ESTE É O MEDO!!!
O vídeo aqui postado, coloca a nu e a cru o estágio actual da nossa polícia camarária. As cenas, com requinte de uma crueldade que só em Moçambique se pode ver, aconteceram na província de Nampula.
O vídeo mostra um pobre jovem vendedor ambulante que estava na rua à procura do seu sustento e dos seus lá em casa. Não há-de ser dúvida para ninguém que aquilo faz por questões de sobrevivência. É um trabalho honesto para que ao fim do dia tenha qualquer coisa, fruto do seu suor, para si e os que estão lá em casa.
Nesse exercício de ganha pão, o jovem foi surpreendido em plena praça pública pela polícia camarária. Espancaram-lhe a seu bel-prazer e apoderaram-se da sua pobre mercadoria e depois largaram-no entregue à sua sorte. Que dizer disto? A polícia não devia ser regulada por uma certa ética? A polícia é que rouba o pobre jovem? Aonde é que este país vai?!!
Ao escrever este post, vieram-me à mente as palavras da antiga primeira-ministra, Luísa Diogo: “Dias piores estão por vir”. Ela não estava a mentir: já estamos a ver isso e é protagonizado por quem devia zelar pelo bom funcionamento da sociedade. E o comum ladrão o que fará?
Não quero nem imaginar quando o dólar chegar aos 100 meticais. Ai haverá a selecção natural: o mais fracos sucumbirão e só viverão os mais fortes. Digo isso porque o salário continuará a ser o que é e, efectivamente, não vai dar para cobrir despesas básicas: alimentação, transporte, educação, saúde… até porque nem mesmo agora dá. E ainda com esta nova de que provavelmente a partir de amanhã o pão será mais caro!!!!
A polícia deve tentar, na medida do possível ter alguma ética. Isto é vergonhoso e desemboca em todos nós como nação, como moçambicanos.
Quando eu tinha a idade dos quatro a cinco anos, lembro-me que os meus irmãos mais velhos tinham o hábito de comprar uns emblemas que eram alfinetadas na camisa. Havia também bonés e quem vendia isto eram cooperantes.
Em determinados momentos, quando os meus irmãos eram surpreendidos na rua trajados desses objectos, eram levados à delegacias pela SNASP para prestarem depoimentos. Eram interrogados por horas a fio só por causa de um boné e emblema. Sinceramente, tenho medo desses tempos e vejo que, possivelmente, vamos retroceder a esses tempos.
E agora, possivelmente, será pior. Talvez as pessoas vão ser presas por carregarem cinco pães, meio litro de óleo e um limão. A fome está ai a bater a porta. Os ventos que sopram são escandalosos. Será que 41 anos depois da independência não conseguimos caminhar de cabeça erguida como um país civilizado? Que pena, meu Moçambique. Que saudades de Samora!!!
O Presidente da República tem que abandonar os discursos. Tem que carregar o país como ele precisa. Tem que intervir em todos os quadrantes. Nyusi não pode se limitar aos relatórios, presidências abertas, inauguração disto e aquilo. Tem que arregaçar as mangas. Este país, mais do que nunca, precisa de um líder pragmático para seguir em frente. Caso não, digo-o com muita tristeza, isto será um caos autêntico.
Nini Satar
0:00
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ