segunda-feira, 2 de julho de 2018

“Portugal não precisa de mais autoestradas, precisa de mais crianças”

DEMOGRAFIA

Cavaco Silva:

1.587
58
Ex-PR defende que poderes públicos devem criar condições para que casais tenham mais filhos. Futuro do país, diz, não se faz com "autoestradas" ou "clubes de futebol", mas sim com "mais crianças".
Cavaco Silva
NUNO FOX/LUSA
Autor
  • Agência Lusa
O antigo Presidente da República Cavaco Silva considerou este domingo que o país “precisa de mais crianças” e referiu que os poderes públicos devem criar condições para que os casais tenham mais filhos.
“Portugal não precisa de mais autoestradas. Portugal não precisa de mais pavilhões gimnodesportivos. Portugal não precisa de mais campos de futebol. Portugal precisa de mais crianças”, referiu Aníbal Cavaco Silva em Sernancelhe, no distrito de Viseu.
Segundo o antigo Chefe de Estado, “os poderes públicos têm que criar condições para que os casais tomem a decisão de ter mais filhos”.
“Isso é fundamental para a identidade do futuro do nosso país, não é com autoestradas. Não é com gimnodesportivos, não é com clubes de futebol, é sim dando força aos casais portugueses para que tragam para o nosso país mais, mais e mais crianças”, afirmou.
Cavaco Silva, que foi primeiro-ministro entre 1985 e 1995 e Presidente da República entre 2006 e 2016, foi agraciado este domingo com a Medalha de Honra do Município de Sernancelhe, presidido por Carlos Silva (PSD).
Jose Santos
2 h
Porque será que este ex-presidente nunca conseguiu surpreender ninguém de bom senso em Portugal?
Foi primeiro-ministro e presidente da república, em épocas distintas. Nunca lhe ouvi dizer que Portugal precisa de mais crianças! Lamentável, mas é verdade. Agora, longe de tudo e de todos, acorda de repente e descobre que Portugal não tem futuro, indignado, como se tivesse descoberto algo que os outros ainda não sabiam. Adormeceu, principalmente em Belém e dormiu tranquilamente enquanto o país definhava, sem nunca ter uma palavra que agitasse as águas, colocando-se ao serviço do país e dos portugueses. Porque não falou e agiu enquanto teve lugares de relevo no estado português, principalmente quando foi primeiro-ministro? Agora, palavras, leva-as o vento, como levará as que agora aqui escrevo.
O problema da natalidade em Portugal, já tem mais de 40 anos!
Os sucessivos governos, incapazes, corruptos e a pensar no seu próprio umbigo ( sejam de esquerda ou de direita) nunca quiseram perceber que a continuidade de Portugal como País, está em causa à muitos anos. 
E os resultados começam a saltar à vista, sendo já possível antever que daqui a mais vinte ou 30 anos, seremos menos de oito milhões.
Mas dizer que os portugueses precisam de fazer mais filhos, só por si, não adianta rigorosamente nada. É preciso atitude governativa. O estado tem de assumir o seu dever sagrado de contribuir com meios diversos e não apenas financeiros, para que os portugueses se sintam dispostos a ter mais filhos. Hoje, ter mais que um filho, é uma responsabilidade pesada para os pais, principalmente quando percebem que as ajudas do governo, não são nenhumas. Há que incentivar, mas à que ajudar, de forma eficaz e continuada, para pelo menos reduzir o desastre que nos irá acontecer dentro de alguns anos.
É por isso que o apelo de Cavaco Silva não faz sentido!
Os governos, sabem que podem e devem libertar meios para evitar que este desastre venha a acontecer em Portugal, mas preferem gastar noutras coisas mais efémeras, que dêem mais no olho daqueles que apenas conseguem ver o que vai acontecer amanhã.Empurram com a barriga uma responsabilidade que, dentro de alguns anos, levará este país à falência. 
Todos seremos responsáveis enquanto pais, mas os governos que passaram em Portugal, esses, não terão perdão na consciência colectiva dos que cá ficarem.

economicofinanceiro blogspot
2 h
Ter filhos tem custos e benefícios.
Se antigamente o benefício de ter filhos era enorme (os pais de muitos filhos iam directamente para o Céu), agora são muito pequenos pelo que não é suficiente pensar apenas na redução dos custos.
Reduzir custos (melhorar os infantários e o apoio às famílias) pode aumentar um bocadinho a natalidade mas apenas generosos subsídios poderão passar os actuais 1,3 filhos por mulher para 2,1 filhos por mulher.
Talvez seja mais barato voltar à política de importar pessoas jovens e com bons dentes (escravos!).

Ze ze
4 h
Menos quantidade, mais qualidade, é a minha convicção.
Noruega, Finlândia, Dinamarca, têm cerca metade da população de Portugal, eles vivem bem, nós não ... muitos países têm população gigante e montes de problemas. Mais gente em Portugal não resolve problema nenhum, só serve para empurrar os problemas com a barriga. É preciso é aprender a viver com o que se tem.
Rui GuedesZe ze
3 h
Isso é tudo muito bonito, mas está a esquecer-se de que em Portugal não se pode tocar nos direitos adquiridos....... explique-me como é que paga reformas no futuro, quando tiver mais reformados que trabalhadores activos?
Deixa de pagar as reformas?
O actual sistema foi pensado de forma a que a população estivesse sempre a crescer, o que não acontece, por isso vê xicos espertos de esquerda a olhar para os emigrantes para que o número não baixe!!!!!! 
Se está a pensar em reduzir a população, tem de preparar as pessoas e dizer-lhes que não vai pagar reformas no futuro, andam a descontar agora para os direitos adquiridos de alguns, mas eles nada vão ter, é isso que quer dizer às pessoas? Porque é exactamente para aí que caminhamos a passos largos.
Paulo SilvaZe ze
3 h
Meu caro, tendo a concordar consigo numa situação mais estabilizada a médio-longo prazo, mas o problema principal aqui neste momento é o envelhecimento da população. Quem trabalha?… Quem cria a riqueza?… Os países nórdicos sempre tiveram baixas densidades populacionais, como aliás todas as regiões inóspitas, e por isso aprenderam a viver com tradições sociais bastante diferentes das nossas.

PS: tradição como conhecimento depurado pela experiência e pelo tempo… Mas para nós tudo isto é novo, e o tempo urge.
Lamento desiludi-lo, mas eu não tenho de dizer coisas às pessoas, nem tenho a capacidade de reduzir a população (nem preciso, pois já está a acontecer). 
Quem tem de dizer coisas às pessoas são os governos.

A população não pode crescer até ao infinito, uma vez que o planeta é limitado.
Se este sistema tem como base uma premissa que é impossível de cumprir no longo prazo, então o sistema tem que ser ajustado. Os governos deviam ter tomates para encarar a realidade e  tomar medidas para que o futuro possa ser sustentável, em vez de desejar que a realidade se adapte aos seus desejos. Podem ir empurrando os problemas com a barriga, mas vai chegar o dia em que a realidade bate à porta, e neste país de atrasados mentais, o culpado vai ser quem estiver no governo, e não todos os  governos anteriores que nada fizeram.
Ahfan Neca
11 h
De mais crianças e de mais comboios.
Bento Caeiro
12 h
Obviamente que o homem sempre que pensava em alhos, falava em bugalhos, quiçá, tentando esconder as suas reais intenções; também não prestava muita atenção aos termos de comparação - pela simples razão de que isso não lhe interessa: como é o caso das autoestradas e das criancinhas. O problema dele e dos que defendem o crescimento populacional - apesar de haver gente a mais - é o de estarem preocupados com a falta de gente que lhes continue a pagar as suas gordas reformas. É por isso que, trapalhão como é, pensa nos euros e saem-lhe estradas. Mas a gente - não se preocupe o ilustre casal, Cavaco e Cavaquinha - percebeu.
Anibal Augusto Milhais
15 h
Salário Mínimo Nacional tem que subir! Não há dinheiro, não há palhaços!

Mesmo assim  já não há volta a dar...

https://observador.pt/opiniao/os-paradoxos-do-envelhecimento/
Enquanto continuares aqui de borla não teremos falta de palhaços ó tostões!
Anibal Augusto MilhaisMiguel Cardoso
12 h
A ti pagam-te para passares os Dias aqui?

Já tinha reparado!
a a
15 h
Sem o rombo no BPN os portugueses estariam mais felizes e a promover a natalidade em índices superiores aos actuais.
Miguel Cardosoa a
15 h
Sem o rombo do BPN não, com o rombo do BPN podiam os portugueses bem. Sem o rombo que os socialistas deram no contribuinte para o nacionalizar é que estaríamos melhor, mas pelo menos o Teixeira dos Santos que o nacionalizou hoje é o seu presidente, salvou-se um emprego!
Anibal Augusto MilhaisMiguel Cardoso
15 h
É preciso ser muito hipócrita e mentiroso para defender essa teoria!
Ó Cardoso segues as pisadas do Joseph Goebbels mentindo muitas vezes, ficas convencido que é verdade!
Só mesmo um pulha como tu é capaz de acreditar em ti!
O que é que é mentira? Que os socialistas nacionalizaram um banco que valia menos de 2% do mercado e podia ter sido deixado cair? Que lá meteram mais de 3 mil milhões de dinheiro do contribuinte? Que o Teixeira dos Santos, o homem que o nacionalizou, é hoje o seu presidente? O que é que é mentira? O rombo ao contribuinte foi feito pelos teus, os criminosos que lá operavam, incluindo o trafulha do Cavaco andavam a praticar crimes entre privados, foi um governo de esquerda que os tornou públicos e apresentou a conta ao contribuinte!
Anibal Augusto MilhaisMiguel Cardoso
12 h
O Banco foi privatizado porque naquela época, não havia crise no sub prime, nem se adivinhava sequer que ainda hoje estaríamos em crise. Era uma bomba sistémica. Agora, inventar essa história é fácil, nem eu naquela altura pensei que Oliveira e Costa fosse um criminoso, e tinha confiança no BPN pensei que apesar de ser gente de Direita era gente honesta! Enganei-me!

Vai com essa teoria, e para o you tube na categoria das teorias da conspiração!

Não te esqueças que a responsabilidade nem sequer é do Sócrates e do Teixeira,  para se nacionalizar um Banco é preciso criar uma lei e ser aprovada na A.R.!!!! Não sejas besta e demagogo!
citrino vendidoMiguel Cardoso
33 m
és tão aldrabão como o excomungado ppc, certo foi o ps a nacionalizar o bpn mas quem esteve a frente da gestão desastrosa desse banco? foooooddddaaaaaaa---ssssseeeeee metes um nojo és igualzinho ao monhé filhos do putin, um verdadeiro habilidoso da treta
citrino vendidoMiguel Cardoso
32 m
porquê que o bpn foi nacionalizado? és bem filho de 45 putins
o toalhete dodot aka cardosinho não é hipócrita, ele é simplesmente um Aldrabão ao serviço de um partido fanhoso.
Fernando Rodrigues
15 h
Não sou anti ou a favor do Sr.CAVACO, mas, passo a descrever uma situação pessoal criada por este Sr., quando chegou ao poder como 1° ministro.
Ainda hoje, eu e a minha família, pricipalmente a minha esposa, estamos a viver;
A minha esposa, trabalhava numa instituição militar como cívil, como escriturário,
1°, como contratada a prazo (pelo período de 3 anos, renováveis anualmente), findos os contratos, passou a Recibos Verdes,
Quando esse Sr. chegou ao poder, deu instruções, para que, quem tivesse menos de 6 anos, entre contratos e Recibos Verdes, eram considerados excedentes, e, simplesmente despedidos, a minha esposa foi contemplada.
O Sr. Cavaco, foi um dos PRINCIPAIS causadores da não Natalidade, neste país, porquê?
Não havendo emprego, e estabilidade econômica, é lógico que as pessoas não se aventurem em terem filhos, virem ao mundo para passar fome?
Todos sabemos que é Avó, os filhos dele, e, bem sempre tiveram estabilidade econômica (Bons empregos), daí ser avó de varias crianças,
mas, todos os Portugueses também o direito a ser Pais e Avós.
Portanto, 
está ser ser CÍNICO.





Zé Povinho
17 h
Não acho.
Gigi Tavares
17 h
O Cavaco lembrou o óbvio: dar apoios às famílias portuguesas e aos jovens portugueses, dar condições para se instalarem e poderem ter filhos , em vez de andarem a abrir as p....portas aos emigrantes ilegais
Silvia SerraGigi Tavares
6 h
e pena nao ter dado condições para que isso acontecesse quando esteve no Governo. teve 8 anos de oportunidade .
Paulo Silva
18 h
O problema do inverno demográfico é uma realidade da generalidade das sociedades ocidentais, incluindo a portuguesa, e a atenção dada a esta questão deve ser uma prioridade. Esta é a mensagem do ex-PR, mas muitos fazem-se desentendidos. Relembro aos esquecidos que muito recentemente, enquanto Passos fazia a faxina às nossas finanças com o terceiro ajustamento, (faxina que continua hoje com austeridade escondida por trás das cativações, do desinvestimento público e da carga fiscal), para os amigos da futura geringonça este era claramente um problema de origem económica, mas agora as luminárias já dizem que é cultural e só se resolve com imigração e refugiados... Qualquer problema é bom para puxar a brasa à sardinha. Se a direita está no poder, é culpar a direita, se é a esquerda no poder, é um sinal dos tempos... Na verdade é só isto: o inverno demográfico resulta das alterações culturais promovidas por activismos de esquerda: aborto a pedido, hedonismo e libertinagem sexual, contra-cultura, feminismo radical, etc... E o “bom selvagem” é só mais um aliado da revolução cultural socialista.
Rui GuedesPaulo Silva
18 h
Ele referiu outro aspecto mais importante, que é o desprezo dado ao interior do país. É que quem imigra está em idade fértil!!! E pode não regressar!!!! Outra aspecto é que normalmente a imigração dá-se no interior onde não existe praticamente nada, excepto a agricultura!!!!!!
Paulo SilvaRui Guedes
17 h
Meu caro, não assisti ao evento, limitei-me a comentar a questão levantada no artigo, mas ao referir a deslocação dos jovens portugueses para fora do país, está a reduzir o problema a uma mera questão económica e conjuntural. A questão de fundo é outra... Acha que esses jovens chegando aos destinos de emigração desatam a ter filhos como os imigrantes africanos ou asiáticos que chegam à Europa?...
Miguel Cardoso
18 h
O Costa, acrescenta ao que refere a esfinge vigarista, que precisamos também de mais 75 mil imigrantes por ano para contrariar o problema da natalidade e para ajudar a sustentabilidade da SS, haja ou trabalho para eles, sejam ou não sequer qualificados. Pretende ainda legalizar 30 mil por ano que estejam cá há ilegais há mais de um ano.
Por cada emigrante da geração mais qualificada de sempre dizem eles, que foi e continua ir embora, mais 100.000 no ano passado sem um ai se ouvir à esquerda, vai mandar vir outro, africano e sem qualificações, mas é o que há. Vai até oferecer a mulher, a filha e a nora para eles com elas procriarem, porque mesmo com todas as que f0#a5 que dá à malta com a carga fiscal mais alta de sempre e outras, a verdade é que bebés nascem poucos!
José Paulo C Castro
18 h
Corrijo. Há uma auto estrada, a única que ainda estava no plano de Passos, que está por fazer. Costa adiou-a e tirou das prioridades. Foi no distrito que mais ardeu e que lhe rende menos votos. É a que substitui o IP3, na zona próxima de Coimbra (e a leste de Viseu), onde ainda hoje se juntaram cinco carros num acidente. Quem conhece o país sabe do que falo.
Rui Guedes
18 h
Quem teve oportunidade de estar presente na cerimónia, entendia que estava contra os actuais políticos que nos desgovernam e que desprezam totalmente o interior do país!!!! E só depois falou da natalidade!
É totalmente verdade, o actual PM só tem olhos para a capital do império. No ano passado até ficou chateado quando o confrontaram com os incêndios de Pedrógão!!!!!! Esse foi o elo de ligação para provar que quem nos desgoverna não liga patavina para o que se passa no interior do país e para as suas gentes!
E se estes esquerdalhos de lapela estivessem presentes na homenagem a Cavaco Silva, viam com os próprios olhos que foi aplaudido sempre e nunca se ouviu nenhuma voz contra!!!!! Custa esta aceitação da esquerda do Palácio do Rato!
Alexandre Barreira
18 h
.....eis o "Sr. Silva"......no seu "esplendor"...........!!!!!!!!
josé maria
19 h
Os poderes públicos têm que criar condições para que os casais tomem a decisão de ter mais filhos.

Mais impostos sobre os mais ricos davam uma grande ajuda, não é sr. Aníbal Silva ?

António Fernandesjosé maria
18 h
Já fez as contas sobre a tal riqueza a dividir pelos portugueses, quanto daria ???
Rui Guedesjosé maria
18 h
Não zé das galinhas. Não estiveste no evento, mas posso dizer-te em primeira mão todos elogiaram pelo facto de ter feito tanto pelo interior do país. Foi Cavaco Silve quem criou a lei das finanças locais, antes era tudo investido em Lisboa e os restos no Porto. Criticou abertamente os políticos actuais de não fazerem ideia de como se vive no interior do país ou desprezam como faz o actual PM António Costa. E os incêndios foram um aviso. Portugal não é só Lisboa!
Rui Guedesjosé maria
18 h
Por vontade da extrema esquerda que apoia este governo de ladrões, só as preocupações de Lisboa é que interessam (transportes públicos, funcionários públicos, despejos que acontecem na capital....... só problemas da capital do império). desprezam tudo o resto do que se passa no resto do país. Mas o resto do país vai ter oportunidade de se vingar destes vígaros que só se interessam pela capital do império!
Miguel Cardosojosé maria
18 h
Mas porquê Toni2? Não achas que com a carga fiscal mais alta de sempre o Costa, a Catarina e o Jerónimo já não nos f0|)3m o suficiente? Deve ser uma questão de esterilidade!
António Fernandesjosé maria
18 h
"O seu Governo" quer abrir portas a estrangeiros e atrair 75 mil imigrantes por ano !!!
António Fernandesjosé maria
18 h
Por acaso já fez as contas ao dinheiro dos mais ricos de Portugal a dividir pelo povo, quanto daria a cada português ???
Rui Guedesjosé maria
18 h
Vai aconselhar os aldrabões do teu governo, que diziam que passar de 40 para 35 horas não tinha custos a serem honestos e não mentirem ao país! Sacanas de mentirosos! Roubaram o país com o ladrão mor do Sócrates e os outros é que são os maus!!!!
Alberto N Ferreira
19 h
Entrou na fase catatónica...
Djodoerahãt
19 h
Uma anedota, este personagem e as suas afirmações "visionárias" sobre o país.
Patético!
Ping PongYangDjodoerahãt
19 h
Nunca percebi muito bem o ex-PR... e ESTA agora, muito menos !
Djodoerahãt Ping PongYang
19 h
Esclerose!
Miguel CardosoDjodoerahãt
18 h
António Costa apresentou este sábado a moção estratégica que levará ao congresso do PS em maio. Num encontro em Torres Vedras, o secretário-geral socialista disse que um dos principais desafios do país passa por aumentar a natalidade, com o apoio da imigração.
Rui GuedesMiguel Cardoso
18 h
São patéticos os xuxalistas. Se são outros a falar de natalidade (falou mais ainda do desprezo do governo com o interior do país), mas se é um aldrabão que passa das 40 para 35 horas sem custos a falar de natalidade já é um visionário!!!!! São políticos pimba cá do sítio!!!!!!
Miguel CardosoRui Guedes
18 h
Há 130 mil profissionais no SNS, com as 35 horas, haverá menos 240 horas de trabalho por funcionário por ano, fazendo que só para manter colmatar a redução de horas de trabalho por forma a manter o paupérrimo nível do serviço seriam precisos mais 18.500 funcionários. Estas alminhas acham que 35 é demais!
Djodoerahãt Miguel Cardoso
17 h


Ao contrário de ti, ninguém me paga para andar por aqui a sabujar pelas caixas de comentários, a tentar manipular opiniões. Logo, e uma vez que não presto vassalagem a parasitas, posso opinar como bem me dá na real gana.
Para que saibas, acho que o antónio costa, ao colar o problema da baixa natalidade com a imigração, é tão ou mais patético que o avô múmia.
Mas acho o caso do estacionamento da Madonna bem mais interessante, sem contar que Portugal já foi eliminado do mundial e daqui ao próximo feriado ainda vai um mês e meio. Trágico!
Miguel CardosoDjodoerahãt
17 h
Claro que podes néscio, este fórum fica muito mais engraçado com as tuas inanidades. 

E claro, ninguém te paga porque ainda és estagiário, mas vais no bom caminho para dares um bom troll, tens o requisito principal, seres analfabeto funcional! 
Djodoerahãt Miguel Cardoso
17 h



E claro, mais patético que o indiano , a múmia e os outros, és tu. Muito mais!
Mas não te preocupes, hás-de ir para o céu dos sabujos de caixas de comentários. Garantido.
Bye!
Over & out!
Miguel CardosoDjodoerahãt
16 h
Por oposição ao inferno dos trolls onde acabarás os teus dias? O céu é sempre melhor!
miguel fonsecaDjodoerahãt
15 h
O que é que ele disse que não estivesse correcto nesta afirmação?
Miguel Cardosomiguel fonseca
15 h
O troll tem problemas com os factos, até porque sendo ignorante defendeu aqui que 35 horas de trabalho é muito. Quem acredita em vacas esvoaçantes acredita em dinheiro público, não percebe que nem uma coisa nem outra existem, só dinheiro do contribuinte. Deve ser um imberbe doutrinado com barba rala que defende o Bloco enquanto vive da semanada dos pais!
Ping PongYang
19 h
Incrível... para quem aplaudiu de pé a exortação à emigração maciçade jovens qualificados do láparo, não está NADA má essa saídaAGORA, Sr. ex-PR !
Miguel CardosoPing PongYang
18 h
Tu sabes que ninguém aplaudiu essa consequência da roubalheira socialista Kim, e que além disso essa sangria continua igual. Apesar do esvoaçar das vacas no ano passado lá esvoaçaram mais 100 mil portugueses para o estrangeiro, sem que isso tenha causado quaisquer engulhos à esquerda, é que nem a ti me lembro de ti ouvir um ai, mas provavelmente porque tal como em tudo o resto, não sabias!
xandr33
20 h
Obrigado... isso todos sabemos
Antonio Ferreira
20 h
Na altura que esteve no poder não fez nenhuma mudança estrutural que melhora-se o futuro do país, e agora fala. Tarde demais.
Ping PongYangAntonio Ferreira
19 h
O que é que o Sr. entende por "mudança estrutural", só para que fique claro ?
Até foi acusado de ser o “pai do monstro”, mas quando o monstro estava a ser feito ninguém se queixou… 
Talvez isso explique a origem da denúncia...
Miguel CardosoAntonio Ferreira
17 h
Não é bem verdade. O esfinge vigarista herdou um país falido, a braços com o FMI e profundamente atrasado, nem uma auto estrada a ligar as duas principais tinha. Deixou um país completamente diferente, com infra estruturas, e sobretudo um país que cresceu acima dos 4% em média ao ano durante uma década. Apesar de ser um trafulhazito sem carácter e um conservador boçal, foi de longe o melhor primeiro ministro que tivemos, o que diz muito sobre os nossos governantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ