"A Frelimo é grande!" Dizia num desses encontros, no ano passado, o Presidente Armando Emílio Guebuza!
Vale recuperar estas palavras do Presidente da Frelimo, sobretudo tendo por base o último vuku vuku no debate político que anda por aqui e noutras plataformas. É interessante ver a preocupação de quase todos os partidos da oposição sobre a vida interna da Frelimo.
Hoje todo o mundo usa a Constituição para sustentar tudo e mais alguma coisa. Como dizia o meu Chefe de Turma, o Filimao Suaze, "daqui a nada, entre o casal, ante o esquecimento da esposa em providenciar água quente para o homem lavar as mãos, este irá dizer que a atitude da esposa é inconstitucional." Vakithe mesmo!
De repente nos esquecemos que a turma que atacou o Engº Filipe Nyusi, quando pré-candidato e mesmo candidato da Frelimo, é a mesma que se desdobra em exercícios de bajulação e putativa solidariedade, perante um - de novo - putativo isolamento a que o Chefe de Estado está sendo sujeito pelo Partido. Aqui só dá para olhar! Achas o contrário, Augusto Santos?
Diz-se que a Comissão Política está a combater o Presidente da República, supostamente porque membros da Comissão Política têm estado a disseminar a mensagem do combate ao projecto de Regiões Autónomas, quando o PR acordou com Dhlakama a submissão do projecto à AR. Diz-se mais: que a Frelimo está a antecipar-se ao debate, não se conhecendo ainda o teor da proposta da Renamo!
Ora, não vejo como pode a CP combater o PR não sendo conhecido o teor do projecto da Renamo! Mas é bem verdade que em tempos Dhlakama andou pelo país disseminando o evangelho das Regiões Autónomas! Acham que a Frelimo devia ficar impávida e serena perante isso? Se a Renamo não quer e não vai apresentar o projecto de Regiões Autónomas não há como haver contradição entre a CP e o PR.
Por outro lado, sendo o PR membro da CP e, em obediência aos estatutos da Frelimo, responder perante a CP, acham que esta assunto das conversas com Dhlakama não foi abordado na CP? Alguma vez ouviram o PR dizer que discorda do que dizem os membros da CP e chefes das brigadas centrais de assistência às províncias?
Diz-se também que o PR é o Mais Alto Magistrado da Nação. Correctíssimo. Estamos a falar de um órgão de soberania. Usa-se esse argumento para dizer-se que na organização partidária o PR não pode prestar contas ao Partido! Porquê? Infelizmente, esqueceram-se de dizer que a Assembleia da República também é soberana e não deve se subordinar ao Presidente da República, também órgão de soberania. Será que querem sugerir o contrário? Aliás, foi isso que o Presidente da República transmitiu e convenceu a Afonso Dhlakama. Foi o líder da Renamo que disse que "NÓS NÃO SOMOS DONOS DO PAÍS, PELO QUE ACORDAMOS SUBMETER O PROJECTO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA!" Está aqui a ideia de deixar que o órgão soberano, AR, decida em torno do projecto a ser apresentado pela Renamo e não permitir que a Constituição seja pontapeada, como parece ser a vontade da Renamo e seus acólitos.
Os membros da CP da Frelimo estão a exercer os seus direitos políticos, rejeitando qualquer ideia de Região Autónoma! O PR está a fazer os eu papel, o de dialogar com todas as forças vivas da sociedade, incluindo a Renamo! Digam-me onde há contradição aqui! Em momento algum o Engº Nyusi disse que acordou com Dhlakama a criação de Regiões Autónomas. Aliás, pelo que se diz ai: ESSA NÃO É PRETENSÃO DA RENAMO! Não sendo pretensão da Renamo - embora disseminada pelos eu líder - o normal seria aplaudir a atitude dos membros da CP, uma vez que estão a dizer que não querem o que a Renamo oficialmente também não quer.
Acima de tudo, muitos querem falar em nome do Presidente Nyusi, outros sugerem solidariedade, mas ninguém ainda perguntou ao Presidente o que ele pensa a respeito de tudo isso. Que tal se começarmos por aí?
Aqui vai um desafio aos meus amigos Jeremias Langa, Jaime Langa, José Nguila, Mablinga Shikhani, entre outros: tentem uma entrevista com o Presidente da República, questionando-o, entre outros, sobre: a citada bicefalia e os supostos constrangimentos e a actuação dos membros da Comissão Política em face dos pronunciamentos de Afonso Dhlakama, relativos às Regiões Autónomas!
Até lá só irei olhar!
PS: Tenho estado a estranhar que nas aparições públicas de Afonso Dhlakama ele se veja acompanhado apenas da Chefe da Bancada da Renamo na AR, de outros membros menos renomados e até de um membro da CNE, embora indicado pela Renamo. Não tenho visto o Secretário-Geral e muito menos o solícito Porta-voz do líder nessas aparições. Para mim é mera curiosidade!
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ