quarta-feira, 20 de novembro de 2024

preocupa-me profundamente a tua postura

 


Egidio Vaz, preocupa-me profundamente a tua postura neste momento de crise e tensão social em Moçambique. Com os teus posts inflamados e polarizadores, acabas por contribuir para um clima que já atingiu níveis perigosos. Ao usares a tua posição de influente e futuro deputado pela Frelimo para deslegitimar os protestos e descrever os manifestantes como “jagunços treinados” ou “golpistas,” estás, na prática, a reforçar o medo e a desconfiança, e a criar uma narrativa de “inimigo interno” que justifica uma possível repressão violenta. Com a tua linguagem provocativa, acabas por pintar uma imagem dos manifestantes como ameaças à ordem pública, o que pode ser lido como um convite à acção das forças de segurança, caso estas sintam que as manifestações representam um “risco.”
Essas declarações são extremamente perigosas, porque, em vez de promoverem o diálogo e a cautela, inflamam ainda mais uma juventude já insatisfeita e pode precipitar o tipo de conflito que, paradoxalmente, dizes querer evitar. Aconselho-te a moderar o discurso e a contribuir para reduzir as tensões. Muitos comentários nos teus posts mostram um ambiente de confronto iminente, em que qualquer mal-entendido ou descontrolo pode transformar o dia 7 num dia de sangue, especialmente se as forças de segurança “interpretarem” as manifestações como uma ameaça.
Em tempos de polarização e incerteza, figuras públicas como tu, Egidio, deveriam se esforçar para buscar um tom de moderação e entendimento. Essa retórica de “nós contra eles” — ao classificar o movimento como tentativa de golpe e associar os manifestantes a criminosos — apenas afasta a possibilidade de um diálogo construtivo e abre caminho para uma escalada de violência.
Lembra-te, Egidio, que já houve vidas perdidas, crianças que morreram a caminho da escola, gás lacrimogéneo disparado contra populações indefesas e vandalização de bens públicos e privados. Tudo isso ocorre num ambiente de discursos que extremam as posições. Há um grupo enorme de jovens que veem no Venâncio uma voz para expressar o seu descontentamento. Cada vez que escreves algo, carregas nas teclas a responsabilidade sobre o rumo que o país toma. Ainda é tempo de colocares a mão na consciência e de pregares um discurso de paz e reconciliação, evitando que o sangue de muitos continue a ser derramado.
Para terminar quero fazer menção a um texto do professor Elisio Macamo, que nos convida a reflectir sobre o perigo de se ceder ao impulso de destruição sem uma visão clara do que queremos construir depois. Macamo recorda-nos que a violência, uma vez iniciada, raramente se desdobra conforme planificado, e o “dia seguinte” pode trazer realidades muito mais sombrias e inesperadas do que imaginávamos. Já se vê no Ressano Garcia, viu-se na morte do polícia apedrejado e tantos jovens baleados, como aquele que levou um tiro de costas sem estar num tumulto. As lições da Costa do Marfim, Líbia e até da nossa própria história segundo Macamo mostram que, embora o sentimento de ultraje e a frustração sejam justificáveis, a falta de uma teoria de mudança real - uma que olhe para a reconstrução e não apenas para a destruição - tende a mergulhar as nações em ciclos de caos dos quais é difícil escapar. Então Egidio este é o momento de reflectir sobre as consequências de alimentar um conflito desordenado, onde todos acreditam estar certos e acabam dispostos a sacrificar o bem comum em nome das suas convicções. Sem um plano que considere o dia seguinte, corremos o risco de perpetuar o sofrimento, em vez de superá-lo.
Qual é o plano Egidio, para além da polarização?
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Todas as reações:
284
53 comentário
24 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Enviar
Compartilhar
-…
Ver mais
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Facebook
Todas as reações:
284
53 comentário
24 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Enviar
Compartilhar
Mais relevantes

David Nhassengo
 
Seguir
Pode ser uma imagem de texto
6
Juu Miguel respondeu
 
1 resposta
Zarina Machava
Que lucidez!!!grata por colocar em palavras o pensamento de muitos!!
David Nhassengo
 
Seguir
Há conselhos que devem ser levados para a vida toda. Tendo sobretudo em conta as nossas missões políticas do visado VS o momento actual que o País vive. Altamente Rui
8
Renne Matchabe
O homem está no desespero total
Zenaida Machado
É preciso entender as motivações das pessoas, e em certas ocasiões, ter compaixão mesmo. Esta missão do Egídio, é a que lhe colocou pertinho do parlamento. Tem que defender até ao fim, doa a quem doer. Mesmo que doa a ele mesmo...
20
Samera Tempero Omar Raja
ORA NEM MAIS
É MEU VIZINHO A ESCREVER
2
Joao Cabral
Esse sr está a ver o futuro emprego (sabe Deus como o consegui!) por um buraquinho sem a frelimo no fundo do túnel
Milton Langa
Rui Miguel Lamarques, na minha opinião, Egídio não é um bom estrategista de comunicação em tempos de crise. O problema é que ele mesmo é o primeiro a entrar em pánico. Pior coisa para um estrategista da área.
13
Cadiana Monica Langa
Milton Langa Vaz sempre foi um pouco gotico nas suas abordagens , e é preciso lembrar que ele é pessoa de interesse nesse assunto . Não tem como desenvolver boa E.C
Iliana R. Rodrigues
🙌🏻🙌🏻palavras com maestria
2
Jorge Matine
Obrigado Rui Miguel Lamarques tenho pensado como comentar os post do Egídio para convidar-lhe a trabalhar mais para paz e menos para o confronto. Conseguiste faze-lo bem, espero que ele compreenda que ele está numa melhor posição para reduzir essa tensão com influenciador de opinião e posições proximo ao poder politico.
8
Sérgio Chusane
Rui, excelente texto. 👏🏽👏🏽👏🏽
Mano Egidio Vaz, tens 4.949 amigos e 67.760 seguidores. Podes, no mínimo, partilhar e amplificar para esses 72.709, mensagens de paz, de contenção e de esperança. O objectivo não pode ser vir no dia 8/11 dizer “eu vos avisei mas vocês não quiseram ouvir… pois quem avisa, amigo é!” É com essa sensação que fiquei depois de ler o teu texto, que irás lembrar a todos que avisaste.
Ao longo das nossas vidas, é importante procurarmos estar do lado certo da história, e neste caso, promover a paz, o amor ao próximo, a empatia e contenção dos ânimos, é o mais certo. Não haverá vencedores e perdedores, apenas perdedores, pois somos todos moçambicanos e o luto, a destruição, a suspensão de direitos, a corrosão da economia, etc; está e continuará a afectar à todos nós, independente das nossos preferências.
16
Muhammad Iahaia
Sérgio Chusane falou e disse.
Dói bastante que eu pobre sem nada junto dos meus compatriotas iguais a mim, só morreremos e ficaremos mais pobres que já estávamos.
Paulo Sergio Tricamegy
Esse vai perder a cabeça
Geraldo Angelo Mutuque
Que ele se coloque no lugar certo e não de incendiário.
Leonardo Chamussa
Egidio Vaz só e somente está preocupado com o seu próprio estômago!!! Depois de encharcar-se com o melhor vinho, esquece, o senhor de Mutarara, que todos aqueles que não simpatizam com o seu partido, também são puros moçambicanos!!!
Dionisia Dionisia
Muita lucidez ,muito obrigada pela partilha
Nosfe Ratu
...well said Lamarques...mas será que têm consciência nosso amigo?
Enfim.. espero que ele te leia e durma sobre o assunto, acordado depois com outra personalidade com melhor visão.
2
Joseph Mudjadju Tovele
Mano Rui, obrigado pelo puxão de orelhas ao Mbuia Egidio Vaz , eu quando tentei por duas vezes lhe mostrar que estava a ter discursos incendiários, quase bloqueou-me, já não me permite escrever na página dele. Mas o mbuia tem que dar ouvidos aos mais velhos e mais esclarecidos, do jeito que as coisas estão a fluir, corre sérios riscos de ser "a próxima vítima " muito directa. O Egídio tem um discurso de ódio e intolerância, chego a pensar que escreve para ser lido por alguém muito próximo a ele, alguém está a mandar o Egito escrever "aquelas balas".
Cadiana Monica Langa
Já não ha nada no Egidio Vaz! Que sua intellectualidade descanse em paz, Amem.
Sette Kruzes Mondlane
Quem é Egídio Vaz?
Heldito Malele
Rui Miguel Lamarques obrigado pelo texto
Félix Filipe
Não sei que tipo de fome é essa que o transformou daquela forma. O jovem está sinistro e assustador. Até mete medo!
Bom texto e muito oportuno. Agora prepara-te para as consequências. Vai vender a narrativa de que o Lamarques é um grande tribalista. É assim quando o chamam à razão!
  • Curtir
  • Responder
  • Editado
4
Keiko Agy 
Seguir
Bravo!🙌🏼
Maria Pétrosse respondeu
 
3 respostas
Zee Mavye 
Seguir
E eu só quero acrescentar nestas tuas palavras de sabedoria que, quem ainda consegue se dirigir a nós de forma directa para apontar nossos erros(falhas) é que de alguma forma ainda acredita que há um espaço para mudança, que não somos uma causa perdida... Portanto meu amigo Egidio Vaz, o Rui Miguel Lamarques disse tudo aquilo que eu, poderia te dizer caso pudesse sentar contigo pessoalmente para conversar. Não te ligo estes dias porque preciso me curar internamente e evitar que misture o sentimentalismo e acabar com o pouco que ainda sobra da nossa amizade que tanto prezo... Obrigada Rui por estas palavras, vão para o Vaz, mas um pouco para cada um de nós que sabe que o caminho da violência não nos leva a respostas que precisamos para resolver a crise que afeta o nosso país.
6
SFredson Fadil
A uma agenda bem concebida, não é só ele, estava um outro na tv Sucesso da mesma linhagem discursiva incendiária.
Helder Condjo
Esse Egidio tem responsabilidade nisto também, pois de facto seus posts istigam mais ao ódio que outra coisa. Ele ciente disto até desactivou a opção de comentar nos seus posts para que ninguém lhe chame a razão. É nisto também que a PGR devia ficar atenta.
Mário Manhiça
Pensamento claro e lúcido.
Arnaldobanze Laguito
Um Porco 🐖 nunca vai pensar com racionalidade
Macauze Evaristo
Eu podia simplificar isto dizendo o seguinte:
"SE ESTIVESSE TUDO BEM NO NOSSO PAÍS, NADA DISTO ESTARIA ACONTECENDO"
Não é VM o culpado e os vários Egidio Vaz desta pátria de heróis não percebem isto ou lutam para não perceberem, por conta dos seus interesses individuais...
É triste ver e ouvir alguns "pensamentos" nas TVs e um pouco por todas as redes sociais de alguns irmãos Moçambicanos...
3
Elicio Paulo Chirindza
Egidio Vaz a sua atenção..leia com olhos de perceber e não com ares do Partido
2
Sergio Ndava
Rui, uma das pessoas que deveria ser responsabilizada após esta confusão toda, é o Egídio. Este tipo é incendiário, não sei o que irá dizer na assembleia com estes discursos destrutivos que o caracterizam.....
JM Manejo
É uma pena que o Egidio Vazio não tem cérebro suficiente pra perceber...
Dalila Manuel Macuacua
Rui Miguel Lamarques, obrigada pelo texto, realmente os escrito desse homem são tão violentos que não propõem passificar o país, chamar ao diálogo e pensar em estratégias de alternativas para transformar as vidas das pessoas e consequentemente a vida de Moçambique.
Ele sabe que o poder precisa do medo para se impor e ele toca esse terror, destila ódio.
Só que talvez ele não leia mesmos livros, não escute as mesmas músicas que muitos que gosta da paz, do povo, com ideologias, escutam.
Nós que trabalhamos com questões sensíveis, grupos vulneráveis não sabem como serão tratados as questões com ele no parlamento…
Jacinto Samson Sitoe
Uma abordagem lúcida e sem ofensas.
Boa tarde Egidio Vaz
Hermínia Mavota
Rui Miguel Lamarques gosto de tudo que escreves! Escreveste o que muito não conseguem escrever, mas pensam!!!
Mimi Hause
Devíamos todos denunciar a página dele
Gilberto Correia
Aplausos Rui. Uma aula de sapiência e de sensatez tal como a do Filimone Manuel Meigos.
O que me admira é que na Frelimo ninguém tome uma medida séria contra esse comportamento belicoso e incendiário de alguém que vai ser Deputado da sua bancada. É incrível o nivel a que chegamos. Sinceramente!
6
Felizardo Da Costa Arouca
Ele ja não tem chances... já fez a sua escolha, pensar com o bumbum...
Castigo Maurício
Este indivíduo chamado Egídio Vaz precisa ser estudado.
Jose Lamarques
Uma abordagem lúcida e conciliatória. Aquele abraço Rui Miguel Lamarques
Jaime Langa 
Seguir
Well done Rui Miguel Lamarques. Neste momento de crise o que o povo mais quer sentir é empatia e ouvir vozes de esperança. O que o nosso amigo EV está a fazer, sendo ele uma voz ouvida, é condenável e devia evitar. Muito bem notado o seu conselho e espero que o sensibilize a mudar de narrativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ