Dhlakama anuncia encontro com novo Governo moçambicano
O Líder da Renamo, maior partido de oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, anunciou hoje umencontro com o novo executivo moçambicano, PARA discutir a sua exigência de um governo de gestão, que a Frelimo, no poder, rejeita.
"Nos próximos dois dias vai haver um frente a frente entre a Renamo [Resistência Nacional Moçambicana] e onovo Governo, que será a primeira reunião PARA ouvirmos oficialmente a posição da Frelimo [Frente de Libertação de Moçambique] sobre o governo de gestão", disse aos jornalistas Afonso Dhlakama, no fim da sessão extraordinária do Conselho Político Nacional, em Caia, província de Sofala, centro de Moçambique.
A reunião com o Governo deverá ter lugar nas cidades de Quelimane (centro), ou em Maputo (sul), , disse Dhlakama, sem avançar de onde partiu a iniciativa de marcar o encontro, sem confirmação oficial do Governo ou da Frelimo.
LUSA - 20.01.2015
Poderá também gostar de:
Início Política Política Afonso Dhlakama ameaça assaltar todas as capitais provinciais caso continue a ser ignorado
Afonso Dhlakama ameaça assaltar todas as capitais provinciais caso continue a ser ignorado
TERÇA, 20 JANEIRO 2015 09:18 REDACÇÃO
Investidura do governo
A ameaça foi feita, esta segunda-feira, num comício popular na região de Caia, em Sofala
O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, ameaçou, na tarde de ontem, tomar as capitais provinciais, incluindo a capital do país (Maputo) e governar o país, por um certo período, caso as suas propostas da criação de um governo de gestão ou da República Centro e Norte de Moçambique não encontrem espaço no seio da Frelimo e seja impedido pelo governo.
Dhlakama, que falava num comício popular em Caia, norte da província de Sofala, lembrou que deu um prazo ao Governo de Filipe Nyusi e ao partido Frelimo PARA reagirem “às nossas propostas de criação de um governo de gestão, onde nem eu nem Nyusi será presidente, por um período de um a dois anos. Se expirar o prazo sem se pronunciarem, vamos mesmo avançar com a República Autónoma Centro e norte de Moçambique”, ameaçou Dhlakama.
O comício de Caia contou com a participação de vários deputados eleitos pela Renamo, membros das assembleias provinciais, delegados distritais e outras figuras nacionais e estrangeiras que se identificam com a Renamo. Ausentes estiveram delegados da zona norte, assolada pelas cheias.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
OU GOVERNO DE GESTAO OU REPUBULICA AUTONOMA DO CENTRO E NORTE
Mas parece que a frelimo var preferir a guerra...
Dhlakama anuncia encontro entre Renamo e Governo (#canalmoz)