De facto, como as nossas autoridades se comportam, o Rio Save marca a fronteira terrestre entre dois países distintos - Moçambique do Sul e Moçambique do Centro/Norte.
Os passageiros têm que descer, cada um exibe o seu BI, as bagagens vasculha das com pormenor. Isso só acontece com autocarros que vem para o Sul. Os que não tiverem o BI ou levarem consigo peixe, camarão, caranguejo ou outro tipo de mariscos são apreendidos, não se sabe a favor de quem.
O governo de Moçambique está a favor o regionalismo e a divisão do país. As pessoas ficam com a impressão de que somos dois países distintos cuja fronteira terrestre é o Rio Save.
Alguém do governo pode mandar parar essa brincadeira? O povo não pode continuar a tolerar a discriminação em função da sua origem geográfica. Os passageiros que têm que atravessar a ponte do Rio Save para o Sul são humilhados e os próprios polícias dizem que só falta exigir guias de marcha, como acontecia no tempo do comunismo.
O cenário é completamente desolador. Os passageiros que não tiverem qualquer documento com foto não podem ser deslocar para o Sul mas o contrário não há problemas.
Para além de serem obrigados a ficarem em terra, longe de tudo e de todos, a polícia não Pires a passagem de carne, peixe, camarão, caranguejo e outros mariscos. Dizem que essas espécies podem ser portadores de doenças várias, porém, no sentido contrário ninguém procura saber o que leva a região Centro/ Norte. Porquê o governo agência de tal modo? Se as medidas visam proteger os moçambicanos, que haja justiça e igualdade no tratamento.
44 comentários
Comentários
Simão Gomes D facto o país ja ta dividido isso nao resta duvida
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 10:50
Osvaldo Pepa nao
estou de acordo com isso, BI e um estrumento importante, e do BI que e
facil identificar asua nacionalidade oque facilita o combate a
emigracao ilegal, revistar as malas isso tambe e muito importante porque
facilita ao combate das drogas, transporte
de armas de fogo, os chifre de rino seronte i outro fim que possam a
pertubar a ordem i tranquilidade no seo da comunidade, e bom pensarmos
antes de escrever qualquer coisa nas redes socias porque isso so vai nos
trazer burrice i a pertubacao mental.
GostoMostrar mais reações
·
3
· 24/8 às 12:07 · Editado
Chungjang Juche Edwin Hounnou tens como provar essa publicação?
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 11:44
Osvaldo Nevess Se
apreendem malta comidas isso é mau, mas acerca dos BI's e revistas de
malas não percebo porque do tal drama, alias afinal os bilhetes de
identidade são pra que?? Como é possível alguem sair e viajar cerca de
1000 a 2000km sem que porte consigo o este instrumento?? sera que é normal isso?
Os imigrantes ilegais usam muito a via terrestre para se fazerem a Maputo principalmente quenianos, burundeses, tanzanianos, malawianos, zambianos, zimbabwenos porque esta via nao se tem exigido o porte de passaporte, basta pagar a passagem
Nós sabemos muito bem que existe trafico de drogas e de cornos de animais protegidos e isso não é novidade pra ninguem que são levados dentro das bagagens dos nossos compatriotas e outros de nacionalidades acima referenciados
O mal é de aprender comidas.
Por mim o processo tem que ser em todas as partes ou seja, pra quem viaja de sul pra norte e vice versa.
Me vier com essa teoria de que o governo pretende dividir o país seria jumentisse de quem publicou isto, alias, nós temos o defeito de atencipar conclusoes principalmente quando afecta a maioria o que nao é bom,
Msis nao digo.....fui
Os imigrantes ilegais usam muito a via terrestre para se fazerem a Maputo principalmente quenianos, burundeses, tanzanianos, malawianos, zambianos, zimbabwenos porque esta via nao se tem exigido o porte de passaporte, basta pagar a passagem
Nós sabemos muito bem que existe trafico de drogas e de cornos de animais protegidos e isso não é novidade pra ninguem que são levados dentro das bagagens dos nossos compatriotas e outros de nacionalidades acima referenciados
O mal é de aprender comidas.
Por mim o processo tem que ser em todas as partes ou seja, pra quem viaja de sul pra norte e vice versa.
Me vier com essa teoria de que o governo pretende dividir o país seria jumentisse de quem publicou isto, alias, nós temos o defeito de atencipar conclusoes principalmente quando afecta a maioria o que nao é bom,
Msis nao digo.....fui
GostoMostrar mais reações
·
3
· 24/8 às 11:45
Edwin Hounnou Tem saudades de guias de marcha....
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 11:55
Edwin Hounnou Sabia que não trazer BI não é crime?!
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 11:57
Osvaldo Nevess Não estou a perceber nada agora , afinal qual é o sentimento que pretende deixar com está publicação??
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 12:01
Osvaldo Nevess Ha
broh, é você diz que com estas medidas o governo pretende dividir o
país mas logo depois dizes que é crime nao portares o BI ja nao entendo
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 12:18
Edwin Hounnou Pergunte ao governo se é algum delito criminal não ter o BI.
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 17:25 · Editado
Osvaldo Nevess Edwin Hounnou
isso qualquer um pode dizer aliás não me surpreenda que alguém possa
dizer isso e você disse muito bem é um policia que disse algo parecido e
eu tenho duvidas de que alguém lhe deu ordem pra dizer algo parecido
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 11:59
Edwin Hounnou Mas alguém deve ter dado ordens para abortar a viagem de quem não tenha BI.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 12:35 · Editado
Jonas Arone Tembe Não
concordo com isso, existe um fluxo enorme de emigrantes ilegais vindo
dos grandes Lagos, do corno de Africa, muitos entram da Tanzania para
Palma, e outros destritos de cabo Delgado muitos fazem essa rota
descendo para o sul do pais, faz muito bem o governo em apertar o Cerco.
Esta é mas uma tentativa de criar divisões entre irmãos. Moçambique é
uno e indivisivel.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 12:11
Dino Sattar Esses
estrangeiros quando se desloca a Maputo já tem documentos
moçambicanos.isso já doo denunciado pela existência de redes
facilitadores destes imigrantes.
Agora quem se arrisca fora deste circuito prendem no ,paga ali mesmo e continua a sua viagem
Agora quem se arrisca fora deste circuito prendem no ,paga ali mesmo e continua a sua viagem
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 14:56
Jonas Arone Tembe Dino
Sattar, concordo contigo, mas independete de existir uma rede de
facilitadores que ate involve alguns membros da policia, é necessario
que existam estes postos de controlo. O que se deve fazer é uma pressão
de modo que quem de direito faça uma limpeza nos agentes corruptos que
por la andam, e não tribalizar esta situação.
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 16:55 · Editado
Edwin Hounnou Conhece a lei ou está a falar à toa?
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 12:16
Osvaldo Nevess Oque diz a lei acerca de vasculha de bagagens e de exigências de porte de DI??
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 12:19
Domicio Chongo Fomentando o Tribalismo, numa altura que o Presidente Nyusi, luta para alcançar-mos a Paz...
GostoMostrar mais reações
·
3
· 24/8 às 12:41
Jonas Arone Tembe Nos
os Moçambicanos estamos cientes de que muita coisa não esta bem na
governação deste pais, mas em momento algum vamos aceitar teorias
conspiratorias para promover tribalismo no nosso pais, esse é um caso
isolado que precisa ser sanado pelo ministerio
do interior, que por sinal é dirigido por alguem do norte do pais,
alias como boa parte do nosso governo é constituido por pessoas do norte
do pais a começar pelo proprio presidente da republica, essa teoria cai
por terra.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 12:50
Edwin Hounnou Os procedimentos da polícia estão na lei e não são circunstanciais.
GostoMostrar mais reações
·
3
· 24/8 às 12:51
Edwin Hounnou O problema não reside na pessoa que dirige este ou aquele sector. O problema é de filosofia governativa.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 12:53
Osvaldo Pepa voce
sozinho deveria pensar que viajar sem o BI nao e bom porque qualquer
coisa que vai acontecer comigo durante aviagem nao sera facil aminha
familia me localizar. nao esperar ogoverno te dar orden.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 14:03 · Editado
Candido Zuze Pensei que fosse o unico aver isso. Faltou frutos bananas e laranjas
GostoMostrar mais reações
·
3
· 24/8 às 13:56
Jorge Tinga Por acaso eu passei por essa situacao ha minha chegada a ponte do rio save. Nao imaginam i tratamento dado
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 14:18
Edwin Hounnou Domicio Chongo, e porquê essas práticas? Estão a sabotar a Nyusi?
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 14:35
Domicio Chongo O
ser humano e complicado de natureza, cada indivíduo acha que manda, da
ordem no seu sector. Nem sempre as atitudes de certas pessoas, reflecte a
do Governo ou a do Presidente...
GostoMostrar mais reações
· 25/8 às 8:06
Joaquim Carlos Chico Mas eles tem essa informação k tomem medidas
GostoMostrar mais reações
· 25/8 às 11:10
Edwin Hounnou Chungjang Juche, que pergunta trivial? Você pensa que eu estou a sonhar?!
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 14:36
Mahomed Ismael Rio save e em todos outros controis são todos uns carrascos
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 14:38
Ramos Armando Maduna Este
país é uno e indivisivel, esses pronunciamnetos sao anti democraticos, o
que o senhor tinha k dizer é reforçar que nos outos pontos reforcem a
seguranca. Nao podemos admitir discursos da extrema direita visando
descrediblizar um governo legitimo c...Ver mais
GostoMostrar mais reações
·
5
· 24/8 às 15:22
Edwin Hounnou Ramos Armando Maduna, sabe o que é um discurso da extrema direita ou esquerda? Em que esquina ouviu isso?
GostoMostrar mais reações
·
6
· 24/8 às 15:47
José de Matos O Edwin Hounnou levanta aqui algumas questoe interessantes:
1 - é ilegal viajar em territorio nacional sem BI ?
2 - porque essas exigencias se aplicam apenas no sentido Centro/Sul ?
3 - é aceitavel que alguem que nao tenha BI seja abandonado ?
4 - Qual a postura ou lei sobre os alimentos, marisco e fruta que nao podem ser transportafos ?
5 - o que acontece com os alimentos apreendidos ?
6 - se existem Leis para esas exigencias, porque nao exigem no local da saida ?
7 - Save é frontrira ?
Em vez de atacarem o autor da postagem, porque nao argumentam os pontos que ele levantou ?
1 - é ilegal viajar em territorio nacional sem BI ?
2 - porque essas exigencias se aplicam apenas no sentido Centro/Sul ?
3 - é aceitavel que alguem que nao tenha BI seja abandonado ?
4 - Qual a postura ou lei sobre os alimentos, marisco e fruta que nao podem ser transportafos ?
5 - o que acontece com os alimentos apreendidos ?
6 - se existem Leis para esas exigencias, porque nao exigem no local da saida ?
7 - Save é frontrira ?
Em vez de atacarem o autor da postagem, porque nao argumentam os pontos que ele levantou ?
GostoMostrar mais reações
·
7
· 24/8 às 16:04
Osvaldo Nevess Acho que se Keres bem o meu primeiro comentário podera perceber um pouco acerca disso
·
Eliminar
1
· 24/8 às 16:20
José de Matos Osvaldo Nevess , responde so, de 1 a 7, se quiseres!
·
Eliminar
1
· 24/8 às 16:22 · Editado
José de Matos "Os
passageiros que têm que atravessar a ponte do Rio Save para o Sul são
humilhados e os próprios polícias dizem que só falta exigir guias de
marcha, como acontecia no tempo do comunismo.
·
Eliminar
1
· 24/8 às 16:22
Osvaldo Nevess José de Matos existem algumas questões que não vou poder responder mas é o seguinte:
Pergunta 1: ilegal não é mas por questões de segurança dos passageiros e do próprio estado tem sido imperioso devido a imigração ilegal.
2- eu disse no primeiro comentário que tinha que ser en todos sentidos
3 não tem que ser abandonado
4 também critiquei o facto de apreensão de alimentos, logo a quinta questão também esta inclusa ai,
6- a revista deve ser em sítios estratégicos que só a PRM achar ao longo da via, alias, quem não deve não teme.
7- não é fronteira mas por questões de garantir a lei e ordem houve necessidade de se instalar um posto de controle lá.
NB: todas as questões levantadas por mim não podem resumirem se na divisão do país
EliminarPergunta 1: ilegal não é mas por questões de segurança dos passageiros e do próprio estado tem sido imperioso devido a imigração ilegal.
2- eu disse no primeiro comentário que tinha que ser en todos sentidos
3 não tem que ser abandonado
4 também critiquei o facto de apreensão de alimentos, logo a quinta questão também esta inclusa ai,
6- a revista deve ser em sítios estratégicos que só a PRM achar ao longo da via, alias, quem não deve não teme.
7- não é fronteira mas por questões de garantir a lei e ordem houve necessidade de se instalar um posto de controle lá.
NB: todas as questões levantadas por mim não podem resumirem se na divisão do país
Jonas Arone Tembe Senhor
Jose de Matos somos livres de não concordar com o modo que este post
foi Colocado, os pontos que o senhor salientou agora são ligitimos, o
problema esta em tribalizar esta situação; isso não pode. Agora
respondendo algumas questões: 1 não é illegal
mas aconselha-se a que um individuo esteja dividamente identificado
quando for viajar, são varios motivos e isso facilita o trabalho de quem
deve velar pela nossa segurança (a policia)
2.Save não é fronteira mas é um ponto estrategico para que se façam revistas rotineiras de bens e pessoas que se desloquem do sul para o norte e vice/versa; existem muitas situações de viaturas roubadas de Maputo para serem vendidas n norte do pais, e outros casos de emigrantes ilegais, trafico de menores muitos vindos de Pemba e Nampula para rezarem ou estudar em mesquitas, etc
3. Agora eu não concordo que as revistas são feitas num unico sentido, eu pessoalmente uso muito esta Estrada; sou revistado nos dois sentidos, umas vezes sim e outras não.
4.quanto aos produtos apreendidos não posso argumentar muito, mas concordo que devem ser devolvidos aos ligitimos donos depois de apuradas a sua legalidade, proviniencia e destino
Atenção: Não quero desvalorizar nenhuma queixa ou critica, mas chamar atenção a maneira como se expoem algumas criticas.
2.Save não é fronteira mas é um ponto estrategico para que se façam revistas rotineiras de bens e pessoas que se desloquem do sul para o norte e vice/versa; existem muitas situações de viaturas roubadas de Maputo para serem vendidas n norte do pais, e outros casos de emigrantes ilegais, trafico de menores muitos vindos de Pemba e Nampula para rezarem ou estudar em mesquitas, etc
3. Agora eu não concordo que as revistas são feitas num unico sentido, eu pessoalmente uso muito esta Estrada; sou revistado nos dois sentidos, umas vezes sim e outras não.
4.quanto aos produtos apreendidos não posso argumentar muito, mas concordo que devem ser devolvidos aos ligitimos donos depois de apuradas a sua legalidade, proviniencia e destino
Atenção: Não quero desvalorizar nenhuma queixa ou critica, mas chamar atenção a maneira como se expoem algumas criticas.
·
Eliminar
3
· 24/8 às 16:47 · Editado
Nando Zarcano SAIBAM Q EM TODOS DEBATES SOBRE A ATUACAO DO GOVERNO HA LAMBEBOTAS INFILTRADOS.
·
Eliminar
2
· 24/8 às 17:16
Jonas Arone Tembe Nando
Zarcano esta ultrapassado esse discurso, venha com argumentos
plausiveis, se não os tem, observe aqueles que sabem debater sem
insultos e ofensas.
·
Eliminar
1
· 24/8 às 20:37
Enoque Livombo Livombo Eu
nao sei o porque alguem vai defender anossa policia..oque acontece nas
estradas de Gaza, Inhambane e Maputo nao acontece no centro e
norte..policia roubar na vista do povo..isto e, ninguem pode dizer chega
a isto? Ha quem pode dizer que estou a mentir..rio save e afronteira do centro/norte e sul.
Estrangeiros passam, mas mocambicanos sofrem em casa, quer dizer ninguem esquece neste mundo? Porque e que nao perguntam de onde vens e para onde vais..fazer oque..qual e teu bairro..provincia..distrito e localidade?
Essas questoes sao suficientes para descibrir um estrangeiro ilegal..mas o interresse e castigar opovo desta patria, nao e preender estrangeiros..drogas..armas e outras coisas ilegais..mas sim fazer dinheiro.
Estrangeiros passam, mas mocambicanos sofrem em casa, quer dizer ninguem esquece neste mundo? Porque e que nao perguntam de onde vens e para onde vais..fazer oque..qual e teu bairro..provincia..distrito e localidade?
Essas questoes sao suficientes para descibrir um estrangeiro ilegal..mas o interresse e castigar opovo desta patria, nao e preender estrangeiros..drogas..armas e outras coisas ilegais..mas sim fazer dinheiro.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 16:37
Osvaldo Pepa oh
Jose de Matos, e muito lamentavel ver um jovem como voce aperguntar
coisas que nao se deve perguntar, meu amigo deixa afabetizacao i volta
aprimeira classe, voce ainda continua com aqueles pensamentos cheio de
Matos, nao estamos aqui para ensinar o senhor, se voce morrer em tete
quem e da sua familia vai saber? e bom nao vir aqui para fazer o tempo
de jantar.
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 17:00
Lucas Domingos Canhao Domingos nota 20v,policia ladrao,fomeado
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 17:05
Edwin Hounnou Osvaldo Pepa, está tudo bem consigo?!
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 17:19
Ramos Armando Maduna Ilustre
Edwin e Matos vois sois figuras importantes neste país, Edwin antes de
conhecer o que era a politica me divertia com os seus belissimos artigos
no MAGAZNE INDPNdNTE sob direccao de Salomao Moyane, descordei uma vez
com Matos sobre os gatunos crivados de
balas na Matola e náo acho que uma figura do calibre de Edwin diga que o
passaporte ê menos importante se tivermos em conta que se trata de
estrada nacional onde é aptcivel aos que querem pilhar o nosso pais. Nao
é certo dizer norte-sul ha dificuldade e vice versa é simples. Olha
aqueles todos estrangeiros nem vao a sul do paÍs, vao sim africa do sul,
suaziland, botswana portanto o nosso país nao pode ser corredor para
gatunos atingirem missoes ilicitas. Mocambique esta na SADC e se deixar
estrangeiros ilegais passarem estarâ a violar os acordos da organizacao.
Ademais estamos no país onde as nossas linguas nacionais nao as
dominamos e custa falar dialogar com muitos concidadaos sem o uso de
portugues que muita nao domina e o B.I é muito necessario para nao
confundirmos malauianos e mocambicanos. Para terminar eu sei que o unico
partido do centro esquerda ê a FRELIMO os outros sao da direita e
centro direita.
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 17:34
Osvaldo Nevess Se
está a se questionar o facto de se exigir o BI, eu pergunto se pra
vocês qual seria o melhor método pra se achar PS ilegais sabendo que a
ilegalidade em moz é uma realidade??
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 17:40
José de Matos Osvaldo Pepa, cuidado com o insulto, a esse nivel eu nao converso com ninguem!
As minhas perguntas sao estas:
1 - é ilegal viajar em territorio nacional sem BI ?
2 - porque essas exigencias se aplicam apenas no sentido Centro/Sul ?
3 - é aceitavel que alguem que nao tenha BI seja abandonado ?
4 - Qual a postura ou lei sobre os alimentos, marisco e fruta que nao podem ser transportafos ?
5 - o que acontece com os alimentos apreendidos ?
6 - se existem Leis para esas exigencias, porque nao exigem no local da saida ?
7 - Save é fronteira ?
As minhas perguntas sao estas:
1 - é ilegal viajar em territorio nacional sem BI ?
2 - porque essas exigencias se aplicam apenas no sentido Centro/Sul ?
3 - é aceitavel que alguem que nao tenha BI seja abandonado ?
4 - Qual a postura ou lei sobre os alimentos, marisco e fruta que nao podem ser transportafos ?
5 - o que acontece com os alimentos apreendidos ?
6 - se existem Leis para esas exigencias, porque nao exigem no local da saida ?
7 - Save é fronteira ?
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 17:46
José de Matos Osvaldo Nevess e Ramos Armando Maduna, as minhas questoes continuam de pe:
1 - é ilegal viajar em territorio nacional sem BI ?
2 - porque essas exigencias se aplicam apenas no sentido Centro/Sul ?
3 - é aceitavel que alguem que nao tenha BI seja abandonado ?
4 - Qual a postura ou lei sobre os alimentos, marisco e fruta que nao podem ser transportafos ?
5 - o que acontece com os alimentos apreendidos ?
6 - se existem Leis para esas exigencias, porque nao exigem no local da saida ?
7 - Save é fronteira ?
1 - é ilegal viajar em territorio nacional sem BI ?
2 - porque essas exigencias se aplicam apenas no sentido Centro/Sul ?
3 - é aceitavel que alguem que nao tenha BI seja abandonado ?
4 - Qual a postura ou lei sobre os alimentos, marisco e fruta que nao podem ser transportafos ?
5 - o que acontece com os alimentos apreendidos ?
6 - se existem Leis para esas exigencias, porque nao exigem no local da saida ?
7 - Save é fronteira ?
GostoMostrar mais reações
·
3
· 24/8 às 17:48
Osvaldo Nevess Eu já respondi podes rolar pra cima vais ver
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 17:56
José de Matos Osvaldo Nevess
, li, eu sei ler bem,. nao respondes a nemhuma das minhas perguntas!
Chama-me quando quiseres responder, nao vou perder tempo com bate-boca ;
As minhas perguntas sao estas:
1 - é ilegal viajar em territorio nacional sem BI ?
2 - porque essas exigencias se aplicam apenas no sentido Centro/Sul ?
3 - é aceitavel que alguem que nao tenha BI seja abandonado ?
4 - Qual a postura ou lei sobre os alimentos, marisco e fruta que nao podem ser transportafos ?
5 - o que acontece com os alimentos apreendidos ?
6 - se existem Leis para esas exigencias, porque nao exigem no local da saida ?
7 - Save é fronteira ?
As minhas perguntas sao estas:
1 - é ilegal viajar em territorio nacional sem BI ?
2 - porque essas exigencias se aplicam apenas no sentido Centro/Sul ?
3 - é aceitavel que alguem que nao tenha BI seja abandonado ?
4 - Qual a postura ou lei sobre os alimentos, marisco e fruta que nao podem ser transportafos ?
5 - o que acontece com os alimentos apreendidos ?
6 - se existem Leis para esas exigencias, porque nao exigem no local da saida ?
7 - Save é fronteira ?
·
Eliminar
1
· 24/8 às 18:01
Ramos Armando Maduna A
pergunta 2 prefiro argumentar nos seguintes termos: o termo norte sul ê
que as pessoas que ali passam nem todas vao a sul mas sim muitos vao a
africa do sul, botswana, namibia e etc, portanto deve haver mais
controlo pk ha pessoas k fogem conflitos nos
seus paises e outras a procura de oportunidade nos paises que
referenciei. Se voce é da zambezia, tete ou niassa pode falar chichewa
como um malawiano fala, cabo delgado pode falar swahili como os
tanzanianos fala. Nao nenhum policia na estrada capaz de diferenciar
estas linguas pois como sabe o nosso pais nao oficializou as linguas
nacionais e nem sao apprendidas na escola. Se eu sou de sofala sei que o
outro de manica pode falar diferente da minha linga.
GostoMostrar mais reações
·
3
· 24/8 às 18:01
José de Matos se vai a Africa do Sul, etc., precisa de passaporte e nao vai directamente!
A minha pergunta mantem-se:
1 - é ilegal viajar em territorio nacional sem BI ?
2 - porque essas exigencias se aplicam apenas no sentido Centro/Sul ?
3 - é aceitavel que alguem que nao tenha BI seja abandonado ?
4 - Qual a postura ou lei sobre os alimentos, marisco e fruta que nao podem ser transportafos ?
5 - o que acontece com os alimentos apreendidos ?
6 - se existem Leis para esas exigencias, porque nao exigem no local da saida ?
7 - Save é fronteira ?
A minha pergunta mantem-se:
1 - é ilegal viajar em territorio nacional sem BI ?
2 - porque essas exigencias se aplicam apenas no sentido Centro/Sul ?
3 - é aceitavel que alguem que nao tenha BI seja abandonado ?
4 - Qual a postura ou lei sobre os alimentos, marisco e fruta que nao podem ser transportafos ?
5 - o que acontece com os alimentos apreendidos ?
6 - se existem Leis para esas exigencias, porque nao exigem no local da saida ?
7 - Save é fronteira ?
·
Eliminar
3
· 24/8 às 18:03
Abrantes Nelson Novais Nelson isso é uma pura e grande verdade k muitos nao tem coragem de denuciar se é k podemos denuciar e aquem
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 19:34
Delson Antonio Sabonete Novo governo perdeu controlo realmente e a makina d Frelimo esta desativada
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 23:19
Marcos Palito Eu pensava que era por causa dos imigrantes. Se isso continuar entao vamos virar correia e depois n reclamem
GostoMostrar mais reações
· 25/8 às 10:23
Alfredo Macuácua Acontece isso oh mano Edwin Hounnou? Alguém deve parar com esse tratamento desigual para os moçambicanos do Sul e os do Centro/Norte. Isso é anti-constitucional.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 25/8 às 10:50
Edwin Hounnou Sim, acontece todos os dias.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 25/8 às 13:11
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ