Nampula (IKWELI) – Venâncio Mondlane, um dos candidatos presidenciais nas eleições de 9 de outubro corrente, chegou a cidade de Nampula na manhã desta quarta-feira (16), onde liderou uma marcha que resultou em tumultos, feridos e detidos.
Um dos detidos é o delegado do PODEMOS/CAD na cidade de Nampula, como também um simpatizante deste grupo de partidos contraiu ferimentos em consequência do confronto que protagonizaram contra agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM).
À sua chegada, Venâncio Mondlane foi escoltado por agentes da PRM, mas a dado momento, ele mesmo agitou o seu grupo e começou a rebelar-se contra os agentes da corporação, o que obrigou o uso de força para a contenção dos manifestantes.
O principal desentendimento começou na avenida 25 de Setembro, de pois de uma marcha pacífica a partir do aeroporto de Nampula e ao longo da avenida do Trabalho.
Em contacto telefónico, a porta-voz da PRM, Rosa Nilsa Chaúque, confirma que agentes da corporação estavam a conter a manifestação, mas não teceu muitos detalhes, porém prometeu fazer nos próximos momentos, uma vez que os seus colegas ainda encontram-se no terreno.
Igualmente, o Ikweli sabe que diante da situação de insegurança que instalou-se, Venâncio Mondlane teve de refugiar-se em uma residência alheia fugindo da polícia, enquanto que a delegação do PODEMOS, no bairro de Mutauanha, está sob vigilância forte da polícia. (José Luís Simão)
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ