quinta-feira, 22 de junho de 2017

Ainda sobre a entrevista de Trindade (3)


Este é o meu terceiro post sobre a mesma entrevista de João Trindade, publicada nas páginas centrais do “Savana” de 2 de Junho corrente. Em jeito de desabafo, ele fala da inércia e promiscuidade no sistema judiciário, e diz que optou por se jubilar porque não havia ambiente para continuar no sector, já que a evolução que esperava não acontecia por falta de vontade política.
Meus amigos, fãs e seguidores, muitos de vocês estão recordados que antes de João Trindade dar esta entrevista, a ex-ministra da Justiça, Benvinda Levi, disse que existem juízes e magistrados (procuradores) corruptos. Estes dois senhores compartilham também o facto de terem passado do Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ), onde ocuparam cargos de chefia.
Pode ter sido por outros termos, mas a verdade é que ambos senhores confirmaram o que tenho dito há 16 anos atrás: há muita promiscuidade no sistema judiciário. O poder político manda no judiciário e não há, como seria de esperar, separação de poderes.
Vamos ao cerne do que Trindade disse ao “Savana”. Numa das passagens, diz que “os problemas da magistratura são os mesmos de outras áreas da sociedade moçambicana”. E mais tarde declara que “em Moatize houve um caso em que uma procuradora, jovem e que acabava de terminar a sua formação no CFJJ onde lhe falaram de ética, comportamento profissional e de como um magistrado se deve comportar perante uma determinada situação, é confrontada com uma tentativa de corrupção da parte do candidato da Frelimo à presidência do Município de Moatize. A jovem manteve-se firme, recusou o suborno e tomou medidas criminais contra o corruptor. Porém, em vez de deixar a procuradora fazer o seu trabalho com zelo, transparência e obediência à lei, vem uma orientação de cima a contrariar a sua decisão e o infractor continuou impune, concorreu às eleições, venceu e hoje é presidente do Município de Moatize. Dias depois a procuradora é transferida para outro distrito.”
Peço, por favor, para relerem este trecho. É pena que o Facebook ainda não dispõe desta ferramenta, teria sublinhado. Vontade não me faltou. Se a procuradora prendeu o corruptor, no dia seguinte ele foi solto e ela transferida para outro distrito, a pergunta é: quem foi que a transferiu?
Não deve ter sido o Presidente da República, primeiro-ministro, ministro do Interior ou comandante-geral da PRM. Foi a sua chefe. Aqui, de certa forma, Trindade pretende dizer que a Procuradora-Geral da República recebe ordens do poder político. As vezes a procuradora nem espera por ordens. Toma a sua própria iniciativa para agradar o poder político. Comporta-se como serviçal do poder político.
Lembro-me que há 8 anos atrás, o famoso processo autónomo do “caso Cardoso” , em que o principal arguido e não preso era Nyimpine Chissano, era inquirido pela procuradora Isabel Rupia e nas investigações estava o procurador Fernando Cananda. Quando este terminou as suas investigações, foi ter com Rupia e disse-a que já havia reunido toda a prova e que se devia lavrar um mandado de captura contra Nyimpine (na altura a Procuradoria tinha essa competência).
Efectivamente, o mandado de captura foi emitido e foi o próprio Fernando Cananda que o assinou. Nyimpine não chegou a ser preso alegadamente por problemas de saúde. Semanas depois Cananda foi transferido para PIC passando a trabalhar na triagem de processos. Quer dizer, baixou de categoria e mais tarde foi transferido para um distrito qualquer onde veio a falecer, por razões desconhecidas. Nessa altura, o Procurador-Geral da República era Joaquim Madeira.
Duvido que Madeira tenha recebido ordens de Joaquim Chissano para fazer isso, até porque nessa altura o Presidente da República era Armando Guebuza. O que aconteceu é que Joaquim Madeira tomou essa iniciativa para mostrar serviço. Quis transmitir a Chissano que o homem que teve tomates de acusar o seu filho teve a pena que merecia. Madeira comportou-se como um bom serviçal e fê-lo para garantir o seu pão.
Trindade foi juiz-conselheiro e director do CFJJ. Quando viu que essa procuradora de Moatize foi transferida duma forma cobarde, o que ele fez? Também calou. Consentiu. E hoje vem aos jornais desabafar? Não havia medidas enérgicas que devia ter tomado? É tudo farinha do mesmo saco!
Trindade foi um dos juízes que analisaram o recurso do “caso Cardoso”. No acórdão deu como provado o atentado contra o advogado Albano Silva. Um ano depois, houve o julgamento do “caso Albano Silva” e todos os réus foram inocentados. A pergunta que não quer calar é esta: como é que um juiz-conselheiro havia dado como provado o atentado contra Albano Silva se o referido julgamento ainda não havia sido realizado?
Trindade até assinou o acórdão do “caso Cardoso” porque queria agradar a Joaquim Chissano. Muito provavelmente não foi Chissano que o pediu. Fê-lo para engraxar, para ser bem visto nas hostes políticas, para garantir o seu pão, e hoje diz baboseiras como se fosse um santo. A cobardia é de todos que andam no judiciário e enquanto assim continuar, o país continuará atrasado.
Trindade devia ter vergonha de mandar esses recadinhos através de jornais. Ele é parte integrante da podridão que anda na justiça!
PS: Já é de hábito colocar um “PS” nos meus textos. É quando a matéria é farta. Efectivamente, o que tenho para dizer sobre Trindade não se esgota. É que a mim provoca-me náuseas que ele tenha que vir aos jornais e falar o que lhe aprouver. Todos somos chamados a construir este país. Trindade foi juiz-conselheiro, director do CFJJ. Qual é o seu legado? É este o judiciário com que sonhou? O que falhou? Porquê? Ele é pai, chefe de família. Não gostava que amanhã, as suas filhas tivessem orgulho do que o pai construiu? Que eu saiba ele foi um dos carrascos que vitimaram o pobre povo moçambicano nos campos de reeducação. 
Apoiou a lei de chicotadas e também exarou sentenças de chicotadas(chambocos) as nossas mamanas por terem vendido 2kilos de açúcar, 2litros de óleo 2 barras de sabão e terem vendido pão na rua por sustento. Os mais velhos sabem desta histórias .
O Trindade Tem orgulho nisso!À próxima, tem que fazer um auto-exame antes de vir aos jornais dizer qualquer coisa.
Nini Satar
GostoMostrar mais reações
Comentar
41 comentários
Comentários
Chris Tamele
Chris Tamele Samy samy xtou mto espantado com o nosso estado de direito, talvez fosse mas correcto dzer estado de defeitos. Adimirei tanto qndo o ministro Carlos Mesquita apareceu a dzer k se podia aproveitar carcaças de machimbombos para fzer salas de aulas, num estado em que compra 17 mercedes benzes para deputados a razão de 4.4milhões de meticais cada, em vez de construirem mas salas de aulas. Serà que os filhos dos nossos dirigentes vão estudar nessas carcaças? Que coisa tão ridícula vamos pensar seriamente nisto camaradas...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 6 h
Gildo Marrumete
Gildo Marrumete Ontem faleci de tanto rir nessa questao. Tenho uma filha de 4 anitos que vai estudar na sala de manchimbonbos?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Zelio Jaime Mazuzes
Zelio Jaime Mazuzes E so moçambique pra acontecer isso
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Alexandre Nelson Mulau
Alexandre Nelson Mulau A política é o crime que mais "compensa" porque você força a sua proteção, e quem garante essa mesma protecção é o povo Pacífico...A UEM "Faculdade de Direito", está se tornando num centro de formação de "criminosos" ...já estudam pensando no seguinte: o dia que furar o sistema de justiça, vou fazer muito dinheiro...o valores morais ficam apenas no papel...Nem sei pq não se demitem todos eles...Que deixem que a gente faça justiça dentro das comunidade ( de povo para povo, porque nós sabemos melhor quem é quem, é ou não bandido), é melhor do que se está a assistir na minha pérola do indico...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 8 h
Essau Jackson
Essau Jackson Viva Mr. Nini!

Água mole em pedra dura, roça, roça, até furar... Assim caracterizo os seus Posts.

Pode para muitos não significar nada, mas o modo continuado com que tem apontado o seu dedo indicador ao errado e aos errados, é sem dúvida um gigantesco contributo para uma nação como a nossa, em que os valores morais e os bons costumes andam a reboque dos apetites da classe dirigente (governantes). Talvez por isso, em alguns casos já se vê um luz no fundo do túnel. Vamos por isso acreditar que dias melhores virão (só precisamos de replicar os Ninis). 
Se sonhamos com um país melhor para nós e gerações vindouras, precisar arregaçar as mangas. 

Avante....
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 6 h
Shandresh Alfonso Chivambo
Shandresh Alfonso Chivambo Bom dia Nini, consegui, hoje sou o segundo a comentar.

Muita força. Não importa de que lado eles nos fizeram acreditar que estavas. Importa de que lado agora estas. O Povo Moçambicano precisa de um Herói. Super-NINI
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
6
 · 9 h
Helder Tembe
Helder Tembe hehehehehe... narrador trindade o feitiço voltou contra o si... ou a pomada k usavas pa polir ja não surt efeito nos sapatos(nesse regime)... 
Grandes feitos são reconhecidos quem os-faz não exigir pk é reconhecido,aliás ser lambebota não é demostrar conhecimento por isso quem lambe dv esperar qlqr tipo d troco...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 1 h
Dorps Patrick
Dorps Patrick Essa do mesquita em transformar machimbombos em salas de aulas ví ontem! Me fartei de rir!!, mas rir de lágrimas por querer intender que tipo de mbangui esses dirigentes andam a fumar? O Primeiro ministro - Agostinho do Rosário diz : nós trabalhamos para comprar os Mercedes então vocês também trabalhem vão comprar os vossos,qual trabalho eles fazem mesmo? Elaborar leis pra roubar mais o povo? E o dono do dinheiro, o Zandamela dizendo que é o fim da crise monetária será alguma vez já sentiu falta de dinheiro pra comprar pão? Ou são as contas deles que estão a ficar mais gordas? E enfim o presidente da República a dizer "Moz xtá de volta" mas que de volta xtá ele a referir? fechar grande negócio de gás Pra comprarem mais Mercedes enquanto o povo anda de my love? Este país está cheio de dirigentes possuídos e gananciosos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 4 h · Editado
Zelio Jaime Mazuzes
Zelio Jaime Mazuzes A serioooo meu irmao nunca houve nenhuma parte do mundo que caracaças de machimbombos sao transformados em sala de aula e so pra ver que esses filhos da p... Xtao a gozar conosco
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 1 h
Jorge Carvalhal
Jorge Carvalhal O que preocupa também é que com este estado e modo de vida do país que se implantou há 40 anos muita gente fez fortuna e continua a somar e e engordar a sua avareza, e quando observo outra corja como eles COMUNAS a sacar como bons alunos , pois aprenderam bem, como escrevia o que preocupa é ver esses afortunados de há quarenta anos virem agora contestar a corrupção que se instalou, quando foram eles mesmos os pioneiros dessa corrupção que os levou á consolidação dos próprios interesses e no avolumar das próprias fortunas.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 3 h
Boaventura Antonio Vilanculo
Boaventura Antonio Vilanculo Com certeza O trindade,está a parecer falar mal do sistema por causa de inveja dos seus colegas, pois do que mais niguem sabe que acorropção benefecia algumas pessoas e povo é que sofre.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 3 h
Arsenio Raul
Arsenio Raul Gente com uma ganância insaciável , em nome de libertadores de Moçambique fazem do povo quanto gostão , por isso nos povo já acordamos nas próximas eleições vamos votar nas putas porque nus filhos não da nada . Errrrrrr🙈🙈🙈🙈🙈
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 7 h
Gerson Acácio
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Gildo Marrumete
Gildo Marrumete Nunca fiquei muito bem nutrido pela verdade. Quero sobre mesa Nini para completar.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 4 h
Miguel Cossa
Miguel Cossa Foram capazes de vender a pátria pelas suas próprias ambiçöes... Bando de corruptos
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Edmilson Dos Nicetos Uitissone
Edmilson Dos Nicetos Uitissone NESTA PLATAFORMA APRENDO MUITA COISA. Obrigada Nini por existires e FORÇA ai
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Celestino Valoi
Celestino Valoi Assim vai o País do Pandza! Ilustre, quanto tempo devemos esperar para vermos o relatório da Krool?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Dércio Da Graça Paulino
Dércio Da Graça Paulino Nini, aqueles convites de antes de ontem foram aceites? Caso nao, faça um concurso pra teus amigos e seguidores e qualifica 2 ou 3 vencedores pra ocuparem o lugar dos #Sapateiros do SAVANA.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 2 h
Zelio Jaime Mazuzes
Zelio Jaime Mazuzes Num pleno sec. 21 acontecer isso e lamentavel e horrivel o k xta acontecer nos tempos de hoje sinceramente nos moçambicanos temos k nos unirmos fazermos adiferença nas proximas eleiçoes nao vou aceitar que a minha familia seja matrecada pela capulana e bone pra ir votar nessa maçaroca de merda
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 54 min
Remigio Rafael Cossa
Remigio Rafael Cossa EU NUNCA PERCO UM TREXO DO NINI SATAR FORCA AI MEU IRMAO OBRIGADO POR NOS MANTER INFORMADOS
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h
Edson Costa
Edson Costa Concordo plenamente cosigo nini, o porque felo agora essas entrvistas e farinha d mesmo saco isso, o povo ja sabe, nao brinquem.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 min
Benn Segund
Benn Segund Afinal de contas Nini nao é aquilo k eles keriam k pensasimos, obrigado voçe é minha inspiraçao
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Olga Siquice
Olga Siquice são todos farinha do mesmo saco ..
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 9 h
Francisco Mbumila
Francisco Mbumila Biblioteca viva Nini Satar!!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8 h
Simon Cossa
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 3 h
Esmeralda Machel
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Edgar's Pena's
Edgar's Pena's Força!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Litos Ti Dinheiro Litos
Litos Ti Dinheiro Litos Nini é grande homem e heròi.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Ahamada Rehane
Ahamada Rehane Bem falado Dr.Nini
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7 h
Beldo Gujamo
Beldo Gujamo Sempre que venho aqui fico 100% actualizado. ....
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 7 h
Jat Angel Tembe
Jat Angel Tembe Homem com tomates no lugar, muito força ai nini.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Lolo Naiene
Lolo Naiene Muito grato Nini o povo quer saber as verdades, ga ga gatunos tds eles é um regime
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Teodósio Cipriano Silverio
Teodósio Cipriano Silverio BOAS. E Óptimas palavras #ilustre
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Jeremias Malene
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8 h
Agostinho Honwana
Agostinho Honwana "Não as algemas às palavras"
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 3 h
Nurmamade Satar Adam
Nurmamade Satar Adam Os Lambe botas!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 6 h
David Salomão
David Salomão Sem Comparação
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Victor Mintilana
Victor Mintilana Para quê comentários???

Juma Aiuba
8 h · 
Moçambique ESTÁ ÀS VOLTAS
Ontem, o ministro Mesquita, dos Transportes e Comunicações, foi visitar a Empresa de Transportes da Matola e foi-lhe dito que mais de uma dúzia de autocarros NOVINHOS-EM-FOLHA não estavam a circular, DESDE FEVEREIRO, porque as condições não permitem fazer o trabalho de transporte de passageiros. Assim espera-se que se rectifiquem as posições das portas e cadeiras e sei-lá -mais-o-quê.
A pergunta que faço é: o que diz o processo de compra dessas viaturas? Os termos de referência dizem que estavam a requisitar viaturas para que fim? Como é que se adquirem autocarros de passageiros para ficarem parados porque tem que melhorar isto ou aquilo? O "fida-mãe" que comprou onde está?
Para meu espanto o próprio ministro não se indignou com isso. Não ficou preocupado. Agiu com a maior normalidade: "Tratem o assunto com o fornecedor com urgência e amigavelmente! Esses trabalhos podem ser feitos aqui em Maputo!" Eu sinceramente esperava ouvir mais. Com os barcos da EMATUM foi assim mesmo. Foram comprados barcos de pesca de atum que parecem iates minúsculos, que não podem ir ao mar-alto e cujo sistema de conservação do pescado não é o internacionalmente recomendado, etecetera, etecetera.
Assim Moçambique não está de volta, ESTÁ ÀS VOLTAS como uma barata tonta que fumou Baygon. Moçambique não pode estar de volta com as mesmas bandidagens! Moçambique não conseguirá voltar com procurimentes viciados focados em comprar "desnecessidades". Moçambique não conseguirá voltar sozinho... nós temos que voltar juntos com ele... com nova forma de ser e estar.
- Co'licença!
Comentários
Chale Momade
Chale Momade Pensando seriamente em me candidatar a presidência da República
 · Responder · 
7
 · 8 h
Mondlane Calane Dzovo Kito
Mondlane Calane Dzovo Kito Me nomea como ministro de qualquer coisa. Pode até ser de stangram, Facebook, whatsap, etc etc.
 · Responder · 
2
 · 6 h
Noe Nhancale
Noe Nhancale Sabe custou-me digerir essa, afinal para fazer a compra nao ha contacto com o produtor para definir as especificidades? Transmitiram a ideia de que ficaram supreendidos com os a disposicao dos autocarros. verhonhoso!
 · Responder · 
4
 · 7 h
Juma Aiuba
Juma Aiuba Paga-se 50% e o resto é desembolsado depois do produto chegar. Se o produto não responder as especificações não é pago logo.
 · Responder · 7 h
Noe Nhancale
Noe Nhancale Mesmo para comprar um Vitz voce interage com o vendedor para saber que carro esta a comprar, em alguns casos ate pode sugerir pequenas alteracoes, como eles nao fizeram isso\
 · Responder · 
1
 · 7 h
Juma Aiuba
Juma Aiuba Alguém comprou viaturas escolares e mamou a mola.
 · Responder · 7 h
Noe Nhancale
Noe Nhancale Pessoas daqui envergonham pa!
 · Responder · 7 h
Jorge Garfo
Jorge Garfo E o Ministro sugeriu que os autocarros parados fossem transformados em salas de aula "ambulantes"... kkkkkkkk
 · Responder · 
6
 · 7 h
Ernesto Nhaule
Ernesto Nhaule Que absurdo...
 · Responder · 
1
 · 5 h
Jorge Garfo
Jorge Garfo Epah...
 · Responder · 3 h
Josue Mucauro
Josue Mucauro Muito normal... em vários países acontecem
 · Responder · 
1
 · 1 h
Chale Momade
Chale Momade Há dirigentes deste país quando falam parecem que estão a fazer favor ao presidente ou ao Povo
Sinceramente que recomendação são aquelas? 
Depois querem exigir seriedade do povo!
 · Responder · 
1
 · 7 h
Wild Antonio Alfredo
Wild Antonio Alfredo KKKk O "fida-mãe" que comprou onde está? Estamos a viver com teactro politico?!
 · Responder · 
1
 · 7 h
Eduardo Chichava
Eduardo Chichava Esses "fidamãe" merecem chamboco
 · Responder · 
3
 · 7 h · Editado
Adriana Dos Santos
Adriana Dos Santos Kkkkkkkk.... Ministro inútel sinceramente
 · Responder · 
1
 · 7 h
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Yuh...mamãe! Aguardando que o ministro responda todas as perguntas colocadas pelo nosso amigo Juma.
 · Responder · 
1
 · 7 h
Ussene Muacona
Ussene Muacona E ainda o ministro Mesquitas disse mais que "os autocarros que não estarão em funcionamento, transformarão em salas de aulas" Kkkkk... Que palhaçadas.
 · Responder · 
2
 · 7 h
Odete Gua
Odete Gua até nada xiii....to render
 · Responder · 
3
 · 7 h
Wilson Profirio Nicaquela
Wilson Profirio Nicaquela "...Onde está esse fida-mãe que comprou? Opha..." está aí, onde os números são muito insignificantes. ...
 · Responder · 
1
 · 7 h · Editado
Herminio Assamo
Herminio Assamo Apoiado irmão, abraço
 · Responder · 
2
 · 7 h
Julio Lilito Boene
Julio Lilito Boene Muito bem dito. Precisa-se mudança de mentalidade.
 · Responder · 
1
 · 7 h
Armandinho Caula
Armandinho Caula Sim senhor.....
 · Responder · 
1
 · 7 h
Marcolino Alexandre Zucula
Marcolino Alexandre Zucula Desde Fevereiro que os autocarros estão parados e o fornecedor talvez em finais de Julho vai se pronunciar...De facto estamos a dar voltas...
 · Responder · 
1
 · 6 h
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane Comprar futililadades, a nossa pobreza se agrava por estes comportamentos
 · Responder · 
1
 · 6 h · Editado
Nito Ivo
Nito Ivo Comissões é o que define a agenda do país. Servir o povo vem despois.
 · Responder · 
1
 · 6 h
Zee Mavye
Zee Mavye A responsabilização dos responsáveis entre os camaradas não funciona... usa se mais a polit5de "tapa buracos" até as proximas enxurradas...
 · Responder · 
1
 · 6 h
Saguate Sussundenga Junior
Saguate Sussundenga Junior Verdade e,ha coisas que so acontecem em Mocambique juro...
 · Responder · 6 h
Carlos Braz
Carlos Braz Ver, ouvir e não calar. 
Isso é que é cidadania. Indignar-se.
Os que estão "lá" não são melhores que nós. É questão de "oportunidade".

Gostei do texto Juma Aiuba.
 · Responder · 
4
 · 5 h
El Patriota
El Patriota Quando as nações unidas vem dizer que estamos entre os cinco piores países do planeta em desenvolvimento humano, nos revoltamos e dizemos que estão a nos perseguir.
 · Responder · 
4
 · 3 h · Editado
Julinho Taimo
Julinho Taimo Voltar dele mesmo é assim?
 · Responder · 
1
 · 5 h
Alfredo Macuácua
Alfredo Macuácua Um dos grandes problemas aqui na pérola do tseke é a falta de responsabilização dos responsáveis por actos que lesam o Estado... Este país está precisando duma gestão mais criteriosa, ao estilo do "privado", onde quando o seu erro prejudica a instituição/empresa, tu arcas com as consequências.
 · Responder · 
2
 · 5 h
Alson Dos Santos
Alson Dos Santos Mocambique esta de volta, uma ova! Esta mesmo é 'as voltas. E ainda aparece um tal de prof a tentar enganar os incautos com o seu Portugues de "vos sois..." Ntlha! Cego por opcao!
 · Responder · 
2
 · 5 h
Aurélio Bull Gza
Aurélio Bull Gza VOS SOIS a plateia do círculo. 
Hahahahahaha.
 · Responder · 
1
 · 4 h
Aurélio Bull Gza
Aurélio Bull Gza Isso dá me entender que o FIDA-MÃE que comprou esses autocarros é um brada do "soministro". Se não fosse, agir-ia d'outra maneira.
 · Responder · 
2
 · 4 h
Jr Chauque
Jr Chauque Agora como comprarem autocarros que as condições não permitem?fdo
 · Responder · 4 h
Adao Chitache Chitache
Adao Chitache Chitache Quem chamou de ministro aquele distraído? Ele é quem comprou aqueles carros aquilo foi só teatro.
 · Responder · 4 h
Nelson Badaga
Nelson Badaga Neste país a ignorância têm um lugar e poder e os nossos governantes são especialistas em aquisições nefastas e complicadas.
 · Responder · 4 h
Dino Soares
Dino Soares Bem falado companheiro.
E para piorar, o individuo enche a boca para falar da redução da mão-de-obra!
Estes tipos não tem noção.
 · Responder · 2 h
Cartões
Amigos, vocês que têm cartões de visita, por favor, facilitem-nos a vida! Façam cartões de visita contando com o tamanho das nossas carteiras. Quando um cartão de visita começa a se confundir com um quadro fica complicado. Há cartões que só dá para guardar na bagageira. E não escrevam muito: há cartões que para entender tem que fazer apanhados e resumos. Cartão de visita não é Curriculum Vitae.
Na semana passada recebi um cartão que estou a tentar decifrar até "data-hoje". A informação em inglês não é a mesma em português, no verso. O tamanho é simplesmente bíblico. Hehehehehe.
- Co'licença!
Comentários
Masoka Helder
Masoka Helder Posta o cartão para analisarmos, kkkkk.
 · Responder · 
1
 · 22 h
Moises Domingos Moises
Moises Domingos Moises O recado chegou
 · Responder · 21 h
Lecuanhane Wa Mutxopi
Lecuanhane Wa Mutxopi Ha gajos que fumam sozinhos, nos aqui a morrer de tedio!
 · Responder · 
1
 · 18 h
Morais Correia
Morais Correia Aiuba pha! Oce eh fenomrnal!

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ