Gustavo Mavie
14 h ·Por Gustavo Mavie
Em 2013, um taxeiro nigeriano que me levou da sede da ONU em Nova Iorque para o hotel em que estava hospedado naquela cidade dos EUA, e após dizer-lhe que era moçambicano, ele disse-me que tinha uma grande admiração pelo povo moçambicano, porque não se deixava subverter pelas potências ocidentais que em África vão financiando cidadãos locais para provocarem revoltas populares ou mesmo derrubar os governos locais, como o fizeram na própria Nigéria várias vezes, no Iraque, na Líbia e em vários outros países africanos e doutros continentes.
"Vocês são mesmo grades heróis. Não sei como é que conseguem este heroísmo. Só pode ser por causa da água dos rios em cuja água bebem que tem a bênção de Deus. Nós na Nigéria somos muito impacientes, e queremos comer frutos duma árvore que ainda acaba de germinar", disse o tal nigeriano em tom muito sério. Ele lembrou-me uma afirmação do Presidente Chissano, quando uma vez disse que "as pessoas são em geral impacientes e se sempre insatisfeitos com o que são e têm a cada momento".
Na altura, senti-me muito orgulhoso de ser moçambicano. Mas antes de lhe dizer algo em torno destas suas considerações, ele continuou vincando o seguinte: "vocês são como o povo chinês que não se deixou nunca subverter pela propaganda de subversão e manipulativa dos ocidentais. Sempre diabolizaram durante décadas o governo comunista chinês com o intuito de levar o seu povo a estar contra os seus próprios governantes, mas não se deixou levar 75 anos após a fundação da RPC". Graças à visão acertada do povo chinês, o seu país é agora a virtual superpotencia do
Mundo.
O que me trouxe de volta este elogio desse nigeriano é o vucu vucu ou TUMULTOS que estão ocorrendo agora a seguir às eleições presidenciais e gerais de 9 de Outubro de 2024.
São vucu vuvucos que para mim são o obra dos tais o ocidentais que com base em mentiras derrubaram o Sadaan Hussein no Iraque, Khadafy na Líbia e em vários outros países.
Uma das grandes revelações desse nigeriano foi que quando o objectivo dos países ocidentais é destronar um governo que não serve os seus interesses, não se importam de matar todo o seu povo.
Mesmo que me custe acreditar que estes vucu vuvucos são causados pelo Ocidente, não consigo perceber como é que o governo de Joe Biden condenou logo no dia seguinte o bárbaro assassinato do Dr Elvino Dias e Paulo Guambe, mas não condenou até agora mais de um ano depois, ao genocídio que Israel está cometemdo à luz do dia na Palestina! Este genocídio lembr-me a tal REVELAÇÃO desse nigeriano, de que "Quando o objectivo dos países ocidentais é destronar um governo que não serve os seus interesses, não se importam de matar todo o seu povo". Israel está matando o povo palestino, incluindo as suas crianças com as armas doadas pelos EUA e seus aliados. Isto me leva défice à convicção de que os que promovem aqui em Moçambique estes levantamentos são os agentes dos Bidens tal como é Primeiro Monistro Benjamin NATHANYU. Que não nos deixemos manipular caros compatriotas! Mais não disse(X)
Todas as reações:8Ricardo Santos e a 7 outras pessoas
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ