terça-feira, 11 de abril de 2017

Companhia reage à expulsão de passageiro durante voo para Chicago

COMPANHIAS AÉREAS

United Airlines. 

O presidente da companhia, Oscar Munoz, emitiu um comunicado em que pede desculpa aos passageiros por terem de mudar de lugar. Mas, numa carta enviada aos trabalhadores da United, dá-lhes razão.
O incidente aconteceu durante o fim de semana passado
Getty Images
O vídeo ainda não parou de circular nas redes sociais: um passageiro da companhia aérea norte-americana United Airlines foi expulso de forma violenta de um avião no passado fim de semana depois de se ter recusado a abandonar o seu lugar. O homem, um médico asiático, ia viajar de Chicago para Louisville quando foi informado pela tripulação de bordo que tinha de sair porque o avião se encontrava sobrelotado.
Depois de se recusar a abandonar o seu lugar, uma vez que tinha compromissos em Louisville que não podia adiar, foi chamada a polícia do aeroporto, que prontamente o expulsou do avião. De acordo com outros passageiros, o homem acabou por regressar ao avião, ensanguentado e com tonturas.
O incidente, que foi todo captado em vídeo, foi depois divulgado no Facebook, gerando uma onda de indignação e obrigando os responsáveis da companhia a reagirem à situação, ocorrida apenas um mês depois de duas meninas de dez anos terem sido impedidas de embarcar num dos aviões da companhia porque estavam de leggings.
“Este incidente perturbador para nós”, disse o presidente-executivo da empresa, Oscar Munoz, em comunicado, pedindo “desculpa por termos de reacomodar os nossos passageiros”. Munoz garantiu ainda que a United Airlines está a trabalhar conjuntamente com as autoridades de modo a perceber o que é que aconteceu a bordo do voo 3411.
Mas, numa outra nota, enviada aos trabalhadores da companhia e divulgada pela Associated Press, o mesmo executivo explicou que a situação decorreu depois de um dos passageiros “se recusar a abandonar o avião”, obrigando a chamar a polícia. “Os nossos trabalhadores seguiram os procedimentos estabelecidos“, garantiu. “Apesar de lamentar esta situação, permaneço do vosso lado e quero recomendar-vos que continuem a fazer de tudo para assegurar que voamos de forma segura.”
Defendendo que “existem lições que podem ser tiradas desta experiência”, Munoz salientou, contudo, a importância de “tratar os nossos clientes com respeito e dignidade”, uma postura que defende estar no “coração de quem somos”. “Devemos sempre lembrar-nos disso independentemente de quão desafiante é a situação”, concluiu.
Em entrevista à CNBC, o antigo diretor-executivo da Continental Airlines, Gordon Bethune, considerou que situações devem ser tratadas com muito mais “maturidade”. “[A United] tenta fazer um trabalho profissional, mas nem todos a bordo de um avião são profissionais“, afirmou. “Esta reação imatura perturba-nos a todos.”

Vaga de memes para criticar atitude da United

O caso entretanto tornou-se absolutamente viral, multiplicando os comentários e memes alusivos à atitude dos funcionários da United Airlines. Pode ver abaixo alguns dos exemplos, muitos deles recorrendo a personagens de ficção (umas mais, outras menos) hostis para simbolizar a política de gestão de passageiros da companhia áerea.
A personagem de Negan, interpretada por Jeffrey Dean Morgan, na saga ‘The Walking Dead’, é uma das figuras mais populares dos memes nas redes sociais.
Tal como Mel Gibson, em ‘Braveheart’, onde faz o papel de um herói escocês que luta pela liberdade.
A série de animação ‘South Park’ também entra nas piadas ao caso United Airlines.
E ainda umas piadas ao serviço de clientes da companhia.
E há ainda algumas companhias aéreas concorrentes que aproveitaram a situação para promover os seus serviços: “Batemos a concorrência, não batemos em si”, anuncia a Southwest Airlines.

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