quarta-feira, 26 de abril de 2017

O Criador do Partido Frelimo

O Criador do Partido Frelimo
Egidio Vaz defende - uma versão com a qual não concordo - que o partido Frelimo é diferente da Frente de Libertação de Moçambique. Chissano, o antigo PR, parece corrobolar com Vaz dando um novo elemento. Numa carta endereçada a Mário Soares, em Dezembro de 1986, diz que o Criador do Partido Frelimo foi Samora Machel.
Maputo, aos 29 de Dezembro de 1986.
Excelência
Em nome do Povo Moçambicano, do Governo da Republica Popular de Moçambique e em meu nome pessoal, quero expressar o profundo agradecimento e reconhecimento pela presença amiga de Vossa Excelência nas exéquias solenes do nosso querido e inesquecível Presidente, Marechal Samora Moisés Machel.
Neste momento, dos mais dramáticos da história do nosso Povo, a sua presença e da Alta Delegação que o acompanhou foi grandemente apreciada e encorajadora para todos nós. 
A nação Moçambicana ficou mergulhada na tragédia que nos roubou o nosso Chefe, o Guia que conduziu à independência da nossa pátria, o Fundador da República Popular de Moçambique, o pai da Nação Moçambicana, o Criador do Partido Frelimo.
O Povo Moçambicano uma vez mais irá ultrapassar estes difíceis momentos transformando, sob a direcção do partido Frelimo, a dor em novas forças para lutar contra o subdesenvolvimento, pela Paz, progresso, Justiça e Bem Estar Social.
Aproveitamos esta ocasião para reiterar o nosso desejo de ver reforçadas as nossas relações de amizade e cooperação.
Alta consideração
Joaquim Alberto Chissano
Presidente da Republica Popular de Moçambique





GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
Comentários
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane Mas è logico enquanto a primeira era um movimento, a segunda um partido com todas as estructuras...
Gosto · Responder · 11 · 18 h · Editado
Manuel Mageta Taque
Manuel Mageta Taque Mas ele defendem que tem mais de 50 anos.
Gosto · Responder · 2 · 18 h
Estevao Munguambe
Estevao Munguambe Concordo com Egídio Vaz.
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Isalcio Mahanjane
Isalcio Mahanjane Eusébio A. P. Gwembe, corroboro, há muito, com a tua tese.
Gosto · Responder · 4 · 18 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Os documentos da época não ​duvidavam disso. De que Samora era o primeiro Presidente do Partido FRELIMO, oficializado em 1977 no Clube Militar, Cidade de Maputo. Datas comemorativas subsequentes assim o atestaram.
Gosto · Responder · 10 · 1 h · Editado
Isalcio Mahanjane
Isalcio Mahanjane É inegável a evolução de movimento para partido... mas não se quebrou ai o cordão umbilical... houve tão só uma evolução... imagina o Zézinho quando passa a ser Zé...
Não gosto · Responder · 3 · 18 h
Gilder Anibal
Gilder Anibal Hehehe
Gosto · Responder · 18 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Estamos já ao nível da hermenêutica.
Gosto · Responder · 18 h
Isalcio Mahanjane
Isalcio Mahanjane Não necessariamente! Penso que a bitola dos factos sustenta meu pensamento... parto do princípio que nada é estático, que as coisas, pessoas e instituições evoluem... algo que não escapa aos partido políticos...
Gosto · Responder · 18 h · Editado
Isalcio Mahanjane
Isalcio Mahanjane Aliás, não penso que os elementos documentais, ainda que prevalecentes, não possam ser testados face à eventos e outras realidades... e que não sejam postos, nalgumas vezes, de lado...
Gosto · Responder · 18 h
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse Quantos anos tem o ANC? Ou quantos anos tem a ZANU?
Gosto · Responder · 2 · 18 h · Editado
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane Bom a criança, o menino, o senhor e o vovo, no fundo è mesma pessoa, mas nao exactamente o mesmo.......
Gosto · Responder · 6 · 18 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Lyndo A. Mondlane, nao ha nada de "logico". Nos registos civis, quando as mulheres adoptam os apelidos dos esposos nao deixam de ser elas. As instituiçoes evoluem e os documentos anteriores a 1977 falam de Partido Frelimo.
Gosto · Responder · 8 · 18 h
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane Sim, é a mesma pessoa, mas o analogo por excelencia nao è mudança de apelido, sao as diferentes faixas etarias da mesma pessoa
Não gosto · Responder · 3 · 18 h · Editado
Munguambe Nietzsche
Munguambe Nietzsche Kkkkkk, grande pergunta. A minha resposta é; deve se contabilizar os anos que se transformaram partidos e não os movimentos da Libertaçãoes.
Gosto · Responder · 18 h · Editado
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse A FRELIMO que se funda em 1962 era, organizacionalmente, e em termos de coesão interna, igual à FRELIMO de 1972, por exemplo?
Gosto · Responder · 4 · 18 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz A de 72 era. Mas de 75 era diferente de 74 e esta de 1962.
Gosto · Responder · 18 h · Editado
Egidio Vaz
Egidio Vaz Estou a tomar nos principais eventos e factos como referência
Gosto · Responder · 18 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Egidio Vaz nao era, os estatutos do segundo Congresso aumentaram o numero de membros do Comite central para 40, contra os anteriores 17
Não gosto · Responder · 2 · 18 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Eusébio A. P. Gwembe, era longe de pensar, nos estatutos. A pergunta dava para qualquer resposta. A próxima vez ficarei calado para ver quem responde bem as perguntas do mais velho Gabriel MuthisseGabriel Muthisse
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse Não era, Egídio. A FRELIMO sempre evoluiu. Em todos os sentidos.
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Egidio Vaz
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse E, mais, Egidio Vaz. O ANC de 1912 é igual ao ANC de 2017? Então temos dois ANC's?
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Borges Nhamire
Borges Nhamire Sem ser historiador, mas com noções de direito, me parece óbvio que a Frente de Libertação de Moçambique e o partido Frelimo são duas pessoas jurídicas distintas.
Gosto · Responder · 5 · 18 h
Isalcio Mahanjane
Isalcio Mahanjane Borges Nhamire, atente a evolução... pois, se assim não for, temo que pela lei dos partidos políticos a FRELIMO poderá ser bem mais "nova"....
Gosto · Responder · 18 h
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse E o ANC de 1912? É uma pessoa jurídica diferente do ANC de 2017, Borges Nhamire?
Gosto · Responder · 18 h
Borges Nhamire
Borges Nhamire Gabriel Muthisse nao tenho conhecimentos solidos sobre ao ANC.
Gosto · Responder · 3 · 18 h
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse A SWAPO, a FRELIMO, o ANC, a ZANU (das lutas de libertação) são, essencialmente, os mesmos de hoje. Evoluíram em muitas coisas. Mudaram outras. Mas a essência é a mesma. Vocês não podem defender, por coerência, que a FRELIMO já não é, mas que os outros são os mesmos!!!?
Gosto · Responder · 1 · 17 h
Borges Nhamire
Borges Nhamire Isalcio Mahanjane Explica-me em que medida a FRELIMO e o Partido Frelimo sao a mesma entidade jurídica? O objecto dos dois e' diferente.
Gosto · Responder · 3 · 17 h
Borges Nhamire
Borges Nhamire Gabriel Muthisse Qual eh essa essência, Gabriel Muthisse, pelo menos no caso da Frelimo, cujo percurso conheço razoavelmente?
Gosto · Responder · 2 · 17 h
Zangua M'Pimbe
Zangua M'Pimbe Não concordo consigo, partido Frelimo na versão da carta é diferente da Frente de Libertação. Chissano na criação não era ninguém, voltemos a história e a verdade meus irmãos.
É muito triste ver intelectuais a tentar branquear e falsificar a verdade
Gosto · Responder · 1 · 14 h
Munguambe Nietzsche
Munguambe Nietzsche Quando a casamento, penso que conta - se a partir da data é que esse oficializa a união. Exemplo, em que anos Moçambique assina acordo de Luzaka para para se proclamar em 1975?
Gosto · Responder · 18 h
Munguambe Nietzsche
Munguambe Nietzsche Quero aproveitar também perguntar anos de SADC e UA. Quanto anos tem estas organizações?
Gosto · Responder · 1 · 18 h · Editado
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane Ou CEE e UE...
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Bons exemplos, os seus: Tambem quero saber se o 25 de Maio deixou de ser data da OUA
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane Nao procede eusebio.. se podia fazer coicidir a data.. em todo caso eu estou no meio nao entendo a frelimo da luta armada e a de partido como diferentes, mas nao sao o mesmo.. da mesma forma q a criança maria nao è exactamente a mesma adolescente maria...
Não gosto · Responder · 3 · 18 h · Editado
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane Se bem q juridicamente è a mesma,as a primeira nao tem resppnsabilidades juridicas e a segunda sim, è um cambio
Gosto · Responder · 2 · 18 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Os fundadores do partido FRELIMO reconhecem que são personalidades distintas. 40 anos depois voltamos a fazer confusão. Só pode ser propaganda mesmo.
Gosto · Responder · 4 · 18 h
Muchuquetane Guenjere
Muchuquetane Guenjere Eu vou ficar calado ate que os ilustres cheguem a uma conclusao, pois para mim, Frelimo como partido eh diferente do movimento Frelimo, criada em 1962. Por enquanto vou manter a minha ideia de que Frelimo como PARTIDO, seu primeiro presidente eh o saudoso presidente Samora Machel, ate que me provem o contrario. Desculpem os erros ortograficos.
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Rildo Rafael
Rildo Rafael FRELIMO como movimento ou frente e FRELIMO como partido político. Reza a história que a data da fundação da frente é diferente da data da criação do partido político! Seguindo a mesma lógica
Gosto · Responder · 2 · 17 h · Editado
Egidio Vaz
Egidio Vaz A boa coisa no post é que Eusébio A. P. Gwembe mais uma vez suportou/reforçou a minha tese, aliás, a verdade, com mais um documento.
Gosto · Responder · 1 · 17 h
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse A SWAPO, a FRELIMO, o ANC, a ZANU (das lutas de libertação) são, essencialmente, os mesmos de hoje. Evoluíram em muitas coisas. Mudaram outras. Mas a essência é a mesma. Vocês não podem defender, por coerência, que a FRELIMO já não é, mas que os outros são os mesmos!!!?
Gosto · Responder · 17 h
Rildo Rafael
Rildo Rafael A frente (FRELIMO-Movimento de libertação) e O partido (FRELIMO-partido da vanguarda)...Fundador da FRELIMO e fundador do Partido Frelimo (As pessoas, os propósitos e as respectivas datas mudaram completamente)
Gosto · Responder · 1 · 17 h
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse A FRELIMO continua, hoje, Partido de Vanguarda, Marxista-Leninista?
Gosto · Responder · 1 · 17 h
Borges Nhamire
Borges Nhamire Qual eh essa essência, Gabriel Muthisse, pelo menos no caso da Frelimo, cujo percurso conheço razoavelmente?
Gosto · Responder · 17 h
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse Quem aceita que o ANC tem 105 anos, deve aceitar, por motivos de coerência, que a FRELIMO tem 55
Gosto · Responder · 17 h
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse Toda a gente sabe, hoje, que o ANC evoluiu para Partido político. É nessa condição que participa em processos eleitorais. Antes era, basicamente, um movimento de libertação
Gosto · Responder · 17 h
Rildo Rafael
Rildo Rafael Eis o ponto: Qual foi o marco da viragem do ANC para partido político? Em 1912 era partido? Quando começa apresentar características de um partido "legalmente" autorizado?
Gosto · Responder · 1 · 17 h
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse O fim do Apartheid... A aprovação da nova constituição da África do Sul. O abandono da luta armada...
Gosto · Responder · 17 h
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Eu me Identifico com à Frente de Libertação de Moçambique que não tem nada a vêr com o Partido Frelimo de 2017....... nem juridicamente muito menos Idiologicamente
Gosto · Responder · 17 h · Editado
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse Kuyengany Produções, mesmo quando a FRELIMO era Frente, entre 1962 e 1975, houve gente que deixou de se identificar com ela
Gosto · Responder · 5 · 17 h
Samuel Dos Santos
Samuel Dos Santos E o que dizer sobre as armas que a Frelimo detinha antes de 1977? Estariamos perante um partido armado?
Gosto · Responder · 2 · 16 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Kskakakkakakak
Gosto · Responder · 1 · 16 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos O problema é a palavra " criador". Concordo com Eusebio Eusébio A. P. Gwembe. A frelimo embora sofra mutaçoes constantes nao queira dizer que sao tantas frelimos que existiram. É a mesma frelimo de sempre, nascida em 1962
Não gosto · Responder · 1 · 16 h
António Nhantumbo
António Nhantumbo Hoje sou cristão, amanhã sou convertido em muçulmano. Acho que não deixo de ser eu mesmo
Não gosto · Responder · 2 · 15 h
Mustafa Habibo Ussene
Mustafa Habibo Ussene Diferenças estruturais vs diferenças conjunturais... 
Acho q a FRELIMO de até 1975 ou até 1992 era mais centralista e menus expansiva nos ideias e estruturas por razões conjunturais... a actual sofre(u) das influências dos tempos, da globalização, até do capitalismo...
Julgo até que algumas directivas já tenham sofrido profundamente destas influências e até de identidade... julgo eu...
Gosto · Responder · 15 h
Gabriel Muthisse
Gabriel Muthisse Mas, Mustafa Habibo Ussene, a essência é a mesma. A FRELIMO evoluiu, desde que se criou em 1962. E a de 1977 não foi a primeira. Nem a última. Houve muitas outras alterações evolutivas
Gosto · Responder · 15 h
Mustafa Habibo Ussene
Mustafa Habibo Ussene Sim concordo... e espero que estas mudanças não se "distanciem" tanto como se deixa transparecer... porque essa "aparência" cria em alguns á dúvida se AQUELA FRELIMO é ou ainda CONTINUA a MESMA...
Gosto · Responder · 15 h
Jemusse Abel
Jemusse Abel Nao se trata de mesma coisa nao, a ser assim é defendermos a falsidade...ignorando a evoluçao das instituiçoes em consonancia com a das personalidades...
Gosto · Responder · 14 h
Sidonio Pedro
Gosto · Responder · 1 · 12 h
Jemusse Abel
Gosto · Responder · 12 h
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Não percebi patavina do teu comentário, se fosses mais claro...
Gosto · Responder · 12 h
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Mais discussão? Não porque eu sempre fui da tese que o Partido Frelimo foi criado em 1977, mas porque dito isto por um dos membros seniores do Movimento se libertação, Primeiro-ministro do governo de transição representando o mesmo movimento, um dos fundador do Partido Frelimo em 1977 e depois Presidente desse partido, já não vejo a necessidade de negar-se isto como oficial. O resto que fique como opinião e crença pessoal. Bom dia compatriotas.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Nelson Junior
Nelson Junior Realmente eh triste e de certa forma, incompreensivel que individuos com certa capacidade intelectual so e so se limitem de cartas oficiais, documentos semi- oficiais pra narrar a Historia Mocambicana...a preguica de tentar de fazer serias pesquisas leva a depturpar os factos historicos...Evidentemente, tudo isto eh devido por que certos "tubaroes" da frelimo,que participaram na luta armada e consequentemente foram os primeiros quadros do Pais mantem-se em silencio ou nao corrigem certas afirmacoes dos jovens historisdores...ser historiador implica basear-se em varias fontes....os nossos historiadores, utilizam como fontes crediveis os quadros ou ex-quadros da frelimo, porem, os factos nos demonstram que eles( os quadros) muitas muitas muitas vezes mentiram ou limitaram-se em meias verdades......Samora, criador do Partido Frelimo???!!!...Sera?...so por que assim o Chissano afirmou???...senhores, francamente, sejamos serios....Se, me afirmarem de que o partido frelimo foi criado durante a lideranca do Samora..isso sim,mas a ideia nao foi dele...senhores, pesquisem mais, informem-se mais...O Samora nao tinha capacidade academica e nem ideologica pra diferenciar entre o movimento frelimo e o partido frelimo...a grande capacidade e talvez a unica era de ser um bom orador( assim eram o Mussolinis, os Fideis, os Hitleres, etc etc)....Sim, o Samora foi o fundador de Mocambique, mas nao foi o fundador da frelimo como Partido....quem trouxe a ideia de transformar a frelimo foram os outros e nao o Samora...evidentemente, ele concordou com a ideia...alias ele nao tinha outra alternativa do que aceitar.....
Gosto · Responder · 1 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Eu acho discutivel a ideia segundo a qual Samora foi o fundador do Estado Moçambicano. Aquilo que aconteceu em 1975 ja fora feito noutras ocasioes so que nao foi reconhecido. Ja em 1890, os homens que definiram as fronteiras nas quais a Frelimo desenvolveu a sua luta e salvaram o pais da venda a que estava destinado pela coroa portuguesa, queriam (e ha relatos de que chegaram a faze-lo) declarar a independencia a exemplo do Brasil. Ha outros exemplos que ocorreram no tempo do presidente Sıdonıo Paes e mesmo no de Bernadıno Machado que atestam que de uma de outra forma o ideal de ındependencıa esteve sempre presente. Mas o exemplo eloquente foı o dos democratas de Moçambique que entregaram a peticao de declaraçao da ındıpendencıa ao mınıstro das colonıas em 1959. Sao factos que muıtos vezes se ıgoram.
Gosto · Responder · 1 min
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!...a ideia de transformar o movimento frelimo em partido saiu dum pequeno grupo ideologo na altura, em particular de um individuo( se pesquizarem vao saber quem foi)...O Samora nunca foi o ideologo politico da frelimo...informem-se caros compatriotas ou entao voces estao a inventar a vossa Hostoria...

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ