA.
Nessa idade, ainda não aprendeste que nem tudo o que se vê e se pensa deve ser partilhado com terceiros e deve ficar no nosso íntimo? ÉS criança tu? E porquê, caso não resistas de todo, não comentas apenas com teu parceiro ai ao lado? Envias para grupos de whatsaap e quem te garante que uma das pessoas nesses grupos, a posterior ou mesmo ao longo da cerimônia não há-de informar a noiva ou noivo? E a vossa amizade ou familiaridade, vão prevalecer sãs? Ou já te terás revelado SACANA o suficiente para não te dirigirem mais a palavra?
Não quero mais ouvir falar que fizeste isso.
Das três uma: vai e curte; vai e critique em voz bem baixinha e fora dos grupos de whatsaap ou outros e, por último, fica na tua casa a reportar as cores das paredes da tua casa e não coisas do casamento onde te queriam apenas como convidada e não como jornalista ou repórter sem contrato.
Ouviste?
Ta bom. Desculpa qualquer coisa. Até próxima semana e já não será mais sobre casamentos. Entraremos na linha dos falecimentos. Coisas chatas, mas teremos de falar, não há maneira. Entre risadas, choros e discordâncias, vamos ensinando e aprendendo, uns dos outros, nestas redes que se pretende sociais mas algumas vezes turbulentas.
… Não busquemos a perfeição porque difícil ou mesmo muito difícil mas procuremos sempre alguma distância com a estupidez evitável…-in Filimão Suaze
Vakitheeeee
Comentários
Cecilia Xadreque deviam aprender mas.....
Mandindindi de Raça Outros ate atrapalham o trabalho do contratado. Heheheeee wa hi byela ho kala hi nga yingeli vakitheeeee
Filimao Suaze Uma espécie de fotógrafos da má fé…lembram-me umas coisas que aprendi em 1995, na 12ª classe, falavam-me de cantigas de escárnio e de mal dizer. Hawenaaaa, no casamento do outro mesmo, u ku fweeeee com estupidez. Não dá paaaaaa , melhor ficar em casa...Vakitheee
Mandindindi de Raça Só por dizer...eu prefiro ficar em casa pk a nomoooo...kikikiiiii
Escreve uma resposta...
Virna Jonasse Luis Mahunguane Vakite terminou o capítulo dos casamentos bem que estava doce. Eu sempre aprendendo e me inspirando.
Vou aguardar a próxima série kie
Leny Tembe Acho que faltou a parte virada para as familias. Principamente aquelas que fazem alas nos casamentos. Todos somos convidados. No entanto tratados de formas diferentes. Enquanto uns comem e bebem e bem outros chupam dedos.
Filimao Suaze yaaaaa, se calhar eu abra uma excepcao sim para falar desse capitulo, eixiiiii
Eunice Chicuamba Até se avisam na cozinha: " lado esquerdo esta a família do noivo,direito da noiva...ja sabem o que fazer..."esta carne é para "aquele" lado...kkkk
Ivone Magaia Abra sim chefão
Kika Jambo É a parte que não contribui ah ah ah ah ah ah ah
Escreve uma resposta...
Leny Tembe No geral assunto casamento foi top. Deu para aprender muito.
Aguardamos pelo tema a seguir. Ja imagino. Sera bem quente.
Osvaldo Guirruta Eunice Guirruta, ouviste?
Eunice Guirruta Yaaa estou vendo,tenho lido as publicações dele são interessantes.
Osvaldo Guirruta Kkkkk, mais do que interessante devido ao seu alto valor moral porque as pessoas quando não são chamadas atenção pelo seu comportamento negativo, chegam a pensar que é correcto o que fazem.
Cidy Magaia Mano Filimao pedimos uma excepcao pra tratar sobre "a ala das familias nos mutxados" desde o lugar de destaque, DJanfro e bebuida"
Quelly Ribeiro irmãos falou e d
Quelly Ribeiro irmaos falou e disse tudo aprendamos a controlar a nossa estupidez
Felicia Macuacua Vakhite de me um autografo sfvr ja que mudaste de padaria kkkkk "hokhamela amarumba " gosto desse autoritarismo " nao quero mais ouvir" kkkkkkk que venha assunto falecimento talvz algumas pessoas ganhem vergonha nos chorando o meu querido pai sumiram tres mukumes da viúva(minha mãe ( e um bom numero de capulanas nessa hora ha muitos voluntarios pra "ajudar" hosi yanga
Filimao Suaze eixiiiiii hosi yanga, va yiva a kufeni?
Felicia Macuacua Bem mesmo
Ayi makhamba hilava hilhekaka navona vophumba avakutweli hiku uluze mulumuzana aninguekolwui a munu wakona hiii
Escreve uma resposta...
Eunice Chicuamba Convidado palhaço,falso,nyongoso.
Felicia Macuacua Falar daqueles nossos irmãos estúpidos que roubam nos nossos eventos e mandam os garcons servirem so aos amigos e dizem ja nao ha bebida esquinam nos carros pra levarem pra as suas casas é justo isso alguem ralar pra servir melhor aos amigos num dia importante e termina a cerimônia desorganizado por conta dos manos e tias que roubam mesmo antes da cerimonia começar. Leitões que nap xegam nas mesas ama bacalhau swomuka a ntlaveni hi Socorro atihove ni xiguinha avayivi
Avelino Francisco Navaia Pois é.
Mariana Figueiredo Gostei. Um tema muito pertinente. Muita gente hoje vai para os casamentos não para se divertir, celebrar com o casal aquele momento tão importante, mas para fotografar tudo e partilhar de imediato nas redes sociais, parece uma competição para ver quem partilha primeiro! As pessoas já não estão vivendo a vida, e esquecem que ela é passageira e curta. Triste
Ema Melembe Valeu! Só não aprendeu quem não quer... acredito que o tema seguinte será show...aguardamos com ansiedade
Sem comentários:
Enviar um comentário