quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Tudo o que foi destruído pela guerra dizem que foi Renamo. Em Chibuto(Gaza),na vila que me viu crescer,até hoje o quartel,lojas,casas,etc. foram destruídas com uma arma pesada do nome B11.

Em 1982 a Fábrica Téxtil de Mocuba foi criada, programada para a ser a maior fábrica téxtil de África. Nessa altura, iniciou a sua construção enquanto já o equipamento estava em solo pátrio, importado da antiga RDA.
A Renamo inviabilizou a sua implantação com ataques armados. De referir que em 1981 a Renamo abre a frente da Zambézia e sabota a Fábrica da Sena Sugar Estates de Luabo e logo depois Marromeu, com ajuda de mercenários sul-africanos um dos quais morto em combate p...elas forças conjuntas tanzanianas e das FPLM num contra-ataque que visava salvar Marromeu.
Hoje vi um candidato a culpar o governo da Frelimo por não ter implantado a fábrica para dar trabalho aos zambezianos.
Devo recordar que é tempo de reconciliação nacional. Cada um de nós sabe um pouco dos podres do outro. Podemos fazer uma boa campanha não mentido ao eleitorado. E olhando para o futuro.
Vão ou podem dizer que foi há muito tempo. Pois bem, o governo da Frelimo já repós a fábrica de Marromeu e outra, em vez de voltar para Luabo, foi à Chemba, Província de Sofala, e recentemente inaugurada. Para Luabo vai outra coisa, melhor, e que responde ao desafio do momento. Vem aí o porto de Macusi, cujo impacto irá transbordar por toda a Zambézia.
Ver mais
Comentários
  • Suleiman Seifo Vamos nos focar na campanha apresentando o que vamos fazer daqui à 05 anos!!! Vamos lá esquecer um pouco essas coisas!!
    2
  • Zefanias Macicane Essa é a segunda versão que conheço sobre a destruição da açucareira do Luabo
    • Egidio Vaz Zefanias Macicane não falei sobre colo partiram Luabo. Apenas coloquei o contexto em que a Fábrica Têxtil de Mocuba não foi realizado
    • Kenny Antonio Estou a pedir se souber algo sobre dívidas ocultas me actualizar
    • Uarivano Barros Egidio Vaz Passei a minha infância em Mocuba vivendo no bairro Posto Agrícola (quase 3 kms da fábrica), de 1988 à 1992, o meu tio (ainda vivo) trabalhava lá e o outro que era militar, até hoje, continua vivendo a escassos 100 metros da fábrica.
      O sr precisa se informar mais acerca da fábrica têxtil de Mocuba.
      2

    Escreve uma resposta...
  • Ed Mazive A lógica da guerra eh a destruição. Nao conheço outra lógica da mesma. Penso que nao seria possível implantar uma unidade industrial em tempo de guerra. Com a paz as coisas estao a acontecer de novo. Provavelmente, o problema esteja no ritmo com que as coisas estao a acontecer. Outra questão que preocupa eh a dissonância entre vontade de paz expressa em palavras e accoes tendentes a buscar e manter essa paz. Gostaria de saber dos candidatos o que se estah a fazer para evitar nova guerra entre Frelimo/Governo e Renamo e entre Moçambique e insurgentes em Cabo Delgado, recordando que nao se pode fazer muita coisa nas zonas de conflito de Cabo Delgado neste momento.
    4
  • Julião Arnaldo Não ao embrutecimento coletivo. Nada de branquear a história recente, que foi/é feito de muita mágoa e feridas ainda por cicatrizarem e, algumas das quais, em nome da paz e reconciliação nacional estamos dispostos a esquecer/perdoar.

    Não nos façam de tolos!
    4
  • Bernardo Dinis Foi um discurso de Manuel de Araújo, com camisa dele mágico com quem usa quando faz campanha. Desta vez não vale nada por que já se descobriu que usa para obter votos via mágica.
    2
  • Artur Saldanha Entre os 2, quem nao tiver culpas que atire a primeira pedra.
    4
  • Carlos Wilson Devo recordar que é tempo de reconciliação nacional. Cada um de nós sabe um pouco dos podres do outro. Podemos fazer uma boa campanha não mentido ao eleitorado. E olhando para o futuro.
  • Santinho J. Dos Santos Jr. Essa miúdagem de hoje que nao conhece a Historia de Moçambique muito menos o que a Renamo fez na altura é que anda a propalar coisas sem...
    De-que a renamo era a máquina de sabotagem e de assassinatos nao sabem ou sabem mas como sao descontentes sem nenhuma razao aranjam um ombro falso para nele poderem chorar.

    Muitas fábricas aonde os regressados da ex-RDA segundo os planos do presidente Samora iriam trabalhar,foram sabotadas e os cooperantes vindos dos países da Europa do leste que por sinal abriam fábricas cá,foram sequestrados e mortos.
    • Ed Mazive pela logica, eh justo perguntar, porque afinal houve guerra em primeiro lugar e se nao se justificava a mesma guerra?
      1
    • Augusto Ferdinando "... nao sabem ou sabem mas como sao descontentes sem nenhuma razao aranjam um ombro falso para nele poderem chorar"...
      Pois bem, a razão existe, a de EXCLUSÃO.
    • Santinho J. Dos Santos Jr. Claro que nao se justificava pior ainda alguns meses após a independência.
      Só pra ver que esses foram manipulados pelo colono ,pois o Marxismo Lenenismo começou em 1977 depois do terceiro congresso e a renamo já existia e já a sabotava com ajuda do Ian- Smith da Rhodesia=zimbabwe mas eles dizem que lutavam contra o Marxismo e lenenismo
    • Ed Mazive Santinho J. Dos Santos Jr., 3 anos depois da independencia e nao havia democracia. nao se justificava?

    Escreve uma resposta...
  • Francisco Banda O espírito de reconciliação e perdão parece ainda não ter chegado nos corações dos moçambicanos. Aguardemos A chegada do Papa Francisco.
  • Inácio Leocádio Manhique Não se fica limpo sujando o outro!!! esse texto não reflecte o manifesto eleitoral do seu partido, senhor se não entende o que é politica deixa para os que entendem, faça o que entende melhor, os fracos pensam que isso é uma aula pois entendo que não é porque ha sinais claros de mostrar que quem esta a estragar é o partido X e o Y faz coisas certas , foca se em fazer verdadeiros manifeistos e nao isso!!!
    4
    • Hilario Agostinho Mabota Acho que você não entendeu a publicação do Egídio Vaz. Ele está apenas a fazer crítica de alguém do partido X que caça ao voto dizendo que o partido Y não ultimou a edificação de uma determinada fábrica para empregar a população. Esse caça ao voto, é por sinal um académico que acredito, conhece os contornos da não edificação da referida fábrica porque o partido do qual concorre é que inviabilizou a sua construção. No entender do Egídio Vaz, espero não estar equivocado, pode fazer campanha sem precisar de mentir ao rubro pois nesse eleitorado existe um grupo que na época da guerra civil acompanharam os contornos e por isso podem não votar nele
    • Inácio Leocádio Manhique Não discuto assuntos "pequenos"!!! façam o favor de usar armas elegiveis....eu sei muito bem para que lado esse post procura empurrar s que pouco percebem das coisas mas eu vejo as coisas em todas esferas esse leitura eu ja a fiz...e percebi que tambemVer Mais
  • Pelle Pelle Entre a destruição desta fábrica e as dívidas ocultas oque mais prejudicou o país?
    6
    Ocultar 16 respostas
    • Egidio Vaz Pelle Pelle destruição do país
      2
    • Ed Mazive Egidio Vaz, a destruicao do pais nao eh a questao em discussao mas a destuicao de uma fabrica. o pais estah a ser destruido de varias maneiras: corrupcao, mah governacao, desonestidade intelectual, desflorestacao e consequentes calamidades naturais, exclusao social, etc....
      1
    • Dimitry Rabuquene Egidio Vaz você exagera na graxa
    • Rufino Mazivila Pelle Pelle és mui pequeno
    • Pelle Pelle Rufino Mazivila qual é a idade exigida para tecer comentários...afinal não faço parte dos jovens com emprego garantido no próximo quinquênio?
      1
    • Rufino Mazivila E a demensao daquele mosaico destruído,meu filho na altura era um dos homens que prestava manutenção industrial filho, foi avassalador não tenho na memória tamanha covardia da gente
    • Pelle Pelle Rufino Mazivila Realmente Pai acredito não ter sido fácil mas também acredito que meu querido pai não quer que eu seu filho e os seus netos neste caso meus filhos também sofram para sempre com o custo de vida, pois não?
    • Rufino Mazivila A relação, desses factos, e derectamente proporcional,no tempo,e no espaço ocorrido eu te admiro da forma como a presenta os factos, o que passamos hoje e reflexo das destruições massivas de infraestruras a todos os níveis ate o tecido humano foi afectado rezao pela qual não se respeita a vida humana nos dias de hoje! Vamos bater papo em outros assunto quem sabe no dia que vier ai se tem o juntos num café
    • Pelle Pelle Rufino Mazivila Muito obrigado até a próxima.
    • Constantino Diogo Ubisse Rufino Mazivila não coloca nenhuma corelação entre destruiçao da economia pela guerra de 16 anos e a situação atual. Primeiro pk houve guerra? Quem é culpado numa guerra onde os atores possuem armas? Eu vivi a guerra de inicio ao fim e sei com provas que todos mataram e destruiram este país. Nao quero defender um ator apenas ilucidar te. Finda a guerra vejo saque ao país pelos governantes desde 1994 até hoje. Posso até inaginar que a guerra distruiu menos que a distribuiçao atual se nao vejamos. A baixa qualidade de Educaçao está custar muito para o desenvolvimeto do país em todos setores, a corrupção é a arma letal para a disgraça, as hoje são compradas, aspetos sociais já não sao respeitados. Consegue ver estes fatos ligados à guerra?
    • Rufino Mazivila Quanto destrói um paiz,em que as infrainstruras levaram 500 anos acerem efetivadas,em 16 anos,mata bons professores,e bons enfermeiros,não vou falar de doutores porque não tínhamos,pelas tuas contas levaria quanto tempo para reconstruir,agora se acompanhou todas as destruições de principio ate ao fim ..não sei mas eu sei altura estava em luabo como sai dali só deus e que sabe
    • Rufino Mazivila Tenho de idade 59 anos

    Escreve uma resposta...
  • Anselmo Pedro Manungane É sempre bom fazermos nosso trabalho de campanha sem apontar nomes e culpas a outros, assim vamos jogar limpo...
    2
  • Narciso Sandulane Esvaziou o meu pensamento mbuia Vaz.
  • Armandinho Caula Eu sou de Mocuba. Conheço bem a história desta fábrica. Meu pai trabalhou lá. Não serei enganado por pessoas que não conhecem a real causa da destruição da referida fábrica. Não foi a guerra que destruiu esta fábrica. Foi o sonho de Samora que não foi seguido. Por outras palavras, quando Chissano fica presidente não quiz realizar o projecto em Mocuba. Tribalismo à parte, Chissano chamou muita gente do sul do país para sabotar o projecto. A maior parte deles ainda continua a viver em Mocuba, no bairro das moradias. Eu tenho memória bem fresca deste projecto. Egidio Vaz, não fica bem distorcer o curso da história deste país. Esta era é de gente culta. Acabou manipulação dos factos históricos.
    Ocultar 11 respostas
    • Ed Mazive eu tenho outra versao, a fabrica ficou sem fontes de materia - prima e sem mercados para os seus produtos para alem de contar com pessoas sem capacidade de gestao - sem ignorar o facor guerra civil, claro. em geral, nao eh apenas uma unica causa que inviabiliza grandes emprrendimentos.
      1
    • Armandinho Caula Ed Mazive, as pessoas sem capacidade técnica foram enviadas para justamente sabotar o projecto.
      1
    • Ed Mazive talvez dizer que as pessoas sem capacidade tecnica foram seleccionadas e envidas por alguem sem capacidade de gestao, nem sempre eh por mah feh!
      1
    • Uarivano Barros Armandinho Caula Subscrevo. Passei a minha infância em Mocuba vivendo no bairro posto agrícola, de 1988 à 1992, o meu tio (ainda vivo) trabalhava lá e o outro que era militar, até hoje, continua vivendo a escassos 100 metros da fábrica.
      O EV precisa se informar mais acerca da fábrica têxtil de Mocuba.
      2
    • Armandinho Caula Uarivano Barros, ele pensa que não conhecemos a real situação do país. Desinformação só.
      1
    • Joao Monteiro John O ilustre historiador escreveu o que lhe agrada. Ele sabe muito bem porquê é que a fábrica não chegou a funcionar, e não foi por causa da guerra.
      Nos anos 1994_1995, se não estiver errado, o presidente Chissano trouxe um projecto denominado PIDICO, que iria revitalizar a fábrica, até fez o lançamento da pedra para moradias dos trabalhadores bem ao lado da fábrica, mas não passou disso.
      Nunca mais viu_se a PIDICO a funcionar, nem foram erguidas as mais de mil moradias. Como deve saber, nessa altura não havia mais guerra.
      2
    • Armandinho Caula Joao Monteiro John, isso mesmo. Neste ano eu fazia a 7 classe na Escola Secundária de Mocuba. Via os Egípcios que seriam os que iriam estar a frente do Projecto Pidico. Tudo passou duma palhaçada.
      2
    • Antonio Zefanias Armandinho Caula no mandato ainda de Guebuza, o então ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga disse(entrevista gravada que tenho) que iria transformar PIDICO em fábrica para montagem de viaturas TATA.
      Meses depois, o então GAZEDA diz que tinhVer Mais
      1
    • Armandinho Caula Antonio Zefanias, perdoai a ele, pois não sabe o que fala!!!
    • Armandinho Caula Antonio Zefanias, nós os Zambezianos conhecemos melhor a nossa terra que os internautas e os que eventulamente leram livros sobre a Zambézia mesmo tendo o seu título de doutor, historiador, cientista, etc.

    Escreve uma resposta...
  • Fauzio Mussagy Fernandes Aquela DIVIDA OCULTADA os juris de mora, titulos das DIVIDAS, consultoria e juridico já vai no 10 bilioes de dolares...

    Se cada um fazer campanha a tratar das chapadas que deu outro vaõ precisar 5 anos de CAMPANHA ELEITIRAL e tempo de acusação...

    Estão sem argumentos e promessas para entregar produto final ao POVO...

    APRESENTAM SE E FALAM ... Todos os Partidos na Campanha que apresentam argumentos... A JUVENTUDE esta cozida...

    Sabem quantos universitários desempregados estão sem destino traçado?

    Esse papo p eles não serve
    1
  • Omar Mussa Kakakak
  • Tone Duarte Ta doce o debate, Egídio ziiiiiii
  • Doglass Mario Lá vamos nós.nhusy em frente
  • Roro Simoes Mabor riopel também foi a renamo
    2
  • Inacio Arnaldo Mazive Também fiquei muitíssimo admirado quando ouvi o Manuel de Araújo a fazer acusações ao Governo da Frelimo sabendo que foi o seu Partido Renamo que destruiu o tal empreendimento. Penso que a caravana da Frelimo irá passar por lá durante a campanha eleitoral ele o Manuel de Araujo terá a resposta adequada.
  • Luis Madjadire Vaz meu doutorado em lanbebotismo a fábrica de Búzi foi a RENAMO que atacou?...
    2
  • Nelson Chavango Esses factos antigo não nos interessa senhor ESTORIADOR...
    Queremos manifesto eleitoral TSE!!!!
    Nhoconhoco para quê
    1

    Escreve uma resposta...
  • Aurélio Jorge Difícil perceber este Historiador...sério
    3
  • Costa Manhiça Apropria frelimo nao tem manifesto tambem,e porque nao levam esses todos candidatos a cadeia porque todos da frelimo sâo gatunos imundos
    1
  • Joao Ferrao Txtafrica e Texlom e Texmoque faliram sem sabotagem...
    4
  • Manuelinho Albino Soares A fábrica têxtil de mocuba nunca foi atacada e até chegou a funcionar uma parte. O equipamento alemão importado da ex RDA, estava depositado num pavilhão em construção que desabou pertencente aos CFM junto ao porto de Quelimane e o equipamento apareceu no mercado negro
    5
    • Fauzio Mussagy Fernandes Historiador mentiroso a tentar enganar os Jovens...

      Ele esquece que a informação existe e tem pessoas presentes...
      1
    • Egidio Vaz Manuelinho Albino Soares releia o texto. A Fábrica foi sabotada e bem sabotada pela Renamo.
    • Fauzio Mussagy Fernandes Tens mais de 20 mil seguidores e postaste a semanas com ORGULHO...

      Tens que valer e representar esses seguidores para oferecer historias do FUTURO...

      2019 a 2024 o que vai ser Mocambique com as FINANÇAS DESAJUSTADAS ?
    • Atumane Muenhe Muenhe E as dívidas ocultas foram criadas quando senhor historiador?
    • Ze Manel Ido Egidio Vaz
      Mentira sua fala outra historia pois essa esta sem direção. Eu vivi no Mocuba 05 anos e ja entrei nessa fábrica da Pedico. O responsaveis dessa fábrica ainda esta la no Mocuba. São senhor Fiel na altura k eu estava la era pedagogico da escola secundaria, e outro é senhor Muloga um natural de Pebane. Aquela fábrica ate o tempo k visitei estava com muito equipamento novinho. Quem sabotou foram os proprios responsaveis e não a Renamo como referes no teu posto.
      Um dia vii com meus olhos um carro a entrar e so saiu 3 horas depois com dinamos bem grandes e novos. Ate hj existem armazens na fabrica k estão fechados com todo equipamento intacto.
      Essa versão troxeste de onde, qual é tua fonte. Eu estudei na Escola Agraria ai perto e nunca ninguem contou essa ladainha d dizer a Renamo distruiu aquela fabrica pork no periodo de guerra a Renamo não conseguiu nem por os pés a três km do local.
      Por isso mbuia Egedio longane pinango.
      1

    Escreve uma resposta...
  • Pedro Tiago Tem ouvi o candidato da Renamo a lavar os cérebros daquelas pessoas que foram vê-lo. Alegou que os empregos na Boror e outros lugares na Zambézia era culpa da FRELIMO. O que lhe custava recordar aquelas pessoas que foi a Renamo que queimou? A FRELIMO recuperou tudo o que a Renamo destruiu e está a construir muito mais. Eis a razão porque eu e a minha família votamos na Frelimo Moçambique.
    • Ezequiel Marcelino Pedro Tiago você está a mentir! Kkkkkkkkk, a fábrica de Luabo foi destruída pela Frelimo porque é o único que tinha armamento aéreo capaz de destruir uma infraestrutura grande, na Zambézia no geral, a Frelimo não recuperou nada, veja o exemplo da Mabor general que foi destruída pela Frelimo, Texlom entre outras fábricas que estão no sul do país! Você é fanático de uma equipe sem conhecer à fundo a mesma!?
      1
    • Constantino Diogo Ubisse Pedro Tiago Leia a verdadeira historia daquele que viveu e ainda vive lá. Todos sabem que a Renamo nao pisou perto daquela fabrica. Vc e o EV estão em campanha eleitoral
    • Pedro Tiago Ezequiel Marcelino a Renamo sempre foi apoiada pelo regime racista do Apartheid. Até recebia armamento via aérea e através de submarinos. A Renamo foi sempre contra o povo e contra o desemvolvimenyo de Moçambique. Aquelas pontes, estradas, escolas, hospitaos que a Renamo queimou/destruiu na Zambézia, quem reabilitou? A Renamo nunca construiu uma latrina sequer neste país. Quem matou pessoas recentemente em Muxungue? Vou organizar as fotos e espalhar nas redes sociais.

    Escreve uma resposta...
  • Ossufo Murenque Ossufo Bem falado, FRELIMO hoyee
    2
  • Gilio Ayman Al-zawayir Fala tambem dos que alienaram a patria com as dividas ocultas, sem esquecer dos saques na INSS!!!
    1
  • Samuel Lakeny A RENAMO que hoje diaboliza é a mesma que ontem endeusou? Só uma pergunta
    2
  • Alberto Samuel Maherero Tosh Quando nas eleições passadas apoiou veementemente a Renamo e seu candidato não tinha tido esses factos em mente? Não tinha havido discórdia no seio da perdiz? Porque só agora esses "factos" são importantes trazer? Assim que optou por se comportar como tantos outros prostitutos políticos, pular de partido em partido, decide atacar pelas costas quem já representou uma esperança de "comida" para si?

    Swi grave
    5
  • CENTRAIS-EX-TÊXTIL DE MOCUBA-“Gigante adormecido” vira “diamante em lapidação”
    jornalnoticias.co.mz
    CENTRAIS-EX-TÊXTIL DE MOCUBA-“Gigante adormecido” vira…
    CENTRAIS-EX-TÊXTIL DE MOCUBA-“Gigante adormecido” vira “diamante em lapidação”
    • Claus Stauffenberg Égidio Vaz .Não é segredo que este país já teve guerras.E muitos morreram e mataram.Sendo tu academico como dizes ,devias ter um pouco de respeito por aqueles que sobreviveram á guerra e querem esquece-la.Faça a campanha para o teu partido , porque és livre de o fazer.A guerra já acabou e hoje já não é guerra que mata, é a fome , a corrupção, o roubo, as dívidam...enfim...tu ´´es investigador e sabes melhor do que eu .Não és uma má pessoa ,e queres um Moçambique melhor.
      2
    • Constantino Diogo Ubisse Egidio Vaz um jornal que nunca mentiu para Frelimo. Esta fonte é credível para uns e questionável para outros
  • Manuelinho Albino Soares Publicado em 01 de agosto de 2014 no jornal Notícias. Hoje passados 5 anos, o diamante em lapidação desapareceu, ficaram as ruínas de um projecto que morreu com o seu saudoso mentor...
  • Jose Waite Eu só digo que quem viveu em Mocuba, sabe muito bem que o que foi relatado aqui é grande mentira, RENAMO não sabotou aquela fábrica nunca, pelo contrário até 2007 alguns equipamentos lá estavam e bem conservados.
    Os dirigentes que não posso citar que eu pessoalmente os conheço são os que sabotaram a GEPETEX, inclusive até apropriaram-se das casas cada um tendo duas ou mais casas. A maioria vivem neste exacto momento nestas casas e outros arrendaram. Quem quiser provar isso que vá a Mocuba consultar e procurar saber das casas conhecidas por moradias e quem está gerir. Ademais, consta-nos que a única força que tinha material bélico pesado e meios aereos que podesse destruir fabricas era do governo, como forma de afugentar o inimigo bombardeava em qualquer sítio inclusive nas igrejas até escolas porque a RENAMO atacava e apropriava/ocupava as instalações sem nenhuma destruição.
    Muitas infraestruturas públicas foram destruidas pela própria força governamental, naltura já que não tinhamos como saber nada, dado que toda informação difundida era falsa tendo em conta que os órgãos de comunicação estavam sob comando do Estado a reboque da FRELIMO.
    Muita verdade foi omitida, até massacres.
    3
    Ocultar 11 respostas
    • Fauzio Mussagy Fernandes Meu caro penso que sabem das verdades...

      Mais por falta de respeito a ACORDOS DE PAZ de ROMA e para bem da reconciliação e paz essas questões das Chapadas e arranca rabos de 1975 a 1992 pararam em ROMA ...

      1994 começou uma nova etapa Eleições e novo ciclo...

      Agora um Bando de individios em NOME DO POVO ir contrair DIVIDAS em nosso nome, atropelar a LEI, atropelar regras internacionais de Boa gestão com FMI e PARCEIROS que ano a ano estavão apoiar o pais...

      O Governo de J. Chissano trabalhou e colocou nosso crescimento acima de 7% e estavamos a andar...

      Fazem DIVIDAS OCULTAS de 2 bilioes e hoje e no futuro vão chegar a 10 bilioes ultrapassando o PIB, crescimento zero%, desemprego, empresas fechando o poder de compra alterado....

      Inflação a mais alto nivel, com todos meios de informação a chamar atenção
      1
    • Fauzio Mussagy Fernandes Hoje nosso pais esta SEM RUMO financeiramente de tangas...

      Instituições fragilidas e controladas a belo prazer e procurar criar assuntos sem bases e fundamentos...

      2016 a DIVIDAS OCULTAS foram colocadas na imprensa, auditoria feita e estamos a pagar...

      Hoje em vez de apresentar planos e manifesto quer falar da guerra...

      CORRUPÇÃO, GATUNAGEM, BUROCRACIA, CLIENTISMO E DIVIDAS OCULTAS é o que pesa...

      Qual é a solução ?
    • Jose Waite Então vamos pôr fim disso meu caro.
      O que não se deve aqui é cavarmos o passado só para tirar proveito fragilizando outros.
      1
    • Fauzio Mussagy Fernandes Mano eu não critico a ti... Critico o dono desse post...

      Temos Futuro a decidir
    • Fauzio Mussagy Fernandes Não existe FRAGILIDADE aqui mano no meio da GUERRA muita coisa acontece...

      A questão que Esse Senhor e o Partido já não Tem ARGUMENTOS com o POVO
    • Fauzio Mussagy Fernandes A questão de fundo é o amanhã... Esse tipo de postagem devemos criticar porque não faz sentido social...

      Apresentaram nos ACORDOS DE PAZ 04/10/92

      ACORDOS CESSÃO HOSTILIDADES 05/09/2014

      ACORDOS DE PAZ MAPUTO 06/08/2019

      Agora temos problemas graves sistema financeiro e brincadeiras no geral
    • Fauzio Mussagy Fernandes Jose Waite Eu gostei do ponto de pessoas que tem informação de Mocuba...
    • Paul Fauvet E' verdade que a Renamo nao sabotou Textil de Mocuba directamente. Mas sabotou a linha ferrea Quelimane-Mocuba, e fez emboscadas na estrada. Assim foi impossivel transportar o equipamento textil para Mocuba. Lembro-me que quando visitei o porto de Quelimane em 1983, havia dezenas de caixas de equipamento alemao ali que nao podiam ser transportadas ao local da futura fabrica, Ficaram inutilmente no porto. Assim Egidio Vaz tem razao que a Renamo inviabilizou a construcao da fabrica, Inviabilizar nao e' a mesma coisa que sabotar.
      2
    • Jose Waite Ilustre Paul Fauvet, eu pessoalmente não acredito nisso, pois se fosse a intenção da RENAMO inviabilizar e/ou destruir qualquer instalação fabril, não seria só aquela, seriam muitas, pois ela tinha todo campo favorito para o fazer. Por/ex na Beira a maior parte das fabricas que estão nas margens da Estrada e que por diversas vezes e constantemente passavam dai e nunca as tocaram, estou a referir da fábrica de papel, castanha, Lusalite, de travessas, de manteiga, de tintas, farinha e bolachas(MOBEIRA), todas elas em pontos vulneráveis, jamais foram tocadas, pararam mesmo sozinhas até hoje. Não é uma que nem tinha iniciada a operar que ia ser sabotada. Em fim, em bom rigor todos sabotaram e inviabilizaram, por isso não é o momento de se atribuir culpa.
      Se assim for, podemos passar a pensar na situação actual em que o país se encontra, quem é o culpado, ainda é a RENAMO?
      isso seria o mesmo estarmos a culpar o colono pela nossa pobreza que atè orçamento para pagar salários ainda dependemos de doações externas, porquanto já passam cerca de 40 anos sem a presença do colono.
    • Paul Fauvet Fui la, Sr Jose Waite, e tambem fui a fabrica de acucar de Luabo, logo depois da sabotagem feita pela Renamo. A historia nao pode ser re-escrita simplemente porque nao e' conveniente para si.

    Escreve uma resposta...
  • Carlos Calo Se a renamo enviabilisou a construçao desta,quem foi q deu cabo destas empresas:Mabor,Riopel,Texlon,Tudor emuitas outras que num dia nem sou capaz d mencionar
  • Nelson Junior Se me permite: o ilustre Sr.Egidio fala das forcas Tanzanianas... e, eu acrescentaria os Zimbabweanos e os “ conselheiros” cubanos....com todo respeito caro Sr.Egidio, se tivesse coragem de nos contar das barbaridades atrocidades e violacoes que essas forcas estrangeiras cometeram em Mocambique... ninguem toca neste assunto- eh um tabu, mas a gente sabe......
  • Nelson Junior Ps!..apos dos acordos de Paz de Roma, houve em Mocambique um contigente miltar brasileiro( parece que fazia parte do grupo das Nacoes Unidas)....perguntem aos militares brasileiros o que fizeram em Mocambique...mas, ninguem ninguem e ninguem tocou nestes “ assuntos” quentes... fazia comodo....
    1
  • Nelson Junior .......Se, os tanzanianos, zimbabweanos e cubanos faziam e desfaziam, por outra parte, os mercenarios brancos da Renamo faziam tambem o mesmo-e se, nao era o pior..........A Renamo tambem nao quer falar destes assuntos......
    1
  • Atumane Muenhe Muenhe As dívidas ocultas senhor historiador foram criadas quando????
  • Nito Prazeiroso Viva a RENAMO. RENAMO é partido do Povo. Quem está com ódio, se pica no olho!!
    1
  • Bonifacio Raice Egidio Vaz, Bha, longani tanguè ya Chang, mukunherezera kuti povo yapiduwala já! Ikhani nzeru pa mbuto, ayavu anu na abaleyanu akuthabuka kuMutarara. Akhanhindambo imwe, kuti panango munaaphedza kupandira, nhatua. Imwe pyanu mwalemwa na Lidyo. Nazo kobhira Zaasumankha. Adagulisa dziko. Bha nherezerani pyadidi kumudzi-nkumudzi.
    1
  • Sancho Alfredo Mas a quem vai votar nos bandidos...
  • Elcidio Agostinho Meus melhor esquecer o Egidio Vaz por um instante esta meio emocionado pelo momento de festa que caracteriza o campanha eleitoral,oque quero dizer é VAMOS NA FRELIMO E NO PRESIDENTE FILIPE NHUSY.

    Grande Egidio.
    1
  • Miguel Dramuce Esse porto de Macuse nunca vai se construir, é só campanha, recordo-me que em 2015 ouvi a mesma música, hoje estamos em 2019, essa cacete não está raspada? Não estou a fazer numa propaganda contra ou a favor; só quero deixar ficar aqui o desagrado das pessoas que anceavam muito por esse tal porto!
  • Ezequiel Marcelino Egídio Vaz está a mentir, em Mocuba nenhuma fábrica foi destruída pela RENAMO, eu sou filho de Mocuba e conheço muito bem a terra que me vio nascer.

    Em Mocuba sisal por exemplo, as fábricas não foram destruídas pela RENAMO.

    Quem conhece o Sr Ali Muloga e companhia, sabe o que esses Srs fizeram com a fábrica têxtil de Mocuba, não pode mentir senhor...
    Ocultar 16 respostas
    • Joaquim Da Beira It's true!
      Não estou para defender Mwana wa Sena, mas a verdade da historia, nao estoria.

      Sena Sugar State foi sabotagem da Renamo.
      Téxtil de Mocuba foi sabotagem da Renamo
      Açucareira de Marromeu idem.

      A guerrilha da Renamo estacionada na outra margem do Rio lança foguetes que atigiam a açucareira.
      Foram horas de fogo cruzado. Foi no mesmo dia que um jovem oficial da FPLM no ramo das forças Aerea foi abatido no seu MIG,tendo perdendo a vida no local. Era um jovem que amantizava com filha de um dirigente da Frelimo.
    • Ezequiel Marcelino Joaquim Da Beira Mocuba não, isso é falso!

      Sabias que depois da guerra a Frelimo trouxe egípcios em Mocuba com o pretexto de pôr a funcionar a fábrica chegaram a chamar de PIDICO? Em Mocuba guerra alguma destruiu nada, nasci, cresci em Mocuba eu, não minta meu irmão... arranjem outro pretexto para fazerem campanha, esse não colou!
      1
    • Joaquim Da Beira Nao faço campanha. Nao sou politico, sou apenas alguem que gosta debater ideias..
    • Ezequiel Marcelino Joaquim Da Beira então procura se informar primeiro antes de comentar coisa que você não sabe
    • Joaquim Da Beira Nao ser politico, nao é sinonimo de nao saber. Acho tens problema nos conceitos. Eu estou informado antes do facebook existir.
    • Joaquim Da Beira Sabes o que é" Sabotagem"?
    • Joaquim Da Beira 0s que dificultaram o transporte duma carga que podia fazer a fabrica entrar em ação. Que nome darás a estes? Confundiste as coisas.Queres dar aula de estoria envez de historia! Come on pha!
    • Ezequiel Marcelino Joaquim Da Beira eu repito, você não tem conhecimento do que foi, aconteceu com as fábricas de Mocuba! Eu tenho e conheço as pessoas que destruíram as fabricas e até hoje estão lá em Mocuba e nada lhes aconteceu, somente tinham prendido o Sr Ali Muloga que na altura era o Gestor da Fábrica e mais nada.

      Os que destruíram a fábrica de descarrossamento de algodão que está dentro da cidade, a fabrica de desfio de sisal que estava em Mocuba Sisal, fabrica nova entre outras, não foram penalizados!

      Por isso irmão, não fale das fábricas de Mocuba, nós os naturais de Mocuba sabemos quem destruiu, não mintam!
    • Ezequiel Marcelino Joaquim Da Beira a matéria prima das fábricas de Mocuba eram produzidas localmente, você não sabe nada de Mocuba, mesmo depois do fim da guerra, as fábricas continuaram a funcionar até em 1994, as locomotivas que faziam transporte dos produtos aqui produzidos continuaram a fazer o trasnporte até 1994.

      Repito, em Mocuba não houve sabotagem por causa da guerra, mas sim o próprio governo e a sua má gestão destruíram as fabricas.
    • Ezequiel Marcelino A mesma coisa aconteceu em Maputo com as fábricas da Mabor general, Texlom entre outras fábricas
    • Joaquim Da Beira A fabrica foi ou nao destruida?

      Se nao houvesse a Guerra o Ali Muloga e companhia teriam espaço.

      Tambem leia o conceito" Consequencia ou danos colaterais"! Talvez possamos falar mesma lingua.

      Vosso problema é pensar que os que dizem a verdade estao contra voces.Isso é mau.
    • Ezequiel Marcelino Joaquim Da Beira em Mocuba nenhuma fábrica foi destruída con a guerra... por isso, lá tudo funcionava até o ano de 1994... de resto é incompetência do governo do dia.

      Se até 1994 tudo funcionava, e as locomotivas que faziam transporte dos produtos à Quelimane onde funciona o porto que escoava os produtos para outros pontos do país e além fronteiras, como se justifica hoje haverem detidos em conexão com a destruição das fábricas de Mocuba se vocês culpam a guerra?
    • Ezequiel Marcelino Procura melhor informação sobre as fábricas de Mocuba e ponto final! O governo é incompetente...
    • Joaquim Da Beira Waaa ja é boa saber! Moçambique ja produzia cabos electricos,bobinas,petroleum,luvas,botas,arames.... Conta outra pha.

      E Energia que foi cortada?

      A produção era para consumo local ou para exportacão?
      Via de acesso? As Minas e enboscadas?

      Ha muitos factores que fazem uma economia afundar.
    • Ezequiel Marcelino Joaquim Da Beira assim isso que mescionaste são matéria prima? Você sabe ler, não me envergonha!

      Vou repetir mais uma vez, as fábricas de Mocuba funcionavam até o ano de 1994! O comboio que fazia transporte dos produtos ali produzidos funcionavam até 1994! Logo, a guerra não teve impacto algum nesta área concreta!

      A Texmoc, Textafrica, Mabor, Laurentina, Texlon, Incala entre outras fábricas, não sofreram nada con a guerra, por isso meu amigo, não há desculpa alguma que possa sustentar essa incompetência que não seja a má gestão do governo do dia!
    • Manuelinho Albino Soares Joaquim da Beira, sabotagem é o teu apelido...
    Escreve uma resposta...

  • Joaquim Da Beira Agora sim!
    "Devo recordar que é tempo de reconciliação nacional.Cada um de nós sabe um pouco dos podres do outro"...

    Ndiwe mesmo!
  • Emìlio Daùsse Tudo o que foi destruído pela guerra dizem que foi Renamo.
    Em Chibuto(Gaza),na vila que me viu crescer,até hoje o quartel,lojas,casas,etc. foram destruídas com uma arma pesada do nome B11. As forças governamentais lançaram de forma aleatória os obuse em direção á vila,na tentativa de destruir o quartel para não permitir que os guerrilheiros se reabastecesses do material bélico que lá se encontrava.
    Houve desastre,porque qundo conseguiram acertar no quartel,muitos engenhos se espalharam pela vila,ferindo e matando pessoas,incendiando casa de construção precária,e deixando estragos até nas casas de alvenaria.

    Até hoje muitos burros conterrâneos meus culpam a Renamo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ