domingo, 1 de setembro de 2019

Aonde estão os Manifestos, seus malandros?

Aonde estão os Manifestos, seus malandros?
A menos de duas horas do início oficial da campanha para as eleições gerais de 2019, andei pela internet (veja mais abaixo) procurando os Manifestos dos tês principais partidos concorrentes (Frelimo, Renamo e MDM). Quero estudá-los, para melhor me informar antes do dia da votação. Resultado: nenhum deles tem na Internet um lugar onde se possa descarregar o respetivo manifesto! A Frelimo e a Renamo têm páginas na Internet com notíciasultrapassadíssimas em termos de atualidade eleitoral, e nenhum deles posta na sua página o seu manifesto para as eleições cuja campanha inicia dentro de horas. O MDM não tem página própria, mas no seu lugar no Facebook também não tem nenhum sítio onde se possa ler o seu Manifesto.
Hoje fui a cidade procurar jornais da semana, e não encontrei nenhum em que algum partido tenha usado espaço para lançar o seu manifesto (!).
Assim minha primeira conclusão é de que esses partidos políticos (e vejam que estou ainda nos tres principais - isto e', nem falo da “fauna acompanhante” que anda por aí) são uma fraude em si mesmos, são a personificação da fraude que o sistema político moçambicano é. Uma fraude contra todo o povo. estao a enganar-nos. Estão a convidar-nos a entrar no barulho nas ruas, a ir aos mega-concertos onde presenteiam o público com danças obscenas e regam a juventude de Txilar e outros intoxicantes, mas não fazem esforço nenhum para que tenhamos a verdadeira ideia do que querem fazer com o país que querem governar com a autoridade do nosso voto! Se é que eles próprios têm alguma ideia do que vão fazer
Malandros!
Comentários
  • Marcos Julio Cossa País do pandza e dos distraidos
  • Heras Heras Heras Não é muito surpreendente o manifesto nortear os nossos políticos, uns porque não sabem o que é isso outros porque não precisam de vencer nas urnas para ganhar!
  • Eshan Malik Não ha necessidade de manifesto porque a vergonha ja esta na cara, so falta todos dizer que não partidos e surgimento de uma nova era onde o pais vai se levantar atraver de figures sem core partidaria e sem ambição propia mas sim do povo. Perdão, não me refiro da sociedade civil porque é so um nome.

    Moçambique precisa de transformação e não mudança porque todo mundo faz mudanças nas suas casas mas a mobilia é mesma so troca de lugar rotativa.
    2
  • Jose Eduardo É que eu e esses "pricipais" partidos, chegamos à conclusão de que o manifesto eleitoral, não passa de um mero documento cuidadosamente preenchido por assuntos que o maravilhoso povo gostaria de vê-los resolvidos. Eu e os três principais partidos, estamos certos que os manifestos são rigorosamente iguais, com ordenamento diferente, palavras diferentes, porém, prometendo todos levar o povo no coração, ser empregado do povão, construir estradas e hospitais, aumentar o salario numa percentagem qualquer, etc. Eu e os três, descobrimos que o manifesto não é, por isso, instrumento para orientar o voto. Antes, confunde. Descobrimos que o criterio do voto já está definido. Campanha é só para estoirar a mola. Estamos certos que a Frelimo vai ser votada por quem está interessadíssimo em pagar as dividas ocultas, não importam as suas razões. Os outros dois partidos, só têm que se posicionar com clareza, para se saber, qual deles nao pagaria a divida e tem postura para usso, de modo a acolher os votos do povão que tambem não as quer pagar.
  • Nkulu Wa Munu O sistema de eleições em Moçambique não é de se levar a sério. Quer o processo em si, como também os actores do processo
  • Joaquim Alfandega Isso mostra que nada há de inovação, só estaremos a ouvir o que sempre foi dito " eu sou o melhor vou desenvolver o país, votem em mim" ainda não temos alternativa para governar este país, todos os malandros já mostraram que estão para atenderem as suas necessidades...
    2
  • Carmelo Pontes Deve estar a colher consultoria do jovem Dercio
    1
  • John Luanda Me parece que Frelimo já tenha o seu Manifesto, recebi em um dos Grupos de Whatssap.
    • Roberto Julio Tibana O que lhes impede de colocá-lo em algum sítio onde mais potenciais eleitores o possam ler? Porquê circulá-lo somente em grupos fechados?
      2
    • John Luanda Roberto Julio Tibana sem querer ser o Advogado do "diabo", prefiro acreditar que seja uma questão de distração, ou mesmo negligência dos gestores das páginas do partido em causa.
    • Roberto Julio Tibana Distraídos e negligentes? E merecem meu voto esses? Se no momento do início da campanha estão distraídos e negligentes a ponto de não divulgar os manifestos, quem me garante que não serão distraídos e negligentes com assuntos do Estado e com as promessas que aos gritos fazem na rua? Um assunto de "gestores de páginas"? 🤣🤣🤣🤣... Nisso só acredita um distraído, e eu não sou nenhum desses! Essa malta recebe dinheiro de impostos que eu pago e nem prestam contas que a lei lhes manda. Deixemo-nis de ser advogados de malandros...
      8
    • Nkulu Wa Munu Ate porque os grupos de WhatsApp são para um grupo restrito. Não entendo essa privatização de uma informação que mexe a vida de todos
      2
    • John Luanda Pois é...São essas "pequenas gaffes" que fazem com que os "mais atentos" os abandonem.

      Conseguem gritar: "Vota em mim"


      Mas eu devo votar em um rosto apenas?

      Hahahaha
      1
  • Domus Oikos Grave
  • Da Cruz Vamos é txilar...
    2
  • Pedro Nhassengo É legítima a sua inquietação sr Roberto Timbana, porém, deve já ter notado que aqui a malta vota partido e se fosse possível, votava todos ao mesmo tempo. Em suma, não há voto consciente...
  • Egidio Filipe Tembe Se o voto contasse, de facto, tornavam-no ilegal. Então, manifesto para quê?
  • Francis Manuel Desde quando é que vota- se pelo manifesto nesta pérola?
    2
  • Mario Albano Está No f*ds e mal pagos Dr é a nossa triste realidade. Os partidos políticos conta com fe dos seus fiéis seguidores..sem CAUSA,PROPÓSITO, PROGRAMA assim vamos nós.
  • Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
    Meu Respeitado Compatriota Roberto Julio Tibana, Eu Elídio Mavume, em Nome Do PODEMOS, Aceito Te Mandar O Manifesto Eleitoral. Aliás, é Meu Dever Disponibilizar o Manifesto Ao Eleitorado.
    Peço Teu Número Com Watsapp
    2
  • Fidel Macete Bem observado! "Malandros" não lhes chega para adjectivar!
    1
  • Heitor Macuacua São negligentes e distraídos sim....
  • Felisberto Massingue Malandros Kkkk
    1
  • Capito Semente Inacreditável.
  • Jeremias Messias Prof. Roberto Julio Tibana. Esqueça manifesto ainda estão a plagiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ