Momade Assife Abdul Satar adicionou 3 fotos novas.
Na quarta-feira, dia 25 de Janeiro de 2017, fiz um post sobre a morte de Valentina Guebuza, tendo anexado a nota de acusação provisória feita pelo Ministério Público onde o Ministério Público acusa o esposo da falecida pelo assassinato da mesma.
O meu post teve várias partilhas, vários likes e vários comentários e está a circular em centenas de grupos nos whatsApps.
A questão que não quer calar é:
como é que Nini Satar obteve esta peça processual, se a mesma encontra-se ainda em Segredo da justiça.
Importa esclarecer que os artigos 70 do Código de Processo penal no seu corpo e artigo 13 do Decreto –lei 35007 de 13 de Outubro de 1945 preconizam que a instrução preparatória é secreta, sendo que este secretismo quer significar que o processo está em segredo de justiça e implica o não conhecimento dos autos por terceiros, sendo que quem tem acesso ao processo nesta fase é o Ministério Público (procurador), o juiz da instrução, o inspector ou agente. Note-se que nesta fase, nem o advogado do arguido tem acesso ao processo.
Porém logo que se transita á fase da instrução preparatória, e não havendo lugar á instrução contraditória e nem abstenção de acusação por parte do Ministério Público ,
passa-se á fase de acusação, em que o processo é submetido a uma secção do Tribunal e a um Juiz da causa, automaticamente já não se encontra na fase secreta.
Tive informações de que toda a procuradoria anda preocupada, questionando, como é que Nini Satar obteve aquela peça e até querem instaurar processos contra funcionários da Procuradoria e do Tribunal.
O propósito do post de hoje é para informar e elucidar que o processo já não se encontra na fase secreta, pelo que qualquer pessoa pode ter acesso aquela peça basta ter contacto com qualquer um dos intervenientes do processo e neste caso o próprio arguido já foi notificado,da acusação, tanto que no dia em que foi notificado o departamento do controle penal da cadeia fez uma cópia e arquivou no processo individual do mesmo.sendo que se pode,apartir dai, fazer se varias copias.
Portanto, parem de criar alaridos em torno do meu post!
No presente post venho afirmar categoricamente que dentro da Procuradoria-Geral da República e procuradoria da cidade, existem funcionários que sempre acreditaram na minha inocência e sempre deram-me informações a título gratuito sobre alguns procuradores que tentaram infernizar a minha vida de forma injusta.
Venho ainda, através deste post elucidar e reiterar duma vez por todas que a minha saída da cadeia foi legal e a minha saída de Moçambique também foi autorizada pelo tribunal devidamente competente.
Nini Satar.
Minhas dúvidas sobre o post de NINI SATAR sobre o processo de acusação de ZOFIMO MUIANE pela morte da sua esposa '' VALENTINA GUEBUZA''
Sinceramente até hoje Senhor Nini a maior parte de nós povo estamos em dúvida deste caso até mesmo a atual acusação do juiz contradiz quase um pouco de tudo que se dizia inicialmente:
1- O agente do campo ouviu os grito da VALENTINA GUEBUZA e não ouviu os tiros.....??? Como assim se as armas encontradas pela polícia não continham silenciador e muito menos não houve indícios das armas possuir silenciador?
2 - Valentina Guebuza sofreu dois tiros, mas no início eram quatro tiros até os médicos e a polícia confirmaram as marcas de 4 tiros mas hoje são dois.,,,,,,,,?
3 - O jornal canal de Moçambique será inventou a sua notícia? Porque a polícia afirmou quase o mesmo que o indiciado terá disparado em legítima defesa segundo as suas declarações.
Por último eu pergunto ao senhor NINI SATAR como é que confia nessas acusações do juiz da instrução desse processo? Achas que o Juiz não pode manipular este caso a favor da família GUEBUZA? Ainda bem que afirmas que esse caso tem um envolvimento político e quem manipula a política todos nós sabemos, o que deveríamos esperar nesse processo?
Ficam as minhas dúvidas quem realmente devemos acreditar nesse caso.
Gil Lino Lino Esses procuradores k roubam informaxoes e vende ao nini, sao sim infiltratados por excelencias..
Gosto · Responder · 3 h
Momade Assife Abdul Satar Gil Lino Lino
ouviste a onde que me vendem informações?
Gosto · Responder · 7 · 3 h
Gil Lino Lino Ninguem da umas informaxoes dessa natureza de borla, e esses procuradores estao cientes k estao a trair os colegas, sao sim pagos, so nao sei sao pagos com uke e quanto. Nos k estamos ca em moz nem temos pelo menos zum zuns dessas informaxoes.
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Momade Assife Abdul Satar Gil lino Lino
o senhor e um ignorante mesmo.
Gosto · Responder · 8 · 2 h
Tuchinho Munguambe
Gosto · Responder · 2 h
Fifi Da Rocha Manjate Huuuuuuuu ignorante não, mas sim é um não informado
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Evanex Saboroso o Gil esta frustrado pensa que tudo é bolada. Ele nao acredita como a informação chegou a inglaterra sem passar antes por ele e janeiro ta acabar e perdeu a primeira bolada kkk ja ta culpar procuradores.
Gosto · Responder · 4 · 1 h
احمد بن ابدل
Gosto · Responder · 1 h
Ramalho Edson Paris Kkkkkkkkkk o Gil faz parte dos que gostam de ver os outros prejudicados. Nós gostamos da justiça e toda verdade è bem vinda. Näo interessa de onde ou como vem, apenas è bem vinda a verdade
Gosto · Responder · 1 · 52 min
Escreve uma resposta...
Oswaldo Matsimbe Bem haja a coragem que tu tens...
Mas a minha questão é a seguinte: Será que com estas publicações todas que vais fazendo, acusações graves de certas figuras do panorama policial e judicial não temes que te instaurem um processo por calúnia e difamação.??
Gosto · Responder · 28 min · Editado
Momade Assife Abdul Satar Oswaldo Matsimbe
não difamei ninguem.
Gosto · Responder · 2 · 24 min
Unay Cambuma De qualquer forma nao compartilho o ponto de vista defendido pelo meu irmão Nini. Ultimamente o mano Nini anda em conra mão e defende o politicamente incorreto. Não consigo compreender como o ilustre Nini de repente poe se a acreditar na "justiça putrefacta" de Moz.
Gosto · Responder · 1 · 48 min
Momade Assife Abdul Satar Unay Cambuma
não acredito na justiça Moçambicana
apenas trouxe a acusação do MP
Gosto · Responder · 2 · 20 min
Roberto Lamba Nini não se preocupe, embora a acusação seja provisória, importa realçar que os actos processuais logo que transitam ao tribunal tornam-se públicos é um conceito legal que se retira do desiderato da catequese jurídica inserida no artigo 68 do Código de...Ver mais
Gosto · Responder · 2 · 3 h
Momade Assife Abdul Satar Roberto Lamba
neste caso não so perguntar o familar do arguido
deviam perguntar...Ver mais
Gosto · Responder · 3 · 3 h
Roberto Lamba Nini satar, tudo isso os tais "Procuradores" deveriam-se colocar uma interrogação. Enves de procurarem processar homens do cartório deveriam tentar acusar outros nossos concidadãos que se encontram detidos por mais de 6 meses sem culpa formada , do que criar impropérios contra um cidadão inocente que apenas fez o uso das suas garantias constitucionais certamente o direito à informação e a liberdade de expressão
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Mano DU Indeed. Concordo com ambos.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Escreve uma resposta...
Edmilson Dengo Tas a ver quando o aluno é dotado de informações que o próprio mestre desconhece ?
É uma complicação complicada...
Gosto · Responder · 14 · 4 h
1 resposta
Ismael Chumele Grande investigação.
Shr Momade Assife Abdul Satar as suas fontes não tem zonas de penumbras tou pidir investigar o caso de Metrô que não chegou de insistir em que o edil da cidade de Maputo lançou o projeto numa das televisão alegando que a execução seria brevemente.
Caso que até hoje e o mandanto deste tá preste a acabar.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Fifi Da Rocha Manjate Dizendo que tem informantes dentro da procuradoria geral da República e provincial não fica bem, porque aí pode vir a cair a envestigacao sobre.............................
Gosto · Responder · 3 · 3 h
Oswaldo Matsimbe A outra questão é:
Se ainda estivesses em Moçambique terias a ousadia de confrontar assim a justiça moçambicana ou apenas o fazes por estares em outro continente.??
Acima de tudo sou teu grande admirador pela fé e determinação.
Gosto · Responder · 1 · 23 min
Unay Cambuma A publicacao do processo foi realmente uma jogada de mestre meu caro e tiro lhe o chapéu. Você e um às mano!
Gosto · Responder · 47 min
Rafael Muchanga Parabens por partilhar informacoes relevantes sobre o nosso Pais. Estou interessado em ter mais esclarecimentos sobre o projecto de metro que ligaria as cidades de Maputo e Matola. Gostaria de saber o que falhou? porque o Governo anterior preferiu indeminizar por 6.5 milhoes de dolares a empresa que havia sido encarregue para o estudo de viabilidade (k nao terminou) que avancar com o projecto? regards
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Edson Chivale Moçambique é mesmo país d corruptos, vender informações sigilosas ao Sr Nini Satar, acho k ele paga bem aos seus informantes. Isso é bom pra min, sempre ando actualizado graças ao Sr.
Gosto · Responder · 18 min
Jotem Sithole Chamem MM
Gosto · Responder · 1 · 2 h · Editado
Miles Csliche Poxa.Nini todos esses anos k estavas preso aprendeste muita coisa em relacao ao direito.
Gosto · Responder · 3 · 3 h
Ary Manhiça
Gosto · Responder · 3 h
احمد بن ابدل Gil, cuidado apanhar a v c. Gostas muinto de bolada. Falhou janeiro, espera fevereiro.
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Celso de Almeida ........
Gosto · Responder · 4 h
Curriculo Ensino As suas informacoes sao bem vindas ao povo mocambicano, para os governantes e quebra cabeca.
Gosto · Responder · 2 · 4 h
Joaquim Mavone Nini você substitui em grande medida a imprensa Nacional,amaioria dos nossos jornalistas do desenforma além imformar.parabéns
Gosto · Responder · 1 h
Carlos Antonio Muianga Estas informando sobre Direito ó. Nini. Impressionante a Asus capacidade intectual na área jurídica. Parabéns....
Gosto · Responder · 1 h
Ally Afua É o costume esconder as coisas do povo mesmo quando o dever é informar. Talvez se as dividas ocultas, tivessem sido apresentadas da mesma forma e com mesma itenção de informar o povo, teria se evitado as dividas que vieram a seguir.
Gosto · Responder · 22 min
Idalencio Chamusse Se a peça pode ser acessada por qualquer pessoa imagine o Nine que não qualquer. Detona mais que os leitores estamos a espera e criar jornal contrata me.
Gosto · Responder · 2 h
James Cossa Cossa Mantenha ns informardo em torno dessa morte d valentina q pra mim ainda existe uma pequena duvida
Gosto · Responder · 3 h
Joãozinho Bule Tudo que postaste estä na ediçäo do Savana desta semana,entäo ja ñ é secreta a informaçäo pois jä é do domínio público
Gosto · Responder · 1 h
Fausia Ana Albazino Casaco Forca nini gosto da sua inteligencia.
Gosto · Responder · 4 h
Edgar Uamusse Posso ser a sua escova com todo prazer....😂😂😂
Gosto · Responder · 4 h
Carlos Coelho Junior
Gosto · Responder · 55 min
Edmilson Dos Nicetos Uitissone MANDA VIR INFORMAÇÕES BOSS NINI, deixe essa gente de mentes poluídas.
Gosto · Responder · 4 h
Fielde Linda ⚖️ geral
Gosto · Responder · 4 h
Jose Chirruco Aula de sapiência
Gosto · Responder · 1 h
Helder Condjo Falo mais nada.
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Miguel Tite Migas Estou calado.....
Gosto · Responder · 4 h
Nemane Selemane Mais uma vez: Escola so.
Gosto · Responder · 1 h
Jose Carlos Barbito Nini deixa zufino em paz cuida da tua vida.
Gosto · Responder · 28 min
Cabral Nhampule É típico de moçambicanos criar alaridos
Gosto · Responder · 3 h
Edilson Garrido Tanasse Acordei com sede de informação,bomba mais boss
Gosto · Responder · 4 h
Paito Soares Traga ms noticia
Gosto · Responder · 3 h
Edilson Garrido Tanasse Falou e disse.Bom dia boss
Gosto · Responder · 4 h
Telma Joao Sem palavras...
Gosto · Responder · 2 h
Nando Mais A par da verdade ....... forca ai NINI
Gosto · Responder · 4 h
Matias Mandlate O povo ker saber onde para o dinheiro da E mantém, proindicus etc
Gosto · Responder · 3 h · Editado
Matias Mandlate Ou preferes não mexer nestes tubarões
Gosto · Responder · 3 h
Armindo Chivite bom dia tudo bem traga nos mais notícias acerca deste assunto
Gosto · Responder · 4 h
Vonen Pedro Muiuane
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ