domingo, 2 de junho de 2019

EVENTOS PARA CRIANÇAS Vs SEGURANÇA E RESPONSABILIDADES

EVENTOS PARA CRIANÇAS Vs SEGURANÇA E RESPONSABILIDADES
Mais do que o particular que promoveu o espectáculo, há que apurar igualmente se a entidade pública competente devia ter autorizado a realização do mesmo naquele local com as condições existentes (particularmente de segurança).
As condições de acesso ao local do evento são extremamente limitadas, principalmente em dias festivos (por causa disso, o automobilista pode levar cerca de 1 ou 2 horas para percorrer 200 metros)...
... o drama aumenta quando há necessidade de, com urgência, socorrer alguém para o hospital: instala-se um verdadeiro caos... pois às condições apertadas da via da “Dona Alice” se junta o enorme tráfego promovido pelo nosso já antigo negócio de venda de bebidas alcoólicas e comidas, sem o mínimo de condições de higiene e segurança, que tem lugar mesmo em frente à um centro comercial (que, paradoxalmente, foi em algum momento encerrado por questões ligadas a saúde pública).
Quero crer que os eventos para crianças (pelas particularidades relativas à idade) devem obedecer a critérios de licenciamento diferentes dos aplicáveis aos eventos para adultos.,.. por exemplo, a lotação deve necessariamente ser inferior à que teria um evento para adultos - Quem vê as imagens dos dois grandes eventos que tiveram lugar ontem, fica, no mínimo, assustado, no que a lotação diz respeito, ... e, se for uma pessoa normal, percebe que algo de muito anormal se passou por lá.
Infelizmente, preocupamo-nos e apressamo-nos em responsabilizar a ponta do iceberg... queremos culpados. Mas mais a fundo, há uma teia de responsabilidades, algumas de entidades públicas, que ficam quase sempre adormecidas, mas que são tão relevantes quanto do particular promotor do evento.
Não podemos mudar o passado, mas o futuro depende inteiramente de nós. Enquanto este tipo de irresponsabilidades público-privadas (conjugadas) continuarem, infelizmente, teremos sempre uma fonte fértil a desgraças familiares.
Às familiares enlutadas as minhas sentidas condolências.
Comentários
  • Francey Zeúte Bem dito. Será que se tomou em conta esses aspectos básicos da segurança, em especial a capacidade do local do evento para atender tamanha enchente? Parece-me que não. E ontem foi exactamente isso que aconteceu, mais de 4h para chegar a casa, na Costa do Sol. A ambulância que foi socorrer teve que fazer uma gramde ginástica para se sair do local porque não havia condições. Tudo isso e mais nos levam a concluir que a preocupação é ou foi apenas com o DINHEIRO e o resto estava entregue nas mãos dos deuses.
  • Augusto Zacarias Boa observação ilustre, assim amanhã não poderei ir ao serviço por falta de combustível, queimei o meu combustível da semana em cinco horas de engarrafamento
    1
  • Rebeca Ssalimo nem precisa uma experiencia dessas para perceber que um evento dessa natureza ali NAO...
    Agora procuram culpados e forma de se excluirem da culpabilidade "fora do recinto..."...
    enfim..
    2
  • Aulate Baltazar de Almeida Texto eloquente e coerente ilustre. Stayleir MarroquimParabéns
    1
  • Vanizia Adams Isto ainda vai pesar muitooooo......
  • Laos Saraiva Certo!
  • Felix Uamba Não é normal que um evento daqueles seja realizado sem criação prévia de condiçoes básicas p dar resposta a questoes de emergência. Da entrevista concedida pela Médica rensponsavel, diz se apontarem sem duvidas, a asfixia como causa da morte. Esta negVer Mais
  • Susana Laice Plenamente de acordo. Precisei de ir à Albasine, ontem à tarde. Fui pela Av. Julius Nyerere, tentando fugir ao tráfego da zona do Aqua Parque. No cruzamento da Av. D. Alexandre com a Av. General Cândido Mondlane (Dona Alice), simplesmente não se andavVer Mais
  • Quinito Junior Aprendemos com erros.Meus pêsames as famílias
    1
  • Lenine Daniel Bem dito!
  • Tassilimah Tainarah Thamires Mas não digo... Tudo que não consegui escrever está aqui.
  • Mindo D'avila Mas tambem chega de aldrabar criancas com musicas pra adultos e letras obcenas.
    1
  • Jair Manjate Bem dito, e espero que sirva para reflexão.
  • José Alberto Martins Nem mais , meu irmao... sao varios factores que conduziram a tragédia de ontem... e tu mencionaste ja alguns deles , tais como a (in)competencia das Autoridades em analisar os riscos inerentes a estes tipos de eventos... e tb a ausencia de fiscais dessas autoridades no local antes , durante e depois do evento... k se tivesse acontecido, nunca teriam permitido que apenas um portao estivesse aberto para escoar o publico... se numa situacao de saida normal morreram 5 pessoas... imagina numa situacao de fogo , ou tiros....
    1
  • Paula Chilengue Concordo plenamente
  • Paula Chilengue Espero que o sucedido tenha ilucidado aos pais
  • Joao Chivale Não me vou alongar muito, mas posso assegurar-te Stayleir Marroquim, que na tua infância não havia promoção de espectáculos de Wazimbo, Alexandre Langa, Yophuro, David Mazembe, no dia 1 de Junho. O erro começa aí. Estamos a acelerar o crescimento das crianças, fazendo-as consumir algo que não é da sua. O resto, alinho com o post.
  • Nelsa Paulino Realmente estes enventos em quanto continuarem desta forma vulneravel ,ainda iremos assistir mais casos do genero ,onde esta o nosso governo?

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ