a greve vai continuar até a validação dos resultados pelo CC
Venâncio Mondlane diz que a greve vai continuar até a validação dos resultados pelo CC
O candidato presidencial, Venâncio Mondlane, declarou que pretende continuar com as greves, em reivindicação dos resultados eleitorais de 9 de outubro, até a validação dos mesmos pelo Conselho Constitucional (CC). O concorrente diz ter em mangá mais três greves que poderão causar maior impacto em relação a decorrida nesta segunda-feira, 21 de outubro.
De acordo com Venâncio Mondlane as próximas manifestações poderão colapsar o país, pois prevê a paralisação das actividades públicas e privadas por três a cinco dias úteis. As mesmas estão programadas para acontecerem depois das cerimónias fúnebres de Elvino Dias e Paulo Guambe.
“Essa segunda-feira foi a primeira etapa, nós vamos ter várias etapas daquilo que é a nossa reivindicação. Vamos mostrar nos próximos tempos, depois do enterro do Elvino, as outras etapas”, comunicou.
Venâncio Mondlane falava à imprensa na Praça da OMM, na Cidade de Maputo, nas proximidades do local no qual ocorreu o assassinato de Elvino Dias e Paulo Guambe, onde também foi o epicentro da greve, cujo objectivo, foi alcançado segundo disse.
“A suspensão de toda actividade laboral, pública e privada, penso que isso foi conseguido. Eu tenho que felicitar o povo moçambicano, porque, pelo menos hoje, 95 por cento da actividade laboral no país está interditada”, disse Mondlane.
Entretanto, lamentou a reacção das diferentes forças da Polícia da República de Moçambique que dispararam, em diferentes locais, gás lacrimogêneo e balas realísticas.
“A população queria fazer, pura e simplesmente, uma manifestação pacífica sem violência e a polícia está reagindo desta forma. (…) quando nós queremos fazer o uso de um direito constitucional básico, que é de mostrarmos o nosso repúdio pela violação dos nossos direitos, a reacção é esta”, lamentou. (Ekibal Seda)
INTEGRITY – 21.10.2024
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ