terça-feira, 11 de abril de 2017

Gafe é gafe!

Gafe é gafe!
Em quase toda a minha vida ouvi sempre dizer “errar é humano”, “só erra quem trabalha” e blá, blá, blá…
Não vou discordar. Aliás, não tenho ferramenta necessária para discordar com estes princípios. Mas, contudo, vale a pena recordar que pessoas há, pela natureza da sua profissão, que são proibidas de errar. Ou seja, desta camada esperamos sempre algum ensinamento e não o contrário.
Há dias, aqui neste meu mural, postei qualquer coisa sobre um “erro crasso” cometido por Brito Simango, jornalista da TVM, ao referir, em pleno telejornal, que Machipanda localizava-se entre Moçambique e a vizinha África do Sul. O que admito é que provavelmente fui violento na minha abordagem sobre o assunto. Mas Brito Simango, como qualquer outra pessoa que desempenha uma profissão similar, tem a obrigação de não errar. Aliás, este é o principal requisito no jornalismo e na medicina.
Os erros são fatais, dizia o outro!
Eu sei que falar para um público tão vasto não é empresa fácil, mas os que o devem fazer têm por obrigação adaptarem-se a isso. É o desafio da profissão. Por isso que os outros, para não passar por estes embaraços, aprendem a retórica e tantas outras ferramentas necessárias para a sua apresentação pública.
Por exemplo, há dias o Presidente da República, num comício popular no Niassa, chamou Lichinga de província. O vídeo aqui postado não me deixa mentir. O que será da criança que ouviu o Presidente a dizer isso? Ou seja, devemos perdoa-lo porque “errar é humano” e “só erra quem trabalha”?
Não estou aqui a dizer que Filipe Nyusi não sabe que Lichinga não pode ser uma província, mas cometeu um deslize que dele não se esperava. E também não quero dizer que devia saber falar em público como Samora fazia, mas que esteja minimamente preparado. Afinal, o que é um líder?
Aos que me criticaram por ter “vilipendiado” em público o jornalista Brito Simango, dou a minha mão à palmatória. Talvez tenha me excedido no meu sarcasmo. É porque dele espero sempre o melhor. E não os vejo com bom olhos esses paninhos quentes quando ele ou outro colega seu comete deslizes evitáveis. Quem estiver à altura, há-de perceber o teor deste meu post!
Quanto ao Presidente Nyusi, prefiro aceitar que foi um deslize de ocasião. Mas rezo para que se não torne hábito…
🙉🙉🙉🙈🙈🙈🙈
Nini Satar
691 visualizações
Comentários
Xavier Antonio Eu discordo com posicionamento de Amisse Abdula Cassamo, quando termina perguntando se Nini nunca falhou. 
O que significa isso? Que pelo facto de ter falhado não se pode fazer observação? 
Essa maneira de pensar perpétua os erros. Erros devem ser corrigidos, quem erra deve ser criticado.
GostoResponder453 minEditado
Olegàrio Samuel Muando KKK, que seja perdoado, estudou Geografia a muito tempo, e nem se quer sabia que seria presidente, pois teria se esforçado mais...
GostoResponder23 h
Amisse Abdula Cassamo Senhores, nao podemos pensar parecer pessoas quadradas ok, era sim e humano, mas soubemos que existe lapso que entende se e muito bem, sr Nini, sera que nuca falhou?
GostoResponder22 h
Americo Cossa Leva se tudo ao extremo, é um lapso perfeitamente compreensível. Se ele confundisse por uma província em que ele não estivesse presente, quem sabe...agora, no fim das contas, Lichinga é sim Niassa.
GostoResponder2 h
Xavier Antonio Sr Americo Cossa, ouviu bem o que o PR disse? Está ai o vídeo. A sua defesa não tem sustentação. O seu entendimento também está errado. 
Quero crer o PR quando ver e ouvir o vídeo vai reconhecer que cometeu falha.
GostoResponder7 minEditado
Zacarias Julião Vou fingir que nao lí nada....sugeria que na sua pagina tambem elugiasse akelas figuras publicas que fazem algum e nao apenas aprecer pra identificar erros
Kulemedzana Kulemedzana Nini és muito atento. Discurso cria emoção e pode ter passado despercebido.
GostoResponder3 h
Custódio Joaquim Manjate Muito obrigado pela atenção, senhor Momade Assife Abdul Satar, mas uma vez isso revela o seu compromisso social para com o seu país!
GostoResponder12 h
Americo Cossa É exagero da sua parte, se pensarmos que Lichinga faz parte da tal província, podemos entender que Ele esteja a dizer que " na província da qual Lichinga faz parte" e em parte isso é verdade. Se vc se encontrar no Lichinga e alguém te perguntar onde estás, vc pode tanto responder que está em Niassa ou em Lichinga. Não acredito q ele deva ser condenado por isso. Desculpa lá, foi longe demais.
GostoResponder12 h
Amonge Rafael Macuacua Ele disse provincia de lichinga, não tente falar o que ele não falou.
GostoResponder2 h
Americo Cossa Claro, sua mente provavelmente por algum motivo, só processa o que ouve, não é capaz de elaborar, inferir implicações. A letra mata. Não és culpado, não espero que todos tenham a mesma capacidade de compreensão. Vc não pode dar oque não pode.
GostoResponder2 h
Americo Cossa Oque não tem*
GostoResponder2 h
Yaqub Sibindy Cda Presidente! Onde fica situada à Província de Lichinga?
GostoResponder12 h
Fakir Madeira Madeira Que tal se fosse um professor em plena aula?
GostoResponder2 h
Manjate Custodio Meus amigos, eu sou professor já cometi erros involuntários e os estudantes já corrigiram.Não existem imaculados neste mundo
GostoResponder1 h
Issufo Zubaida Concordo plenamente...
GostoResponder1 h
Golden Boy Diamond No coment
GostoResponder2 h
Stélio J. Si claro. são inadimissivéis, pois muita gente se "espelha" nas figuras públicas,dai a necessidade de saber ser e estar perante elas
GostoResponder23 h
Paulo Jorge "Muita gente se espelha em figuras públicas". Não é verdade isso meu caro Stélio J. Si. Uma coisa é essa figura pública saber ser e estar e outra coisa é você ter ele como exemplo.
GostoResponder13 h
Stélio J. Si em primeiro lugar, dizer que cada um é livre de emitir seu parecer sobre determinado assunto,contrario ou a favor.
muita gente sim, vê algumas figuras públicas como "Deus" e procuram ou tentam ser como elas. dai a necessidade delas (figuras públicas) a...Ver mais
GostoResponder12 h
Americo Cossa Isto não é um erro inadmissível. Só queria dizer isto. Faça uma análise de todos fatores e implicações e concluíras q há certo exagero nesta crítica, isso é exigir perfeição, oque nenhum ser humano está apto pa apresentar.
GostoResponder12 h
Amonge Rafael Macuacua Como por exemplo, fazer fraude eleitoral depois dizer é porque a nossa democracia é jovem.
GostoResponder12 h
Marina Fox De Sousa K nao se torne habito mesmo kkkkkkkkk, afinal d contas aonde estamos, ate o presidente cometendo gafes ntla
GostoResponder1 h
Moisés D Faty Shakur Estão habituados a discursos escritos e decorados. Dirigentes incompetentes, se mandem
GostoResponder1 h
Fakir Madeira Madeira Aqui tentam a todo o custo amainarem-se, se calhar para agradar alguns.A pergunta que faco e:Que tal se fosse um professor em plena aula a cometer este deslize? De certeza seria crucificado com expressoes violentas, enfim, aceito a visao de todos desde que nao seja para algum aproveitamento.Deslize e humano.
GostoResponder2 h
Hilton Pinto Boa observacao Satar, é que todas as figuras publicas tem que ter na mente que o povo se espelha neles.
Artur Paulo Concordo. Este tipo de gafes nao podem acontecer trantando-se de quem e...na minha opiniao esse tipo de gafes revelam a total ausencia de preparo como derigente.
GostoResponder13 h
Aly Issa Eu sabia que o menino iria fazer um outro post a falar disso!!!
Jose Chirruco Ainda bem que se autoredimiu.
GostoResponder2 h
Aly Issa Abraços menino.
Cabral Toze Sempre atento
GostoResponder1 h
Miguel Alberto Caetano Parabens gostei
Ani Zita 😅😂😂😅😂
GostoResponder3 h
Boa Favorito Gafe é gafe
James Cossa Cossa Vc falou e disse...

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ