30 de Julho 19h59 - 15 Visitas
Reagindo ao caso de maus tratos de uma paciente com ferimentos profundos, por parte da uma equipa de profissionais no centro de saúde de Malema, em Nampula, a ministra da Saúde disse que aquele comportamento não faz parte da postura do pessoal da saúde, por isso os envolvidos no caso já estão a ser punidos.
“A partir do vídeo que foi posto a circular, conseguimos identificar a unidade sanitária e os funcionários envolvidos. Trata-se de quatro pessoas que já foram suspensas e estão a responder processos disciplinares”, disse Abdula.
Nazira Abdula garantiu que o sector que dirige vai continuar a apostar na humanização dos serviços, e apela que as pessoas denunciem os maus tratos.
“O nosso utente é a nossa prioridade e por isso não faz sentido que ele seja maltratado. A comunidade deve ser nossa principal parceira para que esses casos sejam denunciados e os seus responsáveis exemplarmente punidos para que não se volte a repetir. Infelizmente, situações como estas e de outra natureza já aconteceram em outros pontos e o devido encaminhamento está a ser dado”, acrescentou.
A ministra da Saúde recordou que equipas de inspecção passam pelas unidades sanitárias, para evitar essas situações e que as denúncias também podem ser feitas através das linhas verdes e livros de reclamações.
Recorde-se que o caso em referência chocou a opinião pública, uma vez que o vídeo foi gravado por um dos profissionais e colocado a circular nas redes sociais. No vídeo, era possível ver os profissionais de saúde a discordarem em relação ao que fazer, a fazerem piadas e a rir-se enquanto a paciente gemia ensanguentada na cama.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ