terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A ILUSÃO DAS ARMAS E O JOGO ALHEIO

Espero que o texto seja o mais breve possível. Trata-se da ilusão da força das armas. Mas começarei com um dado curioso, cínico e, provavelmente de mau gosto: o número total de mortes por acidentes de viação é de longe superior que o dos mortos em consequência deste conflito neste momento: a OMS reporta uma media de 8 mil mortes por ano vitimas de acidentes de viação na República de Moçambique. Só em Janeiro de 2016, morreram mais de 24 pessoas e 57 ficaram feridos. Comparativamente a esta guerra, para além dos 5 mil refugiados vivos, pouco menos de 15 civis são reportados como mortos nos últimos 60 dias. Para além disto, não parece haver nenhum avanço de tomada de posições de ambas as partes, apesar de tanto barulho na imprensa comum e redes sociais. Portanto, estamos perante um bluff de um conflito armado; um jogo de baixo jaez, com muita malcriadez à mistura. Alguém, como é de imaginar, está a enriquecer a custa disto. 
Mas deixem-me voltar ao tema principal para discutir algumas ideias que pairam em algumas mentes. Muitos desesperados pensam que as armas são a única salvação. E nesta lógica, o Presidente da Renamo está mais uma vez a lutar pelo ideal democrático ainda incompleto. Quero nestas breves palavras desmentir três principais ideias ilusórias sobre o poder das armas. Espero que consiga ser convincente.
#1 - O ACTUAL CONFLITO É PELA DEMOCRACIA: Ele nasce da divergência sobre os resultados eleitorais. O presidente Dhlakama está a lutar por uma democracia genuína em Moçambique.
• Não. Não é verdade. Este conflito não tem nada parecido com a democracia. É pura desestabilização, fruto do desentendimento entre duas forças beligerantes que ao longo dos 20 anos não se encontraram sobre questões fundamentais em relação a reintegração das forças da Renamo. 
• Não tem nada relacionado com o conflito pós-eleitoral pois a Renamo não conseguiu provar a fraude. Atenção, houve bastantes evidências de fraude e irregularidades que até poderiam levar a anulação dos resultados em certas zonas. Mas a Renamo não conseguiu reunir evidências concretas para reclamar a vitória: os editais. Ela limitou-se a exigir os editais da CNE, que também não foram apresentados. Todavia, a lei eleitoral estabelece que no âmbito do apuramento dos resultados, os representantes dos partidos políticos concorrentes obtenham cópias dos editais. Onde a Renamo esteve presente, os editais foram recolhidos para o seu partido. Onde a Renamo não esteve presente, os editais não foram recolhidos. Por causa disto a Renamo não conseguiu reunir provas materiais inquestionáveis para provar a sua vitória ou fraude. Contou com o bandido, na esperança que este lhe facultasse elementos para fundamentar o seu protesto. Este é um assunto com o qual venho batendo-me: ‪#‎organização‬ da ‪#‎Renamo‬. Não existe.
• A luta pela democracia terminou em 1992. A guerra que ora surge, ou as movimentações militares que hoje surgem não têm enquadramento moral nem político. Já nem diria legal. O conflito armado dos 16 anos cumpriu o seu ideal. Democracia multipartidária. É verdade que é imperfeita; excludente e empobrecedora. SIM. Mas não será a guerra que irá aperfeiçoa-la. A fonte do poder democrático que é a lei; as bases do poder democrático que são as pessoas e os pilares do poder democrático que são as instituições, precisam de ser aperfeiçoadas. A guerra mata a lei, mata pessoas e fragiliza as instituições.
#2 - AS ARMAS SÃO O ÚNICO MEIO PARA NEGOCIAR COM A FRELIMO
Não. Não é verdade. A Frelimo não tem medo da Renamo armada. Tem medo é do povo, da comunidade internacional e de si mesma. Em teoria, não havia motivos para que o governo da Frelimo hesitasse em declarar caça ao líder da Renamo. Mas a comunidade internacional da qual depende em grande medida; o poder da opinião pública que é muito influente para a moral pública e a própria falta de consenso dentro da Frelimo contribuem em grande medida para esta moderação. E o mais importante ainda: 
1. A diferença entre a Frelimo e a Renamo é que a Frelimo detém o poder do Estado e a Renamo não. Como tal é um ente responsabilizável pela guerra ou paz
2. Quem jurou manter a Paz em Moçambique é Filipe Nyusi e não Afonso Dhlakama
3. Nyusi e a Frelimo estão na cidade, alcançáveis pelos meios civis enquanto Dhlakama está em partes incertas comunicável através de emissários
4. O Estado Moçambicano tem interesses particulares, públicos e internacionais por preservar enquanto Afonso Dhlakama pode ameaçar estes interesses, usando-os como instrumento de pressão. 
Estes elementos conjugados fazem com que o Estado aja de forma mais ponderada comparado com um movimento em fuga e de guerrilha.
Todas as vezes que a Renamo chegou a consensos com a Frelimo não foi por causa da força das armas. Quem pensar assim está a pensar mal. As armas são para a Renamo, a causa primeira do seu subdesenvolvimento político. 
#3 - O CONFLITO ARMADO PRESSIONA MAIS OS QUE ESTÃO NAS CIDADES DO QUE NECESSARIAMENTE OS QUE ESTÃO NO CAMPO
É mentira. O conflito afecta mais as pessoas que se identificam com a Renamo do que com qualquer outro alguém. A base social e política da Renamo é o campo. E é contra estas pessoas que Afonso Dhlakama age.
• Primeiro, porque as pessoas no campo vivem quase que totalmente dependentes da natureza. Tem que buscar água, pastar e dar de beber os animais nos rios e lagos ou em pequenos sistemas de abastecimento da água. EM situação de guerra, tudo para. 
• Têm que cortar a lenha, ir à machamba ou a caça. EM situação de guerra tudo fica conturbado
• Têm que dar parto, ir a escola ou fazer compras; são longas distâncias que se tornam cada vez perigosas por causa do conflito armado. 
• E o mais importante ainda, o governo, nesta situação só manda soldados e armas. A comida, os medicamentos, o salário, os mantimentos, tudo fica guardadinho nos armazéns, na cidade. Afonso Dhlakama deve saber que ao provocar uma guerra justamente nas regiões onde tem a maioria do seio apoio, prometendo o difícil e impossível, não só está a faltar a verdade como está a prejudicar severamente o repositório do seu poder. Se em Chibabava, Machanga, Gorongosa, Mutarara, Dondo ou Nhamatanda; Vanduzi ou Gondola as crianças não vão a escola; em Chinuto, Chissano, Morrumbene, Boane ou Manhiça as crianças em idade similar não param de estudar. Dentro de dez anos, a diferença de gerações em termos de instrução será notória. E os seus seguidores terão o mesmo padrão de hoje: vitimas do conflito e por isso incapazes de terem tido uma boa educação em tempo útil. O que estou a dizer pode parecer simplista. Todavia, se pegarmos no atlas da educação veremos que AS ALTAS TAXAS DE ANALFABETISMO COINCIDEM COM AS REGIÕES ONDE A GUERRA DOS 16 ANOS CAMPEOU! Em única palavra, Afonso Dhlakama está a prejudicar os que mais o ama.
PS: Não vão faltar epítetos do tipo Egidio “já recebeu” ou é historiador de meia-tigela. Porém, era importante que tivesse feito este texto.
• Fui refugiado de guerra dos 16 anos e sei perfeitamente o que as pessoas hoje em Muanza, Malawi estão a passar. 
• Melhor do que isso, conheço perfeitamente as alternativas pacíficas que existem de ambos os lados para evitar a guerra
• Sou um resulto crente no poder da negociação e em que pode resultar se o Presidente Dhlakama decidir encontrar-se com Presidente Nyusi
• E não gosto de estar envolvido em assuntos que não entendo. Eu como a maioria dos cidadãos civis, não entendo nada da guerra e muito dificilmente consigo ver algo útil nela, logo no momento em que nos encontramos. 
• A guerra é coisa de fracos e cobardes. Existem outros países que estão a passar por situações difíceis mas que nunca recorreram a guerra. Eles não são superiores nem inferiores que nós: Zimbabwe, Malawi ou Zâmbia todos países vizinhos, passaram por momentos conturbados como nós. Mas têm conseguido resolver seus assuntos pacificamente.
Se existe vontade para Paz, que se dê o primeiro passo; que se busque apoio popular e que se resolvam os assuntos de forma transparente. 
Agora é que a palavra que tanto hesitava escrever me chega à cabeça. VONTADE e INICIATIVA.
Ao Presidente Nyusi: Excelência, mostre uma iniciativa apenas para a Paz e divulgue-a 
Ao Presidente Dhlakama: Deve decidir e fazer chegar ao conhecimento público se o facto de lhe terem tentado três vezes (não se esquece que também lhe perseguiram 17 anos!) em 2015 já não quer a Paz para o seu povo. Se quer PAZ, mostre iniciativa concreta por via dos seus emissários. Os discursos retóricos e belicistas não nos ajudam avançar muito menos sustentar por muito tempo a incoerência. 
Abraços.

98 outras pessoas gostam disto.
65 comentários
Comments
Francisco Wache Wache sim senhor, este e o primeiro teu post neste ano em que tiro chapeu. tiveste que reunir muita coragem para dizer as coisas pelos nomes. parabens.
Abel Bernardo Muita contradicao no texto!.
Egidio Vaz Aponte-as meu caro. Temos que iniciar um debate.
Jonas Joaquim Abel Bernardo nao sabe ler.
Max Lee Não há contradições aqui, mas sim conselhos muitos úteis.
Jorge Ferreira Contradição e parcialidade.
Egidio Vaz Eu nao fui parcial meu caro; fui objectivo. O objectivo deste texto era justamente dar cabo aos argumentos falaciosos dos que esperam e aguardam que eternamente as armas da Renamo trarão beenficios. Neste texto, quis demonstrar que não, não é verdade; que as armas já deram beneficios concretos mas que AGORA elas já nao podem muito. O melhor é mesmo arrumar as botas, desarmar e integrar as forças e iniciarmos uma luta democratica. Se isto acontecer, podem ter-me como aliado.
Jorge Ferreira Não lhe respondo á letra,porque já me está a colocar no lado errado,implicitamente...
Egidio Vaz Não lhe coloquei implicitamente do lado errado. E nem o acusei de algo. Voltei a dizer o que escrevi. Mostre em que é que fui parcial. E eu anunciei claramente o meu objectivo neste texto. Mostrar o outro lado do problema. Em 12 meses estive a falar do que o governo poderia fazer. Agora estou a dizer o que Afondo Dhlakama e a Renamo podem fazer. 
Foi sempre assim, pode rever os textos anteriores.
Jorge Ferreira Vou dar uma ajuda.Nem um nem outro,comandam(politicamente e militarmente).Minha leitura...
Francisco Wache Wache um bom texto argumentativo e sempre feito por argumento e contraargumentos, ou seja, por contradicoes
Jose Chirruco Li, reli. Gostei de saber que passou alguns momentos. Mas a sua análise permita me dizer está pouco puxada para um lado. O lado dos...... Já sabes és maior de idade. Vista a pele de pesquisador e tente ver os factos. Aproxime ambas partes. Eu estou pelo bem da paz. Mas parece que há egoísmo como em outras palavras bem disseste. Abraços
Egidio Vaz Ilustre Jose, isto é assim mesmo. Em todo 2015 estive a bater-me pelo bom-senso da Frelimo e do governo. Todos viam e diziam que eram "analises imparciais". Agora que virei para o outro lado, para apelar o mesmo bom-senso, já sou "parcial". Bem, peço para que reveja o ponto. Eu na verdade, fiz isto de proosito: foquei-me no que uma pessoa pode fazer para ajudar a realizar a paz neste pais.
Jose Chirruco Kkkk, percebo mano, sou humano como você. De facto o mundo ralha de tudo. Fizeste bem em expor isso, o mal de alguns é de ter mente armada. Esta bem vindo o debate, aqui ninguém é induzido cada um diz o que percebe, diferentemente de alguns canais da praça em que tudo é puxado para um lado, onde inclusive são convidados algumas pessoas que nos respeitamos mas chegado lá só metem fipag. Força. Somos todos analistas, jornalistas em suma convidados a contribuir. Moral aí. Eu sei que estás no meio como eu mas com tendência para paz.
Assane Assuade Me parece que tanta contradicao reduziu o texto em incompreensivel...sera cronica apenas, musica, ou filosofia imperfeita, porque de expositivo nao tem neste texto...que pena!!!! tempo perdido....
Jonas Joaquim Sr Assane não perca tempo mentindo. Se pertences ao grupo de pessoas que acha que ee com as armas que a Renamo vai chegar ao poder, não reduza a insignificância o post do Vaz cheio de verdades. Se concordes com o que ele disse diga que não concordas ou ignore se não concordas mas dizer que ele não disse nada, estas a ser injusto consigo mesmo. Mas fica a saber que de jeito que a Renamo pretende alcancar o poder, nao vai conseguir nunca porque a Frelimo não vai entregar. A Frelimo deve ser sim removido do poder via eleições como ensina a democracia que a Renamo diz defender e ponto final.
Gulumba D. Mutemba Jonas Joaquim,as que a Frelimo vai permitir saír do poder mesmo com eleiçoes?penso que nao.
Por via revoluçao teria saido nas últimas eleiçoes,mas como a Renamo é boba,andou a falar do que agir. Agora o Frelimo está muita armada,que com facilidade nao sairá a perder.
Elísio Nhantumbo Esta de parabéns Egidio pela reflexão. Daqui a pouco chegarão ao seu mural os que vão lhe chamar camaleão, lambe-botas, seu comprado entre outras coisas. Pessoalmente espero que contraponham os seus argumentos. Sempre tive vontade de perguntar a RENAMO porquê não partilha as suas cópias dos editais para que o povo possa construir o seu próprio juizo do que aconteceu nas eleições. Não basta a RENAMO continuar a insitir que houve fraude e por este facto justificar a situação em que o país se encontra.
Egidio Vaz Ilustre, são sempre assim as coisas. Quanto nos ultimos 12 meses estive a falar sobre o que a Frelimo e governo podem fazer, criticando-os pela sua inercia e discurso duplo, chamaram-me de grande analista. Agora que virei os olhos para o outro lado do problema, sou parcial.
Jonas Joaquim Um abraço pelo post mano Vaz. De facto há quem pensa que através de armas a Renamo vai chegar ao poder. Não, não vai chegar, nem em Marco e nem nunca.E mais, a Renamo não esta em condições de aguentar uma guerra prolongada e o facto do presidente Nyusi não ter anunciado ainda uma estratégia clara para convencer a Renamo a depor as armas, na minha opinião, coloca a Renamo numa situação de incerteza sobre o que o presidente pretende da Republica. Acabar fisicamente com Dlhakama? ou deixar que a natureza se encarregue pelo fim do já velho e cansado líder. Esta ee a minha duvida.
Osvaldo Agostinho Simplesmente espectacular uma visao objectiva e despida de paixoes, devidamente fundamentada. Aos amantes da guerra e aos que tendem a minimiza-la.
Nelson Aires Johane Há muita sapiência neste texto. Well done.
Manuel Jossefa São escritos eloquentes com uma análise quanto a mim, apreciável. Em poucas palavras, não se denuncia alegada violência com violência. Este pacato povo, já é um povo sofrido como escrevia um jornal da praça, não merece nenhuma guerra, seja a que pretexto for. Bem haja EV.
Vilanculos Cláudio Vilanculos Tentei recuar um pouco nos POSTs antigos do E.V. há uma grande mudança, contradição, pelo k não consigo perceber afinal de contas ele é um historiador, ou .......... Akela coisa. Mas de todas maneiras tenta melhorar as suas peskisas pra depois nos postar ta??
Leonildo Mambo Dr, os meus parabens uma analise imparcial.
Toberto Lembrança Matavela Parabens, pelas verdades ditas no post, sei que muitos nao vao entender, mas isto e assim mesmo. A verdade deve ser dita doa a quem doer. Mais uma vez, Parebens e bem haja.
Elísio Nhantumbo Caricato o que algumas pessoas fazem aqui. Não debatem por falta de argumentos ou simplesmente preferem a ofensa? O texto tem muitos argumentos esgrimidos pelo Egidio, bons ou maus estão la. Então alguém chega e diz: foste infeliz, tempo perdido, foste parcial, o texto não tem nada de didactico etc etc. hummmmmm, parece-me que há pessoas aqui com os nervos a flor da pele. Caro Egidio, poderias escrever algo a falar mal do Governo ou da FRELIMO para seres o menino bom? ja que este texto lhes convém chamar de vazio.kikiki
Jorge Macura por esta razao que existem muitos academicos ca do lado do sul do pais, e nos os beirenses ficamos a perder a educacao. imagina se esta guerra fosse no sul qual seria a reacao do governo da frelimo?
Ivan Semedo Se nao e' um conflito pos-eleitoral porque as bases da reclamacao de um dos lados esta na partilha do poder com base nos resultados eleitorais? Se a Frelimo nao tem medo da Renamo Armada porque o empenho e conviccao de desarmar a Renamo trara paz? Se a Renamo nao estivesse armada, a Frelimo cederia em varias questoes com reinvedicadas pela Renamo?
Jose Luis Freaq Son Homens armados da Renamo atacaram uma coluna com cerca de 61 viaturas.Notícia tranamitida agora mesmo pela Miramar.Questão:Quem foram os vitimados por esse ataque?Foi o Governo?Foi a Frelimo?Foram os filhos dos dirigentes?Resposta:As vítimas são os simples civís,é o povo.Agora,se matamos o povo em nome da Democracia,quem será democraticamente governado?
Wilson Profirio Nicaquela Nicaquela Quem viveu ou sofreu da "fratirica" guerra dos 16 anos só virá neste post elogiar! Quem passou os 16 radicado na Europa ou Américas e voltou para assumir funções, já que os que aqui estavam não tiveram tempo de estudar, esse sim virá aqui buscar o outro lado do seu discurso! De facto "NÓS PODEMOS"!
Antonio A. S. Kawaria Errado Wilson Profirio Nicaquela Nicaquela, os gostam de guerra, os que fazem guerra, os que cometem fraudes eleitorais o que provoca guerra estão aí em Mocambique e nunca desse país sairam.
Antonio A. S. Kawaria Mais, como escrevi lá no Diálogo sobre Mocambique, quem foram aqueles que atacaram Afonso Marceta Dhlakama na mão de mediadores que o acompanhavam para o Diálogo?
Wilson Profirio Nicaquela Nicaquela Não quero aprofundar a actual situação! Mas vou no passado (1977-1992). Na região Norte de Moçambique, as colunas funcionaram entre Monapo - Ilha, Nampula -Namial, Nampula-Nacala, Namialo - Cabo Delgado! Nampula -Angoche, Basicamente. Mas quanta atrocidade? Quantos mortos? Quantos distritos sem colunas? Agora vamos a minha preocupação: conhece familiar dum dirigente morto nesses trocos? Eles viviam em centros urbanos e viajavam de vôo fretado e das empresas! Eu tenho dito todo aquele que aparece em público falando que no país não há condições para guerra só revela seu cretinismo e desconhecimento das formas como a guerra passada se desenvolveu? Mas mesmo na Renamo, há tanta gente que esteve fora do país, nunca entrou na Mata e apenas veio ser deputado. Esses quando se fala de guerra é um filme!
Wilson Profirio Nicaquela Nicaquela Mais não ignorei as colunas de Comboio, pois já havia sido generalizado "coluna" como sendo qualquer escolta militar! Nesse caso seria mais Nacala-Interlagos! Veja só, que poucos deputados da Renato foram militares Antonio A. S. Kawaria.
Antonio A. S. Kawaria Concordo contigo em muitos aspectos mas ainda não tenho certeza quanto à relacão os que vivem fora e a indiferenca à guerra. Não tenho anti-tese muito fundamentado, mas vale-me a pena em eu ter vivido em Mocambique quase todos os 16 anos de guerra e alguns em plena zona guerra com responsabilidade acrescida para mais de 500 vidas. A verdade tanto no governo como na Renamo não há muita gente que tenha vivido fora durante a guerra. Os mocambicanos na diáspora quiseram voltar após o AGP mas descobriram muito cedo que a sua contribuicão estava dispensada. Mas este é um outro assunto. 
Que muitos dirigentes ou políticos vivam nas cidades, é um facto, mas também é facto que como mocambicanos naturais e não naturalizados, têm familiares nas zonas de guerra. Portanto, directa ou indirectamente afecta-lhes. Mas esse pode ser o meu sentimento sobre o que é Mocambique.
Wilson Profirio Nicaquela Nicaquela, tu sabes a razão da guerra que é a mesma a de estabelecida em 1975 e que nunca se resolve construindo um Estado Mocambicano forte - Um Estado de Mocambicanos. Mas também os que ganham pela guerra não pensam nas consequências que no seu pior Mocambique pode vir a somalizar-se. Mas no seu mínimo pode ser como Congo Kinshassa e outros países africanos que nunca saem da guerra. Mocambique diferentemente de Zimbabwe é em termos de seguranca um país muito débil isso como impacto das suas fronteiras porosas. Só a nossa costa diz de como a nossa seguranca é fraquíssima. INFELIZMENTE, essa fraqueza é exibida todos os dias tanto pela Renamo como pelas Forcas de Defesa e Seguranca que se transformam em bandidos fazem ataques e alegam que qualquer um pode fazer aquilo. PERIGOSO, pois que até os dos grandes lagos podem se instalar em Mocambique ou os criminosos que usam armas para assaltos podem constituir bases nas nossas florestas.
ISSO A MIM PREOCUPA. Escrevi muitas vezes antes das eleicões de 2014 que o esforco patriótico seria de fazer aquelas eleicões, as mais transparentes de todo o tempo para que ninguém reclamasse de nada. Transparência eleitoral era e é a obrigacão exclusiva da CNE, o Ministério da Administracão Estatal e outras instituicões estatais. Isso até Guiné Bissau não tem problemas.
Wilson Profirio Nicaquela Nicaquela Dentre os vários pontos de empatia que apresenta em relação a nós (moçambicanos ), há alguns de facto do interesse do Estado (como nação e não como governo) que tanto a Renamo, quanto o governo suportado pelaFrelimo, deve(iam) acautelar! E eu reforço: exposição das nossas fraquezas num momento em que a maldição dos recursos virou moda de guerras africanas! O banditismo é uma realidade implantada sem control tanto na cidade, assim como nas matas! Concordo consigo Antonio A. S. Kawaria, Agora temos três frentes ou mais de combates: Raptores; Assassinos urbanos e rurais, caçadores furtivos, madeireiros "clandestinos", os linchamento, a xenofobia.... Coisas que nunca foram citadas juntas! Para além da Renamo que agora está no topo da agenda! Se em 1975 achávamos o analfabetismo absoluto, Eu hoje defendo analfabetismo econômico, democrático e intelectual! Sim, os que lutam pelo poder econômico fazem com cegueira; os que buscam democracia mal interpretam; e os que se acham intelectuais acham que a única forma de refletir, é pejorando outrem! Mas....enfim!
Cleto Goncalves Olhaa Egidio embora meio correcto mas apontas o dedo a 1 lado k èa renamo...tal.como as outras vezes k apontaste apenas a Frelimo.
Por mim a solução do pais passar por punir e tirar da politica tanto a Frelimo como a Renamo. A existencia destes 2 partidos èsim uma ameca a patria...eles pensam k pork lutaram e pegaram armas ...entao temos k ser refens dos seus apetites.
Wilim Raul Por mim nao restam duvidas que a frelimo tem medo da renamo, a fragmentacao que existe dentro da frelimo aumenta em grande escala o medo pela renamo e nao deixando de lado, o medo da revolta popular. Nao nos esquecemos que a frelimo so' ouve usando armas, isto e', os principais feitos que o pais conseguiu foi via das armas, se de facto as armas forem a unica solucao para chegarmos a um entendimento, entao usemo_ as.
Max Lee Eu normalmente classifico textos como esse de TLTR em inglês pra dizer, longo demais para ler, mas valeu ler e reler. Dizer mais o que?
Eduardo Mazive Egidio Vaz, grande esforço que faz, ao tentar trazer novos pontos de vista para o debate da paz em Moz. Contudo nao deixa de ser caricato dizer que Zimbabwe, Zambia ou Malawi resolveram os seus cnflitos de forma pacífica, por esemplo. Mugabe, no Zimbabwe, nao teve oposicao armada e resolveu os problemas com a oposicao usando, unilateralmente a força (das FDS do Zimbabwe) a seu favor. A Zambia e o malawi enfrentam sobretudo problemas sociais e económicos e nao politicos como o caso de Moz e nao há perseguiçoes politicas ou morte de opositores. Nestes países os juízes sao independentes e jamais iriam pautar por decisoes tendenciosas em materias importantes como as eleicoes. A guerra é uma coisa de fracos? e a cobardia? Não será a guerra um meio de alcançar a liberdade? A historia de Moçambique sempre foi de guerra. E a guerra em moz traz e sempre trouxe resultados e mudanças (idenpendencia, democracia, mudança de lei eleitoral e agora será que vai trazer mudanças constitucionais?
Egidio Vaz Ilustre Eduardo Mazive tal nao corresponde a verdade. A perseguição aos opositores é constante incluindo mortes. A diferença é que aqueles se concentram em orgnizar-se politicamente e organizar o povo. E assim acabam ganhando as eleições. Aconteceu na Zambia, no Malawi. Esta gente pensa dsa mesma maneira: manter-se no poder. Mas a diferença reside em como os partidos politicos lá se organizam e organizam o seu sistema eleitoral para repsonder aos desafios deles. Aqui a Renamo já vai ao segundo ano lutando pela sobrevivencia do seu lider. Nao está avançar nada em termos de estrategia. Nao se esta a pensar nas proximas eleiçoes. O povo apoiante de Dhlakama está sendo mentido que este ano vao governar, etc. etc. É desta retórica que nao suporto.
Jonas Joaquim As armas adquirem-se e a oposicao zimbabweana nao achou necessario. Sr Mazive ee muito desinformado entao nao sabe que na Zambia houve problemas politicos que ate fizeram com que Kaunda fosse preso? Nao se apercebeu tambem que no Malawi houve crise politica antes e depois de eleicoes que deixaram cair a sra Joicy Banda, e historia dos irmaos Mutarikas? Perdeste boa oportunidade de ficar calado.
Eduardo Mazive Essa é a parte da culpa que é responsabilidade da Renamo (a sua reorganização ou organização política), mas os factores externos (fraude generalizada e violencia eleitoral sistemática) nao sao resposnabilidade da Renamo. Será entao moralmente aceite que a falta de organizacao de um partido politico resulte em fraude eleitoral? Porque as eleicoes nao podem ser honestas independentemente do nivel de organizacao dos partidos politicos? Afinal, porque realizamos eleicoes fraudulentas?
Eduardo Mazive Jonas Joaquim , vai chamr de desinformado ao teu avo e me deixa em paz. se quer conversar nao me chame nomes!
Egidio Vaz Ilustre Eduardo Mazive quer então afirmar que a guerra é LOGICAMENTE justificavel? Ou que Dhlakama tem razão ao entrar no mato? Eu não concordo com a guerra e acho-a nociva em todos aspectos. E os meus motivos estão bem patentes. O problema da Renamo é que nunca experimentou coisa diferente. E porque tudo o que obteve foi por via armada, acha que esta é a unica e a melhor. Este tipo de acomodação esconde por baixo, uma incompetência INDIZIVEL.
Jonas Joaquim Mazive estas a querer dizer coisas que não sabes. E o meu avo de facto ee desinformado porque não faz parte dos vivos não sei se ee seu caso?
Eduardo Mazive Nem eu concordo com a guerra! Eu quero paz, mas fica claro que quando uma pessoa é cutucada, pode nao ter opção se nao a guerra. Todos queremos a paz, mas uma paz é consequência de justiça. Para que haja paz efectiva é necessária uma maior justiça social ou pelo menos clara intenção nesse sentido. De contrário vamos gritar paz paz paz e mesmo assim nao ter paz mas a guerra!
Cleto Goncalves Egidio Vazse guerra nao èsolucao entao devias deixar claro k nao devia ser a solucao para a frelimo. Veja por exemplo o MDM nao tem arma mas ja vimos suas sedes e incendiadas....ja vimos seus membros mortos...a guera èsim parte do modus operandi da politica nacional. Quem nao tem arma aqui na patria vai sofrer.
Egidio Vaz É Eduardo Mazive.. Mas as condições que coloca (justiça social ou consciência de justiça) são ideários inalcançaveis, até nos EUA. A coisa concreta que nos como povo podemos ter é um clima que nos permite debater os nossos problemas todos, como sociedade. Em situação de guerra, todos nós ficamos excluidos e refens de duas vontades apenas. E mesmo assim, sofremos.
Eduardo Mazive Egidio Vaz , concordo que a guerra nos coloca em fora de jogo, mas no caso de Moz, estamos sempre fora de jogo, na medida que ningué nos escuta. Alguém nos escutou quando vezes sem conta alertamos que intolerancia politica pode levar a conflitos armados, alguem nos escutou quando advertimos para a mudanca da lei eleitoral na ultima eleicao, alguem nos escutou antes de endividar o país com a EMATUM? Se nos tivessem escutado, melhores soluces, menos caras do ponto de vista humano, material e financeiro, certamente teriam sido encontradas. Mas veja que sempre que a Renamo é militarmente firme....ela é escutada. Para que a Renamo nao precise de fazer a guerra é necessário que ela seja mentalmente desarmada ... retirando-lhe razao para a luta. de um modo imperfeito, Chissano havia conseguido isso e Dhlakama morava na Cidade de Maputo. O sucessor de Chissano optou por outra linha, mais dura e radical contra a Renamo e Dhakama passou a morar em parte incerta. Quando volta a Cidade da Beira .... foi cercado pela policia e voltou a parte incerta. Antes disso, em plena campanha politica (e nao miltar) sofreu atentados que o forcaram a voltar a parte incerta antes de entrar na Beira e ser cercado pela policia. Moral da historia, quando Dhakama optou pelo contacto com as massas .... correu mesmo risco de vida! E agora?
Jose Waite Quer dizer que nos nao podemos ser mais que os EUA oh Dr Egidio Vaz?
Pessimista esta visao. A nossa independencia nao foi fruto de imitacao, mas sim necessidade de ser livre. Tendo como estes pressupostos porque e que nao podemos estar no patamar mais altos sem olhar e nem comparar sei la de quem for que seja?
Jose Luis Freaq Son A nossa independência foi sim fruto da imitação.Ou acha que a ideia da independência veio do nada?
Eduardo Mazive Os EUA sao autoplocamados "land of the free" e "home of the brave" valores adaptados para o nosso hino que diz 'nenhum tirano nos irá escravizar". Esta passagem do hino, se nao foi adoptada por acaso, deve ser dado o sentido que tem no comportamento de cada mocambicano!
Jose Waite Jose Luis Freaq Son, voce para ser livre precisa de imitar alguem?
Se assim for alguma coisa nao anda bem.
Ilustre, pare e pense, liberdade nao se aliena e muito menos depende de terceiro, ela nasce consigo ate a morte, pode aparecer alguem tentar lhe ofuscar+ e de curta duracao, tarde ou cedo recuperara. Liberdade per si so e um fundamento do direito natural diferentemente do direito positivo.
Jose Luis Freaq Son Essas liberdades fundamentais,estão inseridas dentro de uma ideologia política que é dominante e vigente em quase todo mundo actual.E,para se dar conta da sua condição de escravo,o homem teve,primeiro que vivenciar outras realidades e acima de tudo desejá-las.Portanto,antes das Revoluções Burguesas,o modus vivendi ideal era a Monarquia.Os outros,tiveram que conhecer a Democracia que caracterizava a França e a Inglaterra para desejá-la e copiá-la.Moçambique teve que conhecer a independéncia de Marrocos,Ghana,etc,para despertar e só depois disso desejou e lutou para ser um país independente,tal como os outros que já eram.A própria democracia que estamos aqui a tentar implementar,é uma cópia pálida dos Regimes/Formas de Governo do Ocidente.
Adrian Magoo Em situaçao de guerra nao ha sossego para produçao agricola, nao ha comercio e podem haver mortes pela fome, que é resultado directo da guerra. O nr de mortes desse conflito que a gente tem, sao atribuidos à Renamo. Mas os deslocados/refugiados de Tete dizem que a sua movimentacao deve-se às atrocidades das forças governamentais. (...).
Salimo Amade EV Lindo Texto numa leitura aturada percebe-se que foste muito Parcial!Talvez tenhas sua razões!
Edson Chichongue Egidio Vaz parabéns por mostrar que é amigo da paz. Urge extirpar todos vermes inimigos da paz. Só prefere guerra quem perdeu o valor é a vontade de continuar à viver.
Veloso Joanete Egidio Vaz haaaaaa ja tas cansado d apoiar renamo?lamber bota nao tiii fica bem vais perder os seus admiradores.....eu ja tou foraaaaaaa
Egidio Vaz Veloso Joanete, nunca guiei-me pelos meus admiradores; aliás, não ando a recrutar admiradores nem estes aderem ao meu chamamento. Todo aquele que acha que admira-me é porque acha-me de algum modo útil. Quando esta utilidade acabar pode ir embora. Aqui tudo é de graça.
Andre Jorge Chifeche No post faltou a convivencia politica como uma das causas dos conflitos entre os partidos politicos. Isto é os da frelimo se auto intitulam como os donos do pais. Tudo oque vem da oposiçao mesmo sendo benefico para o pais é chutado para a caixa de lixo.
Abel Bernardo 1a CONTRADICAO:
-''O President Dhlakama esta lutar por uma democraci genuina en Mocambique
Nao nao e' verdade...''
-''...a luta pela decracia terminouem 1992...''
PS: Ora! Se Dhlakama nao luta pela decracia, porque razao o caro Egidio Vaz faz mencao que em 1992 terminou a luta pela democracia?
Egidio Vaz Lê bem. Eu disse que a guerra dos 16 anos alcançou seu ideal em 1992 com a institucionalizaçao da democracia multipartidária. E em 1994 realizaram-se as primeiras eleições. 
Meu caro, não leia aos pedaços. Isto não é Biblia. É um texto com cabeça, tronco e membros. Se ler apena o tronco vai confundir com outro tipo de documento. O mesmo se ler o fim ou a introduçao inteira.
Abel Bernardo Estou a trazer os trechos contraditorios, essas citacoes sao do texto.
Nao fazem sentido na logica bivalente.
Lúcia Jofrice Siga a sugestão do Egidio e vá ler novamente o texto e, na integra!!!
Abel Bernardo Nao forcem a percepcao, eu trouxe elementos patentes no texto e fiz o meu juizo
Jose Luis Freaq Son Não existe nenhuma contradição nesse trecho Abel.
Abel Bernardo Deixem de ser fanaticos analisem os dados que apreseto
Abel Bernardo 2a CONTRADICAO:
-''O actual conflito nao tem nada relacionado com o conflito pos-eleitoral, pois a Renamo nao conseguiu reunir evedencias concretas pra reclamar a vitoria''
-''...atencao houve bastante evidencia concretas para reclamar a vitoria. Os editais...''
PS: O fator da Renamo nao conseguir reunir as provas da ''fraude'' legitima o vencedor? E nos o povo vamos assistir impavidos? Oh caro Egidio vaz????
Veloso Joanete Egidio Vaz,gostei sem comentario foiiiiiiiiii
Abel Bernardo 3a CONTRADICAO:
''a FRELIMO nao tem medo da Renamo armada...''
PS: E por que razao ignora as propostas do MDM? Que ate' agora sao os genuinos ''Democraticos'' que a nossa historia possui?
Sera mesmo que a frelimo negoceia com a remamo por temer o povo ou a C. Internacional? Foi por essa razao que se chegou ao AGP?
Egidio Vaz A Frelimo vai sempre ignorar as propostas dos seus opositores da mesma forma que estes ignoram e chumbam as propostas do governo. O único forum onde as propostas são acatadas é ao nivel das comissões. Está ao critério dos partidos da oposição melhorar a sua rpestação, encontrando formas alternativas de se engajar com o público. E o MDM está a faer isso. Engaja com empresas públicas, faz petições, estao em missoes inspectivas etc. Meu irmão, ha muito mais coisas que um deputado pode fazer enquanto se prepara para tomar o poder. O discurso de que a Frelimo sempre reprova propostas da oposição só serve para políticos menos informados. Como deputados, aquela gente trabalha muito e as vezes juntos. É importante que a oposiçaotambém seja transparente ao reportar as suas actividades.
Jose Luis Freaq Son Muitos ignoram que o trabalha da AR é feito nas Comissões Políticas.Deixam-se guiar por discursos falaciosos.
Desidério Manuel Doarte Uma boa reflexão. nIna verdade dtr Vaz apresentou o que lhe veio na alma, e o que conversa nos bastidores. Atenção dtr como é possível a Renamo apresentar provas dos editais uma vez muitos membros fora maltratados pela Fir no exercício eleitoral?? 20anos depois o que custou aos três presidentes reentregrar os homens da Renamo nas FDM? Recorde que o Líder da Renamo viveu por muito tempo em Maputo e foi pelos seus homens forçado em peticionar o governo de modo a resolver o problema 
deles. Amigo a frelimo de ontem não é de hoje todo mundo sabe e comenta. Egídio Vaz tens postados algumas leis e artigos e tenho lido e lhe considero um jovem muito bem informado. Podes postar nestes dias os contratos dos multinacionais que exploram gás, alumínio, carvão, petróleo e areias pesadas?? Olha atém obras de estado estão a matar. Isto é um bando de negociantes que nos usam como escudos. Eu pergunto onde está o discurso lindo de sua excelência presidente na sua tomada de posse?? O presidente Conversou com a oposição até o Líder da Renamo so para tirar fotografia. Egídio Vaz podemos matar o Líder hoje mas um dia virá um peso pesado.
Constantino Chonze EV, parabéns pelo texto e abraços!
Max Lee O mais engraçado, não estamos a debater os pressupostos do Egídio mas sim a sua observação. Se há contradições, que sejam apresentadas... Esta claro que DHL só quer destruir que governar o país. Ele conhece os problemas que vivemos e usa elas para nos usar e depois destruir. O velho é definição do terror. A verdade seja dita.
Lindo A. Mondlane Lucidez... Bravo Egidio Vaz, desmitificando mitos
John Tangal karl marx confilto ira sempre existir enquanto nao haver equilibrio social uns a comerem sempre e outros a viverem de restos......a verdade manda dizer que nem o imperio de gaza foi eterno
Gulumba D. Mutemba A fome,doenças,má nutriçao,má governaçao, corrupçao,desigualdades e exclusao sociais,a falta de melhor assistencia médica,productos alimentares fora do praso e sem qualidade,ar poluído que respiramos,etc,matam muitos mais que a guerra. Mas nao é bem vinda porque pode aumentar a desgraça. Há pessoas que estao a facturar muito com esta desgraça do povo.
Ernesto Nhaule Pena que os visados nao vao ler isto...
Lourenço Eugénio Tembenuca Não vi nada contra ece ou aqle neste Post, xta bem patente k o ilustre Vaz xta apelar à paz, uk tá mal deve ser dito independentemente da cor partidária, bem aja ilustre.
Amomge Rafael Macuacua Mas dizer que afonso Dhlakama é quem esta a provocar o conflito é mentira, o governo é que manda tropas para acabar com os homens da Renamo q tem armas a espera do compromisso assinado a tempos atraz, arma nao se deita, a Renamo é um movimento que surgiu da rebeliao armada por isso para poderem entregar sao preciso regras e garantias, mas quem nao ve que a Frelimo esta preocupada em voltarmos em tempos de monopartidarismo ou multipartidarismo com partidos descartaveis como muitos aqui q so aparecem em tempo de eleicoes p pegar grana, nao quer uma oposiçao seria com poder como a Renamo. 
Ja isso nao democracia, para ver isso, o MDM nao tem armas mas sao sempre perseguidos quando chega tempos de pre_ campanhas seus membros sao acorrentados nos cajueiros pela PRM isso nao é democracia, ate mano Vaz logo a escrever percebeu q outra coisa que escrevia nao estava certo.
Nelson Junior Senhores,francalente voces me fazem rir...sim;a culpa é da Frelimo e a da Renamo,MAS a maior culpa é do povo Moçambicano..pois,se o Povo Moçambiano,decidesse paralizar o País com uma greve geral (do Norte ao Sul)...Greve esta,que abranjeria instituiçoes privadas e publicas...de certeza absoluta,esses vossos lideres,algo fariao...mas,voces como de sempre estao à espera de que a Renamo e a Frelimo vos traga a harmonia,a paz e a estabilidade;..Realmente,voces Moçambicanos,sao um caso unico..eu,ja estou saturadissimo de falar de Moçambique...Boa sorte
Júlio Mutisse Puto, depois do PS e sobre os efeitos da guerra e a experiência que temos dela preciso dizer algo mais?
Egidio Vaz Fala lá pa
Prince Abraham Bem atraves deste edital, eu ate queria recorer a velha frase de qui " uma imagem fala mais do qui mil palavras". Todavia sou obrigado a repetir a pergunta qui nunca tem resposta, alias talves o sr Egidio oportunamente daria resposta, baseando ate em eleicoes recentes em Portugal.

Perg: Quantas democracias existem no mundo!? 3, 1, 6 ou 10? Sera qui ha democracia para Americanos, para Europeus e para Africanos Indigenas!?????
Egidio Vaz Eu até surpreendi tantos assim. Se a Renamo tivesse reunido os originais estaria em condições de provar o contrario. A estratégia da Renamo neste caso foi muito preguiçosa. Em vez de garantir a presença em todas mesas preferiu mobilizar-se à jusante, colectando editais falsos ou falsificados.
Gosto22 h
Prince Abraham Egidio nao respondeste a pergunta qui inquieta muitos. Quantas democracias existem na verdade!? Para que tanta ginastica de presencas nao presencas, controlos acima de controlos!? Estas assegurando qui houve roubo porqui a Renamo se esqueceu de qui hiena e sempre hiena, nunca pode se fazer pacto com hiena porqui meia volta iria te arancar as costelas nao e? Esses fenominos todos de preguica ora de roubo de qui falas ja viste recentemente em Portugal!?
Alberto Amur Egidio Vaz n faça isso ninguém ta a gerar aki
Alberto Amur Procura saber mantos carros k Columbia em acidentes de viaca
Alberto Amur Experimenta ter acidente de viação com um carro do estado se vam esclarecer seu caso com o tribunal
Magid Manjor Mas nem se a renamo tivesse organizado editais originais,iria dar aquem pra sua verificao?um cc valida sem editais,e ate hoje jamais alguem tenha visto,desculpa,nao defendamos coisas porq temos nome famoso.conflito que existe toda gente sabe,que parte das fraudulentas eleiçoes.que mundo apos eleiçoes tinha que aguarda um mes sem resultados?
Nelson Junior Ps!...Dos Presidentes Moçambicanos que vi,o Nysui é o mais "fraco" de todos em todos sentidos...talvez seja o mais preparado academicamente,mas nao tem visao e nem sabe o que faz....
Gulumba D. Mutemba Nao sei se a luta pela democracia terminou mesmo em 1992,mas que a democracia em Moz. nao existe,nao tenho duvida,ou se existe é só para o inglês ver e adormecer a oposiçao.
Amomge Rafael Macuacua Realmente mano neste post exagerou, sera ouve uma vez que a Renamo pegou armas e disparar por prazer? Claro que nao porque sempre que a frelimo quizesse saia um acordo porque ha problemas graves mo país, a frelimo declarou caça aos homens da Renamo e Dhlakama so que nao está conseguir lograr sucessos p q a outra parte é muito seria, qual é a alternativa passifica da Renamo para paz mano Vaz?
Vitor Constantino Então chega-se a supra conclusão que " a guerra é para cobardes...atacar uma caravana e assaltar uma casa ...isso é impor a ordem...e a legalidade...e por ultimo quem quer ou deve de querer a Paz é Dhalakama..e que mostre uma iniciativa que quer realmente a Paz ..segundo conclusão aqui deste sr Vaz...que ja passou por ser deslocado de guerra ...desde os 16.anos..é disso e muito mais sabe ele ponto final ...Pois ...e tanta alarvidade pode um junta letras escreve ...tanta baboseira ...O que esta em causa são 40 anos de ROUBOS ...perpectuados pelo Partido Frelixo ... a fraude que são as eleições ....e a vontade de o Povo que quer a autonomia ...não conta !?? estão todos iludidos ...á ..espera esse povo é burro não foi a escola ...os argumentos de cada gradessissimo...a culpa não é sua e de quem lhe da valor ...e com gosto que lhe ofereço uma cana de pescar Atum ....acho que faz muito melhor e prole de Moçambique com pescador de Atum ou quiça criador de Patos ..porque como junta letras e opinion maker ...essa mente é uma no cravo outra na ferradura ...bem sei que para se viver no Maputo ...tem que se ser arregaça mangas ..e engolir sapos ...
Amomge Rafael Macuacua Em caso eleitoral nao esqueca que foi feito uma estrutura para banir qualquer tipo de reclamaçao por parte da Renamo, p de pois o G40 aparecer a dizer que a renamo nao apresentou.nenhuma contestação, alem de que muitos delegados de mesa da Renamo nao chegaram a ver os editais porque estavam presos com a PRM, qualquer delegado da Renamo que contestasse qualquer irregularidade q ppdesse ver, o delegado da Frelimo ligava logo a policia p buscar o tipo com alegaçoes de estar a pertrubar, a razao de cne nao ter apresentado editais foi porque muitos deram vitoria a Renamo e nao havia como adulterar os nrºs alem de queimar e desenhar reseltados no computador conforme tinha que ser, evitar 2ª volta e garantir a maioria e .
Maulana Domingos Maulana Viva ilustre Egídio Vaz. Parabeniza-lo pela frontalidade com que apresenta seus argumentos nesta publicação. Apesar de não concordar com certas passagens. 
Aplausos quando referes a uma aparente falta de organização por parte da Renamo em não conseguir controlar e reunir provas contundentes para provar que as eleições de Outubro de 2014, foram um fiasco. Ademais, concordar também que não existe morar suficiente para a Guerra no sei do Povo em geral, quer seja do campo e/ou da Cidade; muito menos ainda das alegações a volta dela – que é para o aperfeiçoamento da Democracia e/ou reivindicação dos resultados eleitorais.
Enfim, quero discordar com a tese segundo a qual: AS ARMAS NA POSSE DA RENAMO não constituem instrumento de pressão. Elas constituem sim (minha opinião), pois, a história recente provou que o nosso Governo, só cedeu em algum ponto no Diálogo mediante o som das armas. Permita-me abrir um parêntese, “Veja o que acontece no Parlamento – onde toda a proposta vinda da oposição, por mais interessante que seja, é chumbada? Que falar daquela musculatura policial e até militar em dia de votação?” Algo algum… Já imaginou uma oposição desarmada com esta ‘Democracia’ que temos?
Alias, eu notei que a Renamo, não precisou de usar as suas armas para aterrorizar as populações (desde 1994) como se tem dito, mas manteve-se quieta até aos dias de hoje, porque será? Outra coisa, interessante que vi no líder da Renamo (o Dhlakama) naquele périplo pelas províncias (antes da instalação dos Quartéis é claro), foi quanto a mim uma simples pressão política. Mas que os outros entenderam-no mal, até que começaram a embosca-lo e tudo aquilo que vimos de seguida.
Sem atirar culpas e/ou razão para algum grupo beligerante, neste caso a Renamo e o Governo da Frelimo, Proponho que se promova um diálogo/debate aberto (que seja um frente a frente na Rádio o Televisão), afim do povo também saber o que realmente esta em discussão? E se isso justifica o seu sofrimento pelos desentendimentos entre as partes? Não queremos ser refugiados na nossa própria Terra e muito menos morrer pelo que não comprendemos.
João Machungo Egídio Vaz, meus parabéns pela abordagem objectiva e desapaixonada. Lí com apreciação o seu texto de abordagem semelhante intitulado: "Um Partido Inviável em Tempo de Paz", parecia uma profecia. Não consigo compreender que Moçambique pretendemos construir? O jovem que devia estar a discutir ideias ligadas ao desenvolvimento, está a ser mobilizado para a guerra. Que guerra é esta contra a viatura dum pacato cidadão; que guerra é esta contra o humilde camponês? Será que as pessoas que afluíam aos comícios dos políticos iam pedir guerra?
Nuno Luis Amone 10 pontos
Buene Boaventura Paulo Egídio Vaz, por momento encontrei paz enquanto lia o teu post. É o que as pessoas de bom senso devem dizer, aos nossos políticos, para que a paz regresse ao País., muito diferente do que uns dizem, bem longe daqui, que somos fracos e encaixotados no benfiquismo, arcebisquismo e waidurismo políticos. A Renamo devia agradecer por esta sublime ideia, se ainda tem (algum) projecto político para um Melhor Moçambique. Porque para cada acção há uma reacção igual e oposta, julgo que os caminhos seguidos por governo para chamar à razão a Renamo deixam, por sua vez, muito a desejar, por exemplo a forma como foi conduzida a operação para o desarme da Renamo na Beira, depois que Dhlakama teria, telepaticamente recebido a tua mensagem que está aqui a passar, rendendo - se às autoridades e pronto para diálogo. Parabéns compatriota pelos bons ensinamentos
Antonio A. S. Kawaria Egidio Vaz, no que me concentrei dentro deste até aqui já dei a minha opinião lá Diálogo sobre Mocambique onde pela primeira vez vi o post. Neste momento só tenho a dizer e se merecer a ser uma dica que seja. Talvez muitos dos apreciadores dos teus textos sejam de duas correntes partidárias e assim sendo não faltam em te acusar. Uns te acusam publicamente e directamente outros te acusam reunidos em grupos em sítios onde não estás. Mas o facto de distanciarem-se contigo, é sinal que andam por aí a dizerem "aquele Egidio Vaz não presta". Eu até quero ir a um post teu diferente deste para ver se os que elogiam aqui o fizeram nele.
Para mim, tanto o elogio como a crítica têm que se sustentar com argumentos para que mereçam algum valor. Alternativa disso é "gosto"
Sueky Divan Ivone soares bloqueo me fb dela.por ela ia falado acerca da corte d energia electrica eu diss sra prioridade dos moz e paz.outro fulano comentava" vamos governar"responde vais governar a boca tens alguma cadeira na renamo k dizes vamos governar vai sonhado.ate ond sao serios politicos ?
Prince Abraham Egidio Vaz 97% dos wised Men Moz people sabe qui voce e isto. Full point
Gosto31 h
Egidio Vaz Pois, e daí meu caro? Esta é sua apreciação. E a percentagem mostra o que você entende de percentagem. 97% das pessoas que vêm aqui nem vão ler o seu comentário porque é de uma foto com a qual estão habituados. Já a viram noutros lugares. Quem ler o texto até o fim, fica mais respeitoso. Você ouviu falar que escrevi e trouxe a sua foto
Luke Bonga Egidio Vaz parece-me que o meu concidadão não leu o texto.
Eu leio cada um dos posts do senhor Vaz e o admiro pela sensatez e sinceridade. Nota 1000. Vaz
Calisto Cumbana Parece que o Egídio recebeu ameaças de morte pela frelimo está a virar o cano. A fraude eleitoral foi visível as provas caíram a tona quando foi descoberto um contentor com editais pré votados à favor de nhusy e a frelimo todo mundo viu provas mais que esses só os escovas de frelimo é que ignoram
Luis Filipe Niquice Neste conflito Nao ha santos e pecadores.Falta nos um projecto consensual de Pais.Esses dois partidos(ou exercitos) nao representam o profundo sentimento deste humilde Povo.Agora JA Nao ha mocambicanos,so gente de Norte,do Centro e do Sul.
Jose Luis Freaq Son Argumentos convincentes.Obrigado pela aula de sapiência.
Lenine Daniel Belo texto Egídio Vaz. O mais importante é escrever e dormir com a consciência tranquila. Infelizmente os leitores elogiam textos que vão de encontro às respectivas convicções políticas, de acordo com aquilo que desejam ver ou ouvir. Tenho visto várias críticas suas ao executivo, ao partido no poder, ao status quo...daí que seja gratificante ver um texto destes sobre a actual tensão política e militar. 
A Renamo precisa reencontrar-se, precisa fazer um "plano de vida". Ela, necessita de um trabalho árduo interno para se transformar num partido político no sentido epistemológico da palavra. É inaceitável que o maior partido da oposição seja desorganizado como é, até em processos eleitorais que possam gerar alternância de poder. Houve eleições autárquicas que pura e simplesmente não participou e nas últimas eleições o Dhlakama somente apareceu no fim...
É verdade que há fraudes eleitorais, mas precisa provar, mesmo com a dificuldade que isso pode gerar por conta da maior ou menor inclinação dos órgãos que têm por missão gerir e validar as eleições. Enquanto a Renamo tiver armas se entreterá na gestão das mesmas e das pessoas que as têm nas mãos e a Frelimo continuará a vencer os pleitos eleitorais, essa é a minha opinião. A Renamo deve esquecer a gestão de armas e pessoas armadas e começar a pensar na estruturação do partido pois, campo fértil há dado que a Frelimo está sem norte...
Leonel Milas Quando os cidadaos tentam propor solucoes por via do dialogo sao mortos a tiro, por isso nao acredito no dialogo pelo menos neste caso.
Helder Pichem Em primeiro lugar quero congratular ao Mano Egidio Vaz, o texto é nota 10. Aliás tenho visto quase todos os seus comentários até que lhe acho dum cientista social — face a expressão.
Espero eu que continue compartilhando os seus ideias, aliás ideias de muitos mudos que gostariam de se expressar mais não encontram espaços.
A segunda questão, receio tanto mais tanto mesmo te fazerem calar "dar a Xuxa", como fizeram com outros jovens ou pessoas com ideias proativa e com olhar crítico sobre os cenários actuais na sociedade. 
Caso concreto de: 
1-Alberto Nkutumula, o ex. Comentarista do programa Pontos de Vista da STV — pra Ministro de Juventude e Desporto.

2-Tomás Viera Mário, Grande jornalista, ex. Comentador do programa Pontos de Vista da STV pra Presidente do Conselho Superior da Comunicação Social.

3-Carlos Jeque, Jurista de renome na Praça, ex. Comentador do Programa Pontos de Vista da STV pra PCA dos Aeroportos de Moçambique, infelizmente ficou pouco tempo por lá.

4-Salomão Moyana, jornalista da Praça, ex. Comentador do Programa Pontos de Vista da STV, pra Vogal da CNE.

5-Arsênio Henriques, ex. Jornalista da STV, admirado por muitos, pra Assessor de Imprensa.

Dentre muitos outros bons que foram convocados pra jogar na seleção Nacional dos.......Por pouco tempo.... e daí....
Abrc.
Egidio Vaz Heheheh, não é por mal. Mas se até agora não tenho a chucha deles é porque já bebo da própria caneca. Está fora de questão. Quem bebe da chucha é porque algum dia procurou a chucha. A primeira oportunidade que isto acontecer você vai ouvir daqui das redes sociais
Nelson Junior Estes ex-profissionais da STV quando eram comenteristas eram lucidos e sabiam o que se deveria fazer...porem, apos serem nomeados para o Governo- transformaram-se imediatamente em grandes lambebotas..o luxo, a boa vida e o poder sao mais importantes pra eles...abandonaram a integridade que lhes caracterizava...tipicos, tipicos e tipicos negros..
Pacheco Jossias Bem colocado. ...
Domingos Bulule Grande texto, parabéns meu caro. Moçambicanos precisam de ouvir esta realidade pura, Guerra não é a solução de problemas de uma nação ou povo.
Eu sou funcionário público "jurista", minha esposa professora de Quimica laboratorial ambos Natural da Cidade de Maputo, deixamos Maputo no ano passado, em direcção a Norte do País "Niassa" com um unico objectivo de dar o nosso contributo para este ponto do país, com a Guerra tudo pará automaticamente voltamos a Maputo, sem ter alcancados os objectivos, deixaremos a provincia com mais defice dos tecnicos superiores. E vamos nos engarrafar na cidade de Maputo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ