terça-feira, 1 de janeiro de 2019

LÁGRIMAS DE UM CIDADÃO RESIDENTE EM NANGADE

Fatima Mimbire está a sentir-se entristecida.
LÁGRIMAS DE UM CIDADÃO RESIDENTE EM NANGADE
Por: [Joel Amba]
Oh, Nangade minha terra, Nangade meu distrito, Nangade meu ponto de residência, Nangade meu ponto de sobrevivência! É com tanto orgulho que reconheço que nascí aqui, e provavelmente morrerei aqui. Nasci aqui e o meu maior sonho era de contribuir para o desenvolvimento do meu distrito através de trabalhos de agricultura, caça, construção de casas melhoradas e mais.
Não sei se este meu sonho poder-se-á realizar, devido a guerrilha que se instalou em alguns distritos da minha província, Cabo Delgado, a mais de metade de um ano, onde compatriotas são degolados ou assassinados, sem percebermos o porque, onde casas são queimadas sem sabermos o porque. Que sinistro vivemos!
Não consigo trabalhar na machamba já há bastante tempo, devido as ameaças de guerra nesta minha terra. A castanha de cajú que eu produzí juntamente com a minha mulher foi queimada pelos famosos insurgentes, até inclusive a palhota que foi deixada pelos meus antepassados não sobreviveu, e nem se quer os rebanhos puderam também viver. A única sobrevivência que pude garantir, com ajuda de Deus, foi dos meus filhos e da minha mulher, ou seja, minha família.
Já não consigo ter os produtos da machamba para poder comer ou vender e conseguir ter dinheiro para sustentar a família, ou para poder comprar chapas de zinco e cimento para melhorar a minha nova palhota, aliás, não sei se a minha nova palhota “viverá” até ao próximo ano.
Faz tempo que não consigo dormir, todos dias passo a noite vigiando enquanto meus filhos e minha mulher dormem. Fico sempre atento empunhando flexas numa mão, catana acomodada nas ancas e uma espingarda (“espera pouco”) na outra mão, para defender a minha família. 
Fico muito triste quando os meus familiares em Pemba ligam-me para informar que lá ouvem a dizer que já não há ataques por aqui, e muito mais triste quando dizem que a situação está controlada.
Será que se diz que a situação está controlada por não vêr a passar assuntos de ataques armados nos noticiários da televisão? Ou por não estar a acompanhar de perto este cenário? 
Valia a pena quando os meus familiares acompanhavam na televisão esses acontecimentos, pelo menos chamava atenção sobre o choro que se vive aqui quase que constantemente.
E agora é a população que cansou de esperar a polícia e persegue esses decapitadores até serem capturados, de seguida são assassinados pela própria população. Os familiares dos insurgentes, correm também o risco de vida, porque também, inocentemente, acabam recebendo o troco que poderiam receber os seus filhos que pertencem ao grupo dos malfeitores.
Eu choro todos dias, e faço súplicas para que Deus abençoe o nosso Governo e consiga dar o fim a esta situação urgentemente, porque estamos a acabar aos ‘’muitos’’ aqui no meu distrito. Estamos a acabar morrendo prematuro e barbaramente aqui na minha província.
Talvez toda população cá deve ir a capital da província ou do país para descansar esta situação, caso não se alastre até a capital, porque eu não sei até quando isto vai terminar. Enquanto os outros concidadãos aqui vão perseguindo os malfeitores, eu estou vigiando a minha família porque não tenho coragem de perseguir os tais “All-shababes”.
Será que isto tudo deve ser o preço que pagamos, pelo facto de nossos antepassados terem iniciado nesta região a luta de libertação nacional? Ou será que deve ser pelos recursos naturais que existem nas nossas terras! Ou ainda, será um negócio forçado de órgãos humanos?
Lágrimas escorrem no meu rosto de forma desesperada. Não tenho respostas: só fico a chorar!...
#CaboDelgado também é Mocambique. Quem comete essas atrocidades não é criminoso de delito comum, não.
Comentários
  • Guilherme Da Silva Rodrigues it's going too far...we need to revert this situation...
    1
    Ocultar 11 respostas
    • Helio Alberto Caravela Uma Manifestação nacional em prol do bem estar da população da província de Cabo delgado. 

      A conselho a população de Cabo delgado que faça uma manifesta pacífica, no Palácio do governador e comandante provincial da RPM.


      Isto não é delito comum.
      3
    • Guilherme Da Silva Rodrigues Helio Alberto Caravela este assunto não será resolvido com manifestações. Eu penso que o Governo está bastante envolvido no assunto mas a verdade é que não é fácil controlar conflitos desta natureza.
      2
    • Abudo Gafuro Helio Alberto Caravela ,a vontade é que não falta de fazer uma manifestação, tínhamos ou temos um grupo de jovens de vários níveis, estudantes universitários, etc com uma iniciativa do gênero mais não deu certo porque se outros assinavam o pedido de proteção,asseguir vêm polícia militar ou UIR para intimidar gente que não podemos prosseguir com a manifestação pacífica ourdera em protesto contra os assassinatos cometidos por os homens resumido insurgentes,em Pemba ou na província ninguém pode dizer alguma coisa diferente tem que ser o Yes Man
      2
    • Juma Sualehe Alado Fatima Mimbire, we have to change the current form of governance.
      3
    • Juma Sualehe Alado we have to have a government focused on the interests of the People, first and foremost.
      1
    • Fatima Mimbire Juma Sualehe Alado fully agree with you. so what do we need to do so?
      2
    • Juma Sualehe Alado Fatima Mimbire, It will not be an easy task, first to make everyone aware that this governance is not ideal and hence the change of the way of thinking of each one and then from the elections will make the difference and the next step is to demand that the vote be fulfilled which we deposit with them. Of course it's not easy, but that's enough.
    • Guilherme Da Silva Rodrigues Juma Sualehe Alado how do you link this conflict with elections and governance? May you be more explicit please...?
    • Helio Alberto Caravela É de lamentar
    • Virgilio Luanda The current situation in cabo Delgado is so sad because since the time it has started there is no definite solution that can alleviate those blameless people.May God give new ideas to our leaders for conflict resolutions.
      1
    Escreve uma resposta...
  • Clara Vilanculos Emocionante..
    2
  • Cesar Eusébio Matope O que me inquieta é ouvir de alguem do alto nível a dizer que O Estado da Nação é Estável e inspira confiança
    1
  • Ramalho Eanes Ribeiro lágrimas de Sangue... o povo vítima de conspiração...
    3
  • Guilherme Da Silva Rodrigues O nosso país ainda não está tão pacificado assim. Eu penso que é muito importante que a gestão da informação sobre os conflitos no norte seja feita com o maior cuidado possível para não termos um CAOS no país. Temos que pensar no impacto da informação e pode não ser o momento oportuno. Mas eu penso ainda que há muita mobilização do Estado sobre o assunto.
    4
    Ocultar 14 respostas
    • Julio Novele gerir informação esta dar algum resultado? pelo menos a actividade dos que matam nunca parou. É assim que chegamos lá? Foi a gestão de informação que levou aos 16 anos de guerra civil. um Governo deve ser muito forte e agir rápido se quiser lograr bons resultados e não "gerindo a informação". Outro exemplo é o dos burracos em plenas vias públicas, por causa da "gestão de informação" o Governo só age quando a via estiver já interrompida.
      1
    • Guilherme Da Silva Rodrigues Julio Novele a comunicação do Estado com os cidadãos deve ser sempre cuidadosa. Tem que ver sempre como comunicar-se se não entramos no pânico geral. O Estado não pode se comunicar como nós nos comunicamos. Nós queremos ter todo detalhes mas não estamos preparados muitas vezes. A verdade é que o país está atento a situação de Cabo Delgado e não é desejável que a mesma prevaleça. Esforços estão sendo feitos com vista a sua resolução. Mas há coisas que não podemos ter todo detalhe como queremos e no tempo que queremos. Temos que ter paciência. Se o assunto fosse assim tão simples já estaria resolvido tenho a máxima certeza...
      1
    • Julio Novele como aconteceu com os créditos recebidos a favor da EMATUM, PROINDICO e MAM. A gestão de informação não raras vezes resulta em enganar aos governados
      3
    • Guilherme Da Silva Rodrigues Julio Novele não aqui a questão é outra...
    • Julio Novele Ok, mas tudo é GESTÃO e, aqui eu foco mais a parte de GESTÃO. Mas em todo caso fico por aqui.
    • Guilherme Da Silva Rodrigues Julio Novele ok. Fiquemos em reflexão porquê o nosso país é vulnerável à conflitos? O que não foi feito e o que devemos fazer para que não percamos a estabilidade como um estado unitário...
      1
    • Julio Novele Mano é muito defícil saber se algo não foi feito porque muitas das riquezas que descobrem agora talvez não se imaginava. Na primeira República o foco foi o povo, veio a segunda passou para formação de pequena burguesia, a terceira chegou e insidiu na fortificação do capitalismo centralizado a um grupo, agora chegou a quarta que propalou que devolveria as acções tendentes a primeira república. Agora meu amigo em cada fase das repúblicas cometeram se erros mas não temos coragem suficiente para as assumir e delas corrigirmos o que for por corrigir. Mas de facto nem sei donde começar a apontar os erros.
      3
    • Julio Novele Não esquecçamos dos espertos que nem tem nada haver connosco e que se deliram com o nosso sofrimento, aqueles que choram com lágrimas de crocodilo. Aqui meto todos aqueles que na capa de apoio criam condições para nos desestabilizar para melhor colher dividendos, entram também, como nos filmes, grandes grupos de traficantes internacionais que não querem o nosso sussego. quem sabe, as grandes potencias ????
      4
    • Guilherme Da Silva Rodrigues Julio Novele é preciso mobilizar várias perspectivas endógenas e exógenas para avaliar a situação...o assunto é bastante sério... Temos que perceber o que falhou?
    • Isaura Firmino Guilherme Da Silva Rodrigues mas as autoridades têm que ser mais rápidas a actuar, se querem resolver este gravíssimo problema enquanto ainda não atingiu uma dimensão maior. Se deixam alastrar enquanto pensam como vão fazer, podem já não chegar a tempo ou no mínimo, aumentar em muito, a destruição e o numero de mortos. Estes assassinos têm q ser parados rápidamente.
      2
    • Guilherme Da Silva Rodrigues Isaura Firmino eu penso que há muito engajamento do governo e do Estado neste assunto. Acredito que não está sendo fácil uma solução imediata...
      1
    • Elcidio Mário Algumassa Algumassa Caro Guilherme o nosso estado tem dois governos,uns querem parar com isso outros não e ai não ha esforço nenhum do governo só querem saquear o fruto do produto feito em cabo delgado( gàs)
      1
    • Guilherme Da Silva Rodrigues Elcidio Mário Algumassa Algumassa não há elementos para fazermos este tipo de constatações. Tenha prudência e cuidado com rumores...
    • Julio Novele bom fim de semana para todos e e que a transição para 2019 seja de sucesso total
      1
    Escreve uma resposta...
  • Dinis Tivane O primeiro passo para a cura é aceitar a doença. Aqui em Moçambique, não aceitaram a Guerrilha ainda. Vão dizendo que é assunto insignificante. moçambicanos morrem, empobrecem, vivem no pânico constante e outros vão de férias com dinheiro do erário público... Não temos aonde queixar...
    5
    Escreve uma resposta...
  • Titos Manhique Negativo isso!! !!!!!!!!
  • Aurélio Jorge Muito triste mesmo...enquanto uns se desejando um Feliz Natal e Próspero o ano Novo, no mesmo pais uns fugindo de mortes!!! E onde o descurso do chefe de estado diz que o país encontra-se estável...mais que falta de lealdade com o teu povo, e ainda dizem que o patrão é o povo!!! Sra mesmo isso? Digníssimo chefe maior do estado reveja bem isso...temos família e familias numa morte tão bárbara que nem imaginas
    4
  • Moises Mondlane Fátima, assim que puder peço pra me dar sinal no inbox. 
    Obrigado.
    2
  • Ernesto Jose Tsucane Mas se diz que o estado da naçao,è estavel e inspira nos confiança....talvez cabo delgado nao faça parte desta naçao mocambicana...ponto de reflexao.......
    3
  • Moises Mondlane O melhor governo é aquele em que há o menor número de homens inúteis.
    2
  • Helder Porfilio Massinga AFINAL ATE QUANDO ISTO? SOCORROOOO DIRIGENTES DE DINHEIRO(,freli).
    3
  • Julio Ceu OS Triste -mas real.Dito por quem está a viver o drama.
    1
  • Abdul Gafar Baltazar Muito triste....
  • Dias Campira isso é triste. Me parece que estamos num país sem governantes, uma equipe sem líder, navio sem capitão.
    3
  • Rachide Luís A situação é alarmante e muito triste.
  • Filipe Mafalala De mal para pior
  • Junior Arnaldo Arnaldo Cenário triste. Os nossos dirigentes ao mais alto nível tem a coragem de minimizarem o caos que se vive em cabo Delgado. Tamanha coragem
    1
  • Silvio Silva Triste
  • Junior Arnaldo Arnaldo Já imaginaram se esses ataques fossem na região sul, sobretudo na província de Maputo?
    3
  • Junior Arnaldo Arnaldo Qual seria a reação do governo?
  • Eunilto Da Helena Picale Se o País está "estável e inspira a confiança". Má atitude da parte do nosso governo. Será que esse presidente é filho desta terra (C. Delgado)? 
    Hoje, nos fala da estabilidade enquanto há irmãos sem comida, sem casa, sem família, pior de tudo morrem
     crianças (ditos futuros que nunca murcham), jovens (continuadores da nação). 

    A loucura de muitos loucos, refiro me do nosso governo e o seu Governante. Em algum momento, me parece que o nosso PR sabe a proveniência dos insurgentes. 2019 vem ai, virá com discursos falsos para o mesmo povo. Aliás, ha dias acompanhei uma informação sobre militares vindo de Niassa para C. Delgado, acreditem que isto vai acabar, e se assim for, o presidente ou os governantes irão aproveitar nos seus discursos politico para dizer que trabalharam para terminarem os ataques em C. Delgado enquanto sabiam onde estava o problema.
    Chega de tanta aparência meu governo.
    3
    • Antonio Gimo Meus irmaos, em mocambique , nao temos governo que pode ajudar povo mocambicano, somente quando esta hegar o tempo da eleicoes. Nos nao sabemos ver bem,todos ficamos todos grosos. Sera que o governo nao estam ver tudo isso
      3
    • Eunilto Da Helena Picale Antonio Gimo, ou seja, não é ele que está se passar desses insurgentes?
      2
  • João Nhanengue
    1
  • Deny Hale Bunga Bunga Facam greve contra o vosso filho,irmao,amigo ,tio o ladrao de votos em mocambique o nyusi quer que voces abandone e montar suas industrias,se fosse ele nao esta no grupo,nao ia pronunciar uma de que o pais esta estavel.ele sabe muito bem de assunto,nao chorem macondes e o vosso filho do sangue,
    5
  • Abiliopontavida Nota
  • Samatha Agombo Um eatad como este esta longe desse pronunciamento d seu dirigent. Acho eu é para convidar o estrangeiro para oferecer dinheiro, ou ja fomos vemdidos com a Zona sul, porq ha divisao d conflitos
  • Cacilda Madeira Muito triste
    1
  • James Alberto James Alberto Ouvi dizer num passado recente quando os ataques iniciaram que, la em CABO DELGADO havia pessoas a treinar e que as mesmas nao eram levadas a serio do modo a serem investigadas.

    quando os ataques comecaram, ouve dedos e vozes apontando para as mesmas 
    que hoje ja sao conhecidos como os famosos INSURGENTES.

    Sera que se os tais INSURGENTES quando nao forem eliminados amanha nao terao outro nome? assim como comecaram com pequenos treinos?
    4
  • Jose Augusto Mazuana E dizem que o país é estável e inspira confiança
    5
  • John Jombão Assassinos não são simples malfeitores, tal como estes acontecimentos não são uma mera atrocidade mas uma guerra sim.
    1
  • Holyboy Cassiel Deny Hale , nota 1000.
  • Arsenio Inguane Inguane É isto que inspira confiança...
  • Basilio Fungu Muita lagrima mesmo triste cenario A fadmo cade FORSA DE DIFESA DE MOÇAMBIQUE A RESPONSAVEL PELA REPUBRICA NAO PRM E PRA manter ORDEM E TRANQUILIDADE ENTRE MORADORES NAO XIMOCO GUERRE CONFLITO DE UM PAIS
    1
  • Paulino Vasco Francisco Muita dor e tristeza.
  • Catman Mandlazi Aceitar,curar a doença e não passarmos a vida a matar as moscas? É isso?
    1
  • David Massochua Triste realidade! Resultado de um dirigismo doentio e irresponsável. As declarações do Ministro do Interior são uma autêntica sacanidade....
    1
  • Olimpia Sadio Todos nós lamenramos essa insegurança. 
    A tropa deve defender as fronteiras e a Paz em Moçambique. 
    O Povo deve ter harmonia e felicidade de viver livremente.
    Ver Mais
    1
    • Soares Victor Saores Alessandre Meu irmão em Moçambique não tem saldo nem polícia d guarda fronteira em tas fronteiras d moçambicana só tem um grupo d bandidos
    • Olimpia Sadio Soares Victor Saores Alessandre 
      Mas então onde está o glorioso exército da Frelimo?
      Agora deve mostrar que é um rxercito
    Escreve uma resposta...

  • Lemy Goodring Muito triste.
  • Felizardo Paulo André É muito muito triste quando um filho da terra aparece nos órgãos de informação a dizer que o País está estável. Os Nyusis e comadante geral de Polícia já não são de Cabo Delgado. Eles só são muzuncos(acunhas), donos da Terra.
    1
  • Stelio José Lembro me de que em 2015 em Setembro o nosso governo mandou tropas e tropas pra atacarem o malogrado Afonso Dhlakama em Nampula, isto porque era considerado bandido armado por defender os interesses do povo. Hoje aparecem amadores intitulados "terroristas" que atacam a população sem motivo a sangue frio e o mesmo governo não consegue mandar tropas para neutraliza los??? O que se passa afinal?? As munições acabaram??.
    2
  • Ernesto Mucamba Averá tempo de dificil manejar!!!! É isso mesmo.
    1
  • Filipe Munetua Nao temos defensores na patria amada
    1
  • Mourao Alberto Triste situação. Todos merecemos a Paz
  • Tadeu Ernesto Ernesto Sentimental
  • Alima Jamal Jamal Jamal Sinto muito ..
  • Zefanias Munguambe Estamos juntos, que a mão toque esta terra e sare as suas lágrimas.
    1
  • Dilermando Quive Permissão para partilhar... Q
    2
  • Idrissi Afonso Quem sabe podemos partilhar isto ate aos enfrentados do pais.
    1
    Escreve uma resposta...

  • Carlos Cacheta Amado Cabo Delgado está estável e inspira confiança
  • Castro Samuel Gulube Cenário muito triste, espero k as autoridades ponham fim a este fenómeno pois nossos irmãos estão em desespero total.
  • Zeca Paulo Agulha Certificado, não verdade tudo isso tira lagrimas,_ vermelhas, a viver num país que é nosso mas não é nosso.
  • Zeca Paulo Agulha Te adimiro dr. fatima, mulher sábia trabalhadora que atravessa fronteiras raciais, partidarias para desenvolver Moz.
  • Amanze Aliasse Palavras sabiaa dr Fátima continua assim a inspiração do moçambique real
  • Felisberto L. Mussala Vireque Que Deus cegue os insurgentes!!!!!!!!
  • Narciso Nhantumbo É lamentável as vezes levar crime politizar se num momento q vamos as eleições presidências no país mas fazermos UK mesmo! É A história do partido FRELIMO da maneira como ele dirige o seu país neste momento
  • Diamantino Laurentino Paciência Fátima que com a ajuda de Deus tudo passará o povo Moçambicano tem direito a ser Feliz daqui do outro lado do oceano desejo um Feliz Natal e um bom Ano Novo na certeza que tudo correrá o melhor possível já vivi em Moçambique tantos anos e sei que será um grande PAÍS um abraço
  • Alexandre Marques Tristes notícias,mas o Governo não faz nada por esta horrível tristeza?.
  • Ana A. Darisse Darisse muito triste
  • Suzuki Ze E os xicolonos é que matavam e exploravam?! Lutem como lutaram há 50 anos senão vão ser comidos pelos extremistas😠😠
  • Celia Munde Triste é a situacao,so nos resta rezar muito e pidr perdao a deus por td k o nosso mocambique tem feito,suplicando a ele deus pra nx ajudar e acabar cm as guerras
  • Antonio Acacio Incompetência de um zelador que não tem dentes pra roer o mal que assalta nossa gente, ufff,!!!
  • Ngano Kalenda Muone Deus que abençoe o CD.
  • Fernanda Matine Sera que o governo esta cego? Nao esta a ver o que esta acontecer, sinceramente isto é muito triste deviamos sim por um fim a estes governantes que nada fazem e so olham pela seus ombigos, e prontos para roubar, matar, e corromper.
  • Fernanda Matine Sinto a falta do Chissano pelo menos no seu tempo nos conseguiamos sobriviver.
  • Jaime Raul Quem Pode Nos Limpar As Lagrimas!? Se Dizem Que Moz Ta Em Paz! So Por Que Zona Centro E Sul D Pais Ta Tudo Cilencio
    1
  • Leo Paul Paulo E por onde andam esses sem vergonha da frelixo q andavam a marchar em protesto contra os supostos ataques protagonizados pelos Homens residuais da RENAMO? Porquê não o fazem o mesmo contra os ataques em Cabo Delgado? Tnho uma lágrima no canto do olho.
  • Abdul Gafar Rachide K Deus nos ajude!
  • Rufina Mandassi Muito triste!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ