EVENTOS PARA CRIANÇAS Vs SEGURANÇA E RESPONSABILIDADES
Mais do que o particular que promoveu o espectáculo, há que apurar igualmente se a entidade pública competente devia ter autorizado a realização do mesmo naquele local com as condições existentes (particularmente de segurança).
As condições de acesso ao local do evento são extremamente limitadas, principalmente em dias festivos (por causa disso, o automobilista pode levar cerca de 1 ou 2 horas para percorrer 200 metros)...
... o drama aumenta quando há necessidade de, com urgência, socorrer alguém para o hospital: instala-se um verdadeiro caos... pois às condições apertadas da via da “Dona Alice” se junta o enorme tráfego promovido pelo nosso já antigo negócio de venda de bebidas alcoólicas e comidas, sem o mínimo de condições de higiene e segurança, que tem lugar mesmo em frente à um centro comercial (que, paradoxalmente, foi em algum momento encerrado por questões ligadas a saúde pública).
Quero crer que os eventos para crianças (pelas particularidades relativas à idade) devem obedecer a critérios de licenciamento diferentes dos aplicáveis aos eventos para adultos.,.. por exemplo, a lotação deve necessariamente ser inferior à que teria um evento para adultos - Quem vê as imagens dos dois grandes eventos que tiveram lugar ontem, fica, no mínimo, assustado, no que a lotação diz respeito, ... e, se for uma pessoa normal, percebe que algo de muito anormal se passou por lá.
Infelizmente, preocupamo-nos e apressamo-nos em responsabilizar a ponta do iceberg... queremos culpados. Mas mais a fundo, há uma teia de responsabilidades, algumas de entidades públicas, que ficam quase sempre adormecidas, mas que são tão relevantes quanto do particular promotor do evento.
Não podemos mudar o passado, mas o futuro depende inteiramente de nós. Enquanto este tipo de irresponsabilidades público-privadas (conjugadas) continuarem, infelizmente, teremos sempre uma fonte fértil a desgraças familiares.
Às familiares enlutadas as minhas sentidas condolências.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ