sexta-feira, 19 de agosto de 2016

As nossas forças armadas são incompetentes


Egidio Vaz
Yesterday at 6:16pm ·

As nossas forças armadas são incompetentes. Desde que a guerra começou não capturou ninguém. Vocês ouviram em algum sitio um milícia da Renamo capturado e apresentado? Eu não ouvi.
Na cidade e no campo, a nossa polícia só nos extorque o dinheiro. Eu até chego a pensar em lidar directamente com o bandido do que com a Polícia. Há dias um deles disparou na Praia Nova (Beira) porque queria entrar a força, armado e em pleno serviço num bar que já ia fechar. Queria bebida.
Se prestarem atenção, todas as semanas a Polícia fala de roubos, mortes e baleamentos e prometem estar "no encalço" dos meliantes. Eu já perdi a conta: afinal, quantos meliantes estão no encalço da Polícia? Nunca ouvi que a polícia foi a tempo de prevenir um roubo de grande envergadura, ou um esquema de corrupção. Se for, são os próprios envolvidos a denunciarem-se.
Os nossos soldados são de nada. Estão desde 2013 atrás de Dhlakama mas sem resultados. Sabemos que uns morrem, mas eles matam quantos afinal no campo de batalha? Qual é o progresso? Estão quase para chegar onde está o chefe? O que estão a fazer em Gorongosa? Dizem que estão a bombardear, mas estão a bombardear aonde? A quem? Estão a bombardear sobre pedras? Afinal temos Generais de 4 Estrelas ou não? Desde 1977 a mesma pessoa está a dar baile num território que o SISE deveria conhece-lo até as entranhas.
Sabe, vocês só sabem nos matar aqui na cidade e no campo, matar civis indefesos, pôr coxa as pessoas. Bandidos de verdade não são capazes de lidar com eles.
Vocês negoceiam com bandidos e matam inocentes que por sinal, vos paga para vestir esta farda. Come on meus.
Queremos ser orgulhosos das nossas forças de defesa e segurança. Não devem agir como se de G4S tratasse.


Isto não é incitação à violência. Apenas exigimos que façam o vosso trabalho como deve ser. Queremos que nos devolva o orgulho, para que sejamos capazes de dizer às nossas crianças que quem se mete com as autoridades, chupa.

Mas também deixe-me dizer mais uma coisa. Vocês estão à mando dos políticos. Se vos mandam para uma missão cumpram-na na íntegra. Mas se vos mandam para fazer meio-trabalho, voltem. E me parece que é tempo mesmo de voltar. Não aguentam, não conseguem e não conseguirão.

Aqui em Moçambique, os bandidos é que vivem bem. Mas tem que ser bandido mesmo, daqueles que mata cem, duzentas trezentas pessoas ou rouba bem.

Nós queremos forças da defesa e segurança ao serviço da missão.

Dói-me pá. Todos anos temos orçamentos volumosos para segurança do país. Aparece uma ameaça não somos capazes de elimina-la.
Um dia vamos acordar ma-Swazi. Acho que eles podem invadir e anexar Maputo e Matola em 12 horas.

Desculpem-me pelo longo desabafo mas para alguém decidir iniciar a guerra é porque se confia. E Nyusi vai CEDER porque alguém quer "Governali as províncias autónomas".
País das bananas.


Comments


1

Caro Sr. Dr. Pro. Egídio Vaz
O senhor afirma que desde que a guerra começou o Governo nunca apresentou um único prisioneiro, não digo ao contrario mas começo a duvidar dos seus créditos académicos em primeiro lugar, pois parece que não custa concluir que se foi capturado um soldado da RENAMO certamente foi fuzilado.
Espero que estejas lembrado de notícias que davam conta de prisioneiros da RENAMO que foram desaparecendo das celas em Nampula e Sofala, não parece atitude correcta de um cientistas não fazer TPC, porem, outro sim me leva concluir que o Dr. Vaz recorreu a um estico sarcástico de enfatizar a sátira por via da inversão do sentido muitas das palavras que articula.
A Dado momento, afirmas preferires lidar com bandidos ao invés de lidares com a Policia pois com o dizes a nossa polícia só nos extorque o dinheiro. Bom eu sugiro que encontres outro adjectivo para retractar aqueles a quem chamas policia, entendo que as coisas estarão assim:
Quem Governa Moçambique? = FRELIMO
Quem manda nas SISE, PIC, CIM, FDS & PRM? = FRELIMO\
Quem manda extorquir dinheiro ao povo? = FRELIMO
Quem encomenda Sequestros e Matanças de inocentes? = FRELIMO
Quem rouba, desvia, corrompe, esquematizam a estagnação do país? = FRELIMO
Quem criou Esquadrões de morte? = FRELIMO
Quem criou a pior polícia de repreensão “FIR-UIR” em Moçambique? = FRELIMO
Quem defraudou o POVO nas em todas as eleições em Moçambique? = FRELIMO
Quem viola e mata refugiados e ainda os chama de malawianos? = FRELIMO

Então, estamos em presença de um Governo bandido que digladia-se com outros Bandidos que se chamam RENAMO que é um pura criação da FRELIMO. Dr. Vaz descorda comigo? Se sim fundamente por favor e aproveite a ocasião para nos dar aulas que jugues pertinentes.

A Beira é uma capital sui genere muitas historias medonhas são narradas como situações que tiveram lugar na beira, Filipe Puande (então secretario geral da FRELIMO), ameaçou destituir um comandante da Policia via telefone por este ter detido seu filho em virtude de este ter agredido selvaticamente um empregado domestico.
O actual vice comandante geral da policia “o china” e da beira também, a bem pouco tempo ignorou o assassinato de um empregado domestico por seus familiares filhos e companhia acusado de ter roubado celular ou algo parecido, mentiram e disseram que se suicidou, os familiares da vitima constataram que os mesmo tinha sido violentamente agredido antes de morrer, nem PRM, PGR, Ministério da Justiça, LDH e outra organização acudiu aquela família de Zé ninguém
E na beira onde ainda se pergunta Cá-dê a Dama prometida pelo famoso Marcelino dos Santos quando ainda era governador de Sofala, tal questão surge porque o Marcelino por essas alturas infernizava os beirenses como se estes fossem cidadãos de um país NAZI, dizendo isto aclaro que é comum este de ocorrências pois se está lembrado a bem pouco tempo vários canais de televisão mostrarão uma cena insólita ocorrida na beira em um policia bêbado maltratou jovens que saiam de festa familiar o resto já se imagina.
Quanto as promessas de resoluções de crimes por eles perpetrados remete para uma única conclusão ladrão não prende ladrão, assassino não prende assassino, bandido não prende bandido, pelo que as espectativas que nós povo criamos a volta desses assunto resulta da sede de justiça que é irracional ela só reclama a sua efectiva aplicação, porem, quem devia impor justiça, na sua genes “FRELIMO”, já é injusto por isso prepara-se para chorar mais um pouco sem do Dr. Vaz.
No que se refere aos soldados, periquitos, facebookeiros, pandzeiros, dzukuteiros e sei la que mais nomes tem eles, pode-se dizer que estão uniformizados sim não por serem soldados mas por serem instrumentos de repressão e de terror com tais funções não podes esperar uma postura responsável dai o surgimentos de valas comuns e outras aberrações como as de Caia recentemente reportadas, por estes factos estamos autorizados que chamar o presente Governo de Bandidos sim e estes são piores que os outros uma vez que agem sob alçada de um pseudo Governo.
Gorongosa foi vitima de actos semelhantes ao longo da nossa historia, Samora Machel lutou contra RENAMO em Gorongosa, Chissano idem, Guebuza idem agora Chipande/Nyusi também estão esmurrando-se lá mesmo. Isso permite entender que para FRELIMO Gorongosa é um Campo treinamento de tiro mesmo sabendo que esses tiros acidentalmente tiram vidas a milhares de moçambicanos.
G4S, Dr. Vaz são melhores que as FDS e PRM, eles ainda respeitam os chefes e obedecem a regras de conduta e raras vezes são notícia por motivos negativos uns e outros guardas tem enveredado pelo caminho marginal, mas a maioria continua empenhada em guardar o que tem guardar.
Quando Dr. Vaz afirma que isto não é incitação à violência é apenas exigência do povo para que se faça o trabalho correspondente as suas responsabilidades com rigor e zelo, esqueceu que os seus mandantes “bandidos mor” não são dessa opinião pelo que mais uma vez digo Dr. Vaz beba muita água porque anda vais chorar muito.
Cito aqui um dos seus parágrafos que diz: Mas também deixe-me dizer mais uma coisa. Vocês estão a mando dos políticos. Se vos mandam para uma missão cumpram-na na íntegra. Mas se vos mandam para fazer meio-trabalho, voltem.- fim de citação.
KHM- Dr. Vaz não sei onde reside a sua duvida os soldadinhos e seus mandantes estão integralmente a cumprir a missão que lhes foi indigitada o senhor e que não esta a ver o game, o objectivo mor dessas escaramuças, guerra, hostilidade…etc, e desestabilizar o POVO e isso eles conseguiram a 100%, onde estão a falhar Dr. Vaz, onde e que os turrazinhos não estão cumprir com as ordens superiores dos políticos? Elucide-me.
Ainda dize que um dia vamos acordar ma-Swazi. Acho que eles podem invadir e anexar Maputo e Matola em 12 horas. Nos seus ditos adiciono que os maswazis já ensaiaram essas intenções um ministro do interior de outrora que reclamou acesso ao porto de Maputo alegando que parte considerável de Maputo província era pertença da Swazilândia.

Quanto ao desabafo eu ainda estou a espera dele, estes ditos “seus”, parecem-me um aquecimento mal preparado para o DESABAFO.
Quanto ao resto está desculpado.
Khanga Hanha Muzai
NB: A outra forma de interpretar o seu “desabafo”, e entende-lo com o sendo uma forma estilizada de chamar nomes a FRELIMO, denunciar com desdém as maracutaias do Governo Bandido.

2
THIMBUINE said...

Sr. Egidio é um homem controverso. O sr. é um lambe-botas sujas ou um psicopata?
LikeShow more reactionsShare

476476
46 shares
Comments


Evaristo Cumbane Faço do teu meu desabafo

Like · 2 · Yesterday at 7:20pm


Meque José Meque KKKKKKKKK

Like · Yesterday at 7:21pm


Laercio Eder Camal Mulima Grande Desabafo.

Like · 1 · Yesterday at 7:21pm


Humberto Domingos Sério Careful what you wish for....

Like · Yesterday at 7:24pm · Edited


Tres Setas No dia que eles, sua familia e os seus bens estiverem em risco, ai sim, vão agir!
É chato saber que a cidadãos que estão deslocados das suas zonas e outros refuniados nos países vizinhos....

Like · 1 · Yesterday at 7:24pm


Antonio Gomes um ponto para reflexao do CONSELHO DE MINISTROS E DE TODOS OS OUTROS ORGAOS DE SOBERANIA DO ESTADO MOCAMBICANO!

Like · 1 · Yesterday at 7:29pm · Edited


Kamal Sabino Jose Kkkkklklll

Like · Yesterday at 7:26pm


Carlos Domingos Ate faz estilo ....


Like · 4 · Yesterday at 7:26pm


Arnaldo Paulo Duvas Alguém ouviu meus pensamentos yah...
Com blindados, armas de última geração e não conseguem parar uma "meia dúzia " de AKM na em Gorongosa....arriiiiii

Like · Yesterday at 7:28pm


Eddy Waku Lombëla Emtão podemos sem margem d dúvida afirmar que são Forças Desarmadas, e incompetentes bem como fraquinhas para a guerra, mas bem armadas e fortes para reprimirem manifestações pacíficas, e na eliminação ou mutilação d todos que não rezam na igreja envangelica santa frelimotana

Like · 3 · Yesterday at 7:29pm


Salvado Novela Deixa me compor uma canção com este desabafo do ilustre Vaz... kkkkkkkkk

Like · 1 · Yesterday at 7:36pm


Eleuterio Tingote Ja existe uma musica N.W.A

Like · 14 hrs


Eleuterio Tingote They are fucking the Majority instead of fuck the minority Fuck the Police by Ice Cube

Like · 14 hrs


Joaquim da Costa Zarito Mutana Manuel Mageta Taque post para reflexão. JC

Like · Yesterday at 7:32pm


Nelson Badaga Badaga Realmente temos que exigir rigor e transparencia aos responsáveis.

Like · Yesterday at 7:33pm


Arnaldo Cumbane Essa foi a máxima! (Risos). Realmente, exige-se mais da nossa polícia...

Like · Yesterday at 7:34pm


Rogerio Antonio Quando anunciou-se o Desarmamento Compulsivo pensei que fosse um assunto sério, mas volvidos quase 9 meses, os resultados que temos é que ao invés de ter-se desarmados os HAR, eles aumentaram as suas acções um pouco por todo o país.
Também dá nisso quando a missão não é do interesse nacional, mas sim para defender algumas elites.

Like · 10 · Yesterday at 7:35pm


Julio Lilito Boene Rogério António, aumentaram as suas acções abastecendo-se do arsenal capturado às Fademo. Coisas de vergonha.

Like · 4 · Yesterday at 7:42pm


Rogerio Antonio kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Like · Yesterday at 7:43pm


Pablo Osvaldo Osvaldo Isso Julio

Like · Yesterday at 8:03pm


Nuno Pires A verdade é que Moçambique não tem umas forças armadas minimamente credíveis. Se não conseguem neutralizar e seria fácil, um grupo rebelde armado, que se passeia impunemete por onde quer, como podem assegurar a soberania do País? Além da aludida invasão swazi, há que não esquecer que o Zimbabwe nunca desistiu das pretensões territoriais do "grande Zimbabwe" até ao Índico, a Zâmbia também olha de soslaio para a província de Tete ou talvez mais além, até ao mar e a Tanzânia sempre teve pretensões ao que se passa e ao que existe a sul do Rovuma... Quiça até o Malawi considere que tenha pouco território... É triste e mais trágico do que se imagina hoje.

Like · 2 · Yesterday at 7:58pm · Edited


Nelson Junior Carissimo Sr.Egidio, se bem que eu concorde completamente com a sua analise, porem nao se deve esqucer de que a tropa e a policia mocambicanas reflectem a imagem dos politicos...faca uma boa analise dos politicos e dirigentes iniciando no presidente-sa...See More

Like · 6 · Yesterday at 7:40pm


Daniel Oliveira Só obrigado a concordar contigo quando é para demonstração da musculatura nas cidades para reprimir o povo armam se até aos dentes, mas também porquê precisam de lutar, só para satisfação de algum punhado de gente com interesse obscuro, que querem fazer das riquezas de todos moçambicanos como propriedade privada. Só em África e em particular Moçambique

Like · Yesterday at 7:41pm


Francisco Banda "de quem se mete com as autoridades, chupa"! é por isso que eles não consegue atingir os objetivos proposto, porque, se entregam para serem chupados! grande desabafo e faço o seu desabafo meu!

Like · Yesterday at 7:41pm


Daniel Albino Sabão Grande vaz,apoiado.

Like · Yesterday at 7:41pm


Sheyron Tivane Junior David Todos dias que sofrem emboscadas aparecem dizendo que a nossa forca foi colocadano terreno esta em perseguiçao para capturar os presumiveis autores,,,mas todos dias sao panteteados generais coroneis e comandantes sem serviço

Like · 2 · Yesterday at 7:41pm


Orestes Coelho BANANAS
Custa mais a verdade deve ser dita

Like · Yesterday at 7:42pm


Cossa Khossa Thumbs up

Like · Yesterday at 7:43pm


Nelson Junior Ps!...ha uns anos atras, um amigo meu dizia de que o Afonso era um frelimista infiltrado na renamo...eh estranho e paradoxo mas, nada eh impossivel

Like · Yesterday at 7:44pm


Endo Atumane São competentes sim, quando se trata de manifestações pacíficas.. kkkk

Like · 4 · Yesterday at 7:45pm


Zefanias Augusto Namburete Egidio muguana , tenha cuidado wata ku peta guele ufana na Muchanga. A frelimo aikange. Pelo desabafo Parabéns! Ou melhor disse tudo.

Like · 1 · Yesterday at 7:50pm · Edited


Edmu Joao Panguene Tiro chapeu pelo desabafo...

Like · 1 · Yesterday at 7:48pm


Rafik Abdala Pronto

Like · Yesterday at 7:49pm


Esteves Camacho Desabafo de um General.rsrs

Like · 2 · Yesterday at 7:51pm


Chamuari Naife Tudo burla, bando de marginais, atenção ao prémio, fidamae

Like · 2 · Yesterday at 7:56pm


Tarik Esmail Povo maravilhoso

Like · Yesterday at 7:57pm


Mbuya Chaves Dezanove Ilustre não deve estar equivocado quando dizes " devolva-nos o orgulho" já tivemos este orgulho com eles???? Pelo que eu saiba nada kkkkkkk

Like · 8 · Yesterday at 7:57pm


Egidio Vaz Kkkkkkk

Like · Yesterday at 7:57pm


Francisco De Maria Sineque Se me permitirem vou rir também kkkkkkkkkkkkkkkk

Like · Yesterday at 8:42pm


Carlos Augusto Carlos Carlos Egídio Vaz.meu caro compatriota está a perder respeito ás FDS deste País. .Tenha respeito.

Like · Yesterday at 7:57pm


Egidio Vaz Quem deve ter respeito são eles. Acabar-massa. Comem só e não fazem nada.

Like · Yesterday at 8:38pm


Carlos Augusto Carlos Carlos Não confia nas FDS ???

Like · 9 hrs


Roide Tores kakakaka....Estamos a trabalhar...iremos neutralizar os bandidos ate ao ultimo reduto

Like · Yesterday at 8:00pm


Visnu Zitha Incrível que aos que na altura (durante a guerra dos 16 anos) orgulharam-nos por defender as populações e bens em povoações, vilas, cidades e rodovias, foi dado um pontapé na bunda logo depois da assinatura dos Acordos de Paz em 1992. Não faz muito tempo que me cruzei e conversei com um famoso ex meliciano conhecido por ANTONINHO "BAZUQUEIRO" nos meandros da guerra e, de tanto ouvir dizer (ouvir dizer não se escreve) que as nossas FADM diariamente sofriam baixas perguntei-lhe se não lhe dava vontade de pegar em si e ir ao terreno ensinar aos mais novos como se usa uma "bazuca". Todo intrestecido o homem, homem um pequeno empresário agropecuário lá pelas bandas de Sabie - Moamba, perguntou-me em jeito de resposta:- olha la, depois de tudo que fiz por este país, para hoje estar a receber mil e quatrocentos (1.400, meticais de pensão, achas mesmo que posso voltar a pegar em armas?... Hehe.... Confesso que fiquei dummmm e até hoje estou dummm...

Like · 3 · Yesterday at 8:03pm · Edited


Euclides Cumbe Deixe-me beber um duplo de black depois venho, o Egidio Vaz tem muita razao sabe? Estes malandros so sabem ameacar-nos, nem tal grupo violador nos bairros conseguem capturar,

Like · 8 · Yesterday at 8:03pm


Jose Costa Ate da para rir,parece piada....mas é real.infelizmentge....a ganância e ambições desmedidas ..........

Like · Yesterday at 8:04pm


Sanito Maria Olga Jorge Kakakakakakaka. So sabem extorquir o pacato cidadao. Veja so o contraste que acontece no rio save: de centro para o sul exige se os BIs a todos que por ai passam mas o mesmo ja não acontece de sul para o centro.( vivi na pele). O que significa isso? Cobram dinheiro aos machimbombos para que estes estejam perto do blindsdo na coluna. Há muita anarquia nas fds.

Like · 1 · Yesterday at 8:06pm


Mateus Mateus Jr. Na zona centro, os carros que ficam próximos de blindados são alvos de ataques por balas perdidas, assisti isso. Triste.

Like · Yesterday at 8:52pm


Pablo Osvaldo Osvaldo Ou o General Afonso é fuerte

Like · 2 · Yesterday at 8:06pm


Enio Mandlate isso nao e' falta de respeito, e' o que muitos sentem mas tem medo de dizer, cansaco, tristeza, vergonha por vezes de ser Mocambicano... O Governo nos falta o respeito, ao povo nao da' satisfacoes, de que serve um pais assim? Senao ha coversa constrtiva com a Renamo que cassem o seu Lider e acabem com isso logo, ja nos basta essa Crise em que nos meteram sem aviso nenhum, sem comissao nenhuma, Chega pha...Chega

Like · Yesterday at 8:08pm


Idalino Uache Essa é mesmo boa.... kkkkk

Like · Yesterday at 8:15pm


Bruxaria Budha Cyclope De acordo consigo mano

Like · Yesterday at 8:16pm


Albazino Ricardo Cumbane Voces estão a destilar veneno, os rapazes foram tirados das redes sociais para Gorongosa para enfrentar um monstro que ainda por cima está na terra onde nasceu, que conheçe com a Palma da mão.

Like · 4 · Yesterday at 8:17pm


Manasseis Nhachungue Kikiki

Like · Yesterday at 8:18pm


Mulandi HI Mina Kheni Até o tarado chamado Jorge Khalau gritou aos 4 ventos que ia desarmar a Renamo e nem os bandidos que pululam pelas cidades não conseguiu.

Like · Yesterday at 8:19pm


Ricardino Jorge Ricardo Esse é o resultado de nepotismo, favoritismo, conterranismo, coleguismo em algum sítio, familiarismo, e outras formas negativas de ingressar e chefiar as famosas FDS.

Like · Yesterday at 8:19pm


Novo Combatente De Moz Eh provavel que a Renamo e seu lider Dhlakama estejam a receber informacao sobre as forcas armadas porque existe uma ala dentro da Frelimo que esta contra a ditadura dentro do partido e do governo, apoiam a luta do Dhlakama. Eh preciso perceber que esta guerra eh de interesses economicos de um grupo dentro da Frelimo.

Like · 1 · Yesterday at 8:20pm


Jacob Sigauque DA PARA TIRAR LAGRIMAS! Juro.

Like · Yesterday at 8:22pm


André Mahanzule Ya, infelizmente.

Like · Yesterday at 8:26pm


Kelven Fernando Massala Kkkk kkk não aguentei com esse tipo de desabafo.

Like · Yesterday at 8:26pm


Carla Massunda Pene Tem razão Egidio Vaz a uns meses ouvi um relatório do partido dizendo que foram assassinados 103 membros seus. Eu bem que me perguntei quantos processos crime foram abertos, quantos foram esclarecidos, se nenhum dos assassinos foi apanhado, enfim.....

Like · Yesterday at 8:30pm


Simao Benzane Meu caro Mbuya Chaves Dezanove! Ja tivemos orgulho destas forcas armadas. Recorda se das derrotas que foram inflingidas ao regime minoritaria da antiga Rodesia do sul? Nao sei realmente o que de facto esta acontecer agora; se calhar e o problema do segredo militar e o governo nao querer dar a conhecer o que esta acontecendo no terreno. Seria optimo que houvesse entendimento nas conversacoes e poupar se a vida dos nossos compatriotas.

Like · Yesterday at 8:31pm


Bento Bembele Meu Camarada nas FDS ha dzenas dexanis deicou de ser composto por elementos competentes, agora é so por amiguismo e familiarismo. E A MORAL BAIXOU porque nao há compensação. Aqueles lutadores valiosos tornaram vagabundos por despreso do regime. Só o Samora é que tinha um coracao para valorização dos elementos das FDS.

Like · 18 hrs


Gelyto Baptista Gassete Gassete Xtas de parabens Egidio.é um desabafo mas com muita razao,nunca ouvi k capturaram bandao.

Like · Yesterday at 8:33pm


Délcio João Brandão Mbota No comment "...Um dia vamos acordar ma-Swazi. Acho que eles podem invadir e anexar Maputo e Matola em 12 horas. "

Like · Yesterday at 8:33pm


Horacio Horacio bem pensado.

Like · Yesterday at 8:35pm


Antonio Romao Cossa Kkkkkk. Eles so monstram musculatura quando é para ajudar a frelimo roubar votos. Prendem membros da oposiçao quando estes kizerem controlar o seu voto

Like · Yesterday at 8:35pm


Joaquim JM As forças armadas ja capturaram o Dlakama e a sua guarda bem mesmo,não te lembras ó Egídio? Essa foi uma operação liderada pelo bispo dos libombos que de seguida foi o desarmamento da sua guarda pessoal? Pretende vêr oquê Egídio? Oque nos resta é a morte do líder pq há informações que dão conta q "ele está de cama"...

Like · 1 · Yesterday at 8:50pm · Edited


Egidio Vaz Kkkkkkk. Bispo!

Like · Yesterday at 8:43pm


Ricardino Jorge Ricardo E nem entenderam como saiu o "rider" em plena cidade como Beira mesmo garantindo que estavam de vigia a todo custo.

Like · 1 · Yesterday at 9:31pm


Meque Magira As mesmas saídas do Anibalzinho da BO. Kkkkkkkk

Like · 23 hrs


Marcelino Seda Bem dito

Like · Yesterday at 8:40pm


Inacio Arnaldo Arnaldo O Major da renamo capturado em Nhamatanda terá sido o Egídio Vaz?

Like · Yesterday at 8:40pm


Francisco De Assis Cossa Voces vão escrever ate se cansarem, a maioria de nós aqui nascemos na epoca da guerra e acredito q vamos deixar este conflito, o que vai ancotecer serão sempre pequenas treguas, em moçambique a pessoa que pensa diferente é excluida, parece q existe uma...See More

Like · 3 · Yesterday at 8:41pm


Inacio Arnaldo Arnaldo Quem desarmou o Dhlakama na Cidade da Beira foi o Egídio Vaz

Like · 1 · Yesterday at 8:42pm


Egidio Vaz Kkkkkkk. Pequenino. Nem vou falar contigo sobre estas coisinhas.

Like · Yesterday at 8:47pm


Inacio Arnaldo Arnaldo Com que o Egídio Vaz é grande do tipo aquelas árvores de Tete.

Like · Yesterday at 8:49pm


Egidio Vaz Embondeiro

Like · Yesterday at 8:50pm


Inacio Arnaldo Arnaldo Conheço o nome mas evitei referi-lo.

Like · Yesterday at 8:52pm


Egidio Vaz Mlambe

Like · Yesterday at 8:55pm


Jose Eduardo Mesmo nessa operacao nao houve merito militar, pois foram civis que trouxeram DHL do mato para um hipotetico dialogo com o PR.

Like · 1 · 21 hrs · Edited


Caetano Jose Jone abocado acabam d capiturar manjor em nhamatanda

Like · Yesterday at 8:43pm


Bernardo Fumo Concordo

Like · Yesterday at 8:44pm


Inacio Arnaldo Arnaldo Quem fez as buscas nas residências do DHLAKAMA na cidade de Maputo que culminaram com apreensões de grandes quantidades de material bélico é o Egídio Vaz

Like · Yesterday at 8:47pm · Edited


Lucas Chave Aqui foi um teatro barato sem graça, se são forte que mostrem agora que estão no de batalha.

Like · 1 · Yesterday at 8:59pm · Edited


Inacio Arnaldo Arnaldo Alguma vez a renamo atacou quartel?

Like · Yesterday at 10:43pm


Bento Bembele Camarada! A Ŕenamo não faz guerra. Faz mas sima guerrilha. Ademais a FRELIMO é que vai provocar os guerilheiro.

Like · 17 hrs


Paulo Jone Alficha Kkkkkk....sabem chambokear pessoas indefesas.

Like · 2 · Yesterday at 8:47pm


Ramalho Edson Paris Uma familia foi assaltada num dos bairros da capital, depois dos bandidos tirarem quase tudo, nao passaram 5 minutos o homen sai de casa aos gritos e depara se com a policia mesmo no portao de casa, eis que o agente pregunta, o que se passa senhor? E o...See More

Like · 3 · Yesterday at 8:49pm


Paulo Jone Alficha Material belico absoleto?? Kkkkkkk,pra si trabalharam e capturaram bandidos?

Like · Yesterday at 8:49pm


Alfredo Muianga Egídio Vaz eles nao capturam matam.

Like · Yesterday at 8:50pm


Egidio Vaz Matam a quem? Quantos? Onde? Tudo o que sabemos é que a guerra está a alastrar-se. A não ser que matar signifique semear e germinar.

Like · 1 · Yesterday at 8:51pm


Ramalho Edson Paris Pergunta. ..

Like · Yesterday at 8:50pm


Olegàrio Samuel Muando Em Moçambique não há polícia, acho que a antiga Alfa Segurança teria melhor prestação.....

Like · Yesterday at 8:50pm


Teixeira Teté "Estamos a trabalhar no sentido de esclarecer este crime"

Like · 1 · Yesterday at 8:55pm


Alfredo Macuácua Como um mano nosso disse um dia... "isto é um sítio..." gostei do desabafo oh Vaz; é que, se for a ver, essa "constatação" aplica se a qualquer sector do Estado. Logo, os interesses supremos do Estado estiveram sempre em segundo plano, para não dizer em último plano.

Like · Yesterday at 8:56pm


Mikaeel Mikaeel 100%

Like · Yesterday at 8:57pm


Mateus Mateus Jr. E aquele jovem que a Stv mostrou que dizia treinar no Kénia? Não acha que se as FDS fossem tão incompetentes presumo que a renamo concretizaria a seu plano de governar em Março de 2016? Este seu desabafo não deves fazer próximo de militares senão vais te arrepender se tiveres sorte!

Like · 12 hrs · Edited


Antonio Martins Hahahaaaa até faz-me rir, eu já respondi a alguém que Moçambique não tem exército, um dia se formos invadidos é só render e entregar as armas, o exército não é formado de miúdos que ainda cheiram a leite. Porra pá...

Like · 1 · Yesterday at 9:03pm


Rachide Sidney Desinformado. O que você sabe de guerra? Vá depenar e comer morcegos. Ignorante.

Like · Yesterday at 9:07pm


Egidio Vaz Tu está maior ignorante deste país. Apenas sabes chamar os outros de ignorantes. O teu pensamento não é conhecido. Vá passear.

Like · 1 · Yesterday at 9:11pm


Rachide Sidney Voce pensa com nádegas. Só houve falar de guerra e não sabe nada. Você deve ser um dos ladrões aí na praça e como ainda não a panado , está aí à proclamar vitórias.

Like · Yesterday at 9:17pm


Egidio Vaz Vai passear e te bloqueio já. Em vez de discutir vens aqui lançar tuas baboseira. Bullshit

Like · 5 · Yesterday at 9:18pm


Saul Matola Acho que alguém invadiu o perfil do EGÍDIO VAZ. Custa-me acreditar que esse desabafo seja dele

Like · Yesterday at 9:08pm


Hidiel Da Silva Macuácua Eu ja vi

Like · Yesterday at 9:11pm


Emilio Maueie Egidio Vaz, tem muita coisa que você deve entender melhor; fale sobre isso. Deixe os assuntos da guerra. Os nossos militares podem não ser de nada como diz, mas são eles que estão lá no campo a morrerem, como afirma saber. Leia melhor sobre as teorias de guerra se quiser entender sobre os processos e resultados de guerra. Ao invés de vir aqui desabafar que os militares não são de nada, devia sentir pena destes seus compatriotas que entregam suas vidas para este árduo trabalho sem resultado, como você diz. Não sei aonde aprendeu que apresentar número de "abatidos" é estar a vencer uma guerra.

Like · 2 · Yesterday at 9:12pm


Egidio Vaz Você não disse nada ainda. Apenas mandou-me calar. Mas eu sou cidadão. A prova não se presume. A prova da eficácia verifica-se.

Like · 4 · Yesterday at 9:14pm


Nerv Mind travar combates para defender interesses de um punhado de pessoas isso é off

Like · Yesterday at 9:31pm


Cossito Freitas Emilio Maueie disse tudo.

Like · Yesterday at 9:48pm


Volta Samora diga me sr. Emilio Maueie d k trabalho o sr. s refere qual é o ganho(remuneração) e a quem beneficia este trabalho "devia sentir pena destes seus compatriotas que entregam suas vidas para este árduo trabalho sem resultado"

Like · Yesterday at 10:27pm


Egidio Vaz Hoje, no Pungue, pelas 09 horas houve ataque. As FDS fugiram em vez de engajar na luta.

Like · 10 · Yesterday at 9:24pm


Mateus Mateus Jr. Humm, eu estive nessa coluna foi numa zona chamada "6carros" próximo das torres da Mcel/Vodacom antes de Pungoe no sentido Chimoio-Tete. O ataque durou 10 segundos nos carros do meio e os atacantes fugiram, tendo ferido gravemente um passageiro,a bala entrou da parte lateral esquerda do abdómen. Tendo se apercebido da ocorrência as fadm transpotados num blindado na dianteira mandaram parar a coluna e voltaram ao local da ocorrência mas já ninguem lá estava.

Like · 12 hrs


Pires Calembo VAZ vou dizer uma coisa que é serio se não VERY SERIOUSLY "fazer de conta" eles sabe que não há razao de fazer guerra! Diria muitas coisa mas.......

Like · 9 hrs


Fernando Veloso Eu acho que as Forças de Defesa e Segurança já entenderam que moçambicano preso é menos um cidadão na luta de libertação dos gatunos

Like · 9 · Yesterday at 9:26pm


Egidio Vaz Kkkkkkk

Like · 1 · Yesterday at 9:38pm


Carlos Edvandro Assis Bem falado.

Like · 22 hrs


Dina Silva Este é o meu colega da secundária ... bem dito. Gostei. Aki Jordina.

Like · 1 · Yesterday at 9:31pm


Egidio Vaz Jordina! Estive com tua irmã hoje. Que bom saber de ti!

Like · 23 hrs


Dina Silva A July né?

Like · 14 hrs


Victo Alvaro Alvaro Jamal ''xtamos atrabalhar para neutralizar os criminosos'' minh patria amada, ate guando????

Like · Yesterday at 9:31pm


Aniceto Rafael eu tambem

Like · Yesterday at 9:33pm


Henrique Patricio Junior Caro Egidio Vaz. Os soldados sao de nada? Até pode ser verdade, porém ha algo que talvez nao tenhas prestado atencao ou ate ignorado: MOTIVAÇAO. E quero acreditar k esta palavra está longe destes senhores ou está proxima mas antecedida pela palavra FALTA. É ridiculo mandar militares ao combate contra a RENAMO cujos seus deputados e generais estao srntadinhos a receber chorudos FUNDOS PUBLICOS e a fazer campanha de guerra nos midia. Se quisessemos ser rigorosos e SERIOS diriamos que nao é missao das FDS lutar contra partidos, mas... Atencao que estamos a far das FADM cuja sua composicao engloba homens da RENaMo à luz do AGP. Entao sentar con homens da renamo e planificar pra atacar a renamo é teatro sem interesse.

Like · 6 · Yesterday at 9:40pm · Edited


Eliseu Soares Está claro que neste pais não existem forças armadas. Treinam em Matalane e nao,conhecem o mato apenas sabem extorquir e ameaçar cidadãos em,plenA cidade, em,alguns casos matam por coisas banais, grande frustração. O povo tem mais medo da policia e o soldado que o bandido.

Like · 1 · Yesterday at 9:35pm


Henrique Patricio Junior esta claro que o senhor fala sem nocao. em Matalane nao se forma militares ou forcas armadas como dizes. formam-se POLICIAS, ou se quiseres policia da republica de mocambique.

Like · 7 hrs


Paulo Jone Alficha O povo chora samora!!!!

Like · Yesterday at 9:40pm


Afonso Dete hum começou já!

Like · Yesterday at 9:42pm


José Isaías Mandlate Simplesmente lamentável.

Like · Yesterday at 9:45pm


El Padrinho Mano Vaz pa

Like · Yesterday at 9:46pm


Alfredo D. Baltazar Em Inhambane capturaram um fulano cheio de MATEQUENHA, chamaram a imprensa; em Muxúngwè capturaram um curandeiro demente, chamaram a imprensa; em Inchope capturaram um adolescente, chamaram a imprensa. Mas, em Nhamatanda, "capturaram" um GENERAL, não o exibiram à imprensa e preservaram a sua identidade.
À que conclusão chegamos sobre essas incoerências?

Like · 6 · Yesterday at 9:50pm


Carlos Nguenha Estava com preguissa de escrever, mas achei que clicar um simples like fosse muitissimo pouco por isso digo: AMEI.

Like · 2 · Yesterday at 9:52pm


Flavio Pereira Vaz Há aqui algo de errado.

Like · 1 · Yesterday at 9:53pm


Nito Americano pra lem de incitar est sr mi parece q nao bate bem da cabeça...veja q ele fala de eliminar parece ter uma vontade de uma criança de espesotiar e esmagar todos insectos q lhe vem em sua frente...umm

Like · 1 · Yesterday at 9:53pm


Modjas Junior Junior Nao chorem opinioes sao validas , cada analises de cada cidadao

Like · Yesterday at 9:55pm


Aderito Tamele Dr Vaz dá impressao de que a tua vontade é de ver sangue néé?? Hii misercodia. Pensei que te entendesse mas enganei me,acho que nao te entenderei nunca.

Like · 1 · Yesterday at 10:12pm


Fauzio Mussagy Fernandes República das bananas... Está a afundar presidente a falar falar... Dólar 78, rand 5,80... Inflação acima de 20% a do INE não confio, crescimento défice...SISE, DEFESA, ASSEMBLEIA E PRESIDÊNCIA levam maior bolo do OGE mais esta mesma merda...

Like · 2 · Yesterday at 10:13pm


Ernesto Nhaule Excelente reflexão ilustre!

Like · Yesterday at 10:22pm


Chaibo Arthur Quem vive em moçambique sabe que o polícia e militar moçambicano é grande assassino e ladrão. Eu sou moçambicano e tenho prova disso, porque fui raptado pela polícia (p.r.m.) no inchope através de $5000 dólares americanos que tive na minha bolsa.le...See More

Like · 2 · Yesterday at 10:25pm


Eddy Waku Lombëla Que coisa triste, sinto muito amigo

Like · 2 · Yesterday at 10:27pm


Carlos Edvandro Assis Triste saber este modus operandi das FDS.

Like · 1 · 22 hrs


Isac Fernando Alvaro Naiene Melhor rir para nao chorar...

Like · 1 · Yesterday at 10:37pm · Edited


Euclides Flavio São esses homens que querem capturar Dhlakama?


Like · 3 · Yesterday at 10:29pm


Isac Fernando Alvaro Naiene Estas imagens nao podem ser das nossas FADS...

Like · Yesterday at 10:58pm


Gomes Sefula Egidio vaz... bandido gosta de guerra. Eu t admirava mas parece que era uma simples ilusão. Você fala muito

Like · Yesterday at 10:30pm


Alito Gujamo Mao-tse Tung ja disse que a guerrilha é invencível. Cabe ao governo saber o que fazer para quebrar o paradigma "tungiano"

Like · Yesterday at 10:31pm


Simon Cossa Tudo dito!

Like · Yesterday at 10:34pm


Manuel Carlos Nhanala Que desabafo dr. Egidio Vaz!!!!!

Like · Yesterday at 10:42pm


Celestino Cebu Egidio, Eu discordo com tudo Egidio Vaz , tens que perceber que esta luta e uma decisao de um punhado de individuo que quer se manter no poder, e nao encontra apoio mesmo dentro da tropa, ha descontentes e nao tem apoio popular

Like · 1 · Yesterday at 10:44pm


Observador da Justiça Caro Egidio Vaz, essa comédia chama se "lenha na fogueira", mas bom, cada com sua sentença...


Like · 1 · Yesterday at 10:47pm


Ematum Falido Quanto ao número for maior dos indivíduos que não concordam com o regime do seu país o resultado é este, nada anda bem no geral. Não é por ser incompetentes mas o ponto mais grave dos políticos é de não saber que um exército ao qual diariamente lhe afe...See More

Like · 3 · Yesterday at 10:53pm · Edited


Benedito Mohua Meu caro. As forxa de de fds nao vao mostrar nenhum capiturado porque sabem q terao amnistia quando tudo acabar. Tudo se resolve no campo de batarlha. Gerir fds e´ muito complicado pois la estao traidores q passam informacoes ao bandido razao pelo qual q o bandido conhece companha as estrategia da fds. Isso foi e sera´ simpre assim. Indisciplinados nao faltam nao fds caso de praia nova e´ mais uma indisciplina credito q medidas punitiva e criminais. Gostei do ponto de vista.

Like · 2 · Yesterday at 10:54pm


Fernando Lavieque Está a doer a vitória da Renamo. Vocês vão ter que colher o que plantaram . A era da escravatura está em decadência. OMM e OJM preparem -se para a caça as bruxas. Obrigado

Like · 1 · 15 hrs


Gulumba D. Mutemba As FDS lutam pelo salário,enquanto que os guerrilheiros da Renamo lutam pela causa,é por isso que são invisíveis.
As melicias da Frelimo não capturam ninguém e não vão capturar ninguém.
Muitos soldados levam txaia com poucos guerrilheiros.
Não são bandidos,são revolucionários.

Like · 1 · 23 hrs


Jose Mani Samuel Nao a credito que a policia seja incompetente muito menos o exercito. I que acredito e que nao acreditam na causal.o policia cinzento vai a frente apanha o chefe solta. Entao porque apanhar e nao negociar com ele para adiantar se ao chefe. O soldado vai na frente luta sofre e nada o chefe esta no gabinete na boa e e socio do DHL na mina em manica? Malenza bate e ao invez de pelo menos mentir que sera punido vem o presidente dizer que tem outra missao para ele (ate pensei e defendi que o presidente) nao queria dizer isso ) de repente zas aparece o monjane como se fosse socio do Malenza a jurar de pes juntos que malrnza esta subir depois da batida. Egidio achas que havera moral para a policia ou a tropa dar gaz ?

Like · 1 · 23 hrs


Godfil Aguiar Esse senhor eskeceu na terra dele?

Like · 23 hrs


Carlos Edvandro Assis Ameacas banais. Mostra nos a sua cara pra termos certeza quem tu es e como devemos nos lidar consigo.

Like · 22 hrs · Edited


Inacio Arnaldo Arnaldo As FADM já aniquilaram um deputado da renamo em santunjira e o Dhlakama saiu em debandada ocuparam a tal base até hoje

Like · 1 · 23 hrs


Luis Arouca Se ñ tens o k falar! Melhor não abrires a tua latrina, se lambe cu d frelimo

Like · 1 · 18 hrs


Homer Wolf EISHIIIII !... eh eh eh

Like · 14 hrs


Egidio Vaz Kkkkkkk

Like · 1 · 14 hrs


Elísio Nhantumbo Coisa feia Sr. Luís Arouca. Nós visitamos o mural doEgidio Vaz pra conversar cordialmente. Esses nomes??? Deixe o Inácio ser da FRELIMO e tu continuas da RENAMO. Qual é o problema? Nenhum. são todos moçambicanos.

Like · 11 hrs


Salomao Cuco Luisane intolerante

Like · 6 hrs


Ci Ga Tsulani Estes ataques da Renamo até nos fazem esquecer e falar pouco das dívidas não sei se ja repararam; " surge et ambula"

Like · 1 · 23 hrs


Moises Salomao Mazivila Vamos assumir Egidio vaz diz as coisas pelos proprios nomes e nao anda com estilos nem lambe botas de ninguem, Limita-se a Mostrar o que pensa da maneira mais integra, entao Gomes nao tens que gostar do egidio, tens de ver o assunto do lado positivo e da verdade.

Like · 1 · 23 hrs


Rogerio Antonio Militares da actualidade tem o mínimo de informação, sabem que esta Guerra não tem razão de ser, não se trata de defesa de soberania nenhuma, pior ainda, são putos que dispõe de Smartphones e diariamente são inundados com os breakings News que pululam aqui no face. Conheço um puto que vive no bairro de Mavalane, desertou em 2014, e agora é cobrador de chapa.

Like · 4 · 23 hrs


Carlos Edvandro Assis Conheco varios na mesma situacao. Simplesmente desertaram as fileiras e estao fazendo a vida de outra maneira.

Like · 1 · 22 hrs · Edited


Rogerio Antonio Dai que, e' dificil vencer-se uma Guerra do genero...

Like · 22 hrs


Catman Mandlazi Wadzungu!!! "Nada ne"

Like · 23 hrs


Celso Guirimone Concordo. As FDS morrem tipo patos. Não tem capacidades. Estão alí para entregarem armamentos a Renamo. Triste...

Like · 23 hrs


Estômago Vazio Dlakhama é pesado irmaos, ja afirmou por varias vezes k nao eh por meio de uma arma k lhe vao neutralizar. Eu nao apoio guerra e mto menos mortes mas virei fã dele. Nao vejo lider igual à ele cá em Moz. Deiam a César o que é do César. Qto as nossas FDS...See More

Like · 2 · 23 hrs


Hobety Luys Muhamby Ultimamente tenho mais medo dos Políciais do que do bandido armardo

Like · 23 hrs


Jemusse Abel Yes desabafo mesmo...

Like · 23 hrs


Fernando Striker 👟👟👟

Like · 23 hrs


José de Matos esse é um dos motivos porque eu sempre afirmei que é um erro insistirem na via militar, esta guerra é desnecessaria e nao vao derrotar militarmente a Renamo!
Invistam no dialogo e na Paz!

Like · 4 · 23 hrs


Egidio Vaz Se é assim então que voltem

Like · 4 · 23 hrs


Marufo Sumaila


Like · 22 hrs


Jojo Domingos Sumaila Estilista Kkkkkk não aguento com essa

Like · 1 · 22 hrs


Francey Zeúte Faz rir mas é a mais pura e dura verdade. Aqui na cidade não páram de vigarizar o cidadao e lá onde ha oponente, nepia. Que pena!

Like · 21 hrs


Sergio Serpa Salvador Ainda estão atrás dos ninhos da instabilidade. Estão a trabalhar no sentido de.,,. Ainda estão no processo de recolha de armas em mãos não autorizadas.

Like · 21 hrs


Sergio Serpa Salvador Kkkkkkkkkkkm

Like · 21 hrs


Castigo Adriano Cachomba Mano egidio vaz da proxima tenha modos de desabafos. Mano em moz nao temos militares, mais miliantes. G4s e melhor k esses bichos k tao gabarse de bombadear gorongosa e sem queimar ninguem e nem uma gazela. K generais de 4 estrelas? Nem se tvesse 4000 nao iam fazer nada pk sao frakinhos. Eu prefiro bandido do k putos radroes e mal educados(prm) kkkkkkk. Viva dhlakama, viva minha familia, viva povo de moz, viva unay cambuma, viva desabafo do mano egidio vaz. Boa morte pra todos membros da frelixo

Like · 18 hrs


Cassamo Esteves Mano Castigo erraste em dizer boa morte pára todos da FRELIMO,uuuu,,ed um vrtadadri demônio como vai desejar outros de morte? Só podes ser um guerreiro da RENAMO p falar desse geito,cometeste grande pecado diante de DEUS,es um político fanático

Like · 14 hrs


Elísio Nhantumbo Nem é politico. O principio da tolerância caracteriza um bom politico. O Castigo é meu irmão e meu concidadão, as suas dores devem ser as minhas. A fome que ele sente no estomago deve doer em mim também. Assim construiremos este país.

Like · 11 hrs


Castigo Adriano Cachomba Mano cassamo esteves as dores sao diferentes ta bom, eu se desejo boas mortes aos capangas da frelixo e pk tenho bons motivos.

Like · 9 hrs


Castigo Adriano Cachomba Valeu mano elisio nhantumbo

Like · 9 hrs


Ivan Otsirave


Like · 16 hrs


Ajm Selemane Nalgum momento alguem como egidio tinha k aparecer com esta clareza caracterizar a prm. Concordo plenamente.

Like · 1 · 16 hrs


Silvio Silva Também digo

Like · 16 hrs


Fernando Lavieque Desculpa o sr está nervoso porque contava ser ministro do governo de ladrões. A frelimo quando lutou pela independência era ou não era bandida? A Renamo e Afonso Dhlakama estão a lutar pela democracia que libertaram até os membros da frelimo. O sr reduziu-se a uma insignificância.

Like · 1 · 15 hrs


Cassamo Esteves Mano Fernando todo político é ladrão a diferença é k in é pior k o outro,A RENAMO está lutar plenos seus interesses e não do povo como tem dito,Se fosse para p povo ia nomear governadores da sociedade civil e não do seu partido

Like · 14 hrs


Jose Majasse Dombe Macarata

Like · 15 hrs


Recluso Do Mato Esses são Nabos... só sabem parar a cidade com jatos de água para impedir que o povo se manifeste, sabem muito bem fazer exibicionismo da força e do equipamento enquanto é só funciona para cidade.... Hora vejamos..... ao invez de adquirirem blindados com rodas de ferro, compram coisas k levam pneu 17... lá onde está Afonsinho aquilo não entra... logo é dinheiro perdido. ...

Like · 15 hrs


Elias Valente Langa A migos estes pais tá sem governo. O povo esta entregue, o povo realmente só podem contar com Deus. (Governo é fraco )

Like · 15 hrs


Marlino Mubai A nossa policia trabalha, a mim ja me ajudou a neutralizar dois miliantes e recuperar os bens furtados. Melhor nao esquecer que estamos a falar de pessoas mal pagas e mal equipadas mas que fazem do melhor para garantir a tranquilidade. Temos que lembrar que a policia no geral foi criada para proteger as elites politicas e economicaa e, no nosso caso esse papel esta sendo bem feito. Sobre as FADM, apresentem me casos de um exercito que venceu uma guerra de guerrilha.

Like · 2 · 15 hrs


Egidio Vaz As FAA, forças armadas de angola mataram Savimbi e a guerra acabou. Apenas estava a responder à sua pergunta "apresentem me casos de um exercito que venceu uma guerra de guerrilha."

Like · 15 hrs


Marlino Mubai Egidio Vaz, voce sabe quem matou Savimbi, o merito nao e das FAA, aquilo foi inside job. As FAA ate hoje nao conseguem acabar com os independentistas de Cabinda.

Like · 2 · 15 hrs


Jose Mani Samuel Depois de matar savimbi a guerra acabou sera que a vida melhorou em Angola?

Like · 14 hrs


Salvador Langa Tem gente que a escola não consegue lhe tirar a ignorância.

Like · 3 · 15 hrs


Christianligoer Ernesto Um dia vamos acordar ma-Suazi
Gostei dessa
O triste e que pode acontecer

Já imaginaram EU e Egidio e outros facefriends
já como vassalos dos ma-swazi

Like · 1 · 15 hrs


Ryan Batista Kaysse kkklkkk so vos olho... defender a política é semelhante como quem defende vicio de fumar... tipo nao aceita que cigarro prejudica a saude, embora escrito no maço. FUMAR PREJUDICA A SAÚDE... lamentavel

Like · 4 · 4 hrs · Edited


Aderito Sinala Pura verdade!

Like · 9 hrs


Remane Abudo Um país de faz de conta

Like · 14 hrs


Helder Condjo ... país de bananas. ..

Like · 14 hrs


Edmo Cussaia K pena desse país

Like · 14 hrs


Bernardo J. Nopiha Dr. Egídio Vaz, as nossas forças armadas são treinadas para matar, por isso nunca apresentaram nenhum MBAVA

Like · 14 hrs


Joaquim Matusse senhor Egídio Vaz, quem disse que as nossas forcas não são competentes?? veja o tempo recorde com que foi deportada a activista Espanhola, cuidado ser deportado de Tete a Maputo.

Like · 14 hrs


Egidio Vaz Kkkkkkk

Like · 1 · 14 hrs


Kississe Nhantumbo Kķkkk

Like · 8 hrs


Luciano Mapanga


Like · 1 · 14 hrs


Tomas Humbe Pesos pesados alguem quer governali.desabafo aprovado.

Like · 14 hrs


Efraimo Neves Grande desabafo ou Egidio Vaz , mais deixa me dizer que o seu desabafo é contraditório , me lembro no último programa Linha Aberta da Stv em que disse que se a Renamo não ceder vai perder a guerra e pelos vistos iria ou irá perder para essas mesmas forças não?

Like · 3 · 14 hrs


Macade Mafavisse Xte país nao tem quem manda quem.

Like · 13 hrs


Rico Caetano Bernardo J.Nopiha,as nossas tropas foram treinadas para matarem quem?apenas matarem Gafanhotos na serra da Gorongosa, ate chamam chineses que os mesmo acabam sendo capturados pelos homens da farda verde, que vergonha...

Like · 1 · 13 hrs


Carlitos Jose Lindas palavras

Like · 13 hrs


Muhove Tata Como vão capturar, um estratego? Não achas que isso pode ser loucura da vossa parte?

Like · 13 hrs


Ofelia Da Silva Tomas NÃO GOSTEI DO POST. Eu acho que incita á violência porque aqueles que se diz que "não são de nada" vão querer mostrar que são de nada e vão matar a torto e a direita. Não este tipo de posts não. Faça aquelas tuas análisas boas que tem mais de cem comentários porque esses sim, eu gosto. ÑÃO Á VIOLÊNCIA E NÃO Á GUERRA proque ela só mata pobres e inocentes.

Like · 6 · 12 hrs


Egidio Vaz Kkkkk

Like · 11 hrs


Nelson Junior Palavras sabias e humanas...pois no fundo, como a senhora disse morrem inocentes que nem sabem o que a frelimo ou a renamo

Like · 11 hrs


Claudio Lombene Um pouco de ironia no discurso.

Like · 10 hrs


Abdul Meragy a justica pode tardar mas chegara.Deus e justo e ele com a sua misericordia mostrara aos beligerantes o caminho certo.Sejam perseverantes na fe.

Like · 7 hrs


Francisco Naene Concordo consigo Ofelia Da Silva Tomas esse tipo de post incitam a violência e isso nos protestamos. Egidio as forças que dizes serem fracas são as que protegem a si e a sua família antes de postar deverias primeiro pensar nos impactos. Somos fracos sim mas temos que ser patriotas. O meu País é pobre mas eu gosto dele assim e nem tenho vergonha disso. Sem ofender a niguem acho que perdemos o nosso patriotismo.

Like · 3 · 12 hrs


Dimas Xavier Um dia aparecemos a apoiar cedencias quando cedem dizem que sao fracos...??ou duvidamos do que queremos exatamente...
Na senda faz me lembrar de um pastor que dizia" cuidado com opositor" pois pra este (opositor)nada e' perfeito ou seja tudo esta mal...haja paciencia!!!

Like · 2 · 12 hrs


A Carlos Garcia Concordo meu irmão... TAL MAMBA( selecção nacional de futebol), TAL FDS( forças de Defesa e segurança)... Autenticas bananas.

Like · 12 hrs


MozRusso Delly Mssv'e Dói ler isto!!!

Like · 1 · 4 hrs


José Mambo A violencia esta instalada no nosso solo Pátrio, não será esse post que levará a violencia meus caros... Julgam que o s mentores precisam de post do prof Egidio Vaz, claro que não e concordo com o que esta no post...

Like · 11 hrs


Cadango Senito Dal


Like · 11 hrs


Francisco Retxua Certo professor

Like · 11 hrs


Mauro Pacule Ja não temos estrategas militares meu caro. A Policia ate pede para ser ajudada!

Like · 10 hrs


Filho Do Cinzentinho He he he he he he he he he he he he he he

Like · 10 hrs


Remus Bell Following, observing and learning...

Like · 9 hrs


Jaime Guambe O compatriota Vaz tem ciencia mas de ética é zero, infelizmente o teu post foi um desastre.

Like · 1 · 9 hrs


Silvestre Baessa Filipe Estas coberto de razão, Egidio. Nota que esta questão do desarmamento da RENAMO que era suposto ser uma ofensiva rapida, clinica e de alta precisão, transformou se numa total confusão, pondo a nu as fragilidades do exercito e da policia, seja na prespe...See More

Like · 5 · 9 hrs · Edited


Joao Baptista Chamuada Dr Egídio Vaz no seu desabafo.
Kkkkk,um dia vamos acordar ma-Suazi;
País de bananas...

Like · 2 · 8 hrs


Ismael Baptista Sem comentário

Like · 1 · 8 hrs


Camilo Nihonale Kkkkkk.....os outros só dão medo nos gabinetes!!

Like · 8 hrs


Egas Nhantumbo Desabafo. Muito profundo.

Like · 7 hrs


Mwana Acusdo Num país de loucos, não ser louco é loucura...

Like · 7 hrs


Anselmo Titos Cachuada Li e me calei só!!!

Like · 7 hrs


Bonifacio Cau Dr, eu concordo com o seu pronuciamento. Mas uma vez capturados nao eh para apresentar ao publico, mas sim cabe aos orgaos da defesa e seguranca.

Like · 6 hrs · Edited


Sura Rebelo Que bananas? Arranja outra fruta se é q tem porque banana está cara tb

Like · 6 hrs


Felix Antonio Mate Se as FDS fossem fracos como defende Vaz, a RENAMO já estaria no poder.

Like · 6 hrs


Alson Nguenha Vaz nem sabe uk ta falar tens que procurar um psicolgo vai t ajudar

Like · 6 hrs


Customo Jo Jo Bem falad e dito...nad k sao mxmo...por cima dsto ainda estao acabar....vao acabar mais bem acabados...malditos...governo d mafia...

Like · 6 hrs


Ofece Deniasse Chania


Like · 5 hrs


Ney Tchapo Homens não falam, mostram sua superioridade. Se as FDS não são de nada, vá tu e pega nas armas, mostre a sua mestria nas artes de guerra, combata, nos defenda.

Like · 1 · 4 hrs


Ba Ka Niquice isso pode ferir certas sencibilidades esses fademos nao sao de nada. Meia dúzia de guerilheiros da renamo coloca em pânico as vossas fdm. Do jeito k exes gajos sao orgulhosos si tivexem capturado 1 so da renamo teriam exibido pra mostrar o trabalho

Like · 4 hrs


Lenna Costa


Like · 4 hrs


Lenna Costa


Like · 4 hrs


Lenna Costa


Like · 4 hrs


Silvia Machaieie As fds incompetentes como dizes
Porquê os competentes ainda não estão a governar a força como prometeram fazer a muito tempo.???

Like · 1 · 4 hrs


William Malandeira Espera pouco ,brevemente capturaremos alguns guerilheiros da renamo, correr nao é chegar

Like · 3 hrs


William Malandeira Graças aos nossos agente que a segurança e tranquilidade esta garantida.Egidio Vaz

Like · 3 hrs


Otilio Beijo Quando o governo pôe a sua força em prontidão combativa vocês chamam no de intolerante e não interressado na paz e quando opta por um desarmamento ponderado vocês chamam no de fraco e, ainda, quando opta pelo dialogo vocês apelam no para a guerra. Eu não vos entendo juro.

Like · 3 hrs


Bruno Morais He he he!


Poderá também gostar de:






AQUI ESTÃO AS PROVAS DE URNAS COM VOTOS A FAVOR DE NYUSI!


Governador de Tete poderá ser julgado



Comandante Pinto Varela da FIR em Tete morto em recontro ...





Linkwithin


Posted at 00:47 in Opinião | Permalink ShareThis


Reblog (0)







Comments





1





Khanga Hanha Muzai said...





Caro Sr. Dr. Pro. Egídio Vaz


O senhor afirma que desde que a guerra começou o Governo nunca apresentou um único prisioneiro, não digo ao contrario mas começo a duvidar dos seus créditos académicos em primeiro lugar, pois parece que não custa concluir que se foi capturado um soldado da RENAMO certamente foi fuzilado.


Espero que estejas lembrado de notícias que davam conta de prisioneiros da RENAMO que foram desaparecendo das celas em Nampula e Sofala, não parece atitude correcta de um cientistas não fazer TPC, porem, outro sim me leva concluir que o Dr. Vaz recorreu a um estico sarcástico de enfatizar a sátira por via da inversão do sentido muitas das palavras que articula.


A Dado momento, afirmas preferires lidar com bandidos ao invés de lidares com a Policia pois com o dizes a nossa polícia só nos extorque o dinheiro. Bom eu sugiro que encontres outro adjectivo para retractar aqueles a quem chamas policia, entendo que as coisas estarão assim:


Quem Governa Moçambique? = FRELIMO

Quem manda nas SISE, PIC, CIM, FDS & PRM? = FRELIMO\

Quem manda extorquir dinheiro ao povo? = FRELIMO

Quem encomenda Sequestros e Matanças de inocentes? = FRELIMO

Quem rouba, desvia, corrompe, esquematizam a estagnação do país? = FRELIMO

Quem criou Esquadrões de morte? = FRELIMO

Quem criou a pior polícia de repreensão “FIR-UIR” em Moçambique? = FRELIMO

Quem defraudou o POVO nas em todas as eleições em Moçambique? = FRELIMO

Quem viola e mata refugiados e ainda os chama de malawianos? = FRELIMO





Então, estamos em presença de um Governo bandido que digladia-se com outros Bandidos que se chamam RENAMO que é um pura criação da FRELIMO. Dr. Vaz descorda comigo? Se sim fundamente por favor e aproveite a ocasião para nos dar aulas que jugues pertinentes.





A Beira é uma capital sui genere muitas historias medonhas são narradas como situações que tiveram lugar na beira, Filipe Puande (então secretario geral da FRELIMO), ameaçou destituir um comandante da Policia via telefone por este ter detido seu filho em virtude de este ter agredido selvaticamente um empregado domestico.


O actual vice comandante geral da policia “o china” e da beira também, a bem pouco tempo ignorou o assassinato de um empregado domestico por seus familiares filhos e companhia acusado de ter roubado celular ou algo parecido, mentiram e disseram que se suicidou, os familiares da vitima constataram que os mesmo tinha sido violentamente agredido antes de morrer, nem PRM, PGR, Ministério da Justiça, LDH e outra organização acudiu aquela família de Zé ninguém


E na beira onde ainda se pergunta Cá-dê a Dama prometida pelo famoso Marcelino dos Santos quando ainda era governador de Sofala, tal questão surge porque o Marcelino por essas alturas infernizava os beirenses como se estes fossem cidadãos de um país NAZI, dizendo isto aclaro que é comum este de ocorrências pois se está lembrado a bem pouco tempo vários canais de televisão mostrarão uma cena insólita ocorrida na beira em um policia bêbado maltratou jovens que saiam de festa familiar o resto já se imagina.


Quanto as promessas de resoluções de crimes por eles perpetrados remete para uma única conclusão ladrão não prende ladrão, assassino não prende assassino, bandido não prende bandido, pelo que as espectativas que nós povo criamos a volta desses assunto resulta da sede de justiça que é irracional ela só reclama a sua efectiva aplicação, porem, quem devia impor justiça, na sua genes “FRELIMO”, já é injusto por isso prepara-se para chorar mais um pouco sem do Dr. Vaz.


No que se refere aos soldados, periquitos, facebookeiros, pandzeiros, dzukuteiros e sei la que mais nomes tem eles, pode-se dizer que estão uniformizados sim não por serem soldados mas por serem instrumentos de repressão e de terror com tais funções não podes esperar uma postura responsável dai o surgimentos de valas comuns e outras aberrações como as de Caia recentemente reportadas, por estes factos estamos autorizados que chamar o presente Governo de Bandidos sim e estes são piores que os outros uma vez que agem sob alçada de um pseudo Governo.


Gorongosa foi vitima de actos semelhantes ao longo da nossa historia, Samora Machel lutou contra RENAMO em Gorongosa, Chissano idem, Guebuza idem agora Chipande/Nyusi também estão esmurrando-se lá mesmo. Isso permite entender que para FRELIMO Gorongosa é um Campo treinamento de tiro mesmo sabendo que esses tiros acidentalmente tiram vidas a milhares de moçambicanos.


G4S, Dr. Vaz são melhores que as FDS e PRM, eles ainda respeitam os chefes e obedecem a regras de conduta e raras vezes são notícia por motivos negativos uns e outros guardas tem enveredado pelo caminho marginal, mas a maioria continua empenhada em guardar o que tem guardar.


Quando Dr. Vaz afirma que isto não é incitação à violência é apenas exigência do povo para que se faça o trabalho correspondente as suas responsabilidades com rigor e zelo, esqueceu que os seus mandantes “bandidos mor” não são dessa opinião pelo que mais uma vez digo Dr. Vaz beba muita água porque anda vais chorar muito.


Cito aqui um dos seus parágrafos que diz: Mas também deixe-me dizer mais uma coisa. Vocês estão a mando dos políticos. Se vos mandam para uma missão cumpram-na na íntegra. Mas se vos mandam para fazer meio-trabalho, voltem.- fim de citação.


KHM- Dr. Vaz não sei onde reside a sua duvida os soldadinhos e seus mandantes estão integralmente a cumprir a missão que lhes foi indigitada o senhor e que não esta a ver o game, o objectivo mor dessas escaramuças, guerra, hostilidade…etc, e desestabilizar o POVO e isso eles conseguiram a 100%, onde estão a falhar Dr. Vaz, onde e que os turrazinhos não estão cumprir com as ordens superiores dos políticos? Elucide-me.


Ainda dize que um dia vamos acordar ma-Swazi. Acho que eles podem invadir e anexar Maputo e Matola em 12 horas. Nos seus ditos adiciono que os maswazis já ensaiaram essas intenções um ministro do interior de outrora que reclamou acesso ao porto de Maputo alegando que parte considerável de Maputo província era pertença da Swazilândia.




Quanto ao desabafo eu ainda estou a espera dele, estes ditos “seus”, parecem-me um aquecimento mal preparado para o DESABAFO.


Quanto ao resto está desculpado.


Khanga Hanha Muzai

NB: A outra forma de interpretar o seu “desabafo”, e entende-lo com o sendo uma forma estilizada de chamar nomes a FRELIMO, denunciar com desdém as maracutaias do Governo Bandido.





19/08/2016 at 13:55





2





THIMBUINE said...





Sr. Egidio é um homem controverso. O sr. é um lambe-botas sujas ou um psicopata?





19/08/2016 at 06:21









Eduardo Domingos


Yesterday at 9:00pm ·





HISTORIA EM ACTUALIZAÇAO


Quem são os bandidos mais famosos da História


Não é mole fazer uma lista dos criminosos mais conhecidos. Afinal, sejam eles personagens lendários ou de carne e osso, a relação de foras-da-lei parece não ter fim! Para caber tudo aqui, tivemos que passar um peneira finíssima nos anais da criminalidade, até ficar com apenas seis meliantes que entraram para a história pela ousadia de seus atos ou por peculiaridades que os tornaram inconfundíveis. Alguns, paradoxalmente, até conquistaram a simpatia do povo! Com vocês, os baluartes imortais da vida bandida...

AL CAPONE

O mais famoso gângster americano, Alphonse Capone (1899-1947) dominou ocrime organizado na Chicago da Lei Seca, faturando alto com o mercado negro de biritas e mandando matar muita gente - como no brutal Massacre do Dia de São Valentim. Precoce, o pequeno Al inaugurou sua carreira de delitos na sexta série, quando largou a escola no Brooklyn para se juntar aos delinqüentes do bairro. Foi quando uma briga de rua deixou a marca no rosto que lhe valeu o apelido de Scarface (Cara de Cicatriz). Com 28 anos, sua fortuna, fruto também do jogo e da prostituição, era calculada em 100 milhões de dólares. Graças ao agente federal Eliott Ness, Al foi preso por evasão fiscal. Os Intocáveis (1987), com Robert de Niro na pele do gângster, é um momento clássico na vasta filmografia sobre o facínora.

BARRABÁS

Todo mundo conhece a história do ladrão liberado da crucificação para dar lugar a Jesus Cristo. Mas pouco se sabe a respeito dessa figura fascinante, cujo nome em aramaico quer dizer "filho do pai" ou "filho do professor" (especula-se que seu pai era um líder judeu). Uma hipótese para sua condenação seria a participação num assassinato durante uma revolta contra o domínio romano em Israel - o que faria dele um revolucionário e não um larápio comum. Nem as escrituras sagradas dizem, nem os estudiosos da Bíblia sabem o que aconteceu com ele depois da sua libertação durante a festa da Páscoa. Mas Barrabás (1962), com Anthony Quinn no papel-título, imagina várias possibilidades no melhor estilo das superproduções hollywoodianas.

ROBIN HOOD

Vilão ou herói? A resposta é fácil: o salteador inglês que atazanava a vida do xerife de Nottingham entrou para a história como um bandido do bem, que roubava dos ricos para dar aos pobres. Contemporâneo do rei Ricardo Coração de Leão, que comandou os destinos da Inglaterra no século XIV, Robin liderava um alegre bando de aventureiros que vivia aprontando contra os poderosos. Quando a coisa fervia, escondiam-se na floresta de Sherwood. Ainda hoje os historiadores discutem se ele existiu de verdade ou se é apenas fruto da fértil imaginação dos escritores medievais. Seja como for, a história rendeu dezenas de filmes bacanas, desde animações Disney ao clássico do capa-e-espada As Aventuras de Robin Hood (1938), uma das maiores atuações do grande Errol Flynn.

BUTCH CASSIDY & SUNDANCE KID

Imortalizados pelos bonitões Paul Newman e Robert Redford no filme homônimo de 1969 (premiado com quatro Oscars, dois deles para a música genial de Burt Bacharach), eles formaram a mais conhecida dupla de assaltantes do Velho Oeste americano no final do século XIX. Também tinham um quê de Robin Hood e eram adorados pelos necessitados. Depois de muitos assaltos a bancos, fazendas e trens, fugiram para a América do Sul, onde continuaram sua vida de contraventores. Ninguém sabe ao certo como morreram, mas a versão oficial conta que foram surpreendidos pela polícia e fuzilados num vilarejo perdido nos confins da Bolívia, em 1909.

LAMPIÃO

Virgulino Ferreira da Silva, o Rei do Cangaço, foi por muito tempo o inimigo número um da polícia nordestina. Sua carreira de fora-da-lei teve início em 1920, para vingar a morte do pai. Roubando, cobrando tributos de latifundiários e assassinando por encomenda ou vingança, ele viu sua fama correr todo o país. Para completar, foi anunciado como "enviado de Deus" pelo Padre Cícero e creditado como autor da imortal cantiga "Mulher Rendeira". Em 1938, depois de 18 anos no crime, sua vida chegou ao fim numa emboscada na Grota do Angico, interior de Sergipe. Lampião foi morto junto com a igualmente fascinante companheira Maria Bonita e boa parte da sua quadrilha. Sua cabeça, decepada, acabou exposta em praça pública. A clássica cinebiografia O Cangaceiro (1953) inaugurou uma série de filmes brasileiros dedicados ao cangaço - um número pequeno, porém, se comparado à sua presença na literatura de cordel.

MADAME SATÃ

Ele era um negro de poucas palavras, que não gostava de brincadeiras e adorava vestir coletes e camisas de seda. O dândi pernambucano João Francisco dos Santos, vulgo Madame Satã, foi um dos mais célebres bandidos que o Rio de Janeiro já conheceu. Homossexual assumido e perito na navalhada, o que mais adorava era surrar policiais. Sedutor, conquistou a amizade de gente famosa, como os cantores Noel Rosa e Francisco Alves, mas se vangloriava de ter matado com uma rasteira um dos maiores gênios do samba, Geraldo Pereira. Apesar disso, o cartunista Jaguar disse dele: "Foi o meu herói e melhor amigo". A história desse transgressor com T maiúsculo, que nasceu em 1900 e passou 27 anos mofando atrás das grades, deu um dos melhores filmes brasileiros dos anos 70, A Rainha Diaba, e voltará a ser contada num longa-metragem com estréia prevista para este ano.


65 cm é um Moçambicano sua historia está em processamento.












Share

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ