Em Zavala, Inhambane, simpatizantes da Frelimo foram mobilizados por líderes comunitários de seus distritos a participarem do comício do presidente do partido no dia 30 de Setembro. Foi garantido transporte para que os simpatizantes se fizessem ao comício a hora marcada para início, mas já não houve transporte para o regresso às zonas de proveniência.
Mais de uma centena de simpatizantes provenientes de Panda e Inharrime (ambos em Inhambane) e de Mandlakazi (em Gaza) foram transportados em camiões para garantir que o comício de Filipe Nyusi estivesse cheio.
Logo que terminou o comício, os simpatizantes da Frelimo provenientes de Panda e Mandlakazi tiveram imediatamente transporte para regressar às suas residências. Não havia transporte para os simpatizantes de Inharrime nem informação sobre o tempo que permaneceriam no local.
Só por volta das 21h00 um empresário local membro da Frelimo disponibilizou um camião para levar os simpatizantes que já sem esperanças e com o frio que se fazia sentir estavam deitados nas varandas das lojas para procurar transporte no dia seguinte.
São reportados, um pouco por todo o país, casos de pessoas transportadas de pontos distantes e em condições inseguras, para encher os comícios orientados por Filipe Nyusi e tais situações já estiveram na origem do acidente que custou vida a pelo menos 7 pessoas em Songo, no passado dia 22 de Setembro, quando um camião capotou de regresso a Mágoè – cerca de 140 km, donde partiu com pessoas para assistir ao comício de Nyusi.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ