sexta-feira, 3 de abril de 2015

NÃO FORAM GUERRILHEIROS DA RENAMO A ATACAR PRIMEIRO ÀS FADM

De novo em guerra. Ontem as FADM e os homens da Renamo voltaram a confrontar-se, desta vez na lagoa Mpfurhi, na regiao de Nhambondze, no posto administrativo de Nalazi (minha terra natal - gracas a Deus minha mae ainda esta ca comigo), no distrito de Guija, na provincia de Gaza.
O que aconteceu? 
Um esclarecimento: nao foram as tropas de Dhlakama que atacaram as posicoes das FADM, mas foram as FADM que interceptaram os homens da Renamo que sairam de Dindiza, no Chigudo, em direccao a Vila de Caniçado, sede do distrito de Guijá, a sete km do Chokwe. Quando as FADM, recentemente estacionadas no Posto Administrativo de Nalazi, tomaram conhecimento, de que as forças de Dhlakama iriam atravessar o posto administrativo de Nalazi, pelo extremo norte, cerca de 20 km da sede do posto administrativo, prepararam-se e meteram-se em três camiões para interceptar os homens da Renamo.
Os homens da Renamo foram encontrados numa lagoa que se chama Mpfurhi (nao Mpunze conforme escreve Folha de Maputo) na região de Nhambondze (nao Mhabondze como escreveu Folha de Maputo). Trata-se de uma lagoa que sempre tem água. É raro secar. E durante a guerra dos 16 anos era muito disputada. Nos arredores da lagoa são visíveis sinais de guerra como um carro de marca IFA, queimado. 
Quando as FADM chegaram ao local, ontem por volta das 13h,os homens da Renamo estavam a assar carne de vaca (de espécie braman) que abateram (vaca da populacao local) que pediram. 
Quando as FADM chegaram, abriram o fogo e os homens da Renamo responderam. Mas as duas partes depois cessaram o fogo e encetaram uma conversa (excelente atitude de ambas as partes) e os homens da Renamo explicaram o que estavam a fazer e que estavam a caminho de Maputo. Alertaram que iriam responder caso fossem provocados. Fala-se de 180 homens armados.
Por onde passam os homens da Renamo pedem comida à população e pede cabeça de gado para se alimentarem, mediante a apresentação de uma proposta financeira de 100 MT. Ou seja, pedem para que lhe seja vendido cabeça de vaca por 100 MT. É uma forma de dizer "dê-nos de borla". Ou de dizer "não levamos a força".
Quando ouviu tiros a população meteu-se no mato e outra parte foi ao posto administrativo aquartelar-se. A guerra dos 16 anos começou assim. Eles apareciam assim mesmo. 
É o legado de Guebuza.
  • Carla Silva Mabunda Entao nos mentiram! disseram que que quem atacou foram as forcas da renamo e que nao houve mortes nem feridos. Hummmmm
  • Joaquim Joao Correia muito mau !!! ja imaginava q nao era a RENAMO a atacar
    15 min · Editado · Gosto
  • Já começaram
    Enquanto uma Renamo de gravata, vai dialogando com o Governo no Centro de Conferências J. CHISSANO, a outra Renamo de armas, vai perturbando a Província de Gaza conforme a imagem do texto abaixo.
    Like · Comment · 
    • 2 people like this.
    • El Patriota Dia da Mentira
      4 hrs · Like
    • 4 hrs · Like
    • Azarias Chiau Ontem foi também dia da mentira. ? Sinceramente.
      4 hrs · Like · 1
    • Eusébio A. P. Gwembe Só falta dizer que Abril é mês da mentira, El Patriota 

      4 hrs · Like · 3

    • Detalhes?
      4 hrs · Like
    • Alvaro Guimaraes Desculpe Eusebio Gwembe esta informacao eh de fonte oficial? Eh que a foto nao permite identificar o jornal
      4 hrs · Like
    • Azarias Chiau Fonte.. Rádio Moçambique, Jornal Noticias e o Porta voz da PRM em Gaza, sr. JEREMIAS..
      4 hrs · Like
    • José de Matos Hummmm....vou esperar pela reaçao oficial, faltam detalhes ai! Em Gaza ???Sabemos t!, mesmo quando confrontados!
      4 hrs · Edited · Like · 1
    • Azarias Chiau Distrito de Guija...
      4 hrs · Like
    • José de Matos Eu ja tinha essa informaça o deasde ontem, mas faltam detalhes, seria prudente esperarmos por mais pormenores em vez de anadrmos por ai a falar de gravatas!
      4 hrs · Edited · Like · 1
    • José de Matos Leio agora:



      "Parece anedota!...See More
      4 hrs · Like · 1
    • Eusébio A. P. Gwembe José de Matos, dentro da polícia há regras. As informações mais sensiveis sao e devem ser tratadas de forma centralizada para evitar danos maiores
      4 hrs · Like
    • Azarias Chiau Meu ilustre José de Matos, afinal ja tinha esta informação desde ontem. ? Se calhar podia partilhar nos do que dispõe neste momento. ..
      4 hrs · Like
    • Chande Puna Confirma se? Foi mesmo a Renamo???
      4 hrs · Like
    • José de Matos Azarias, tinha sim, alguem questionou no Grupo :Dialogo sobre Moçambique", mas vem como esta, sem pormenores! portanto, vale o que vale, eu vou esperar, parece-me mal contada esta historia!
      3 hrs · Edited · Like
    • José de Matos Eusebio e Chande, eu vou esperar, essa historia parece-me mal contada!
      4 hrs · Like · 1
    • Alexandre Jemusse Martins Para além desta fonte, foi manchete do Jornal de Manhã da Rádio Moçambique. O ataque ocorreu no distrito de Guijá-Gaza.
      4 hrs · Like · 2
    • Eusébio A. P. Gwembe Chande Puna, se foi ou não a Renamo é prematuro. Mas de outras fontes de Gaza apurei que tal aconteceu.
      4 hrs · Like · 3
    • Chande Puna Ok Eusébio A. P. Gwembe, obrigado pela info. Irei aguardar por mais informações porque sera de mau gosto se foi mesmo a Renamo.
      4 hrs · Like · 1
    • José de Matos Foi sim em Gaza, e a pessoa que me divulgou isso esta a caminho do sitio, so estou a dizer parece que nao esta bem contada!, faltam detalhes!
      4 hrs · Like
    • Eusébio A. P. Gwembe Acho que alguém, de má fé, quer adiar a discussão do anti-projecto em marcha 

      4 hrs · Like · 1
    • Chande Puna Ou influenciar a análise por parte da população de Gaza
      4 hrs · Edited · Like
    • Eusébio A. P. Gwembe Também pode, Chande Puna. A campanha de diabolização. Não creio que a Renamo seja tão ingénua
      4 hrs · Like
    • Chande Puna Exactamente por isso que estou excéptico, não iria a Renamo dar um tiro no próprio pé
      3 hrs · Like · 1
    • Charman Della Vedova Foram as FADMs que atacaram a posicao da Renamo em Nalaze no distrito de Guija, a milicia da Renamo nao respondeu, movimentou do seu acampamento para outro lugar pela mata dentro, a populacao de Nalaze acusam as FADMs de semear confusao e medo na comunidade.
      3 hrs · Like · 2
    • Chande Puna hooo.....Nyalaze? hehehehehe...ali não se brinca, eu ja la estive e não tenho boas recordações. Eusébio A. P. Gwembe, afinal foram as FDS que atacaram o acampamento da Renamo?
      2 hrs · Edited · Like · 2
    • Eusébio A. P. Gwembe 2015-04-03 09:23:59 (UTC+02:00) Harare, Pretoria

      Renamo ataca posição das FADM em Gaza


      Cerca de 100 homens armados da Renamo atacaram na tarde de ontem por volta da 14.00 horas uma posição das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), na região de Mhabondze, próximo da Lagoa Mpunze, no Posto Administrativo de Nalazi, distrito de Guijá em Gaza, sem contudo provocar vítimas humanas.

      De acordo com porta -voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Jeremias Langa, citado pelo Notícias, se tratar de um grupo pertencente à formação liderada por Afonso Dhlakama, que tem vindo a movimentar-se desde os meados de Março da região central do país para o sul, com objectivos ainda não claros. Ainda de acordo com a fonte, a PRM , apela à calma, e garante que as autoridades policiais, têm a situação sob total controlo. 




      Renamo ataca posição Das FADM em Gaza.
      FOLHADEMAPUTO.CO.MZ|BY FOLHA DE MAPUTO
      2 hrs · Like
    • Chande Puna Não tem fundamento
      2 hrs · Like
    • Cheu Domingos Sem matéria, pelo menos até então.
      1 hr · Like
    • Charman Della Vedova FADM atacaram posição da Renamo Resistência Nacional Moçambicana e a propaganda do regime tratou de trocar a informação.
      1 hr · Like · 1
    • Eusébio A. P. Gwembe Chande Puna, conversei com alguém que estava na missão de intercepção. Garantiu-me que não houve troca de tiros, apenas as FADM deram uns tiros para o ar e os guerrilheiros da Renamo também dispararam para o ar, em sinal de que não estavam para guerra, mas sim a almoçar. Depois aproximaram-se, saudaram-se e deixaram-se. Há mais, mas este é o pomo. A imprensa devia ser muito cautelosa sob perigo de incitar à violência que aparentemente nem a Renamo, nem as FADM precisam.
      48 mins · Like · 1
    • José de Matos Essa historia esta mal contada e ja estavam a falar das gravatas da Renamo! Versao de um credenciado jornalista:



      "Um esclarecimento: nao foram as tropas de Dhlakama que atacaram as posicoes das FADM, mas foram as FADM que interceptaram os homens da Renamo que sairam de Chigudo em direccao a Vila de Canicado, sede do distrito de Guija, a sete km do Chokwe. Quando as FADM, recentemente estacionadas no Posto Administrativo de Nalazi, tomaram conhecimento, de que as forcas de Dhlakama iriam atravessar o posto administrativo de Nalazi, pelo extremo norte, cerca de 20 km da sede do posto administrativo, prepararam-se, em tres camioes para interceptar os homens da Renamo.

      De facto, isso aconteceu. Os homens da Renamo foram encontrados numa lagoa que se chama Mpfurhi (nao Mpunze conforme escreve Folha de Maputo) na regiao de Nhambondze (nao Mhabondze como escreveu Folha de Maputo). Na altura, os homens da Renamo estavam a assar carne de vaca (de especie braman) que abateram (vaca da populacao local). Quando as FADM chegaram abriram o fogo e os homens da Renamo responderam. Mas as duas partes depois cessaram o fogo e encetaram uma conversa (excelente atitude de ambas as partes) e os homens da Renamo explicaram o que estavam a fazer e que estavam a caminho de Maputo. Alertaram que iriam responder caso fossem provocados. Fala-se de 180 homens armados.
      29 mins · Like · 3
    • Antonio A. S. Kawaria E aproveitando-se da saída dos observadores sérios?
      26 mins · Like · 1
    • Antonio A. S. Kawaria A ser verdade isso que Charman diz, essa gente não aprende. Atacar aqueles homens das suas posicões é mesmo que se entregar à morte. Esses deviam ter aprendido de Muxungwe e Mocuba.
      22 mins · Like · 1
    • Eusébio A. P. Gwembe A saida dos observadores foi sinal claro de que algo estava a ser engendrado, Antonio A. S. Kawaria.
      18 mins · Like · 1



    • A Renamo estaa a sabotar agenda de Paz do Presidente Nyusi. penso que todos nos se condenarmos estas atitudes de violencia tudo pode mudar. viva paz


      Like · Comment · Share


      31 people like this.

      Edson Chichongue Viva paz
      6 hrs · Like

      Imtiaz Vala Dlakhama e Renamo já chega e basta de guerra,pressão militar.Deixe AR pelos caminhos constitucionais,técnicos diversificados e junto com outras força vivas da sociedade, políticas e auscultacao do povo colaborarem na apreciação do Projecto das Autarquias Provinciais.
      5 hrs · Like · 1

      José de Matos Se a historia do ataque da Renamo esta mal contada, eu condeno o oportunismo e a manipulaçao, isso sim, poe em perigo a Paz!
      5 hrs · Like

      Mendes Mutenda Fonte policial. Quais são outras fontes José de Matos
      5 hrs · Like

      José de Matos Mendes, essa historia parece que esta muito mal contada, voces nem fizeram um esforço para investigarem e nao esperaram pela reaçao de alguem da Renamo! Desde ja, e sem saber todos os pormenores, eu condeno o oportiunismo e a manipulaçao!
      Feliz Pascoa!
      5 hrs · Like · 1

      Antonio Jossias Uqueio Uqueio Bem visto Matos! Ha grupos que semeiam confusão.
      5 hrs · Like

      Mendes Mutenda José de Matos e Uqueio vocês são verdadeiros tapa sol da Renamo. Não podemos noticiar um facto?
      5 hrs · Like

      José de Matos Pascoa Feliz, Mendes!
      5 hrs · Like

      Antonio Jossias Uqueio Uqueio Meu presidente! Estas livre desde momento que haja contraditorio sobretudo quando se trata de assuntos sensiveis como este. Sabes disso ou nao?
      5 hrs · Like

      Mendes Mutenda Um ataque por si já é. Notícia. Tem uma fonte oficial. Esperar conferência de imprensa de Muchanga as 15h enquanto as pessoas não sabem nada?
      5 hrs · Like

      Mendes Mutenda Não queres Guerra. Você Antonio Jossias Uqueio Uqueioestas a defender movimentação dos homens da Renamo acha isso sinal de paz?
      5 hrs · Like

      Antonio Jossias Uqueio Uqueio Ate podes ter razao! He essa fonte oficial que enganou-te e tens que reconhecer se ha outra versao. Ninguem tem informacao absoluta. Mas Mendes pa!
      5 hrs · Like

      Mendes Mutenda Como ia saber que está a me enganar?
      5 hrs · Like · 1

      Alana Comacengo Mendes Mutenda vais ter problemas com Unay Cambumaporque ele adora comentários em #canhões imagina a opinião dele para travar um ideal que ele tem na sua essência "war"...
      5 hrs · Like · 1

      Nire Ernesto Manhalo Eu acho k o nyusi e dlakhama tem o mesmo ideal, aquela confusão do ano passado o nyusi era ministro da defesa, mandou miltares...
      4 hrs · Like

      Monteiro Gabriel Gabriel Mendes Mutenda Lembras da Longa metragem?
      3 hrs · Like · 1

      Monteiro Gabriel Gabriel Deve ser o fim !
      3 hrs · Like

      Pedro Cristovao Mawai Jr. É oque eles querem k agente pense.
      2 hrs · Like

      Cesar Ngozo Assunto!!!
      2 hrs · Like

      Noe Jose Capenga De tudo lembrem eu vi q o mundo ta enganado, mano mendes lembrem s do tempo q passou quando eu diss esse homem n ta bom, e nunca vai lidar com ninguem, ele n sente pelo povo apena ele quer sangue,
      2 hrs · Like

      ya concordo contigo o camarada meu chara jacinto tem muito trabalho, porque o nosso partido Frelimo e nosso presidente da republica tem em manga desenvolvimento do país ha partidos preocupados em sabotar. Onde vamos assim jovens?
      2 hrs · Like

      Dino Foi Já não querem esperar pela aprovação das províncias autônomas?!
      2 hrs · Like · 1

      Mendes Mutenda Dizem que a movimentação em direcção a Maputo é para pressionar e ou acelerar a aprovação de autarquias provinciais
      2 hrs · Like · 1

      Los Negros Jeron Ya a idea ta good moçambicanos unidos pode se conseguir isso,vamos esperar pra vermos onde vamos.
      2 hrs · Like

      Noe Jose Capenga Mas por fim digo muitas vidas foram embora, pelas maos dele e pela maldade q tem a historia d djakama ira s contar com os outros, lembre s d goriat, escrevam o q eu dis para q amanha s lembrem disso, ele fez muito tempo a servir diabo e ainda continua haaaaa!! Sinto muito, ja devia lembrar d deus e arepender hummm, e triste,
      1 hr · Like

      Dalepa Stanley Luis Dalepa Como dizia o Saudoso Presidente Samora nao ha bem que sempre dure e mal que nao acabe este mal chamada Renamo acredito que esteja nos ultimos dias da sua incursao como Partido Armado.
      1 hr · Like

      Noe Jose Capenga Dalepa k bom lembrar as palavras escritas na memoria, q t sirvam d alerta, asim k s vive

      Jeque De Sousa De tanto a polícia meter agua, tudo o que ela diz é questionavel. Wherever. Uma coisa é verdade e correcto, tem que se ouvir a outra parte, nao so a policia, pra depois tirarmos as conclusoes.

      Noe Jose Capenga Epa guerra de dinheiro n e? Ok. Dolar subiu muit por essas coisas epa, deixamos nas maos d deus,

      David Abilio Já foram capturados 3 guerrilheiros e foram identificados, um deles e um mercenário, e confessaram o seu plano. Vamos condenar sem contemplação a atitude belicosa da Renamo. De um lado participa no diálogo na CCJC onde reclama lugar de chefia das forças de segurança, por outro lado tem membros na AR onde jurararam servir o Povo, por outro lado tem um projecto a reclamar autarquias provinciais mas doutro lado já está a proceder a matanças. Quem entende esta Renamo?

      Muhamad Yassine o projecto é dele com quem? nao é com o Líder da Renamo? porque estaria a renamo a sabotar um projecto que tambem lhe pertence?

      Noe Jose Capenga Deus q perdoe os apoiante da renamo n sabem o q tao apoiar, n s difere com aquele tempo d jesus quando s perguntou aquem q podemos matar barabas e jusus votaram o santo deixando bandido, voses concideram d djakama como um bom dechando o caminho bom, ig...See More




      ULTIMA HORA: Renamo ataca posição Das FADM em Gaza

      Renamo ataca posição Das FADM em Gaza.
      FOLHADEMAPUTO.CO.MZ|BY FOLHA DE MAPUTO


      Like · Comment · Share


      20 people like this.


      Ema Canda lamentável!!! percebe-se porque começou por Gaza.
      7 hrs · Like

      Ricardo Sitoe Jr. Serio isso?
      7 hrs · Like

      Marcy Da Conceição E verdade xtam a 80 kilometros de guija.
      7 hrs · Like

      Ricardo Sitoe Jr. Ta mal isto... Afinal nao se chegou a um acordo?
      7 hrs · Like

      Kito Anselmo Acacio Sheet... de novo??? naoooooooo
      7 hrs · Like

      Marcy Da Conceição Em fim,tudo sobra pra nos
      7 hrs · Like

      Falecio Anastacio Namburete Sejamos prudentes, vamos antes confirmar se é real ou não
      7 hrs · Like · 1

      Marcy Da Conceição E real eu confirmo pk trabalho em xokwe e xtam a 85kilometros de xokwe,omtem dispararam contra os homens da frel
      7 hrs · Like · 1

      Falecio Anastacio Namburete Da frelimo ou FADM?
      7 hrs · Like

      Matesinho De Sao Mateus Frelimo nao tem tropas.
      6 hrs · Like

      Cibell Miandica Gastao Esse senhor não entende nada de paz.Assim kerem o que? e as autarquias provincias como ficam??
      6 hrs · Like

      Tomas Dobrao Capece Frelimo não tem tropa sim.mas o governo da frelimo controla sim as FADM
      6 hrs · Like

      Lazaro Mabunda Um esclarecimento: nao foram as tropas de Dhlakama que atacaram as posicoes das FADM, mas foram as FADM que interceptaram os homens da Renamo que sairam de Chigudo em direccao a Vila de Canicado, sede do distrito de Guija, a sete km do Chokwe. Quando as FADM, recentemente estacionadas no Posto Administrativo de Nalazi, tomaram conhecimento, de que as forcas de Dhlakama iriam atravessar o posto administrativo de Nalazi, pelo extremo norte, cerca de 20 km da sede do posto administrativo, prepararam-se, em tres camioes para interceptar os homens da Renamo.
      5 hrs · Like · 5

      Leonardo Zibia Oh amigo Mabunda, confirma-se que houve tiroteio mesmo?
      5 hrs · Like

      Fernando Chivavel Obrigado Lazaro Mabunda......jornalistas tendenciosos....
      5 hrs · Like

      Lazaro Mabunda De facto, isso aconteceu. Os homens da Renamo foram encontrados numa lagoa que se chama Mpfurhi (nao Mpunze conforme escreve Folha de Maputo) na regiao de Nhambondze (nao Mhabondze como escreveu Folha de Maputo). Na altura, os homens da Renamo estavam a assar carne de vaca (de especie braman) que abateram (vaca da populacao local). Quando as FADM chegaram abriram o fogo e os homens da Renamo responderam. Mas as duas partes depois cessaram o fogo e encetaram uma conversa (excelente atitude de ambas as partes) e os homens da Renamo explicaram o que estavam a fazer e que estavam a caminho de Maputo. Alertaram que iriam responder caso fossem provocados. Fala-se de 180 homens armados.
      5 hrs · Like · 6

      Leonardo Zibia So espero que a movimentação destes homens não desemboque de novo numa guerra civil...
      5 hrs · Like

      Antonio Jossias Uqueio Uqueio Penso que a sua movimentacao nao pode ser posta em causa! Sempre movimentaram-se.
      5 hrs · Like

      Imtiaz Vala Dlakhama e Renamo já chega e basta de guerra,pressão militar.Deixe AR pelos caminhos constitucionais,técnicos diversificados e junto com outras força vivas da sociedade, políticas e auscultacao do povo colaborarem na apreciação do Projecto das Autarquias Provinciais.
      5 hrs · Like

      José de Matos Esta historia esta mal contada...
      5 hrs · Like

      Samuel Cumbe Tambem acho.
      5 hrs · Like

      Lindo A. Mondlane o lazaro mabunda parece ter dados fiaveis, ha muita precisao no seu relato jose de matos... mas vao a maputo fazer o que? e armados..
      5 hrs · Like

      José de Matos Lindo A. Mondlane, a ser verdade o que o Lazaro Mabunda diz, e parece que é mesmo verdade, a policia nao disse a verdade e houve irresponsabilidade em divulgarem uma noticia sem cruzareem outras fontes! Sobre o irem para Maputo e armados, é outra questao que nao tem nada a ver com a noticia!
      5 hrs · Like · 1

      Antonio Jossias Uqueio Uqueio Lindo! Penso que eles nao estava interditos de se movimentarem! Desde que nao criem desturbios.
      5 hrs · Like

      Nhecuta Phambany Khossa Lazaro Mabunda, a vaca foi oferecida ou roubada a população. No tempo da guerra eles roubavam o gado a população. Não acredito que tenham mudado.
      5 hrs · Like · 2

      Helton Manjate C Nada se conquista a força
      5 hrs · Like

      Antonio Jossias Uqueio Uqueio Nhecuta! aonde vais
      5 hrs · Like

      Helton Manjate C Só os idiotas sem escola pensam assim
      5 hrs · Like

      Hélio Sousa Francisco O Lazaro Mabunda parece que estava la e nai foi contado, informador tendencioso, vem a Maputo fazer o que armados esse senhor D gosta de guerra
      5 hrs · Like

      Antonio Jossias Uqueio Uqueio Entao podem ficar la onde estavam com Armas nao he? o problemas he virem a Maputo ou he andarem armados?
      5 hrs · Like

      Hélio Sousa Francisco Armados a Maputo podem vir
      5 hrs · Like

      Noa Inacio Fico fudido quando vejo comentaristas a não repudiar em 180 homens armados a caminho de Maputo. Afinal que canibalismo eh esse o vosso?. Ou acham que as FADM não tem função? Onde queres tu nos levar ohJosé de MatosLazaro Mabunda que se passa? A luz dos acordos de 5 de Setembro essas deslocações não foram previstas e então porque não críticas? Porque parece que relatas um feito heróico quando dizes que homens armados da Renamo abateram gado popular? Estou a ficar fudido deve ser da.malaria
      5 hrs · Like · 1

      Nhecuta Phambany Khossa Antonio, eu não vou a nenhum sítio. Coloquei uma pergunta ao Lazaro Mabunda. Note que o Lazaro Mabunda e natural do distrito de Guija, onde ocorreram os factos. Talvez algum parente o tenha contado os detalhes e por isso quero igualmente saber onde a Renamo obteve o boi. Um boi brâmane que normalmente pesa mais de 200 Kg (falo com conhecimento da área de bois, porque a minha família cria bois já lá vão quase 200 anos), não custaria menos de 25 mil meticais. Será que os tais homens armados da Renamo compraram o boi?
      5 hrs · Like · 1

      José de Matos Noa Inacio, eu estou na noticia, APENAS! A noticia, como foi divulgada, nao esta correcta! Simples!
      5 hrs · Like

      Arao Jose Valoi José de Matos, eu acredito na versão de Lazaro Mabunda. Para além de conhecer bem a região onde desenrolaram-se os acontecimentos, ele narra sem nenhum compromisso político, diferentemente do que o fazem os outros, incluindo a nossa PRM e muitos comentadores aqui
      5 hrs · Like · 2

      Salomao Catingue Percebi bem?! Não estão impedidos de se movimentar?! Em que qualidade se movimentam com armas e um grupo de 100 ou mais?!? Pelo que eu saiba foram identificadas zonas onde os mesmos devem ficar aquartelados?!? Vão a Maputo ou sairam de onde deviam ficar porque?! Avisaram a quem que iam movimentar-se a Maputo?!? Alguem autorizou?! O que significa não criar desturbios?! É aceitavel que o Governo permita que um grupo de 100 homens armados vâ andando por ai a fazer não sei o quê?! Pessoalmente não acho. Boa tarde e boa pascoa.
      5 hrs · Like · 1

      Nhecuta Phambany Khossa Noa Inacio, o braço armado da Renamo na RSA, dos tempos do quartel do pharabola esta activo no FB.
      5 hrs · Like · 1

      Nhecuta Phambany Khossa Salomão, tocaste no ponto certo.
      5 hrs · Like

      Antonio Jossias Uqueio Uqueio Ja estava a dar falta neste debate Salomao!
      5 hrs · Like

      José de Matos Arao, eu acredito na versao do Lazaro Mabunda, e existem outras fontes, a historia foi mal contada, nao tragam agora outros argumentos! E eu condeno o oportuinismo [olitico e a descarada manipulaçao!
      Feliz Pascoa para todos!
      Fui!
      5 hrs · Like · 1

      Lazaro Mabunda Helio Sousa Francisco, eu sou de Nalazi. Minha familia esta la. Desde ontem comunico-me com eles. Toda aquela zona e dos Mabunda. Os meus tios Frelimistas ferrenhos, sao regulos. Fugiram. Falei com eles ontem e falei com eles hoje. A bocado falei com meu irmao. Ele nao chegou de fugir. Falei ainda com pessoas que conversaram com os homens da Renamo. Eles nem aceitam boleias. Estao a caminhar. Portanto, conheco perfeitamente a zona onde isso ocorreu.
      5 hrs · Like · 5

      Antonio Jossias Uqueio Uqueio Boa colocacao Mabunda!
      5 hrs · Like

      Noa Inacio José de Matos esta notícia tem uma questão demais para te cingires na forma. Recordas dos outros comentários em assuntos de vírgulas, de raptos, roubos incompetências, de fraudes etc, recordas da sua incidência? Lhe considero honesto e íntegro o suficiente para não levar de ânimo leve uma caravana de 180 homens armados fora do control das Forças de Defesa e Segurança.
      5 hrs · Like · 1

      Lazaro Mabunda Noa Inacio, eu nao critiquei nem a Renamo nem as FADM. So esclareci o que esta a acontecer. Agora, nao me peça para criticar quando tu também gozas de faculdades para o fazer. O que fiz foi esclarecer a verdade.
      5 hrs · Like · 1

      Salomao Catingue A questão é: estes senhores não se devem movimentar enquanto não obtiverem ordens, salvo de receberam ordens para se posicionarem no Maputo. Concordo com o Noa Inacio, o ponto não se este disse bem ou mal, se teve uma carga politica ou não.......facto é que sob nenhuma razão estes se devem movimentar. Agora querer dar razão a este grupo e estar a dizer que as FADM os deviam trazer as "cavalitas" ate Maputo.......acho errado.
      5 hrs · Like

      Lazaro Mabunda Nhecuta Phambany Khossa eles pedem para que lhe seja vendida a cabeça por 100 MT. É uma forma de arrancar a cabeça à população. Eles sabem que a população nao irá resistir. Resistir é sujeitar-se a situações imprevisiveis.
      4 hrs · Edited · Like · 2

      José de Matos Noa, repito: eu estou na noticia que foi divulgada! Essa historia esta mal contada e é inaceitavel e perigoso o oportunusmo politico de alguns!
      5 hrs · Edited · Like · 1

      José de Matos ULTIMA HORA: Renamo ataca posição das FADM em Gaza

      Nao é verdade!
      Ponto final!
      5 hrs · Like · 2

      Lazaro Mabunda Muito bem Salomao Catingue. Mas nao concordo com Noa Inacio quando me pede para criticar a Renamo quando ele goza 100% das suas faculdades mentais para o fazer. Ainda que tivesse criticado as FADM ele nao tinha que me condenar. Que coloque a sua opiniao, critique, mas nao peça a mim que o faça. Quando quiser o fazer não precisarei de nenhuma orientação.
      5 hrs · Like · 4

      Joaquim Joao Correia Renamo nao atacou ninguem
      5 hrs · Like · 1

      Lazaro Mabunda Meus senhores, esta situacao acontece na minha pobre terra natal. Onde temos criacao de gado, machambas e toda a riqueza da familia. É motivo para me preocupar bastante.
      5 hrs · Like · 3

      4 hrs · Like

      Noa Inacio Lazaro Mabunda não te compares a Noa. Tu és o jornalista nacional mais laureado a nível internacional porque sempre estiveste em cima de causas seja quem fosse o interveniente buscando a verdade é só a verdade. Trabalhas num organização que luta pela preservação da integridade pública. Por todas essas razões e por te reconhecer cultor da imparcialidade e objectividade no relato dos factos aceite o meu repúdio veemente por teres abdicado de todos seus predicados para te transformar num geógrafo ou narrador de batalhas campais ou coisa parecida. Lazaro Mabunda tens sim enormes responsabilidades em dizer é escrever dos impactos dos teus tios fugirem; do gado abatido e sobretudo de 180 homens andarem armados.fora do control das Forças de Segurança. Essas abordagens cosméticas deixa para mim e os G40.
      4 hrs · Like

      José Francisco Narciso Esses irmãos com as cabeças rapadas, não será por os bichos dos animais que lhes atacam? 
      Até quando vão seguir suportando essa vida selvagem, que vivem eternamente? Os corpos de segurança do Estado, desta vez deveriam estar bem vigilantes alrededor do cabecilha que mantém em cautiverio a esses compatriotas.
      4 hrs · Like

      José Francisco Narciso José de Matos é um terrorista, talvez pior que o próprio Dhlakama.
      4 hrs · Like · 2

      Lazaro Mabunda Noa Inacio, nao preciso de geografia para explicar a minha terra natal, as regioes onde cresci e pastava gado. O que são factos, Noa Inacio? Fico preocupado quando um visionário, intelectual da primeira água como tu não sabe que relatos de batalha campal são factos. Quando não sabe que localizar geograficamente um uma zona é um facto. Os factos que apresentei: as FADM atacaram as forças da Renamo. É um facto. Qual é o problema? Ha? Para mim haveria problema se as FADM não tivesse atacado as forças da Renamo. É função e competências das FADM interceptar e atacar toda e qualquer força estranha dentro do território nacional. As FADM compriram a sua missão. Se não o tivessem feito ai haveria problemas. Agora, não podemos dizer que as forcas da Renamo atacaram posições das FADM quando não é verdade.
      4 hrs · Edited · Like · 2

      Noa Inacio José de Matos vamos dar graças a Deus que não tenham atacado ninguém segundo suas fontes. Ora lhe parece bem e normal uma caravana de 180 homens armados? Para mim este é o ponto? Fico olhando esses fazedores de opinião inteligentes que são, que mensagem nos querem passar? Assusta me o relato de Mabunda que " tem memoria" dos estragos que a guerra fez e estragos causados quando prefere fazer um levantamento circunstancial o que os homens comeram, as roupas que traziam a negociação do gado sem olhar para situação de profundo alarme e pânico em que estão a viver seus familiares e conterrâneos. Chega a ser arrepiante nem novela não se conta com tanto a vontade assim!
      4 hrs · Like · 1

      Lazaro Mabunda Noa Inacio, toda a força armada que circule fora da zona estabelecida nos acordos de Setembro do ano passado sao estranhas. Por isso, as FADM fizeram bem por atacar. Se nao o tivesse feito estariamos perante as FADM inoperantes, porque podia ser que nao fossem homens da Renamo, mas outros grupos armados que queiram desestabilizar o país. Mais uma vez, as FADM fizeram bem por atacar as forças da Renamo. Mas é mentira grosseira dizer que foram forças da Renamo que atacaram. O facto Noa Inacioé esse: FADM atacaram homens da Renamo. O que não é facto é o que quer que se torne facto: que as FADM foram atacadas. Esse não é facto. Portanto, não confunda facto do que não é facto.
      4 hrs · Like · 2

      Noa Inacio Lazaro Mabunda na sua última visita foi aí onde você cassou gazela e comeu com os seus lembras? Se fosses um Fred Jossias tenha certeza que não estaria aqui. Não posso aceitar nem admitir que 180 homens invadam uma região livre que por sinal é onde és originário e prefiras dar destaque ao que eles comeram e como adquiriram a comida. Faz favor meu irmão. Você tem tutano para perceber que ainda não desenvolveu o assunto na forma como ele merece. Não lhe convidei a criticar quem quer que fosse. Apenas estranho a forma leviana como desenvolves este assunto. Mano não és tu! A não ser que tenhas decidido ver as coisas com novos óculos. Aceite o meu desapontamento!
      4 hrs · Like

      Claudio Bata Mendes Mutenda nao vem aqui para mentir ao povo que tanto torce pela paz todos os dias
      4 hrs · Like

      Tarcísio Azevedo Eu acho que a "QUESTÃO" do Lázaro Mabunda está na colocação do título da notícia: Renamo ataca posição das FADM... e não exactamente quem tem ou quem não tem razão, quem não devia ou quem devia fazer oque, etc.
      4 hrs · Edited · Like · 3

      Noa Inacio Lazaro Mabunda eu trabalhei em comunicação não com tanta escola e caminhada quanto o amigo. Mas há de perceber que a notícia não é a intervenção das FADM que já tinha sido enunciada pelo chefe da delegação negocial no CCJC. A notícia meu caro é deslocação de 180 homens armados para onde? Porque? Como? Porque não pediram protecção policial etc. Mano Lazaro Mabunda não me vou embandeirar a pensar que lhe tenha ensinado algo. Creio que por objectivo algum tenhas preferido escamotear as regras e os métodos básicos de transcrição noticiosa. Eu me colocando na qualidade dos seus conterrâneos me perguntaria ahiene manequim angha tsala lewshi.
      4 hrs · Like

      Noa Inacio Tarcísio Azevedo um nobre jornalista quanto o Lazaro Mabundaesta acima de nos G40s e não se esqueça que o facto se desenrola na zona de sua infância onde residem irmãos, amigos, vizinhos e demais familiares.
      4 hrs · Like

      Lazaro Mabunda Ok. Noa Inacio, já percebi. O que te apoquenta é o facto de eu ter narrado os factos. Então, queria que eu não tivesse narrado os factos? Nao estas a ser claro, porq disseste que eu devia criticar. Eu disse-te que tu gozas 100% das tuas faculdades para o fazer. Disseste que eu devia buscar verdade, os factos, com imparcialidade. Mostrei-te que verdade e os factos é o que apresentei: relatos de batalha campal são factos, localizar geograficamente um uma zona é um facto. Vem com outra coisa: " Não posso aceitar nem admitir que 180 homens invadam uma região livre que por sinal é onde és originário e prefiras dar destaque ao que eles comeram e como adquiriram a comida." Mais uma vez, factos são factos. Como jornalista aprendi que não devo esconder os factos só porque não me são favoráveis. Ainda que eles tivessem morto o meu familiar, como já o fizeram com a minha avo e meu tio, tinha de narrar como foi. Portanto, jornalismo é diferente de propaganda meu caro Noa Inacio. Não narrar os factos e inverte-los isso não é jornalismo, é propaganda. Não sei fazer propaganda, porque não fui especializado em propaganda mas em jornalismo, que se baseia em factos, maus negativos ou positivos.
      4 hrs · Like · 3

      Lazaro Mabunda Alias, em postagens anteriores, meu carissimo Noa Inacio, eu disse: as FADM atacaram as forças da Renamo. É um facto. Qual é o problema? Ha? Para mim haveria problema se as FADM não tivesse atacado as forças da Renamo. É função e competências das FADM interceptar e atacar toda e qualquer força estranha dentro do território nacional. As FADM compriram a sua missão. Se não o tivessem feito ai haveria problemas. Agora, não podemos dizer que as da Renamo atacaram posições das FADM quando não é verdade.
      3 hrs · Edited · Like · 1

      Lazaro Mabunda Mais acrescentei noutro post, meu carismatico Noa Inacio: "toda a força armada que circule fora da zona estabelecida nos acordos de Setembro do ano passado é estranha. Por isso, as FADM fizeram bem por atacar. Se nao o tivesse feito estariamos perante as FADM inoperantes, porque podia ser que nao fossem homens da Renamo, mas outros grupos armados que queiram desestabilizar o país. Mais uma vez, as FADM fizeram bem por atacar as forças da Renamo."
      3 hrs · Edited · Like

      Lazaro Mabunda Noa Inacio, mais uma vez no mato. Entao, voce comenta o que nao sabes. Eu nao dei informacao, nao dei noticia, eu rectifiquei um erro que a noticia que foi avancada pela Folha de Maputo, citando o porta-voz da PRM de Gaza. Nao dei nenhuma noticia aqui. Escrevi um esclarecimento. A noticia ja tinha sido dada.
      4 hrs · Like

      Yaqub Sibindy Essa guerra, é mesmo prazer de fazer mortes! 

      Os moçambicanos estão num consenso total de entrar em diálogo com a Renamo, sem nenhum acto de pressão! 

      Será mesmo às forças da Renamo ou está a nescer outro movimento armado? 

      Queremos diálogo construtivo e incondicional entre a Renamo e o Governo!

      O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, declarou publicamente a dias atrás que está disponível a encontrar-se com o Líder da Renamo, Afonso DLHAKAMA, em qualquer momento e em qualquer sítio, onde o Líder da Perdiz desejar?

      Agora, pergunta-se, porquê esse ataque?

      Para pressionar o quê? 

      Temos dúvidas que os atacantes sejam homens sob o comando supremo de do General Afonso DLHAKAMA! 

      PRAZER DE FAZER GUERRA ou PRESSIONAR DIÁLOGO POLÍTICO?
      3 hrs · Like · 1

      Eraser Macuacua hepaaaaaa
      sentiu se
      3 hrs · Like

      José Francisco Narciso Desarme total dos guerrilheiros armados do movimento Renamo, e se é necessário o sacrifício do próprio Dhlakama, para o bem do nosso País, pois, que se faça.
      3 hrs · Like · 1

      Lazaro Mabunda Por outro lado, Noa Inacio diz que trabalhou em comunicacao. Sim trabalhou em comunicacao, mas nao no jornalismo. Ha uma diferenca que nao devemos confundir entre a comunicacao e jornalismo. Ainda que tivesse dado a informacao conforme me sugeres, no jornalismo a noticia pode ser dada em diferentes perspectiva. Por exemplo, para mim a noticia é a que a Folha de Maputo dá. O único erro é que diz que foi a Renamo que atacou. Se fosse a Renamo que tivesse atacado estava perfeito, mas não foi o caso. Esta é a notícia. Os 180 homens que circulam ilegalmente e armados seriam um dos ultimos paragrafos do fecho após narrar o que aconteceu. Agora, os 180 homens armados que circulam fora do perimetro estabelecido nos acordos de paz do ano passado seriam noticia de destaque se nao tivesse havido ataques ou tiroteios. Isto é, se não tivesse havido tiroteio a noticia seria "180 homens armados da Renamo circulam em Gaza". Mas o ataque ou tiroteio é destaque do que os 180 homens. Primeiro, notícia é actualidade e a actualidade é que seis meses depois as FADM e a Renamo voltam a confrontar-se, ontem; 2. O confronto aconteceu em Gaza, zona que não foi atingida pela guerra que terminou em 2015; 3. É mais proximo de Maputo (300 Km da capital); 4. É um facto mais grave do que a circulação de homens armados; 5. Troca de tiros tem mais impacto que homens que circulam sem dar tiros. Veja que a população local diz que estes homens já circulavam há semanas, mas porq nunca tinha havido tiroteios estas informações nunca nos chegavam.
      3 hrs · Edited · Like · 4

      Lazaro Mabunda Portanto, carissimo Noa Inacio, a noticia em todo o mundo nunca seria os 180 homens que circulam, mas os confrontos entre as duas forças. Os 180 homens armados seriam noticias antes dos confrontos. Mais uma vez, jornalismo não é propaganda. Em termos propagandístico, omitir tiroteios e dar destaque aos 180 homens tem impacto e é aceite. Aliás, a propaganda existe para ocultar e falsear a verdade. O que sugere é propaganda, não notícia. E a comunicação, onde trabalhou, é exímia nessas coisas. Aliás, os maiores propagandistas do mundo são especialistas em comunicação. Sei que não tem nenhum especialidade em comunicação, apenas trabalhou na comunicação.
      3 hrs · Like

      Lazaro Mabunda "Mas há de perceber que a notícia não é a intervenção das FADM que já tinha sido enunciada pelo chefe da delegação negocial no CCJC. A notícia meu caro é deslocação de 180 homens armados para onde? Porque? Como?" Enfim, se a noticia não é a intervenção das FADM então não vale a pena discutir consigo neste campo. O post anterior já esclarece isto. Só em propaganda a intervenção das FADM deixa de ser notícias, e só em propaganda os 180 homens passam a ser mais notícias do que os confrontos que ocorreram. Meu caro Noa Inacio, rezo para que no âmbito das premiações não seja indicado para a direcção de infromação de um órgão de informação, porque seria perigoso para a imprensa tê-lo como director. O teu argumento obriga-me, força-me, e impede-me de continuar a debater materia jornalistica contigo. "Mas há de perceber que a notícia não é a intervenção das FADM que já tinha sido enunciada pelo chefe da delegação negocial no CCJC. A notícia meu caro é deslocação de 180 homens armados para onde? Porque? Como?" Está tudo esclarecido. Boa Pascoa carissimo.
      3 hrs · Like · 2

      Isack Pilonthy Alela Yacubo Sibindi acaba de dizer "os moçambicanos estao num consenso total de entrar em diálogo com a RENAMO". E eu pergunto ao G40, aqui representado pelo sr.Yacub Sibinde, os da RENAMO nao sao mocambicanos??? A decadência do " Deus" do grupo G40, Armando Guebuza, nao foi suficiente pra tomarem novas posições face às vossas vergonhas na TVM e RM. para terminar: Sr.Yacub Sibinde e sua turma, G40, respeitem-nos, respeitem o povo.
      3 hrs · Like

      Yaqub Sibindy Isack Pilonthy Alela, por favor não ti coloques acima do Presidente da Renamo e os respectivos órgãos que dirigem a Renamo! 

      Nenhum dia DLHAKAMA ou qualquer portador dos cargos da Renamo, teria apelidado YSIBINDY, de membro do G-40! 

      Você está para semear uma anarquia nos teus pronunciamentos para atiçar ódio entre os moçambicanos, cuja as consequências tu não vais conseguir assumir! 

      A Renamo tem Direcção e os respectivos órgãos devidamente credenciados para falar! 

      E você como adepto da Renamo tens como obrigação emitir as tuas opiniões dentro do discurso de Paz e reconciliação que Afonso DLHAKAMA, tem apregoado aos moçambicanos e não o vandalismo que você está a promover em nome da Renamo!
      3 hrs · Like

      Isack Pilonthy Alela "Os mocambicanos estão num consenso total de entrar em dialogo com a RENAMO". Para um entendedor meia palavra basta. Analisem o sentido dessa frase do Yacub Sibinde
      3 hrs · Like

      Isack Pilonthy Alela Ajude-me a analisar a frase..... Gabriel Vasco Vasco
      2 hrs · Like

      Gabriel Vasco Vasco Se percebi muito bem, Sr. YAcubi Sibinde, quis dizer que os membros da RENAMO não são Moçambicanos.
      Vamos começar a exigir habilitações literária para criar conta no FB, hawena, não se justifica isso pa, Sr. YAcubi Sibinde, errar português desse jeito, aconselho-o a editar este comentário, please please.
      2 hrs · Like · 1

      José Francisco Narciso Moçambique deve sacrificar o Dhlakama para o bem do nosso País.
      2 hrs · Like

      2 hrs · Like

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    MTQ