Alguém esperava que as autoridades moçambicanas pudessem aceitar a existência de vala comum? Se até aos refugiados, pessoas vivas que falaram com as suas próprias bocas do que acontecia, foram ignorados pelo mesmo governo, seria com os mortos que o governo iria aceitar algo dessa, que em última instância imputa lhe responsabilidade? Nem pensar!
Quem fala a verdade?
Alguns órgãos noticiosos internacionais - incluindo jornais, rádio e TV, noticiaram a descoberta de uma pretensa vala comum, algures em Gorongosa, com mais de 100 corpos. Fizeram até uma pretensa descrição do estado em que tais corpos foram encontrados, falando de ossadas e corpos ainda em decomposição.
A PRM e o Governo de Sofala, através de porta-vozes, fizeram hoje um desmentido "categórico" dessa notícia.
Questões a ponderar: quem está dizendo a verdade? Será possível um órgão noticioso "internacional" publicar uma notícia do género sem antes confirmar os factos? Será possível o Governo de Sofala e a PRM negarem categoricamente que tal notícia seja verdadeira sem que tenham antes confirmado para lá de quaisquer sombras de dúvidas a sua falsidade?
P.S.: apimentando um pouco as coisas, para gáudio dos mais cépticos, se fosse dívida pública/soberana, por conta dos antecedentes recentes, facilmente se depreenderia quem está dizendo a verdade. Eu prefiro, por via das dúvidas honestas, pensar que o Governo tem razão e que as agências noticiosas foram induzidas em erro. Se se provar o contrário, valha-nos Deus que não, será mais uma grandessíssima desilusão.
#Bom-fim-de-semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ