Público
ALIMENTAÇÃO Porque é que não comemos cães?
Partilhar notícia
Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Entrar
Assine já
Subsecções
SOCIEDADE›
EDUCAÇÃO
SAÚDE
JUSTIÇA
MEDIA
BEAWIHARTA/REUTERS
ALIMENTAÇÃO
Porque é que não comemos cães?
“Comum a todas as ideologias violentas é o fenómeno do saber sem saber”. Quem o diz é a activista vegan norte-americana Melanie Joy, para quem comer carne é uma dessas ideologias violentas – ela chama-lhe "carnismo".
ALEXANDRA PRADO COELHO 24 de Novembro de 2018, 21:18
Comer carne não é apenas uma opção — é uma ideologia. Melanie Joy, professora de Psicologia e Sociologia na Universidade de Massachusetts e autora do livro Porque Gostamos de Cães, Comemos Porcos e Vestimos Vacas (Bertrand Editora), defende que, para encararmos de frente a questão, temos de a poder nomear: ela chama-lhe “carnismo”, palavra que, diz, “já está na Wikipédia e em diferentes dicionários”.
MAIS POPULARES
i-album
BRASIL
Este foi o ano mais negro da Amazónia na última década
i-album
FOTOGRAFIA
Na Coreia do Sul, há quem se feche numa prisão para fugir ao trabalho
FACE OCULTA
Armando Vara está a mentalizar-se para cumprir pena de prisão, diz advogado
O argumento é simples: se não lhe dermos um nome, não a veremos como ideologia, é apenas o “normal”. E para Melanie, que é também fundadora da associação Beyond Carnism e co-fundadora da ProVeg International, não há nada de normal na relação que hoje mantemos com os animais. “Quando um comportamento — neste caso, comer animais — se torna uma escolha e não já uma necessidade, assume uma dimensão ética que não tinha antes.”
PUB
É pela psicologia que tenta provar aquilo que vê como uma profunda contradição, a dualidade com que nos relacionamos com o mundo animal, criando uma enorme empatia com algumas espécies e massacrando milhares de milhões de outras para as comer.
FotoMelanie Joy MIGUEL MANSO
“A maior parte das pessoas pensa que é cruel massacrar um golden retrieverperfeitamente saudável só porque gostamos do sabor das pernas dele”, explica numa conversa com o P2 durante a sua recente visita a Portugal para fazer uma palestra no festival VeggieWorld.
É precisamente com o exemplo do cão (noutro país, não ocidental, poderia ser uma espécie diferente) que começa o seu livro. Descreve um jantar de amigos, ambiente acolhedor, uma “travessa fumegante de um apetitoso guisado”. Todos estão deliciados com a carne e alguém pede a receita, ao que o anfitrião responde: “Começamos com 2,5 quilos de carne de golden retriever.” A frase é o suficiente para congelar o gesto de levar o garfo à boca. “Se formos como a maior parte dos norte-americanos, ao sabermos que estávamos a comer um cão, as nossas sensações vão passar automaticamente de prazer a um certo grau de repulsa”, escreve a autora. Porque é que não temos o mesmo tipo de empatia com outros animais?
O cenário de produção de carne a nível industrial que Melanie Joy descreve no livro — no qual refuta também argumentos como o de que os animais não sofrem, não sentem dor ou medo — é impressionante. Destinados exclusivamente a serem transformados em alimento, os animais criados para este fim têm vidas muito curtas, durante as quais sofrem continuamente.
Continue connosco. Temos muitos outros artigos para si
Registe-se no PÚBLICO e acompanhe o que se passa em Portugal e no mundo. Ao navegar registado, tem acesso a mais artigos grátis todos os meses.REGISTE-SE
Um artigo do The Washington Post de 2011, assinado por Joby Warrick e citado no livro, incluiu a entrevista a um trabalhador de um matadouro que explicava que, embora o gado devesse chegar já morto à sala de corte, frequentemente isso não acontecia. “Eles pestanejam. Fazem barulhos, mexem a cabeça, arregalam os olhos e olham em volta”, descrevia o funcionário, que continuava a cortá-los. “Eles morrem pedaço a pedaço.”
FotoMatadouro Santacarnes, Santarém RAFAEL MARCHANTE/REUTERS
Dez vezes mais ovos
PUB
Esqueçamos as vacas por um momento e vejamos o que se passa em algumas produções onde se amontoam milhões de galinhas: “Como as galinhas têm sido geneticamente modificadas para porem dez vezes mais ovos do que as suas antepassadas, os seus frágeis ossos partem-se com frequência, visto o cálcio do esqueleto ser desproporcionalmente desviado para a formação das cascas dos ovos. Uma outra consequência desta selecção artificial para a produção de quantidades antinaturais de ovos é o prolapso uterino. Quando um ovo fica agarrado à parede uterina, pode trazer o útero com ele ao sair. A não ser que seja recolocado no corpo da galinha, o útero será alvo das bicadas das outras galinhas, levando-a a sangrar até à morte ou a perecer devido às infecções; em ambos os casos, a galinha costuma morrer ao fim de dois dias.”
Holanda: os jantares oficiais do Ministério da Educação vão passar a ser vegetarianos
Um exemplo de algo que pode horrorizar um leitor ocidental é a descrição dos restaurantes sul-coreanos onde se come carne de cão, retirada de uma reportagem de 2002 do jornal britânico The Telegraph: “A morte dos cães é tão desumana como a sua criação. Quase todos são espancados até à morte, pois acredita-se que tal estimula a produção de adrenalina, vista pelos homens coreanos como estimulante para a sua virilidade. Uma vez mortos ou quase mortos, os cães são atirados para água a ferver, esfolados e pendurados pela mandíbula num gancho de carne. Muitos cozinheiros usam então um maçarico para lustrar a carcaça.”
E, para quem não estiver já profundamente perturbado, Melanie acrescenta ainda descrições sobre a vida dos trabalhadores da indústria da carne (muitos deles imigrantes ilegais), que classifica como “o emprego fabril mais perigoso nos EUA, sendo também o mais violento”. Para além do desgaste emocional provocado pelo facto de se trabalhar num ambiente em que animais estão permanentemente a ser massacrados, existem muitos riscos físicos, das quedas aos cortes e amputações. “Em 2005, pela primeira vez, a Human Rights Watch publicou um relatório em que criticava um sector específico dos EUA — o sector da carne — por nele vigorarem condições de trabalho tão chocantes que violavam os direitos humanos básicos.”
Por fim, a questão da higiene (e mais uma vez as referências no livro são sobretudo relativas aos EUA, embora a autora diga que, com algumas diferenças na legislação e nas regras, a situação na Europa é também grave). Se a carne pudesse ter avisos na embalagem semelhantes aos do tabaco, segundo Melanie seriam algo como isto: “O animal convertido neste produto pode ter sido alimentado com gatos e cães mortos para o efeito; com penas, cascos, pêlos, pele, sangue e intestinos processados; com animais mortos por atropelamento, com estrume, com granulados de plástico extraídos dos estômagos de vacas mortas; com carcaças de animais da sua própria espécie.”
“Sabemos que a produção de carne é um negócio sujo”, escreve. “Mas preferimos não saber quão sujo é. (...) Comum a todas as ideologias violentas é o fenómeno do saber sem saber.” Esta realidade é, de vez em quando, denunciada numa reportagem ou num filme, mas a maior parte das pessoas, ainda que suspeitando que ela existe, prefere ignorá-la, afirma Melanie.
Foto“Para algumas pessoas, a questão é não ver fisicamente, com os olhos. Para outras, é não ver com o coração. A visibilidade é física, mas também emocional" MIGUEL MANSO
Ela própria começou por ser “a rapariga da pizza apaixonada por carne”. Pedia sempre pizza com todo o tipo de carnes e ainda extra queijo. Só mais tarde começou a aperceber-se de uma contradição.
“Eu era ao mesmo tempo uma consumidora de carne e uma pessoa que se preocupava com os animais”, explica ao P2. “Não fazia a ligação entre as duas coisas e quando finalmente a fiz fiquei tão chocada que quis contar a toda a gente o que tinha aprendido sobre a produção industrial de carne.” Foi então que se lhe deparou “uma terrível resistência em relação ao que [lhe] parecia ser uma informação verdadeiramente importante”. As pessoas pareciam não querer ver, nem ouvir.
Esta descoberta levou-a a estudar mais profundamente a psicologia da violência e da não-violência. “Queria saber porque é que pessoas boas voltam as costas a problemas sérios, permitindo que eles continuem a existir e a proliferar.”
Por detrás da “máscara” da indústria pecuária, esconde-se A Vaca que Não Ri
Se pensarmos nesta questão em termos mais alargados, podemos questionarmo-nos sobre até que ponto esta vontade de não ver nos pode levar a assumir certos posicionamentos políticos — e Melanie não tem problemas em usar neste livro a palavra “holocausto” para se referir ao que está a acontecer a milhões de animais todos os dias.
“Entrevistei talhantes, cortadores de carne, comedores de carne, pessoas que criavam e matavam os seus próprios animais para alimentação. Todas tinham os mesmos comportamentos contraditórios, preocupavam-se com eles, mas massacravam-nos e comiam-nos.” Percebeu, então, que “algo maior devia estar a acontecer”: “A única explicação para este paradoxo generalizado tinha de ser um sistema de crença espalhado, ou seja, uma ideologia.”
A invisibilidade como trunfo
Mas, questionamos, comer carne não foi algo que fizemos desde sempre? Se é uma ideologia, como é que começou e quem a propagou? “As ideologias não têm de nos ser vendidas. Podem simplesmente desenvolver-se ao longo do tempo, baseadas na forma como nos relacionamos com o poder. Se pensarmos no sistema patriarcal ou no sexismo como uma ideologia, não houve alguém a vender a ideia de superioridade masculina”, argumenta. “É um conjunto de ideias que começou há muito tempo e foi crescendo, porque um grupo de pessoas, neste caso os homens, tinha poder e agarrou-se a esse poder.”
O que aconteceu depois, segundo Melanie, foi que todo o sistema passou a assentar num mecanismo quase invisível, uma “indústria de milhares de milhões de dólares” que tem todo o interesse em manter o mundo a consumir enormes quantidades de carne. E o grande trunfo deste sistema é a sua invisibilidade. A máquina trituradora de animais é mantida longe dos olhares de quem os vai comer.
“A tradição tem que ver sobretudo com a família estar junta, celebrando, ouvindo as histórias uns dos outros. O que comem não é assim tão importante.”Melanie Joy
No entanto, mesmo quando a morte acontece à nossa frente, não nos mostramos tão chocados como seria expectável — basta pensarmos na matança do porco, tradicional em países como Portugal, ou na forma como os animais mortos, inteiros, são apresentados nos talhos.
“Para algumas pessoas, a questão é não ver fisicamente, com os olhos”, argumenta. “Para outras, é não ver com o coração. A visibilidade é física, mas também emocional. E as pessoas têm uma capacidade extraordinária para se tornarem insensíveis. No passado, viam a matança de humanos, o tempo todo, à frente delas. Eram insensíveis a isso. Usamos mecanismos de defesa psicológicos.”
As pessoas que lidam directamente com o negócio da carne, que trabalham nos matadouros, por exemplo, são das que mais usam esses mecanismos de defesa. “Os carniceiros que entrevistei têm como trabalho transformar os animais mortos em pedaços de carne, mas quando recebiam os animais, eles nunca tinham cabeças. Eles estavam completamente habituados àquele trabalho, não os incomodava nada, excepto quando, ocasionalmente, um animal chegava ainda com a cabeça. Isso era muito perturbador, porque viam os olhos dele e estabeleciam uma relação emocional que tornava mais difícil manter a distância.”
RAFAEL MARCHANTE/REUTERS
Quando perguntamos a alguém porque é que, sabendo as condições em que os animais vivem e morrem e conhecendo o impacto que a produção industrial de carne tem no ambiente, continua a comê-la, muitas das respostas assentam em duas ideias principais: porque é “natural” e porque é “cultural”. E estes argumentos parecem ser mais fortes do que os primeiros. Porquê?
“É aquilo que aprendemos. É uma ideia, um mito que herdámos, geração após geração. Lemos sobre isso, vemos na televisão, a nossa família diz-nos isso, a religião diz-nos isso, ouvimos a mensagem, uma e outra vez, repetidamente. Por isso, nem questionamos até que ponto é racional.”
Todavia, há na natureza animais que são herbívoros e outros que são carnívoros, contrapomos. O aparelho digestivo humano tem capacidade para digerir carne e derivados, portanto será “natural” fazê-lo. “Sim, os nossos aparelhos digestivos permitem isso, mas também sabemos que dietas com excesso desses ingredientes podem fazer-nos adoecer.” Dá outros exemplos de adaptação do organismo humano: “Os nossos corpos não foram feitos para viver em climas nórdicos, onde temos de acender aquecedores, ou em climas muito quentes, onde temos de ligar o ar condicionado. Há muitas coisas que fazemos hoje que não fazíamos na natureza, e isso não as torna boas nem más. Não somos os mesmos seres que éramos, quando tínhamos de caçar a nossa comida.”
Melanie defende, por outro lado, que o argumento da tradição — por exemplo, comer peru no Natal ou no Dia de Acção de Graças — é facilmente contornável. “A tradição tem que ver sobretudo com a família estar junta, celebrando, ouvindo as histórias uns dos outros. O que comem não é assim tão importante.”
Foto“Como as galinhas têm sido geneticamente modificadas para porem dez vezes mais ovos do que as suas antepassadas, os seus frágeis ossos partem-se com frequência, visto o cálcio do esqueleto ser desproporcionalmente desviado para a formação das cascas dos ovos" MAX ROSSI/REUTERS
Quanto à identidade nacional e gastronómica, que em muitos países está profundamente ligada à carne, acredita que “a cultura é dinâmica, não é estática”. “Tal como um casamento, a cultura não fica igual o tempo todo, cresce, desenvolve-se. É, no fundo, uma relação entre milhões de pessoas. Se pensarmos nisso à escala mais pequena, como a do casamento, percebemos que a relação muda, as coisas que eram normais no passado deixam de ser normais. Há tantas coisas que deixámos de fazer — nos EUA enforcavam pessoas, na Roma antiga celebravam os assassinatos públicos. Evoluímos.”
Outro argumento que contesta é o utilizado por quem critica a indústria alimentar para apresentar uma versão romantizada da morte de animais selvagens (a caça) ou que vivem em condições aceitáveis (aqueles que a indústria, e não só, apelida de “felizes”). Para Melanie, isso é uma falácia. “De certa forma, é ainda pior matar um animal feliz, que quer continuar a viver e que estabeleceu laços com outros. Não é racional. Mais uma vez, se nesse raciocínio substituirmos a vaca, o porco ou a galinha por outro animal, vemos que não é racional. Não é respeitável matar um ser vivo só porque queremos comer as pernas dele, mesmo não precisando disso para sobreviver.”
Salsichas, “o cigarro do futuro”
A activista vê, contudo, sinais de mudança. E alguns deles vindos até da indústria. O marido de Melanie, que, tal como ela, está ligado à ProVegg International, deu uma conferência para produtores de carne na Europa e detectou alguns desses sinais. “Disseram-lhe que o objectivo deles não é necessariamente vender proteína animal, querem vender produtos de proteína, seja vegan ou animal. Muitas dessas empresas começaram já a vender produtos vegan.” Na Alemanha, onde vive, “o mais antigo produtor de salsichas do país começou a fazer salsichas vegetarianas”, depois de ter concluído que “as salsichas são o cigarro do futuro”.
Há já muitas pessoas a reduzir o consumo de carne, ou a abandoná-lo definitivamente, mesmo que o façam com motivações diferentes, algumas pela preocupação com o bem-estar dos animais, outras pelo ambiente e outras ainda pela saúde. “Mas”, sublinha, “no fundo são tudo questões éticas.” “A forma como tratamos os nossos corpos também é uma questão ética. Não temos de fazer uma escolha entre o nosso corpo e os animais ou entre o nosso corpo e o ambiente.”
FotoMIGUEL MANSO
"O grande trunfo deste sistema é a sua invisibilidade. A máquina trituradora de animais é mantida longe dos olhares de quem os vai comer"Melanie Joy
Sabe que “o mundo não vai tornar-se vegan de um dia para o outro”, até porque estamos a falar de “uma profundíssima transformação social na forma como nos relacionamos com os animais e com a nossa comida”. Mas o movimento está aí, mesmo que “ainda não tenhamos todas as respostas”. Uma das respostas que não temos é para esta pergunta: se não precisarmos de criar certas espécies de animais para a nossa alimentação, será que elas vão continuar a existir? Melanie confessa que não sabe.
Questionamo-la também sobre os desequilíbrios que existem no planeta relativamente a esta questão. Se no mundo ocidental é possível haver um número crescente de pessoas a afastar-se da carne, em países como a Índia e a China, com todo o impacto que têm pela força dos números, o consumo de carne está a aumentar à medida que as condições de vida o permitem. Tal como aconteceu na Europa no passado (e ainda acontece em grande medida hoje), a carne é vista como um sinal de riqueza e de estatuto.
Sim, reconhece, mas “mesmo a China está a tentar reduzir o seu consumo de carne”. O problema, segundo Melanie, é que a grande indústria alimentar “está a exportar os seus problemas para as nações em desenvolvimento, ou seja, o carnismo está a exportar os seus problemas”. O que lhe dá esperança é que tanto na China como na Índia já existem “grupos activistas que estão a tentar despertar as consciências para que os seus países não sofram os mesmos problemas de diabetes, doenças cardíacas e de ambiente que os nossos enfrentam há tanto tempo”.
Estão também a surgir alternativas para substituir o consumo de carne, tal como existe hoje. Uma delas é a carne feita em laboratório, a partir de células retiradas aos animais. Por enquanto, este processo ainda está no início e o primeiro hambúrguer feito a partir de células de bovinos custava uma fortuna. Mas, com o desenvolvimento da técnica, os seus promotores acreditam que um pedaço desta carne, que não implica a morte de um animal, poderá atingir um preço bastante razoável.
Melanie, que se apresenta como uma “grande foodie”, considera-a “interessante como alternativa”, mas por enquanto está mais entusiasmada com os produtos semelhantes à carne mas feitos à base de vegetais. “A comida é a minha paixão e descobri que a dieta vegan me permitiu apreciar o que como a um nível completamente diferente.”
FotoÉ pela psicologia que a activista Melanie Joy tenta provar aquilo que vê como uma profunda contradição: a dualidade com que nos relacionamos com o mundo animal, criando uma enorme empatia com algumas espécies, mas, ao mesmo tempo, massacrando milhares de milhões de outras para as comer RAFAEL MARCHANTE/REUTERS
A ideologia dominante
A mudança pode não ser tão rápida como ela desejaria; para isso talvez seja preciso uma nova geração. “É geralmente assim que a mudança progressiva acontece. Com cada geração as coisas tornam-se mais fáceis e mais normais. Vemos isso com o feminismo, o anti-racismo, os temas LGBT.” No entanto, mesmo pessoas mais velhas mudam de hábitos e de ideias — ela acredita que quando envelhecemos nos tornamos mais aquilo que já éramos e que se sempre fomos abertos à mudança, seremos ainda mais.
O melhor do Público no email
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.Subscrever×
Até lá, porém, continuaremos a ver muitas reacções. “Uma forma de defender o carnismo é criar uma série de mitos sobre os vegans, estereótipos negativos, para desacreditar a mensagem, apresentando-os como militantes que querem limitar a liberdade de escolha de cada um.”
LER MAIS
A alimentação é o que mais pesa na pegada ecológica de Portugal
Apesar disso, as coisas estão a melhorar entre os vegan e não-vegan e uma certa tensão que existia no passado tende a esbater-se — até porque há cada vez mais quem se aproxime desse tipo de alimentação sem ter de abandonar completamente a outra. “Muitas vezes pensamos que ou somos vegan e parte da solução ou não somos vegan e fazemos parte do problema. É importante ver o carnismo e o vegetarianismo num espectro e o lugar que ocupamos nesse espectro é menos importante do que a direcção em que estamos a caminhar. Eu encorajo as pessoas a serem tão vegan quanto possível, de uma forma que encaixe com elas.”
Tudo isto leva-a a ter uma convicção: a alimentação no futuro será diferente do que é hoje. “Para mim isso é muito claro, quando olho a trajectória do veganismo. O carnismo está a seguir outros ismos, como o sexismo. Acredito que um dia o veganismo vai substituir o carnismo como ideologia dominante. E nessa altura nem será uma ideologia, será simplesmente a forma como as pessoas comem.”
tp.ocilbup@cpa
TÓPICOS
SOCIEDADE
ALIMENTAÇÃO
SAÚDE
VEGETARIANISMO
VEGAN
P2
Partilhar notícia
1191PARTILHAS
Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no Google+
Partilhar no LinkedIn
Partilhar no Pinterest
Enviar por email
Guardar
28 COMENTÁRIOS
Sugerir correcção×
28 COMENTÁRIOS
Registe-se ou entre com a sua conta para comentar
Marcelo Gentil 01:55
Bengay, dá para ela o contrato animal de desmond morris
mail 01:47
Depois do Iva nas touradas, vao aumentar o Iva nos bifes e garrafas de vinho, ah pois,
thepaperless 01:31
Há aqueles que não se incomodam minimamente com a forma como os animais são tratados na industria. Esses até compreendo com relativa facilidade, são pessoas com valores diferentes a quem ver ou saber como os animais são tratados não faria diferença. Os que não compreendo são aqueles que se sentem incomodados com a forma como são tratados mas preferem não saber e nåo mudar nada. Esses a cada dentada estão a ir contra os seus próprios principios e isso é falta de caracter e uma grande fraqueza. Não tenho grandes duvidas de que se esta industria fosse obrigada a ser mais transparente com as suas práticas que iria haver mais pessoas a mudar os seus hábitos por se aperceberem dessa hipocrisia. Se eu desprezo a forma como essa comida é produzida vou suportá-la?
Liberal Passa o tempo numa alienação onírica com javalis, tripeiros e incompetentes 00:13
Hoje apetece-me comentar esta provocação de 1ª página, e vou sair fora da minha dieta. Não comemos cães porque somos pessoas civilizadas que têm e conhecem a sua História; que sabem que o cão foi o primeiro animal domesticado pelo Homem, adoptando lobachos, não para os comer, mas para viverem connosco e ajudar os seres humanos através das suas prodigiosas aptidões, uma das quais é o mesmo espírito gregário do ser humano que vive em família. O Homem civilizado sabe pois que matar um cão é matar um pouco de si mesmo, é matar não só o seu melhor amigo, como o seu primeiro amigo. É sabido que em períodos de escassez brutal e de fome os nossos amigos vão mesmo para a panela, e assim dão de novo a vida pelo Homem, tal como sempre deram. Não sendo esse o caso, jamais comerei carne de cão.
A. Luís Fernandes Edmonton AB Canada 02:17
Na sua asserção está implícito que sul-coreanos, chineses, e outros são uns selvagens pois, contrariamente às pessoas “civilizadas” como nós, incluem no seu menu os canídeos! Boa!
Novo Humbo Ryugu 24.11.2018 23:14
Os olhinhos...os olhinhos dizem tudo sobre esta profeta. Dessem-lhe a possibilidade e outros matadouros se abririam.
Luís Miguel terra alheia 24.11.2018 23:32
Eu não quis dizê-lo, mas pensei o mesmo. Irradiam a beatitude dos iluminados.
Novo Humbo Ryugu 00:01
É que quando se sabe, sabe-se caro Luís. Não há dúvidas e os outros, os "diferentes", são para vergar, sem piedade. O evangelho segundo as únicas verdades a nada se submete, nem mesmo a factos que não sejam cegamente etno-cêntricos, como aquela coisinha, ínfimo pormenor, da degustação de canídeos noutros cantos deste nosso redondo mundo...já nos confins daqueles olhinhos pretos, pretos de fria selachimorfia não se vislumbra um fio de empática luz, apagada que foi pela sublimação dos afectos em espelhos antropomórficos... falta de chouriço na brasa, quem sabe...
DCM charneca de caparica 24.11.2018 23:07
Há muitos anos vi um filme de ficção cujo personagem principal era protagonizado por Charlton Heston . Tratava-se de um filme sobre alimentação dos humanos da forma mais científica e auto sustentada possível -reciclagem dos próprios corpos antes da degradação natural - era dois em um: Da marquesa da eutanásia para a mesa da sala de jantar. Só que o nosso herói muito americano descobriu o negócio gerido pelas classes dominantes que davam ao povo a carne da sua carne enquanto eles ainda se banqueteavam com lagostas ao natural e cabrito do Alentejo à padeiro. Infelizmente já hoje temos algo parecido , os mais pobres já mal ganham para comprar frango de aviário criado à pressão. Dá-me a ideia que estas novas tendências são apoiadas pela I.alimentar
DCM charneca de caparica24.11.2018 23:35
A indústria alimentar do futuro que irá canibalizar a que actualmente existe para monopolizar o negócio à escala global .
A. Luís Fernandes Edmonton AB Canada 02:33
Comentário oportuno e perspicaz! O filme chama-se "Soylent Green" e é uma versão suave do 1984 (Big Brother) que as elites actuais estão a cozinhar nas nossas costas! Querem que abandonemos a carne que a natureza pôs também à nossa disposição e limitar-nos às ervinhas! Algumas das quais não são nada más diga-se de passagem! Mas claro, com conta peso e medida! E balanceadas com umas carninhas ou peixinhos!
mail 24.11.2018 23:05
O Hitler era vegetariano e um grande pacifista.
Wanda Wanda 00:50
Nope, o Hitler não era vegetariano :)
Pedro Almeida Pico - Açores 24.11.2018 23:00
Por aqui juntámos amigos, família, crianças e os avós e comemos uma bela Alcatra Açoriana, de 6 meses, com bata branca da Graciosa e aompanhado com um belo vinho do Pico, e uma sobremessa com queijo do Pico. Quanto a esta senhora Melanie...qualquer coisa a minha sugestão é que r consulte rapidadmente um profissional de saude mental... O Mundo está certamente doente..de tanto disparate junto...
Luís Miguel terra alheia 24.11.2018 23:30
Deixe-me adivinhar: Curral Atlantis branco e queijo de São João? Quanto à «bata», suponho que quer dizer «batata». Não sei o que fazem, mas as batatas do Açores, simplesmente cozidas, são uma iguaria. E que tal um licor de Nêveda para rematar?
Luis Nabais 24.11.2018 22:49
Cada vez mais a associação entre perturbações mentais e o veganismo se vai provando, bem como outros problemas de saúde a ele associados, deixa de ser hipótese para ser facto. Talvez não fosse má ideia os jornais publicarem algo de útil em vez de fomentar e publicitar o que prejudica as pessoas.
Wanda Wanda 00:52
publicar algo de útil como "o leite faz bem"? Continuar a promover o consumo de produtos de origem animal, fonte de várias das principais causas de morte em Portugal?
Luís Miguel terra alheia 24.11.2018 22:42
«"Eles pestanejam. Fazem barulhos, mexem a cabeça, arregalam os olhos e olham em volta”, descrevia o funcionário, que continuava a cortá-los.» Confirmo, visto num matadouro. Reparei, inclusivamente, numa peça de carne já cortada que ainda mexia. Mas também reparei que as vacas não compreendem o que se passa: avançam para o abate a empurrar-se umas às outras e ficam a olhar, com ar bovino, para as que as precederam no infeliz desenlace. Já os porcos têm todo o meu apreço: esses percebem bem ao que vão e fazem um chinfrim dos diabos. Quanto ao porquinho da índia a que abaixo se alude, está a meio caminho entre o frango e o coelho no sabor. Não fiquei cliente. Aprecio sim farinheira. Junto-me aos que são contra os proselitismos e informo que tomo banho diariamente (é uma opção política).
DCM charneca de caparica 24.11.2018 22:29
Ainda hoje ao jantar comi um belo besugo grelhado na brasa inteirinho com olhos vivinhos e tudo. Há quem diga que uma das coisas que contribuiu para o desenvolvimento do cérebro dos humanos foi o seu gosto natural pelos tutanos. Se houver nisso alguma verdade explica-se por que na nossa espécie se arranjou maneira de voar-pagando claro- e que exista tanta gente que se comporta como os abutres que além do tutano também papam os ossos.
Anjo Caído do Outro Mundo 24.11.2018 22:10
Naturalmente que não como cães - por uma razão meramente cultural. Mas como com alegria orelha de porco, farinheira, morcela, miúdos de frango, caracóis e por aí fora. Insectos ou animais de companhia não, mas respeito as culturas que o fazem e não fico com vontade de vomitar por isso. E para quem acha que isto de comer carne é ideologia, tenho 4 argumentos: 2 caninos no maxilar de cima e 2 no maxilar de baixo. Eu até gosto imenso de comida vegetariana mas o proselitismo desta gente irrita-me um bocado...
Miguel Duarte 24.11.2018 22:29
Os hipopotamos têm caninos de 30 cm e são herbívoros. Argumento sem senso. O comprimento dos nossos intestinos e acidez do nosso estômago não são os adequados ao consmo de carne. Faça uma pesquisa sobre o assunto. Não existe base moral para o consumo de carne no século XXI. Cultura não dita moralidade.
Luis Nabais 24.11.2018 22:52
Ai sim? E o diastema dos herbívoros enquadra onde? Não vale provocado por alicate de dentista, ok?
DNG "America has no permanent friends or enemies, only interests". Kissinger.24.11.2018 22:58
Bom comentário.
Wanda Wanda 00:54
Proselitismo? Isso não existe num mundo onde animais tão inteligentes como o porco e a vaca são chacinados sem qualquer tipo de razão lógica? Simplesmente não há argumentos válidos contra o veganismo
DCM charneca de caparica 24.11.2018 22:06
uma “grande foodie”, c
Felix Amadora 24.11.2018 22:01
Vale tudo para chamar a atenção e não morrer, não é Público. --- Tomar banho também uma ideologia...
DCM charneca de caparica 24.11.2018 21:37
Vi há dias uma apresentadora de um programa de culinária da tv francesa a ter que comer uma iguaria peruana , porquinho da índia que em frança é muito popular como animal de estimação. Ela incapaz de engolir, tentou simpaticamente contornar a situação oferecendo aos outros convivas um paté de lampreia , mas pela reação dos peruanos pareceu que só sua simpatia natural os impediu de vomitar . Um Presidente americano disse que fazer a guerra é como fazer salsichas , a maneira de as fazer não deve ser mostrada ao público.
AndradeQB Porto 24.11.2018 21:34
Como qualquer vegan saberá comemos cães e muitas outras coisas. Ainda não ouvi noticia de ninguém chamar a atenção a um vegan pelo que ele come. Que direito tem um vegan de comentar o que os outros comem? Folclore por folclore, antes o vira do Minho do que o deste pessoal que está de mal com ele próprio.
MAIS ALIMENTAÇÃO
MAIS ARTIGOS
Holanda: os jantares oficiais do Ministério da Educação vão passar a ser vegetarianos
RUI PEDRO PAIVAGuardar 4341partilhas 4coment�rios
O verdadeiro peso económico da obesidade
Paula FreitasGuardar 183partilhas 0coment�rios
ASAE apreende 1300 brinquedos por falta de segurança
JOANA PASSOS RIBEIROGuardar 2partilhas coment�rios
ÚLTIMAS
MAIS POPULARES
Últimas notícias
P24 O SEU PÚBLICO EM -- -- MINUTOS
Reproduzir
-/-
APOIADO PORMAIS RECOMENDAÇÕES
RECOMENDAMOS
MAIS ARTIGOS
ECONOMIA
Fundação Manuel António da Mota entrega um milhão de euros a instituições sociais
LUÍSA PINTO
POLÍTICA
A vida privada do touro bravo antes dos 20 minutos de fama
LUCIANO ALVAREZ
CONTEÚDO PATROCINADO
Ao som da cidade dos templários
DESPORTO
Bas Dost deu as boas-vindas a Keizer
MARCO VAZA
OPINIÃO
A procuradora que grita nos interrogatórios
João Miguel Tavares
SOCIEDADE
Porque é que não comemos cães?
ALEXANDRA PRADO COELHO
FUGAS
Dez vinhos para o Natal: esqueça as meias, ofereça antes vinho
PEDRO GARCIAS
CULTURA-ÍPSILON
Touradas recuperaram espectadores em 2017, mas perderam mais de 320 mil na última década
SÉRGIO C. ANDRADE
LOCAL
A câmara seguiu Geni e a vida dela deu um filme
MARIANA CORREIA PINTO
PUB
Público
SIGA-NOS
Newsletters
YouTube
RSS
ACTUALIDADE
Política
Sociedade
Local
Economia
Mundo
Cultura
Desporto
Ciência
Tecnologia
Opinião
Multimédia
Podcasts
SECÇÕES
P2
Ípsilon
Culto
Fugas
P3
Cidades
Inimigo Público
LAZER
Cinecartaz
Guia do Lazer
Programação de TV
QUIOSQUE
Aplicações
Loja
Iniciativas
Novos Projectos
SERVIÇOS
Imobiliário
SOBRE
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Autores
Contactos
Provedor do Leitor
Público+
Publicidade
ASSINATURAS
Assinar
Conteúdos exclusivos
Descontos para assinantes
Edição impressa
Cartão Público
EMAIL MARKETING POR
@ 2018 PÚBLICO Comunicação Social SA
Ajuda
Termos e Condições
Política de Privacidade
Principais Fluxos Financeiros
Estrutura Accionista
Ir para o conteúdoIr para navegação principal
×
Pesquise no Público
×
CONTA
Entrar
Assinar
EM DESTAQUE
ANGOLA
BORBA
DESASTRE EM BORBA
TAUROMAQUIA
VINHO
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
ACTUALIDADE
POLÍTICA
SOCIEDADE
LOCAL
ECONOMIA
MUNDO
CULTURA
DESPORTO
CIÊNCIA
TECNOLOGIA
OPINIÃO
MULTIMÉDIA
PODCASTS
CIDADES
BARTOON
INIMIGO PÚBLICO
LAZER
CINECARTAZ
GUIA DO LAZER
PROGRAMAÇÃO DE TV
SIGA-NOS
NEWSLETTERS
YOUTUBE
RSS
ASSINATURAS
ASSINAR
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
EDIÇÃO IMPRESSA
DESCONTOS PARA ASSINANTES
CARTÃO PÚBLICO
SERVIÇOS
EMPREGO
IMOBILIÁRIO
QUIOSQUE
APLICAÇÕES
LOJA
INICIATIVAS
NOVOS PROJECTOS
SOBRE
FICHA TÉCNICA
ESTATUTO EDITORIAL
AUTORES
CONTACTOS
PROVEDOR DO LEITOR
PÚBLICO+
PUBLICIDADE
Público
10 h ·
Para a activista vegan norte-americana Melanie Joy, comer carne é uma ideologia violenta: o "carnismo".
PUBLICO.PT
Porque é que não comemos cães?
122 comentários
47 partilhas
212212
GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
Comentários
Escreve um comentário...
Mais relevantes
Maurício Correia Eu sou carnista vegan, porque como os animais que comem erva. Se o animal como erva é vegan, se eu como o animal vegan também sou vegan. A propriedade transitiva do veganismo. Bem da Broncolândia só poderia vir teorias broncas.
86Gerir
Gosto · Responder · 10 h
Ocultar 19 respostas
Sara Alves Maurício Correia come merda mas é.
7Gerir
Gosto · Responder · 10 h
Xavier Pavon Sara comia te o cu!
12Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Ricardo Simões Sara Alves que hostilidade é essa jovem? O homem só disse que é vegan em 2º grau
11Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Eduardo Jaime Neves Xavier Pavon ah ah ah ah ah demaisGerir
Gosto · Responder · 9 h
Narciso Mateus Quando as pessoas não conseguem fazer ou construir um comentário ou uma ideia,e partem para o insulto e baixeza oral,é bem reveladora,e não só,da sua maturidade pessoal e intelectual!!...
11Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Eduardo Jaime Neves Tipico argumento de uma radical. Ou pensas como eu ou és m......! Enfim, mais tabaco
3Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Luis Ramalho Sara, fdx com uma cara dessas ficavas bem era de costas viradas ...Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Narciso Mateus As pessoas têm os seus direitos,liberdades e garantias,mas esquecem-se do que é o respeito e isso que é respeitar os outros,ou será da educação que lhes providenciada, ou que a perderam,e esquecem-se que esses seus mesmos direitos,liberdades e garantias,acabam quando começa a de outras pessoas,quem NÃO RESPEITA,NÃO PODE NEM MERECE SER RESPEITADO!!...
6Gerir
Gosto · Responder · 9 h
José António Coelho Sara Alves não sejas "porca",
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Luis Ramalho ou se calhar é melhor dizer, não sejas uma alface!! LOL
2Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Maria Vargas Quando acabarem de humanizar as pessoas, em relação aos animais, virem-se para as feras, e obriguem-nas a comer erva. Deixa de haver a lei da selva, onde o mais forte come o mais fraco. Se conseguirem é um grande feito!
4Gerir
Gosto · Responder · 5 h · Editado
Diego Gonzalez Só engraçado é que não és
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Joyce Melo
GIPHYGerir
Gosto · Responder · 8 h
Alberto Gonçalves Narciso Mateus é o poder de comer a carne que da nisto ...Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Carvalho Márcio Sara Alves, isso já come ele...Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Alcides Pinto Carvalho Márcio Porto Alegre ... Volta para lá mas é.Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Pedro Paiva Animal que só come erva? Onde? As rações só tem sereal na composição?
1Gerir
Gosto · Responder · 8 h
João Gouveia
TENORGerir
Gosto · Responder · 6 h
José Vasco Pina Serrano Maria acabarem humanizar??? Não quero obrigado! Estes movimentos radicais que nos últimos anos surgem que nem cogumelos e que querem impor aos outros apenas a sua visão carecem de apoio psiquiátrico ! Sempre me ensinaram que não sou nem herbívoro, nem carnívoro!Gerir
Gosto · Responder · 3 h
Escreve uma resposta...
Vítor Pereira Adoro o pessoal que agarrado ao facto de comerem carne, fazem troça de quem leva uma vida pacífica e saudável sem comer carne, como se estivessem a falar de loucos 🖤
61Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Ocultar 57 respostas
Rui P. C. Monteiro A questão é exactamente ao contrário! Quem opta por não comer carne, acha-se dono da razão! Eu quero lá saber o que os outros comem!
43Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vasco Gomes Quem come carne vive uma vida violenta, é isso?
8Gerir
Gosto · Responder · 9 h
André Pais Vítor Pereira, adoro os vegans que pensam que são mais que os outros porque não comem carne
24Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vítor Pereira Rui P. C. Monteiro podes dar um exemplo prático?Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Carlos Sequeira As plantas têm sentimentos esta provado cientificamente, crescem melhor em ambientes com boa disposição e não crescem am ambientes de má disposição, é melhor é não comer nada.
12Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vítor Pereira Vasco Gomes sim e não. Como em tudo na vida, há todo o tipo de pessoas. Se tu Vasco, sabes a origem da carne que comes e porventura consomes carne proveniente de uma quinta com crescimento sustentável e humanas condições de vida e morte aos animais, en…Ver Mais
7Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vasco Gomes Vítor Pereira sabes qual é o mal de gente como tu? É pensar que foram os humanos que inventaram a violência e o "carnismo"
5Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vítor Pereira Carlos Sequeira não tenho conhecimento suficiente sobre a área, mas acredito que tenhas razão, mas ainda que assim seja, hás de concordar comigo que a forma como uma planta cresce e é posteriormente morta, está a anos luz de distância com a crueldade que os, animais passam. Ou estarei errado?
E acrescento que a nível biológico, chamando a ciência, a grande diferença entre animais e plantas é que os animais têm um Sistema nervoso e as plantas não. Ou estarei errado?
3Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vasco Gomes Vítor Pereira criar com amor a carne que como 😂😂😂😂😂
5Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Rui P. C. Monteiro Vítor Pereira É evidente mas dou na mesma! No seu comentário escreveu e passo a citar: "fazem troça de quem leva uma vida pacífica e saudável sem comer carne, ..." Quer dizer que quem come carne não é pacifico e não leva uma vida saudável? O politicamente correcto está a chegar á carnucha?
2Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Carlos Sequeira Vítor Pereira se arrancada a bruta da terra se decapitada não se se é igual à um anima
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Carlos Sequeira Vítor Pereira as plantas têm sistema nervo tambem
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vítor Pereira Rui P. C. Monteiro não, não quer dizer isso. Quando se diz que o Ronaldo joga bem à bola, não quer dizer que o Messi joga mal. A sua premissa linguística faz uma asserção frásica que não vive dentro da minha frase inicial.Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vítor Pereira Carlos Sequeira não é. Precisamente porque não têm sistema nervoso. Foi você que invocou a ciência para me responder. Proponho que pesquise os conteúdos científicos que falam do sistema nervoso nos aninais e nas plantas.
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vítor Pereira Vasco Gomes Vasco. A minha avó criava porcos, a sim eram criados com dedicação e cresciam no seu próprio tempo, viviam em terreno espaçoso, e sim, chegado o tempo eram mortos, da forma mais rápida e eficiente possível. Pergunto lhe, é o que acontece com a carne que come?
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vítor Pereira Carlos Sequeira as plantas, tanto quanto a ciência conclui, têm sistema neural.
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vítor Pereira Vasco Gomes gente como eu? Defina gente como eu? Tanto quanto, pela informação que deu origem a este debate, sabe que eu sou uma pessoa que não vê com bons olhos o facto de que quem come animais faça troça de quem decide poupar lhes a vida.
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vítor Pereira Vasco Gomes por fim, não penso que foram os humanos que criaram o carnismo e a violência. O que os seres humanos criaram foi um sistema de reclusão, escravatura e tortura a animais que nascem com o único intuito de passarem por um inferno terreno para serem paraíso no paladar de alguém que - e este é o ponto principal - não precisa de comer carne para sobreviver.
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Diego Gonzalez Carlos Sequeira ai está? Aponta um estudo que diga isso
2Gerir
Gosto · Responder · 9 h
José Carlos Pinto Adoro o pessoal que agarrado ao facto de serem vegans, fazem troça de quem leva uma vida pacífica e saudável sem ser vegan, como se estivessem a falar de loucos 🖤
7Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vítor Pereira José Carlos Pinto supondo que conhece a origem e desenvolvimento do que o senhor come, concordo a 100% consigo.
Ressalvo no entanto que o meu comentário inicial foi em relação aos comentários constantes nesta notícia, e, até à hora em que coloquei o m…Ver Mais
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vítor Pereira https://youtu.be/BrlBSuuy50YGerir
YOUTUBE.COM
Earthlings [Documentary]
1
Gosto · Responder · 8 h
Hugo Almeida Rui P. C. Monteiro wrong, eu desde que mudei o meu hábito alimentar não há dia que passe que não leve com uma piada ou um "tu és maluco?". Já quando comia carne conto pelos dedos as vezes que me tentaram converter ou criticar.
5Gerir
Gosto · Responder · 8 h · Editado
Vítor Pereira Hugo Almeida certíssimo!
1Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Rita Gomes Vítor Pereira não, não estás errado!
1Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Rita Gomes Carlos Sequeira onde é que tirou o curso? É que eu tirei! Estudei e sei do que estou a falar...as plantas não tem sistema nervoso central, tem uma rede neural!!! Bem diferente! Estude!
2Gerir
Gosto · Responder · 8 h · Editado
Vítor Pereira Rita Gomes precisamente. Eu não sabia, mas graças ao Carlos que usou da ciência para defender o seu argumento, fui pesquisar e encontrei logo isso. É incrível como vivemos num mundo em que é tão fácil aceder ao conhecimento, e não o aproveitamos.
2Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Rita Gomes Vítor Pereira e eu estudei isto na faculdade! Mas esta gente sabe mais...inacreditável...
1Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Cleiton Silva Lmao.Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Alcides Pinto Cuidado que a Rita Gomes estudou as plantas na universidade. E tirou um curso. Vamos todos acreditar no que ela escreve. OK malta? E nada de brincadeiras com ela.
2Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Vítor Pereira Alcides Pinto não precisas de acreditar nela. Eu não acreditei. Usa das ferramentas que tens para aceder ao conhecimento empírico e tira as tuas conclusões e, caso ela esteja errada, vem cá confronta la com os factos 🖤
2Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Alcides Pinto Nepias, não vou pesquisar nada. Basta que alguém diga "eu estudei isto na universidade' ou "acredita que eu tenho um curso.". É suficiente... Só que não.
1Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Vítor Pereira Alcides Pinto não é suficiente, não é de todo suficiente! Mas para a pessoa em questão, além de dizer que estudou, fez uma afirmação "as plantas não têm sistema nervoso central, têm sistema neural", para te dares a liberdade de criticar a pessoa em questão (e que bom que é sermos livres de debater) tens no mínimo que ter argumentos para a contestar. Caso contrário corres o risco de ser uma pessoa sem opinião a opinar, e por certo não será esse o caso 🖤
1Gerir
Gosto · Responder · 7 h · Editado
Diego Gonzalez Alcides Pinto és mesmo burrinhoGerir
Gosto · Responder · 7 h
Narciso Mateus Desculpem lá,mas rede Neural é totalmente diferente de SNC-Sistema Nervoso Central,as plantas NAO TÊM Sistema Nervoso Central,e isso não é necessário ter um curso,isso já eu aprendi e me ensinaram no antigo 2° ano do ciclo preparatório há uns 36 anos!!E isso já está mais que provado cientificamente,e entre um leigo e um cientista,eu escolho o cientista,nunca poria a minha saúde em risco ao ir a um padeiro que pensa que é médico!! A Terra também é redonda,mas só os idiotas é que acreditam nisso!!...
3Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Vítor Pereira Narciso Mateus que bom ver um comentário fundamentado. Mas temos que ir com calma que o pessoal aqui ainda não aceitou como facto que as plantas não têm sistema nervoso, vamos dar lhes tempo. Porventura, nessa aula que refere, muitos estariam ocupados a discutir futebol 🖤
1Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Carlos Sequeira Vítor Pereira tem sim pesquise vai ver que encontraGerir
Gosto · Responder · 7 h
Carlos Sequeira Rede neurunal e uma novidade surgida a partir da criação de um "cérebro" virtualGerir
Gosto · Responder · 7 h
Alcides Pinto Eu nem quero saber disso, tanto posso comer uma alface, como um bife como o cu da mãe da Rita.
1Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Vitor F Veiga Vítor Pereira exatamente...e ninguém se pode intitular ambientalista se comer carne. Não é compatível!
1Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Vítor Pereira Alcides Pinto o que acabaste de fazer é uma forma barata do redutio ad absurdum. E é um elemento linguístico fundamentado pela falta de argumentos lógicos e então parte se para a ofensa pessoal, abandonando de todo o debate em causa. Acredita em mim, eu licenciei me nisso 😎
A seguir vais me ofender a mim.
Grande abraço
2Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Alcides Pinto Vitor F Veiga sim , claro, um ambientalista também não pode viver numa casa dentro de uma cidade, nem ter carro. É incompatível...Gerir
Gosto · Responder · 7 h · Editado
José Carlos Pinto Não consigo ser tolerante com os intolerantes...Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Vítor Pereira José Carlos Pinto de acordo. Não tem é informação suficiente para me chamar intolerante. Tudo o que sabe de mim é o que consta neste debate que estou a tentar fazer de forma tolerante e fundamentada.
1Gerir
Gosto · Responder · 7 h
João Neves Vitor Pereira, ha certamente pessoas com as quais deve ter estas conversas e apresentar argumentos logicos e coerentes.
Estas pessoas nao sao as certas
5Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Alcides Pinto Vítor Pereira abraço!
1Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Vítor Pereira João Neves creio que tem razão. Mas pode dizer se que estou a treinar oratória 😬😎
1Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Alcides Pinto João Neves ontem estive com o Jaime Ribeiro.Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Alcides Pinto Ele também acha que as tuas entradas aumentaram desde que és Vegan. Hoje és quase careca mano.Gerir
Gosto · Responder · 7 h
João Neves Alcides Pinto, eu naoGerir
Gosto · Responder · 7 h
João Neves Eu nao sou Vegan Alcides, e agora nao posso responder mais, vou pro meu quarto chorar porque um desconhecido me chamou careca :(
1Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Narciso Mateus Sr.Carlos Sequeira,prove-me que as plantas têm SNS e que sentem dor!De-me um artigo científico,publicado por um cientista que tenha comprovado esse facto!!Por outro lado,prove-me que a Terra é plana,é que esses que o dizem têm um bom saco de mentiras e…Ver MaisGerir
Gosto · Responder · 6 h
Emanuel Pereira Anda tudo tolo não comparem um animal a uma cenoura! 🤦😡
1Gerir
Gosto · Responder · 6 h
Rita Gomes Alcides Pinto ahahahahaha achas que me incomoda as tuas ofensas menino?
1Gerir
Gosto · Responder · 6 h · Editado
Emanuel Pereira Hugo Almeida concordo contigo!Gerir
Gosto · Responder · 6 h
Emanuel Pereira Vítor Pereira os comentários do Alcides Pinto mostram claramente o que ele é, nem sei porque perdes tempo com esse tipo de gente...Gerir
Gosto · Responder · 6 h
Alcides Pinto Emanuel Pereira um homem com uns lábios e uns queixo assim está a um passo de ser uma mulher.Gerir
Gosto · Responder · 6 h
Escreve uma resposta...
Paulo Gerardo Sempre fiz essa pergunta quando vejo pessoas a rasgar as veste e a desejar morte aos chineses que comem cães, isto enquanto degustam um bife de vaca ou umas costeletas de porco. Enquanto comer carne, nunca vou abrir a boca para criticar quem come carne de qualquer outro animal.
41Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Ocultar 11 respostas
Alex Rodrigues Paulo Gerardo o cão é um animal doméstico, um companheiro, não é “farmed” não criamos cães para consumo.
6Gerir
Gosto · Responder · 9 h
O Eleitor Flutuante É uma questão cultural a que a História responde com facilidade. Independentemente daquilo que a Ciência nos diz sobre a nossa relação com os animais.
4Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Diego Gonzalez Alex Rodrigues eles criam.
4Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Paulo Gerardo Alex Rodrigues não criamos nós, assim como os Hindús não criam vacas. Os cães que eles comem são de uma raça especifica e criados com esse intuito. Assim como se criam porcos de estimação e porcos para comer.
7Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Alex Rodrigues Diego Gonzalez criam o quê, maior parte das vezes são roubados ou são cães de rua.
1Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Maria Conceição Martins Alex Rodrigues mas isso tem a ver com simpatia pessoal, neste caso, que já é cultural. Eu por exemplo, raramente como pato, precisamente porque me dá pena, porque acho um animal muito querido, simpático, sei lá... Já ouvi pessoas dizer o mesmo de coelho... Cão, na nossa cultura não é usado para alimentação, mas noutras culturas é...Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Alex Rodrigues Paulo Gerardo 😂 específica!! São são.Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Bé Oliveira Alex Rodrigues ora nem mais...não criam cães p comer. Vivo em Timor e para estes lados em festas importantes servem cão.
1Gerir
Gosto · Responder · 3 h
Bé Oliveira Na Ásia, costuma se dizer, tudo o q mexe comemGerir
Gosto · Responder · 3 h
Bé Oliveira Diego Gonzalez não criam nãoGerir
Gosto · Responder · 3 h
Dulce Veludo Peinado Existem povos cristãos na asia que criam cães para serem comidos no natal. Tal como fazemos com o peru. Não vejo nenhuma diferença. E.. não são os chineses. Coreia, filipinas ou indonésia comem desta carne (e peru tambem.. lol).Gerir
Gosto · Responder · 2 h
Escreve uma resposta...
Aquino Selva Nossa...acabei de assar um pedaço de carne para o Almoço...me sinto com remorso... pronto. Já passou!
28Gerir
Gosto · Responder · 10 h
Luis Ramalho isso é o chamado "açaí" um bocado de entrecosto por exemplo... 😂
3Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Luis Ramalho vegan porque açaí é fruta ;)
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Carvalho Márcio Azeiteiro tentando meter piada...Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Aquino Selva Luis Ramalho ahhhh, entendi, kkkkk! Boa!Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Escreve uma resposta...
J Vieira Ribeiro O ser humano possui os dentes CANINOS para rasgar os alimentos de carne (próprios de seres carnívoros) temos os INCISIVOS para cortar os vegetais. Conclusão na sua essência o ser Humano é Vegetariano e Carnívoro e não o é por Decreto.
26Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Luis Pereira J Vieira Ribeiro esta gente ainda não percebeu isso! Paciência...
4Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Patricia Sousa Franco J Vieira Ribeiro não sei onde essa informação existe sem ser aqui, a não ser que tenha dentes iguais a um leão ou outros verdadeiros carnívoros, se não por comparação pode ver que temos a dentição de um animal vegetariano ( se tiver dúvidas são animais como a vaca ou um elefante), há muito tempo que o ser humano parou de ter os tais caninos.
3Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Alcides Pinto Patricia Sousa Franco ai sim? E agora!
3Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Diogo Ferreira Patricia Sousa Franco acho que andas confusa https://goo.gl/images/NpiYQSGerir
GOOGLE.PT
Image: Conheça os 4 tipos de dentes humanos - Fortíssima
Gosto · Responder · 6 h
João Neves https://i.redd.it/u1uv2b0xv56z.jpgGerir
I.REDD.IT
Gosto · Responder · 6 h
Alcides Pinto João Neves, boas entradas!Gerir
Gosto · Responder · 6 h
Alcides Pinto Percebeu a piada? Entradas, da cabeça, careca só em cima. Ha ha ha. Grande abraço.Gerir
Gosto · Responder · 5 h · Editado
Bruno Bento Patricia Sousa Franco desculpe informar mas eu ainda tenho livros da escolhi há a explicar isso também. Já vai 20 anos mas está lá.
É só para explicar que não... Não é só aqui que está essa informação. Pode proceguir com o debate com os seus colegas.Gerir
Gosto · Responder · 3 h · Editado
Escreve uma resposta...
Sofia Montenegro Verdade a crueldade é a mesma. Eu não como carne há 9 anos ( farei 10 em 2019) e sinto me lindamente. Façam o mesmo. Boa noite.
22Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Ocultar 17 respostas
Vasco Gomes Queres uma estátua ou uma medalha de mérito chega?
18Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Sofia Montenegro deixo a p o seu ego.
8Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Carlos Sequeira Mas foi uma decisão sua já depois do seu crescimento?.
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Diozinda Lourenco É livre de fazer o que quiser, mas não imponha aos outros o que devem fazer!
19Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Antonio Mendes Sofia Montenegro e fará 11 em 2020
16Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vasco Gomes Antonio Mendes ela come salpicão de vez em quando
10Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Luis Ramalho é a unica altura em que um pedaço de carne a faz feliz ... :D
7Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Bruno Raposo Não faço, não mandas em mim
2Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Tiago Santos Bom para si minha cara, quanto a mim já como carne há mais de 9 anos e sinto-me lindamente, e não mando ninguém fazer o mesmo 😉.
8Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Alcides Pinto É verdade Tiago, eu também como carne há 30 anos (farei 31 em 2019 e 32 em 2020) e nunca mandei ninguém fazer o mesmo também.
8Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Ana Henrique Podem comer a carne que quiserem na sua maioria carregadinha de agrotóxicos, toxinas e transgênicos mas isso só dura até terem uma doença metabólica ou cancro. Ai começam a pensar.... mesmo que não se importem com o bem estar animal nem com o que o consumo excessivo de carne contribui para acelerar as alterações climaticas. Serão sempre livres de escolher mas que a carne devia ter um preço muito mais elevado devia. Mesmo porque se tornou uma grave externalidade negativa para todos nós.
3Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Sílvia Silva Ana Henrique comer carne e comer carne em excesso são coisas diferentes... eu também acho que se come carne em excesso, o que não quer dizer que não se possa comer carne.
4Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Ana Henrique Sílvia Silva mesmo assim continuo a achar que temos todos que mudar de vida em relação ao consumo excessivo de proteina animal. E não me refiro somente à carne de bovino, suíno e avicola. Os laticinios e o peixe são outra tragédia no que diz respeito a sustentabilidade e externalidades negativas. Ou mudamos ou somos mudados e não temos muito tempo. Vai ser dificil para caraças.Gerir
Gosto · Responder · 6 h
Alcides Pinto Ana Henrique , a típica vegan , tida ecológica, a favor de homeopatia em vez da medicina (ciência). Contra as vacinas em crianças... Mas com os cães todos vacinados... Certo? É que nem li o que escreveu .
1Gerir
Gosto · Responder · 5 h
Ana Henrique Alcides Pinto não assuma nada disso porque não me conhece, nem sabe nada de mim. Estereótipos não.
O meu raciocínio é lógico e sensato. Para que saiba já tive cancro e acredito na medicida dita científica como lhe chama senão nem aqui estava a responder-lhe. So que a acredito muito mais na prevenção do que na reacção. Para começar o nosso estilo de vida não nos devia trazer tantas doenças e custos com a saúde. Para que saiba minha família cria animais em grande escala e eu raramente os consumo. Mais vivo no campo e quero dedicar a minha existência a acordar para a realidade pessoas inconscientes e desconectadas da realidade. Wake up
1Gerir
Gosto · Responder · 5 h
Valter Patinha Ana Henrique , e os legumes e frutas carregados de pesticidas, herbebicdas, e produtos para preservação?
2Gerir
Gosto · Responder · 4 h
Filipe Marques Em conclusão. Hoje num jantar de grupo comi umas tirinhas de picanha, uns nacos de entremeada de vitela, e uns bocadinhos de lombo numa caçarola, com saladinha diversificada, umas batatinhas fritas, e uma arrozinho.
Tudo top.
Por vezes também gosto de comida vegetariana, mas gosto nhe não é para mim essa alimentação.
Não me faz diferença de quem seja vegetariana, nem de quem não é e como ex: cão.
A questão é cultural.
Cão não comia, e coelho não como (acho demasiado "fofinho" para matar lol), mas não sou contra de quem o faz.
Aproveitem e desfrutem é do que comem e sejam felizes.
Ps: discursos de ódio não fica bem a ninguém.
2Gerir
Gosto · Responder · 4 h
Escreve uma resposta...
Bruno Gonçalves Há uns bons anos havia na Serra da Estrela umbrestaurante muito famoso pelo cabrito. Depois a ASAE fechou... por descobrir que o cabrito ladrava.
Julgo que por cá já muitos comemos cão e gostámos
17Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Carlos Sequeira Bruno Gonçalves já foi a uns anos valentes.
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Carlos Alves Bruno Gonçalves.!!!!!....
E gato por lebre.???!!!!.....
E arroz de Garça a saber a Pato, como um restaurante a montante do Tejo, serviu durante anos.??!!!..…Ver Mais
1Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Alcides Pinto Bruno Gonçalves é verdade! Eu em Portugal já fui a um petisco numa herdade, em que final da noite foi amanhado um cão para entrar no espeto. 90% de 30 pessoas comeu e repetiu.
1Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Alcides Pinto PS.: calma que o cão morreu devido a um acidente numa montaria,foi colhido por um javali.Gerir
Gosto · Responder · 7 h
António Barros Cunha Alcides Pinto e servido pelo cozinheiroGerir
Gosto · Responder · 5 h
Bruno Gonçalves Alcides Pinto assim sabendo ao que ia não era capaz, mas não censuro, afinal é carne como outra qualquer.Gerir
Gosto · Responder · 5 h
Escreve uma resposta...
Simão Moreira A hipocrisia instalada nas redes sociais chega a ser doentia ...
Esta senhora disse umas verdades, verdades essas que podem aleijar muita gente ..
Ah muita gente limitada, que vai interpretar mal o que esta senhora disse ..
Mesmo estando em polos opostos , concordo em muita coisa do que ela diz ...
14Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Alcides Pinto Simão Moreira qual senhora!?
1Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Escreve uma resposta...
Ana Mendes Há gente que come carne e há gente que come só vegetais. Haja liberdade de escolha .
13Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Gabriel Sartori Verdade, principalmente o facto que nós industrializamos os animais, horrível. Eu gosto de carne, mas espero um dia deixar essa prática selvagem.
11Gerir
Gosto · Responder · 10 h
António Gomes Pereira Eu gostava de ver um planeta onde os humanos não comessem carne...
uma coisa vos digo, rapidamente começávamos nós a ser comidos...
Respeito vegans agora querem obrigar toda a gente a ser vegan é uma loucura e a cima de tudo uma demagogia!!!
12Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Ocultar 23 respostas
Diego Gonzalez Explica essa belissima teoriaGerir
Gosto · Responder · 9 h
António Gomes Pereira Diego Gonzalez se não a entendes á priori então nem vale a pena tentar explicar...
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
João Neves pahahahahahaGerir
Gosto · Responder · 8 h
Diego Gonzalez António Gomes Pereira ou nao fazes ideia de como explicar o que vomistaste e agora queres ter uma saida airosa?Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Adolfo Dias Seria um planeta onde os teus netos ainda conseguiriam sobreviver.
2Gerir
Gosto · Responder · 8 h
António Gomes Pereira Adolfo Dias porque estando como estamos daqui a 2 gerações já não haverá mundo? É isso ?Gerir
Gosto · Responder · 8 h
António Gomes Pereira Diego Gonzalez não vomitei nada, tu é que não tens noção nenhuma do que dizes e pensas...Gerir
Gosto · Responder · 8 h
João Carlos Alexandre nós a ser comidos? de onde é que essa apareceu? do céu?Gerir
Gosto · Responder · 8 h
António Gomes Pereira João Carlos Alexandre apareceu de uma resposta a quem dizia que nós não devíamos comer nenhum animal ...Gerir
Gosto · Responder · 8 h
João Carlos Alexandre António Gomes Pereira e o que é que uma coisa tem a ver com a outra? como é que prevês um desfecho desses?Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Diego Gonzalez António Gomes Pereira claro, mas explica lá a tua fantastica teoria, para me rir um bocado da tua falta de inteligenciaGerir
Gosto · Responder · 7 h
Manuji Kareemi Comidos por quem?Gerir
Gosto · Responder · 7 h
João Neves PELOS COMUNISTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Gerir
Gosto · Responder · 7 h
António Gomes Pereira Mas será assim tão difícil perceber que o comidos é um eufemismo? Se deixarem todos os cavalos/vacas/ovelhas/cabras/galinhas/lobos/javalis/cães/gatos etc etc etc procriarem sem qualquer tipo de controle humano (só assim seriam completamente livres)
O mundo vai deixar de ser habitável pelo humano...
acho q é simples e relativamente aceitável entender isto...
1Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Manuji Kareemi Ou pelos cães dos comunistasGerir
Gosto · Responder · 7 h
João Neves Antonio, por amor de deus, nao fale ao calhas de coisas que nao sabe!!! Os animais que referiu (a maior parte, os que sao domesticados pelos humanos) nao existem no meio selvagem.
Acho que é seguro dizer que nunca vai existir uma infestaçao de vacasGerir
Gosto · Responder · 7 h
Manuji Kareemi João, sim, mas como não comíamos carne, os dinossauros podiam sentir se seguros e voltar e comer nos a todos. Eu vejo uma certa lógica no pensamento do AntónioGerir
Gosto · Responder · 7 h
António Gomes Pereira Então se não as comermos (as vacas) o que acontecerá?
Quem diz vacas diz tudo o resto...
1Gerir
Gosto · Responder · 7 h
António Gomes Pereira Não sejam utópicos!!Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Pedro Costa II Milhoes de pessoas no mundo inteiro não comem animais e estão vivas e de boa saude. Não dá para entender a dificuldade...Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Pedro Costa II Se se deixassem de comer vacas não era de um dia para o outro, ia ser algo gradual, aos poucos a produção ia diminuindo, os animais que restassem podiam ser colocados onde pertencem na natureza, em santuarios. Claro que falta dezenas, ou ate centenas de anos para isto acontecer, porque a especie humana apesar de se achar muito evoluida não o é, e vai continuar a explorar animais durante dezenas de anos. No entanto já ha alternativas, alem da alimentação vegetariana com proteinas vegetais, existe tambem a carne limpa criada em laboratorio que já está a ser produzida e em breve será comercializada.
2Gerir
Gosto · Responder · 6 h
João Neves Antonio, sao os humanos que fazem criaçoes de vacas!!! elas existem à escala que os humanos querem e pretendem... Sem humanos no processo elas nao vao copular e dominar a terra. As girafas fazem isso? os leoes? as baleias? os macacos? os tigres? posso parar?Gerir
Gosto · Responder · 6 h
Alcides Pinto Pedro Costa II sim completamente a favor de fazer um santuário para vacas aqui em Portugal. Como na índia. Sim... Claro.... Fdx é só fritos da pipoca...
1Gerir
Gosto · Responder · 5 h
Escreve uma resposta...
JP Pires Fazer o que? Se hoje tudo parasse de comer carne, amanhã não havia vegetais para todos. Talvez morresse muito animal humano e muito não humano. A meu ver, tem é de haver equilibro e o homem como racional é quem tem essa missão. Mas não o tem conseguido.
8Gerir
Gosto · Responder · 8 h
João Carlos Alexandre 80% dos campos agrícolas do mundo são para alimentar gado.
4Gerir
Gosto · Responder · 8 h
JP Pires João Carlos Alexandre exacto, mas se deixas de comer carne esse mesmo gado continua a consumir essa mesma erva, ou não?
2Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Katya Marques Se deixas de consumir carne, a exploração de gado diminui.... 🙄 Básico
1Gerir
Gosto · Responder · 7 h · Editado
JP Pires Katya Marques talvez. E se aumentar? Os animais deixam de ter predador.Gerir
Gosto · Responder · 7 h
JP Pires Tem de haver equilíbrio na cadeia.Gerir
Gosto · Responder · 6 h
Diogo Ferreira João Carlos Alexandre 80% da SOJA produzida é usada para consumo animal. Esta distorção dos factos... 🙄Gerir
Gosto · Responder · 6 h
João Carlos Alexandre Diogo Ferreira é soja, milho, cevada (acho eu) entre outros alimentos. e mesmo que fosse só soja não deixa de ser um alimento produzido em "campos agrícolas" ou deixa?
1Gerir
Gosto · Responder · 4 h
João Carlos Alexandre JP Pires existem mais cabeças de gado que pessoas no mundo, os números são astronómicos. estes animais só existem porque o homem assim o quer. são pragas propositadas. se a industria da carne nunca tivesse existido, estes animais todos também não.
2Gerir
Gosto · Responder · 4 h
JP Pires João Carlos Alexandre E como quer alimentar tantos humanos? Se deixar de produzir este tipo de alimentação, muitos morrerão.Gerir
Gosto · Responder · 48 min
Escreve uma resposta...
António Garcia O carnismo é pré-histórico começamos por ser caçadores depois caçadores coletores... Bla Bla Bla alguns dinossauros eram vegan Bla Bla bla😉
7Gerir
Gosto · Responder · 10 h
Diego Gonzalez Era-mos roedores. Herbivoros. O omnivorismo veio mais tarde. E durante a maior parte do tempo, nao conemos carne. Comer carne todos os dias, ate todas as semanas é uma invenção bem recente. Independente de com justiça ou nao se comer carne, o que dizes é merda.Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Escreve uma resposta...
Bruno Raposo Ninguém quer saber da opinião dessa senhora que até este preciso momento ninguém conhecia.
9Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Jorge Rosado Se não gostam de carne não fod... trinquem só os pintelhos...é vegan 😁😁😁 qualquer dia até por comer bife passo a ser um assassino 🤔🙄😏
5Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Carlos Sequeira Lol não comemos cães cá, na China comer-se, cá não se comem porquinhos da Índia, no Chile sim, vejo o porquê do cão. Se é para comprar um animal de estimação que ninguém come em Portugal, podemos dar o exemplo do coelho, come-se é tem-se como animal de estimação, é quem os tem come coelho sem problemas. Agora também pode ser o problem de gato por lebre também muita gente já comeu.
5Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Rui Estrela Amundsen comeu carne de cão e venceu o polo sul, a Scott a ideia repugnava-o e morreu nessa "corrida"
"Para além de ser consumida como uma iguaria gastronómica, a carne de cão tem servido como um substituto de outras carnes em alturas de penúria alimentar[8][9]. Durante períodos de guerra e fome o que não falta são relatos de civis e militares esfomeados que devoraram cães vadios à falta de outros alimentos mais “normais”. O aumento do consumo de carne de cão na Alemanha na década de 1920 devido à crise económica que se vivia na época é apenas um caso entre muitos outros."
4Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Vasco Gomes Porque não comemos cão?
Simples
O cão é um carnívoro, só devemos comer herbívoros.
Os canibais podem comer esses vegetarianos e vegans.
3Gerir
Gosto · Responder · 9 h
António Branquinho Se eu tiver fome (e todos os outros hipócritas que agora falam de barriga cheia)... Hão-de ver se como ou não como... Lol
13Gerir
Gosto · Responder · 10 h
Cristina Cunha E Silva Como qualquer bicho irracional portanto...Gerir
Gosto · Responder · 10 h
João Paulo Roque Em casos extremos até pessoas comemos.
7Gerir
Gosto · Responder · 10 h
António Branquinho Cristina Cunha E Silva irracional, tal e qual as pessoas que comeram outros seres humanos no desastre de avião para sobreviverem. Sim, irracional. Eu não tenho complexos em admitir que sobreviveria num contexto de guerra ou catástrofe porque não teria problemas em comer o que fosse necessário. E não se preocupe, se eu viesse a precisar de matar humanos para me alimentar e à minha família... Primeiro ia aos falsos moralistas!
Sabe o que é irónico? É que eu sou o primeiro a denunciar mais tratos a animais... Mas não sou hipócrita ao ponto de dizer que não comia um cão se a minha sobrevivência estivesse em risco. Bolas, eu como porco, e é um animal MUITO mais inteligente do que um cão só porque sabe bem!
8Gerir
Gosto · Responder · 9 h · Editado
Vítor Pereira Caríssimo, aqui fala se do paradigma vontade/necessidade. Óbvio que numa situação extrema qualquer ser humano entraria em modo de sobrevivência e faria o que fosse preciso e não há nada de hipócrita nisso.
2Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Escreve uma resposta...
Rui Saraiva Hummm... Nos EUA vivem uns 280 milhões de pessoas... Na China uns 1200 milhões... E não comemos cães, diz a senhora... Tipicamente americano... nós somos o mundo...
5Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Carlos Sequeira Carnismo existe ou é uma palavra inventada, eu sou omnivero como tudo o que apatece. .
3Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Lara Ribas E porque não comemos pessoas ? 🤔 Adoro o facto de hoje para se gostar de animais é preciso ser se vegetariano... não, hoje em dia nem isso chega, um dia ainda vai ser se preciso virar negro para ir contra o racismo... o que deveriam lutar era pelo bem estar do animal durante muitos procedimentos da carne e não para tornar o mundo vegan...
2Gerir
Gosto · Responder · 8 h · Editado
João Neves a metafora é genial!!!!Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Pedro Costa II Sim devias ser, deixemos-nos de tretas e de hipocrisias! Se gostas de animais porque raio os vais matar e comer o corpo deles quando isso é completamente desnecessário? Eu digo porque, porque tu achas que gostas de animais, mas não gostas, gostas de cães e de gatos. Mas gostar de animais, de todos, é gostar de todas as restantes especies.Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Lara Ribas Pedro Costa II sabias que se o mundo todo fosse vegan florestas iriam ser destruídas e outros animais morreriam ? Sabias que uma pessoa que não tenha uma vida minimamente estável e queira ter uma dieta vegan acabará no hospital ? E tudo para quê ? Para provar que gosta de animais ?
A carne faz parte da vida de muitas pessoas, do mesmo jeito que um leão come carne.
Eu não sou contra quem come carne, sou contra a maneira como animal é tratado para se conseguir essa carne e era por isso que também deviam de lutar. Ao invés disso ultimamente têm se achado os donos do mundos e que só vocês querem saber dos animais, as coisas não são assim. Podiam incentivar as pessoas por exemplo, a abrandar e a experimentar novas dietas ao invés de comer todos os dias carne e peixe, com certeza que uma pessoa se sentiria mais bem vinda do que “não tens amor pelos animais”Gerir
Gosto · Responder · 6 h · Editado
Alcides Pinto Este Pedro Costa II , é contra as vacinas em crianças também. Mas os cães e os gatos que tem em apartamento estão todos vacinados. Estes freaks é só ácidos e depois fritam.
1Gerir
Gosto · Responder · 5 h
Cat Castro Branca A dieta vegan não é saudável para toda a genteGerir
Gosto · Responder · 3 h · Editado
João Neves Lara Ribas, com todo o respeito, mas que cambada tao grande de disparates
Por favor faça alguma pesquisa antes de debitar factos ao calhas. A Lara sabe o que os animais que come tambem precisam de comer? e sabe que o racio é de aproximadamente 8 para 1? ou seja para produzir um quilo de carne de vaca, sao precisos 8 quilos de raçao, ou seja, a vaca é so um intermediario que nos faz gastar 8 vezes mais recursos, e 8 vezes mais plantaçoes, e 8 vezes mais florestas...
e sabe que uma dieta vegan equilibrada (nao é oreos e batatas fritas) é considerada o melhor para prevenir doenças? e sabe que a carne é um dos maiores provocadores de diabetes, ataques cardiacos, cancros e muitas outras coisas?
Percebo que nao goste de ser contrariada e provavelmente vai so insultar-me e ignorar tudo o que eu disse. Mas faça uma pesquisa, elucide-se e informe-seGerir
Gosto · Responder · 3 h · Editado
João Neves ah e uma metafora equivalente a achar que pode comer animais e considerar-se amante dos mesmos seria achar que pode andar a espancar negros e nao se considerar racistaGerir
Gosto · Responder · 2 h · Editado
João Neves Por ultimo e para nao discordar de tudo o que disse, concordo consigo quando diz que a postura da maioria dos vegans nao é nem de perto nem de todo a ideal!! mas a Lara provavelmente tambem nao conseguira manter a cabeça fria se fosse um tema que mexesse imenso consigo e lhe provocasse uma revolta giganteGerir
Gosto · Responder · 3 h
Escreve uma resposta...
Diogo Rafael Barcelos Os meus antepassados não criaram lanças nem flechas para caçar legumes.
5Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Pedro Costa II Devias ler o artigo, fazia-te bem.Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Escreve uma resposta...
José Reis É, um mito. Em Portugal comiasse, carne de cão, mais propriamente, Raposa. Apanhadas em ratoeiras e mortas a tiros, havia, quem fizesse estofado.
2Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Maria João Gonçalves Então não há quem os coma! Está mal informada! Infelizmente não são assim tão poucos os povos que ainda têm este hábito.
3Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Bruno Bento Imaginem se todos passassem para vegan. Não imaginam a desflorestação que ia acontecer. O ser humano rapidamente transformava isso em negócio.Gerir
Gosto · Responder · 3 h
Paulo Henriques os vegan esquecem é a devastação florestal necessária para poder alimentar todos(criação de campos agricolas), com isso a consequente extinção de várias espécies, pensem nisso.Gerir
Gosto · Responder · 7 h
João Neves o que é que o Paulo acha que a carninha come? oxigenio?
2Gerir
Gosto · Responder · 6 h
Bruno Gonçalves Esse argumento é apenas semi verdade. Basicamente a ideia seria transferir a ração animal para consumo humano. Logo, em principio não aumentaria a produção. MAS, acabando com as pecuárias, o que é que esta malta faria com os animais que já não iam ser comidos? Desapareciam por milagre? Claro que não, nem os amantes dos animais deixariam. LOGO, era necessário alimentá-los, ou seja, ao fim de uma década de desflorestação e extinções daqueles animais que ninguém quer saber, até os veganos começavam a comer carne.Gerir
Gosto · Responder · 4 h
João Neves Nao aumentaria a produçao? o Bruno tem a ideia do racio que ha entre alimentar um animal para ser comido e alimentar um humano com essa mesma raçao?Gerir
Gosto · Responder · 4 h
João Neves https://www.iflscience.com/.../can-we-feed-world-and.../Gerir
IFLSCIENCE.COM
Can We Feed The World And Stop Deforestation? Depends…
Gosto · Responder · 4 h
Escreve uma resposta...
Joao Filipe Mourato A pergunta da activista é:”Porque é que não comemos cães?”
A minha pergunta é: Já saíste da América para ver o mundo? Já ouviste falar da China? Já tomaste banho, hoje?
4Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Alex Silva Porque haveríamos de comer animais que ajudam os cegos a guiar-se e ajudam a encontrar pessoas debaixo dos escombros e debaixo da neve?
Que ajudam a procurar droga e explosivos escondidos?
Comia mais depressa carne humana...carne de cão jamais
2Gerir
Gosto · Responder · 10 h
André Sá Pereira Ricardo Sá
1Gerir
Gosto · Responder · 10 h
Rui Estrela as ratazanas também fazem um excelente trabalho de desminagem e são mortas ;)Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Susana Tomás Porque raio haveria eu de comer uma animal que fabrica ovos ou leite? É tudo uma questão cultural e de... necessidade.
2Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Diana Rodrigues Essa é a razão pela qual a vaca é sagrada na Índia: ela é muito mais útil viva do que morta (porque além de dar leite, ajuda nas lides do campo). Se quisermos, conseguimos encontrar utilidade em todos eles.
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Pedro Lobo Carne de cão é rija
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Carlos Sequeira Diana Rodrigues não compare um país que tem milhões de pessoas a passar fome, e é um dos maiores produtores de carne de vaca.Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Ricardo Sá os humanos são inúteis, ao menos os cães salvam vidas
1Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Bruno Gonçalves Ricardo Sá e quem é que treinou os cães?? Os golfinhos?Gerir
Gosto · Responder · 4 h
Escreve uma resposta...
Pedro Torres Sei lá eu o que já comi por esse pouco mundo que ainda conheço a fora!!! 😂😂😂
2Gerir
Gosto · Responder · 9 h
António Oliveira O Público dá tribuna a fenómenos de circo. Sensacionalismo reles.
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h · Editado
Pedro Manuel Hoje o Público está que está! #alertapopulismos - o que merecem é o que acontece: o pessoal lê, insulta e grita sem sequer abrir a pàgina.
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Ludgero Edgren Comen sim cão,basta ver os cães, que desaparece, Desde que chegou os Asiaticos,,Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Cláudio Gomes Pedro Pombo, aqui vai matéria para te entreteres. Os cães foram "humanizados", já as galinhas e as vacas, coitadas...Gerir
Gosto · Responder · 5 h
Pessoa Bernardo O chinés adora Cao.
O piteu numéro um, é a cabeča.
É feita com molho, como uma sopa... AdoramGerir
Gosto · Responder · 9 h
Myranda Maria Cada vez mais me assusta esta nova sociedade, ditam o que temos que gostar, agora o que devemos comer, qualquer dia o que devemos vestir ! A tônica da tolerância está a ficar cada vez mais pequena ! Estamos num estado de direito onde a democracia impera, ninguém pode impor os seus padrões de gostos ! E que não respeita os outros não se respeita a si próprio !
1Gerir
Gosto · Responder · 5 h
Nuno Gouveia Quase tão grave como o “peixismo” , digo eu ...um activista da comida tradicional portuguesa.Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Jose Manuel Passos Nao percebo é como é que ninguem diz nada acerca da invasão de matadouros halal na europa, isso sim é crueldade!Gerir
Gosto · Responder · 20 min
Reinaldo Tomás Kiwila Segundo pesquisas, todo o animal é comestível dependendo de cada povo no mundo. Cães, lagartos, macacos, cobras, pessoas, gatos, etc.Gerir
Gosto · Responder · 2 h
Luiz Fernando Lopes Até que... Canibalismo vai ser aceitável um dia. Inversão completaGerir
Gosto · Responder · 7 h
Jose Ferreira Não comer carne não comer peixe pela mesma razão não comer legumes pela razão de albergar muitos insectos e outros bichinhos que vão sofrer ou morrer não nos podemos comer uns aos outros porque seria um crime não podemos morrer de fome porque seria pecado para a igreja qual será a solução.Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Jessé Van Jessen Porque não moramos na Venezuela, Coreia do Norte ou Cuba.Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Jorge Costa Andamos há milhares de anos enganados.... Gostava de saber que tipo de ervas anda a senhora a consumir... Deve-lhe estar a fazer pior que a carne de vaca a mimGerir
Gosto · Responder · 9 h
Adriano Rafael Santos Lá veem estas gajas vegans a as suas deias luminosas..... mas todos nós sabemos que não passam muito tempo sem uma boa chouriça.
1Gerir
Gosto · Responder · 8 h · Editado
Miguel Sa Morais Um dia a 3 milhões de anos atrás um parvo comeu tutano... Teve uma trip de proteína...subiu tal forma que não parou de fazer isso o selvagem. Devia ter sido comido mas e por um carniceiro qualquer. Deste modo não estávamos cá...e não lia algumas pérolas do pensamento positivo moderno.
O filme idiocacia já está a acontecer.Gerir
Gosto · Responder · 5 h
Frederico Vaz Pois é...o que esta inteligente se esquece, demonstrando claramente falta de conhecimento, é que ao homem pre-historico a passagem de recoletor a caçador e a ingestão de proteínas obtidas na carne permitiu o desenvolvimento da sua capacidade craniana, musculatura etc...se assim não fosse hoje o ser humano estaria entre um cro-magnon e o Neandertal...Gerir
Gosto · Responder · 7 h
Ramatis Soares Eu não como porque não há a venda... eu queria provar um dia 🤣😊😅Gerir
Gosto · Responder · 5 h
Pedro Aleluia Neste mundo Tudo se come "depende das raças do ser humano" è assim que funciona à Cadeia alimentair e cada um é livre de fazer a sua escolha,se não o mundo Tinha de ser gerido por uma ditadura.
Carne sempre se comeu e ira de comerGerir
Gosto · Responder · 8 h
Ricardo Matos Talvez um dia tenhamos a tecnologia para atender as nossas necessidades nutricionais de forma sustentável e sem eliminar uma única forma de vida. Existe uma grande hipocrisia em se pensar ser moralmente superior restringir a uma alimentação de origem vegetal e não animal quando no fim existe sempre uma forma de vida que se perde. A lei da natureza desde os primórdios dos tempos assenta no facto de que para haver vida tem que se sacrificar outra independente de padrões morais por nós inventados para lidarmos com esta realidade.Gerir
Gosto · Responder · 6 h
Hugo Ferreira Sempre que faço festas ao meu cão e vejo aquela perninha e coxa lembro de um borreguinho. Fico sempre na dúvida se como ensopado ou chanfana 🐑Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Eduardo Santos O que se passa com estas pessoas? Isto só pode denunciar princípios de loucura.Gerir
Gosto · Responder · 4 h
João Paulo Guia Parece notícia paga pelos defensores das touradas para misturar alhos com bugalhos. Que interessa o que uma tipa kker pensa ou deixa de pensar? 🤔🤔🤔Gerir
Gosto · Responder · 5 h
Rui P. C. Monteiro E os sentimentos das alfaces? Onde ficam?
8Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Carlos Alves Comemos sim. !!!!!.....
Quem é que nunca comeu um "Hot-Dog" com muita mostarda.??!
😃😃😃😃😃Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Joaquim Evangelista Acabei de comer dois pregos e um cerveja , por favor não digam nada ao IRA !!!
4Gerir
Gosto · Responder · 9 h
José Germano De modo geral os animais carnívoros não comem outros animais carnívoros! Os alimentos naturais dos carnívoros são os herbívoros! Os leões também não comem hienas nem os lobos comem raposas!
1Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Carlos Sequeira José Germano comem depende da fome e escasesGerir
Gosto · Responder · 9 h
José Germano Carlos Sequeira Por isso é que escrevi « de modo geral»! A regra é não comer!Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Carlos Sequeira José Germano a orca não come as focas? São dois mamíferos carnívorosGerir
Gosto · Responder · 9 h
Escreve uma resposta...
Filipe Azevedo Eu gosto mais de comer vaca.
10Gerir
Gosto · Responder · 10 h
1 resposta
Luis Ramalho Quem é que disse que não comemos??
3Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Bruno Pereira Pois é, mas nem merda podemos comer, porque está cheia de vida, bactérias, virus, fungos, parásitas, e não é uma vida mas milhões de vidas, por isso como carne de vaca, pois estamos a usar uma só vida, essa activista a comer merda mata muito mais, provoca um verdadeiro holocausto de vidas diversas!Gerir
Gosto · Responder · 5 h
Hugo Freitas Vamos jogar o "descobre o Vegan"! 🤣Gerir
Gosto · Responder · 9 h
Anita Correia Eu sinceramente já começo a ficar enojada com a carne...Gerir
Gosto · Responder · 8 h
Nelson Pinto São todos uns filósofos
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ