quarta-feira, 26 de agosto de 2020

METER MEDO A QUEM PENSA DIFERENTE

 

METER MEDO A QUEM PENSA DIFERENTE

Quando em 5 anos tens um Professor de Direito assassinado, dois activistas sociais (José Jaime Macuane e Ericino de Salema) seviciados, um jornalista (Matias De Jesus Júnior) que escapa milagrosamente de um rapto e, para completar o enredo, uma redação vandalizada e incendiada, não devemos sequer duvidar que estamos perante um retrocesso civilizacional no que à nossa liberdade de opinião e expressão diz respeito.

Esta luta contra a gangsterização do Estado não pode ser de um e de outro. A nossa indiferença colectiva faz crer a esta gente que eles são poderosos e impunes.

Ainda ontem me recordei que houve quem disse que NÃO DEVÍAMOS TER MEDO DE QUEM PENSA DIFERENTE! Quando isso foi dito pensei que era um convite para uma convivência pacífica com a diferença. Hoje sou tentado a pensar que aquelas palavras significam que se DEVE METER MEDO A QUEM PENSA DIFERENTE!

É de se prever que nos próximos dias apareçam hipocritamente os avatares desta vida dizer que se solidarizam com o Canal, mas em surdina incentivam o ódio!

Mas como escreveu Salomão Manhiça, naquele sol de Junho de 1975, NENHUM TIRANO NOS IRÁ ESCRAVIZAR, ainda que amanhã seja eu ou tu, a vítima da ciência! É isso, estamos todos mapeados, mas não vergados.

Um abraço do tamanho da Guiné Bissau!

PS: Não há muito tempo, um amigo - Mais velho - dizia-me que o ódio é capaz de cegar-nos, hostilizando quem nunca nos molestara, cantando hosanas para o nosso carrasco. Foi assim que se disse: “a pedra que os construtores rejeitaram, se tornou pedra angular.”

Yorumlar
  • José Belmiro Um ataque sem precedentes aos nossos direitos e liberdades fundamentais. Terrível
  • Dilermando Quive Dor,
    muita dor é o que sinto pelo caminho que o meu ( nosso ) belo Moçambique tem tomado de uns anos a esta parte,
    Moçambique virou uma selva onde os "mais fortes" ditam as suas regras e ném que para isso tenham que matar para justificar sua incapacidade de dialogar. Q
  • Carmelo Pontes Grande reflexão ilustre
    Mas esses factos criminosos e nefandos ja são normais
    Isto È O anormal virou normal.

    Tanto que se acaba um ano sem esses factos chega a ser estranho.
    O canal de Moz paga o preço pela linha editorial integra e de Justiça social.
    O acto facinora e cinematografico choca mas Não è nada. Ninguem noticiou. Quem se importa com sede de um jornal em chamas?
    Deus k no salve
  • Efraimo Neves Simplesmente lamentavel
  • Kuyengany Produções A Ala Gangsterizada da Frelimo Dona da Ak47 na nossa Bandeira
  • Muhamad Yassine que controlem os caes soltos
  • Jose Jacinto Chambo Simplesmente triste, da medo falar nesse pais
  • Jose Eduardo Eu já não ponho a mão no fogo pelo que dizem. Pois mais parece que o que se diz é apenas para rimar mesmo que não faça nenhum sentido para quem o diz, afinal nem se lembra alguma vez ter dito algo.
  • Cnmutemba Mutemba Triste , muito triste. Não só! Estamos? Estou envergonhada. Isto só nos atrasa e nos coloca todos na cauda da fila. Tsk
  • Marta Nhamuanzo Profundo mano
  • Bruce Nanlipa Infelizmente, pensar diferente neste país é encomendar sua Certidão de Óbito.
  • Rosy Queface Timane Muito triste 😔

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ