08/05/2009
Em http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2009/05/recorda%C3%A7%C3%B5es-da-expedi%C3%A7%C3%A3o-da-zamb%C3%A9zia-1869-por-jos%C3%A9-joaquim-ferreira-e-augusto-de-castilho.html
Apenas aqui incluo o princípío da carta que o então Conselheiro Augusto de Castilho escreveu como prefácio do livro:
"
Dafundo, 12 de Outubro de 1891
Meu caro sr. Ferreira.
Uma segunda edição do seu singelo mas verídico estudo acerca da desastrosa guerra levada contra o Bonga em 1869, estava sendo já hoje indispensável, depois de decorridos vinte e dois annos sobre os acontecimentos que na primeira foram narrados.
Uma historia tão luctuosa, tão cheia de vergonhas e tão intencionalmente occultada e desfigurada aos olhos do povo portuguez, nos seus mais revoltantes, sinistros e trágicos pormenores, carecia de ser apresentada, sem rebuço nem hesitações, pela mão firme de uma testemunha presencial, com a inexorável severidade do historiador desapaixonado.
A sua primeira edição estava evidentemente succinta demais, e por isso deixava no espirito do leitor lacunas e duvidas, vácuos incomprehensiveis, que só uma mais minuciosa investigação podia esclarecer de todo
E' esse trabalho complementar que nos é agora offerecido, e que vem dar os últimos indispensáveis toques a uma das paginas mais obscuras e inverosímeis da historia contemporânea da Zambezia.
Do meu ponto de vista de portuguez, amante sincero da sua pátria, e ardente carola das glorias e prosperidades da província de Moçambique, agradeço ao meu amigo esta nova edição; agradecendo-lhe também, com entranhado e inolvidável affecto, a deferência e consideração que se dignou dispensar-me, escolhendo-me para á sua dedicatória.
Se por um lado sei que podia encontrar nomes que mais abrilhantariam a primeira pagina do seu livrinho, tenho por outro a certeza de que não encontraria, quem com mais vontade e força d'animo do que eu, tenha incessantemente lidado ha muitos annos pelo bem d'aquelle grande paiz.
E visto que tão gostosamente peguei na penna para lhe dar este publico testemunho do meu reconhecimento, permitta-me que aproveite o folego; para expender algumas ideias que tenho acerca da nossa Africa em geral, e da província de Moçambique em especial.
No momento das radicaes transformações e remodelações geographicas, politicas e económicas, que a melhor parte do nosso império colonial está atravessando, mal ficaria a qualquer portuguez o permanecer silencioso, especialmente quando uma longa experiencia accumulada, póde, como no meu caso, lançar um ou outro raio de luz na confusão um pouco tenebrosa dos multiplíces materiaes que temos dispersos para o grande edifício planeado há quatro séculos, e que laboriosamente vamos diligenciando erguer. "
Baixe ou leia aqui: Download Recorda____es_da_expedi____o_da_Zambezia
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ