quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Beira deserta e sob forte vigilância policial antes de resultados


As ruas da Beira, segunda maior cidade de Moçambique e bastião da oposição, ficaram hoje desertas horas antes da divulgação prevista dos resultados oficiais das eleições gerais e encontra-se sob forte vigilância policial, disseram à Lusa moradores.
O comércio encerrou e o transporte público abrandou desde o princípio da tarde, com receio de manifestações, que possam acabar em violência, após s divulgação de resultados das eleições de 15 de Outubro, que a oposição reivindica estarem viciadas por irregularidades.
"O mercado do Goto já não tem pessoas e muitas lojas já fecharam na cidade. As pessoas estão a preferir recolher para casa", disse Francisco Froide, um residente local, que descreve um ambiente de "medo" na população.
O comandante da Polícia de Sofala, António Pelembe, proibiu na quarta-feira manifestações públicas de celebração ou repúdio dos resultados das eleições, e apelou aos partidos para controlarem as emoções, para prevenir actos de violência.
Na terça-feira, o conselho centro-norte estruturas Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) avisou, depois de uma reunião na Beira, que não vai reconhecer os resultados, alegando que a sua contagem paralela dá vantagem ao maior partido da oposição e ao seu líder, Afonso Dhlakama.
"A FIR (Força de Intervenção Rápida) começou a circular com viaturas na cidade. Com a lição do dia de votação muitos preferem ir ficar em casa. Até funcionários públicos estão a ser dispensados", disse Aida Paulino, uma moradora de Munhava, palco de graves actos de violência no dia da votação, a 15 de Outubro.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique divulga hoje os resultados finais das eleições gerais (presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais).
Os resultados intermédios, a partir das somas dos apuramentos provinciais, davam vitória à Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) nas legislativas, com maioria absoluta no parlamento, e ao seu candidato presidencial, Filipe Nyusi, à primeira volta. Mais de dez milhões de moçambicanos foram chamados a 15 de Outubro para escolher um novo Presidente da República, 250 deputados da Assembleia da República e 811 membros das assembleias provinciais.
No escrutínio concorreram três candidatos presidenciais e 30 coligações e partidos políticos.
Fonte: Lusa – 30.10.2014
LikeLike · 
  • Jose Alexandre Faia and 2 others like this.
  • Jeremias Luis Chauque A cidade de Maputo tembem esta meio desarta.
    1 hr · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Os agitadores lograram o que queriam. Só que devem dizer até quando é o Estado de Sítio ou de Emergência.
    1 hr · Like
  • Jeremias Luis Chauque Ninguem foi obrigado a ficar em casa e não ha estado de sitio ou coisa parecida. As pessoas estao coladas as tvs a acompanharem a divulgacao dos resultados que desde as 15 estao a ser divulgados.
    1 hr · Like
  • Américo Matavele Maioria absoluta.
    1 hr · Like
  • Abel Zico Jeremias Luis Chauque??? Pessoas deixarem de vender para ir ver TV? Parece que o objectivo de se introduzir a Ditadura Militar em Mocambique esta a resultar. Quando um comandate da policia diz abertamente que estao proibidas as manifestacoes, tanto de festejo e de repugnacia, violando a constituicao para a qual ele mesmo jurou quando se tornou policia isso 'e deveras preocupante. As pessoas serao obrigadas a aceitar o que nao escolheram, engolir sapos...Eipa nao sei ate onde vamos, mas o certo 'e que ja estamos no precipicio.
    1 hr · Like · 1
  • Jeremias Luis Chauque Desculpe-me foi o comandante de onde que proibiu manifestações? Ditadura militar? Tas a ver movimentação de militares em alguma rua de Moçambique? As pessoas são livres de ficarem onde quizerem, para fazerem o que quizerem, etc
    1 hr · Like
  • Abel Zico O uso da policia para vigiar as pessoas, implantando medo como se chama? Essas sao as fases que a ditadura segue. Sabemos o quao 'e a estupides, arrogancia e a insencibilidade da FIR, e se dai nao resultar virao os comandos, etc..Jeremias Luis Chauque Antonio Pelembe 'e comandante da policia de que provincia? Nao me distrai voce irmao, se voce assitiu percebeu muito bem o que ele disse, a proibicao, e nao apelo, as manifestacoes...
    1 hr · Like
  • Jeremias Luis Chauque Estas as ser vigiado meu caro? Pelembe instou as pessoas a não enveredarem pela violência depois da divulgação das eleições, em nenhum momento instou as pessoas a não realizarem as suas actividades normais. Mano, pare de inventar, ninguem te vai dar credito aqui e por favor vai ler os conceitos antes de os utilizar. O que é isso de ditadura militar? Coisas de vergonha....
    1 hr · Edited · Like
  • Jeremias Luis Chauque O bastonário da ordem dos advogados acaba de instar as pessoas a se manterem serenas, tal como o fez o comandante. O que vais dizer em relação a isso?
    1 hr · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Se ele impor para que os partidos aceitem os resultados não é diferente do comandante.
    1 hr · Like
  • Jeremias Luis Chauque voces pahhhhhhhh, esse espirito de inventores foram buscar aonde.
    1 hr · Like
  • Abel Zico Jeremias Luis Chauque, nao me mande ler porque o fiz faz tempo...Eu pessoalmente nao estou a ser vigiado porque nao estou la, nem ha possibilidade de ser feito, talvz se mandarem um radar de Mocambique a Europa meu caro...e nao me ensina conceitos pois bem os conheco e muito bem. Va voce ler sobre fases de uma ditadura militar e assim ficas melhor informado. Em relacao a o que o bastonario da ordem dos advogados disse nao se equipara ao que o comandante disse, oica e perceba. O bastonario apelou, teceu uma opiniao, o comandante afirmou que as pessoas devem aceitar os resultados e que estao proibidas manifestacoes. Acho que quem nao tem credito aqui 'e voce Jeremias nao eu, pois eu nao sou capacho de regime nenhum....
    1 hr · Like
  • Jeremias Luis Chauque Entao leste mal meu caro, revisite a definição de ditadura militar de depois podemos falar.
    1 hr · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Jeremias Luis Chauque, o que está neste artigo de autoria da LUSA é: Beira deserta e sob forte vigilância policial antes de resultados 
    Aqui não fala de pessoas coladas ao TV. Isso é que invencão. Da tua sala como vês cada um na Beira?'
    1 hr · Like
  • Jeremias Luis Chauque Não estou na sala meu, estou a trabalhar na rua e em comunicação com todo território nacional. Por razões obvias há que saber o que está a acontecer a nível nacional
    1 hr · Like
  • Abel Zico Hehehe, Antonio A. S. Kawaria, a TV do Jeremias Luis Chauquevisualiza todas casas de Mocambique e consegue ver cada vendedor, cada funcionario que deixam os seus lugares/postos de ganha pao para ir ver TV. Esse 'e o Mocambique novo, talvez depois da queda do regime e as pessoas estarem mais desenvolvidas, nao se sentiram a perder um minuto da producao para ir assistir TV e logo divulgacao de resultados mas, por enquanto meu caro, as pessoas estao a morrer de fome e precisam trabalhar para comer e a policia do regime amedronta-os.
    1 hr · Like · 1
  • Jeremias Luis Chauque Abel Zico há vozes que não chegam ao céu e a tua é uma delas. Invente o que quiser, mas as pessoas de Moçambique sabem o que querem.
    1 hr · Like
  • Jeremias Luis Chauque Informações actualizadas indicam que hoje de manha correram rumores na Beira segundo os quais haveria manifestações violentas imediatamente a seguir à divulgação das eleiçoes, facto que levou as pessoas a recolherem mais cedo, receando as consequencias de uma eventual eclosão da violência. As infiormações foram passadas pelo Jornalista Francisco Raiva há dois minutos.
  • Abel Zico Jeremias Luis Chauque penso que ja encontrei o seu ponto de discordia quando falo de ditadura militar. Parece que para o Sr. ditadura militar 'e apenas aquela que provem dum golpe de Estado e o governo 'e formado por uma junta militar nem? kakakaka, esses sao os mais habituais e sonantes mas, o uso de forcas militares ou paramilitares para repremir o povo tambem chama-se ditadura militar, quando os dirigentes se abracam a forca brutal para fazer o seu povo aceitar tudo 'e ditadura militar.... So para lhe ajudar mais leia um pouco isto: Revista PERSEU nº 3 História Memória e Política
    O vol. 3 da revista traz o dossiê “Anistia e Diretas – Ditadura e Democracia”. Aproveite bastante e fique mais esclarecido irmao e nao so falar pensando que sabe certas coisas. abracos
  • Abel Zico Informacoes actualizadas por quem Jeremias Luis Chauque? Fontes anonimas? Hahahaha, estas a te sair um bom Mavie...kkkkk
  • Antonio A. S. Kawaria Jeremias Luis Chauque, estás a ver que agora estás dizendo outra coisa e com fontes? Aquilo de TV qual era mesmo?
  • Jeremias Luis Chauque Estou a actualizar-me em função dos acontecimentos e das informações que me chagam
  • Joshua Tambara Aqui em npl tem prm em cada canto

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ