sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Aproveito o intervalo duma aula

  • Aproveito o intervalo duma aula para postar o que se segue:

    Esta manhã vi uma foto que o
    Luis Nhachote publicou no seu mural. A foto mostra um jovem que foi morto pela polícia em Quelimane. É uma foto horrível e brutal. É uma foto que mostra o que a nossa sociedade não devia ser e o que nunca devia acontecer. Respeito o direito que cada um de nós tem de exprimir a sua indignação, a sua sensibilidade política e os seus valores morais. Justamente por respeitar isso gostaria que também todos os meus amigos do Facebook respeitassem o direito que eu tenho de não ver certas imagens. Não posso, naturalmente, proibir ninguém de mostrar o que quiser no seu mural. Mas como, por ser amigo dessas pessoas, serei confrontado com essas imagens ao abrir a minha página (ou ao visitar os murais desses amigos) corro sempre o risco de ver imagens que me desagradam profundamente.

    Elas desagradam-me não só por serem chocantes. Desagradam-me também por representarem para mim uma invasão da privacidade das pessoas que são expostas (O luis nhachote informou-me que teve a autorização da família para mostrar a foto) e uma violação da sua dignidade humana (nenhum ser humano merece ser exposto dessa maneira). O mundo é feio e inóspito, por isso vai ser difícil para moralistas como eu fugir a certas imagens. Esse fica meu problema. Insurjo-me sempre contra a apresentação de fotos de africanos que sofrem (vítimas da fome, guerra, calamidades naturais, etc.) nos meios de comunicação de massas internacionais pelas mesmas razões. Não gostaria de ver nenhuma foto minha nessas circunstâncias exposta para consumo público porque consideraria isso uma violação da minha dignidade.

    Escrevi para alguns amigos do Facebook que partilharam essa imagem para lhes comunicar que não gosto de ver esse tipo de imagens e que, por essa razão, ver-me-ei obrigado a “cortar” amizade. Alguns responderam a pedir que cortássemos amizade. Outros ainda não perceberam o meu problema. E para evitar prolongar essa conversa sobre uma questão que é basicamente ética para mim gostaria de anunciar que vou bloquear qualquer “amigo” que publicar imagens ofensivas por muito importantes que elas sejam para a manifestação de indignação política. Não tenho, obviamente, nada contra nenhuma dessas pessoas. O Facebook é algo voluntário e cada um de nós tem o direito de escolher os amigos. Eu escolho-os na base do respeito por certos princípios éticos que considero importantes. Haverá de certeza outros lugares onde podemos continuar a trocar impressões. Espero que entendam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ