sábado, 27 de fevereiro de 2016

A guerra civil durou 16 anos.


12 h · 
A guerra civil durou 16 anos. Ao longo deste tempo a Renamo não geriu se quer uma das 20 cidades mais importantes do pais. E alguém diz que vai governar em seis províncias a partir de Março.
Bendita Doença mental.
PS: é bem possível que se tenha descoberto uma nova galáxia, ocupavel em menos de 360 dias. Boa viagem meus senhores.

Comments

Numan Wane Esta guinada de 360°é quale??

Egidio Vaz Eu não sou do clube. Estou a espera que eles voltem desta exosfera para lhes receber de volta.

Nairinho Mabote Mas o Egidio não votou no DHL em 2014?

Egidio Vaz Votei e bem. Mas isto não me faz de maluco. Nem aceitar qualquer coisa. Não combinei com ele sobre os motivos. Queria-o presidente da República e não guerrilheiro. Entende?

Nairinho Mabote Entendi. O DHL governaria bem? Com a mesma renamo inexperiente ou incompetente?

Sacur Bro Incompetente!??

Nairinho Mabote Quero saber se é isso que o Egídio acha.

Antonio Faquira A proposição é: se não governou pelo menos uma cidade em 16 anos de guerra civil, não é em pouco tempo, usando a mesma estratégia, conseguirá.

Lazaro Mabunda Kakaakakakakkkaaaakkk, meu bro Egidio Vaz, voce votou num partido que sabia que não tinha conseguido gerir sequer uma das 20 cidades mais importantes do pais. Ou ainda não sabia quando votou? Eu acho que a gestão das 20 cidades foi num contexto de guerra. A nudez de que Jeremias L. Chauque se refere existia em quase todo o país. Lembro-me que em Guijá viviamos situacoes de nudez. Apenas procuravamos tapar as partes mais intimas. Nao havia hospital, a escola era debaixo das arvores, quando houvesse chuva ficava-se uma semana sem se ir a escola, nao havia servicos administrativos... Portanto, esse foi cenario de todo o país, não de zonas sob administração da Renamo. Nem era culpa do Governo nem da Renamo, era o contexto que nao permitia. Agora, não estou a concordar com a ideia de governar a força que a Renamo apregoa, mas acho que não será por não ter conseguido gerir 20 cidades que não Renamo não possa ter capacidade de governar. Veja que nessa altura Mocambique nao tinha quadros formados. lembro-me até ao inicio de 2000 ainda havia na educaçao professores com 7a classe. Ate 2000 admitia-se professores com 10a classe, mas hoje com licenciatura já é muito difícil. Acho que o contexto é fundamental.

Egidio Vaz Lazaro Mabunda, é preciso interpretar bem o que os outros escrevem. Eu não votei num partido que não geriu se quer 20 cidades. Eu votei numa alternativa política. O que estou a contestar aqui é o recurso à mesma táctica de guerra civil para governar as seis províncias. Daí que digo, se a guerra civil não colocou a Renamo no poder não será a mesma estratégia que a irá colocar nas seis províncias. Ou seja, é bem possível que a Renamo chegue ao poder por via eleitoral. Mas é quimerico pensar que chegue por via armada ou insurreição. O resto do seu argumento não comento pois julgo que com esta justificação, pode entender.

Lazaro Mabunda Bem, eu interpretei bem a sua lógica do pensamentoEgidio Vaz. É que a Renamo que não conseguiu governar as 20 cidades, a Renamo que recorre a guerras civis, é a mesma Renamo que deixou as armas para assinar um acordo nas vesperas as eleicoes para participar nas mesmas eleições. Ou seja, a Renamo tal como a Frelimo nunca deixaram de ser movimentos armados. Continuam armados. Estes movimentos estruturam o campo político em torno das armas. Se a Renamo tivesse ganho as eleições não iria significar necessariamente que iria deixar de ser armada. O que iria acontecer eventulmente era que capturasse o exército, partidarizando-o como faz a Frelimo. O mais importante seria ver como a Frelimo iria sobreviver sem o exército, este já nas mãos da Renamo. Não tendo conseguido ganhar eleições, não sendo possível por via de eleições, bastante fraudulentos, em que a Frelimo usa instituições do Estado, o exército e a política para actos fraudulentas, tendo a Renamo também uma força armada, não haveria outra saída senão o que estamos a assistir.

Lazaro Mabunda A solução disto passa, não por desarmamentos, mas pela democratização das instituições, ou seja, pela institutcionalização da democracia nas instituições políticas nacionais, de modo que estas orientem os processos não para servir um partido, mas para servir a todos os actores políticos. Os resultados eleitorais devem reflectir o desejo dos eleitorais. Se as instituições tornarem-se imparciais, irão criar confiança não só sobre elas como também nos actores políticos. Aí, sim. Podemos, gradualmente assistir um jogo democrático em que os vencidos reconheçam as derrotas e felicitem os vencedores. Ensuma, o que a Renamo faz é o que o MDM iria fazer se tivesse armas. Também a Frelimo está a fazer o que eventualmente os outros iriam fazer quando estivessem no poder. A história de democracia africana é rica em exemplos desta natureza. Aconteceu na Tanzania, aconteceu agora na Uganda.

Egidio Vaz Então Lazaro Mabunda, não é a mesma conversa. Eu disse que com as armas a Renamo não vai tomar nenhuma província. Opus-me à uma mentira concreta.

Paulo Araujo Acho que governou todo o país exceptuando as capitais provinciais. Ninguem saia das capitais. So nao sei que sera o mesmo tipo de governaçao heheheje

Egidio Vaz Paulo, ouviu a promessa? Não governou todo país não. Está a faltar a verdade. E está a confundir dois conceitos: raio de ação e efeito da guerra.

Paulo Araujo Vamos esperar para ver. Afinal Março esta a porta.

Egidio Vaz Você acredita no segundo milagre dos pães. Devia ser ordenado Frei.

Cofe Emanuel Vilanculos é 3feira Março.

Leonel Joaquim pode sonhar e muito. ninguem saira do seu emprego, do seu negocio, da sua casa, da sua trankilidade PRA IR RECEBER UM TIRO em nome do papai das galaxias k ta no mato e k nunca aparecera em publico kando xegar marco pork sera o primeiro a fugir antes de ti e todos sonhadores. cuidado cm sonhs pork podem trazer decepcao!

Paulo Araujo Venha e vamos a Mutarara Egidio.

Egidio Vaz Kkkkk. É lá que planeia tomar a província de Tete? De repente o país conhecerá novas capitais provinciais. Muita imaginação.

Catman Mandlazi Ilustre Egídio,a Renamo tinha zonas libertadas onde governava. Com cuidados de saúde etc?


Eusébio A. P. Gwembe A Renamo tinha zonas que administrava, incluindo Educação e Saude. Até houve tal problema de integração de seus enfermeiros no Ministério da Saude. Este documento fala da dupla administração, mas tenho outros documentos que, infelizmente, não estão na net:http://www.open.ac.uk/.../www.open.../files/pics/d75958.pdf

Jeremias L. Chauque https://www.youtube.com/watch?v=xjX8VNI3eeACatman Mandlazi, aqui estao as zonas libertadas da RENAMO. Hospital? Escola? Servicos basicos? Nada. As pessoas viviam nas bases quase que peladas e no maior sofrimento...


A happy ending to the terrible story of Mozambique’s child soldiers who…
YOUTUBE.COM

Catman Mandlazi Jr Vaz? Tem contra argumento? Em 2008 tive uma Directora a me contou ter crescido nas mãos d renamo em Tetê e a o seu inimigo era faadm.

Catman Mandlazi Conceito de sofrimento é relativo. As necessidades humanas são ilimitadas.

Catman Mandlazi Se você fosse Dlkma com a mola a tem estarias no mato? Creio a tinha percebido. Pirâmide de maslov.

Eusébio A. P. Gwembe Joao Cabrita, help here! Tinha ou não hospitais e escolas nas regiões sob administração da Renamo?

Jeremias L. Chauque Eusébio A. P. Gwembe nao precisa de ajuda de ninguem nessa questao: uma escola um hospital, ainda que rudimentares, sao infrastruturas visiveis. Quando terminou a guerra quantos eh que viste?

Eusébio A. P. Gwembe O que tenho são testemunhos escritos,Jeremias L. Chauque. E orais, também. O problema de que falei da integração dos enfermeiros da Renamo depois de reciclados foi muito real e até acompanhei com interesse na altura. O dos professores também, alguns acabaram sendo acolhidos pelo MOLU (Mozambique Learning Unit que deu origem ao ESAM hoje em Niassa) e ainda hoje o são. Eu próprio recebi aulas na Missão de Lifidzi com um professor que fez parte desse processo.

Catman Mandlazi Concordo Jr EAPG. Eu testemunhei isto. Tenho conhecido professor a foi raptado e voltou depois de ago. Foi dotado da prata legsltra. Dava aulas nas zonas da rumo tranquilamnte.

Joao Cabrita Eusébio A. P. Gwembe, é preciso contextualizar essa coisa de escolas e hospitais numa guerra de guerrilha. Se, por hospital, pretendemos dizer uma unidade convencional, com luz eléctrica e água corrente, sala de Raio X, sala de operações climatizada, claro que não tinha, tal como a Frelimo também nunca teve nas áreas que controlava. Mas que tinha meios rudimentares para tratar de feridos e doentes, claro que tinha. 
Pessoal do Corpo Médico da SADF treinou quadros paramédicos da Renamo na Base Central de Chicarre (Garágua). Em Chicarre e em outras áreas também, incluindo Gorongosa, membros do Corpo Médico da SADF deram formação a enfermeiros da Renamo.
Vi fotografias de guerrilheiros da Renamo, os intestinos expostos por acção de estilhaços, a serem operados por médicos da SADF sobre uma marquesa feita de paus em Chicarre.
Vi uma mensagem rádio enviada de Chicarre para a RSA em 1981 (tenho as datas apontadas) em que a Renamo pedia o envio urgente de equipamento médico, incluindo meios para amputar membros, devido a intensos combates na zona de Usa, sul de Manica.
Quando, em Agosto de 1985, as Forças Especiais zimbabueanas, comandadas pelo mercenário Lionel Dyke (é o que o está na foto, à direita) atacaram a base da Renamo em Muxamba, a sul da central eléctrica do Revué, morreram cerca de duas centenas de pessoas, entre guerrilheiros e população civil. Uma das vítimas foi Olímpio Kambona. Quem salvou Kambona e outras vítimas do massacre foi Sebastião Chapepa, antigo enfermeiro da Frelimo e que se juntou à Renamo em 1977. Ambos estão vivos e os que comentam sem saber o que foi a realidade da guerra civil que falem com eles. Um deles está nesta rede social. Aprofundem também um aspecto que nunca é narrado por investigadores, nacionais e estrangeiros: ao contrário da Frelimo e de outros movimentos de guerrilha na nossa zona, o grosso dos guerrilheiros da Renamo não tinha acesso a hospitais em territórios vizinhos. Lutaram, morreram e sobreviveram em Moçambique. A verdade amarga da guerra do lado da Renamo ainda está por contar. O governo da Frelimo tinha o perfeito conhecimento desta realidade. 
Os que aqui comentam sem saber do que estão a falar, pelo menos tenham a hombridade de se documentarem junto das autoridades moçambicanas competentes.
P.S. Quanto a ‘escolas’, o contexto era o mesmo. A delegação da Renamo em Lisboa imprimiu livros escolares (creio que na Bertrand, da qual Evo Fernandes era director) para o Departamento de Educação da Renamo. O governo moçambicano também tinha conhecimento deste facto.
E quanto a alimentação, será que os mesmos comentadores ainda estão convencidos de que a guerrilha da Renamo recebia refeições da RSA ? Será que também nunca compreenderam a razão do fenómeno deslocados e refugiados em países vizinhos? Não se aperceberam que o objectivo foi o de privar a guerrilha de alimentação, tal como fazia o exército colonial português?
Esqueceram-se da propaganda em torno dos “régulos”, do “regulado”, das “chefaturas” e outros termos depreciativos, habilmente esgrimidos pela burguesia colonial – hoje esquerda caviar – que dirigia e operava a comunicação social partidarizada? Nunca se aperceberam que a autoridade tradicional (os tais “régulos”, “regulado” e “chefaturas”) era quem administrava as zonas da Renamo? e que pelos vistos é a que vai administrar a partir de Março, apesar de esforços feitos pelo ex-partido “marxista-leninista de vanguarda da aliança operário-camponesa” para, numa inversão de marcha, corromper esse mesmo poder tradicional?

Like · Reply · 5 · 10 hrs · Edited
Agostinho Augusto Sim tinha zonas libertadas em Sofala( Munza, Cheringoma e Maríngue).

Lazaro Mabunda Tem razão Eusébio A. P. Gwembe, isso havia. No meu distrito, Guijá, em Gaza, a Renamo administrava grande parte do distrito de Guijá, sobretudo as localidades. Por exemplo, administrava todo o posto administrativo de Nalazi (minha terra natal), que é o maior me termos de Extensão e todas as suas localidades. So não administrava os postos administrativos de Caniçado (sede do distrito), Mubangoene e Chivongoene, justamente porque estavam a menos de 15 kms da sede do distrito e da cidade e distrito de Chókwè. Mubangoene está bem próximo da temível 8a Brigada das FADM. Tive a felicidade de visitar Nalazi em 1994, porque o meu pai foi o primeiro a ter uma viatura Canter Mitsubishi que fazia chapa Chókwè-Nalazi. E os meus tios, hoje régulos, também voltaram pouco depois da guerra. Nessa altura, toda a administração do posto era da Renamo e houve problemas muito sérios de coabitação. O posto administrativo ficou muitos anos administrado pela Renamo. O chefe do posto era um bitonga chamado Faduco. Mesmo depois das eleições de 1994 a Renamo continouo por algum tempo a administrar o distrito.

Sagradinho Jequisson Matsadzanhine Mais agua, depois ganha um espaco na Frel

Egidio Vaz Pois é. Viva mediocridade

Elvino Dias Kkk meu Cota. Acho que o tempo será mestre. Vejo que em 2019 , tenho que concorrer para PR

Egidio Vaz Fala de um bom ano. Estamos juntos nele

Meque José Meque Onte falava tao bem da renamo e hoje o disco virou nao estou te entendo Dr. Isso esta estranho

Egidio Vaz Ontem falava das causas. E continuarei a falar o que do bom a Renamo tiver. Hoje estou a falar da palhaçada de alguns dos seus membros

Thulukela Junior Não vejo palhaçada alguma em a Renamo Resistência Nacional Moçambicana querer governar onde ganhou.... O Nkondo Swize do Bhotelezi o sobrinho do Rei da Tribo Zulu quando ganharam a Provincia de Kwa Zulu Natal que experiencia tinha!? A Dra Zenelile do Democratic Alliance vulgo DA quando ganhou Cape Town que experiencia em governação tinha!? Vamos falar da propria Frelimo antes de 1975 que experiencia em governação tinha!? 
Respeito-o muito mas nos ultimos tempos o Professor Egidio Vaz tem de certa forma exagerado nos seus posts chego a pensar que vai seguir o trilho do Dr Cadeado...

Nito Ivo hehehehe... post dos copos é o mais sério e verdadeiro hehehe. Bom fim de semana

Antonio A. S. Kawaria Mais um tema para rir Egidio Vaz. A Frelimo teve ainda o menor raio em 1975 e nem havia aproximado às capitais provinciais, não é? Parece que se governa quando se chega ao poder seja de que forma for.

Egidio Vaz E depois, como foi a independência? Negociada. A Renamo promete ocupar a força. Sabe Prof, sou adulto o suficiente para ninguém fazer-me dê burro.

Egidio Vaz Podemos queimar tempo que quisermos, mas isto é baixaria demais. Estou fora

Antonio A. S. Kawaria Como e quando foi negociada essa independência. E tomamos a Frelimo apenas como exemplo, mas podemos ir até ao Congo Kinshassa com o movimento de Laurent Kabila e mais outros países.

Egidio Vaz Falemos da Frelimo. Não vá a Congo

Tony Manna O que está em causa neste momento não é se governarão ou não, se governarão bem ou mal; o que está em causa é que não existe nenhuma luz ao fundo do túnel e o país está em guerra. Todas as hipóteses devem ser olhadas com seriedade; tudo deve ser possível desde que no fim se encontre a solução para a paz e de uma forma séria e sólida. De uma vez por todas ! O resto não passam de exercícios vagos da nossa imaginação...

Antonio A. S. Kawaria Exactamente Tony.

Chalaman Charles Murato Realmente caro Tony. Bem dito, queremos solução pós também sabemos que o Governo do dia também não é grande coisa

Euclides Flavio Manu Egídio Vaz, me parece que estás a perder a memória histórica. Estás numa sequência de posts do sensu comum manu. Respeita o seu público pha.

Jotem Sithole Huummmm Dr Egidio Vaz, parece-me que estes dias estás pior que G40. Algo estranho deve estar a acontecer contigo

Egidio Vaz G40 é dizer que os que acreditam nisto são néscios? São sim néscios e cobardes, porque isto jamais acontecerá. É estupidez pensar na tomada de poder a força. É gostar de ser doente mental.

Leonel Joaquim lindas palavras caro Egidio Vaz
Euclides Flavio Cuidado com Elogios Vaz.

Jotem Sithole Sabes Dr Egidio Vaz, algumas vezes exageras na maneira como abordas certas situações, lembro-me que um pouco antes das eleições andaste a insultar muito mal os camaradas, deste-lhes vários nomes feios e inclusive aconselhate a eles a fugirem de Moçambique enquanto havia tempo, porque para ti a derrota era certa e os abutres seriam julgados. Toda a tua profecia foi água abaixo e tu mesmo cabisbaixo pediste desculpa. Um conselho: nunca exagerar na dosagem

Ko Yuon Cuidado Egido Vaz tas a tornar te um politico k fala uma hoje e amanha fala tudo diferente. Mas ja descobri o k tas a fazer.

Egidio Vaz Ko Yuon, você nunca prestou atenção aos meus argumentos. Assumiu sempre que o facto de ser crítico pertencia ao Partido Renamo ou de outra oposição. Eu não sou membro partidário de nenhuma organização política.

Elvino Dias Kkk Euclides Flavio, já percebi o sentido e o alcance do meu CotaEgidio Vaz. Ele é erudito. Se ele votou no líder, é porque ele também via nele uma alternativa na governação. Para ser sincero o líder também me decepcionou por um tempo. Prometeu muito e nada fez, teve tudo nas mãos e nada fez, esse é o sentido e alcance do posto do meu Cota

Euclides Flavio As vezes chego a pensar que o nosso mais velho é abrigado a escrever com tiro na cabeça. Hahahah.

Egidio Vaz Elvino Dias, você conhece as causas e o que defendo. Mas não sou masoquista. Se Dhlakama quiser defender a democracia tem em mim o seu seguidor. Ele sabe onde não deve contar comigo
Elvino Dias Subscrevo Dr. Egidio

Max Lee Por isso eu sempre duvidei na Renamo.

Afonso Dete você gosta muito de agitar neh??? ainda bem que nem a renamo e muito menos o nosso governo te dão ouvidos.

Egidio Vaz Afonso Dete, sou dos cidadãos que a política e os políticos mais ouvem neste país. Você Dete é que não é ouvido. Aproveita a plataforma para se fazer ouvir, puxando um saquinho

Afonso Dete kkkkkkkk egidio ENDOSSADOR da renamo nas eleixoes gerais de 2014.


Egidio Vaz Endosei sim. Mas não endossei a guerra. Muito menos a desestabilização. O mesmo ideal que mantém a Renamo um partido no parlamento é o mesmo que me guia no repúdio ao seu militarismo anacrônico. A vocês, falta o mesmo espírito crítico para separar o joio do trigo e deixar de comprar cabazes políticos

Gosto · 1 · 12 h · Editado

Afonso Dete e que ideal é este? será que há um ideal mesmo, egidio?#NãoaGuerraemMoz sim.!


Manjor Lopez Portugal Alguma coisa não está a cheirar bem! 
Nunca vi Egidio Vaz com style da camaleão


Egidio Vaz Manjor Lopez Portugal, camaleão é quem muda de cores por interesses. E se pesquisar saberá que não vivo de nenhum político muito menos da política. E provavelmente você também. Estranho porquê este epíteto


Afonso Dete Dr egidio vaz, um dos cidadãos mais ouvido pela politica, responda: qual ideal te guia?.


Manjor Lopez Portugal Tens muita razão Egidio, as vezes cometemos graves erros ao julgar alguém a revelia


Antonio Faquira E se tivesse "ganho" em 2014?

Gosto · 1 · 12 h

Egidio Vaz Seria Presidente da República. E continuaria Egídio. Por acaso algum dia acordei-me perante as instituições públicas?


Antonio A. S. Kawaria Uma pergunta Egidio Vaz. Já que a Renamo não havia governado numa capital provincial durante os 16 anos, então nunca devia ter concorrido desde as eleicões de 1994?


Egidio Vaz A pergunta não segue


Antonio A. S. Kawaria Como não segue? Como devia seguir? Devo estar a entender mal o teu post? Vou lê-lo mais uma vez.

Gosto · 4 · 12 h

André Mondlane esse tipo de comentários é que fumentam a guerra, enfim, lametável


Egidio Vaz O que fomenta a guerra são pessoas que acreditam que a Renamo pode tomar o poder a força. Isto sim é bulshit, doença mental. Não só porque não deve mas porque não pode. E eu não gosto que me façam de boneco. Sou muito sério

Gosto · 5 · 12 h

Tony Chigogoro Kkkk...kakaka...madodas no campo


Marcos Mucipu Consigo ter o seu fio de pensamento bem de longe. OEgidio Vaz até não tem problema que a Renamo ou qualquer outro partido governe, pretende que isso ocorra sem o uso da força. Eu aprecio bastante suas publicações nesta rede. Abraços


Isaias Mate Acho que as dúvidas já foram esclarecidas, meu caroEgidio Vaz. Um dia desses comentava com um amigo, eu dizia o seguinte: "há um Egídio Vaz que se expressa muito bem sobre os problemas da nação. Escreve tão bem a ponto de em certos casos evitar erros linguísticos". E o amigo disse-me: "O problema desse gajo é de ser da Renamo". Mas agora parece que percebo que o Egidio Vaz é do lado do bem. Claro que quando o bem se reflectir na Renamo suas ideias estarão do lado desta. Mas quando o bem não se reflectir nesta, sua ideias distanciar-se-ão. Força, meu compatriota!

Gosto · 1 · 11 h

Osvaldo Mainde Egidio Vaz, o que passei antes de ontem não foi fácil, nunca mais ir passar de coluna ... eu sai da Beira as 4horas cheguei em Nhamapza as 9horas e estávamos a espera da coluna que vinha de Caia a coluna só chegou em nhamapaza as 12horas e nos pensamos que poderia sair as 14horas ai vem a notícia não vamos sair hoje só Amanhã as 6:30, epah um lugar que não tem água potável, não tem energia, não tem restaurante, não tem lugar para dormir e não tem banco!


Quando saímos dia seguinte a 30 klm de nhamapaza a caminho de Caia irmão começa ataque vindo de mato cerca de 200 viaturas, toda gente fico em pânico criança mães a chorar epa os militar tentar nos defender o ataque parou... tivemos que andar até caia mais co medo e para piorar nesta estrada está toda estragada.


Onde que vi guerra existe!

Gosto · 7 · 12 h

Marcos Mucipu Isso foi ontem 25? Lamentável


Marcos Mucipu Mas sabes, nem sempre viajamos por capricho, tem havido uma necessidade em alguns casos, e a LAM é aquela com suas tarifas, e então, não temos outra alternativa.

Gosto · 1 · 11 h

Pedro Armando Muito triste e sentimental para todos aqueles que estão passando por essa situação....!  



Diamantino Inlitxe Tem gente que tanto promove a guerra e nao sei pk, chamo esses de gente retardada e frustada com seu próprio ego.

Gosto · 1 · 12 h

Max Lee Eles pensam que quando DHL ganhar, automaticamente vão ser médicos, enfermeiros ou professores, não não não é assim, eu continuarei na minha posição, e se vc nao é profissional, continuará marginal.


Diamantino Inlitxe Kkkkkkkkkkkkk, morri de vez.


Caetano Romao Madeira Madeira Assim como a frelimo e outros partidos anivel mudial!! Acredito iniciaram primeira governação sem nenhuma experiência!!? Ou será que nasceram a saber!!! ? A mdm é um exemplo real!! Que é posivel moçambique ser governado com oposição!! Acho q estas a substimar a capacidade dos seus irmãos moçambicanos!!! ( chingondos)!? Trist!!

Gosto · 1 · 12 h

Mwua Munyossa Dala João Eu só posso ler porque da política nada entendo, mas pelo menos sei ler.......


PS: Sinto me bem assim.

Gosto · 3 · 12 h · Editado

Marcos Mucipu Pois devias entender meu amigo, tudo oque fazes, até o a qualidade do ar que respiras depende de políticos. Entender já é um bom passo para fazeres a tua parte no exercício da sua cidadania


Mateus Joaquim Mutembué Governando/não queremos pazzzzzzzzzz


Cofe Emanuel Vilanculos 3feira Começa Março, kkkkkkk


Cofe Emanuel Vilanculos esta com vergonha de parar com os ataques.... ate derrotas termina na mesa... é melhor sentarem para o derotado sair bem na foto.....se não... não para com os ataques por vergonha


Sergio Macauze este parTido nao tem futuro ta quase a bazar ja k nao tem mercado na prAca


Imtiaz Vala Loucura no auge!


Egidio Vaz Uma grande loucura. Só Deus é que pode medi-la

Gosto · 1 · 12 h

Nkuyengany Produções Loucos são os Reaccionários donos da Ak47 na nossa Bandeira. ....que ao invés de construir Escolas e Hospitais constroem Pontes e circulares para seus caprichos e Compram Armas e carros militares ao em vez de Adubos enxadas e tractores para agricultura


Izilda Savio A pior e saber k a renamo xta atacar a zona onde foi votado e onde ker governar e k kuem faz isso essa pessoa nao xta bem precisa d ajuda.

Gosto · 5 · 12 h

Gulumba D. Mutemba Para fazer guerra é preciso estar no lugar onde tens apoio da popula¢ao maninha. Imagina fazer aqui no sul,que pode o apoiar? Ningue.

Gosto · 2 · 12 h

Antonio A. S. Kawaria A Frelimo minava em Mueda, sabes? A Renamo ataca aldeias lá.

Gosto · 1 · 12 h

Antonio A. S. Kawaria Eu vou apresentar-te filmes que provam isso.


Cofe Emanuel Vilanculos mas como minava em Mueda isso legitima matar gente k não fez nada a ninguem????


Marcos Mucipu Interessante teu ponto de vista, eu havia pensado dessa forma! É mesmo loucura desestabilizar onde quer governar.





YOUTUBE.COM

Gosto · 1 · 11 h

Edson Chichongue Oh. Ilustre Egidio Vaz, tanta lucidez nos seus últimos posts, sobretudo neste. Este é um moçambicano sério, amante da paz.

Gosto · 1 · 12 h

Antonio Martins Hiiiiii sério?

Gosto · 1 · 3 h

Eusébio A. P. Gwembe Aqui está documento da Dupla administração para quem quiser: http://www.open.ac.uk/.../www.open.../files/pics/d75958.pdf


Filho Do Cinzentinho Um Post muito sexy. Gramei


Euclides Flavio Já ejaculaste?

Gosto · 1 · 12 h

Egidio Vaz Euclides Flavio, se continuar obsceno irei bloquea-lo


Filho Do Cinzentinho Nao, prefiro continuar lendo comentarios mano Clides.


Euclides Flavio Deixa o seu puto a vontade Manu Vaz. Usei alguns termos de MCs apenas.

Gosto · 1 · 12 h

Jorge Adone Gomes De Morais A renamo Governou na Beira e durante a sua gestao o municipio da Beira foi um dos municipios mais limpos e bem Governados do Pais entao acho que tem condicoes de Governar...

Gosto · 1 · 12 h

Sergio Macauze perdeu prke

Gosto · 1 · 11 h

Egidio Vaz Kkkkkk


Jorge Adone Gomes De Morais Sera que pode se dizer que perdeu? Tenhamos em conta que o pais tem 10 províncias e a renamo ganhou em 6 dessas províncias. Entao nao acredito que tenha perdido apenas mais uma das varias manobras da frelimo pra se sair vitoriosa

Gosto · 1 · 11 h

Sergio Macauze nao tou ai eu tou a falar do municipio da Beira

Gosto · 1 · 11 h

Jorge Adone Gomes De Morais A renamo ganhou em sofala nas eleições presidenciais... nao entendo de que beira tas a falar onde ela"RENAMO" tenha perdido

Gosto · 1 · 11 h

Sergio Macauze caro amigos espliquem a esse cidadao que um dia a renamo teve gestao do municipio da Beira e desse que me refiro

Gosto · 1 · 11 h

Isaias Mate Mas não foi no período dos 16 anos. Mais capacidade de atenção, meu caro Jorge Adone Gomes de Morais e Sergio Macauze. Nada de comentar com base na emoção. Use a razão! Espero que seja menos emocional...


Egidio Vaz Acho que a Renamo tem preparado um exército equiparavevel ao do Hitler para lançar um Blitzkrieg ou seja, guerra relâmpago capaz de ocupar em um só mês as seis províncias. Kkkkk. É uma pena que ninguém tenha comentado isso até bem pouco tempo. Parem de matar gente inocente pá.

Gosto · 7 · 12 h

Antonio Martins Eu gostava que me desse uma explicaçâo com toda honestidade e dizer a todo mundo quem foi o autor desta guerra e matanças, seja honesto e sem papas na língua e quem são os culpados da mesma, muita gente fala, escreve mas ninguém toca na verdadeira ferida porquê?

Gosto · 2 · 3 h

Luis Filipe Niquice Haja Paz.Março é longo, dá margem de manobra para acomodar todos Moçambicanos.


Nampula Nao sao grandes cidades?


Egidio Vaz Quando é que a Renamo ocupou e geriu estas cidades durante a guerra dos 16 anos? Já vou dormir

Gosto · 1 · 12 h

Sergio Macauze izilda e estrtegia politicav se quando criaca teu pai te batia voce obedecia achas justo e o k a renamo ta a fazer amendrotar o povo daquela zona a votatar neles para se sentirem em paz


Jorge Adone Gomes De Morais O povo daquela zona votou numa epoca em que as hostilidades estavam cessadas entao tecnicamente a renamo nao os coagio/ obrigou a votar nela eles votaram por livre e espontanea vontade. Como se explica num pais com 10 provincias em que a renamo tenha ganho em 6 dessas provincias e a frelimo e quem continua no poder. Caros compatriotas o Nosso Governo esta podre nada mais sabem fazer alem de roubar e roubar... eu infelizmente perdi a fé no governo de Nyussi


Sergio Macauze volto a dizer pude acoponhar a renanamo ja tinha perdido credibilidade por isso a mdm ganhou espaco nas ausencia da renamo a renamo volta ao mato e renasce porque a unica arma quem tem e matar o inocete disprogramar impreededores ev ai onde apareco pois so um deles perder camiao k vove comprou com sacrificio ou letra no Banco depois te tIram e dizem k Tao a lutar por te nao falo das crIancas k perdem Os pai iicando orfasns vao passear


Sergio Macauze no incando quRia dizer fIcando


Jorge Adone Gomes De Morais Eu tabem perdi muito com essa crise político_militar o que quero diser e que sejamos imparciais tamos todos crucificando a renamo e esquecemo nos que o nosso gpverno tem culpa nisso pois foi o primeiro a nao honrar com o acordo de roma e nem com o acordp de secessão de hostilidades


Edson Chichongue Egidio Vaz não é entendido pela sua imparcialidade. Deixem esse camarada, ele tem direito de criticar o que é mau e defender o que é bom. Não interessa o partido.

Gosto · 2 · 12 h

Egidio Vaz É interessante ver como é que um post tão simples e óbvio como este consegue fazer pessoas levantar das suas camas. Eu apenas disse algo óbvio. E alguém não quer que seja dito, mesmo ciente que a ameaça não passa disso. Este é mesmo um caso clínico! Sinceramente

Gosto · 7 · 12 h

Isaias De Areosa Biggy Algumas mentes de manteiga ainda me vão surpreender nesta pérola da desgraça. Boa noite




Nito L. Manhice Essa conversa não è do meu bico,então vou espreitar,por um like e ptontos


Izilda Savio Gato e gato.


Candido Junior Alguém falava do thwa thwa thwa da Renamo que não irá passar disso mesmo.... Ian Smith e o Apartheid já passaram para a história. Assim como a União soviética e muro de Berlim caíram.



Gosto · 1 · 11 h

Teixeira Teté da Silva Lenha na fogueira. Ola Paz como dizem.

Gosto · 1 · 11 h

Emmanuel De Oliveira Cortês Egidio Vaz não governou Beira? Nacala?

Gosto · 1 · 11 h

Jeremias L. Chauque A guerra civil durou 16 anos. Ao longo deste tempo a RENAMO nao geriu nenhuma das 20 cidades importantes. Estao a dizer que se em 16 anos, com uma forca militar enorme, jovem e bem equipada e com sistemas de comunucacao avancadas a RENAMO nao foi capaz de usar a forca para governar, como vai ocupar as 6 provincias num mes?

Gosto · 2 · 11 h

Emmanuel De Oliveira Cortês Jeremias L. Chauque mesmo assim, não vejo sentido nisto. Não vivi o tempo da guerra (afinal nasci em 1990), mas mesmo assim aquilo era tempo de luta armada e não para governações por parte da RENAMO pois vigorava um sistema monopartidário, que só foi abolido em 1990


Jeremias L. Chauque Nao tenhas duvida meu amigo, a RENAMO queria ter ganho a guerra para governar. Se nao o conseguiu nao foi porque nao queria, nao podia. Alias, uma das razoes da assinatura do AGP em 1992 foi justamente o reconhecimento de que a guerra nao podia ser ganha.

Gosto · 1 · 11 h

Isaias Mate Emmanuel De Oliveira Cortês, por que não deixar o assunto para os mais velhos? Em situações em que só podemos exibir insignificância às vezes é preciso deixar os outros exprimirem-se...

Gosto · 1 · 11 h

Emmanuel De Oliveira Cortês Isaias Mate apesar de ser relativamente mais jovens do que "os mais velhos" eu só alguém que tem: 1) direito a exprimir a sua opinião,e caso esteja errada que ela possa ser corrigida por quem saiba: 2) eu só alguém com nível académico e área de formação minimamente suficiente para tecer opiniões sobre certos assuntos e ainda mas ligado à minha terra natal. Já agora, alguém no mundo actual vivenciou a luta pela resistência contra o colonialismo? As 1as e 2as guerras mundiais? A revolução francesa ou industrial? A era medieval? E porquê ainda exprimem suas opiniões?


Mauricio Guiamba Estou a perceber que agora a Frelimo te paga bem, já estás contra mas o o que sei apoiava a Renamo

Gosto · 2 · 11 h

Alfredo D. Baltazar Pode ter medo GOE, tal como outros internautas.

Gosto · 1 · 3 h

Hermenegildo Cossa Egidio Vaz...... tua lucidez me impressiona

Gosto · 1 · 11 h

Neves Nhavene É mesmo impressionante!


Igledys Edmelson Saranga Incrível ver pessoas a falar de paz num país k desde 1975 não a paz, lambibotismo no seu mais alto nível, ...

Gosto · 6 · 11 h · Editado

Igledys Edmelson Saranga Vá se informar, a renamo voltou em Maputo, se não tivesse se assinado o acordo geral de paz em Roma seria a renamo no poder meu caro burro, antes de escreveres devias procurar saber um pouco de história do teu pobre país, a província de sofala era da renamo, nampula foi da renamo, então para de lamber botas i vá te informar,

Gosto · 6 · 11 h

Isaias Mate Quem é o burroooooooo? Sabe, às vezes pensamos que os outros são burros enquanto somos nós os burros. Tenha cuidado na sua língua e controle melhor a sua ignorância!


Hélio Saudaçoes Isaias Mate tal como dizes, não estarás a pensar que os outros são ignorantes enquanto é você o ignorante?
Pelo menos os outros conseguem perceber que o país e os seus direitos estão sendo sabotados.

Gosto · 1 · 10 h

Gulumba D. Mutemba Na verdade nao é tao facil tomar o poder em 6 provincias num só mês,a Renamo e o Dhlakama sabem disso,é por isso que avisou. Faz parte da estrategia politica militar. A oportunidade de correr com a Frelimo Dhlakama teve,mas disperdissou,tinha a populaçao suficente para fazer uma revolu¢ao nas provincias do norte e centro,mas ficou de brincadeiras com a Frelimo,agora com as fds bem posicionadas nas cidades,a sena fica mais dificil.


Se o Egidio Vaz nas últimas eleiçoes votou na Renamo,bem sabia que o seu lider é belicista,alias,o EV o apoiou sabendo que acabava de sair das matas,com a possibilidade de regressar quando Frelimo cometer manobras fraudulentas.

Gosto · 1 · 11 h

Kyd Figueira Kikikikikikikiki Eish. Akulu pegaste pesado!


Rafa Barroso Lembre a quem viveu lá pra 1975 a quando a FRELIMO aprendia governar o país que noção tinha de governar? Ninguém nasceu Dr e ninguém nasceu andar ou a gatinhar...

Gosto · 3 · 11 h

Sueky Divan Metodo usado pra chegar ao poder e xtranho matar pessoas a +de 30anos sempre Renamo.kem rouba nos cofres d estado nao e o povo.sera k esse metodo d matar o povo dara certo?xpero pra ver

Gosto · 1 · 11 h · Editado

Sandro Nicols A Guerra dos 16 anos foi clara,implantar a Democracia,e a Renamo foi vitoriosa e está é para governar já que cada um resolve governar mesmo sem editais...mas é preciso combater o inimigo "Frelimo" desgraça do povo Moçambicano.

Gosto · 5 · 11 h · Editado

Luis Filipe Niquice Nenhum Moçambicano votou pela guerra em 2014.Nao era esse o tema das eleições.Disso tenho certeza absoluta


Antonio Martins Também ninguem votou para não ver os Editais, os resultados das eleições são editais e não um CD, um CD serve para gravar músicas para dançar como fizeram no fim da proclamção dos resultado, vimos Guebuza e outros a dançarem não sei que música e a dizerem que arrancamos a vitória.

Gosto · 1 · 3 h

Luis Filipe Niquice Então na sua óptica a guerra trara de volta os editais.Pouca vergonha.Se fossem matar os dançarinos a que te referes ainda compreenderia mas são cobardes e matarão o pacato e inocente Mocambicano.Porque é mais cômodo e covarde caçar inocentes desarmados do que marchar até Maputo e tomar o Poder.


Gulumba D. Mutemba O sentido do post é certo,mas peca quando chama de doentes mentais as pessoas que acreditam na possibilidade da Remamo governar em Março. Os membros as vezes sao como adeptos,que acreditam na vitória do Maxaquene perante a uma equipe como Barcelona.

Gosto · 2 · 11 h · Editado

Sueky Divan Metodo usado pela renamo k e mau.


Mia Mahumane Egídio Vaz. Essa de não matar inocentes NUNCA entendi! Se não se deve matar inocentes a quem se deve matar? Pelo que eu saiba, nem pena de morte existe em Moçambique. Para mim, nem os culpados devem ser matados/mortos. Portanto, essa de não matem inocentes está a abrir espaço para que algumas pessoas sejam matadas/mortas, desde que não sejam as inocentes. PAZ, PAZ, PAZ. NÃO MATEM A NINGUÉM.

Gosto · 3 · 11 h

Joze Macovane frelporcos

Gosto · 3 · 11 h

Helder Mario Eu aposto q xte post n e de autoria de Dr Vaz porq numa das suas aparcoes na stv disse em 2014 votou na renamo e no seu lider.
Se o post for dele, peco Deus q lhe perdoa porq eu mesmo perguntei num dos seus posts se de vilao qria passar a ser igual a Dr Arroz.
Sua resposta foi "" deixaria o lugar p mi""

Gosto · 2 · 11 h

Augusto BáfuaBáfua Essa doeu, assim não...


Gulumba D. Mutemba O Egidio Vaz em algum momento acreditou que a Frelimo é que estava a empurar a Renamo e seu lider para guerra,parece me que agora mudou de opiniao.
Seria bonito se culpasse as duas partes beligerantes pela guerra,digo isso porque em certos comentários parece que a Renamo perdeu o seu apoio por causa das suas acçoes belicistas.
Mano Egidio Vaz,acha mesmo que a Renamo é a única culpada neste conflito?

Gosto · 2 · 11 h · Editado

Gulumba D. Mutemba Em um só mês a Renamo pode nao conseguir governar as 6 províncias,mas vai continuar a fazer guerra.

Gosto · 1 · 11 h

Sarifa Lucilía Bernardo Porfavor nao confunda guerra com vandalismo, renamo felizmente nao tem condicoes de fazer guerra.

Gosto · 1 · 11 h

Carlos Felisberto Sozinho angonda dlakama esta vir frelimo arruma as bota 6 pertence aperdiz avança não recua.

Gosto · 2 · 11 h

Neclino Chaphata Sinceramente!!! Esse não é o Egídio Vaz que conheci, acho que foi hipenotizado!!


Ou então, decidiu sair do armário.

Gosto · 3 · 11 h

Sarifa Lucilía Bernardo Egidio Vaz parabens,bela reflexao, estas a ser muito coerente quando dizes que a renamo nao governou nenhuma provincia, podes ser mais radical e dizer que a renamo nao consegui sequer eleger um homem para substituir o presidente deles nesses anos todos...
E esse partido que vai ter capacidade administrativa a esse nivel??

Gosto · 3 · 11 h

Gulumba D. Mutemba A Renamo ainda está em luta,quando vencer com certeza Dhlakama deixará a disposiçao o cargo.
Sao muitas históris assim.
Melhor nao falar da capacidade administrativa,porque nem a frelimo tem,porque se tivesse,o país nao continuaria 40 depois da independência a depender acima de 70 % esmola e de imprtançoes.
O Lula da Silva qual é o poder administrarivo que tinha quando assumiu o cargo do presidente do Brazil,mas foi um dos melhores.
Governar é vontade e nao apenas capacidade.

Gosto · 1 · 11 h

Sarifa Lucilía Bernardo Gulumba D. Mutemba qual e essa vossa capacidade???
Matar inocentes??pilhar bens??
Oque eque a renamo fez ou faz por alguem??como o 2 partido de um pais alguma vez buscou financiamento nem que seja para trazer carteiras!!
Quais sao esses quadros que voces axam que podem governar em paralelo com alguem?? 
Esses que vem a publico defender que de cada vez que a renamo quizer alguma coisa o povo tem de morrer??!!
Matam a quem?? A populaçao
Roubam a quem ?? A populaçao, democracia e feita com armas??

Gosto · 1 · 10 h · Editado

Raúl Nhagumbe Finaciamento para trazer carteiras? Alguem recebe algo vinda da oposição neste pais? Proibir um simples director da escola primaria de participar na entrega de salas por não foi o partidão a construir. Aconteceu no Chiveve.

Gosto · 2 · 10 h

Sarifa Lucilía Bernardo Raúl Nhagumbe como o governo nao esteve presente no local da entrega a solucao e matar o povo??


Antonio A. S. Kawaria Sarita, quem mata a quem e quem não mata?


Antonio A. S. Kawaria Sabes, essa coisa de falar de mortos a mim mais irrita porque os que diariamente são mortos pelo governo da Frelimo e pela Frelimo não estão a reproduzir. Quem é o dono dos esquadrões de morte em Murrupula, em Marracuene? Quem matou o Sousa Matola do MDM em Tete. Quem massacrou em Mogincual em 2009?

Gosto · 1 · 9 h

Sarifa Lucilía Bernardo Antonio A. S. Kawaria e esse o seu real ponto de vista??


Abrão Mabalana Zinoda Esse Egídio Vaz já é novo não akele Dr.q considerávamos. virou .

Gosto · 1 · 11 h

Amide Midocas Olha não acho correcto chamar os outros de doentes mentais tinha te bastante respeito mas a FRELIMO após a independência tb q saiba nunca havia governado uma cidade mas acabou governando um país mal mas fez vamos dar um voto de confiança aos outro s quem sabe te surprendam como muitos aí nas redes sócias das nas vistas porque a RENAMO da te motivos p escrever então n seja mal intencionado de um voto de confiança

Gosto · 7 · 11 h

Angelo Nene ate podes ter razao, mas este n e momento p esse tipo de comentarios! Prudencia ...

Gosto · 2 · 11 h

Eduardo Paulo Modlane Mas sera que a Renamo chegará em cada uma destas provincias tirar o governador da Frelimo colocar da Renamo?se a ideia é essa sera muito complicado.nao quero julgar ninguem ja que nao vivo da politica e quero distancia da politica,parece que politica nao se defere da loucura.perdoa se ofendi alguem.

Gosto · 1 · 10 h

Jose Majasse Dombe Tudo na vida é possivél quem admira por isso?


Edgar Barroso Post infeliz.

Gosto · 5 · 10 h

Egidio Vaz Pois é. Infeliz porque prefere vvier pensando que a Renamo pode ou vai governar. Ou porque prefere ficar em silncio para "alegadamente" não a empurrar para recrudecer as offensivas militares, ou mesmo porque faz bem não tocar nesta doença mental. Também concordo que é um post infeliz


Edgar Barroso Egídio, queres mesmo ter uma conversa PAIN TO PAIN comigo (neste post) ou só é um argumento retórico, esse teu?

Gosto · 1 · 2 h

Egidio Vaz Não percebi a sua pergunta. Mas o seu primeiro comentário foi uma acusação. Bem curta. Fiquei por ouvir os fundamentos.


Edgar Barroso O post é infeliz em termos históricos. A Renamo controlou, territorialmente, mais de metade de Moçambique, no período da guerra civil. Pessoas morreram à fome no período? Ainda há estudos por se fazer nisso. A Renamo "não tem competência governativa"? Em termos convencionais (aqueles importados da ciência política mainstream, obviamente), até podes ter razão. Daí à inferências presents ou futuras, first do your dirty job (pesquisa, indicadores e aquelas tabelas científicas impingidas à ciência do dia). By the way, em política nunca há "dejà vus" como o que o teu post assevera (a impraticabilidade do governo da Renamo nas tais 6 províncias). Um crasso erro de análise (e de humildade intelectual) teu.

Gosto · 2 · 2 h

Egidio Vaz Edgar Barroso, a Renamo não controlou mais de dois terços do país durante a guerra. A guerra afectou mais de dois terços do país. São coisas diferentes. Mais de dois terços do território equivale a totalidade da zona centro mais Nampula. Eu não critiquei a capacidade governativa. Eu desmenti a mentira segundo a qual a Renamo seria capaz de ocupar e governar as seis províncias. Isto sim é doentio. O resto concordo contigo

Gosto · 1 · 1 h · Editado

Egidio Vaz Quanto a humidade intelectual, mostre-me tu onde faltou.

Gosto · 1 · 2 h

Edgar Barroso I will come back to you. Need to sleep by now.Ver tradução


Zeliocarlos Carlos Nunca vi tanto papagaismo como vejo neste País, minha pátria. Como diz mia "....a...versão macaqueiada do..." é so aparecer um dirigente Aaaa q todo mundo diz Aaaa, quem tem tomates no lugar e ja saiu a rua em nome dos direito e das liberdades nao foi alvejado pela Renamo mas sim pela FIRlimo ou seja tanto um como outro usa das mesmas armar sobradas em 1992 ,e arte de guerra ou talvez arrogância de guerra... a juventude quase nao pensa, quase nao abre a boca se nao pra lamber e ganhar uma vaga de Xibalo onde essa palavra foi convertida para Emprego e o Chicote convertido em salario minimo ao em vez de Misero... o acordo e a partinha, governacao mista e conjunta (moçambicanos + moçambicanos) é a unica e esclusiva e verdadeir e segura e sustentavel saida e soluçao...mas vao houvir os Baroes e Generais da Big Red Freli ???? Eh eh eh

Gosto · 1 · 10 h

Wilim Raul Sera' que pelo ponto de vista de alguns a frelimo e' eterno no pode? Se dizem que mdm e renamo nao estao preparados...

Gosto · 1 · 10 h

Sarmento Julio Armando De tanto se saber das coisas...e de não saber nada...acabamos sendo pessoas frívolas!!!! Às vezes dá impressão de algumas mentes terem passado de um processo de lavagem cerebral!...acho que por detrás de tudo isso está uma anciã por um protagonismo barato!...

Gosto · 3 · 10 h



Helder Mario Paraquedistas politicos 
Ou simplesmente CAMALEAO

Gosto · 2 · 10 h

Mestre Jojo Jazz um ponto a salutar "Pernas para o Ar e cabeça para baixo " verdade nua e crua do Magno Vaz .


Filipe Tumbo Por hoje é tudo, vou me embalar na cama. Amanhã volto para ler mais comentários!


Ali Manuel Momade Sabem eu nao nasci para ser da frelimo nem da renamo.apenas nasci e fui criado pelos meus pais para m formar e aranjar um emprego digno. Mas eu Moz nao e disso q s espera. Se espera ser fanatico d politica

Gosto · 1 · 10 h

Ali Manuel Momade Quem me derá s tivese nascido na Europa.



Gosto · 1 · 10 h

Ali Manuel Momade Ou em U.S.A.


Aziz S. Baptista ''A guerra Civil durou 16 anos mas'' ainda nao temos paz efectiva??!! Como se explica isso voces analistas #marionetes?!

Gosto · 2 · 10 h

Raul Novinte Simples! Muitos problemas que provocaram a guerra continuam não resolvidos.

Gosto · 1 · 9 h

Aziz S. Baptista #Raul, É isso que os analistas de povo deveriam saber! É normal hoje alguém aparecer e suicitar em seguintes moldes ''Que entreguem as armas, nos estamos dispostos pra integrar-vos alias é so contarem-se, se sao 20 ou 300 homens como se tratasse de galinhas!!!mas que brincadeira de mau gosto? Falta de seriedade ou vontade politica.

Gosto · 1 · 3 h · Editado

Ali Manuel Momade Fanatismo politico deus m livre.


Silva Paulino Governar 6 provincias isto não nada.é assim como vocés moçambicanos nunca viverão no pais Democratico.é assim quando o partido ser mais votasdos numa provincia este partido fica a governar a quela provincia até chegar as novas eleçóes.mais o presidente fica unica para uma Republica mais no vosso pais pensão de outra forma porque não se comfião.isto 
é muito pergoso

Gosto · 1 · 10 h

Ali Manuel Momade Minha opinião. , pelo q eu saiba meu País nao xta ser envadido por nenhum pais vizinho. E nao vejo motivos para tanto logistica Militar para Sofala. Porq nao xta em causa a soberania nacional sofala e território




Ali Manuel Momade Custa bater papo e ceder um pokito C'mon Diregentes.




Hélio Saudaçoes Quem chama de doente mental ao presidente Dhlakama só pode ser um falhado.


Gracio Flausino Cutana Adimirava os teus postes sempre. Foste muito imparcial Egidio Vaz, diga nos o que esta a acontecer consigo, a tal doença mental, nao terá te atingido? ???? Cuidado homen o cda Nyussi nao suporta eacovas e nem gosta, vais te dar muito mal, conselho amigo volte e continue imparcial meu amigo, não fica bem.

Gosto · 4 · 9 h

Estevao Massingue Parabéns Mister Egídio, desde o artigo anterior que até foi publicado no jornal notícias achei que fizeste uma análise imparcial sem tendências, quem quer analisar a situação do nosso país tem pontos para entender e ver as coisas. Sabe dr Egídio que sempre discordei das


Arlindo Mabasso Estêvão Massingue, por favor, gostava de saber a data em que foi publicado o tal artigo para poder ler.


Josefina Tamele O militar: "Tolerância tem limites". Nao é qualquer pessoa que pode ser Presidente, é preciso ser tolerante...


Gracio Flausino Cutana Estevao Massingue, estas muito alem da politica estudada, o nosso pais ja nao precisa de belecistas verbais, mas sim de analistas imparciais, não ganharam nada polindo pois o nyussi. Tem demostrado que nao está para escovistas, Massingue acredito que teu professor de ciência politica pode estar muito desgostoso contigo neste momento, pois acredito que ele formou um homen politico, nao escovista politica, o pais esta mal e vm voces com teorias belecistas, poxa pha granda vergonha isto porque voces não te familia la nesta droga


Gracio Flausino Cutana Maa tbm quero acreditar Egídio estes posts nao são seus alguen pode estar a usar teu cel, so pode


Tassara Chapingua Vão achando k isso é uma brincadeira e acabamos no abismo! Kafddafi caiu assim mesmo. Ninguém acreditava.

Gosto · 3 · 9 h

Estevao Massingue Dizia que discordei das suas análises porque achava que só vias o mal de um lado e do outro parecia que a ação da RENAMO estava tudo legal. Para o bem deste país temos falar e apontar os actos bons e maus dos dois lados, aconselhar os dois, lembrar a eles que cada um deve procurar a perfeição do seu partido, organizar se, evitar a linguagem belicistas, e chamar atenção de que os que circulam na estrada nacional nr um são moçambicanos de todos os partidos, os militares de ambos os lados são nossos filhos e irmãos não devem morrer por coisas mesquinhas dos dirigentes, vim na entrevista qui o líder da RENAMO concedeu a TV Miramar, está minguado, e envelhecido, vamos aconselhar a sair do mato e fazer política, organizando o seu partido, deixar de emboscar pessoas que circulam por este Moçambique. Queremos paz e sossego.


Estevao Massingue Gracio Flausino Cutana leia a última parte do meu comentário vais me entender nada de escovisno, mas um apelo a PAZ e pedido para que os dirigentes tenham a mão na consciência sobre as atitudes que tomam. Penso que Egídio está a fazer uma análise muito correta 
benéfico para os dois actores políticos.


Guedes Caetano Está atiçar o fogo...

Gosto · 1 · 8 h

Buene Boaventura Paulo A Renamo quer governar 6 províncias, depois de uma pausa de guerra de 21 anos, a ver como se governa e até governou alguns municípios. A frelimo essa sim saiu de Nachingueia e governou todo Moçambique. Aí que grande diferença

Gosto · 2 · 8 h

Matias Cuna A Renamo quer combater na Frelimo os mesmos problemas que ela tem. A Renamo tambem nao aceita um pensar diferente, basta teres uma ideia diferente deles es considerado um lambebotas assim como os outros que chamam nos de discontentes,, Forca Egidio Vaz , eu tambem disconfio dessa governacao de 6 provincias,.

Gosto · 1 · 8 h

Geraldo Angelo Mutuque Onde anda david alone?


Andre Gandi Davide Alone, pelo que eu saiba perdeu a vida em 2008. Ñ sei se é este que referes que era membro do Conselho do estado?


Braimo Bush Estevao Massingue, quem emboscou aquela frota em Zimpinga, foi a Renamo? alguma vez aconselhou a eles para deixar?


Salomao Massangaie Kkkk,, nao aguentei com essa, logico temos que duvidar da sanidade mental desse individuo. Ele contradiz-se muito, acho que deve ser por causa da idade

Gosto · 2 · 7 h

Calisto Cumbana Afinal é um G40 camuflado

Gosto · 4 · 7 h

Braimo Bush Nao sabia?


Poeta Levianno isto faz-me recordar quando procuras emprego pela primeira vez e encontras por ai uma vaga q logo pedem-te 5 anos de experiencia (kkkkk ) entao ai o emprego só vai pra quem tem (teve) emprego assim como a reproduçao da riqueza entre os ricos e a reproduçao da pobreza entre os pobres.quer dizer: o fim a cabo acaba havendo uma barreira entre estes,tipo um murro de berlim. por razoes que muitas das vezes nao percebemos, razoes essas muitas das vezes construidas, ninguem passa pra o lado de lá ninguem vem pra o lado de cá..


será que deve governar somente quem já governou?
se hoje reclamamos porque a renamo quer governar seis provincias sem nunca ter governado nenhuma o que diremos se amanha ganhar as eleiçoes pra governar todo pais??


esta forma de pensar nao será um prenuncio de que para além de muitos partidos africanos que estao no poder nao estarem preparados para alternancia de poder muitos de nós tambem como povo nao estamos?


assim nao estamos em vias de pedir como requizito aos partidos da oposiçao no minimo 5 anos de experiencia de governaçao?


imagine numa situaçao de o partido no poder numa dessas eleiçoes, acabar perdendo para um dos partidos na oposiçao e decidir nao entregar o governo por achar que só ele é legitimo para governar por ser só ele que tem experiencia de governaçao? 


sao estas e outras formas de pensar que levam-nos a conflitos e guerras.


NAO?

Gosto · 8 · 5 h · Editado

Alexandre Massinga Falou tudo...depois alguns acham se analistas imparcias que só pensam com estômago

Gosto · 1 · 5 h

Braimo Bush Achas que as pessoas nao vão avançar só porque um doutorizito deu a sua "visão " encomendada? Nem pensar, fica descansado.

Gosto · 6 · 3 h · Editado

Henriques Malas Se nao me engano o sr egidio vaz e um cidadao do vento me leva onde eu poder que estarei tranquilo,na ultima campanha eleitoral viu-se o sr como um apoiante da renamo as tuas atitudes demostravam isso,semanas apos as eleicoes ca estavas tu a bajular a direita,por favor seja explicito qual e o teu jogo politico? os teus posts ja me levam a crer que tu es um cidadao imprevisivel (boateiro) convem o sr estar ciente que a renamo e o seu presidente sao muito importantes para a democracia atual mocambicana,e mocambique nao sera o primeiro pais no mundo a usar a guerra para puchar as orelhas certos individuos arogantes,seja cauteloso nos teus posts,porque eu vou te achar pior que um doente mental,e agradeceria que fosses escravo das tuas atitudes e palavras obrigado.

Gosto · 8 · 7 h

Andre Gandi Vaz, foste muito infeliz neste post, também no anterior.
1- Dhlakama foi emboscado 2 vezes em menos de 2semanas em Manica.
2- Dhlakama foi cercado na sua casa nas palmeiras, e humilhado na presença dos mediadores depois de ter lhe trazido das matas.


Ora Vaz diz que a Renamo está a promover guerra e quem sai a perder é ela própria porque nos campos de conflitos são zonas dela e num futuro ñ terá membros com capacidade pois ñ há escolas la.
Quem queimou as palhotas dos teus conterrâneos em Tetê? Foi homens da Renamo? Quem saqueou os bens dos teus irmãos em Tetê tu conheces? Quem anda a violar tuas irmãs em Tetê homens da Renamo? Quem anda a extorquir as pessoas nas estradas são
homens da Renamo? 
Agora Vaz vens com a história que durante os 16 anos a Renânia ñ conseguiu 20 principais cidades e agora seria possível? Eu também tenho muitas reservas sobre isso. mas temos quer ser muito imparcial nas abordagem das coisas para ñ semear ódio entre as partes.
Como se sente quando há uma diferença entre as provincias com recursos e estão em exploração e as que ñ tem recursos havendo uma diferença abismal em desenvolvimento sendo as tem recursos em exploração em desvantagem ?
Viver na capital ñ significa estar fora do que acontece, só é uma questão de vontade. 
A Renamo tem muitos problemas de estruturação, isso todos nós sabemos, mas foi graças a mesma Renamo( bandidos armados) que hoje Vaz tem voz e teus irmãos do Centro e Norte têm cargos de destaque no governo do Maputo.
A renamo deve ser desarmada isso é o sonho de todos, também a Frelimo deve deixar se instrumentalizar as Fadm, uir , pp, goe.
Podemos apoiar a ideia de Savimbizacao de Dhlakama mas um dia vamos precisar de Dhlakama, isso Vaz deve notar, até na própria frelimo precisam de Dhlakama vivo que morto. 
Falei o suficiente

Gosto · 10 · 6 h

Filipe Da Paciencia Vaz vce aprendeu sozinho fazer sexo com uma mulher,sera que teu pai e' te ensinou? Deixa a renamo aprender ok.


Francisco Wache Wache Aiaiaiaiai, essa é maligna doenca mental


Emilio Wanga Matavele Só me rio Kkkkkkkkkkk


Emilio Sozinho Um intelectual deve ser livre naquilo q fala,portanto e uma opiniao dele e nao tem q se vergar para um ou outro lado ,forca egidio

Gosto · 2 · 5 h

Rildo De Aveiro Mourinho Rato escondido mas com rabo fora

Gosto · 2 · 5 h

Nakulozy Bululu Tudo mas tudo mesmo, na vida tem a sua 1a vez. Então continuem a encher as urnas de votação e intimidar a população com desfiles de material bélico pq nenhum partido esteve no poder desde a independência se não o regime. Francamente!


Marcos Luis Rabo Falta alguns dias pra março vamos ver como que eles vão governar...creio que vão abolir novamente.


Gloria Ubisse Mais um k pisca a direita e vira a esquerda

Gosto · 2 · 4 h

Egidio Vaz nao ha pisca a direita ou a esquerda. isto é que é pensar por si. o facto de apoiar a renamo num ponto nao significa que estou a ela alienado. voce pode ser membro de um partido e nao concordar com todas suas politicas. ou nao é verdade?

Gosto · 2 · 1 h · Editado

Meque José Meque Kkkkkkkkkkkkkk


Maico Bil Vicente Eu ja sei ok vai acontecer em marso, sabem ok? Mas um adiamento como d sempre desta vez Sera pra 30 d fevereiro d 2017 as causas nao sei.

Gosto · 3 · 4 h

Pedro Capitne Pululo Kkkkkkkkkkkkkk


Melo Alexandre Faria Momade como é bom estar em Maputo, num ar condicionado, entrar no FACEBOOK e escrever bobagens

Gosto · 3 · 4 h

Antonio Martins É verdade, no sr condicionado numa boa.

Gosto · 1 · 4 h

Geraldo Santos Meus carros compatriotas deixemos de julgar a Renamo,pos numa analise singular,quem faz de tudo para Dhakama não sair das matas é o governo.Recordemos o passado e põe se no lugar dele o q tu Farias!Se por mas de três vezes já o tentaram matar e agora o governo e a sociedade Civil pede o para sair das matas,q é algo impossível pos ja tentaram estrangular .se o governo diz q não declarou a guerra de quem foi a ordem de movimentação das forças armadas ,por mim este governo esconde corruptos por de trás disto pos saibam meus amigos q um país em guerra não há auditoria e eles ficariam livres de nós

Gosto · 3 · 3 h · Editado

Laercio Eder Camal Mulima Renunciar à própria individualidade equivale a aniquilar a si próprio.

Gosto · 1 · 3 h

Egidio Vaz Com certeza. E fazemos isso todos dias quando recusamos a nossa obrigacao de pensar

Gosto · 1 · 1 h

Ernesto Lourenco É impressionante como pessoas tendem a fazer julgamentos precoces, mais ainda quando vêm de indivíduos cuja maturidade percebida, indica que era suposto saber que todo homem é capaz de realizar qualquer acção; o que nos faz diferentes são as oportunidades.

Gosto · 4 · 3 h

Egidio Vaz Posicionamento Oficial da Renamo. 


A Presidência da RENAMO escutou atentamente o Comunicado de Imprensa da Presidência da República sobre as decisões tomadas na reunião do Conselho Nacional de Defesa e Segurança, realizada no dia 24 de Fevereiro de 2016.
Quanto a isto, a Presidência da RENAMO e o Partido RENAMO pronunciamse nos termos seguintes:
1) A RENAMO lutou sempre pela democracia e pelo estabelecimento do Estado de Direito em Moçambique.
2) A RENAMO acredita e acreditou sempre que os problemas e os conflitos nacionais só podem ser ultrapassados com um diálogo verdadeiro e sincero, mas, isto só é possível se o governo da Frelimo aceitar a democracia em Moçambique.
3) A RENAMO, através do seu Presidente, disse sempre não estar
interessada na guerra em Moçambique, porém tem o direito de se defender quando é atacada.
Por exemplo, neste momento, a região centro do País está cheia de
contingentes militares treinados por norte-coreanos, no sul do País, no quartel de Boquisso, província de Maputo, equipados com armamento pesado e despachados para o centro e norte do País onde protagonizam uma ofensiva de raptos e assassinatos aos membros e simpatizantes da RENAMO, o que a leva a defender-se dessas atrocidades do terrorismo da Frelimo.
4) Para a RENAMO, um diálogo verdadeiro e sério só é possível se a Frelimo aceitar uma mediação séria, posição já manifestada publicamente.
5) A RENAMO está disponível para dialogar com a Frelimo mas, exige em primeiro lugar a governação das seis províncias onde ganhou as eleições, por conseguinte, todo o diálogo a ser feito no futuro deverá acontecer quando a RENAMO estiver a governar efectivamente naquelas províncias, nomeadamente Niassa, Nampula, Zambézia, Tete, Sofala e Manica.
Maputo, aos 26 de Fevereiro de 2016
O Chefe do Gabinete
___________________________________
Dr Augusto Mateus

Gosto · 1 · 3 h

Aziz S. Baptista ponto 5) Um problema é Politico Militar outro Eleiçoes Fraudulentas, de referir este último problema foi influenciada com a nao invalidaçao do processo eleitoral viciada de fraudes... Isso todo mundo sabe!

Gosto · 1 · 3 h · Editado

Gracio Flausino Cutana Sabe nos estamos, para ajudar, a encontrar, uma solução de paz, no pais, então nao existem culpados quando trata se de contribuir, pois no meio da briga de um casal quando o interesse é trazer paz, harmonia e boa convivência no lar, nos nao usamos a razão do esposo ou esposa, mas sim devemos resolver o problema digo mais Egídio estas a meter um balde de agua bem congelada principalmente quando uma pessoa que tem influência na opinião pública. Sorry meu amigo não da mesmo.

Gosto · 1 · 3 h

Egidio Vaz Os interessados em ler todo boletim oficial da Renamo podem descarregar a partir dos seguintes links: http://bit.ly/2112XNs (Dropbox)



Shared with Dropbox
DROPBOX.COM


Egidio Vaz Ou este, para os que possuem Google drive:http://bit.ly/24tPMcs




DRIVE.GOOGLE.COM


Eurico Nhassengo Meu caro EGIDIO VAZ por vezes os descursos politicos e a tentativa de manipular as massas podem fazer-te cair no rediculo, se eu nao consigo gerir a minha casa como e' posso tenho ambicoes de ser chefe do quarteirao, e se eu pretendo ser vosso chefe e vos mandar como e' sou primeiro a vos intimidar, se eu pretendo governar como e' que mato as pessoas que quero governar, por isso que digo ha muito vuku-vuku naquela cabeca velha


Joaque Muchanga Maioria dos que vivem no Maputo nao conhecem a realidade deste Moçambique! Certos intelectuais fazem-se de (?) e nao vém que o pais vai do mal à pior. Os lambe-bota do regime marxista.

Gosto · 4 · 3 h

Uric Raul cONFESSO QUE NUNCA CHEGUEI A PENSAR ASSIM, E POUCOS ANALISTAS, POLITOLOGOS... PENSARAM


Jose Alexandre Faia Dr desculpe , mas tambem quando os libertadores comecaram a governar , o que eh que se assistiu ?? Ou a memoria ja se foi e diluiu nos tempos ???

Gosto · 2 · 3 h

Egidio Vaz Nao percebi a pergunta. Quando a Frelimo iniciou a luta de libertação nacional o objectivo era claro: tratava-se de uma guerrilha, de longa duração sem propositos de ocupação militar mas como um mecanismo de pressão ao poder colonial para a messa dasnegociações. Foi assim que se chegou a Lusaka e consequentemente a Independência. A Renamo já fez isso de 1977-1992 e conseguiu-se instittucionalizar a democracia multipartidária. Porém, o mesmo método não o colocará a governar as 6 provincias.

Gosto · 2 · 3 h

Egidio Vaz Daqui a dois meses, voltarei a este post para recordar se estão a governar ou não. De certeza dirão que optaram pelo diálogo sincero e em nome da Paz, preferiram engolir mais sapos que enfrentar a via armada. Dirão que a Renamo é democrática e sempre pos o povo em primeiro lugar e por isso mesmo tendo capacidade para o fazer, não o fez. Dirão que em sede das negociações a Renamo vai ganhar, etc, etc, etc. Tudo isto eu já estou a prever que vai acontecer. Mas não há problemas. É vosso partido. Eu é que não gosto de ser feito de maluco; fazer ecoar promessas irrealizaveis, etc. 
A Renamo pode vir a governar. Mas se tal acontecer será por via eleitoral, a única forma até agora prevista para tomada do poder político.
Estou cansado de viver de discursos ilusionistas.

Gosto · 6 · 3 h

Jose Alexandre Faia Nao eh meu partido nem nunca sera , pois nao vejo diferenca nenhuma na ambicao e arrogancia de ambos .

Gosto · 3 · 3 h

Bacar Esmail Bacar É um ponto de vista aceita-se.


Nelson Badaga Badaga Ja não é seu partido??


Claudio Lombene Nacala nao foi uma edilidade da Renamo?

Gosto · 1 · 3 h

Egidio Vaz Estamos a falar dos 16 anos da guerra civil e da tomada de poder por mecanismos violentos. A Renamo poderá pegar a maioria dos municipios caso concorra as elições municpais; podera pegar as provincias do centro e norte e instaurar seus governadores caso a constituiçao seja alterada para este lado e por esta via, poderá participar activamente na governação do país. Mas para tal, precisa negociar isto; tratar de alterar a constituição da republica e em 2019, preparar-se para melhor governar. Acho que consegui explicar melhor.

Gosto · 1 · 3 h

Gracio Flausino Cutana Meu caro Egídio, como historiador, não deves ter ou nao deverias ter amor a camisola por partido nenhum, pois nos temos a ti como um espelho da revolução histórica, de jovens que tem visão de um dia ajudar o pais como tu, mas não sei o que esta a acontecer consigo, talvez pode ser cansaço de tanto postar e nao ver solução rapida, aguenta mano tens exemplos de grandes historiadores como, Maquiavel, lutero, thomas Mo, Galileu, este ultimo ate foi morto. Aguenta mano se corra e nem munde sua linha de pensamento.

Gosto · 1 · 2 h

Egidio Vaz Não mudei da linha de pensamento. Qual é a minha linha. Indique-a. Talvez comecemos por aí


Ossufo Muchanga Nao concordo com o teu pensamento Gracio Flausino Cutana , nao obrigue o grande ilustre Egidio Vaz, pensar como tu, ele tem uma visao futurista, realmente a governaçao das seis provincia é uma utopia.

Gosto · 1 · 2 h

Bacar Esmail Bacar Voces estao certos nas analises....a a vida é carregada de surpresas...kuando pensamos k ja vimos e ja sabemos tudo...ai é k nos surprendemos.

Gosto · 1 · 2 h · Editado

Adolfo Hunguana Concordo


Charles AJ S este Egidio Vaz é de metamorfose variável, entender o conceito da sua visão socio-político é bem delicado, não nos admiremos ver lhe um dia como consultor-historiador numa dessas suas hipotéticas galáxias, em parte acaba sendo daqueles casos de língua lambendo a boa até porque o país vive de esquemas e a honestidade é escassa

Gosto · 6 · 2 h · Editado

Benedito Nhança Mudança de oponioes de uma hora para outra! Surpreendente!

Gosto · 2 · 2 h

Charles AJ S simples! tráfego de influência e força do vazio estomacal, muita pena mesmo!!!

Gosto · 5 · 2 h

Egidio Vaz Estômago, qual estômago? O senhor sabe de que está acusar? Que opinião foi alterada daqui para aqui?




Nelson Junior O que me doi tanto,o que nao compreendo eh que no meio destas promessas infantis do Afonso e dos futeis discursos do Macondinho ha inocentes mocambicanos mortos pelas forcas armadas,policia e por "guerrilheiros " da renamo..,sao pobres micambicanos que de politica nao entendem e nem querem entender...porem, os actores ou os mandantes destas mortes nao sao julgados...a vida do simples mocambicano nao tem valor...o afonso tem suas guarda-costas..tambem o macondinho tem suas guarda- costas..o povo indefeso, pobre,esfomeado, esfarrapado eh sacrificado...meus caros compatriotas, isto nao eh normal....

Gosto · 3 · 2 h

Ricardo Valentim Nao sei se isto vos soa mal mas devo dizer:
We have to share.

Gosto · 1 · 2 h



Ernesto Nhaule Só um reparo: durante a guerra dos 16 anos, a renamo controlou mais de 65% do território nacional, excluindo cidades, claro...

Gosto · 1 · 2 h

Azarias Chihitane Massingue Em 1992, a Renamo controlava as sedes dos distritos de Caia, Inhaminga, Marringue e Macossa. O AGP previa que no acto de cessar fogo as forças biligerantes parassem imediatamente onde estivessem. A Renamo parou precisamente nos lugares que citei acima. O campo estava completamente despovoado. A Renamo não tinha nenhuma zona somi-libertada. 65% é extremamente difícil saber que qual era o método de cálculo que achou esta percentagem.


Filipe Carlos Domingos No meio de muitos não falta sucessor, Excia


Pita Fundice Eu nao entendo as pessoas. O Egidio apenas esta a dizer k essas promessas de governar em Marco sao irrealizaveis e voces o chamam de lambebota. Queria k ele mesmo acreditando k nao vai ser possivel, ele dissesse k a Renamo vai governar? Os factos falam por si. Durante os a guerra civil nao o conseguiu fazer com o Apoio de Smith e da RSA (aphartheid) nao o conseguiu. Sejamos honestos! No dia k vao tentar vces k acham k e possivel serao os primeiros a pegar estrada deixando os outros a pegar fogo com as FDS.

Gosto · 2 · 2 h · Editado

Bacar Esmail Bacar As pessoas estao livres de dizerem uk pensam.....pork o sr. posiciona se de um lado apenas....se o ilustre Egidio pensou e disse...temos k assumir k os outros podem pensar e dizer....atençao k a vida pode surprender a todos nós......Paunde nao tinha em mente k seria substituido como SG...mas foi pra rua....Guebuza nao keria abandonar a chefia do partido...foi pra rua.....exes tambem podem financiar a renamo.....voces sabem como surgiu a renamo?.....bom dia ilustres........Guebuza isonerou Macaringue das FDs em pleno periodo de instabilidade...voces sabem pork?

Gosto · 2 · 1 h · Editado

Gloria Ubisse Os nossos acadêmicos heim!!!!


Pita Fundice O k eu kero dizer e o seguinte: deixemos de chamar alguem de lambebota so pork e contrario dakilo k pensamos. O sr pode pensar k sabe pk o Macaringue foi exonerado nakele ano, mas kem melhor sabe e a pessoa k o exonerou. Vc tera conversado com o General Macaringue ou com o ex-Presidente?

Gosto · 1 · 58 min

Bacar Esmail Bacar Exa é a desvantagem de saber ler e nao saber discernir...eu dixe k sabia pork o General Macaringue foi exonerado?...Que falta de sensatez é exa?...Eu lhe dou alguns precedentes legais absurdos e o senhor reage a isso como um cao selvagem.


Nelson Junior Ps!...o governo/frelimo e os guerrilheiros que matem a quem quiserem ...nada lhes pode acontecer pois serao amnistiados...Mas, com excepcao de Mocambique,onde isto eh possivel?????

Gosto · 1 · 2 h

Delfim Bica Lucas Essas promessas de dlh sao uma verdadeira ilusao e mentira a acima d tudo... esses n vao governar nada e tudo fantochada.


Andrades Cossa Tive vontade rir...


Andrades Cossa Ta doente aquele velho


Andre Jorge Chifeche Ya ja estou confuso


Mwua Munyossa Dala João Toda arma mata. 
Nenhuma arma que quando é disparada sai amendoim e a população vai apanhar. 
"A Renamo tal como governo da Frelimo todos matam sem pena do povo ".

Gosto · 3 · 2 h · Editado

Nkuyengany Produções A Frelimo mata Todos dias nas Prisões nos Hospitais. ..Rouba dos Cofres do Estado. ...Guebuza fez filha milionário. ..quantos Hospitais e escola se Construíram com o Dinheiro dos Blindados? ....Agradeça a Renamo Doctor que nos livra de uma Ditadura militar e Total dos Reaccionários da frelimo

Gosto · 4 · 2 h

Teixeira Teté da Silva "Bendita doença mental" eish muito forte isso! Neste pais não se pode duvidar em nada.

Gosto · 1 · 1 h

Gloria Ubisse Concordo foi muito duro de Egidio


Egidio Vaz Terapia de choque. Kkkk

Gosto · 1 · 1 h · Editado

Zé Joel Bem, olhando de forma objectiva é facil chegar essa conclusão Vaz mas vale apena lembrar que o fututuro é Senhor de Sí mesmo. We Never Know What The Future Holds.

Gosto · 3 · 1 h

Amide Midocas Tb andas a piscar a esquerda e virar a direita o que se passa atenção no fb?pressão ou ficar bem visto ? Cada qual dança a música como escuta quem sabes talvez tenhas razão

Gosto · 3 · 1 h

Florencio Amade Senhor Egídio Vaz nos deixe fazermos as coisas como queremos o resultado será nosso.
Opinião vai dar sua mãe para divorciar com seu pai.
Deixar os homens da Renamo em paz.


Meque José Meque Opsii mas tanbem nao e pra tanto cada um tem sua opiniao eu tanbem nao concordei com a opiniao dele mas respeita-se nada de insultos jovem controla as emoçoes cada um e livre de expressar uk quer

Gosto · 1 · 1 h

Florencio Amade Irmão Meque José Meque Obrigado pelo Conselho mas não me arrependo

Gosto · 1 · 59 min

Inácio Repolho Minha pena!


Amos Junior Maunze Yesssaaaaaaaa


Manganhe J. Vicente epha, mano Egidio Vaz! Bom dia! acordou bem? kkkkk

Gosto · 1 · 1 h

Felizmente Dzowo Acho legitma a posicao do Egidio Vaz!
E opinar hoje favoravelmente a um, amanha a outro, tem indicios de alguma consequencia!
Opinar sistematico e favoravelmente a um so, no contexto moçambicano, é indicio de frustraçao e clientelismo politico, ate mesmo escovismo, porque os partidos em moçambique sao inconsequentes e contraditorios consigo mesmos e para com os outros!
Infelizmente somos politizados ate ao ponto de opinoes que denunciam inconsequencias de uns, sao contra outros!
Acho certo que a renamo nao tem capaciadade para governar, porque ate com dificuldade gere um relativamente pequeno aparelho partidario e de forma contorverso!
Ademais, porque é que ate hoje nao conseguiu recuperar um sequer municipio outrora ganhos por ela? E curiosamente, ganhos nas provincias onde reveindica vitoria?
Porque?
Quando ganhou as 5 autarquias nao havia fraude?
E nas provincias onde ganhou nao houve fraude?
Ou a fraude é somente quando a prejudica?
Em suma, manter uma estabilidade politico-cognitivo sobre estas e outras incongruencia, é mesmo uma questao de amor e odio, e nao raciocínio logico!

Gosto · 1 · 1 h

Joze Macovane frelbavas


Meque José Meque Kkkkkkk Dr Egidio provocou formigas no topo da arvore. E agora dr. Como vais sair dessa veja so quantos comentarios revoltoso?


Egidio Vaz Ilustre Meque, eu não preciso de sair. Nunca estive lá. Kkkkk. Vou deixa-los assim. Espero que não voltem mais para aqui, ja que não presto. A verdade é que eles não ouvem nem aprendem. O facto de um um dia ter ficado do lado deles nao significa que fui deles. Sempre alertei para o facto de ter não ser membro de algum partido e guiar-me apenas pela consciência. Eles pensaram que estivesse a mentir.

Gosto · 2 · 52 min

Meque José Meque Kkkkk politica anima juro.


Egidio Vaz Este mural está cheio de boas informações, dicas práticas e análises desapaixonadas, para quem quiser aprender. Estou a lidar com "perdedores surpresos", uma categoria de eleitores fanáticos, acríticos e radicais. Estes podem matar só porque nao querem ouvir esta verdade inconveniente

Gosto · 1 · 45 min

Meque José Meque Pos e! E o que eu vejo nestes comentarios aqui existem mas fanatismo. Mas prontos politica e assim mesmo e so olhar eu nem vou me meter nisso estou farto de ser aldrabdo por um e burlado por outro melhor mesmo e seguir minha vida sem opinar a favor de ninguem.


Stelio Massinga Só pode dialogar, depois de tomar as 6 províncias, por tanto esse diálogo nunca vai existir.


Naldo de Sousa Aos que criticaram o comentário do Egídio. Podem escrever comentário melhores que o dele? Uma dica boa pra o governo


Naldo de Sousa Que tal????


Patrique César Titos Machava Desta vez foste muito infeliz cara.

Gosto · 1 · 49 min

Isio Ell RoTho Nuro É uma boa aventura...


Nelsonpita Sauca isso e prestacao de servico,um dia gostas e outro dia nao...


Otilio Beijo '' So' sei que nada sei ''. Socrates


M-du Dulomite Sr #Egídio_Vaz, desta vez procuraste uma péssima forma de aparecer.
Urge procurares um psiquiatra, pois o G40tismo está a ter uma ação danosa å tua mente.

Gosto · 2 · 37 min

Eduardo Mazive As perguntas que saltam neste momento sao mitos: "Mesmo que em Marco a Renamo nao governe, será que a FRELIMO acredita e acha que é possivel continuar a governar da mesma maneira?" "Será que a FRELIMO acredita que basta mandar a policia, o exercito ou mercenários intimidar opositores (prtidos politicos e cidadaos com opiniao contrária), o país ficará na mesma como se nada tivesse acontecido?" . "Será que a FRELIMO acredita que nao há necessidade de mudar nada para desenvolver o pais do ponto de vista politico e social?"

Gosto · 2 · 27 min

Egidio Vaz Vamos lá fazer política desarmados pá. Vamos lá pensar em como garantir que os soldados da Renamo sejam integrados da melhor maneira. Nada de bang bang. Quem provoca banho bang é a Renamo. Começa com ameaça, depois promessas violentas. E é aí que o estado reage. Bang, começa a guerra. Esta é a sequência. Prove-me o contrário.


José de Matos Exactamente, Eduardo Mazive, o ponto é que com ou sem tomada á força, governo das autarquias, etc., etc., o conflito vai continuar, se nao houver dialogo!
Eu ca por mim nao me deixo distrair, esta ai o conflito politico-militar!


Eduardo Mazive Sao as questoes de base que devem ser olhadas de frente, em primeiro lugar, e serem resolvidas em vez de ignoradas. Dai que conocordo com José de Matos. As quetoes básicas, quando resolvidas vao retirar qualquer vontade de lutar, em ambas as partes. Egidio Vaz, nao sei se nao está distraído, mas veja que o meu post nao mostra nenhum apoio a guerra até porque tenho um irmao na zona de combate e que me conta coisas horriveis que acontecem na zona centro e rezo todos os dias para que nada aconteca com ele. Nao quero ver a ele a morrer numa guerra sem fundamento. O meu esforso consiste em ajudar a identificar as causas e possiveis formas de, nao só acabar esta guerra de forma justa, mas sobretudo evitar que ela se repita ciclicamente como tem vindo a acontecer.

Gosto · 2 · 23 min

Eduardo Mazive Egidio Vaz , na sua opiniao o que impede integrcao dos homesn armados da Renamo no exercito? Nao me diga que é teimosia e vontade de jorar sangue porque sao bandidos armados ao servico de interesses externos, bla bla bla.....Se nao termos coragem de apontar os problemas como realmente sao e dai partir para solucoes nao chegaremos longe!

Gosto · 1 · 20 min

Madeira Tratada "A guerra civil durou 16 anos. Ao longo deste tempo a Renamo não geriu se quer uma das 20 cidades mais importantes do pais. E alguém diz que vai governar em seis províncias a partir de Março."


Avelino Namarrocolo Sera que comeste o pao do diabo?

Gosto · 2 · 24 min

Benedito Nhança Kkkkk, nao estrague o seu final de semana ilustre, ja disse e está causar muita indignaçao. Cumprimentos!


Egidio Vaz Estou a divertir-me bastante

Gosto · 1 · 21 min

Madeira Tratada O problema de Egidio Vaz, eh de se contrariar sempre. Recordo que nas eleições, era defensor incondicional do Afonso Marceta Dhlakama e da Renamo Resistência Nacional Moçambicana. Bastou saírem os resultados(fraudulentos), que virou as costas e agora vem com postes a G40(o que me faz acreditar que talvez agora seja G41). E, agora me pergunto, QUANDO DEFENDEU A Renamo Resistência Nacional Moçambicana, NAS ELEIÇÕES, CONTAVA COM A VICTORIA E COM UMA POSSÍVEL NOMEAÇÃO PARA O GOVERNO?

Gosto · 2 · 16 min · Editado

Eduardo Mazive eu evito persoalizar a dicussao, mas embora nao o tenha dito fiquei com a impressao de que o ilustre Vaz está a assumir posicoes em vez de se manter objectivo na sua análise de fenómentos politicos correntes. Seja lá o que for que defende está dentro da sua liberdade, mas nao estou satisfeito pela qualidade de análises que faz. A nao ser que faca isto somente como advogado do diabo para ter o máximo de argumentos pros e contras dos fenómenos que analisa!

Gosto · 2 · 9 min

Madeira Tratada Talvez seja! e sinceramente, espero que seja,


Eduardo Mazive Deus te oica!


Benedito Nhança Kkkkkkkkk

Gosto · 1 · 17 min

Benedito Nhança Será essa incoerencia?

Gosto · 1 · 16 min

Madeira Tratada Todos temos um preço.


Veloso Joanete Egidio Vaz,ja nao tiii entendo tas em k lado?Dzemua

Gosto · 1 · 12 min

Isac Tivane Governar ou não governar, oposição ou não oposição só queremos a PAZ! Ntsem


Veloso Joanete Quer subir nem?lembe botaaassss


Marcelo Marcelino Maionese, mateiga!!!Mudar assim só pode ser resultado da maionese e mateiga. Quando come isto td muda. O verde pode ser azul, o preto vira branco e o castanho passa ser cinza. Só podes estar a se divertir, julgo não ser um post assério!!

Gosto · 1 · 9 min

Cumba Cumba Nao vais subir por estúpidas palavras seu lambebotas.


Saul Valoi Egidio.concordo consigo .....


Nino Taula Lamento, infelizmente nao concordo.


Saul Valoi Sr.madeira tratada.trate se melhor.ponha cuprinol ou Carolineo nessa sua cabeca de madeira incendiaria.


Isaias De Areosa Biggy Egidio Vaz foi inegavelmente infeliz e inferiorizou-se bastante neste Post. O proprio multipartidarismo em Mocambique era tido como uma impossibilidade e o resto é o que todos nos vemos. Nota-se que o teu fim de semana começou muito cedo Egidio. Continue bebendo e nao faça analises embriagado

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ