sábado, 28 de janeiro de 2017

Eni e Galp já têm autorização para fazer furo no mar do Alentejo




Local da sondagem fica a 46,5 quilómetros da costa da de Aljezur.



Pedido de autorização estava pendente desde o ano passado
Foto
Pedido de autorização estava pendente desde o ano passado REUTERS/ISMAIL ZITOUNY

O consórcio formado pela Eni e pela Galp já tem autorização do Governo para fazer o furo de exploração petrolífera ao largo do Alentejo.



A autorização para sondagem de pesquisa emitida pela Direcção-geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) tem data de 11 de Janeiro e é válida até 10 de Janeiro de 2019.
Com esta autorização (o título de utilização privativa do espaço marítimo nacional, ou TUPEM) em mãos, a Eni e a Galp têm carta-branca para fazer um furo de pesquisa entre os 2500 e os 3000 metros de profundidade em águas profundas da bacia do Alentejo, a 46,5 quilómetros da costa, em Aljezur.
Para realizar estes trabalhos - o furo Santola 1X - bastará que a petrolífera italiana, que é a operadora do consórcio, envie à DGRM até dez dias antes do seu início o respectivo cronograma.
Segundo a DGRM, a operação de sondagem deverá ocorrer dentro de um período de 60 dias, podendo ser interrompida “em função dos resultados do Programa de Monitorização Ambiental e Caracterização Ecológica” ou ainda devido a “causas naturais” como a agitação marítima.
Questionado nesta sexta-feira no Parlamento pela líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, sobre a autorização, o primeiro-ministro respondeu que, ao contrário do sucedido com os contratos de exploração de Sousa Cintra e do consórcio Repsol/Partex para o Algarve, neste caso, não havia nos termos contratuais razões que permitissem ao Estado anular os contratos.
Lembrando a oposição das populações e das autarquias alentejanas e algarvias ao processo, Catarina Martins considerou "um erro" a autorização para avançar com a pesquisa, advertindo que o país poderá "pagar caro" este passo, no caso de acidente futuro. A deputada disse acreditar que ainda há margem para "impedir o furo" em Aljezur e prometeu que os bloquistas vão trabalhar nesse sentido.
Mas António Costa insistiu que o Governo não tinha margem para desfazer os contratos, porque as situações de atraso neste processo eram imputáveis ao Estado e não havia qualquer incumprimento do consórcio.
Foi no início de Abril de 2016 que a Eni pediu à DGRM a autorização para realizar a primeira perfuração na bacia alentejana, a 46 quilómetros da costa vicentina. Nos planos da empresa italiana contava-se que o TUPEM ficasse disponível a partir de 1 Julho e fosse válido por 46 dias
.A entidade tutelada pela ministra do Mar só abriu a consulta pública cerca de mês e meio depois do requerimento da Eni (a 18 de Maio). Mas este processo que deveria durar 15 dias úteis (devendo decorrer entre 31 de Maio e 22 de Junho) acabou por estender-se por mais 30 dias, recolhendo a participação de milhares de pessoas que se manifestaram contra a exploração de petróleo e gás nas águas do Alentejo, apoiadas nas autarquias do litoral alentejano e algarvio e em várias associações ambientalistas.
Na sequência da consulta, o parecer da DGRM deveria ter sido emitido em Setembro do ano passado, mas ficou pendente vários meses no Ministério do Mar, liderado pela ministra Ana Paula Vitorino.
Assim, o processo de exploração na costa alentejana esteve parado desde então, com as empresas do consórcio a admitirem que a concessão recebida do Estado em 2007 teria de ser revista, antes que se pudessem continuar os trabalhos de sondagem.
Neste projecto do Alentejo há “probabilidade de sucesso inferior a 20%” quanto à possibilidade de descoberta de petróleo em quantidades comercialmente viáveis, afirmou em tempos o anterior presidente da Galp Manuel Ferreira de Oliveira.
Público
Eni e Galp têm carta-branca para fazer um furo de pesquisa a 46,5 quilómetros da costa de Aljezur.

Local da sondagem fica a 46,5 quilómetros da costa de Aljezur.
PUBLICO.PT|DE ANA BRITO
Comentários
José Ribeiro
José Ribeiro Espero que encontrem uma fossa onde os peixinhos vão... descarregar. E a quem autorizou esta coisa desejo uma diarreia que nem o Imodium pare.
Mário Lavrador
Mário Lavrador Basta uma maré de crude e lá se vão os turistas todos do Algarve de volta para o país deles... Cambada de acéfalos, nunca mais chega o dinheiro, tem que ser sempre mais e mais... FDP!!
Luis Pereira
Luis Pereira Uma maré de crude, pode acontecer a qualquer momento, dezenas de petroleiros passam diariamente nas aguas do algarve e toda a nossa costa nacional.
Gosto · Responder · 4 · 23 h
Eduardo Marques
Eduardo Marques Pois passam. Pena tenho eu se a Marinha não tiver meios para actuar sobre eles. Agora isso não justifica que se acrescentem riscos. Continua por esclarecer até que ponto se pode extrair petróleo e gás natural ali, sem afectar o turismo e a pesca. Já há relatos de diminuição do peixe e danos causados em artes de pesca pelos trabalhos de prospecção ao largo de Peniche, por exemplo.
Gosto · Responder · 3 · 22 h
Mário Lavrador
Mário Lavrador Luis Pereira Uma coisa é passarem, com o crude em barris/contentores. Outra é a prospecção/extracção, que implica muito mais riscos.
Gosto · Responder · 2 · 14 h · Editado
Goncalo Lamas Brou
Goncalo Lamas Brou hipocrisia, os riscos existem (até o nuclear) e n tiramos proveito deles....
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Pedro Uima
Pedro Uima Pois é. O petróleo vai dar dinheiro aos magnatas e criar uns quantos postos de trabalho. Ui que bom. Vocês comem petróleo? Comem dinheiro? Não basta a merda que já existe no mar?! A lembrar um pormenor muitíssimo importante é não vejo ninguém a falar. Toda essa zona é sísmica. Basta ir ao site do IPMA e ver a quantidade de sismos ocorridos.
Diogo Trigo
Diogo Trigo Vocês usam petróleo para aquecer a casa? Ah, espera...
Gosto · Responder · 11 h
Pedro Uima
Pedro Uima Diogo Trigo à muitos anos que há tecnologia alternativa para substituir o petróleo na maior parte do uso que lhe é dado. E não fica mais caro por isso. O problema é que se não há dependência energética não há maneira de monopolizar as sociedades. É esse o problema. O mercado querem-nos presos! Um exemplo, eu tenho carro porque não tenho serviço de transportes públicos eficiente onde moro. Gastam dinheiro a fazer autoestradas quando deveriam aumentar as linhas de metro. Etc....
Gosto · Responder · 3 · 8 h
Luis Rodrigues
Luis Rodrigues que venha uma onda gigante e leve essa merda para o fundo la bem longe
Luis Gomes
Luis Gomes Vamos lá ver se existir penso que devemos impor regras de emprego para Portugueses como acontece em vários países em que uma percentagem dos trabalhadores é de nacionalidade do país onde está a exploração....criará emprego e formará profissionais na área o que é importante!!
Assim teríamos proveito de td isto de outra forma vem uma panóplia de nacionalidades ganhar bom dinheiro e levam td para seu país de origem!!!
João Paulo Gonçalves
João Paulo Gonçalves O emprego e universal ganha quem for melhor profesional
Gosto · Responder · 18 h
Luis Gomes
Luis Gomes João Paulo Gonçalves sem duvida que sim e concordo.....plo seu comentário fico com a impressão que duvida das capacidades dos Portugueses que estão nas plataformas petrolíferas na costa da Escócia e da Noruega!!! De todos os Marítimos que têm toda a certificação das convenções STCW para trabalharem em navios tanque, suplyers e Standby. Pilotos Portugueses de helicópteros para fazerem o transporte de tripulantes de e para as plataformas. Se efectivamente existir mesmo um mercado de exploração Petrolífera na costa Aljezul penso que seria importante salvaguardar neste mercado pla parte do governo Nacional uma percentagem de trabalhadores Nacionais. Acordos com a empresa que for explorar estas concessões com obrigatoriedade de contratarem uma percentagem de trabalhadores nacionais como acontece nestes países.
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Luis Gomes
Luis Gomes João Paulo Gonçalves até porque em Portugal o habito é venderem td quase dado desde que os intervenientes ganhem algo com isso...se realmente existir petróleo são lobbies mt poderosos financeiramente que com certeza vão conseguir levar a deles avante....ao menos visto se tratar de um recurso de TODOS os PORTUGUESES que sejamos benefeciados desta maneira!!
Gosto · Responder · 18 h · Editado
Alexandre Martins
Alexandre Martins E nesta altura se algum Português manda curriculum para alguma plataforma no Reino Unido dizem logo ke só estao aceitar pessoal local...eu sei do ke falo....😯😯
Gosto · Responder · 14 h
Margarida Frederico
Margarida Frederico Emprego para quem? nenhum português tem interesse neste tipo de trabalho...e o risco, compensará o que poderão vir a destruir?
Gosto · Responder · 8 h
Luis Gomes
Luis Gomes Risco??? Ñ tenha a menor dúvida q se existir após a prospeção será extraída independentemente o risco que estiver inerente...qd a haver trabalhadores Portugueses interessados e certificados olhe q o há!!! Estive ligado a esses ramo é falo com conhecimento e só ñ o estou pk infelizmente ou optavam por trabalhadores locais ou por mão de obra de países em desenvolvimento ( Polônia, Lituânia e afins ) q apesar de serem mt menos técnicos q os Portugueses com o vencimento q me pagavam a mim dava para terem 3 a trabalhar no meu lugar!!!
Gosto · Responder · 7 h
Nokas Noronha
Nokas Noronha E além deste assassinato à nossa costa, o governo, deu várias e valiosas regalias financeiras às empresas, com grande prejuízo para o erário público, além do prejuízo ambiental . E é este governo democrático, socialista e de esquerda?
Gosto · Responder · 3 · 13 h
Eduardo Pires
Eduardo Pires Esta conversa já me dá dó. Portugal foi "proibido" (só consigo ver esta razão, pois tudo acabou, depois de um congresso internacional, sobre o tema, na Gulbenkian, em 2010), de explorar petróleo. Se existe petróleo em Portugal? Existe e muito, até tivemos a sorte de algum dele (o que estava para começar a ser bombeado, já não era nenhuma prospecção, e com empresas multinacionais de logística mecânica, aqui instaladas), é de uma qualidade soberba, só existente no Iraque. Bem, pode ser que o negócio agora com a multinacional italiana ENI, e Galp, seja agora aceite (que tenho as minhas dúvidas), e que o consórcio entre a Galp e a Petrobrás, fosse mal visto na altura, por falarem todos a mesma língua. Enfim, sempre que ouço falar deste negócio, me dá náuseas, e não é do cheiro do petróleo.
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 2:13 · Editado
Sérgio Marreiros
Sérgio Marreiros "mar do Alentejo" - "costa de Aljezur". Ora aqui estão duas coisas que não combinam... Aljezur é ALGARVE!
Gosto · Responder · 12 · 27/1 às 20:05 · Editado
Dionísio Sousa
Dionísio Sousa 1- nos vivemos do turismo, da grande qualidade do peixe que temos, da pesca. Se houver um acidente e vazar crude, quem vai pagar somos nós. A nossa qualidade de peixe, os nossos pescadores, a nossa costa.
2- Portugal não vai receber nada, até que as pe
ssoas que estão a explorar consigam saldar as dividas todas desta operação (e isto são milhoes e milhoes e milhoes).
3- Portugal só vai receber uma pequena percentagem da venda do petroleo de quem está a explorar. (isto depois de eles saldarem TODO o investimento que fizeram) o que vai demorar anos e anos.
4- O emprego que eles vão dar, é a todos menos a nós. Porque não temos experiência nem investigação no meio, não temos pessoas formadas nisto. (caso contrário, éramos nós a liderar este projeto)

Vale mesmo a pena o Portugueses meterem-se nisso, quando cada vez mais a ideia do amanha é a energia alternativa e não poluente?
Gosto · Responder · 15 · Ontem às 0:42 · Editado
David Reis
David Reis Surge esta notícia um dia após ter sido noticiado a existência de uma imensa mancha no mar a norte de Portugal, provavelmente oriunda de um derrame. Mas no que toca a dinheiro, que se lixe tudo.
Gosto · Responder · 8 · 27/1 às 21:36 · Editado
Luis Filipe Amorim
Luis Filipe Amorim Aconselho todos a verem o filme deepwater horizon para perceber que não será uma boa ideia!
Jose Gonçalves
Jose Gonçalves Ia escrever o mesmo
Antonio Costa
Antonio Costa Nunca tive curiosidade.agora.vou ver
Ludgero Edgren
Ludgero Edgren Tudo isso a BP,Foi os culpados Eu assisti excelente filme,À que recordar pode acontecer novamente,..Perfuração de petróleo e gás geralmente não é visto favoravelmente ou descrito corretamente em filmes de Hollywood
M Madalena Aparício
M Madalena Aparício Eles só tinham um sistema de prevenção de blow-out, porque como sempre a legislação dos EUA é "maravilhosa" e não obriga a mais, algo que não se verifica no resto do mundo (europa, médio oriente, etc...), onde se usam sempre dois sistemas prevenção em simultâneo (sónico, eléctrónico ou hidráulico) activados no local e/ou por controlo remoto.
Rui Silva
Rui Silva M Madalena Aparício e nos vamos exigir todas as medidas de seguranca necessarias?
M Madalena Aparício
M Madalena Aparício Estamos na União Europeia, não é? E o nosso país tem todo o interesse em manter-se um destino turístico, e manter-se num caminho sustentável, mas não nos podemos esquecer das nossas necessidades energéticas e económicas, temos de começar a fazer escolhas informadas baseadas em factos científicos e de forma parcimoniosa, não baseadas em medo e títulos sensacionalistas. Além de que as duas companhias que estão à frente do consórcio terem uma consciência ambiental global exponencialmente superior à BP.
Rui Silva
Rui Silva M Madalena Aparício aparece qualquer dia e podes explicar me muito melhor o assunto :) Mas para ja fico com a ideia :)
Luis Filipe Ribeiro
Luis Filipe Ribeiro E que tal saber do que fala?
Diga lá quantos acidentes ocorreram no Mar do Norte nos ultimos 50 anos e que levaram a derrame de petroleo no mar.
Para operar no território europeu é necessário cumprir com parametros minimos (os mesmos aplicados no Mar d
o Norte) e tal com a M Madalena Aparício referiu a legislação europeia nada tem a ver com a dos EUA onde a legislacão para a industria surge na forma de sugestão em vez de obrigação (como acontece em espaço europeu).
Por isso, comparar o comparavél... ou será que compara o mercado de trabalho na China com o mercado de trabalho na europa?
Carlos Marxo Dias
Carlos Marxo Dias Será desta que Portugal vai finalmente produzir alguma coisa em Energia? Não temos carvão, gás, petroleo, nem energia nuclear. QUe miséria de país. Depois querem que a electricidade seja mais barata.
Pedro Veiga Faria
Pedro Veiga Faria Enganaste temos isso tudo , não temos e governantes com eles nos sítios
Carlos Marxo Dias
Carlos Marxo Dias Onde é que tens isso tudo? ah espera, estás a falar das energias renovaveis? E forneces electricidade a aeroportos, portos de mar, hospitais, fabricas como? E abasteces camiões, máquinas de gasoleo como?
Alexandre Olival
Alexandre Olival Energia temos que sobre e chegue. Também temos um "défice tarifário" mas quando eu perceber afinal o que isso é, volto aqui para partilhar e explico porque é tão caro.
Maria Connie da Silva
Maria Connie da Silva Miséria? Acha que nosso país é uma miséria? Então porque mora nele? Portugal não precisa é de um miserável como você, para não ser tão miserável país, como você o diz ! Está mal? Mude-se...agora essa de andar sempre a falar mal do meu país, quando comparando com tantos por aí, este é um pequeno paraíso, aiiii isso não! Deixe de ser pobre e mal agradecido....
Gosto · Responder · 7 · 27/1 às 22:06 · Editado
Carlos Marques
Carlos Marques Maria Connie da Silva um paraíso que já se transformou em inferno por 3 vezes , mas tem razão quando afirma que portugal não é miséria ,porque miséria é o esterco esquerdista que nos governa !!!
Carlos Marxo Dias
Carlos Marxo Dias Maria Connie da Silva Mude-se a senhora e deixe os 38% de pessoas que querem ver este país recuperado viver nele. QUando lá está um governo de direita a senhora anda de certeza a reclamar.
E para sua informação o nosso país está de facto entre os 50 melhores do mundo. A miséria de que eu falo é em relação à mentalidade de pedintes e zombies que nos governam.
Carlos Marxo Dias
Carlos Marxo Dias Só agora que reparei que vive no Arizona, EUA. Eu vivo no Porto, Portugal. Estamos conversados.
Luis Espinho
Luis Espinho Temos uma falta disso como de merda... Consegue-se energia muito mais barata e limpa sem recorrer a essas energias que vão destruir o nosso futuro
Carlos Marxo Dias
Carlos Marxo Dias Luis Espinho O seu comentário é mais um contributo para a ecotreta. VocÊ não diz NADA sobre o assunto, apenas repete mais um mito de MERDA sobre electricidade e/ou energia.
Explique lá como é que fornecer electricidade a aeroportos, portos de mar, hosp
itais, universidades, etc? Vá, ande lá, tente estudar um pouco mais o tema, em vez de repetir fantochadas tipo papagaio.
A capacidade das energias renoaveis está praticamente esgotada. Para conseguir mais capacidade, tem de preencher montes e montes de moinhos eolicos e paineis fotovolaticos. QUando é que se convencem que se atingiu o limite?
E como vai abastecer camiões e máquinas? Poe la dentro agua?
Carlos Marxo Dias
Carlos Marxo Dias Em vez de virem para aqui despejar MITOS, vão estudar o tema. Olhem para as vossas facturas de electricidade, consultem os sites com estatisticas e mais importante aprendam o que é uma rede nacional de electricidade e como funcionam equipamentos pesados.
Luis Rodrigues
Luis Rodrigues ate temos para dar e vender,nao é explorada
Ricardo Farinha
Ricardo Farinha Esgotada nao esta, t e que ser mais b aproveitada. Agora o petrolio e bem vindo ate ao entretanto
Cláudio Guerreiro
Cláudio Guerreiro Nem com as eolicas temos a energia + barata...
David Reis
David Reis Podem eles tirar o petróleo que quiserem desta nova exploração que o cidadão comum vê zero e paga o mesmo. Quando a política relativamente às energias tem que ser alterada, é começa a ser, nós, atrasados como somos, começamos com o petróleo.
David Reis
David Reis Quantos às faturas de eletricidade, bem pode agradecer às privatizações. O combustível ali ao lado, em Espanha, é mais barato, não é por eles terem petróleo.
Paulo Paiva
Paulo Paiva Temos tudo isso só que não é explorado..
Alexandre Moreno
Alexandre Moreno Carlos . . . isto que disseste, é porque hoje estás com falta de açucar no sangue ou tu és só retardado?
"A capacidade das energias renoaveis está praticamente esgotada."?
"em vez de virem para aqui despejar MITOS, vão estudar o tema."?

O Rashid bin Saeed Al Maktoum, que foi Primeiro ministro dos emirados arabes unidos e foi Emir do Dubai disse isto "My grandfather rode a camel, my father rode a camel, I drive a Mercedes, my son drives a Land Rover, his son will drive a Land Rover, but his son will ride a camel" sobre a descoberta e depois desenvolvimento do petroleo no Dubai. Isto de um tipo que o petroleo era a sua principal e unica fonte de rendimento no Dubai, ou seja, supostamente ele nem devia dizer estas verdades para não se espalhar o panico, mas tu, e os outros "iluminados" amantes do petroleo é que sabem a verdade, tu e os "iluminados" é que são mais espertos que todos os cientistas no mundo, literalmente TODOS os cientistas no mundo.
Nem sei como é que não ganhaste um Nobel ainda Tozé.
By the way, já existem carros a eletricidade viaveis e tão rápidos e seguros como os a petrol, já há iniciativas para barcos de carga e aviões a electricidade, tanto que o primeiro avião a electricidade fez a volta ao mundo o ano passado, mas lá está, tu e os "iluminados" é que sabem...
Bem haja...
Filipe Vieira
Filipe Vieira yh pk vender o nosso petroleo a companhias privadas e comprar a preço de mercado com zero lucro para o pais e muito melhor!
Rivelino Moreno
Rivelino Moreno Carlos Marxo Dias Abre furos na tua casa ou em Cascais,no Algarve não!Mas quem é que manda no Algarve?São os Algarvios ou os ladrões de Lisboa???
Carlos Marxo Dias
Carlos Marxo Dias Filipe Vieira Isso é uma discussão reelvante, mas sem uma exploração REAL nunca vamos ter petróleo próprio. A exploração pode ser sempre nacionalizada como se fez noutros países.
Carlos Marxo Dias
Carlos Marxo Dias Alexandre Moreno Consulta as estatisticas e estuda o que é a rede nacional electrica. Estares a dizer que preciso de açucar no sangue apenas porque foste lavado ao cerebro não chega como argumentação. Se tens factos e numeros para me rebater etnão desafio-te a escreve-los aqui, caso contrário és mais um lirico das energias renovaveis e da ecotreta...
Nota que eu não sou contra as energias renovaveis, bem pelo contrário.
Carlos Marxo Dias
Carlos Marxo Dias David Reis Espanha tem petroleo e gás. Lá porque a produção é pquena, não signidaca que nao tenham. Verifica as coisas antes de escreveres.... em qualquer caso, Espanha tem energia nuclear. Portugal não tem NADA.
Maria Connie da Silva
Maria Connie da Silva Por Amor de Deus! Deixem-se de petulâncias! E parem uns de acudir à Esquerda e outros à Direita! Meu comentário não tem nada de politca, mas sim de nacionalismo. É que até os imigrantes hoje são vasculhados por o serem ou terem sido, como se isso fosse uma ofensa mortal. EU saí daí míuda, voltei mais tarde, e voltei aos EU quando meu pai morreu. Nunca falei mal do meu país quando era muito prior, e vocês continuam nessa palhaçada de apontar o dedo, porquê? Vocês próprios colocaram no poder quem tanto criticam! E ao Chico esperto que comentou a respeito de eu viver em Phoenix, sim..
porque estudei aqui e saí daí em miúda e EU, amigo...aprendi a dar valor, sabe ? E pra que saiba, vivo agora aqui e aí parte do ano, portanto sei do que falo. Sabem, vocês falam mas é de barriga cheia, e cheios de ignorância a respeito do que o resto do mundo têm para oferecer.
Artur Fontinha
Artur Fontinha Temos bastantes recursos em energias renováveis!
Filipe Vieira
Filipe Vieira duvido MUITO que seja nacionalizado, senão o acordo ja estaria feito, segundo~, exploração de petróleo tem SEMPRE fugas, de tempo a tempo vai haver derrames, basicamente o nosso algarve como o conhecemos e que faz entrar tanto dinheiro na economia portuguesa vai deixar de existir
Eduardo Marques
Eduardo Marques "A capacidade das energias renovaveis está praticamente esgotada."

Não, não está.

Tanta radiação solar por aproveitar (somos dos países da Europa que mais tem), tanta biomassa florestal que se deixa arder sem proveito nenhum, tantos resíduos de pecuárias e lamas de ETAR's que devidamente aproveitados podem gerar biogás. Renováveis não é só eólicas e hídricas, ao contrário do que praticamente tem sido impingido ao público.

Não tem é havido divulgação nem vontade política (e acho que também económica, dos lóbies) para que estas fontes de energia comecem a ser melhor aproveitadas...

Agora quanto ao custo da electricidade...vou tentar partilhar aqui um artigo sobre isso, que me pareceu bastante credível e esperar que o mesmo não seja removido como me aconteceu há dias...
Mário Lavrador
Mário Lavrador O que há em Portugal, e em muitos mais países, é a subserviência aos magnatas do petróleo, e como tal tudo o que são energias renováveis ficam para trás, isso não lhes dá dinheiro. Já andamos a tirar mais combustíveis fósseis do que o planeta consegue produzir, mas como o dinheiro nunca é demais, nunca chega, então vamos continuar a poluir o planeta, vamos continuar a sujar cada vez mais e pior, os que vierem que paguem a factura, que se f......!! Já há muitas alternativas para o petróleo, já muitas foram escritas aqui, o que poderia reduzir muito a dependência de combustíveis fósseis, e quem gosta do dinheiro que ganha não estranho que os defenda, agora quem não tem nada a ver com esses lucros abismais e ainda os vem defender, isso é que não percebo. Ainda por cima a falar em energia nuclear??? Haja paciência para tanto disparate!!
Gosto · Responder · 14 h
Paulo Paiva
Paulo Paiva Portugal possui as maiores reservas de ferro de excelente qualidade da europa as maiores reservas de cobre da europa segundas do mundo às maiores reservas de lítio da europa as segundas maiores reservas de urânio da europa mais possui ouro prata gás petróleo ...A mais...
Gosto · Responder · 11 h
José Luís Caldeira Fernandes
José Luís Caldeira Fernandes Muito bem, não tenha medo dos gajos. 

Desgraçado Portugal em que descobrir petróleo é uma tragédia...
Gosto · Responder · 10 h
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes Là mais uma vez por uma dúzia de palhaços,que ainda por cima são pagos para isso, as pessoas vão acreditar que vai dar emprego,vai ajudar a economia regional, que bando de corruptos. Tenho vergonha do país onde eu nasci. Há poucos meses as pessoas da Costa Vicentina votaram contra isso e agora é a mesma coisa. Quem é que ganha com isto ?
Joaquim Melo Ribeiro
Joaquim Melo Ribeiro Aqui aparecem uns cromos a vociferarem..."gente retrógrada"..."petrróleo ajuda os portugueses"...etc!
Bem...olho para Angola...Venezuela...e...e...está tudo dito!
Gosto · Responder · 2 · 14 h
Joaquim Melo Ribeiro
Joaquim Melo Ribeiro Paula Queiroz!
Acaba de descobrir a polvora!
Aljezur não fica no Alentejo ma a costa onde está inserida denomina-se: Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina!
Gosto · Responder · 7 h · Editado
Tiago Do Val
Tiago Do Val há pessoas que por vezes mais valia absterem se de comentar, quando falam de petróleo pensam imediatamente nas coisas más, mas basta ver o exemplo Norueguês, e as plataforma de exploração de petróleo e gás tem no mar do Norte.
Rivelino Moreno
Rivelino Moreno Então abram os furos em Lisboa ou na sua casa,ós Algarvios não querem isso aqui,quem é que manda no Algarve,somos nós ou a ladroagem de Lisboa??
Tiago Do Val
Tiago Do Val então fazemos assim, pegamos na industria poluente e passamos para o Algarve que acha? é que nós no norte não queremos este tipo de industria, e no entanto levamos com ela, de forma a fazer crescer o país,é muito fácil falar sobre uma região que só vive do turismo sazonal e não leva com poluição afins..
Gosto · Responder · 5 · 27/1 às 21:51 · Editado
Manuel Emídio
Manuel Emídio Boooaa Tiago Do Val
Eduardo Marques
Eduardo Marques Para além do turismo, esquecem-se muito da pesca - até que ponto se pode explorar petróleo e gás natural sem afectar a qualidade e a quantidade do pescado? Não se esqueçam disso.
Gosto · Responder · 1 · 22 h
Nokas Noronha
Nokas Noronha Tiago, por favor leia os termos do contrato da exploração e veja que o governo, além da licença de exploração, dá várias regalias às empresas, ENI e GALP, em prejuízo do erário público, além do prejuízo ambiental. E nem SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL. Será isto legal ? Será que isto se pode admitir sem manifestar-mos a nossa revolta?
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Nokas Noronha
Nokas Noronha Nem seguro de responsabilidade civil EXIGE.
Gosto · Responder · 13 h
Odete Pinheiro
Odete Pinheiro Lá se vai a bela Costa vicentina e só os de fora vão lucrar com isso e os corruptos que têm vendido o País ao desbarato..a costa vicentina 14 km de reserva natural onde sempre foi proibido construir , e de alguns anos para cá foram construídos muitos e muitos bairros para os ingleses é só corruptos, e os portugueses andam a dormir ...como andam cegos e desinformados é lamentável tanta corrupção..existe muitas Minas de carvão, de cobre ..de ferro ..de urânio..de mármore..é até petróleo que é explorado em Matosinhos..Bragança..Minas de ouro que sempre foi e está a ser explorado bem como está a ser explorado a muito tempo o urânio do melhor e mais caro ..pesquisem no Google e vão se surpreender muito , pois todas estas riquezas não são para os portugueses serem beneficiados em nada ..corruptos..corruptos imundos..povo acorda que á muito tempo andam cegos e a serem roubados por multinacionais..se existe petróleo na costa vicentina, nunca será para proveito dos portugueses, e só vão destruí um lugar tão lindo...acordem se informem e lutem por o que é nosso , chega de sermos explorados e de tanta roubalheira...acordem ou vamos continuar a ser papados por espertalhões !!!!!!
Gosto · Responder · 1 · 13 h · Editado
Diogo Godinho
Diogo Godinho Que não encontrem nada , que mais destruído que este país já está não é tarefa fácil 🤔
Carlos Lima
Carlos Lima espero bem k não encontrem nada...e que acabe a porcaria do petroleo no mundo, começavam logo com os carros a agua a vento ou o k for
Gosto · Responder · 5 · 23 h
Gabriel Filipe Sousa
Gabriel Filipe Sousa Ahah a mijo e o caraças
Gosto · Responder · 1 · 23 h
Carlos Lima
Carlos Lima Gabriel Filipe Sousa ahahahah o que fosse, mas não pagavamos os balurdios k pagamos com os barris a atingir os minimos, só gaozam estes carouxos acabando a mama iam para o raio que os parta
Gosto · Responder · 23 h
Carlos Lima
Carlos Lima Gabriel Filipe Sousa então e o teu benfica?
Gosto · Responder · 23 h
Gabriel Filipe Sousa
Gabriel Filipe Sousa Fds nem digas nd! O vitoria teve a dar na veia antes do jogo com ajuda do Carrillo
Gosto · Responder · 1 · 23 h
Carlos Lima
Gosto · Responder · 1 · 23 h
Francisco Ribeiro
Francisco Ribeiro Isto vai ser igual as turbinas de enegia éolica...que fez subir ainda mais o preço...alguem vai ganhar mas de certeza que não é o zé-povinho
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 1:36 · Editado
Adriano Soeiro
Adriano Soeiro Se isso deminuisse a factura ao consumidor no final do mês, ao contrário só vai engordar os cofres de meia dúzia de barrigudos!!!
Anibal Costa
Anibal Costa Boa....merda.
Vão estragar o pouco que Portugal ainda tinha de bom, a sua costa...
Vergonhoso
Gosto · Responder · 2 · 13 h
Nokas Noronha
Nokas Noronha E também criminoso.
Gosto · Responder · 8 h
Rivelino Moreno
Rivelino Moreno E dizem
que vivemos numa democracia?Nenhum Algarvio é a favor dos furos de petroleo e mesmo assim furam.
Gosto · Responder · 3 · 13 h · Editado
José Reguengo
José Reguengo Bora lá, a ver se temos petroleo como no mar do norte, Noruega...pra sairmos da miseria
João de Azevedo
João de Azevedo Infelizmente, dos países que têm petróleo só saem da miséria os que são bem administrados. Nos países mais corrompidos, desaparece o petróleo e desaparece o dinheiro ainda mais rápidamente :).
Paulo Carlos
Paulo Carlos E lamentavelmente fica o impacto, nada pequeno, no ecosistema!
José Reguengo
José Reguengo Ora ai está , nem faz falta ter petroleo para ser um país rico, basta é ter politicos e cidadões unestos
Paulo Carlos
Paulo Carlos Cidadãos honestos não tenho a menor dúvida que os tenhamos.
Já os políticos. .. se existem, não conheço.
Gosto · Responder · 4 · 27/1 às 18:56 · Editado
Eduardo Marques
Eduardo Marques Portugal está na miséria? Acho que não - há cá muita riqueza. Os nossos políticos é que tomam muitas vezes decisões que não ajudam a aproveitá-la melhor.
Ludgero Edgren
Ludgero Edgren Petroleo.na costa Algarvia,Bem haja.A Noruega tem sim petroleo,Agora và para o norte da Noruega exemplo Stavanger observe, o ecosistem.limpo,Porque a Noruega, não sò produz petroleo.Uma das maiores frotas de pesca da Europa.Politicos honestos tem sim,Essa a diferenca.Exemplo Politico Portugues, vai de Limousine. para AR. e politico dos paises Nordicos vai , transportes Publicos.ou Ir de Bicicleta para o Trabalho.
Guilherme Almeida
Guilherme Almeida João de Azevedo Esse é que é o problema, ninguém está a prever que o povo português beneficie com a exploração, quem ganha sempre são as multinacionais ou grandes empresas e os políticos corruptos que viabilizam a exploração. No fim não temos o lucro e temos o impacto da exploração.
Joana Borges Pinto
Joana Borges Pinto O acordo que o governo da Noruega fez foi bem diferente deste: o governo permitiu a exploracao de petroleo a troco de 80-90% dos lucros da exploracao assim como do fornecimento de uma parte desse petroleo ao pais, que assim lucra e poupa ao comprar petroleo mais barato. As concessionarias acordaram porque os lucros eram bastante altos. Em Portugal tais acordos nao existem... enfim, Portugal nao vai lucrar com nada
Gosto · Responder · 2 · 23 h
Antonio Costa Pinto
Antonio Costa Pinto Com uma falha tectonica tao perto e com equipmentos capaz de gerar tanta energia renovavel mas que merda e esta?
O que pretendem? Lucro?
Temos vento ondas e sol, e mais que suficiente. Espero que o bloco e o pcp peguem nisto porque este grupinho de gananciosos pode bem lidar a uma grande desgraca no alentejo
Gosto · Responder · 4 · 18 h
Luis Rodrigues
Luis Rodrigues ate hoje e depois de milhares ou centenas de furos teem encontrado no maximo meio litro de petroleo
Nuno Costa
Nuno Costa Alentejo tem mar... eu sempre me pareceu q aquilo mt território por desbravar! :D
Madalena Fonseca
Madalena Fonseca No algarve era um crime ambiental no alebtejo já não. Ou seja o governo tirou a uns para dar sos amigos de sempre Galp e Eni
Vanessa Vazão
Vanessa Vazão E apostar em energias renováveis, não? :/ Acho q é menos perigoso... Sol, chuva, marés, vento.. temos de sobra :)
Gosto · Responder · 1 · 10 h
João Mendes
João Mendes investir mais nas renováveis é que estão quietos, poderíamos vir a ser grandes produtores de energia no futuro se investíssemos no que vai ser o futuro...
Isaque Marques
Isaque Marques É triste e lamentável, mas não é de agora que Portugal tem sido destruído e vendido ao desbarato !!!
Fernando Cardoso
Fernando Cardoso Deitaram tudo abaixo do anterior governo, agora já se pode fazer um furo no Algarve.
Lenon Arnaldo adicionou 3 fotos novas.
2 h ·
Caiu o caju? então, falta comermos a castanha.
"Em algum momento, veio-me a memória o tempo do abastecimento e das cooperativas. Felizmente, não passou de um susto ou mal entendido". In Artur
"Felizmente, não passou de um boato de costume." - by Lenon Arnaldo
Ontem:
Especialistas em crises já haviam sentenciado: que a partir de hoje, cada condutor teria direito a uma senha não superior a dez (10) litros gasolina ou diesel, conforme a viatura em uso. Por isso, aconselhavam a ida às "bombas" as 4/5 horas da manhã, ou, irem colocar uma pedra na bicha como outrora, para garantir a posição.

E como não queria gastar os meus dez (10) litros já abastecido antes da anunciada crise, decidi parquear a minha lambreta, até nova ordem. Até porque quem avisa amigo é.
Entretanto, decidi tirar a prova dos nove, e decidi dar uns "djikos" por algumas artérias da cidade alternando: a pé e de txopela.
Não é que em todas estações de serviço (vulgo bombas), por onde passei, andavam com uma enchente invulgar, de automobilistas e motociclistas ávidos pela sua vez, como ilustram as imagens abaixo. Curioso, até porque já avisado pelos meus amigos de costume, aproximei -me a eles e perguntei: então é verdade que nós batemos fundo a esse nível, que nem combustível conseguimos importar.
O funcionário, pasmo: o senhor está a falar de quê mesmo.; Os meus amigos bem informados, e até com contactos do "dono disso tudo", garantiram-me que a partir de hoje, vocês voltavam a trabalharem com senhas ou melhor limitações nas quantidades porque há crise.
Não tenho essa informação. Aqui estamos a trabalhar. Aliás, como vês, estamos a trabalhar normalmente. Isso está calmo hoje, não há job boss
Ah, a seguir lembrei-me: afinal "mentiras tem pernas curtas".

Homer Wolf Ufff... Estava a ver que íamos chegar ao 90° minuto sem o senhor entrar em jogo...eh eh eh
Gosto · Responder · 3 · 1 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Sorry. Não sabia que estavas nessa empreitada com Schauque Spirou e companhia.

Já agora, essa informação também chegou-te. Porque via. Está confirmado.

Vcs homens da pena, tem lá a mania, aliás, a profissão obriga-vos, que antes de publicar qq "menticia", confirmar a idoneidade da fonte e a veracidade dos factos, e se necessário, ouvir outra parte.

Cumpriste com as regras, ou, também, preferiste engrenar pelas via das menticias que rima com mentiras 😜😂👀🙈🙊
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Homer Wolf
Homer Wolf Não estou em empreitada nenhuma... Estou a saudar a sua entrada no terreno de jogo.

Quanto ao resto sou como o Prof. JOM na "ronião" do CC da Frel: "um personagem de cinema mudo"...eh eh eh
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Homer Wolf qual terreno do jogo? Epa epa epa

Há games. Não sabia kkkkkkkkkkk
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Deixe Schauque Spirou vir mansinho por estas bandas, naquela sua forma que lhe é peculiar: trazer mais mahungo ou menticias
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Tem perna curta de facto
Os boatos fazem crises.
Quando estudante da psicologia das massas, gostei muito da figura de sugestão. Está figura é apelidado como "motivadora" para uma certa acção.
Isto é, tu "sugeres" uma atitude ao teu objeto, e este gera um comportamento consentâneo com o resultado esperado, sem se aperceber que foi "motivado" para agir daquela forma.
Para ele (o objecto), as coisas aconteceram por outros fatores que não a sugestão. Está técnica era muito usada pelos caixeiros viajantes, actualmente chamados de promotores de vendas, com intuito de convencer o cliente a tomar uma decisão "pessoal" e "soberana", sem notar que foi fisgado pelo vendedor.
Hoje diz—se que há crise de combustível. As pessoas (quase todas) que tem carros, motas e cortadores de relva, la foram às bombas para "garantirem" um stock de gasosa antes de secar nas bombas.
Claro que com tanta procura, a remessa enviada às bombas não poderia aguentar, e sempre haverá roptura de stock, porque o abastecimento dos usuários não é normal.
É assim se cria uma crise de um ou dois dias, até o camião vir encher os tanques.
A psicologia é a mãe das ciências.
Nhanisse!

Giro da Fonseca
Homer Wolf
Homer Wolf Senhor, o telejornal da Stv DESMENTE-LHE veementemente!!!
Moises Paulino, Director Nacional de Hidrocarbonetos e Energia está a CONFIRMAR a rotura de stock
Schauque Spirou
Schauque Spirou Grita grita grita. ... e vamos oferecer palitos pra limpar os tímpanos, porque cotonetes não são suficientes heeheheheh
Ariel Sonto
Ariel Sonto O Governo reconhece. Ntsém.
Lúcio Langaa
Lúcio Langaa Aguardando a reação do psicólogo Américo Matavele... acho que lhe deram um institor cheio de combustivel para combater o incendio..
Forbes Nhaca
Forbes Nhaca Problemas logísticos, mas nada, os fofoqueiros que diziam que é para aumentar o preço, ora é falta de fundos para comprar o combustível podem ir aquele sítio que ninguém deseja, porque da nojo.
Américo Matavele
Forbes Nhaca
Américo Matavele
Américo Matavele Se leram o meu post. Falei dessa roptura de stock.
Homer Wolf
Homer Wolf Vc fala de rotura nas bombas, devido à procura desenfreada e invulgar por parte dos consumidores (alegadamente devido ao que chama de boato)... Não tente nos "maviar" aqui...

Schauque Spirou
Schauque Spirou Bwakakakakakakakak descontinuidade. Andam de costas voltadas com a realidade vcs eheheheheheh

27/01/2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ