Depois de todos Moçambicanos tomarem conhecimento das grandes ofensivas e bombardeamentos de larga escala protagonizados pelas tropas conjuntas da frelimo, trata se de forcas especiais nacionais e mercenários estrangeiros, que tem culminado com baixas de grandes proporções por parte das forças governamentais, que tem sido originado pela ambição do governo que tem como programa quinquenal acabar com a Renamo, nas últimas semanas, tem se verificado um grande movimento de contigentes militares com destino a gorongosa munidos de vários armamentos pesados.
Dados recolhidos nos 3 principais centros urbanos do pais, apontam que a Frelimo esta reciclando alguns desmoblizados da guerra dos 16 anos que recebem somas avultadas de valores de pensões de mobilização para voltarem a vida militar com vista o aumento dos efectivos que dão falta nos quartéis, os dados apontam que os desmoblizados que não coadunam com essas propostas do governo do dia, são retirados todos direitos dos desmoblizados, isto é, este acto culmina com a suspensão de pensões. Nesse contexto, muitos ficarão surpresos com as futuras decisões que por membros seniores da frelimo serão divulgados referentes ao problema em alusão dentro em breve!
Quanto aos bombardeamentos sucessivos a serra da gorongosa, o titular da pasta de presidente de Moçambique Filipe Jacinto Nyuse contratou mercenários estrangeiros que trabalhar directamente com novas forças de confiança de Nyuse, homens da farda verde preta mais conhecido por "BAGE" que terão lhe garantido que até dia 24 a 30 deste mês, Afonso Dhlakama será junto dos seus guardas na serra da gorongosa. Dados recolhidos em gorongosa apontam que desde o inicio da semana até neste exacto momento, ainda não conseguiram aproximar ou até mesmo atravessar o local onde foram abatidos mais de 700 militares em direcção a serra, isto é, não conseguem passar de vunduze para o interior.
Os protagonistas em combates usam diversas tacticas mas em vão porque todas tentativas culminam em desastres de grandes proporções por parte das tropas do regime, semelhança do que aconteceu em Fevereiro último onde foram abatidos mais de 1500 militares em fracções de segundos confiadas para mesma missão ligada ao programa quinquénio do governo que é acabar com o filho mais amado do povo e o seus partido que está para defender os anseios do povo assim como livra-lhes do regime comunicação no poder.
No terreno ainda ainda são visíveis as carcassas dos blindados e camiões abatidos pelos homens da farda verde, de salientar que alguns corpos ainda jazem nas matas mas se atreve em se aproximar para a posterior recolha nas aproximidades do rio assim como no interior das florestas densas pois os rangers andam furiosos relativamente ao comportamento do regime.
De acordo com dados recolhidos directamente de um oficial ranger indicam que já sabem de todas manobras realizadas pelo Nyusse e o seu elenco pois segundo ele, a frelimo irá aceitar um diálogo sério caso o novo não consiga comprimento das missões por ele, Nyuse neste caso, for a fracassar.
De acordo com dados recolhidos directamente de um oficial ranger indicam que já sabem de todas manobras realizadas pelo Nyusse e o seu elenco pois segundo ele, a frelimo irá aceitar um diálogo sério caso o novo não consiga comprimento das missões por ele, Nyuse neste caso, for a fracassar.
Assm, nos garante que tem conhecimento de que do Malawi, vieram diversos militares para escoltar os seus camiões mas vão disistir em menos de uma semana porque a tendência dos ataques é de aumentar no que concerne às operações dos transportes do armamento bélico. Nesse contexto, os comandos da Renamo apelam ao povo em geral principalmente das regiões centro e norte que mesmo com a morosidade a implementação do projecto das províncias Autónomas será uma realidade!
Nitafa Hi Nomo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ