CABO DELGADO - MOCIMBOA E PAMA
COMO ACORDOU O MUNICÍPIO DE MOCIMBOA DA PRAIA?
14 de Janeiro de 2019
Na Vila Municipal de Mocimboa da Praia, dormiu-se em turbulência pelo facto de terem chegado informações credíveis e partilhadas das bocas de Secretários dos bairros de que em povoados de Buji, 30 de Junho (Quissico), portanto a cerca de 5/6 quilómetros da residência do Presidente do Município, foram vistos insurgentes. Este facto fez com que muitos Munícipes procurassem abrigos ainda ontem e antes de ser noite ou dormiram ao relento. Repetimos: isso em toda a vila sede de Mocimboa da Praia.
A estas alturas da manhã, vários encontram-se a regressar para suas casas, alguns com suas trouxas e outros esconderam seus pertences nas matas, na expectativa de ainda hoje, virem buscar outra trouxa, para as mesmas matas localizadas nas machambas.
O Pinnacle News consultou a alguns munícipes sobre o como pernoitaram e eis partes de respostas.
" A noite calávamos todos, em silencio e só acendíamos lanternas, em casos de emergência e por pouco tempo."
"Estávamos a dormir mas com ouvidos em casa. Esperávamos ver fogo a queimar nossa aldeia e isso não é novidade"
"Fugi com meus filhos para tenda da minha machamba e hoje voltei vim procurar caril. Não sei como vai ser, quando as aulas começarem"
"Meu tio é quem me ligou ontem a me dizer que eles vinham para esta mesma direcção. Assim, dormimos longe de caminhos e em zonas baixas. Estava eu, meus dois filhos, meu esposo e outras duas formigas a dormir numa zona cheia de formigas" - Remataram!
...............................
COMO ACORDOU O MUNICÍPIO DE PALMA?
Há dias que há restrição de corrente eléctrica e vários residentes não têm cargas em seus telefones. E a Movitel oferece de forma intermitente, conexões de telefonia, facto que assegura que há escutas para todo aquele que comunica daquele ponto para o Mundo.
Na verdade, não se partilha com ninguém sobre os porquês de um aparato militar no Hospital Distrital de Palma. A única informação que o Pinnacle News tem é de lá existir um militar em permanente assistência médica, na sequência de ter sido alvejado várias vezes, ontem, no troço entre a vila e povoado de Olumbi, tal como reportamos. Contudo, há relatos de que há passageiros da mesma viatura, os quais são tidos como desaparecidos em matas. Na referida viatura, viajavam personalidades tais como o chefe do Posto de Olumbi e o enfermeiro chefe, estes que ainda não chegaram aos seus povoados e estão com seus números de telefones desligados.
Populares de Palma começaram a manifestar desde o período da tarde e princípios da noite de ontem, domingo (13-01) contra a alegada apatia de toda a força militar, em face de inúmeros ataques, nas suas barbas, mesmo com os visíveis recursos sofisticados alí disponíveis.
O Pinnacle News soube também de que a referida manifestação, fez bloquear o trânsito de inúmeras viaturas que pretendessem atravessar o troço entre Mocimbua à Palma e vice-versa, ao longo do período de tarde.
Fotos: ...de volta a casa...
CABO DELGADO - PALMA
GREVE NA ANADARKO E TRABALHADORES SEM COMIDA, NAS PRÓXIMAS HORAS
13 de Janeiro de 2019
A IFS (International Facilities Service), instituição internacional sub contratada pela Anadarko, para providenciar comida e bebida a todos os trabalhadores daquela multinacional, acaba de advertir a todos de que este jantar de Domingo é o ultimo e ninguém pode se dirigir aos refeitórios em busca de comida ou algum café / refresco.
Está por de trás deste informe, o facto de haver cíclicos desentendimentos entre a IFS e o contratante, em nao providenciar meios circulantes de forma atempada e segura, naquela zona super susceptível a ameaças de ataques armados. Este alerta abrange sobretudo aos cozinheiros nativos e que cumprem alguma escala de trabalho e precisam ir e regressa de seus postos de trabalho, a qualquer hora do dia e sem riscos.
-----------------------------
Traremos detalhes e novos dados, caso algo igual, menos ou mais que estas actuais decisões sejam tomadas pelos proponentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ